quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CHILE : TERREMOTO DE 8,4 GRAUS, PROVOCA ALERTA DE TSUNAMI.

Terremoto de 8,4 graus provoca alerta de tsunami no Chile

Epicentro ocorreu a uma profundidade de 11 km, a 36 km da localidade de Canela Baja. Pelo menos três pessoas morreram

16/09/2015 - 20h45min | Atualizada em 17/09/2015 - 00h49min
Terremoto de 8,4 graus provoca alerta de tsunami no Chile Martin Bernetti/AFP
Foto: Martin Bernetti / AFP
Um forte terremoto de 8,4 graus abalou nesta quarta-feira a região central do Chile, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile (CSN). O tremor balançou prédios, provocou um alerta de tsunami e deixou a população em pânico. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, informou durante a noite que três pessoas morreram.
— Contamos com certeza e já identificamos três mortos — disse Bachelet em entrevista coletiva no Palácio de La Moneda, em Santiago, após realizar uma avaliação preliminar do impacto do terremoto.
Um alerta de tsunami foi emitido pela Marinha para toda a costa do Chile.

O ministro do Interior, Jorge Burgos, disse que diante do terremoto "é indispensável a evacuação preventiva em toda a costa do país". O Serviço Hidrológico e Oceanográfico da Marinha (Schoa) emitiu um alerta de tsunami para toda a costa do país, ordenando a evacuação das cidades situadas à beira-mar.
A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru (Indeci) também emitiu um alerta de tsunami para o litoral peruano devido ao terremoto. O Indeci assinalou que o estado de alerta de tsunami vigora após um "abalo de grande magnitude" e que a população deve se retirar "imediatamente para zonas seguras".
O tremor ocorreu às 19h54min local (e Brasília), diante da cidade costeira de Illapel (norte), de 310 mil habitantes, onde se registraram danos em algumas casas e o fornecimento de energia foi interrompido, revelou Burgos.

Moradores de Santa Maria deixam prédios após sentirem efeito do terremoto no Chile
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, está no Palácio de La Moneda, em Santiago, onde mantém reuniões com vários ministros para avaliar a situação de emergência.
— As pessoas corriam para todos os lados, não sabíamos para onde ir — contou Gloria Navarro, moradora da cidade de La Serena, no norte chileno, cuja costa foi evacuada diante do risco de tsunami.
O terremoto foi de longa duração e seguido de vários tremores secundários muito fortes. Em Santiago, capital chilena com 6,6 milhões de habitantes, o terremoto causou pânico e milhares de pessoas foram às ruas.
Os serviços básicos funcionam normalmente em Santiago, do mesmo modo que a Internet, e o aeroporto foi reaberto após uma revisão das pistas. Os telefones apresentavam problemas na capital chilena e o metrô suspendeu suas operações devido aos diversos abalos secundários, incluindo um tremor de 6,5 graus, segundo o CSN.
O terremoto foi sentido em Buenos Aires, 1.400 km a oeste de Santiago, onde os prédios balançaram e várias pessoas entraram em pânico. O abalo foi percebido também em várias províncias argentinas, como Catamarca e Tucumán, no norte, Mendoza, oeste, e Córdoba, no centro do país.



Em 2010, a zona central do Chile foi sacudida por um terremoto de 8,8 graus com tsunami que deixou mais de 500 mortos.
Leia o relato da jornalista brasileira Andrea Gallo, que está em Santiago:
Acabei de viver uma nova experiência em minha vida: terremoto em Santiago do Chile. Foram dois tremores rápidos. O primeiro por volta das 20h e o segundo cerca de 15 minutos depois. Estava no quarto do hotel no quinto andar. Começou a tremer tudo de uma hora para outra. Como se fosse uma ventania muito forte. Batia a porta, e a janela abriu. Mas consegui ficar em pé. No segundo tremor, fui para cima da cama. Em seguida, desci para o saguão do hotel. As pessoas continuam andando na rua por aqui. Mas não é recomendável. Vim a turismo e acabei vivendo mais essa experiência. Está tudo bem agora aqui em Santiago, no Chile. O litoral - Vina del Mar e Valparaíso - está sendo evacuado.
* Zero Hora com agências

Nenhum comentário: