terça-feira, 19 de janeiro de 2016

PRODUTOS ORGÂNICOS E SEUS BENEFÍCIOS.

Benefícios da alimentação com produtos orgânicos, artigo de Roberto Naime

Publicado em janeiro 15, 2016 

[EcoDebate] A produção de orgânicos otimiza recursos naturais e socioeconômicos, além de respeitar a cultura das comunidades rurais e incrementar e melhorar as relações de saúde.
Produção orgânica objetiva a sustentabilidade econômica e ecológica, e minimizando o uso de energias não-renováveis e sem utilizar organismos modificados geneticamente ou radiações ionizantes.
Nas últimas décadas houve um crescimento muito grande com relação à preocupação a alimentação e sua relação com a saúde, e por isso as pessoas começaram a investir numa alimentação mais saudável.
Esta mudança de comportamento fez crescer o número de produtores de alimentos orgânicos. Ao contrário dos alimentos convencionais, os produtos orgânicos utilizam técnicas específicas, que respeitam o meio ambiente e potencializam as sinergias ambientais e os serviços ecossistêmicos durante todo o seu processo de produção.
Estes alimentos são obtidos de maneira mais natural, por isso são mais saudáveis e até mais saborosos e nutritivos. Além de frutas, verduras, legumes, grãos e ovos, vem sendo implementada também a produção de carnes orgânicas.
Na produção de ovos e carnes, o cuidado com o rebanho ou a granja é grande, já que os animais não sofrem maus-tratos e não passam por estresse. A alimentação deles é feita com grãos, cereais, sementes, verduras e legumes orgânicos e os animais são criados sem a aplicação de hormônios, anabolizantes e antibióticos. Por isso, os ovos e as carnes orgânicas são mais saudáveis.
Nos grandes centros urbanos, por exemplo, os alimentos orgânicos são encontrados à venda em “Feiras Orgânicas” ou “Feiras Verdes”, que vendem exclusivamente produtos orgânicos. Já nas “feiras livres”, as barracas de orgânicos ainda são em menor número.
É lícito ou relevante evidenciar que apesar de serem alimentos orgânicos, os cuidados com a higiene devem ser os mesmos que com os alimentos convencionais. Os alimentos orgânicos crus devem ser bem lavados e em água corrente, pois também há o risco de contaminação por bactérias e coliformes fecais.
Cana e açúcar orgânicos; grãos como soja, cacau, arroz, café; gengibre, guaraná; frutas como manga, morango, uva, pêssego, rapadura orgânica, cítricos, banana; tomate orgânico e legumes. Também néctares e sucos de frutas, geleias e cosméticos, estão na relação de orgânicos já produzidos no país.
Os alimentos orgânicos evitam os problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas e estudos tem demonstrado que, os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
Por outro lado alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados, com organismos agindo sinergicamente em suas funcionalidades ecossistêmicas, acrescidos de adubação natural, produzem alimentos com maior valor nutritivo.
Alimentos orgânicos são mais saborosos. O sabor e aroma são mais intensos e em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam modificar sua composição.
Agricultura orgânica não emprega substâncias químicas ou agrotóxicos. A intensa utilização destas substâncias na produção de alimentos, afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como fundamento de sua atividade a preservação dos recursos naturais.
Evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio
consorciado, compostagem, e outras. Os solos se mantém férteis pela harmonia que se estabelece entre substrato físico e micro-organismos, com o solo permanecendo sempre produtivo.
Cultivos orgânicos e agroecológicos protegem a qualidade da água. Já os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis freáticos e subterrâneos e poluem rios e lagos.
Neste contexto, a biodiversidade é protegida, e também toda a vida animal e vegetal em geral. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, que constitui parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas.
A produção orgânica ajuda os pequenos agricultores, sendo proveniente de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico é responsável pela fixação do homem ao campo, revitalizando as comunidades rurais.
Os cultivos orgânicos dispensam os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se fundamenta no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes. Os derivados de petróleo também sustentam a intensa mecanização.
Produtos orgânicos são certificados. A qualidade dos produtos orgânicos é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de adquirir produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.
Sugestão de leitura: Celebração da vida [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

in EcoDebate, 15/01/2016

Um comentário:

Pedro Severino disse...

Mundo Alimentar...
http://mundoalimentar.blogspot.com.br/…/herbalife-polmica.h…

"Desde tempos longínquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudável. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em si próprio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los"...

"SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO"
HERBALIFE
http://www.herbalife.com.br/
Diante disto, num 'Futuro Breve, explicarei...O "Por quê"? A HERBALIFE...É o 'Suplemento', mais indicado...E ao meu vê...A "ALIMENTAÇÃO DO FUTURO"...

Planeta sustentável...Me vê 16 mil litros de água!
http://super.abril.com.br/…/pl…/me-ve-16-mil-litros-de-agua/
The Virtual Water Projct
http://virtualwater.eu



Diante de tudo isto, em 'Síntese', deve-se destacar, a 'Sustentabilidade Sócio-Econômica-Cultural...Da Humanidade, para um Desenvolvimento Sustentável...Quer havendo 'Aquecimento...Ou Resfriamento Global...Haverá 'Escassez de Água Doce"...Para não dizer Potável...

Vislumbrando um 'Horizonte', mais "Promissor par a 'Humanidade'...Para um Futuro próximo em poucas décadas...Certamente, a "Ciência e a Tecnologia"...Tem inexoravelmente, que estudar 'Meios'(Projetos) Alternativos...Para a 'Segurança Alimentar' da Humanidade...Que como por exemplo, de "Shake da Herbalife"...(http://www.herbalife.com.br/)

Que sem sombra de dúvida, vai ser ...

A "ALIMENTAÇÃO DO FUTURO"... Até por que, os "Produtos Shake"... Da Herbalife)...São produzidos com um 'Minimo de Demanda de Água'...Com relação a Carne Bovina...Que precisa de 15.500l(quinze mil e quinhentos) litros de água...Para produzir um "Kilo de Carne"...Afora de Poluir...E "Degradar...O Meio Ambiente"...Através da 'Emissão de Gás Metano'... Suscitando o 'Efeito Estufa...E que por via de conseguencia o 'Aquecimento Global...

Enfim, afora de "Afetar a Saúde Pública"...Da Humanidade...Na 'Concentração de Ureia...Que vem provocar 'Crises Renais...E como também, da "Gota"...E por não dizer também, que sua 'Gordura'(da Carne)...Como é sabido por todos...Vem provocar, obesidade, colesterol ruim...E outras serie de doenças cardiovasculares...Que vem levando 'Morte Precoce' de muitos...Obviamente também, é importante, ressaltar, que todo o excesso de 'Gordura concentrado dentro do 'Corpo' ...Das pessoas, se transforma em 'Glicemia'...Que conseguintemente, aumentará d "Glicose...Dessas pessoas...Levando "Elas", a Contraírem a "Diabetes"...

Afinal, pense nisso!!!
No entanto, é meu ponto de vista.

Do Escritor Do Livro:
Água A Essência da Vida.
João Pessoa(PB), 09 de Janeiro de 2016.

Fonte:
BLOG TERRA PLANETA ÁGUA.
http://pedroseverinoonline.blogspot.com.br/2016/01/mundo-alimentar.html