quinta-feira, 10 de setembro de 2009

REGIÃO CENTRO - OESTE DO BRASIL.

Atualizado: 28/08/2012
gruta‑do‑lago‑azul‑em‑bonito‑mato‑grosso‑do‑sul.jpg udiviagens.blogspot.com

topicos.estadao- Ave monogâmica, em Bonito, Mato Grosso do Sul

CONHECENDO UM POUCO DA REGIÃO CENTRO-OESTE


A região Centro-Oeste, entre as cinco existentes, é a segunda maior região do país. É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
O Centro-Oeste ocupa uma área 1 606 372 km2, que supera em extensão a soma de todos os territórios da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Noruega, Suíça e Reino Unido.

A região Centro-Oeste abriga cerca de 13 milhões de habitantes (18,9% do território nacional) e uma densidade demográfica de 8,26 hab./km2. A população da região possui origem multicultural, em virtude de a mesma ser composta por pessoas vindas de diversas partes do Brasil.

A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
biologo.com.br

schonereise.com.br O Pantanal do Mato Grosso .



VEGETAÇÃO AMEAÇADA




O Centro-Oeste: abrange ao mesmo tempo parte de duas regiões geoeconômicas, são elas: Amazônia e Centro-Sul. Quanto à localização, essa parte do Brasil é privilegiada, tendo em vista que se limita com todas as outras regiões, além de fazer fronteira com Paraguai e Bolívia.

Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.


A MECANIZAÇÃO NO CAMPO



A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.

A partir desse fato, alguns migrantes compraram e outros tomaram posse de terras dando origem a diversas propriedades rurais de pequeno e médio porte, geralmente com poucas tecnologias, isso significa que era desenvolvida a agropecuária tradicional, mão-de-obra praticada pela família que cultivava produtos da base alimentar como o arroz, milho e feijão.

Algum tempo depois ocorreu o processo de expropriação dos pequenos e médios proprietários, o fato é explicado, pois grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária.

Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.


O ÊXODO RURAL



Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

A região tem uma participação significativa no cenário nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam. Isso tem ocorrido em razão de investimentos em tecnologias, especialmente naquelas propriedades de produção tradicional. Os recursos são aplicados na compra de maquinários, insumos agrícolas, e na utilização de mão-de-obra especializada (técnicos) no desenvolvimento das atividades. Em suma, o que tem ocorrido é um processo de modernização maciça do campo na região.
akatu.org.br-plantação de algodão

veja.abril.com.br - Plantação de soja em Sorriso, Mato Grosso

Na região Centro-Oeste é possível identificar áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas. No Mato Grosso, as culturas que se destacam são: arroz, soja e o milho no norte da capital (Cuiabá); algodão no sul do Estado; e cana-de-açúcar a oeste do mesmo. No Mato Grosso do Sul, nas proximidades de sua capital (Campo Grande), destaca-se a produção da soja e do trigo; no município de Dourados, soja, cana-de-açúcar, milho e arroz; e ao norte do Estado, soja. Já em Goiás, o que se destaca é a produção de algodão, soja, milho e arroz, isso no sudoeste do Estado; no Mato Grosso goiano (centro do Estado) a principal cultura é a cana-de-açúcar.


A PECUÁRIA DO CENTRO OESTE


Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.




ATIVIDADE:
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vagetação:
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:






218 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 218 de 218
Anônimo disse...

oi conceição
nome:Pedro henrique zimmermann pereira nº:29 ano:7°ano A

respostas

1-Estados:Mato Grosso do Sul,Mato Grosso e Goiás
Capitais:Campo Grande,Cuiabá e Goiânia.
2-A Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante.
O cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.
A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui uma vegetação típica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga.
3-O agronégocio é a principal atividade econômica,com as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4-Grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras e desenvolviam pecuária extensiva e a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas.
5-A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6-Possui uma superfície de cerca dem 813,6 mil km quadrados e abrange territórios dos estados de Goiás,Tocantins,Mato Grosso,Maranhão,Pará e uma pequena área do Distrito Federal.O Estado de Tocantins possui 100% de seu território na bacia.Em 2000,a população residente na bacia era da ordem da 3 milhões de habitantes,dentre as principais cidades destacam-se Palmas e Araguaína,no estado do Tocantins,Imperatriz no Maranhão e Marabá no Pará.
7-Não é a maior nem a mais movimentada do país,mas facilita os fluxos entre as cinco regiões do Brasil.Ela começa em Aceguá(RS) e termina em Marabá (PA).Por ela vão as coisa mais diferentes que se possa imaginar,é madeira,é gado,é soja,é aparelho e máquina de todo o tipo e tamanho.Em diração ao Norte,ela atravessa o Centro-Oeste.
BEIJOS CONCEIÇÃO

Anônimo disse...

Gabriela Backes 7ºD Nº
17

1•
Mato Grosso - Cuiabá
Mato Grosso do Sul - Campo Grande
Goiás - Goiânia

2•
São encontradas na região centro oeste é encontrada muitas caracteristicas importantes de vegetação como as principais:
O cerrado, o pantanal e a floresta amazonica. Esta região é muito rica em diversidades naturais.


3•
O agronegócio é a principal atividade economica. Sem contar a produção agropecuaria.


4•
A infraestrutura e a falta de saneamento, iluminação, pavimentação, policiamento e escola, e muitos outros.


5•
O exôdo rural resultou em um rapido crescimento da area, incluindo novas cidades, e crescimento de cidades ja existentes. E a chegada de população que veio para plantar, devido ao solo que apos tratamento de calcario acabou se tornando bom para o sustento das familias e crescimento de empresas localizadas na area.


6•
Brasilia começou a ser construida em 1957 e seu termino foi em 1960. Devido a longa distancia para outras cidades e rodovias, os equipamentos e materiais de construção chegavam de aviao, uma coisa que fazia demorar ainda mais a construção, as cartas demoravam para chegar, e os alimentos vinham tambem de aviao, os construtores vinham de todo brasil para ajudar na construção e empresas de transporte de cargas e objetos tambem ajudaram em sua construção e ajudaram a levar os materiais. Brasilia vinha com a ideia de transferir a capital do Brasil, que na epoca era o Rio de Janeiro. Pois, la ficava no centro do Brasil e seria uma cidade totalmente impresarial com projetos para melhor atender as atividades do governo brasileiro.Como alguns dos principais projetos estao o Palacio do Governo, o Parlamento, o Palacio da Justiça, a Catedral e entre muitos monumentos que marcaram o estilo da cidade. E tambem para povoar aquela area que a pouco tempo antes da construção, sem se era notado pelo povo brasileiro. O projeto de Brasilia foi feito por Juscelino Kubitschek. Em novembro de 1956 as obras começaram e Brasilia ja estava começando a contar a historia, que fez o futuro do Brasil e de seu povo brasileiro.

Anônimo disse...

Nome:Gabriela C. Sedrez Nº:15 Série:7° ano B.
1-É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2-A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3-O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4-As principais causas foram faltas de infraestrutura, de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5-O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão de obra derivada do campo.

6-A bacia hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia possui uma superfície de cerca de 813,6 mil km2 e abrange territórios dos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Pará e uma pequena área do Distrito Federal. O estado de Tocantins possui 100% de seu território na bacia, enquanto Goiás possui 62%, Mato Grosso e Pará aproximadamente 13% e o estado do Maranhão pouco mais de 9%. Segundo os dados do IBGE, em 2000, a população residente na bacia era de três milhões de habitantes, corespondendo aproximadamente a 1,8% da população brasileira.

7-A rodovia Transbrasiliana não a maior nem a mais movimentada do país, mais facilita os fluxos entre as cinco regiões do Brasil. Segundo o Ministério dos Transportes, ela começa em Aceguá (RS) e termina em Marabá (PA). Por está rodovia são transportadas as coisas mais diferentes que se possa imaginar, madeira, gado, soja, aparelho e maquina de todo tipo e tamanho. É um lugar novo que o Brasil está ocupando.

Anônimo disse...

Nome:Isabella Sommer n 11 Ano:7C
1 - A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília.
2 – Cerrado, Pantanal e a Floresta Amazônica
3 – Agricultura: o grande destaque é a Soja, que para noroeste avançou até o vizinho estado de Rondônia, na região Norte. Para leste da região avançou até penetrar no oeste baiano. Avança atualmente para além do norte de Goiás, no atual estado do Tocantins. Além da soja, destacam-se o milho (MT, MS, GO e DF), o algodão, e também o arroz, nas várzeas dos rios afluentes do Paraná, em MS e GO. O norte do MT, na divisa com Rondônia também possui cultivo de café, banana e cana-de-açúcar.
Extrativismo Mineral: no estado de Goiás: amianto, calcário, diamantes, pedras preciosas e semipreciosas, quartzo, manganês e ouro. No Mato Grosso do Sul, ferro (extraído do Maciço do Urucum) e manganês. No Mato Grosso, um pouco de ouro.
Industrialização não é muito diversificada, porém cresce em importância a cada ano. Destacam-se as indústrias alimentícias (como a Arisco, em Goiás), beneficiamento da madeira (MT, MS) e metalurgia (GO). O Mato Grosso do Sul tem atraído indústrias de transformação, como as de carne, óleo de soja e ração animal, atraídas pela menor distância das fontes de matéria-prima.
4 - Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
5 - O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
6 - A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelos estados de Tocantins e Goiás (58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
7 - A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.
A BR-153 é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.
É também muito utilizada para acender a regiões turísticas como a da estância de Caldas Novas (Goiás), e a cidade histórica de Pirenópolis (Goiás).

Anônimo disse...

Gabriela Spindola nº15 7ºD
1. A região Centro-Oeste, entre as cinco existentes, é a segunda maior região do país. É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2. Cerrado: local de muitas chuvas, local úmido e comum terem terrenos alagados.
Pantanal: clima Tropical sazonal, o Pantanal é um bioma do tipo biócoro savana e os solos apresentam- se intemperizados, devido a alta lixiviação.
Floresta Amazônica: Clima quente e úmido, mata densa e animais de pequeno porte.
3. O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior.
4. Ouve muitos imigrantes nas terras da região, que praticavam a agropecuária tradicional. Algum tempo depois ocorreu o processo de expropriação dos pequenos e médios proprietários, o fato é explicado, pois grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária.
5. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
6. Sua extensão é de aproximadamente 2.500 km, desde a sua origem, na confluência do rio Maranhão com o rio das Almas (Goiás), até a foz, na baía de Marajó (Pará). A bacia do Tocantins-Araguaia é a segunda em produção de energia do Brasil. A bacia se estende pelos estados de Tocantins e Goiás(58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira. A população residente na bacia era em ordem de 3 milhões de habitantes.
7. Pela rodovia Transbrasiliana facilita os fluxos entre cinco regiões do Brasil. Começa em Aceguá (RS) e termina em Marambá (PA), segundo o Ministério dos Transportes. Por ela é transportado gado, madeira, soja, milho, máquinas, por exemplo.

Anônimo disse...

Laissa 18 7C
1 - A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília.
2 – Cerrado, Pantanal e a Floresta Amazônica
3 – Agricultura: o grande destaque é a Soja, que para noroeste avançou até o vizinho estado de Rondônia, na região Norte. Para leste da região avançou até penetrar no oeste baiano. Avança atualmente para além do norte de Goiás, no atual estado do Tocantins. Além da soja, destacam-se o milho (MT, MS, GO e DF), o algodão, e também o arroz, nas várzeas dos rios afluentes do Paraná, em MS e GO. O norte do MT, na divisa com Rondônia também possui cultivo de café, banana e cana-de-açúcar.
Extrativismo Mineral: no estado de Goiás: amianto, calcário, diamantes, pedras preciosas e semipreciosas, quartzo, manganês e ouro. No Mato Grosso do Sul, ferro (extraído do Maciço do Urucum) e manganês. No Mato Grosso, um pouco de ouro.
Industrialização não é muito diversificada, porém cresce em importância a cada ano. Destacam-se as indústrias alimentícias (como a Arisco, em Goiás), beneficiamento da madeira (MT, MS) e metalurgia (GO). O Mato Grosso do Sul tem atraído indústrias de transformação, como as de carne, óleo de soja e ração animal, atraídas pela menor distância das fontes de matéria-prima.
4 - Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
5 - O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
6 - A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelos estados de Tocantins e Goiás (58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
7 - A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.
A BR-153 é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.
É também muito utilizada para acender a regiões turísticas como a da estância de Caldas Novas (Goiás), e a cidade histórica de Pirenópolis (Goiás).

Anônimo disse...

olá Conceiçaõ.
Rafaela Chiminelli Borth nº31 7ºB

ATIVIDADE:
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R: A região centro oeste é formada por: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vagetação:
R: Cerrado: um lugar quente, com uma vegetação peculiar tendo como principal troncos tortos e muitas vezes finos e estranhos, no cerrado foram catalogadas mais de 1000 espécies de animais. O Pantanal: A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância e a floresta Amazônica: É a maior floresta pluvial tropical do mundo, pois ocupa parte da região Norte do Brasil e está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Portanto, a Floresta Amazônica ocupa quase metade do território brasileiro, possui muitos fatores que protegem a floresta como os manguezais nela presentes.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
R: O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste, juntamente a pecuária e a agricultura.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
R: a implantação de maquinas na agricultura local, não necessitando mais de mão de obra humana.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
R: As principais conseqüências foram que ao sair do campo os habitantes foram para as cidades alcançando um esgotamento de população, conseqüentemente causou a falta de recursos humanitários como saneamento básico e local para morar.

6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
R: Aproximadamente 9,5% do território brasileiro é drenado pela bacia Tocantins Araguaia, promovendo formas viáveis de navegação.

7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana
R: A Rodovia Transbrasiliana (BR-153) é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Aceguá - RS ao município de Marabá - PA

Anônimo disse...

Beatriz Cristofolini Schmidt,n°04 7°C

1-São- Goiás(capital Goiânia),Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Mato Grosso (Cuiabá)e Distrito Federal (Brasilia).
2-
Cerrado-arvores de pequeno porte,com galhos tortos,as cascas das arvores são duras e grossas e as folhas são recobertas de pelos.
Floresta Amazônica- arvores de grande porte, folhas grandes e largas e as arvores são situadas umas próximas das outras.
Pantanal-Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras,nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior,principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4-O fato é explicado, pois grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária,Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
5-O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
6-A Bacia Tocantins-Araguaia é uma das regiões hidrográficas do Brasil, todos os cursos de água que deságuam nos rios Tocantins e Araguaia fazem parte dela. Essa bacia abrange uma área de 967.059 km², correspondendo a 9,5% do território nacional; cobre totalmente ou parcialmente as terras dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e Distrito Federal,A região da bacia em questão abrange basicamente dois tipos de composições vegetativas, com destaque para a floresta Amazônica e o Cerrado.
7- A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão,a BR-153 é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.

Anônimo disse...

1- Capitais: Cuiabá, Campo Grande, Goiânia.
Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
2- O Cerrado tem como características: as savanas, matas e campos. O Pantanal tem como características: muita pluviosidade, as planícies e pântanos. A floresta amazônica, tem como características: é uma floresta fechada, suas árvores são de grande porte e é uma floresta tropical.
3- O agronegócio, o desenvolvimento industrial e agropecuária.
4- A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
5- Problemas de caráter, infraestrutura, falta de saneamento, escolas, pavimentação, iluminação, policiamento...
6- Rio que nasce em Goiás, passa por Tocantins Maranhão e Pará, até a sua foz no Golfão Amazônico próximo a Belém, onde se localiza a ilha de Marajó Até a sua foz no Golfão Amazônico - próximo a Belém, onde se localiza a ilha de Marajó. É o segundo maior rio do Brasil. Tem 2.416 km, sua nascente é no Planalto Central e sua foz é no Oceano Atlântico.
7- Rodovia que liga Maraguá (PA) ao município de Aceguá (RS).Tem 4.355 quilômetros de extensão. É também conhecida como BR-153.É a principal ligação do Meio Norte do Brasil e é uma das principais vias para a região central do Brasil.

Anônimo disse...

Carolina Bauer Nº6 7ºA

1-Distrito Federal- Brasília, Goiás- Goiânia, Mato Grosso-Cuiabá, Mato grosso do Sul- Campo Grande.
2- 1ª Floresta Amazonica- FlorestaTropical, 42% do território nacional, A floresta Amazônica está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de outros países sul-americanos.
2ª Mata Atlântica- Estende-se do Piauí ao Rio Grande do Sul, é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna, sua vegetação é bem diversificada e é representada pela peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. A fauna possui várias espécies distintas: tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco-muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.
3ª Pantanal- Está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, estando presente também no Paraguai e na Bolívia, esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta, Apresenta grande biodiversidade: mais de 3.500 espécies de plantas, cerca 650 espécies de aves, 262 espécies de peixe, 1.100 espécies de borboletas,entre os representantes da fauna estão: jacaré, veado, serpentes, capivara, papagaio, tucano, tuiuiú, onça, macaco, entre outros.

3-R:apresenta população urbana relativamente numerosa. No meio rural, entretanto, predominam densidades demográficas muito baixas, o que indica que a pecúaria extensiva é a atividade mais importante.
4-R:O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter.
5- Infra-estrutura,saneamento básico,iluminação entre outros.


6-Apresenta grande potencialidade para a agricultura irrigada, especialmente para o cultivo de frutíferas, de arroz e outros grãos (milho e soja). Atualmente, a necessidade de uso de água para irrigação corresponde a 66% da demanda total da região e se concentra na sub-bacia do Araguaia devido ao cultivo de arroz por inundação. A área irrigável (por inundação e outros métodos) é estimada em 107.235 hectares.
7-é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá ao município de Acegúa(RS), totalizando 4.355 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-153 passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiáis, Mina Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.









Anônimo disse...

Colégio Salesiano Itajaí
Nome:Emerson
Série:7ºB
Nº:11
Professora:conceição

ATIVIDADE:
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R:São eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vagetação:
R:A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
R:A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
R:Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
R:O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
R: região Centro-Oeste abriga cerca de 13 milhões de habitantes (18,9% do território nacional) e uma densidade demográfica de 8,26 hab./km2. A população da região possui origem multicultural, em virtude de a mesma ser composta por pessoas vindas de diversas partes do Brasil.
7- Escreva sobre a rodovia TranA região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

Anônimo disse...

Nome Adrielly Paulo de Souza Nº1 7ºA
1-Distrito Federal- Brasília, Goiás- Goiânia, Mato Grosso-Cuiabá, Mato grosso do Sul- Campo Grande.
2- 1ª Floresta Amazonica- FlorestaTropical, 42% do território nacional, A floresta Amazônica está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de outros países sul-americanos.
2ª Mata Atlântica- Estende-se do Piauí ao Rio Grande do Sul, é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna, sua vegetação é bem diversificada e é representada pela peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. A fauna possui várias espécies distintas: tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco-muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.
3ª Pantanal- Está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, estando presente também no Paraguai e na Bolívia, esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta, Apresenta grande biodiversidade: mais de 3.500 espécies de plantas, cerca 650 espécies de aves, 262 espécies de peixe, 1.100 espécies de borboletas,entre os representantes da fauna estão: jacaré, veado, serpentes, capivara, papagaio, tucano, tuiuiú, onça, macaco, entre outros.

3-R:apresenta população urbana relativamente numerosa. No meio rural, entretanto, predominam densidades demográficas muito baixas, o que indica que a pecúaria extensiva é a atividade mais importante.
4-R:O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter.
5- Infra-estrutura,saneamento básico,iluminação entre outros.


6-Apresenta grande potencialidade para a agricultura irrigada, especialmente para o cultivo de frutíferas, de arroz e outros grãos (milho e soja). Atualmente, a necessidade de uso de água para irrigação corresponde a 66% da demanda total da região e se concentra na sub-bacia do Araguaia devido ao cultivo de arroz por inundação. A área irrigável (por inundação e outros métodos) é estimada em 107.235 hectares.
7-é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá ao município de Acegúa(RS), totalizando 4.355 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-153 passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiáis, Mina Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.









Anônimo disse...

Nome:Ivan Cegatta Junior N°18
Serie:7°A
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?Mato Grosso,Mato Grosso do sul e Goias.


2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação: Tem o cerrado e o pantanal-características pantanal:Esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta,Apresenta grande biodiversidade: mais de 3.500 espécies de plantas, cerca 650 espécies de aves, 262 espécies de peixe e 1.100 espécies de borboletas.Cerrado:Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras, entretanto é na Região Centro-Oeste que ele predomina,Apresenta clima quente e períodos alternados (6 meses) de chuva e seca e Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?É a pecuária,agricultura,Extrativismo mineral e vegetal.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?Foi o aumento de desemprego.

6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia.

7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:É a maior rodovia do Brasil,facilita a transportação entre 5 regioens,começa em Acegua e termina em Marabá.

Anônimo disse...

Felipe Ern n12 7B

1-Mato Grosso – Cuiabá
*Mato Grosso de Sul – Campo Grande
*Goiás –Goiânia
2-Cerrado, pantanal e floresta Amazônia.
Cerrado - - presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; - as raízes destes arbustos são profundas e - as cascas destas árvores são duras e grossas.
Pantanal - OPantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico. Uma das principais atividades econômicas do Pantanal é a pecuária.
Floresta Amazônia – 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".
3- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.
4- Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
5- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.
6- Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelos estados de Tocantins e Goiás(58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira. Sua extensão é de aproximadamente 2.500 km, desde a sua origem, na confluência do rio Maranhão com o rio das Almas (Goiás), até a foz, na baía de Marajó (Pará). A bacia do Tocantins-Araguaia é a segunda em produção de energia do Brasil.
7-A rodovia Transbrasiliana não é a mais movimentada do país mas facilitada os fluxos entre as cinco regiões do Brasil. Segundo ao Ministério dos Transportes,ela começa em Aceguá(RS) e termina em Marabá(PA).

Anônimo disse...

Beatriz Ern/ num:5/ 7°B
1- Mato Grosso do Sul: Campo Grande- Mato Grosso: Cuiabá- Goiás: Goiania.
2- Pau-d'arco: Diversas árvores e arbustos da família das Bignoniáceas, cultivadas como ornamentais. Plantação de arroz.
Agricultura.
3- Agricultura, pecuária e pesca.
4- Alguns pecuaristas compraram mais terras para criar gado, plantaram pastagens e abriram frigoríficos.
5- A cidade começou a se desenvolver, e a agricultura se tornou uma atividade econômica do local.
6- A bacia hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia possui uma superficie de cerca de 813,6 mil km2 e abrange territórios dos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Pará e uma pequena área do Distrito Federal.
7- A rodovia Transbrasiliana não é a maior nem a mais movimentada do país, mas facilita os fluxos entre as cinco regiões do Brasil. Por essa rodovia vão as pessoas, seus sonhos, esperanças e saudades. é gente do Nordeste indo para Brasília, é mercadoria de São Paulo indo para o Norte. Por elavão as coisas mais diferentes que se possa imaginar. É madeira, é gado, é soja, é aparelho e máquina de todo tipo e tamanho.

Anônimo disse...

Nina Polette - Nº27 - 7ºA
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R: Mato Grosso do Sul(Campo Grande), Mato Grosso(Cuiabá), Goiás(Goiânia) e Distrito Federal
2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vagetação:
R: Cerrado: Aparenta ser seco, raízes das plantas são fundas e presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
Pantanal: Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas, presença de gramíneas, arbustos e palmeiras e nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
Floresta Amazônica: Úmida, com vegetação alta e densa, de grande biodiversidade;
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
R: A principal atividade econômica da região é a agropecuária, com destaque para a criação de gado e os cultivos de soja, arroz, milho, sorgo, cana-de-açúcar, algodão, etc
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
R:Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres
naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
R: O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos
migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
R: ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso, a Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia é a segunda em produção de energia do Brasil. A descarga média da bacia hidrográfica, em
Tucuruí, é estimada em 12.000 m³/s, sendo a contribuição dos rios Araguaia e Tocantins similares, e a do rio Itacaiúnas, bastante inferior.
7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
R:A BR-153, também conhecida pelos nomes de Rodovia Transbrasiliana, Rodovia Belém-Brasília e Rodovia Bernardo Sayão, é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS),
totalizando 4.355 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-153 passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os nomes de
Rodovia Belém-Brasília e de Rodovia Bernardo Sayão, são aplicados apenas no trecho localizado entre os entroncamentos com a BR-226 (em Wanderlândia, TO) e com a BR-060 (em Anápolis, GO). A rodovia já foi chamada de
BR-14 até o ano de 1964. Ao cruzar a fronteira com o Uruguai em Aceguá (RS), a rodovia ainda segue por este país com a denominação de Rota 8, até chegar em Montevidéu. Entre Frutal (MG) e Wanderlândia (TO), a BR-153
integra o tradicional trajeto rodoviário que liga São Paulo (SP) a Goiânia (GO) e a Belém (PA).

Anônimo disse...

Caio nº5 7ºA

1- Capitais: Cuiabá, Campo Grande, Goiânia.
Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
2- O Cerrado tem como características: as savanas, matas e campos. O Pantanal tem como características: muita pluviosidade, as planícies e pântanos. A floresta amazônica, tem como características: é uma floresta fechada, suas árvores são de grande porte e é uma floresta tropical.
3- O agronegócio, o desenvolvimento industrial e agropecuária.
4- A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
5- Problemas de caráter, infraestrutura, falta de saneamento, escolas, pavimentação, iluminação, policiamento...
6- Rio que nasce em Goiás, passa por Tocantins Maranhão e Pará, até a sua foz no Golfão Amazônico - próximo a Belém, onde se localiza a ilha de Marajó Até a sua foz no Golfão Amazônico - próximo a Belém, onde se localiza a ilha de Marajó. É o segundo maior rio do Brasil. Tem 2.416 km, sua nascente é no Planalto Central e sua foz é no Oceano Atlântico.
7- Rodovia que liga Maraguá (PA) ao município de Aceguá (RS).Tem 4.355 quilômetros de extensão. É também conhecida como BR-153.É a principal ligação do Meio Norte do Brasil e é uma das principais vias para a região central do Brasil.

Viiih disse...

Nome Vitória Emanuelli número:35
7 ano A

1-Mato Grosso - Cuiabá
Mato Grosso do Sul - Campo Grande
Goiás - Goiânia
2- Biomas presentes: Campos,Matas, Cerrados (savanas)
Características principais: O Cerrado, o Pantanal e a Floresta Amazônica
3- Agricultura e pecuária
4- A mecanização no campo
5- O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, então a população passou dificuldade com a infra-estrutura como a falta de escolas,saneamento, pavimentação entre outros
6- A Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia tem grande potencialidade para a agricultura, especialmente para frutíferas devido a área irrigável, também a construção de rodovias (Belém-Brasilia) ,hidrelétricas e expansão das atividades agropecuárias e da mineração
7- A rodovia transbasiliana facilitou os fluxos entre as cinco regiões do Brasil

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 218 de 218   Recentes› Mais recentes»