domingo, 8 de janeiro de 2012

PROVAS E GABARITOS SOBRE A INDÚSTRIA NO MUNDO.

VESTIBULAR 2013

 (IFMG)

Disponível em: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/10/industria-automobilistica-definido-o.html. Acesso em: 21/11/2012.

A imagem retrata um cenário presente na chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica, a qual fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. Uma alteração significativa diz respeito à(ao)

a) informatização do processo produtivo e à ampliação do emprego de modo geral.
bautomação do processo produtivo e à necessidade de mão de obra reduzida, mas qualificada e especializada.
c) surgimento do Fordismo, conjunto de métodos para a produção em série, com os quais vários operários produzem mais em menos tempo.
d) ausência completa de trabalhadores em todas as fases da produção, visto que as máquinas regulam todo o processo produtivo.

(MACK) Na segunda metade do século XX, o mundo passou a conviver com a chamada “Terceira Revolução Industrial”, fenômeno decorrente da alteração dos meios de produção, em função dos avanços tecnológicos, resultando uma nova plasticidade da dinâmica capitalista.
A respeito da denominada “Terceira Revolução Industrial”, sua definição, características e implicações nas relações políticas e sociais, analise as afirmações a seguir.

I. Trata-se da consolidação da “Segunda Revolução Industrial”, caracterizada pelo grande investimento e implementação de novas tecnologias, notadamente por fazer cessar o processo de obsolescência de tecnologias verificado no estágio antecedente.
II. As contínuas e expressivas transformações tecnológicas desta nova realidade têm determinado maciços investimentos na área de capacitação de pessoal em um processo de demanda contínua por mão de obra cada vez mais qualificada.
III. Ocorre em substituição ao esgotamento do sistema fordista, conservando, entretanto, o conceito de produção em série, já que é a única maneira possível de atender a um aumento de demanda sempre crescente em função da globalização da economia.
IV. Processo que culminou com expressivos investimentos em pesquisa tecnológica, oferta de incentivos fiscais e de um reordenamento econômico assentado nos ideais de competitividade, redução de custos de produção e distribuição para um mercado cada vez mais global.
V. Determinou a adoção de uma produção mais flexível, visando atender a mercados específicos com bens particularizados e, em consequência, na reorganização do espaço industrial. A instalação de unidades industriais em determinada localidade fica vinculada, além de outros aspectos, à localização de outras indústrias fornecedoras de peças, de eventuais incentivos fiscais, de mão de obra qualificada e potencial mercado consumidor.

Estão corretas, somente,

a) I, II, III e V.
b) I, II e IV.
c) I, IV e V.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

(UFSJ) Observe a imagem abaixo.


A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01/2012) a produção global de um modelo de utilitário esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 mil engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaçari, na Bahia. O carro, que deverá ser vendido em 100 países, será produzido nas fábricas da Ford na Bahia, na Tailândia e na Índia.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-04/modelo-de- carro-concebido-no-brasil-vira-produto-global. Acesso em 27/08/2012

Assinale a alternativa que apresenta características da produção industrial atual representada pelo lançamento do Novo Ecosport.

A) Estreita relação entre pesquisa e tecnologia e desconcentração industrial na produção de produtos globais.
B) Rígida padronização (estandartização) dos produtos com o objetivo de atender o gosto dos clientes.
C) Produção baseada no modelo Jus in time, que exige grandes almoxarifados no interior das fábricas.
D) Linha de produção fordista, com eliminação da terceirização na produção e na incorporação de mão-de-obra pouco qualificada de países em desenvolvimento.

(FGV-SP) Leia o texto.

O país conseguiu tirar proveito da globalização, tornando-se fabricante mundial e expandindo drasticamente sua economia. Entretanto, com o crescimento de sua riqueza, a nova classe média agora pede ar e água limpos na medida em que seus desejos materiais prenunciam problemas para o meio ambiente, um impulso contraditório que os dirigentes têm dificuldade de acomodar.

(CEO Exame, abril de 2012. Adaptado)

O texto faz referência

a) à Rússia.
b) à África do Sul.
c) ao México.
d) à China.
e) ao Japão.

(FGV-SP) Observe a charge a seguir.


(http://33pensees.voila.net/dessin.html)

Com base na leitura da charge e nos conhecimentos sobre a conjuntura econômica mundial, pode-se concluir que
a) a revolução técnico-científica tem redefinido o mercado de trabalho, esvaziando os setores primário e terciário dos países mais desenvolvidos.
b) o crescimento da interdependência econômica entre os países tem transformado o mundo do trabalho em uma aldeia global.
c) a mundialização do consumo de bens industriais tem exigido cada vez mais mão de obra qualificada para atender à demanda mundial.
d) as migrações internacionais têm representado a introdução de mão de obra jovem em áreas cuja população se caracteriza pelo envelhecimento.
e) a reorganização do espaço industrial no mundo avança com o surgimento de novos países emergentes e as crises de desemprego nos velhos países industriais.

(UNCISAL) A indústria de alta tecnologia – eletrônica e informática, biotecnologia e química fina, aeroespacial e bélica – reflete, nas suas opções de localização, uma reação às aglomerações industriais. Esses setores industriais procuram novas localizações nos subúrbios afastados dos núcleos metropolitanos ou em pequenas cidades interioranas. Por outro lado, mão de obra científica e técnica altamente qualificada e intensos investimentos de capital constituem as principais exigências para o sucesso desses empreendimentos. Qual a região abaixo que apresenta as características do texto?
a) Região dos Grandes Lagos (EUA)
b) Bacia de Londres (Inglaterra)
c) Vale de Ruhr (Alemanha)
d) Vale do Damodar (Índia)
eVale do Silício, na Califórnia (EUA)

(UPE) A China é um país comandado por um partido único, o Partido Comunista, porém vem assumindo um perfil de desenvolvimento típico de sistema capitalista e desempenhando um estratégico papel na economia mundial. Com relação a esse assunto, analise as proposições a seguir:

1. Nas últimas décadas, o conjunto de reformas desencadeadas na China transformou esse país numa das grandes potências mundiais com um modelo de crescimento que executa políticas estratégicas nacionais de industrialização ajustadas ao movimento de expansão da economia global.
2. As Zonas de Proteção às Exportações, áreas com economia mais voltada para o socialismo, ainda são áreas de pouco desenvolvimento na China. São regiões agrícolas localizadas na porção Nordeste e habitadas por população de maioria tibetana.
3. O estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais na China, inicialmente nas zonas litorâneas, permitiu a abertura para os investimentos de capitais estrangeiros, elevando a produção global desse país mediante uma política efetiva de incentivos fiscais.
4. As migrações em massa de camponeses das zonas litorâneas, na porção leste, para os centros urbanos do interior da China, onde se concentram as indústrias têxtil, de calçados e de brinquedos, revelam as disparidades sociais e regionais ainda presentes nesse país.

Estão CORRETAS
a) 1 e 2.
b) 3 e 4.
c) 1 e 3.
d) 2 e 4.
e) 1, 2, 3 e 4.

(UERJ)

China é vista como a principal economia mundial

A China já é percebida em grande parte do mundo como a principal economia mundial, embora na realidade seja a segunda, atrás dos Estados Unidos. Segundo pesquisa de opinião publicada pela imprensa chinesa, na qual foram ouvidas por telefone mais de 26 mil pessoas de 21 países, 41% disseram que a China é a maior potência econômica mundial, enquanto 40% acreditam que são os Estados Unidos. A tendência a favor dessa imagem da China é especialmente forte na Europa, onde 58% dos britânicos têm essa percepção.

Adaptado de , 14/06/2012.

Com elevadas taxas de crescimento em seu Produto Interno Bruto nos últimos anos, a China confirma sua posição de destaque nos cenários político e econômico mundiais.
Indique dois fatores que impulsionaram esse grande avanço da economia chinesa.

Resposta:

Fatores:
• mão de obra com baixo custo
• fragilidade da legislação ambiental
• disponibilidade de matérias-primas
• política de incentivo às exportações
• disponibilidade de fontes de energia
• crescimento recente do mercado interno
• abertura econômica com entrada de capital estrangeiro
• disponibilidade de infraestrutura moderna nas zonas especiais

Alguns dos fatores que podem ser considerados como determinantes para o avanço da economia chinesa são: processo de abertura econômica iniciado na década de 1980 que criou infraestrutura de transportes e energia, criação de enclaves de produção para exportação (ZEE’s), incentivos fiscais, atração de investimentos estrangeiros; oferta de mão de obra abundante e barata, e atualmente qualificada; abundância de recursos naturais e energéticos; legislação ambiental flexível; elevada poupança interna que em conjunto com a grande população absoluta cria um numeroso mercado consumidor; a política neoliberal que amplia a abertura dos mercados e a integração financeira mundial.  

(PUCRS) Resolver a questão com base nas informações a seguir, que tratam da atividade industrial.

Os fatores locais variam ao longo do tempo e em função do tipo de indústria que se quer implantar. Atualmente podemos dizer que ocorre uma descentralização industrial em escala mundial, mas também em escala nacional e local, graças ao desenvolvi- mento dos setores de transportes, telecomunicações e informações.

Como outros fatores a considerar na atividade industrial, citam-se:

1. fontes de energia
2. mercado consumidor
3. matérias primas
4. mão de obra

Estão corretamente identificados os fatores

a) 1 e 3, apenas.
b) 2 e 4, apenas.
c) 1, 2 e 4, apenas.
d) 2, 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.

(UDESC) Segundo o historiador Eric Hobsbawn, a Revolução Industrial “sob qualquer aspecto [este] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha”.

HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções – 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 45.

Com relação ao excerto acima, assinale a alternativa incorreta.

a) Não ocorreram movimentos de resistência dos trabalhadores às novas formas de trabalho estabelecidas pela Revolução Industrial.
b) A Revolução Industrial propiciou o surgimento de novas formas de organização da produção de bens, sendo que o sistema de fábricas tornou-se o preponderante, difundindo-se para outros países e continentes, no decorrer dos séculos XIX e XX.
c) Possibilitou o estabelecimento de uma nova forma de controle do tempo, que passou a ser marcado pelo relógio e não mais pela natureza.
d) O sistema de fábricas, no qual os trabalhadores estão concentrados em um mesmo espaço, possibilitou que o dono da fábrica controlasse também a mão de obra, além da matéria prima.
e) Entre as principais inovações tecnológicas advindas com a Revolução Industrial, pode- se citar a substituição das máquinas movidas à tração animal ou à força da água pelas máquinas a vapor.
VESTIBULAR 2012
1-(UNIFOR) A China explica que o seu sistema econômico adapta mecanismos de mercado ao socialismo, por meio da forte presença do Estado que fomenta a economia e o desenvolvimento social. Um capitalismo controlado pelo Partido Comunista.
Com respeito ao sistema político e econômico adotado pela China, é INCORRETA a afirmação:
a) A economia de mercado, implementada na China, permitiu a propriedade particular para o desenvolvimento das atividades econômicas, nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE) e nas Zonas de Comércio Aberto (ZCA).
b) As Zonas de Comércio Aberto (ZCA) são regiões que, além do livre mercado, estão abertas ao comércio exterior e à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições de associarem-se ao governo ou a empresários chineses por meio de joint ventures.
c) A China atrai investimentos do mundo inteiro em função do baixo custo de produção. Entre os principais fatores para o custo de produção reduzido estão a mão de obra barata, uma boa infraestrutura e a moeda desvalorizada.
d) O Estado foi o principal instrumento da modernização acelerada que transforma diariamente a paisagem da China. O ritmo da economia chinesa exige construções permanentes ou reaparelhamentos de portos, rodovias, estradas de ferro, aeroportos e usinas de energia.
e) As conquistas econômicas chinesas foram acompanhadas por importantes reformas democráticas que garantiram uma maior participação política e respeito pleno aos direitos humanos.
2-(UNIFOR) A Segunda Revolução Industrial ocorrida, fundamentalmente, a partir da terceira década do século XIX, provocou profundas transformações no Sistema Capitalista de Produção. Sobre este fato histórico é incorreto afirmar:
a) A Segunda Revolução Industrial foi baseada no profundo avanço da Ciência Moderna e da Tecnologia.
b) A Segunda Revolução Industrial provocou a concentração e a centralização do Capital.
c) A Segunda Revolução Industrial levou ao Imperialismo.
d) Os principais setores da Segunda Revolução Industrial foram o têxtil e o metalúrgico.
e) Durante a Segunda Revolução Industrial, a Inglaterra perdeu o domínio da produção de bens industrializados.

3-(UDESC) Em relação à localização das indústrias italianas, é correto afirmar:
a) Existe uma concentração no Norte do país decorrente do renascimento comercial e urbano, que facilitou a concentração de capitais e o aumento da população urbana.
b) Desenvolveu-se, sobretudo nos arredores de Roma, em função do enorme crescimento da cidade e do porto de Roma.
c) Concentrou-se na região de Nápoles, que agrupa também boa parte do turismo e da produção de gás natural, usado pelas indústrias.
d) A indústria italiana se localiza nas regiões da Sicília e da Sardenha, em função da facilidade de comércio, mão de obra e matérias primas.
e) O Sul da Itália é mais industrializado, contrastando com o Norte, mais agrícola e menos densamente povoado.

4-(UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:
Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente neste anúncio é:
a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril
b) terceirização da produção, massificando o consumo de bens
c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda
d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas

5-(Udesc) São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve):
a) Indústria de autopeças e de alumínio.
b) Indústria de automóveis e de eletrodomésticos.
c) Indϊstria de plαsticos e borracha e de alimentos.
d) Indústria de máquinas e de aço.
e) Indústria de ferramentas e chapas e ferro.

6-(Unimontes) Embora as atividades industriais na segunda metade do século XX tenham se dispersado para áreas consideradas periféricas, o que se nota é que elas permanecem bastante concentradas nos países centrais onde há importantes pesquisas em novas tecnologias, o mercado é mais dinâmico e os recursos financeiros são abundantes.
Considerando, nesse contexto, as indústrias nos países do G7, assinale a alternativa incorreta.
a) A política imperialista dos Estados Unidos, através da expansão mundial das empresas multinacionais, fortaleceu a indústria estadunidense.
b) A reunificação das duas Alemanhas, em 1990, revelou que as indústrias da porção oriental operavam com tecnologias arcaicas.
c) A entrada de capitais através do Plano Marshall e a ampliação de mercado consumidor foram decisivos para o desenvolvimento da indústria italiana no pós-Segunda Guerra Mundial.
d) A abundância em recursos naturais e a política protecionista com predomínio de empresas estatais foram fatores determinantes para o crescimento da indústria japonesa, no período de 1950 a 1990.

6-(UNIMONTES)
(FGV-SP) Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores para participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global.[...] Nos lugares escolhidos, tudo é permeado por um discurso sobre desenvolvimento.[...] Nada se fala sobre a robotização do setor e a drenagem dos cofres públicos para essa implantação industrial.
(Milton Santos & M. Laura Silveira. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.p. 112)
O texto apresenta estratégias de descentralização das indústrias
a) mecânicas.
b) de vestuário.
c) siderúrgicas.
d) petroquímicas.
e) automobilísticas.

7-(FGV-RJ) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:
a) pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico.
b) pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente europeu.
c) pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.
d) pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.
e) pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos industrializados.

VESTIBULAR 2011

1-(UFRN) Brasil, Rússia, Índia e China, constituem um grupo de economias emergentes, que assumiram importância no mercado global. Esses países contribuíram nos últimos cinco anos com mais da metade do crescimento do produto global, ou seja, a soma do que foi produzido nos diferentes setores da economia, ampliando significativamente a participação destes no comércio mundial.

Sobre a participação desse grupo de países na economia mundial, pode-se afirmar que:

a) A Rússia se destaca ofertando alimentos e matérias-primas para suprir as demandas de consumo da sociedade indiana.
b) A China se destaca pela elevada qualificação de sua mão-de-obra e pelo desenvolvimento industrial com rígido controle ambiental.
c) A Índia se destaca no setor de serviços de informática pela capacidade para formar profissionais nas áreas tecnológicas.
d) O Brasil se destaca como fornecedor de petróleo e gás natural, atendendo as demandas de consumo de energia da produção chinesa.

2-(UEPB) O grande crescimento da Índia desde os anos de 1990 coloca este país como um dos quatro gigantes emergentes, ao lado da Rússia, China e Brasil. O prognóstico econômico é de que a Índia atinja em meados deste século a terceira posição na economia mundial. Este fato se deve:

a) ao extraordinário crescimento de sua indústria cinematográfica, que hoje já ultrapassa a produção de Hollywood, sua grande concorrente.
b) ao crescimento de sua população que é hoje a segunda do mundo, com alto poder de consumo.
c) à eliminação da sociedade de castas que marcou a milenar história do país e impedia as pessoas de castas inferiores de ascender econômica e socialmente.
d) aos avanços alcançados pela sua indústria nos setores farmacêutico, de fibras ópticas, de satélites e informática.
e) à resolução do conflito com o Paquistão pela Caxemira, o qual obrigava a Índia a desviar imensos recursos para a produção de armamentos, inclusive nucleares.

3-(UERJ)


De acordo com o texto, há um elemento do fordismo verificado no Brasil apenas recentemente.
Aponte esse elemento. Nomeie ainda o atual modelo produtivo capitalista, sucessor do fordismo, e apresente duas de suas características.
Resposta:
Elemento do fordismo: Mercado consumidor de massa
Atual modelo produtivo: Pós-fordismo, toyotismo ou modelo sistêmico-flexível e duas das características:
• enfraquecimento dos sindicatos
• produção fragmentada globalmente
• maior preocupação com o meio ambiente
• maior rapidez no ciclo de renovação do produto
• maior parcela da produção feita por empresas terceirizadas
• linha de montagem flexível, com diversificação da produção
• necessidade de mão de obra com maior nível de qualificação
• importância crescente da tecnologia de produto e de produção

4-(UNIOESTE) É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.
b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não são definidas pela proximidade das matérias-primas e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.
c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.
d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.
e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

VESTIBULAR 2010

5-(UERJ) Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.
www.moma.org

O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

a) taylorismo – produção flexível
b) fordismo – produção em série
c) toyotismo – fragmentação da produção
d) neofordismo – terceirização da produção

6-(UFAM) É um dos oito “Tigres Asiáticos”. Destaca-se na produção de bens de alta tecnologia e setores da computação e das telecomunicações. Sua expansão industrial foi muito rápida, a entrada maciça de capital estrangeiro e condições estruturais de desenvolvimento, favoreceram este quadro. Hoje, é um dos mais poderosos países emergentes.

O texto acima se refere à:

a) Coréia do Sul
b) Hong Kong
c) Taiwan
d) Cingapura
e) Tailândia

7-(UFRJ)

O sistema produtivo das maquiladoras

As maquiladoras no México, as fábricas da Zona Franca de Manaus e as firmas localizadas em zonas de processamento de exportação são exemplos de um novo modelo de organização das atividades industriais que surgiu nas últimas décadas.
Um traço comum desse modelo é a criação de regras especiais, distintas das existentes no restante dos territórios nacionais.

Cite dois exemplos de regras associadas a esse modelo.
Resolução:
Entre as regras associadas ao modelo das maquiladoras temos: isenção de taxas alfandegárias de importação sobre componentes industriais; isenção de impostos sobre a exportação dos produtos finais; isenção de impostos sobre a produção industrial; a flexibilização de leis trabalhistas.

8-(MACKENZIE-SP)
(Cartoon chinês ironizando o fato de que o crescimento econômico daquele país está representando uma ameaça às relações familiares).

“Mesmo atingida pela crise internacional, a produção na China continua em crescimento e a sua economia alcança a terceira posição entre as maiores do mundo.”

A respeito da prosperidade e da franca expansão econômica da China, desde a década de 1970, considere as afirmações I, II, III e IV, abaixo.

I. O gigante asiático conta com reservas de quase 2 trilhões de dólares, graças aos seguidos superávits na balança comercial e aos investimentos estrangeiros no país.
II. Em 2007, a China chegou ao terceiro lugar entre as maiores economias do globo, à frente da Alemanha, e atrás, apenas, dos EUA e do Japão.
III. Deng Xiaoping, após a morte de Mao, sobe ao poder e lança as Quatro Grandes Modernizações (indústria, agricultura, ciência-tecnologia e forças armadas). Foram criadas as Zonas Econômicas Especiais, para atrair as empresas estrangeiras.
IV. O modelo de desenvolvimento adotado se baseia na abundância de mão de obra especializada e bem distribuída por todo o território, contando com a obtenção de subsídios estatais e com a atração de investimentos estrangeiros.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) I, II e III.
e) III e IV.

VESTIBULAR 2009

9-(UFPEL) A China é um país que tem despertado o interesse mundial face o grande progresso econômico que tem alcançado nos últimos anos. Apesar disso, chama à atenção a falta de progresso na área política, pois já há algum tempo a China deixou de ser atrasada e agrícola para se tornar industrial e competitiva.

Sobre a China, é correto afirmar que:

a) o modelo de desenvolvimento adotado buscou o fortalecimento da indústria local, tendo sido evitados os subsídios estatais e os investimentos estrangeiros, sobretudo em função da política nacionalista do governo.
b) mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do estado. Essas zonas são responsáveis pela absorção do conhecimento tecnológico multinacional, conferindo ao país uma verdadeira reforma industrial.
c) Taiwan, por ter sido um protetorado inglês devolvido à China recentemente, é uma região especial, onde o governo chinês controla assuntos de defesa e política externa, deixando livre o funcionamento da economia de mercado.
d) as condições de vida da população têm crescido na mesma medida que o crescimento econômico como um todo. Milhões de chineses deixaram a pobreza, e a diferença entre ricos e pobres tem diminuído muito, recentemente.
e) o meio ambiente é uma grande preocupação do governo, o que levou o país a combater a desertificação com sucesso, e a despoluir rios e lagos. Por ter alcançado um desenvolvimento industrial planejado, sua indústria não é mais poluente.

10-(UFJF- GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA) Leia o fragmento de texto a seguir.

“A partir da década de 1980, alguns territórios do Pacífico ocidental começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos. Os termos lembram agressividade e é exatamente essa a característica fundamental das quatro economias que formam esse grupo. Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tigres_asi%C3%A1ticos. Acesso em 18/01/2009.

Uma das quatro economias que formam esse grupo é:


a) Austrália.

b) Cingapura.
c) Índia.
d) Indonésia.
e) Japão.

11-(UNIFESP) A industrialização do sudeste asiático ocorreu em duas etapas. Na primeira, surgiram os chamados tigres de primeira geração, que receberam capital do Japão. Na segunda, eles investiram nos tigres da segunda geração. Assinale a alternativa que lista corretamente os tigres asiáticos de primeira e de segunda geração.
Resposta: a

12-(UEPB)

“Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada”.
“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda”.
(BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)

Os dois fragmentos de texto acima exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam respectivamente:

a) da produção flexível e do pós-fordismo.
b) do fordismo e do taylorismo.
c) do socialismo e do capitalismo.
d) do fordismo e do método Just-in-time.
e) da indústria planificada e do toyotismo.

13-(UFJF) Analise a tirinha a seguir:
Disponível em . Acesso em 24/10/2008.

Nela, evidencia-se que a introdução da cronometragem no interior da produção vai se tornar um ponto de atrito constante entre a direção e os operários e suas organizações.
Esse princípio foi introduzido na organização do trabalho pelo paradigma de produção:

a) flexível.

b) marxista.
c) pós-fordista.
d) taylorista.
e) toyotista.

14-(CEFET) Considere as seguintes afirmações sobre a transformação da economia chinesa nas últimas décadas.

I. A China tornou-se o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros no mundo (2005).
II. A política de abertura econômica transformou a China em uma das mais importantes plataformas de exportação de bens de consumo no mundo.
III. As zonas econômicas especiais (ZEEs) foram implantadas, principalmente, na Manchúria, beneficiando-se das reservas de carvão mineral e minério de ferro dessa região.
IV. A expansão econômica acelerada das últimas décadas comprova o dinamismo do modelo de planificação central e estatização dos meios de produção.

São corretas:

a) apenas I e II
b) I e III
c) II e III
d) III e IV
e) I, II e IV

15-(UNIFEI) Até meados dos anos 40, estes países possuíam economias exclusivamente agrícolas. Porém, um forte investimento do Estado na educação e no setor industrial permitiu, na década de 70, que eles se tornassem grandes exportadores, elevando o seu crescimento econômico rapidamente. Essa afirmação refere-se aos:


a) países denominados Tigres Asiáticos

b) antigos países comunistas que se tornaram independentes
c) países latino-americanos pertencentes ao Cone Sul
d) países do leste europeu apenas

16-(UNIFEI) Assinale abaixo o grupo de países que atualmente são considerados economicamente emergentes no mundo, que possuem forte industrialização e oferecem boas oportunidades de investimentos internacionais.

a) Portugal, Canadá e Argentina
b) Brasil, China e Tailândia
c) Brasil, México e Alemanha
d) Cuba, Chile e Rússia

17-(UDESC) Assinale a alternativa INCORRETA, sobre a industrialização.


a) Nunca houve na história um tipo de sociedade industrial que não fosse nomeada e produtivamente capitalista, ou seja, não há indústria em uma sociedade que não seja capitalista.
b) A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.
c) A industrialização é um processo, nesse sentido se relacionam as etapas anteriores de produção, como nas manufaturas dos séculos XV, XVI e XVII, nas quais já era possível notar algumas das características da industrialização.
d) A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização.
e) O conceito de industrialização implica uma série de elementos específicos, como: as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas; uma combinação entre as atividades de produção e de consumo; o mercado; o contrato; a moeda como instituições que norteiam a troca entre produtores e consumidores, etc.

18-(PUCMG) Com o avanço do processo de globalização, a industrialização estendeu-se a vários países e regiões do mundo, levando à superação do modelo clássico da Divisão Internacional do Trabalho, em que cabiam aos países ricos a produção e a exportação de manufaturados e aos países pobres a produção e a exportação de matérias-primas. No modelo atual, há uma tendência clara de deslocamento de alguns tipos de indústrias para países periféricos, atendendo a interesses econômicos e estratégicos das grandes corporações.

São exemplos de indústrias que, no processo de desconcentração industrial, privilegiaram sua localização em alguns países periféricos da Ásia e América Latina, EXCETO:

a) indústrias de base, como as siderúrgicas, metalúrgicas ou petroquímicas, pelas vantagens locacionais oferecidas próximo às áreas produtoras das matérias-primas.
b) indústrias de bens de consumo não duráveis ou semiduráveis, como as indústrias de alimentos, bebida ou de vestuário, em virtude da elevada disponibilidade de mão-de-obra barata e da proximidade dos mercados consumidores.
c) indústrias de alta tecnologia, vinculadas a setores como a informática, telecomunicação por satélites e produtos aeroespaciais, que exigem mão-de-obra altamente qualificada e vinculação estreita com grandes centros de pesquisa e universidades.
d) indústrias de bens de consumo duráveis como móveis, eletrodomésticos e automóveis, que, apesar de destinarem-se a um mercado consumidor mais amplo, favoreceram-se de benefícios fiscais e de parcerias locais.

19-(FATEC)
Fonte: OMC - Estatística del Comercio Internacional (2007)

O desempenho das exportações de mercadorias na região do Continente Asiático (menos o Japão), principalmente após os anos 80, pode ser explicado por fatores tais como:

a) a chamada industrialização tardia e/ou planificada da China, dos Tigres Asiáticos e da Índia.
b) a chamada industrialização clássica nos países da ex-URSS, após o fim do socialismo.
c) a criação de blocos econômicos como ASEAN e NAFTA entre os países do continente.
d) a nova inserção do continente na divisão mundial do trabalho como grande produtor agropecuário.
e) a 3ª revolução industrial e as conquistas sociais do neoliberalismo na maior parte destes países.

VESTIBULAR 2008

20-(UFPR) Observe o mapa a seguir:
Com base no mapa e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta.

a) O mapa indica os centros políticos e econômicos das maiores potências militares e geopolíticas do mundo.

b) Estão indicadas as maiores concentrações populacionais de cada uma das grandes civilizações modernas: a americana, a européia, a russa, a negra, a oriental e a austral.
c) A maioria das grandes concentrações urbanas do mundo se localiza no hemisfério Norte, devido ao papel do clima temperado e dos grandes vales pluviais na origem da civilização.
d) As áreas indicadas mostram concentrações urbanas e industriais que vêm perdendo importância relativa na economia mundial em função do crescimento demográfico e industrial da Índia.
e) As áreas indicadas são grandes concentrações industriais em termos de valor da produção, sem considerar diferenças relacionadas à sofisticação dos produtos e da tecnologia.

21-(PUCMG) No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.

a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.
b) Existe incentivo ao consumo dos produtos disponibilizados pela indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.
c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada internacional e/ou nacional, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.
d) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos.

22-(FRB)

O mundo moderno, dominado pela sociedade de consumo, tem na indústria o mais importante dos setores da sua economia: ela provoca o desenvolvimento de atividades que lhe são complementares, como fornecedores de matérias-primas e de energia, fornecendo oportunidade de emprego à mão-de-obra, forçando a sua qualificação, produzem capitais e estimulam o desenvolvimento do comércio, dos
transportes e dos serviços.
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
A indústria é vital para colocar os países na vanguarda do processo de desenvolvimento econômico.

Sobre a evolução da indústria, é correto afirmar:

a) O artesanato que antecedeu à manufatura teve como principal característica um trabalhador altamente especializado.
b) A invenção da máquina a vapor está vinculada à primeira fase da Revolução Industrial que teve como principal base energética o petróleo.
c) A doutrina liberal predominou na segunda fase da Revolução Industrial, tendo sido implantada, na Inglaterra, pelo seu criador Henry Ford.
d) Os Tigres Asiáticos, países de industrialização tardia, se desenvolveram a partir de uma política agressiva, voltada para o mercado interno.
e) A reengenharia e o just in time são elementos da terceira fase da Revolução Industrial que teve seu modelo derivado do Toyotismo.

23-(FMTM) Considere os itens apresentados a seguir para responder a questão.


I. A demanda para o mercado interno serve de apoio ao desenvolvimento da indústria nacional, e uma pequena parte da produção é voltada à exportação.
II. Leis trabalhistas semelhantes às vigentes nos países em que vigora o modelo de estado do bem-estar social.
III. Existência de mão-de-obra qualificada e disciplinada, como resultado do investimento estatal na educação básica e ensino técnico.
IV. Produtos manufaturados dominam a pauta de exportações, auxiliados por taxas de câmbio sub-valorizadas e facilidades para exportação.
V. Grandes complexos industriais estão instalados em áreas especiais, geralmente no litoral, associadas a modernos portos.

As características do modelo econômico de plataformas de exportação dos Tigres Asiáticos estão expressas apenas em

a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) II, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

24-(FALM) A China é uma das economias que mais crescem no mundo, pois já possui o quarto maior PIB atrás apenas de Estados Unidos, Japão e Alemanha. Isso se deu principalmente à abertura de sua economia. A respeito das zonas econômicas chinesas, considere a alternativa correta:

a) Possuem mão de obra onerosa e abundante

b) Foram apoiadas por uma sólida infra-estrutura de tal forma que permitisse a entrada de capital financeiro
c) Produção agroindustrial diversificada e voltada ao mercado interno.
d) Proximidade das áreas aeroportuárias e rurais
e) Abertura de mercado ao capital estrangeiro e com participação estatal moderada.

25-(UFRR) A China ocupa o centro das atenções no noticiário econômico e político mundial. O seu rápido crescimento industrial permite, por exemplo, que seja responsável pela produção de mais de 50% dos brinquedos, relógios e calçados no mundo. Esse rápido crescimento poderá levar a várias consequências, EXCETO:

a) A busca de fontes de energia e de matéria prima.
b) Diminuição da dependência de fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis.
c) A parcela da população cujo padrão de vida melhorou, começa a comprar carros e a poluir ainda mais as áreas urbanas.
d) Alterações no campo causando êxodo rural.
e) Maior participação no comércio internacional de produtos industrializados.

26-(UFPI) A partir da Revolução Industrial, cada vez mais, o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Ao longo do século XX, esse processo se caracterizou, principalmente, por:

a) Alianças bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial, para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos.
b) Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros.
c) Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saúde das populações pobres.
d) Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associada ao grande endividamento externo.
e) Democratização dos mecanismos de troca internacional, premida pela elevação constante dos preços das matérias-primas em níveis superiores aos dos produtos industrializados.

27-(UNIFOR) Os "velhos tigres asiáticos", entre os quais se destaca a Coreia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação

a) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.
b) a presença de sindicatos fortes e combativos.
c) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.
d) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.
e) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular.

VESTIBULAR 2007

28-(UTFPR)

“Os movimentos que vêm modificando as relações de trabalho guardam relação com a implantação de um novo padrão de acumulação (com raízes no chamado toyotismo), que teve lugar no Brasil especialmente a partir dos anos 90, em paralelo com a intensificação da abertura comercial e financeira.

A exposição da economia à competição internacional contribuiu para a incorporação de processos de reestruturação produtiva, os quais flexibilizaram o mercado de trabalho – aumentando a liberdade dos empregadores na contratação e demissão de mão-de-obra – e introduziram novas tecnologias que tornaram obsoletos certos postos de trabalho.”
PINHEIRO, A lessandro Maia; ÁLVARO, Maria Angela Gemaque. Informalidade na região metropolitana de Belém:

Em relação às conseqüências do processo descrito no texto, assinale a única alternativa INCORRETA.


a) Nos EUA o chamado toyotismo foi responsável pela transferência da força industrial para as regiões Oeste e Sul, onde formam o chamado Sun Belt.
b) A flexibilização do mercado de trabalho obriga a PEA a ter maior nível de especialização, exigência dos melhores empregos no setor terciário.
c) Nos países desenvolvidos promoveu a migração da População Ativa para o setor terciário, que hoje emprega a maior parte da população adulta.
d) Em países emergentes à liberação da mão-de-obra da indústria somou-se a PEA que vem do campo em função da crescente mecanização rural.
e) A perda dos cargos industriais para a automação sempre resultou na criação de um número maior de postos de trabalho que o de desempregados.

29-(UTFPR) Sobre os Estados Unidos destacamos as seguintes afirmativas:

I) Os EUA dispõem da menor rede ferroviária articulada do mundo, contando com apenas 170 mil km, e o seu maior entroncamento ferroviário situa-se na cidade de Washington.
II) Chipitts e Boswash, próximas à região dos Grandes Lagos, formam megalópoles que contém um pólo industrial alta-mente diversificado, onde encontramos indústrias siderúrgica, metalúrgica, mecânica, naval, eletrônica, automotiva, petroquímica, alimentícia, têxtil entre outras.
III) No Estado do Kansas há um destaque para as indústrias mecatrônica e bélica além da aeroespacial.
IV) O Sun Belt ocupa a área ocidental meridional. Nesta faixa encontramos empresas características da 3ª revolução industrial como a microinformática, microeletrônica, mecatrônica e biotecnologia entre outras.
V) A concentração das indústrias cinema-tográficas e Disney World se verificam no Estado de Utah.

Estão corretas somente:


a) I e II.

b) I e V.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I e IV.

30-(UFSC) A partir do final da década de 1970, a China vem promovendo um intenso processo de reformulação econômica. Sobre as mudanças ocorridas a partir desse período, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Tais mudanças não alavancaram a economia chinesa, pois o país continua tendo déficit na sua balança comercial, como aqueles registrados no período da Revolução Cultural.
02. Deng Xiao Ping começou a transformação pela agricultura, promovendo o assalariamento rural e subsidiando o povo para a compra de produtos agrícolas.
04. A partir da criação das Zonas Econômicas Especiais, a China vem enfrentando um forte êxodo rural.
08. A política de abertura econômica na China significou a adesão completa a uma economia de mercado nos moldes capitalistas.
16. Potência nuclear, a China tem atualmente como principal ponto de tensão o Japão, pois os chineses pretendem reintegrar o arquipélago japonês ao seu território.
Resposta: 02 + 04 = 06

31-(UFRJ)

Bangalore, o Vale do Silício indiano, uma ilha futurista em meio ao caos urbano que caracteriza a maioria das cidades indianas.
(Adaptado de Folha de São Paulo, 10/09/2006)

Apresente dois fatores que propiciaram os investimentos externos no setor de serviços tecnológicos na Índia.

Resposta:
Entre os fatores que propiciaram os investimento externos no setor de serviços tecnológicos na Índia estão: abertura ao capital estrangeiro; política de privatização; qualificação e baixos salários de uma parcela da população; uso da língua inglesa por grande parte dos indianos; crescimento de uma parcela do mercado interno.

32-(UFG) Observe a imagem e o texto a seguir.
Cena do filme Tempos Modernos

“Tempos modernos, filme de 1936, cuja temática ultrapassa a tragédia da existência individual e coloca em cena o conflito entre o homem e o taylorismo.”
BODY-GENDROT, Sophie. Uma vida privada francesa segundo o modelo americano. In: DUBY, Georges; ARIÈS, Philippe. História da vida privada. V.3, p. 535. [Adaptado].

Considerando a imagem e o fragmento,
a) indique duas características do taylorismo;
b) explique o novo tipo de conflito sugerido no texto.
Resposta:
a) Frederick Taylor (1856-1915) concebeu o que se denominaria o “taylorismo”, que se caracteriza por:
- aplicação de métodos científicos para obter uniformidade na produção e reduzir custos;
- planejamento das etapas de trabalho (metodologia para o trabalho), visando ao aumento da produção;
- treinamento de trabalhadores para produzir mais e com mais qualidade;
- especialização do trabalho (o trabalho deve ser realizado tendo em vista uma sequência e um tempo pré-determinados para que não haja desperdício operacional);
- inserção de supervisão funcional e do planejamento de cargos e tarefas (todas as fases do trabalho devem ser acompanhadas, o que aumenta o controle sobre a atividade e o tempo de trabalho do operário);
- o fordismo (anos 20) é expressão prática da concepção taylorista.
b) a presença das máquinas e a necessidade do trabalhador de acompanhar seu ritmo para que se alcance o maior índice de produtividade provoca uma sujeição do homem à máquina, sujeição marcada pela repetição reflexa dos movimentos e pelo aparecimento de novas enfermidades ligadas ao espaço de trabalho. As sequências do filme “Tempos Modernos” explicitam a crítica no que diz respeito à adequação corporal do trabalhador a esse novo mundo da produção, dominado pelas máquinas.

33-(Ufc)
A revolução técnico-científica e informacional produzida no século XX, a qual se estende aos nossos dias, trouxe profundas mudanças nos sistemas de produção e nas relações de trabalho que incidem diretamente sobre a organização do espaço geográfico. Acerca das novas formas de relações de trabalho, é possível afirmar, corretamente, que:


a) nos países desenvolvidos, com o grande avanço tecnológico, o desemprego foi reduzido e os sindicatos foram fortalecidos, respondendo aos interesses trabalhistas.
b) o sistema de flexibilização da produção (modelo toyotista), que acarretou mudanças nas relações de trabalho, aplica-se apenas à indústria japonesa.
c) o regime de trabalho permanente nas empresas industriais e de serviços ampliou-se, e foram fortalecidos os direitos sociais dos trabalhadores.
d) a terceirização tem sido utilizada pelas empresas como uma das formas de flexibilização das relações de trabalho.
e) a substituição progressiva do trabalho humano pelo informatizado foi restrita aos setores agrário e industrial.

34-(PUCRS) Responder à questão com base no texto a seguir, referente a um país da Ásia.

Sendo um dos países mais populosos do mundo, tem passado, desde a década de 90 do século XX, por transformações no seu espaço geográfico, fato que, por um lado, aponta para a globalização e para o desenvolvimento tecnológico e, por outro, acentua as diferenças sociais. A formação de mão-de-obra especializada destaca-se na produção de softwares,aviões, pesquisas espaciais, supercondutores e no desenvolvimento das biociências. Embora durante a Guerra Fria esse país tenha procurado não se envolver com alinhamentos propostos pelos Estados Unidos ou pela União Soviética, tem historicamente encontrado dificuldades de relacionamento com os seus vizinhos, em especial com o Paquistão.

O país a que o texto se refere é:


a) a China.
b) o Japão.
c) a Arábia Saudita.
d) a Índia.
e) o Irã.

35-(PUCRS) Para responder à questão, considere a relação existente entre o espaço geográfico e as respectivas áreas de maior concentração industrial, preenchendo os parênteses com V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Europa Oriental – Sul da Espanha e Norte da Itália.
( ) China – Setor Norte, junto à fronteira com a Mongólia.
( ) Canadá – Setor Sudeste, no eixo formado entre as cidades de Montreal e Toronto.
( ) Brasil – Região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.

O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – V – F – V
b) F – F – V – V
c) V – V – F – F
d) V – F – V – F
e) F – V – V – V

36-(CEFESP)
A área hachurada no mapa representa o Vale do Ruhr, sobre o qual foi publicada a seguinte matéria:

Sucata vira pólo turístico na Alemanha

Muros de escalada nas paredes de velhas fábricas. Parques e muito verde em meio a antigas minas de ..1.. Festivais de teatro, de design e de música em antigas indústrias ..2.. abandonadas. O entretenimento, o turismo e até o verde estão mudando a fisionomia dos antigos complexos industriais de uma das regiões mais decadentes e feias da Europa.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas 1 e 2 da frase.


a) cobre têxteis
b) bauxita petroquímica
c) ferro alimentícia
d) carvão siderúrgicas
e) estanho metalúrgica

37-(FGV-DIREITO)
A China, quarta economia mundial, segundo os dados do Banco Mundial, é considerada uma “economia socialista de mercado”. Sua abertura econômica teve início no final dos anos de 1970, através de um conjunto de medidas que geraram, gradativamente, uma integração entre a economia chinesa e empresas e países capitalistas.


a) Quais as características gerais do processo de abertura da economia chinesa?
b) Explique os principais atrativos da economia chinesa para os investidores estrangeiros.
Resposta esperada
a)
1. Com a morte do líder comunista Mão Tsé-tung (1976) e ascensão ao poder do líder Deng Xiaoping, o governo chinês deu início a uma série de reformas no campo e na cidade com o objetivo de conduzir o país a um processo de abertura econômica controlado por um governo centralizado de orientação comunista.
2. Foram criados pólos de desenvolvimento industrial e tecnológico (com controle da participação do capital estrangeiro) e as Zonas Econômicas Especiais (onde não há restrição à participação do capital estrangeiro), que se destinam à plataforma de exportação de produtos industriais.
3. Além da entrada do capital estrangeiro, houve a inserção da China no fluxo financeiro internacional (bolsa de Xangai e Shenzen) com incremento do fluxo comercial. Destaca-se, ainda, a entrada da China na OMC.
4. A política de desvalorização da moeda chinesa em relação às estrangeiras é fator favorável à maior competitividade dos produtos chineses na economia internacional.
b)
1. A China representa o mais promissor mercado consumidor do mundo, com um mercado potencial de 1,3 bilhão de habitantes e um mercado real de 400 milhões de chineses incorporados à sociedade de consumo.
2. Situa-se em uma posição privilegiada, nas proximidades de importantes economias como Japão, Coréia do Sul e Índia.
3. Possui mão-de-obra abundante, barata e disciplinada quando comparada com outros países e regiões do mundo capitalista.
4. É rica em recursos naturais e tem investido na geração e melhoria da infra-estrutura de transportes, energia e comunicações.
5. Impostos relativamente baixos.

FONTE: GEOGRAFIAPARATODOS
REVISADO: GEOCONCEIÇÃO

GABARITO:
1-C 2-D 3-- 4-E 5-B 6-A 7-- 8-D 9-B 10-B 11-A 12-D 13-D 14-A 15-A 16-B 17-A 18-C 19-A 20-E 21-D 22-E 23-E 24-E 25-B 26-D 27-C 28-E 29-D 30-06 31-- 32-- 33-D 34-D 35-B 36-D 37--

Nenhum comentário: