terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PROVAS E GABARITOS SOBRE BLOCOS ECONÔMICOS.


VESTIBULAR 2014

(UPE) A combinação de dispersão espacial e integração global criou novo papel estratégico para as principais cidades que compreendem os fluxos globais. Essas cidades agora funcionam em novas formas de redes produtivas, como

I. pontos de comando altamente concentrados na organização da economia mundial.
II. localizações-chave para empresas financeiras e de serviços especializados.
III. locais de produção, inclusive a produção de inovação em importantes setores da economia.
IV. mercados para os produtos e para as inovações produzidas.

Está CORRETO o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

(UPE) Analise o texto a seguir:

Há um modo de pensar a superação da crise a partir da teoria keynesiana, mediante o aumento dos gastos sociais, socializando os custos da reprodução social, numa linha oposta à neoliberal, de privatização de tais custos em termos de previdência, de educação. A socialização de tais custos me parece um bom caminho inicial. A outra peça da teoria keynesiana é o investimento em infraestrutura. Os chineses perderam 30 milhões de empregos entre 2008 e 2009, por conta do colapso das indústrias de exportação. Em 2009, eles tiveram uma perda líquida de só três milhões de empregos, o que significa dizer que eles criaram 27 milhões de empregos em cerca de nove meses. Isso foi resultado de uma opção pela construção de novos edifícios, novas cidades, novas estradas, represas, todo o desenvolvimento de infraestrutura, liberando uma vasta quantidade de dinheiro para os municípios, para que suportassem o desenvolvimento. Essa é uma clássica solução “sinokeynesiana” e me parece que uma coisa semelhante aconteceu no Brasil, por meio do Bolsa-Família e de programas de investimento estatal em infraestrutura.
David Harvey, 2012. Revista do IPEA. Adaptado.

O autor cita a teoria Keynesiana e sua linha oposta, o neoliberalismo. Sobre as diferenças entre essas duas posições teóricas, é CORRETO afirmar que o

a) Keynesianismo é um conjunto de ideias, que propõe a intervenção estatal na vida econômica, enquanto o neoliberalismo é um sistema econômico, que prega uma participação mínima do Estado na economia.
b) ideário do neoliberalismo tem como ponto forte o aumento da participação estatal nas políticas públicas, enquanto a ideologia Keynesiana fomenta a liberdade e a competitividade de mercados.
c) neoliberalismo estimula os valores da solidariedade social conduzida pelo Estado máximo, enquanto o Keynesianismo faz a defesa de um mercado forte em que a iniciativa privada deve intervir como promotora de privatizações.
d) ideário do Keynesianismo defende um mercado autorregulador no qual o indivíduo tem mais importância que o Estado, enquanto o neoliberalismo argumenta que quanto maior for a participação do Estado na economia mais a sociedade pode se desenvolver, buscando o bem-estar social.
e) poder da publicidade na sociedade de consumo para satisfazer a população é um grande aliado da política Keynesiana, enquanto as ideias neoliberais não são favoráveis a soluções de mercado, opondo-se ao corporativismo empresarial.

(UFAL)



Fonte: MDIC / MAPA / Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br
Disponível em: http://www.ourofino.com. Acesso em: 08/12/2013

A análise da balança comercial brasileira, no período mostrado no gráfico, permite inferir que
a) em alguns anos o agronegócio foi responsável pelo déficit nas contas externas do país.
b) o agronegócio tem o mesmo volume de exportação quando comparado às demais atividades econômicas.
c) o agronegócio só ganhou importância para as exportações na última década.
d) o período mais negativo para o agronegócio está relacionado as fases de crise internacional.
e) o agronegócio é responsável pelo maior volume de exportações do Brasil.

(UFAL) No campo político, “o capitalismo transformado em sentido neoliberal minou as bases da democracia liberal representativa” e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à
economia”, [...]. O processo de globalização é na essência um ataque às conquistas democráticas do século 19 e, sobretudo, do século 20. O objetivo exitoso da “grande contraofensiva neoliberal” era criar um sistema político-econômico livre de “interferências democráticas”.

Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 09/12/2013 (adaptado).

O texto defende um argumento bastante presente nas críticas ao neoliberalismo. Ele se baseia no fato do neoliberalismo
a) aumentar o número de empresas que fornecem produtos e serviços aos governos.
b) focar suas forças na ampliação da rede de relações comerciais entre países.
c) se concentrar na oferta do bem-estar social sem o auxílio das instituições oficiais.
d) buscar a não intervenção do Estado na economia e a privatização de estatais.
e) deixar a escolha das regras econômicas por conta dos consumidores.

(UEPA) Leia o texto para responder a questão.

Os governos de alguns países subdesenvolvidos adotaram efetivamente o modelo neoliberal a partir dos anos 1990, para se alinhar ao modelo político e econômico mundial, expresso pelas ações governamentais de atração de capitais estrangeiros, viabilizando sua fluidez e contribuindo para o consequente sucesso dos investimentos externos.

De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o neoliberalismo, assinale a alternativa correta.
a) O maior interesse do neoliberalismo é a privatização das estatais, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce no Brasil, o que propiciou o uso de tecnologias modernas e a consolidação da democracia no país.
b) Com tal modelo houve gradativa internacionalização dos países pobres e a homogeneização por parte de empresas estrangeiras, comumente oriundas de países ricos, justificando, desta forma, a redução da hierarquia econômica internacional.
c) Neste modelo, o governo visa à estabilidade monetária e inflacionária do país, a partir do aumento salarial, para ampliar o consumo da classe pobre aos produtos nacionais, propiciando o alinhamento desses países ao modelo político e econômico mundial.
d) Tal modelo político e econômico aponta para menor participação do Estado na vida econômica e social sem, contudo reduzir seu poder de intervenção diante das negociações e relações diplomáticas internacionais.
e) Atualmente a interdependência econômica mundial vem sendo realizada entre Estados, por meio de acordos capitalistas silenciosos, que geralmente são desconhecidos por uma parcela significativa dos habitantes, os quais passaram a conhecê-los por meio do neoliberalismo.

(UCS) Observe o trecho da música Disneylândia, dos Titãs, que faz referência ao processo de transformação do mundo capitalista, principalmente a partir da década de 1980.

                                          Disneylândia

                                                        Música hindu contrabandeada
                                                        por ciganos poloneses faz sucesso
                                                        no interior da Bolívia [...]
                                                        Multinacionais japonesas instalam
                                                        empresas em Hong Kong e
                                                        produzem com matéria-prima brasileira
                                                        para competir no mercado americano.

Fonte: Titãs. CD Titanomaquia, Rio de Janeiro.WEA,1993. In: DADÁ, Martins e outros. Geografia, Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Educacional, 2010, p. 486.

Esse processo ficou conhecido como
a) Nova Ordem Mundial.
b) Organização do Espaço Mundial.
c) Regionalização.
d) Globalização.
e) Ordem Geopolítica.

(UFSM)



Assinale a alternativa correta.
a) Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção.
b) Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.
c) Asserção correta, razão errada.
d) Asserção errada, razão correta.
e) Asserção e razão erradas.

(UFSM)

“Moro em Portland, Oregon, onde a Nike tem a sua sede empresarial. [...] Precisando de tênis novos, comecei a procurar. [...] Pegava um tênis atrás do outro e lia 'Made in China', 'Made in Korea', 'Made in Indonesia', 'Made in Thailand'. Comecei a pedir tênis fabricados nos EUA aos balconistas. Os poucos que não ficaram confusos me disseram que não existem tênis fabricados nos EUA.”
Fonte: Americanos fabricam os seus tênis em toda parte. Jornal Folha de São Paulo, 2 out. 1994.

A partir do texto, considere as afirmativas:
I - A Globalização introduziu um novo ritmo à economia, isto é, um caráter mais regional tanto da produção industrial quanto da comercialização e do consumo.
II - A Globalização estimulou as economias do Primeiro Mundo, levando-as a incrementar e expandir as suas tradicionais áreas industriais, como são os casos de Manchester e Detroit.
III - A Globalização deslocou os centros de produção para as áreas do planeta que oferecem preços e condições de menor custo para as matérias-primas e mão de obra.
IV - A Globalização internacionalizou o capital e alterou os ritmos da indústria, do comércio, da comunicação e dos transportes, criando uma crescente interdependência entre os países.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I e II.
b) apenas III e IV.
c) apenas III.
d) apenas IV.
e) I, II, III e IV

(FMJ) Os avanços tecnológicos relacionados à informática e às comunicações permitiram que um número maior de pessoas tivesse acesso a mais informação, a um custo mais baixo. No contexto da globalização, é correto afirmar que a internet, como sistema técnico,
a) elimina as relações comerciais face a face da economia popular por transações virtuais irrestritas.
b) proporciona um ambiente informacional seguro e livre de falhas para as agências governamentais desenvolverem seus projetos estratégicos.
c) subsidia formas sustentáveis de produção por não demandar bases materiais para existir e funcionar.
d) operacionaliza múltiplos interesses que atendem desde objetivos comerciais aos sociais.
e) prejudica a viabilidade dos investimentos especulativos por concentrar grande quantidade de informações.

(FUVEST) O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.

Octávio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.

Neste texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva à 
a) padronização da vida cotidiana.    
b) melhor distribuição de renda no planeta.    
c) intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais.    
d) maior troca de saberes entre gerações.    
e) retração do ambientalismo como reação à sociedade de consumo.    

(UERJ) O que unia toda a oposição ao programa de Margaret Thatcher era uma suspeita de que a filha do merceeiro estava determinada a monetarizar o valor humano, de que ela não tinha coração. Mas, se os leitores de hoje voltassem no tempo até o fim dos anos 70, poderiam ficar irritados ao descobrir que a programação da TV do dia seguinte era um segredo de Estado que não se compartilhava com os jornais. Thatcher transformou de tal maneira a vida cotidiana que hoje mal nos damos conta. A morte de Margaret Thatcher, em abril de 2013, ocasionou muitos debates na imprensa acerca de suas ações como primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, como exemplifica o texto.
 FIan McEwan
Adaptado de Folha de São Paulo, 14/04/2013

 No contexto internacional da época, a política econômica da governante britânica foi associada a estratégias vinculadas à prática do:
a) fordismo   
b) trabalhismo   
c) corporativismo   
d) neoliberalismo   

(UERJ)


  (UERJ)
 A distribuição espacial da produção técnico-científica entre os países, parcialmente apresentada no mapa, é um dos fatores que explicam as desigualdades socioeconômicas entre as nações. Pela importância do mercado consumidor norte-americano, quase todos os produtos ou tecnologias relevantes desenvolvidos no mundo são registrados nesse país.
Um resultado dessa espacialidade diferenciada é a formação de um grande fluxo financeiro internacional para as empresas dos países desenvolvidos.

Esse fluxo está mais adequadamente associado a:
a) pagamentos de licenças   
b) capitais para especulação   
c) compensações de impostos   
d) investimentos em infraestrutura   

(UERJ)



As consequências do processo de globalização e da atual crise econômica nos Estados Unidos têm levado norte-americanos a procurar oportunidade de trabalho em outros países, como o Canadá.
Na charge, a pergunta irônica do empresário expõe a seguinte contradição da atuação das empresas globais nos E.U.A.:
a) criação de rede planetária de transportes − limite à exportação de capitais   
b) expansão de produção terceirizada − consumo dependente de empregabilidade   
c) prioridade de investimento no setor industrial de base − concentração financeira na Ásia   
d) política de ampliação dos benefícios trabalhistas − restrição à mobilidade espacial de imigrantes          



VESTIBULAR 2013

(UNICENTRO) Sobre a ação do Estado na política econômica e social de um país e suas repercussões nas sociedades contemporâneas, assinale a alternativa correta.
a) Nos regimes socialistas derivados do antigo bloco soviético o Estado apresenta-se pouco atuante, sendo que as comunas populares controlam o sistema produtivo e o poder.
b) A social democracia caracteriza-se pela valorização da iniciativa privada e pela ausência de seguridade social do Estado. Os serviços de saúde, educação e seguridade social são privados.
c) No capitalismo neoliberal o Estado não é controlador do mercado, favorecendo a livre iniciativa e a livre competição entre as empresas. Não prioriza o protecionismo da produção industrial nacional.
d)O Estado laico caracteriza-se pela ingerência religiosa nos assuntos de Estado. O Irã é um exemplo de Estado laico.
e) O Parlamentarismo é a forma de representação própria das monarquias e dos regimes totalitários; o Presidencialismo é próprio das democracias socialistas.
                                        
(MACK) Segundo Wallerstein (1991), o capitalismo “... foi, desde o início, um elemento da economia mundial e não dos estados-nação. O capital nunca permitiu que suas aspirações fossem determinadas por fronteiras nacionais.” Considere as afirmações a respeito do modo de produção capitalista abaixo.

I. O capitalismo comercial marca o período dos estados absolutos e do intervencionismo estatal na economia, o que denominamos de mercantilismo.
II. O capitalismo financeiro globalizado acelera a concentração de capitais, gerando grandes conglomerados econômicos; mas, em contrapartida ao avanço capitalista mundial, ampliou-se a exclusão social e a marginalização dos países periféricos.
III. Tanto o capitalismo comercial quanto o capitalismo financeiro aplicam as diretrizes do liberalismo econômico, especialmente no que diz respeito ao livre comércio e ao fim dos monopólios comerciais.

É correto assinalar que

a) somente a afirmativa I está correta.
b) somente a afirmativa III está correta.
c) somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) somente as afirmativas I e III estão corretas.
e) somente as afirmativas I e II estão corretas.

(FUVEST)

Com base nas charges e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
aApesar da grave crise econômica que atingiu alguns países da Zona do Euro, entre os quais a Grécia, outras nações ainda pleiteiam sua entrada nesse Bloco.   
b) A ajuda financeira dirigida aos países da Zona do Euro e, em especial à Grécia, visou evitar o espalhamento, pelo mundo, dos efeitos da bolha imobiliária grega.   
c) Por causa de exigências dos credores responsáveis pela ajuda financeira à Zona do Euro, a Grécia foi temporariamente suspensa desse Bloco.   
d) Com a crise econômica na Zona do Euro, houve uma sensível diminuição dos fluxos turísticos internacionais para a Europa, causando desemprego em massa, sobretudo na Grécia.   
e) Graças à rápida intervenção dos países membros, a grave crise econômica que atingiu a Zona do Euro restringiu-se à Grécia, França e Reino Unido.   

(CEFET-MG) A questão (29) refere-se ao trecho abaixo.

A rede, um meio que, por sua vocação e natureza técnica, é uma espécie de ágora, candidata-se a contribuir para a modelagem do novo espaço urbano e metropolitano, mediando o local e o global, o material e o digital, o passado e o futuro, a memória e o projeto.

GUIDI, Leda. Democracia eletrônica em Bolonha: A rede Iperbole e a construção de uma comunidade participativa on-line.
 In: CEPIK, Marco e EISENBERG, José. Internet e Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

O uso dos sistemas técnicos em rede no planejamento urbano participativo pode ser verificado na(no)
a) implementação de programas de inclusão social em escala global.
b) disseminação de informações governamentais de domínio público.
c) formulação de pareceres técnicos para gerenciamento de áreas de risco.
d) deliberação sobre código de posturas para a organização do município.
e) tratamento de dados espaciais para a gestão turística de áreas conurbadas.

(URCA) O espaço industrial brasileiro, vem apresentando uma dinamicidade provocada pela mundialização da economia, pela revolução técnico-­científica informacional e por outros fatores que permitem caracterizá-­lo, atualmente, da seguinte forma:
a) Armazenamento, transmissão sem rede de informação e segmentação da produção localizada.
b) Meio técnico ­informacional, que permite a secundarização, segmentação da produção mundializada e organização do setor primário pré­ capitalista.
c) Produção de novos materiais ligados somente ao setor terciário, inclusão do meio técnico na produção de bens não duráveis e não utilização de fonte de energia.
d) Desarticulação entre a pesquisa e a tecnologia, o processo de seleção de sementes e busca de mão-­de­-obra qualificada local.
e) Informatização, segmentação da produção de bens, articulação entre a pesquisa e a tecnologia e a produção de novos materiais.

(IFBA)


Disponível em: . Acesso em 01 jul. 2013.

O desenvolvimento tecnológico vem sendo um elemento definidor do espaço na globalização, em suas múltiplas escalas e dimensões geográficas. Nesse sentido, pode-se afirmar que

a) as empresas multinacionais impulsionam a uniformização dos padrões de estética e consumo nas periferias capitalistas, induzindo assim o desenvolvimento econômico local.
b) a revolução tecnológica possibilitou a articulação da sociedade global em rede, definindo novos significados para as fronteiras espaciais que convergem para a integração política do espaço geográfico mundial.
c) o espaço globalizado é marcado pela descentralização espacial da indústria e por profundas transformações técnicas na produção industrial, sendo, contudo, preservados os direitos sociais da classe trabalhadora.
d) a utilização intensiva da tecnologia na produção industrial também vem impactando o mercado de trabalho, sendo reduzida de forma significativa a participação do setor de serviços na economia capitalista.
e) a técnosfera é a expressão geográfica da esfera técnica que repercute diretamente na prática econômica, política e social, constituindo-se numa nova base nova para o entendimento da regionalização mundial.

(UNCISAL) Com base no texto abaixo e nos conhecimentos sobre a temática globalização,

A Globalização não apaga nem as desigualdades nem as condições que constituem uma parte importante do tecido da vida social nacional e mundial. Ao contrário, desenvolve umas e outras, recriando-se em outros níveis, com novos ingredientes. As mesmas condições que alimentam a interdependência e a integração, as desigualdades e contradições, em âmbito tribal, regional, nacional, continental e global.

é correto afirmar que,

a) a importação do cinema norte-americano e da literatura europeia configura-se em um dos aspectos da globalização que afeta positivamente o Terceiro Mundo.
b) a revolução tecnológica constitui-se na grande conquista da era da globalização, pois ela garante o estabelecimento de regimes democráticos no mundo.
c) num mundo globalizado, a desigualdade, que é parte integrante das sociedades, desaparece em função do desenvolvimento igualitário da relação de produção material e cultural.
da globalização constitui-se em um fenômeno de abertura das economias rumo a uma integração mundial e é, ao mesmo tempo, seletiva, pois não envolve todas as regiões, atividades e segmentos sociais.
e) a globalização caracteriza-se pela valorização das culturas locais visando à criação e à implantação de democracias multiculturais nas Américas e na Ásia.

(UDESC) O início do século XXI vem sendo marcado por uma grave crise financeira e econômica mundial, culminada por diferentes eventos. Alguns analistas comparam parte de seus efeitos com aqueles decorrentes da crise da primeira metade do século XX marcada pela _____________. Ao contrário da precedente, a atual crise não pode ser marcada por um único evento, mas sim eventos, como, por exemplo, o estouro da “bolha da internet” (Índice Nasdaq), em 2001, a quebra de bancos de investimentos importantes nos EUA, em 2008, dentre outros. Em suas diferenças e especificidades, porém, pode-se afirmar que ambas as crises são _____________ e geraram _____________. Igualmente que afetaram, sem precedentes, a economia de diferentes países, sendo grande parte por causa da ______________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco, na sequência estabelecida, com as respectivas informações que se integram ao contexto.

a) crise dos suprimes – nacionais – superinflação – crise das moedas como dólar e o euro
b) quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929 – mundiais – recessão – interdependência entre os mercados
c) Primeira Guerra Mundial, em 1914 – mundiais – guerra – indústria armamentista
d) crise do café no Brasil, em 1929 – regionais – crescimento – comodities
e) quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, 1929 – diferentes, pois uma era local e outra mundial – medo do comunismo e agora medo do esfacelamento da União Européia – crise política e econômica na Europa e EUA
VESTIBULAR 2012

(UNIFENAS) A analisada sobre várias perspectivas. A estrutura supranacional criada no pós-guerra, que reuniu a gênese da Comunidade Europeia para ampliar o espaço geoeconômico do mercado comum, parece arruinada, apesar da União Europeia (UE) constituir hoje um bloco comunitário de relevância no cenário internacional. Considerando seus conhecimentos sobre a gênese da Comunidade Europeia que se transformou na atual União Europeia (UE), associado ao atual processo de crise que atinge azona do euro, são feitas as seguintes observações:
I) A integração econômica surgiu no pós-guerra como elemento chave para a reconstrução da Europa Ocidental, envolvendo França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com a criação da Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) em 1952.
II) Em 1957, o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom).
III) Posteriormente, em 1967, CECA, CEE e Euratom se fundem, constituindo a Comunidade Europeia e iniciando a trajetória que eliminaria as restrições relacionadas à circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços como prioridades à oficialização do mercado comum supranacional.
IV) O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, oficializou a criação da União Europeia (UE), sucessora da Comunidade Econômica Europeia e determinou a restrição à entrada de novos países membros, iniciando o processo de retração do bloco quanto a futuras adesões.
V) A crise europeia envolve, entre outras razões, a baixa sincronia existente entre os elementos político-institucional e econômico-financeiro na estrutura do bloco, associadas ao descontrole das contas públicas de algumas nações da zona do euro.
VI) Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - são países que se encontram em posição delicada dentro da zona do euro, pois atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e se endividaram excessivamente.
Das afirmações acima, estão corretas
a) Todas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) I, II, III, V e VI, apenas.
e) I, III, IV e VI, apenas.

(UNIFOR) O presidente Barack Obama visitou o Brasil recentemente. Um dos pontos da agenda foi o aprofundamento do comércio entre Brasil e Estados Unidos. Este país já foi nosso maior parceiro comercial, tendo perdido espaço desde fins dos anos 1970. Hoje o comércio exterior brasileiro é mais diversificado, incluindo um grande número de países em diferentes regiões. Sobre o assunto, é correto afirmar que:
a) A China é o maior parceiro comercial do Brasil, interessada em importar bens industrializados.
b) O Japão é o maior parceiro comercial brasileiro, dada a grande comunidade de origem japonesa que vive no Brasil.
c) A China é o maior parceiro comercial brasileiro, interessada em importar particularmente bens primários.
d) A Argentina é o maior parceiro comercial do Brasil, devido à participação no Mercosul.
e) O Japão é o maior parceiro comercial do Brasil, interessado em importar bens industrializados.

(UNIFOR) Nos últimos anos, foram observadas situações de fragilidade na economia mundial, com empresas e países enfrentando sérias crises financeiras. Como resultado dessas crises, por exemplo, foram realizados programas de ajuda econômico- financeira de emergência para países com dificuldades para pagar suas dívidas. Marque a alternativa que identifica somente países que receberam esse tipo de ajuda econômico- financeira no período 2010/2011.
a) Brasil, Chile e México.
b) Rússia, China e Coréia do Sul.
c) Venezuela, Colômbia e Uruguai.
d) Dinamarca, Finlândia e Noruega.
e) Irlanda, Grécia e Portugal.

(UNIFOR) Os exportadores brasileiros protestam constantemente contra a sobrevalorização da taxa de câmbio, que prejudicaria as exportações do Brasil e aumentaria o nível de importações. Este incremento nas importações estaria provocando um processo de desindustrialização dentro do país. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:
a) A sobrevalorização cambial prejudica as exportações, pois aumenta os preços dos produtos exportados.
b) A sobrevalorização cambial prejudica a indústria brasileira pois diminui os preços dos produtos importados.
c) A sobrevalorização cambial estimula as importações pois aumenta o valor do dólar.
d) A sobrevalorização cambial em geral diminui o preço das importações, inclusive o preço dos insumos importados usados palas empresas no Brasil
e) A sobrevalorização cambial, em um regime de câmbio flutuante, ocorre quando há uma oferta excessiva de dólares.

(UDESC) O novo rearranjo, ou a nova ordem mundial, tem imprimido uma série de modificações ao mundo contemporâneo. Uma dessas mudanças é a aglomeração de alguns países em blocos. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar:
a) ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas, e envolve somente os países do Mercosul.
b) A ALCA é a união do Nafta com o MERCOSUL, para fazer frente aos avanços da Comunidade Europeia.
c) Fazem parte do Tratado de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA o Canadá, o México e os Estados Unidos.
d) Os EUA recusaram-se a fazer parte do MERCOSUL, pois amargam o maior deficit da balança comercial de sua história, algo em torno de US$ 200 bilhões.
e) A ALCA é uma proposta de Fidel Castro no sentido de criar uma área de livre comércio do Alasca à Terra do Fogo.

(Unimontes) Após a Segunda Guerra Mundial, além de se formarem os grandes blocos, diversos países se reuniram em organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de diversos tipos.
Fonte: TERRA, L. e COELHO, M. de A. Geografia Geral e Geografia do Brasil: O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005.
Considerando a integração econômica que ocorre no interior dos blocos regionais, relacione as colunas.
1 - Mercado comum
2 - Zona de livre comércio
3 - União aduaneira
( ) Circulação de bens com taxas alfandegárias reduzidas ou eliminadas.
( ) Padronização de tarifas para diversos itens relacionadas ao comércio com países que não pertencem ao bloco.
( ) Livre circulação comercial e financeira de pessoas, bens e serviços.
Assinale a sequência correta.
a) 1, 2, 3.
b) 3, 2, 1.
c) 2, 3, 1.
d) 2,1, 3.

(UPE)
Europa e EUA querem barrar ‘tentação protecionista’
A Proposta dos governos americano e europeu é a de que países emergentes e ricos congelem tarifas de importação por tempo indeterminado
Europa e Estados Unidos propõem que todos os países emergentes, além dos próprios ricos, congelem suas tarifas de importação por um tempo indeterminado como forma de barrar a "tentação protecionista". A proposta está sendo feita depois que ficou claro, para a comunidade internacional, que a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) não será concluída no curto ou médio prazo. Nesta terça- feira, 21, o diretor-geral da entidade, Pascal Lamy, confirmou que a pressão protecionista no mundo cresce de forma perigosa, à medida que as repercussões da crise insistem em afetar a economia mundial. Sem conseguir um acordo para liberalizar o comércio nos países emergentes, como Brasil, China e Índia, os governos de Estados Unidos e Europa querem pelo menos que essas três grandes economias se comprometam a não mais elevar suas tarifas de importação.
21 de junho de 2011 | 18h 17. Jornal O Estado de São Paulo. Adaptado.
O protecionismo, tratado no texto acima, se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de algumas medidas. Identifique-as entre os itens a seguir:
I. Cláusulas ambientais e trabalhistas
II. Barreiras fitozoos sanitárias
III. Cláusulas culturais
IV. Barreiras tarifárias
V. Barreiras não tarifárias
Apenas estão CORRETOS
a) I e II.
b) III e V.
c) II e IV.
d) I, IV e V.
e) I, II, IV e V.

(IFMT) No mundo economicamente globalizado do século XXI, os países formam grupos diferenciados, de acordo com seus interesses e possibilidades de inclusão. Numa visão desse mundo, avalie as assertivas abaixo.
1. Reino Unido e Suécia são países que fazem parte da União Europeia, mesmo não aderindo ao euro como moeda única, por receio de perder a sua soberania.
2. Para ser país membro da União Europeia, é preciso seguir metas de controle de inflação e orçamentos, além de ser um Estado democrático e estabelecer políticas migratórias comuns aos outros membros do bloco.
3. Os países que integram o BRIC apresentam como características comuns: nações com grande potencial de desenvolvimento econômico, grande população e extensão territorial. No grupo, estão Brasil, Rússia, Índia e Chile.
4. A economia da China está entre as que mais crescem no mundo de hoje. Entre os seus parceiros, estão os Estados Unidos, que instalaram grandes fábricas de empresas americanas no território chinês, nas chamadas zonas especiais criadas pelo governo chinês.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a alternativa 1 está correta.
b) Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas.
c) Apenas as alternativas 3 e 4 estão corretas.
d) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
e) Apenas as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

(UFBA)


De acordo com a ilustração e com os conhecimentos sobre as economias ricas e em expansão,
a)relacione os principais grupos de países que constituem o G-20;
b)indique o objetivo da criação do G-20, em 1999;
c) aponte uma característica econômica que sobressai em cada país do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
Respostas:
a) G-8 (formado por todos os países do G-7 e mais a Federação Russa) os maiores países emergentes e a União Europeia (formada por 27 países), representada pelo líder do país que estiver ocupando a presidência do Conselho e pelo presidente do Banco Central Europeu.
b) Tornou-se o principal fórum internacional de países para o debate de problemas mundiais, em geral, com enfoque econômico, comercial e também político.
c) Os quatro grandes emergentes exercem papéis econômicos diferentes. O Brasil tem como destaque a agricultura e a mineração. A Rússia exporta principalmente petróleo. A Índia desenvolve bem o setor de serviços e, como a China, é manufatureira.

(FGV-SP) As commodities representaram 71% do valor exportado pelo Brasil de janeiro a maio. Nos cinco primeiros meses do ano passado essa participação era de 67%. As vendas ao exterior desses produtos avançaram 39,1%, muito mais que as dos manufaturados, 15,1%. Os cálculos são da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), obedecendo a critérios diferentes dos seguidos pelo Ministério do Desenvolvimento, já que incluem commodities classificadas como semimanufaturados e mesmo alguns produtos considerados manufaturados pelas estatísticas oficiais. Entre esses itens estão açúcar refinado, combustíveis, café solúvel e alumínio em barras.
http://www.iedi.org.br/artigos/imprensa/2011/ iedi_na_imprensa_20110629_commodities_ja_representam_71_das_exportacoes_do_pais.html
A reportagem revela uma mudança gradual no perfil das exportações brasileiras. Sobre esse tema, é correto afirmar:
a) Apesar do aumento da participação das commodities na pauta de exportações, o Brasil apresenta superávit na balança comercial dos produtos manufaturados.
b) O aumento da exportação brasileira de commodities, mencionado na reportagem, está fortemente baseado no crescimento da demanda asiática.
c) Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando exponencialmente a sua participação no comércio de produtos de alta e média intensidade tecnológica.
d) A mudança revelada pela reportagem resulta da maior diversificação do setor produtivo brasileiro.
e) O câmbio valorizado foi um dos fatores que contribuíram para o aumento das vendas externas, tanto de commodities como de manufaturados.

(FGV-SP) Considere os textos.
I. [maio de 2011] O governo da presidente Cristina Kirchner aplica uma saraivada de medidas que restringem ou atrasam a entrada de produtos brasileiros no mercado argentino. Segundo a consultoria portenha Abeceb, do total de exportações realizadas pelo Brasil para a Argen tina, 23,9% são alvo de barreiras – quase um quarto das vendas.
(http://veja.abril.com.br/noticia/economia/argentina-aumenta-barreiras-comerciais-contra-o-brasil)
II. [outubro de 2011] A decisão do Brasil de elevar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados foi questionada durante reunião do comitê de acesso a mercados da Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante o encontro, representantes de Japão, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e União Euro- peia – que abrigam algumas das maiores montadoras do mundo – pediram à delegação brasileira explicações sobre a medida.
(http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/10/14/paises-exportadores-de-vei- culos-reclamam-na-omc-do-aumento-do-ipi-925586226.asp#ixzz1cQB0V2Hq)
Sobre os textos, é correto afirmar que
a) ambos expressam medidas protecionistas que visam salvaguardar as indústrias nacionais.
b) ambos têm como objetivo criar superávits nas balanças comerciais argentina e brasileira.
c) I mostra uma medida protecionista e II é uma retaliação brasileira aos subsídios agrícolas dos países ricos.
d) I representa o rompimento dos acordos firmados pelo Mercosul e II é uma medida protecionista do Brasil.
e) I é medida fortemente condenada pela OMC e II tem caráter paliativo para balanças comerciais deficitárias.

(FGV-SP) Analise o gráfico para responder à questão.



(www.wto.org/french/res_f/statis_f/its2009_f/its2009_f.pdf)
A análise do gráfico e os conhecimentos sobre o comércio mundial permitem afirmar que, entre 1953 e 2008,
a) as exportações norte-americanas de produtos de baixa tecnologia perderam importância no mundo devido à concorrência com os produtos europeus.
b) os países da América do Sul e Central reduziram o percentual de exportações porque encontraram dificuldades para se integrarem em blocos econômicos.
c) o comércio exterior europeu sofreu oscilações e entrou 20 10 em declínio quando os países do leste da Europa iniciaram a transição para o sistema capitalista.
d) o crescimento das exportações asiáticas foi expressivo devido à ascensão econômico-industrial dos Tigres Asiáticos e, posteriormente, da China.
e) o continente africano, exportador de commodities agrícolas, vem reduzindo a participação no comércio mundial devido aos sérios problemas ambientais que enfrenta.

(FGV-SP) Leia o depoimento de um advogado congolês.
O problema não é quem é o comprador mais recente de nossas commodities. A China está assumindo o lugar do Ocidente: ela leva embora nossas matérias-primas e vende produtos acabados ao mundo. O que os africanos estão recebendo em troca – estradas, escolas ou produtos industrializados – não importa. Continuamos no mesmo esquema: nosso cobalto parte para a China como minério em pó e retorna na forma de pilhas que custam caro.
(Exame Ceo, junho de 2010. Edição 6. Adaptado)
a) a possibilidade de o continente africano sofrer novo colonialismo.
b) a necessidade de a África voltar à esfera de influência do Ocidente.
c) o atual papel da África na Divisão Internacional do Trabalho.
d) a ampliação das diferenças econômicas entre os países africanos.
e) a valorização dos produtores de commodities no mercado mundial.

(FGV-SP) Leia o depoimento de um advogado congolês.
O problema não é quem é o comprador mais recente de nossas commodities. A China está assumindo o lugar do Ocidente: ela leva embora nossas matérias-primas e vende produtos acabados ao mundo. O que os africanos estão recebendo em troca – estradas, escolas ou produtos industrializados – não importa. Continuamos no mesmo esquema: nosso cobalto parte para a China como minério em pó e retorna na forma de pilhas que custam caro.
(Exame Ceo, junho de 2010. Edição 6. Adaptado)
a) a possibilidade de o continente africano sofrer novo colonialismo.
b) a necessidade de a África voltar à esfera de influência do Ocidente.
c) o atual papel da África na Divisão Internacional do Trabalho.
d) a ampliação das diferenças econômicas entre os países africanos.
e) a valorização dos produtores de commodities no mercado mundial.

(UNESP) Observe a tabela e compare a evolução das exportações brasileiras para blocos econômicos, em valores totais (US$), e quantidade em toneladas (ton), nos períodos de 12 meses, jun/mai 2000/01 e 2010/11


* Percentual sobre o total da exportação brasileira para os blocos indicados.
(Carta Capital. Exportações brasileiras para os principais blocos econômicos, ano XVI, n° 651, junho de 2011. Adaptado.)
A respeito da evolução das exportações brasileiras, pode-se afirmar que
a) a China, Hong Kong e Macau, em porcentagem sobre o valor total das exportações, passaram de 3% (2000/01) para 17% (2010/11), trazendo os maiores ganhos comerciais nos períodos.
b) a participação em valor dos países desenvolvidos vem diminuindo, passando de 60% no primeiro período para 41% no segundo, sendo acompanhada pela queda do valor da tonelada exportada.
c) a maioria das exportações brasileiras atuais destina-se aos países em desenvolvimento, que lideram tanto em valor do total exportado quanto em quantidade exportada.
d) o mais importante parceiro comercial na balança das exportações brasileiras são os Estados Unidos, apresentando um desempenho crescente em valor do total exportado e em toneladas.
e) os blocos analisados mantiveram o mesmo ritmo de participação nas exportações brasileiras durante a década analisada.

VESTIBULAR 2011

1-(UNEAL) Observe o mapa.

A partir das informações contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI, pode-se afirmar que o mapa trata, fundamentalmente,

a) do conflito entre os países ricos e pobres.
b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar.
c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte.
d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos.
e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.

2-(UFGD) Leia o texto a seguir.

OCDE: EMERGENTES TERÃO 60% DO PIB MUNDIAL ATÉ 2030

Relatório da organização mostra uma transformação da riqueza global que vem acontecendo nos últimos 20 anos.
Paris - Em 2030, quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo estará concentrado nos países em desenvolvimento, como resultado de uma "transformação estrutural de importância histórica" na economia mundial, afirmou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.
Em 2000, os países que não integram a OCDE (atualmente formada por 34 países) representavam 40% da produção mundial, mas em 2030 concentrarão 57%, segundo o estudo, intitulado "Perspectivas sobre o desenvolvimento mundial 2010: riqueza em transformação".
O informe assinala que "o rápido crescimento das economias emergentes levou a uma reacomodação do poder econômico" e deu lugar a uma "nova geografia do crescimento mundial" e indica que "a crise financeira e econômica acelerou esta transformação estrutura da economia".
"As previsões sugerem que os países em desenvolvimento e os emergentes representarão quase 60% do PIB mundial em 2030", afirma a primeira edição deste informe anual.
Exemplo dessa "transformação estrutural" que foi acontecendo nos últimos 20 anos é o caso da China, enfatiza a OCDE, país que, em 2009, se converteu no principal sócio comercial do Brasil, Índia e África do Sul.
"O centro de gravidade econômico do planeta se deslocou para o Oriente e o Sul; de membros da OCDE a economias emergentes", afirma o documento, que classifica o fenômeno de "riqueza em transformação".
Disponível em . Acesso em 16 Nov. 2010 [Texto adaptado]

Considerando as informações trazidas pelo texto e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro da economia mundial, assinale a alternativa correta.

a) Os dados dos últimos 20 anos mostram que há uma tendência à manutenção da hegemonia do poder econômico nos países centrais que comandam a OCDE.
b) A economia mundial está passando por um conjunto de transformações que não alterarão a composição do cenário mundial, que continuará sob a hegemonia dos países centrais.
c) O conjunto de mudanças ocorridas na economia mundial aponta transformações em relação ao papel e à importância dos países em desenvolvimento e emergentes neste cenário para os próximos anos.
d) O poder econômico mundial está centralizado nos países do norte, e isso tem impedido a ascensão dos países em desenvolvimento e emergentes no quadro da economia mundial.
e) As previsões da OCDE mostram que a ascensão dos países emergentes na economia mundial propiciará a eliminação das desigualdades sociais nos países do Oriente e Sul do globo terrestre.

3-(U. E. SANTA CRUZ)

A análise do mapa e os conhecimentos sobre a OMC, organização internacional que dispõe, atualmente, de mais de 150 países membros, envolvidos com as questões de comércio internacional, permitem afirmar:

a) O principal objetivo da organização é normatizar e ampliar o comércio internacional.
b) A organização tem sua sede localizada na Itália, em Roma, e foi criada para substituir o Pacto de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial.
c) A OMC agrega todos os países da África, da Europa e da América, com exceção do Caribe.
d) A atuação da Instituição é pautada em acordos bilaterais entre os blocos regionais, o que favorece o protecionismo e aumenta as restrições.
e) A OMC realiza conferências mundiais a cada cinco anos e conseguiu eliminar o protecionismo no comércio internacional.

4-(U. E. SANTA CRUZ) O geógrafo e geopolítico francês Yves Lacoste afirmou que, quando a economia dos países centrais sofre um resfriado, pela ocorrência de um período de recessão, inúmeros países do mundo periférico deverão desenvolver uma pneumonia.
Uma situação dessa natureza indica

a) o esgotamento dos recursos naturais do mundo periférico, devido à sua exploração excessiva, pelos países centrais.
b) a extinção do poder de comprar das populações das nações periféricas, o que proporciona a falência do mercado interno.
c) o fato de a base da economia dos países periféricos ser o setor secundário.
d) uma grande dependência desses países em relação ao mercado externo.
e) a inter-relação entre a situação econômica e a saúde da população, prejudicada pela diminuição da oferta de alimentos, em períodos de crise.

5-(UFRR) A abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial, um fenômeno da globalização, gerou disputas acirradas entre empresas e países no âmbito do mercado global, o que favoreceu a formação de blocos econômicos regionais - alianças econômicas em que os parceiros estabelecem relações econômicas privilegiadas. O bloco econômico que, sem adotar uma moeda única, busca a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços dos seus países membros e, ao mesmo tempo, elimina as tarifas aduaneiras internas e adota tarifas comuns para o mercado fora do bloco, pode ser classificado como:

a) Associação de livre-comércio;

b) União aduaneira;
c) União econômica e monetária;
d) Zona de preferência tarifária;
e) Mercado comum.

6-(UFAL) Há diversos graus de abertura de um país ao comércio internacional. O que se nota, contudo, no mundo atual é que com frequência se comercializa com produtos que poderiam ser fabricados mais facilmente pelo país importador, mas se torna, muitas vezes, mais vantajoso importá-los. Uma das vantagens do comércio internacional decorre da economia de escala. Isso significa dizer que:

a) é necessário levar em conta, na exportação, especialmente o princípio malthusiano segundo o qual a população cresce em progressão geométrica, e os recursos naturais decrescem.

b) ao aumentar a quantidade produzida para satisfazer um mercado mais amplo, os custos médios dos produtos decrescerão.
c) os países subdesenvolvidos sempre escalonam o pagamento de endividamento externo, decorrente do aumento das importações.
d) a economia de escala só foi possível nos países que adotaram um modelo econômico socialista, como os do Leste Europeu.
e) o comércio internacional só adota a economia de escala quando há uma grave crise em algum país subdesenvolvido que depende de um país desenvolvido.

7-(PUCRJ)


FONTE: www.dre.pt/ue

A organização observada no cartograma representa:

a) as nações européias que adotaram o Euro como moeda.
b) a atual composição regional da União Européia (UE).
c) as forças militares dos EUA na Europa da Guerra Fria.
d) o espaço militar europeu do século XXI (OTAN).
e) as 25 nações mais ricas do continente europeu.

8-(UCP) A competição econômica dos países capitalistas, por áreas de influência, cria uma nova ordem mundial com a formação de blocos econômicos.Com relação aos blocos econômicos e às organizações regionais da nova ordem mundial ,é correto afirmar que

a) o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é integrado, exclusivamente, por Brasil e Argentina, países que, por sua importância, controlam o comércio nas Américas.
b) o bloco econômico asiático surge a partir do sucesso do Japão na Segunda Guerra Mundial e exclui, completamente, os Estados Unidos que não integram a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).
c) a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é o acordo econômico mais importante da América do Norte e congrega, além de Estados Unidos e Canadá, também o México.
d) se estabeleceu uma ordem tripolar, com o primeiro bloco liderado pelos Estados Unidos, o segundo, a partir da União Europeia e o terceiro, a partir do fortalecimento de um bloco oriental liderado pelo Japão.
e) a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) reúne ex-repúblicas socialistas que se uniram a fim de se contraporem ao poderio militar russo.

9-(FGV-SP) O espantoso crescimento econômico da China no último decênio revela-se com nitidez no aumento da participação do país no comércio mundial. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Os preços das commodities no mercado mundial vêm sendo profundamente afetados pelas oscilações da demanda chinesa.
b) A China não pertence à Organização Mundial do Comércio (OMC), fato que limita seu intercâmbio comercial com os Estados Unidos.
c) Os investimentos chineses nos países africanos concentram-se no setor de serviços, especialmente transporte e comunicações.
d) O aumento da penetração de produtos chineses na América Latina não afeta de maneira significativa as exportações brasileiras para a região.
e) O incremento do fluxo de comércio bilateral Brasil-China não vem sendo acompanhado por investimentos produtivos chineses.

10-(UERJ) Em 2008, pela primeira vez desde 1880, os países ricos passaram a representar menos de 50% da produção mundial.

Apresente dois fatores que explicam o elevado desempenho econômico dos BRIC, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, nos últimos dez anos.
Apresente também duas consequências, uma geopolítica e outra ambiental, dessa nova realidade econômica mundial.

Resposta:

Dois dos fatores:
- impulso de industrialização
- grande mercado consumidor
- baixo custo de produção de mercadorias
- grande potencial de crescimento do mercado consumidor
- atração de grandes volumes de investimentos internacionais

Uma das consequências geopolíticas:

- fortalecimento das relações Sul-Sul
- consolidação de uma ordem mundial multipolar
- formação de novas alianças geopolíticas com as potências emergentes

Uma das consequências ambientais:
- agravamento da poluição

- aumento da emissão de gases de eFEIto estufa

11-(UFRJ) Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia.
Apresente uma razão que tem dificultado a entrada da Turquia na União Europeia.
Resposta

Dentre as razões que vêm dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da entrada de um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da competição por emprego por parte dos trabalhadores europeus; os riscos associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança associada aos conflitos internos existentes na Turquia.

VESTIBULAR 2010

12-(UFOP) “A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.
OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

Sobre a formação dos blocos econômicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A Comunidade Comum Européia (CEE) constitui-se no exemplo mais avançado desse processo de formação e unificação econômica.
b) A CEE, também conhecida como União Européia, está gerando um dos maiores mercados mundiais.
c) Os blocos econômicos têm como objetivo estabelecer regulamentos alfandegários e protecionistas, limitando o livre trânsito de mercadorias entre os países membros.
d) O MERCOSUL surgiu de um acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros.

13-(UEG) Entre os temas mais polêmicos das reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC), estão as reivindicações dos países subdesenvolvidos, que pedem a redução de subsídios para a produção agrícola e o fim da proteção dos mercados internos nos países desenvolvidos. Tais países aplicam elevadas tarifas de importação de produtos agrícolas prejudicando as exportações do mundo subdesenvolvido. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

a) as barreiras zoossanitárias e fitossanitárias eliminam a necessidade das elevadas tarifas sobre produtos importados, diminuindo assim o custo dos gêneros alimentícios.
b) as barreiras zoossanitárias e fitossanitárias consideradas não tarifárias são necessárias aos países subdesenvolvidos e pobres, já que são obrigados a importar grande volume de produtos agrícolas.
c) o dumping, comercialização de uma mercadoria com preço muito baixo para eliminar a concorrência, é uma forma de defesa dos países subdesenvolvidos contra a importação.
d) os países ricos, para reduzirem ainda mais a importação de produtos agrícolas, utilizam também as barreiras zoo e fitossanitárias, já que protegem a saúde humana de risco de contaminação.

14-(UFRO) Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos, criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. A coluna da esquerda apresenta blocos econômicos e a da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - MERCOSUL ( ) Foi criado na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos, dentre eles EUA e Japão.
2 - APEC ( ) Adota políticas de integração econômica e aduaneira em zona de livre comércio; originalmente constituído por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
3 - UE ( ) Surgiu do tratado de livre comércio assinado por norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderiram em 1992.
4 - NAFTA ( ) Tornou-se oficial em 1992, pelo tratado de Maastricht; propõe moeda única e sistemas financeiro e bancário comuns.

Assinale a sequência correta.
a) 2, 1, 4, 3
b) 2, 3, 1, 4
c) 3, 4, 2, 1
d) 3, 2, 4, 1
e) 4, 1, 3, 2

15-(UFRJ) O aumento do número de acordos de integração regional foi um dos principais eventos nas relações internacionais nas últimas décadas. Praticamente todos os países são membros de algum bloco e muitos participam de mais de um.

a) Apresente duas vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes.
b) Apresente uma característica que diferencia a União Europeia de outros acordos de integração regional.
Resolução:

a) Entre as vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes estão: a expansão das trocas comerciais entre os países integrantes; a redução ou isenção de taxas alfandegárias para determinados produtos; o estímulo à estruturação de cadeias produtivas intra-blocos; a transferência de tecnologia; a criação de um fórum de discussões entre países membros para tratar de assuntos não apenas econômicos; o fortalecimento dos países membros em negociações internacionais extra-bloco.
b) A principal característica diferenciadora da União Européia é a criação de uma unidade política supranacional materializada na criação do Parlamento Europeu e do estatuto de cidadão europeu.

VESTIBULAR 2009

16-(UFBA)
A ONU — ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS — tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. [...] A ONU é constituída por várias instâncias, que giram em torno do Conselho de Segurança e da Assembléia Geral. A organização atua em diversos conflitos por meio de suas forças internacionais de paz. (A ONU — Organização ..., 2008, p. 75).

A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. É resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os diversos blocos econômicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países.
(LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 120).

Considerando-se as informações dos textos e com base nos conhecimentos sobre a Organização das Nações Unidas (ONU) e sua estrutura, a globalização e suas instituições supranacionais, pode-se afirmar:


(01) A Organização das Nações Unidas (ONU), criada logo após a Segunda Guerra Mundial, busca um novo papel no conflituoso mundo globalizado,transformando-se num respeitado fórum de discussão e de encaminhamento dos problemas mundiais.
(02) O Conselho de Segurança da ONU concentra um grande poder, sobretudo através dos membros permanentes — Estados Unidos, Reino Unido, França, Federação Russa e China — que possuem poder de veto, e por ser o órgão que aprova missões de paz, embargos e ações armadas.
(04) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) surgiu no começo da década de 70 do século passado, com objetivo de unificar tarifas entre países da América do Sul — inicialmente Brasil, Bolívia, Chile e Uruguai — e adotar políticas comuns.
(08) O termo “globalização” passou a ser usado para descrever uma nova fase, marcada pela crescente interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais, porém sua dinâmica não trouxe maior igualdade entre os povos.
(16) A Organização Mundial do Comércio (OMC) — cujo objetivo é resolver as disputas comerciais entre países ricos e pobres — envolve 20 membros, representa países desenvolvidos e subdesenvolvidos, tendo começado a funcionar no início deste século, com a rodada de Doha.
(32) O BRIC é uma sigla criada por analistas financeiros para designar os quatro principais países emergentes do mundo — Brasil, Rússia, Índia e China — visando demonstrar o impacto que o grupo tem e terá, cada vez mais, na economia mundial.
Resposta: 43 (01 + 02 + 08 + 32)

17-(IBMECRJ) As afirmativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.

I - A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas, e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem essa Zona circulam livremente de um país para outro e para o exterior.
II - Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Essa fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
III - No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com países de fora, ocorre a existência, no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
IV - Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a essas uma unificação institucional do controle do fluxo monetário, e é estabelecida uma moeda única.
Assinale:
a) Se as afirmativas I e II estiverem certas.
b) Se as afirmativas II e III estiverem certas.
c) Se as afirmativas I e IV estiverem certas.
d) Se as afirmativas III e IV estiverem certas.
e) Se as afirmativas I, II e IV estiverem certas.

18-(IBMECRJ) Ao longo da História, a situação econômica dos países subdesenvolvidos sempre foi altamente desvantajosa em comparação com os países desenvolvidos e o resultado direto disso é o endividamento crescente dos países mais pobres, sendo causas determinantes para o agravamento desse problema:

I - Uma balança comercial de um modo geral mais favorável aos países ricos, em função da diversidade de produtos que têm a oferecer.
II - A tendência de queda nos preços internacionais dos produtos primários, oferecidos ao mercado pelos países subdesenvolvidos.
III - A não participação dos países subdesenvolvidos em órgãos internacionais como a ONU, que, em tese, poderiam defender melhor a aplicação de políticas de preço mais justas.

Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se todas as afirmativas forem corretas.

19-(IBMECRJ) Uma das maiores preocupações da OMC (Organização Mundial do Comércio) é combater o chamado protecionismo, que se caracteriza por uma série de medidas postas em práticas por diversos países. Sobre essa postura protecionista são FEItas as seguintes afirmativas:
I - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna.
II - Taxação mais elevada sobre os produtos importados.
III - Busca de acordos internacionais para aumentar as exportações, especialmente junto aos mercados de maior potencialidade.

Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se as afirmativas II e III forem corretas.

20-(IBMECRJ) "Desde 1992, quando assinou o acordo de livre comércio que deu origem ao Nafta, o México tem experimentado avanços impressionantes. As exportações triplicaram e o país acumula grande superávit no seu comércio com os EUA. O PIB nacional atingiu a marca de US$ 600 bilhões em 2001, ultrapassando o PIB brasileiro. Graças ao crescimento econômico impulsionado pelas exportações industriais, o México apresenta hoje uma taxa de desemprego de 2,5% (uma das menores do mundo) e inflação anual de apenas 4,4%."
(Adaptado de: STEFANO, F.; ATTUCH, L. Negócios na ALCA: a nova fronteira do lucro. "Isto É Dinheiro", p. 32-33, 08 maio 2002.)

Sobre o texto anterior são FEItas as seguintes afirmativas:

1. Ao aceitar o convite norte-americano para integrar o Nafta, o governo do México desarticulou a estratégia brasileira de integração econômica do continente sul-americano, que consistia em fortalecer o Pacto Andino, do qual o México era signatário até então.
2. A participação dos Estados Unidos no Nafta vão além da questão meramente econômica, já que um de seus objetivos é a criação de um número maior de empregos no México com a finalidade de conter a entrada de imigrantes ilegais mexicanos nos Estados Unidos.
3. Liderando o Nafta, os norte-americanos também vislumbram a ampliação de suas vendas para o México, levando em conta o tamanho do mercado consumidor mexicano.

Assinale:
a) Se apenas a afirmativa 1 for correta.
b) Se apenas a afirmativa 2 for correta.
c) Se apenas a afirmativa 3 for correta.
d) Se as afirmativas 1 e 2 forem corretas.
e) Se as afirmativas 2 e 3 forem corretas.

21-(UFV)

Com relação às exportações e importações dos blocos econômicos, assinale a afirmativa NCORRETA:
a) Os parceiros econômicos intrabloco são muito importantes no caso do MERCOSUL e da União Européia, uma vez que as exportações intrabloco são predominantes.
b) As trocas comerciais entre os países que compõem a União Européia são mais significativas, devido às vantagens fiscais e financeiras estipuladas para o bloco.
c) O NAFTA apresentou um valor de importações fora do bloco muito significativa, graças ao volume de importação realizado por um dos seus membros.
d) No MERCOSUL a superioridade das exportações e importações extrabloco deve-se às características produtivas semelhantes dos países membros.

22-(UFV)

Com relação à balança comercial dos blocos, assinale a afirmativa CORRETA:

a) O MERCOSUL e a União Européia apresentaram déficit da balança comercial, em função da ascensão comercial dos blocos asiáticos.
b) A União Européia apresentou superávit, graças ao seu estágio de formação do bloco, que se encontra na união monetária e militar.
c) O NAFTA foi o único que apresentou déficit na balança comercial, fruto do volume de importações de produtos de alta tecnologia FEItas pelos EUA e México.
d) O MERCOSUL apresentou, em 2005, superávit comercial, devido às exportações de produtos agrícolas e ao aumento da exportação de produtos industrializados.

23-(UESPI) A nova divisão internacional do trabalho, em conjunto com a nova economia política, trouxe importantes mudanças para o sistema interestatal, que se configura como a forma política do sistema mundial moderno. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

a) se acentuou consideravelmente a tendência para os acordos políticos interestatais, como, por exemplo, a União Européia e o Mercosul.
b) os Estados periféricos e semiperiféricos passaram a exercer um controle absoluto sobre a soberania efetiva dos Estados hegemônicos.
c) se reduziu, aceleradamente, a privatização das indústrias e dos serviços.
d) os novos sistemas de produção flexível foram substituídos pelo sistema de produção fordista.
e) aumentou o modelo de estatização dos serviços de bem-estar social e diminuiu a expansão do terceiro setor.

24-(Unifesp) A Rodada Doha, promovida pela Organização Mundial de Comércio, não chegou a acordos importantes, devido

a) às exigências trabalhistas de operários de fábricas localizadas em países emergentes, como México e Coréia do Sul.
b) ao protecionismo agrícola dos países centrais, que afeta as exportações de países como China e Índia.
c) às restrições ambientais do Protocolo de Kyoto, apoiadas pela União Européia, mas com resistência dos EUA.
d) às novas barreiras sanitárias à exportação de produtos agrícolas de países centrais aos países periféricos.
e) ao aumento nas exportações dos EUA para a China, apesar da crise financeira do país, gerada no setor imobiliário.

25-(UFJF) Leia a charge a seguir.
a) Cite 4 países que fazem parte do G-8.
b) Cite 4 países que fazem parte do G-20.
c) Nessa charge, apresenta-se uma nova divisão do poder econômico mundial. Como essa divisão difere da divisão que agrupava os países como sendo do Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo?

Resolução

a) Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido, EUA, Rússia.
b) África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia, Zimbábue, China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Turquia, República Tcheca, Hungria, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Equador, Peru.
c) A diferença entre a divisão que agrupava os países como sendo do Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo e a nova divisão do poder econômico mundial relaciona-se ao fato de que a antiga divisão apoiava-se no grau de industrialização dos países e na divisão político-ideológica entre países capitalistas e socialistas. As novas formas de organização político-econômica que emergem face à abertura dos mercados e fim da Guerra Fria e, consequentemente, o desmonte da União Soviética, resultou na extinção do grupo denominado Segundo Mundo.
Entende-se como G-8 e G-20: o G-8, grupo de países das sete maiores economias industrializadas e ainda a Rússia e, o G-20, que reúne membros com a importância mundial na produção e comércio agrícolas.
Atualmente, tanto o G-8 quanto o G-20 são formados, em sua quase totalidade, por países capitalistas. O G-8 visa estabelecer acordos sobre assuntos econômicos atuais relacionados aos interesses dos países membros. Já o G-20 exige concessões substanciais dos países ricos na redenção de seus subsídios agrícolas e não aceitam incluir na discussão a abertura dos seus mercados aos produtos manufaturados dos países desenvolvidos. A divisão do poder econômico mundial está diretamente relacionada aos interesses de cada grupo de países de acordo com a sua inserção na divisão internacional do trabalho.
VESTIBULAR 2008

26-(UNESP) Analise as tabelas.


A análise das duas tabelas permite afirmar que as exportações brasileiras

a) foram dominadas por um ou dois produtos até fins do 1século XIX, mas apresentam, atualmente, uma pauta muito diversificada.
b) passaram de produtos de origem vegetal até o fim do século XIX para uma pauta diversificada em 2006.
c) apresentavam uma pauta diversificada até meados do século XX, mas passaram, na atualidade, para uma pauta muito especializada.
d) caracterizam-se por pautas diversificadas tanto no passado como nos dias atuais.
e) eram diversificadas no passado, mas caracterizam-se por privilegiar, atualmente, matérias-primas sem valor agregado.

27-(ESPM) O mapa abaixo expressa o desempenho comercial dos países latino-americanos.


(Le Monde Diplomatique, 2003)

De sua leitura, podemos concluir que:

a) Os Estados Unidos orientam a pauta comercial da América Latina
b) As relações Brasil-África tiveram forte incremento.
c) A América Latina apresenta largo superávit comercial em relação à Europa.
d) As trocas comerciais entre os países latino-americanos ocorrem no âmbito exclusivo das commodities.
e) Nos últimos anos, diminuíram substancialmente as exportações para os países asiáticos.

28-(Uft) Os conflitos mundiais da atualidade ocorrem, também, em função do domínio dos fluxos do comércio internacional, onde o intercâmbio entre países do capitalismo central e periférico são extremamente desiguais.

Tomando por base o texto é INCORRETO afirmar que:

a) A formação dos blocos econômicos mundiais não proporcionou um crescimento eqüitativo para todos os países membros.
b) A divisão internacional do trabalho influencia no intercâmbio do comércio mundial.
c) Os países do capitalismo central estabelecem trocas desiguais com o mundo periférico, principalmente, pelo domínio científico-tecnológico.
d) Os centros de poder, que compõem a nova ordem mundial, possuem um ator hegemônico, qual seja: os Estados Unidos, que controlam e comandam todos os demais países, evidenciando a monopolaridade da nova ordem mundial.

29-(IBMEC) As principais Bolsas do mundo tiveram, a partir de julho, sucessivas quedas atribuídas à Crise Imobiliária nos Estados Unidos. Sobre essa crise, é correto afirmar que:

a) O setor imobiliário e a construção civil nos Estados Unidos, que teve um grande boom nos últimos anos, não foram afetados pela crise. As ações desse segmento continuam a ser as mais indicadas pelos bancos e gestores de investimento.
b) A crise imobiliária foi encerrada com a quebra do Banco francês BNP Paribas que tinha vários fundos de investimento com recursos aplicados em créditos gerados a partir de operações hipotecárias nos Estados Unidos, arrastando outros bancos.
c) A crise encerrou-se em julho quando o Banco Central Europeu, o Federal Reserve (Estados Unidos) e o Banco do Japão anunciaram o investimento de 94,8 bilhões de dólares no mercado imobiliário americano, salvando várias empresas do setor e aumentando a oferta de crédito.
d) O principal temor diz respeito à oferta de crédito disponível, já que foi detectada uma alta inadimplência do segmento imobiliário americano, com um número grande de americanos que estão atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria.
e) O Brasil foi atingido parcialmente pela crise na medida em que grandes corporações americanas e japonesas também investiram no mercado imobiliário brasileiro que vivia uma grande expansão nos últimos anos, com o grande crescimento da construção civil.

30-(FUVEST) Uma das características do setor agropecuário, na atualidade, é a alta especialização produtiva, que reforça a necessidade de circulação de alimentos pelo planeta. Como, todavia, os custos de produção são muito distintos nas diferentes porções do globo, políticas de subsídios agrícolas e de barreiras protecionistas foram e continuam sendo adotadas por alguns Estados, no sentido de proteger seus produtores rurais.

Sobre políticas de subsídios agrícolas e barreiras protecionistas,


a) cite dois países que as utilizam de forma sistemática e, ao menos, um produto por país citado.
b) analise criticamente as ações recentes do Estado Brasileiro junto à OMC e os resultados alcançados.
Resposta

a) Principalmente EUA e países europeus, como a França. Os EUA protegem produtos como o algodão, soja, suco de laranja, milho, entre outros; a França dispõe de forte política de subsídios para grãos e horticultura, além de barreiras fitossanitárias,principalmente em relação à importação de carnes.
b) O Brasil se destaca por tomar a frente nas negociações que defendem a derrubada dos subsídios e protecionismos no setor agropecuário, praticados pelos EUA e alguns países da UE, restringindo as exportações dos países periféricos. O País é o criador do grupo conhecido como G-20, formado em 2003 em Cancún, México, por ocasião da reunião da Organização Mundial do Comércio, que deu continuidade à Rodada de Doha (2001, Catar), a qual acirrou as divergências entre ricos e pobres no comércio mundial. A liderança brasileira trouxe como vantagens um avanço nas negociações em favor dos interesses dos países pobres, uma vez que abriu a possibilidade de maior acesso aos mercados consumidores dos países ricos, diante da flexibilização desses mecanismos protecionistas, mesmo que a médio ou a longo prazo.

31-(UFPI) Uma das características do mundo atual é a criação de blocos econômicos, mercados comuns entre grupos de nações, com a finalidade de ampliar as relações entre os países membros e também com outros povos do mundo.

Com relação a esse assunto, aponte as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F):

( ) São parceiros do acordo do livre comércio da América do Norte, conhecido como NAFTA, Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela.
( ) México e Venezuela integram o acordo conhecido como NAFTA, porque dispõem de petróleo em abundância para negociar favoravelmente os produtos industrializados de que necessitam.
( ) A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é uma proposta de integração nacional, com o intuito de abranger todos os países das Américas, exceto Cuba.
( ) Entre os bons resultados alcançados pela União Européia (bloco constituído pela maioria das nações da Europa) estão a integração econômico-monetária ou a criação da moeda única e o livre trânsito das pessoas residentes nos países membros.
( ) Na América do Sul, a criação do Pacto Andino, constituído pelo Chile, Peru e Bolívia, e o Mercosul, pelo Brasil e Argentina, propiciou áreas de livre comércio entre esses países, oportunizando a negociação com blocos econômicos.

Assinale a alternativa correta:

a) F-F-V-V-F
b) V-F-V-F-V
c) V-V-F-F-V
d) F-V-F-F-V
e) F-V-F-V-F

32-(UFPE) As alternativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.

( ) A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem esta Zona, circulam livremente de um país para outro e para o exterior..
( ) Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Esta fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
( ) No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com paises de fora do bloco, ocorre a existência no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
( ) Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a estas, uma unificação institucional do controle do fluxo monetário e é estabelecida uma moeda única.
( ) A União Política representa a fase em que o bloco além de apresentar definições legais da União Monetária, tem unificada, as políticas de relações internacionais, defesa, segurança interna e externa.

Resposta: FFVVV

33-(UNIFOR) Observe o gráfico.

(Almanaque Abril, 2007)

A leitura do gráfico permite concluir que

a) a composição econômica dos membros do Mercosul é muito heterogênea.
b) o ingresso da Venezuela e da Bolívia no Mercosul não deve alterar as relações internas no bloco.
c) dos atuais integrantes do Mercosul, o Brasil é que pode ser considerado industrializado.
d) apesar das diferenças econômicas entre os membros, o Mercosul é um dos blocos mais atuantes do mundo.
e) o aumento da participação do Mercosul na OMC (Organização Mundial do Comércio) deve alterar a atual disparidade interna no bloco.

34-(UNIFOR) Os mercados mundiais de produtos agrícolas são muito instáveis pois as variações de preços representam um risco para países

a) como a China que, dependendo de importações de cereais, acabam criando grandes déficits na balança comercial pelo que desembolsam na compra dos produtos.
b) tradicionalmente produtores como o Canadá e a Austrália que, exercendo grande domínio sobre os mercados, sentem-se ameaçados de perder a posição frente aos baixos preços.
c) tradicionalmente exportadores como a Argentina ou o México que, recebendo menor quantidade de divisas pelas exportações, têm dificuldades de investir em outros setores econômicos.
d) considerados subdesenvolvidos que, dependendo da exportação de alguns poucos produtos agrícolas, são prejudicados pelos baixos preços do mercado e pelas políticas protecionistas de alguns países desenvolvidos.
e) grandes importadores como os países da Europa Ocidental que, mesmo exercendo pressões sobre os produtores, são obrigados a pagar preços elevados pelos produtos e gerar crises de abastecimento.

35-(UMTM) Observe o mapa a seguir para responder a questão.
(Marcos Bernardino de Carvalho, Diamantino Alves Correia Pereira, Geografias do Mundo – Redes e Fluxos.)
Os países destacados no mapa constituem

a) a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aliança militar anti-terrorista que reúne as maiores potências do Hemisfério Norte.
b) a Zona do Euro, que reúne países nos quais a moeda da União Européia pode circular e ser aceita junto com a moeda local.
c) os países da OCDE(Org. para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cuja missão é auxiliar economicamente os países mais pobres do globo.
d) o G8 (Grupo dos Oito), bloco que une os sete países com as maiores economias do globo, além da Rússia, admitida em 1997 por sua importância geopolítica.
e) os países desenvolvidos industrializados, que se caracterizam pelo alto investimento em tecnologia e por apresentarem alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

36-(UNIFEI) Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:

a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.

37-(UNICS) Na figura a seguir (FERREIRA, M. P., 2007) está representado um dos atuais blocos econômicos que comandam o mercado comercial internacional e a nova divisão internacional do trabalho. Foi organizado em 1967 e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento econômico, social e cultural; salvaguardar a estabilidade econômica e política e ser um fórum para resolver conflitos entre seus 10 países membros. Representa um mercado de 500 milhões de pessoas e um PIB de 800 bilhões de dólares. Indique a sigla que corretamente identifica esse bloco econômico.

http://www.bkn.go.id/arcie/accsm/Web/Images/Asean-Map.gif
Fonte: FERREIRA, M. P., 2007

a) ALC - Associação Asiática de Livre Comércio
b) CCM - Comunidade e Mercado Comum do Caribe
c) ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático
d) ALCA - Área de Livre Comércio das Américas
e) APEC - Associação de Cooperação Econômica do Pacífico

38-(UNIFEI) Assinale a alternativa correta.
A União Européia (EU) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que visa a:

a) Estabelecer critérios para a redução da imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.
b) Consolidar a economia entre os países membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.
c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muçulmano, com a tomada de medidas anti-terroristas.
d) Impedir o crescimento econômico de países emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano.

39-(URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opção que não está correta.

a) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006).
b) Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia e México poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
c) No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais.
d) Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de UNIFORmização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
e) Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB ( Produto Interno Bruto ) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

40-(UNEAL) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:

1) EUA
2) Venezuela
3) México
4) Canadá
5) Reino Unido
6) Costa Rica.

Estão corretas apenas:

a) 1, 2, 3 e 5
b) 2, 3, 4 e 6
c) 2, 3 e 6
d) 1, 3 e 4
e) 1, 2, 4 e 5

Leia o texto Disneylândia para responder as 2 próximas questões..

1 - “Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.
2 - Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.
3 - Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.
4 - Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.
5 - Literatura Grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.
6 - Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
7 - Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.
8 - Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.
9 - Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.”

Disneylândia, In TITÃS, Titanomaquia, WEA, 1993.

41-(UNIFAL) Esses nove “versos” são do texto Disneylândia, cuja música é dos Titãs em parceria com Arnaldo Antunes. Marque a alternativa que apresenta características do espaço geográfico mundial no período atual da globalização e que podem ser identificadas nos versos enumerados acima.

A) Todos os versos tratam de características do espaço geográfico mundial na década de 1990, quando se intensificou a globalização do capitalismo, mas essas características não existem mais.
B) Os versos 3, 8, 6 e 9 referem-se à circulação de pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida, migrando dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. Os demais versos tratam todos da produção e circulação de bens materiais.
C) Os versos referem-se a um mundo em movimento intenso, com maior circulação de pessoas, informações, capitais e de mercadorias, tanto bens materiais como culturais, em diferentes lugares, países e regiões do globo. Porém o verso de número 9 contraria a idéia de “um mundo sem fronteiras”.
D) Os versos 2, 4, 6 e 9 não estão relacionados ao fim das fronteiras nacionais para a livre circulação de mercadorias e pessoas pelo mundo.

42-(UNIFAL) Com base no texto Disneylândia, responda a questão abaixo.

Na letra da música Disneylândia são citados vários países, cidades, lugares e nacionalidades que integram alguns dos principais blocos econômicos regionais existentes no mundo. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que contém apenas os números de versos em que são citados países ou cidades do Mercosul ou do Nafta.

a) 1, 2 e 6
b) 1, 2, 3 e 6
c) 1, 2, 4, 7 e 9
d) 3, 4, 5 e 8

43-(UNIFAL) Para responder a questão, leia o fragmeto abaixo.
“Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1 –, o mundo vivia sob tensão constante. [...].
Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme.
Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho.
“Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites — que pode ser utilizada para lançar bombas — caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos”, [...].
“Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países.” [...].
Hoje, apenas EUA, União Européia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.”

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007.

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica.

Sobre esse assunto é correto afirmar que:

a) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
b) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Européia.
c) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).
d) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Européia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

44-(UNIVATES) A Organização Mundial do Comércio (OMC) estabelece normas para o comércio mundial e decide sobre eventuais divergências comerciais entre países.
O Brasil está tentando com a O M C:

a) a sua interferência para a paulatina substituição do óleo diesel pelo biocombustível.
b) a possibilidade de sobretaxar os calçados chineses.
c) a redução das taxas alfandegárias de seus produtos pela União Européia.
d) a eliminação de subsídios agrícolas pelos Estados Unidos e União Européia.
e) a eliminação das taxas alfandegárias pelos países ricos.

45-(Unicamp) A integração européia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da 2ª Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações européias.
(Adaptado de Antonio Carlos Lessa, “ A Europa seus organismos e sua integração político-econômica. “In: Henrique Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (org), Política Internacional Contemporânea, São Paulo, Saraiva, 2006, p. 59).

a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Européia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração.
b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países.

Resposta:

a) Criar o mercado comum, com moeda comum, para promover o desenvolvimento econômico com expansão contínua e equilibrada, modernizando as estruturas produtivas; melhorar as condições de vida da sua população; estreitar as relações entre os Estados europeus; criar uma organização supranacional para melhorar a competitividade internacional; implantar a tarifa externa comum; abolir a restrição à livre circulação de pessoas e mercadorias e eliminar barreiras comerciais; instituir políticas comuns, como a política agrícola.
b) A unificação da Alemanha (1990), com a incógnita dos impactos que traria para a economia da Alemanha e de toda a Europa unificada; a transição dos ex-países socialistas para a economia de mercado, já que a evolução dessas economias era incerta e gerou fortes fluxos migratórios, com ressurgimento de nacionalismos; conciliação da soberania nacional com a integração européia.

VESTIBULAR 2007


46-(FEI) A alternativa que melhor define o significado de commodities é:

a) Ativos negociados sob a forma de contratos em bolsas de mercadorias, como por exemplo soja, trigo, boi, etc.
b) Ações de empresas estatais.
c) Ações de empresas de capital misto.
d) Ações de produtos industrializados que são negociados em bolsas de valores.
e) Ações que são negociadas na Bolsa Nasdaq.

47-(UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.

a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte de continente
d) União Européia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.

48-(UFRR) Em setembro de 2003 realizou-se a 5ª conferência ministerial da OMC em Cancún, México, e as nações desenvolvidas não avançaram nas negociações sobre o fim dos subsídios agrícolas.
Porém, nesse encontro sobre a liderança do Brasil e da Índia, foi criado um bloco de países em desenvolvimento denominado do:

a) G-07.
b) G-08.
c) G-20.
d) APEC.
e) OPEP.

49-(UFRR) Um dos principais assuntos debatidos dentro da OMC refere-se à política protecionista e de subsídios praticados principalmente pelos países desenvolvidos. Quando um país se sente prejudicado no comércio internacional, tem o direito de apresentar à OMC pedidos de sanções contra o país que está infringindo as regras comerciais. Indique a ação que NÃO poderá ser adotada pela OMC, caso não haja acordo entre as partes envolvidas:

a) Restrições às exportações e importações.
b) Sanções econômicas.
c) Retaliação comercial.
d) Medidas compensatórias.
e) Intervenção militar.

50-(UFPE) Em relação à atividade do comércio, analise as proposições abaixo.

( ) Apesar do desenvolvimento dos transportes e das comunicações que marcou o cenário mundial, a partir da segunda metade do Século XX, alguns países da América Latina ainda permanecem isolados, sem participar do comércio internacional.
( )Os países desenvolvidos nessa nova regionalização mundial, que teve como critério a expansão e a internacionalização dos mercados, correspondem aos chamados países centrais e mercados emergentes. Os subdesenvolvidos são os denominados países periféricos.
( )Apesar da tendência de queda ou mesmo de eliminação das tarifas comerciais, o protecionismo é uma prática adotada por várias nações do planeta, como forma de inibir a livre concorrência dos produtos estrangeiros. 3-3) O superavit da balança comercial de um país é obtido quando as suas exportações, no mercado internacional, são superiores às importações.
( )A colocação, no mercado externo, de frutas tropicais, por parte da região Nordeste brasileira, é uma conseqüência da irrigação desenvolvida nos altos cursos, próximos às nascentes, dos rios São Francisco e Parnaíba.

Resposta: FFVVF

51-(UFPE) As exportações do Brasil para a China bateram um recorde histórico em julho de 2006. A balança bilateral reverteu os saldos negativos ou de baixo valor registrados até maio desse ano e atingiu o superávit de US$ 413 milhões de julho, com exportações de US$ 1,7 bilhão e importações de US$ 653 milhões. A maior pauta de exportações, FEItas pelo Brasil, para aquele país asiático, refere-se aos seguintes produtos:

a) petróleo, computadores e medicamentos genéricos.
b) soja, minério de ferro e petróleo.
c) soja, carvão mineral e açúcar.
d) açúcar, álcool e cacau.
e) minério de ferro, álcool e açúcar.

52-(PUCRIO-atualizada)

A figura apresentada acima representa:

a) a Europa no período entreguerras (1919-1939), quando ocorreu o avanço do poderio da Rússia sobre o Leste europeu.
b) a organização territorial do Mercado Comum Europeu (países “brancos”), iniciado pelo Tratado de Roma, em 1957.
c) a atual composição da União Européia (U.E., países “brancos”) que, em 2004, estendeu o seu poder em direção ao Leste e Sul europeu e em 2007 passou a ser composta por 27 países.
d) a clara separação socioeconômica entre a periferia comunitária (“cinzas”) e os países ricos e consolidados na comunidade européia (“brancos”). Essa diferenciação é um dos maiores empecilhos para o sucesso da União Européia (U.E.).
e) a Comunidade dos Estados Independentes — CEI (países “cinzas”), que mantém próximos seus países membros para a resolução de problemas econômicos comuns existentes desde o tempo da Guerra Fria.

53-(MACK) As alternativas a seguir sintetizam os principais objetivos de um Tratado de Livre Comércio, como aqueles defendidos, em 2001, na conferência que ficou conhecida como a Rodada de Doha.

A respeito de tais objetivos, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Eliminar barreiras alfandegárias somente para países que façam parte de megablocos geoeconômicos já organizados, a exemplo da União Européia, do NAFTA, do MERCOSUL.
b) Proporcionar, indistintamente, proteção adequada aos direitos da propriedade intelectual.
c) Promover a cooperação entre países amigos, oferecendo soluções para possíveis controvérsias.
d) Promover as condições para uma concorrência justa, em todo o mundo.
e) Estabelecer medidas efetivas para estimular a produção de cada país.

VESTIBULAR 2006

54-(UNESP) Quanto mais a globalização econômica avança, mais o mundo é marcado pela fragmentação do espaço geográfico por meio de megablocos regionais, como mostra a figura. Em contrapartida, quanto mais abrangente for a integração do bloco, maior a perda de soberania dos Estados participantes.

MEGABLOCOS REGIONAIS
Os blocos I, II, III e IV, representados na figura, são, respectivamente:

a) Nafta, Comunidade Econômica Européia, Alca e Mercosul.
b) União Européia, Apec, Aladi e Alca.
c) CEI, União Européia, Mercosul e Nafta.
d) Pacto Andino, Comunidade Econômica Européia, CEI e Nafta.
e) Nafta, Mercosul, União Européia e CEI.

55-(ESPM) No glossário da globalização, novas expressões vão dando a tônica da leitura da geografia econômica do mundo. Dentre elas, está correto:

a) Tigres Asiáticos: grupos de países com alto potencial natural e demográfico, como Taiwan e Coréia do Sul.
b) Global Trader: países que concentram seu comércio exterior em um só mercado, como México e Argentina.
c) Emergentes: países que pertencem ao chamado Primeiro Mundo, estando no centro do sistema capitalista, como Estados Unidos e França.
d) Baleia econômica: países com grande dimensão territorial e peso demográfico, casos de Austrália e Canadá.
e) Bric: expressão cunhada pelo Banco Mundial para designar o potencial de Brasil, Rússia, Índia e China.

56-(UFRRJ) A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formam o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabelece as regras e os procedimentos para a integração econômica entre os quatro países. Sobre este bloco econômico, é correto afirmar que

a) integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível de renda muito diferentes.
b)estabelece “fronteiras abertas” para o livre deslocamento de pessoas, produtos e capitais.
c) permite a livre circulação dos bens industriais sem restrições e barreiras alfandegárias.
d) restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricas existentes dentro do bloco.
e) amplia a competitividade do setor agropecuário devido à diferença no valor da terra.

57-(UFMG) O comércio internacional, após o fim da Guerra Fria, foi marcado por importantes mudanças.
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que, entre essas mudanças, se inclui o fato de que

a) a nova configuração do mercado internacional, resultante do crescente antagonismo entre países pobres e ricos, ou seja, entre Sul e Norte, provocou redirecionamento dos fluxos de troca.
b) a Organização Mundial do Comércio (OMC), visando a ampliar a redução de tarifas alfandegárias e a dar à instituição maior poder de controle sobre o comércio internacional, substituiu o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).
c) o comércio apresentou grande crescimento em algumas áreas continentais, chegando a superar, em certos casos, as trocas realizadas com países situados a distâncias maiores.
d) o comércio internacional adotou regras que facilitam as trocas, mas, por outro lado, conservou, ainda, artifícios que restringem as vantagens dos países menos desenvolvidos.

58-(UFMG) É INCORRETO afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País, hoje, no mundo, representam

a) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a implementação da ALCA.
b) um reforço em sua posição econômica e, possivelmente, um novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul.
c) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa.
d) uma defesa da idéia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo, especialmente os africanos.

59-(UFG) Em janeiro de 1994, passou a vigorar o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), entre os Estados Unidos, o Canadá e o México, que formaram um bloco econômico, eliminando barreiras alfandegárias no comércio recíproco. Esse acordo foi contestado na América Latina e também nos
Estados Unidos, sobretudo em relação ao México. No que se refere ao aspecto econômico, apresente duas críticas norte-americanas ao acordo com o México.
Resposta

Duas entre as opções abaixo:
– não haveria aumento das exportações porque a moeda mexicana tem valor menor, enquanto a renda mexicana é mais baixa que nos outros dois países;
– ocorreria exportação de empregos para o México com a transferência de empresas norteamericanas atraídas pelos baixos salários daquele país;
– haveria aumento do desemprego nos Estados Unidos e redução nos salários dos operários norteamericanos;
– a eliminação de barreiras abre caminho para a integração econômica, incluindo a integração no uso de mão-de-obra (atração de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos constituiria grave problema social).

60-(UNESP) O bloco de países pertencentes à União Européia foi ampliado em 2004 com a entrada de países do leste e do centro europeu, os quais adotaram o euro como moeda comum. Inglaterra, Suécia e Dinamarca, entretanto, não participam da unificação da moeda. Analise os gráficos e assinale a alternativa que exprime o comportamento desses três países no período considerado.

a) Desempenho econômico e taxas de desemprego superiores às dos países que adotaram o euro.
b) Melhor desempenho econômico e maiores taxas de desemprego em todo o período.
c) Pior desempenho econômico e elevadas taxas de desemprego em todo o período.
d) Melhor desempenho econômico principalmente a partir de 2003 e menores taxas de desemprego em todo o período.
e) Melhor desempenho econômico apenas a partir de 2003 e, historicamente, maiores taxas de desemprego.

61-(PUCAMP) A ALCA ou o MERCOSUL? Essa é uma dúvida que paira sobre as cabeças de milhões de latino-americanos. Sabe-se que no atual estágio do sistema capitalista a integração de países em blocos é necessária como sobrevivência e participação no comércio mundial para muitos países. Sobre esses blocos afirma-se:

I. A maior parte das trocas comerciais entre os membros do MERCOSUL envolve o Brasil e a Argentina.
II. A criação da ALCA representa um fator de fortalecimento internacional do MERCOSUL.
III. As recentes relações comerciais do Brasil com a África e a China foram fatores importantes para a atual estagnação do MERCOSUL.
IV. Mesmo com a integração que será promovida pela ALCA, os Estados Unidos deverão continuar colocando barreiras protecionistas em alguns produtos como os gêneros agrícolas.
V. Para muitos países como o Chile, o Peru e o México, a consolidação da ALCA é vista como uma oportunidade de ampliação das exportações e atração de investimentos.

Estão corretas SOMENTE as afirmações

a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) III, IV e V

62-(UFC) Assim como a dinâmica natural da Terra altera as feições do planeta e a dinâmica demográfica modifica constantemente o contingente, a composição e a distribuição da população pelo Globo, a dinâmica econômica promove a reorganização dos espaços geográficos, separa ou agrupa países em função de seus interesses e divergências, de suas posições hegemônicas ou de subordinação econômica no plano internacional ou continental.

a) Cite três exemplos de blocos econômicos existentes na atualidade, relacionando os países que os constituem.
b) Cite dois aspectos que motivam o agrupamento dos países em blocos econômicos

Respostas

a)

1.MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai
2.NAFTA: Canadá, Estados Unidos e México
3.COMUNIDADE ANDINA: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela
b)
1.Possibilidade de fortalecer a economia dos países participantes pelo estabelecimento de relações comerciais privilegiadas entre os países membros dos blocos econômicos.
2. Possibilidade de ampliar o intercâmbio entre mercadorias, capitais e serviços.
3. Possibilidade de fortalecimento nas relações com países fora do bloco no mercado internacional.

63-(URCA) Assinale a opção que preenche corretamente os espaços vazios do texto abaixo:
“A formação de _________ significa uma regionalização do ________ mundial. Concomitantemente, acaba sendo uma maneira de incrementar a _______________ em escala global, já que existe a tendência de os blocos fazerem ___________ de comércio entre si. Assim, pertencer a um bloco significa para um país ter __________ ao mercado consumidor de um bloco aliado.”

a) países; domínio; independência; restrições; bloqueio;
b) blocos; espaço; interdependência; alianças; acesso;
c) territórios; contexto; divulgação; guerras; contenção;
d) áreas; mercado; proibição; proibição; indicação;
e) critérios; traçado; paisagem; lutas; danos.

64-(URCA) Após a proposta da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), surgiram muitas controvérsias envolvendo essa questão, algumas estão listadas abaixo. Leia com atenção e indique a opção correta:

I) falta de competitividade dos setores rurais brasileiro e argentino, que não têm condições de enfrentar os baixos preços dos produtos agrícolas dos Estados Unidos e do Canadá, viabilizados pelos subsídios governamentais.
II) A Alca pretende formar uma zona econômica que abrange todos os países das Américas, sem exceção.
III) propriedade intelectual, relacionada a patentes de plantas ou sementes geneticamente modificadas, que foram desenvolvidas mediante o emprego de biotecnologia.
IV) nas negociações da Alca, em 2003, os Estados Unidos anunciaram o desejo de discutir a questão anti-dumping e os subsídios à agricultura, no intuito de viabilizar o incremento dessas negociações.

a) As afirmativas II e III estão corretas;
b) As afirmativas I e IV estão corretas;
c) As afirmativas III e IV estão corretas;
d) As afirmativas I e III estão corretas;
e) As afirmativas II e IV estão corretas.

65-(UFMT) Sobre a União Européia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-membro é considerada cidadã da União Européia.
( ) Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre os países-membros e melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus cidadãos são alguns dos objetivos da União Européia.
( ) A União Européia pôs fim às barreiras comerciais não só entre os países-membros como também para países integrantes do Mercosul e do Nafta.


Assinale a seqüência correta.

a) V, F, V
b) V, F, F
c) F, V, F
d) V, V, F
e) F, F, V

66-(PUCSP) Leia com atenção:

“Hoje é um marco no relacionamento entre a Europa e a Turquia. Uma Turquia estável, moderna e democrática é um objetivo que devemos apoiar ativamente na União Européia e na Turquia [...] É claro que o caminho em direção a admissão da Turquia será longo e difícil [...] As negociações devem ser justas e rigorosas [...] A Turquia será tratada da mesma forma como os outros candidatos. E terá que respeitar estritamente os requisitos sobre a democracia, os direitos humanos e o papel da lei para se juntar ao clube. A Europa deve aprender mais sobre a Turquia. E a Turquia deve conquistar corações e mentes dos cidadãos europeus [...]”
(Declaração do presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, na abertura das negociações para a admissão da Turquia, no dia 03 de outubro de 2005. In: Site da Delegação Européia no Brasil, www.delbra.cec.eu.int/)

Sobre as negociações para a admissão da Turquia na União Européia pode ser dito que

a) a Turquia não tem grandes interesses econômicos e políticos para ingressar na União Européia, mas está sendo pressionada pela entidade européia em razão de uma estratégia geopolítica do ocidente que visa, via Turquia, ampliar sua influência no Oriente Médio.
b) há uma rejeição popular na Europa e de alguns países da UE à Turquia por temerem o ingresso de um país que sozinho representaria quase a metade da população da entidade européia, o que daria a ele força excessiva no parlamento europeu.
c) algumas das dificuldades para se admitir a Turquia na União Européia se relacionam ao temor de que o fato de a população tURCA ser 99,8% muçulmana significaria uma influência muito perigosa numa Europa que não tem a experiência de convívio com muçulmanos.
d) com exceção de parte da cidade de Istambul, o restante do território turco não pertence à Europa e com a admissão desse país na UE, formalmente a Europa passaria a ter fronteiras com países considerados como problemáticos (Iraque, Síria e Irã, por exemplo).
e) a União Européia interessa-se em atrair a Turquia para sua entidade, porque desse modo teria acesso mais garantido e facilitado à mão-de-obra turca, um recurso importante para uma Europa carente de recursos humanos, em razão dos baixos índices de natalidade

67-(PUCSP) Sobre o processo de consolidação e ampliação da União Européia é correto afirmar que

a) o objetivo da UE é a constituição de bloco militar cuja atuação permita a implementação de uma política externa e de segurança comum entre os membros, como já demonstrou a questão da Guerra no Iraque.
b) a União Européia é uma das zonas mais ricas do mundo. Entretanto, existem disparidades internas significativas entre as suas regiões, em termos de rendimentos e de oportunidades, que foram agravadas com a recente ampliação de seus membros.
c) na União Européia os Estados componentes abrem mão de sua soberania em temas militares e, por isso, passam a cumprir decisões coletivas. Foi como uma entidade única que a UE votou, por exemplo, a favor da invasão do Iraque na ONU.
d) a UE vem, recentemente, estimulando as nações da Europa do leste (Hungria, Eslováquia, República Checa, Albânia e Romênia, por exemplo) a ingressarem na entidade, por temer que elas caiam sob o controle da Rússia.
e) por causa de objetivos geopolíticos relacionados ao combate ao terrorismo, a UE está relaxando nas exigências para os países que querem uma vaga no “clube”, tal como no caso atual da candidatura da Turquia, país antidemocrático pelo fato de ser uma república islâmica.

VESTIBULARES ANTERIORES

68-(UFSC) A partir dos anos 80, o mundo assistiu a grandes mudanças, emergindo daí uma "nova ordem mundial", abaixo caracterizada.

Assinale a(s) proposição(ões) que estiver(em) DE ACORDO com essa "nova ordem".

01. Formação de blocos econômicos supranacionais, como a União Européia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
02. Manutenção do bloco soviético e continuidade da Guerra Fria baseada na bipolaridade.
04. Expansão das multinacionais como agentes dessa nova fase da evolução capitalista.
08. Capacitação econômica como medida de poder no mundo multipolar.
16. Expressivo avanço técnico-científico e mais atenção à qualificação profissional.
Resposta: 29 (01 + 04 + 08 + 16)

69-(UECE) Nascida nos anos 50, essa Associação Internacional foi pioneira no mundo com tendência a agregar todo o Continente, servindo de modelo para outros blocos de países. Tratamos do bloco regional:

a) Acordo de Livre Comércio da América do Norte - NAFTA
b) Mercado Comum do Sul - MERCOSUL
c) Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - APEC
d) União Européia – UE

70-(UFC) Em resposta à tendência mundial de formação de blocos de países, constituíram-se o NAFTA, o MERCOSUL, a União Européia, a CEF e a APEC. Marque a alternativa em que há correta correspondência entre o bloco e os países que o constituem.

a) NAFTA - Canadá, Estados Unidos e México
b) MERCOSUL - Argentina, Brasil, Equador e Paraguai
c) União Européia - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia
d) CEF - Armênia, Bielo-Rússia, Moldávia, Rússia, Turcomenistão, Ucrânia e Japão
e) APEC - Brasil, Canadá, China, Filipinas, Japão e Vietnã

71-(UFSC) A partir dos anos 80, o mundo assistiu a grandes mudanças, emergindo daí uma "nova ordem mundial", abaixo caracterizada.

Assinale a(s) proposição(ões) que estiver(em) DE ACORDO com essa "nova ordem".

01. Formação de blocos econômicos supranacionais, como a União Européia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
02. Manutenção do bloco soviético e continuidade da Guerra Fria baseada na bipolaridade.
04. Expansão das multinacionais como agentes dessa nova fase da evolução capitalista.
08. Capacitação econômica como medida de poder no mundo multipolar.
16. Expressivo avanço técnico-científico e mais atenção à qualificação profissional.

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 (29)
fonte: GEOGRAFIAPARATODOS
GABARITO:
1-D 2-C 3-A 4-D 5-E 6-B 7-B 8-D 9-A 10-- 11-- 12-C 13-D 14-A 15-- 16-43 17-D 18-D 19-D 20-E 21-A 22-D 23-A 24-B 25-- 26-A 27-A 28-D 29-D 30-07 31-A 32-- 33-A 34-D 35-D 36-C 37-C 38-B 39-B 40-D 41-C 42-A 43-D 44-D 45-- 46-A 47-E 48-C 49-E 50-- 51-B 52-C 53-A 54-E 55-E 56-A 57-D 58-A 59-- 60-D 61-C 62-- 63-B 64-D 65-D 66-D 67-B 68-- 69-D 70-A 71--

2 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou muito, gratidão!!✨🌻

qual melhor estimulante disse...

obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante obrigado pela informação sobre