terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PROVAS E GABARITOS SOBRE TERRORISMO.


VESTIBULAR 2013

(UNIOESTE) No segundo semestre de 2011, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) iniciou um intenso ataque a Líbia que resultou na morte de MuamarKadafi. Muitas foram as críticas da comunidade internacional a esta ação militar, sendo questionado, inclusive, se não teria sido motivada por interesses econômicos. A partir disso e do mapa abaixo, assinale a alternativa correta.

Fonte: Boletim Mundo, ano 19, no 2, abril de 2011.

a) Não é possível inferir nenhuma informação a partir do mapa.
b) As críticas da comunidade internacional são equivocadas, pois a OTAN agiu da mesma maneira em outros países, como a Síria e o Egito.
c) As críticas da comunidade internacional são pertinentes, uma vez que é possível perceber pelo mapa que o território Líbio possui importantes reservas de petróleo e gás.
d) As críticas da comunidade internacional são pertinentes, uma vez que é possível perceber pelo mapa que o território Líbio possui reservas consideráveis de prata e nióbio.
e) As críticas da comunidade internacional são equivocadas, visto que é possível perceber pelo mapa que o território não possui nenhum recurso de valor econômico elevado.

(UENP) Observe a figura a seguir e assinale a alternativa correta. Países Bálticos


a) São países bálticos destacados na figura: Lituânia, Letônia, Estônia, Rússia e Bielo Rússia (Belarus).
b) Os países bálticos são aqueles banhados pelo Mar Báltico, entre eles: Lituânia, Letônia, Estônia, além da Noruega, Suécia e Finlândia.
c) Os países bálticos, Lituânia, Letônia e Estônia emanciparam-se da antiga União Soviética (URSS) logo após a Perestroika e a Glasnost, implementadas a partir do governo de Gorbatchev.
d) O Mar Báltico separa os países bálticos da Península Ibérica e da Península Escandinava.
e) Lituânia, Letônia, Estônia fazem parte atualmente da federação russa, ou seja, da Comunidade de Estados Independentes (CEI).

(UEL) Recentemente, o mundo assistiu a uma série de revoltas populares nos países árabes. A imprensa internacional destacou o papel das redes sociais nessas mobilizações contra os ditadores e a repressão dos governos sobre a população civil.
Sobre esses conflitos, assinale a alternativa correta.
a) A Jordânia viu seu rei ser deposto devido ao apoio dos países ocidentais e de Israel aos movimentos revoltosos.   
b) Na Tunísia, o processo revoltoso de setores populares foi sufocado por empréstimos vultosos da União Europeia.   
c) No Marrocos, a permanência da violência deve-se aos conflitos entre cristãos, muçulmanos e membros de religiões tribais.   
d) O Egito manteve Hosni Mubarak no poder devido à intervenção da Liga Árabe, com apoio norte-americano.   
eO governo da Síria, apesar dos protestos internacionais, atacou os revoltosos com a anuência do Irã, da Rússia e da China.   

(UDESC) Em 1989 ocorreu a Queda do Muro de Berlim que dividiu a cidade de Berlim entre a República
Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha
Ocidental), durante 28 anos. Sobre as mudanças ocorridas nas últimas décadas do século XX, é correto afirmar.

a) Com as mudanças ocorridas, no final do século XX, nos países do leste europeu, os partidos socialistas e os comunistas obtiveram maior participação no poder, uma vez que puderam participar das eleições, o que lhes era proibido até a década de 90.
b) A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) trocou o nome para Rússia, mas manteve seu espaço geográfico intacto.
c) Ocorreram várias mudanças no mapa geográfico da Europa com o surgimento de novos países como, por exemplo, a República Tcheca, a Eslováquia, a Croácia e a Bósnia.
d) A Alemanha continua dividida entre Alemanha Oriental e Ocidental, com governos separados, sendo que somente a Alemanha Ocidental (que tem como atual primeira ministra Angela Merkel) faz parte da Comunidade Europeia.
e) O fim do comunismo significou o fim de uma sociedade igualitária, na qual toda a população tinha suas necessidades básicas atendidas.

(UFSJ) Após o fim da União Soviética, os Estados Unidos têm imposto ao mundo uma ordem com base em seus interesses, tomando decisões unilaterais sem considerar resoluções de organismos internacionais, como a ONU.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo do que se diz no texto.

a) Ocupação militar do Iraque e deposição do governo de Saddam Hussein.
b) Apoio militar ao governo de Israel e à desocupação palestina da Faixa de Gaza.
c) Fechamento da prisão na base militar de Guantánamo,em Cuba.
d) Bloqueio econômico e militar contra o Irã para impedir a produção de armas nucleares.

(UFSJ) Observe o mapa abaixo.

http://www.infoescola.com/wp- content/uploads/2010/07/mapa- siria.gif. (Adaptado).

Assinale a alternativa que apresenta fatos sobre a região em destaque que ocuparam os noticiários dos jornais ao longo de 2012.
a) O governo de Israel apoia a formação de um governo xiita na Síria como alternativa à radicalização do terrorismo.
b) Desde o começo da revolta contra o presidente Sírio Bashar al Assad, milhares de sírios se refugiaram em países vizinhos.
c) China e Rússia encaminharam ao Conselho de Segurança da ONU pedido de apoio para uma intervenção militar na Síria.
d) Síria,Israel,Líbano,JordâniaeIraquefazemparteda“PrimaveraÁrabe”,quese caracteriza por manifestações populares contra governos ditatoriais.

(UERJ)

Rússia e China rejeitam ameaça de guerra contra Irã

A Rússia e a China manifestaram sua inquietude com relação aos comentários do chanceler francês, Bernard Kouchner, sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã. Kouchner acusou a imprensa de “manipular” suas declarações. “Não quero que usem isso para dizer que sou um militarista”, disse o chanceler, dias antes de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – se reunirem para discutir possíveis novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.

Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007.

O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.
A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:

ageopolítica mundial na época da criação do organismo   
b) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão   
c) convergência diplomática dos países com capacidade atômica   
d) influência política das transnacionais no período da globalização   

(UERJ) A atual crise econômica do mundo capitalista eclodida em 2009 nos EUA e na Europa colocou em xeque o crescimento econômico dessas regiões, provocando a queda do PIB em diversos países. A partir de então, a China passou a ser vista como uma das principais possíveis solução para superação dessa crise econômica. Isso se deve ao fato de que esse país

aapresenta um potencial mercado consumidor em expansão, que pode absorver a produção industrial dos EUA e da Europa, além de possuir grandes reservas econômicas para investimento que podem injetar recursos na economia de muitos países.   
b) é o principal importador de matéria-prima e produtos manufaturados dos EUA e da Europa, sobretudo minério de ferro e grãos (como o arroz e o milho), o que poderá assegurar a continuidade do crescimento do PIB de vários países.   
c) detém um contingente populacional com mão de obra qualificada que poderá ser enviada aos EUA e à Europa para suprir a demanda do setor produtivo local, ocupando cargos e funções nos diversos setores da economia.   
d) possui um grande parque industrial com mão de obra barata e sem interferência sindical, que poderá permitir que a China se torne o principal fornecedor de produtos industrializados para os EUA e a Europa.   

(UEG)

O maior estoque de ouro do mundo, mantido pelo governo americano, está guardado em Fort Knox, no estado de Kentucky, sob um forte esquema de segurança. Lá, está depositada grande parte das reservas de quase 9 mil toneladas mantidas pelos EUA, avaliada em US$ 550 bilhões.

Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2012.

O fato de os EUA possuírem as maiores reservas de ouro mundial se explica
a) pela manutenção do padrão-ouro que regula o sistema financeiro internacional, estabilizando o dólar.   
b) pela produtividade incomum do metal retirado na chamada “corrida do ouro da Califórnia”.   
c) pelo emprego do ouro na produção tecnológica de ponta nas indústrias do Vale do Silício.   
dpelo seu poder econômico que permitiu concentrar o ouro produzido em vários lugares do mundo.   

(UERJ) Nos últimos anos, registrou-se crescimento das trocas comerciais entre a China e a África Subsaariana. Observe o gráfico:


Com base na análise do gráfico e considerando as características das regiões envolvidas, a ampliação da integração sino-africana está associada, principalmente, à seguinte estratégia econômica da China:
a) diminuição de custos de produção para a indústria alimentícia   
bmanutenção do suprimento de insumos para o setor industrial de base   
c) implantação de unidades fabris do segmento de bens de consumo duráveis   
d) ampliação do mercado consumidor para as manufaturas de bens não duráveis   

(UNICAMP)

Graças ao tamanho continental e à imensa população do país, as políticas implementadas pelo governo permitiram à China combinar as vantagens da industrialização voltada para a exportação, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros só tinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilustração dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo.

(Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.)

a) Indique duas ações políticas do governo chinês que produziram as condições internas para a ascensão econômica do país.

b) Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pela China para a obtenção de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manutenção do atual modelo de produção industrial em larga escala no país.

Resolução:

a) O governo chinês empreendeu notáveis reformas desde a revolução de 1949. Pode-se destacar, no período do governo de Deng Xiaoping, a política de controle de natalidade e a criação de Z.E.E’s., responsáveis por uma abertura controlada ao capital estrangeiro. Na última década, destacam-se as políticas de redistribuição de renda.

b) A china vem atuando de forma agressiva no processo de exportação de capitais a partir de suas grandes estatais instaladas em países pobres; nesses países, as empresas chinesas exercem a cada dia maior influência política, como no caso da República Democrática do Congo que teve sua dívida externa paga pelos chineses em troca de petróleo.

(FGV-SP) Os investimentos diretos estrangeiros no continente africano aumentaram exponencialmente ao longo da primeira década do século XXI. Sobre esse tema, responda:

a) Qual a origem da maior parte desses investimentos?

b) Para quais setores produtivos eles foram direcionados em sua maior parte?

Resolução:

a) A partir do início do século XXI os investimentos diretos estrangeiros na África passaram a ser provenientes principalmente do grupo dos BRICS, com destaque para a crescente e predominante participação das aplicações da China.
b) Além dos setores de infraestrutura, o investimento direto chinês destina-se ao setor de extração de minérios, associado ao crescimento industrial da China, que também busca no continente fontes que satisfaçam sua demanda por petróleo.

(CEFET-MG)

É inexorável que a gente discuta este papel [do Conselho de Segurança da ONU]. Não é possível que ele continue representa- do pelos interesses da Segunda Guerra Mundial. Por que isso não muda? Se nós não enfrentarmos este debate, a ONU vai continuar a funcionar sem representatividade e o conflito no Oriente Médio vai ficar por conta do interesse dos norte-americanos quando, na verdade, a ONU é que deveria estar negociando a paz no Oriente Médio.

SILVA, Luís Inácio Lula da. Trecho de discurso proferido na reunião da cúpula de Che- fes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe, México, fevereiro de 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2012.

No trecho acima, o presidente Lula
a) denunciava a composição de organismo da ONU condizente com uma ordem mundial ultrapassada.
b) reprovava a decisão da ONU de restringir a manifestação dos países emergentes em relação aos conflitos orientais.
c) censurava a insistência dos países da América Latina e do Caribe em questionar a imparcialidade das Nações Unidas.
d) condenava a determinação dos políticos do Oriente Médio de desrespeitarem tratados internacionais firmados na ONU.
e) criticava a política internacional dos Estados Unidos de apoio à ampliação do número de Estados permanentes no Conselho de Segurança.

(UECE) Japão e China completaram 40 anos de relações diplomáticas, que recentemente foram abaladas, gerando um clima de tensão entre os dois países em virtude da
a) disputa territorial por um pequeno conjunto de ilhas que os chineses chamam deDiaoyu.
b) entrada maciça de diversos produtos chineses no mercado japonês.
c)  disputa comercial entre os dois países pelo mercado mundial de eletrônicos.
d) discordância do Japão ao regime imposto na China pelo Partido Comunista Chinês – PCC.

(CEFET-MG) Órgãos e proponentes neoliberais outorgam ao Estado diversas funções enquanto organizador do espaço e da (re)produção capitalística. Nessa concepção, é demandado do poder estatal
a) manter o controle financeiro das indústrias de base.
b) criar mecanismos de proteção das fábricas nacionais.
c) restringir a livre concorrência entre empresas privadas.
d) estimular a pesquisa tecnológica em apoio à iniciativa privada.
e) intensificar o acesso da população ao sistema de seguridade social.

(FUVEST) Observe os gráficos.


Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses.   
b) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano.   
c) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África.   
d) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos.   
eO investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios.   

(UFES) A onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos de países árabes, conhecida como Primavera Árabe, tem provocado a queda de alguns governos ditatoriais.

a) Cite 4 (quatro) países árabes onde ocorreram as manifestações referidas acima.

b) Explique como as redes sociais (FacebookTwitter) e os meios de comunicação têm contribuído para o desenvolvimento dos conflitos em países árabes de governos ditatoriais.

Resolução:

a) Argélia; Líbia; Egito; Jordânia; Iêmen; Arábia Saudita; Líbano; Síria.
Também: Palestina; Omã; Mauritânia; Marrocos; Djibuti; Barein; Iraque; Kuwait...

b) O Facebook e o Twitter têm sido usados na mobilização da população e na organização de protestos. A rede de TV Al Jazeera tem sido usada na cobertura e divulgação dos movimentos.

(PUCPR) Nos últimos anos a América Latina vem se destacando no cenário internacional tanto do ponto de vista socioeconômico quanto político. Com relação a essa região, leia as assertivas a seguir:

I. A derrubada do presidente paraguaio em 2012 tende a levar o país a uma direção mais conservadora, podendo diminuir o papel dos movimentos sociais no país.
II. Governos como o de Cristina Kirchner, na Argentina, e o de Evo Moralez, na Bolívia, estatizaram companhias espanholas do setor energético. No caso argentino, a petroleira YPF, antes controlada pela REPSOL espanhola, foi expropriada pela presidente e reestatizada.
III. O governo de Juan Manuel Santos na Colômbia e o de Sebastian Pinera no Chile representam o bloco bolivariano da América Latina com fortes políticas nacionalistas, em oposição aos Estados Unidos.
IV. Governos como o do Uruguai, com José Mujica, e do Brasil, com Dilma Rousseff, representam o grupo conservador da América Latina , já que são aliados próximos dos Estados Unidos , manifestando interesses na retomada das discussões referentes à ALCA (Associação de Livre Comércio das Américas).

São corretas APENAS:
a) II e III.
b) I, III e IV.
c) III e IV.
d) I e III.
e) I, II e III.

VESTIBULAR 2012

(UECE) O ano de 2011, além de completar dez anos do atentado terrorista aos Estados Unidos, tem visto vários conflitos no mundo árabe: a queda dos regimes tunisiano e egípcio e, em seguida, a derrubada de Muammar Gaddafi, na Líbia, e a insurreição na Síria.
Sobre os atuais conflitos no mundo árabe, é correto afirmar–se que
a) as revoltas da Tunísia e do Egito foram geradas pela indignação diante da riqueza e da corrupção da elite governante.
b) reivindicam a política de bem-estar social que garante educação, segurança e saúde gratuitas, bem como uma renda digna para todos.
c) foram gerados pela queda do preço do petróleo e pela indignação com a falta de oportunidades para os jovens.
d) os casos sírio e líbio decorrem da aceitação da desigualdade como preço a ser pago em troca do crescimento econômico.

(IFMT) “No próximo domingo, o atentado terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e a outros alvos nos Estados Unidos completa 10 anos. O ataque mudou a história do país e marcou o mundo todo.
Em 11 de setembro de 2001, dois aviões sequestrados por terroristas da Al Qaeda foram jogados contra as torres gêmeas. Outra aeronave caiu no prédio do Pentágono, em Washington DC. Um quarto avião foi derrubado em uma cidade do estado da Pensilvânia. Ele ia em direção a Washington, mas caiu quando os passageiros e a tripulação tentaram dominar os terroristas e retomar o controle.
Quase três mil pessoas morreram nos ataques. Quem tinha idade suficiente para se dar conta do impacto daquele acontecimento ainda hoje consegue se lembrar de onde estava quando recebeu a notícia. Com a ajuda da cobertura ao vivo da imprensa internacional, as cenas da tragédia ganharam o mundo e chocaram até os que não eram exatamente fãs dos EUA.”
(Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2011).
A imprensa tem divulgado muitas notícias acerca dos atentados terroristas, nos Estados Unidos, há dez anos. O governo norte-americano vem tomando medidas no sentido de evitar que novos ataques aconteçam. Sobre esses ataques, podemos afirmar que:
a) foram planejados por Saddam Hussein, notável inimigo dos Estados Unidos, que se aliou à rede terrorista Al Qaeda.
b) no dia 11 de setembro de 2001, dois aviões foram jogados sobre o principal símbolo religioso dos norte- americanos, o World Trade Center, lugar que estava repleto de pessoas em oração.
c) o ódio da Al Qaeda aos Estados Unidos se justifica, em grande parte, devido à perseguição norte-americana ao Estado de Israel.
d) os atentados de 11 de setembro mudaram a forma de os norte-americanos se comportarem, desencadeando uma verdadeira caça aos comunistas.
e) os atentados de 11 de setembro mostraram ao mundo a vulnerabilidade dos Estados Unidos e despertaram nos norte-americanos um sentimento de ódio a Osama Bin Laden, culminando com sua morte, em Islamabad, capital do Paquistão, em maio de 2011.

(UFRN) Os dois documentos abaixo reproduzidos dizem respeito a aspectos das relações internacionais no início do século XXI.

Analisando a imagem e o fragmento textual, é possível inferir que
a) a reação bélica dos EUA a esses ataques contou com o respaldo do Conselho de Segurança da ONU, que se indignou com a ação terrorista em Nova Iorque.
b) a geopolítica no mundo pós-Guerra Fria foi abalada e surgiram outras formas de contestação ao poder que se pretende hegemônico.
c) a destruição de um símbolo do capitalismo internacional fragilizou a economia estadunidense, desencadeando o maior abalo financeiro das últimas décadas.
d) a política externa dos EUA tornou-se pacifista, em claro antagonismo àquela adotada no período da Guerra Fria.

(FEI) O site Wikileaks, que tem como fundador o australiano Julian Paul Assange, ficou conhecido em 2010 por revelar milhares de documentos diplomáticos confidenciais do Departamento de Estado dos EUA. Uma mensagem da Secretaria de Estado dos EUA à embaixada americana em Assunção relatou a preocupação do governo americano da época, com a suposta presença de organizações como Al Qaeda, o Hizbollah e o Hamas na tríplice fronteira (entre Brasil, Argentina e Paraguai), o que nunca foi confirmado. Estas três organizações são, respectivamente:
a) uma organização paramilitar então chefiada por Osama bin Laden, uma milícia fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano e uma organização palestina, de orientação sunita, que governa a faixa de Gaza.
b) uma organização paramilitar sediada no Afeganistão, uma milícia fundamentalista chechena e uma organização palestina xiita que controla a faixa de Gaza.
c) um grupo paramilitar iraquiano xiita, uma milícia fundamentalista saudita e um grupo paramilitar iraniano.
d) uma milícia fundamentalista iraniana, uma organização palestina que controla a faixa de Gaza e uma organização terrorista Líbia que era controlada por Muammar al-Gaddafi.
e) uma organização terrorista síria, um grupo paramilitar afegão e uma organização palestina de orientação sunita, que comanda a faixa de Gaza.

VESTIBULAR 2011

1-(UFAC) O terrorismo é uma forma violenta de protesto conhecida desde a Antiguidade, sendo uma tentativa de desestabilização de algum regime.

http://cirozibordi.blogspot.com/2010/09/comprovado-terroristas-derrubaram-as.html

A imagem acima se refere ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Este
tipo de atentado trata-se:
a) Da primeira “onda terrorista”, iniciada no final do século XIX e início do XX. Nessa época, ninguém se sentia seguro e a salvo do terrorismo. No ano de 1894, por exemplo, um anarquista italiano assassinou o presidente francês Sai Carnot.
b) De uma forma de terrorismo, bem semelhante à guerra. Sua principal finalidade é controlar algum território sem semear pânico.
c) De um atentado que aborda o “velho terrorismo”, especialmente aquele do fim do século XIX e início do XX, formado por organizações anarquistas ou nacionalistas com propostas políticas bem definidas.

d) Do terrorismo atual, também chamado de pós moderno ou de global. O atentado que destruiu as duas torres do World Trade Center, em Nova York representa bem o “novo terrorismo”.
e) Do terrorismo que procura eliminar figuras estratégicas do regime que combate, evitando atingir pessoas inocentes. A destruição das torres gêmeas em Nova York é um exemplo clássico.

2-(UERJ)

Os dados presentes no gráfico acima podem ser interpretados considerando-se o contexto geopolítico mundial.

Nesse contexto, aponte o fator que explica a variação dos gastos norte-americanos com armas durante a primeira metade da década de 1990 e identifique o principal traço da política externa desse país a partir de 2001.
Resposta:
Mudança na geopolítica mundial resultante do término da bipolaridade militar característica do período da Guerra Fria.
Doutrina Bush de guerra ao terror

VESTIBULAR 2010

3-(UFU) Observe a imagem.
Placa em estrada sul-africana: “Tome cuidado com os nativos”. Foto de 1960.
Disponível em: www.veja.abril.com.br/historia/apartheid. Acesso em 04/04/2010.

Sobre o Apartheid, é correto afirmar que:

a) Foi a expressão do êxito político do governo nacionalista na construção do racismo legalizado, cuja origem se encontra na defesa da preservação das diferenças naturais presentes nos ideais da Igreja Reformada Holandesa.
b) Representou a oportunidade de as populações de negros, mestiços e indianos lutarem por justiça e igualdade, tendo como resultado a Lei das Terras Nativas que lhes concedeu o acesso à terra e à exploração dos minerais.
c) Esteve restrito às questões raciais, às disputas e conflitos entre brancos e negros, não se articulando às desigualdades demográficas, culturais, da riqueza, do poder e ao acesso ao trabalho.
d) Articulou a “política da boa vizinhança”, permitindo a criação dos bantustões, que eram territórios tribais onde os negros tinham total liberdade de expressão e nos quais se reconhecia a diferença natural.

4-(UNESP) No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista:
a) prevaleceu durante toda a história independente do país e assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sul africanos.
b) foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinquenta anos.
c) vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra.
d) foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas instituições políticas.
e) determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite mestiça e aprofundou as relações inter raciais no país.

5-(UFOP) Sobre a África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O fim do apartheid, um regime segregacionista que negava aos negros direitos sociais, econômicos e políticos, produziu condições para a eliminação da desigualdade social.
b) O país tem uma população constituída por diversos grupos étnicos e, além do inglês, adota diversos outros idiomas oficiais.
c) O território abriga, em seu subsolo, uma grande quantidade de minérios, entre os quais se destacam o ouro e o diamante.
d) O país, cujo território está localizado no extremo sul do continente africano, tem a Cidade do Cabo e Johannesburgo como seus principais centros urbano-industriais.

6-(FUVEST) Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à presidência da África do Sul.
fuvest2010_1f_p1f20101v_his_19.gif

Essa campanha representou a:
a) luta dos sul-africanos contra o regime do apartheid então vigente.
b) conciliação entre os segregacionistas e os partidários da democracia racial.
c) proposta de ampliação da luta anti-apartheid no continente africano.
d) contemporização diante dos atos de violência contra os direitos humanos.
e) superação dos preconceitos raciais por parte dos africânderes.

VESTIBULAR 2009

7-(CEFET) Sobre a África, analise as seguintes afirmativas.

I. As primeiras eleições multirraciais do país, em 1960, encerraram o apartheid e inauguraram a democracia no país.
II. Foi retalhada em territórios coloniais a partir do Congresso de Berlim (1884-1885).
III. A crise africana tem raízes políticas e devastadoras consequências econômicas. A essência do problema é a falência dos Estados.
IV. A Guerra Fria teve pouco impacto na evolução política dos Estados africanos.

São corretas:
a) apenas I e II
b) I e III
c) II e III
d) III e IV
c) I, II e IV.

VESTIBULAR 2008

8-(FALM)
“O terrorismo é o grande assunto do momento. Ele afetou as bolsas de valores e as perspectivas decrescimento das economias, a começar pela norte-americana , a mais poderosa do globo e vem suscitando uma série de discussões sobre como evitá-lo, com algumas propostas que, se adotadas, vão certamente alterar algumas de nossas rotinas do dia a dia. E também a ordenação geopolítica mundial começa a sofrer significativas modificações em função do desenrolar dos acontecimentos,
em especial da luta contra o terrorismo”.
VESENTINI, José William. Terrorismo e Nova Ordem Mundial, 2002.

O terrorismo, assim, é uma ação desesperada e violenta, feita por grupos (ou eventualmente por um
indivíduo) que almejam determinados ideais. De acordo com as alternativas abaixo, assinale qual NÃO corresponde aos ideais terroristas.
a) Mudar alguma coisa na vida política e social, derrubar um regime, lutar contra uma potência colonialista ou imperialista.
b) Lutar pela união dos povos, com objetivos de liberdade mundial, evitando atingir inocentes.
c) Alterar radicalmente os valores de uma sociedade.
d) Alcançar uma independência nacional ou controlar um território.
e) Semear o pânico, desestabilizar as instituições e com isso suscitar mudanças radicais.

9-(UFPI)
O terrorismo tem merecido especial atenção no cenário geopolítico da atualidade. Sobre essa questão, analise as proposições:
I. Os alvos definidos para os atentados terroristas têm sido, em grande parte, quartéis, bases e outras instalações militares, raramente atingindo a população local.
II. Muitos grupos terroristas não têm se definido como pertencentes exclusivamente a um país, mas como representantes armados de instituições supranacionais, com identidades comuns quanto a aspectos culturais, étnicos ou religiosos.
III. Quando as torres gêmeas e o Pentágono foram atingidos pelos atentados de 11 de setembro de 2001, ficou caracterizado que não há mais nenhum país completamente livre dos ataques terroristas da atualidade.
IV. A Europa, desde a consolidação de seu grande mercado regional – a União Européia – não mais se tornou palco de atentados terroristas, revelando uma estabilidade não apenas econômica, mas de ordem política e um exemplo de convivência pacífica entre as diferentes etnias.

Está correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

10-(ESPM) Leia o texto e assinale a alternativa correta:

Na Batalha de Argel, em 1957, as forças francesas, que chegaram a contar com quinhentos mil soldados, conseguiram desmantelar a organização clandestina da Frente de Libertação Nacional (FLN), na capital do país. Uma sangrenta repressão à população civil árabe, no entanto, consumou a divisão entre a minoria francesa e a maioria muçulmana. A Guerra da Argélia produziu uma crise no governo francês e levou à queda da IV República.
(Leonel Itaussu. História Moderna e Contemporânea)

a) O texto aborda problemas enfrentados pela França na África, antes da Segunda Guerra Mundial.
b) O texto aborda a Guerra de Independência da Argélia, em plena descolonização da África, onde foram adotadas táticas de guerrilha rural e urbana contra o colonialismo europeu.
c) A queda da IV República francesa significou o afastamento definitivo do poder do general Charles de Gaulle.
d) A Argélia havia se tornado uma colônia francesa após a Segunda Guerra Mundial em meio às tensões da Guerra Fria.
e) A Argélia tinha sido uma colônia alemã, mas passou ao domínio da França como resultado dos tratados que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.

11(ESPM) Observe as palavras de Gerry Adams e o mapa a seguir:
Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo. A liderança do IRA também autorizou nosso representante (...) para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível.
(Planeta Porto Alegre, 2005)

Sobre o assunto em questão, está correto afirmar:
a) O IRA, mencionado no texto, é um grupo protestante extremista que defende a soberania britânica sobre a ilha da Irlanda.
b) A questão irlandesa envolve um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos sobre a soberania da ilha.
c) O Eire reivindica a porção norte da Irlanda para juntar-se ao seu Reino.
d) Gerry Adams lidera um partido que defende a unificação da Irlanda sob um regime republicano.
e) A deposição de armas do grupo protestante do IRA abriu um novo capítulo que permite, a partir de agora, a unificação da ilha.

12-(FACULDADE TREVISAN) A pretensão do Islã de criar Estados islâmicos e tornar-se uma nova força mundial, exigindo uma unidade entre religião e política nos países por ele governados, pode ser designada como:
a) fundamentalismo.
b) laicização.
c) racionalismo.
d) modernismo.
e) positivismo.

13-(UNIFOR) Analise o gráfico para responder à questão.
Assinale a alternativa que reflete as condições sul-africanas apresentadas no gráfico.
a) Com o fim do apartheid vários países europeus romperam relações com a África do Sul, o que provocou uma forte crise econômica.
b) A ascensão de novos países emergentes como a Nigéria tem provocado problemas sociais e econômicos à África do Sul.
c) Após um “boom” de crescimento pós-apartheid, a África do Sul tem apresentado vários problemas que se refletem na sociedade local.
d) O fraco crescimento econômico do país é um obstáculo à absorção dos negros no mercado de trabalho.
e) O fim da política do apartheid não conseguiu ainda promover de forma significativa a inclusão dos negros na economia.

VESTIBULAR 2007

14-(UFG) Leia o texto a seguir.
“O que domina o mundo hoje é o confronto entre grupos islâmicos prontos a tudo, inclusive ao suicídio, e o império americano, que possui as armas mais poderosas mas não consegue controlar totalmente o Afeganistão, o Iraque e os outros países do Oriente Médio.”
TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. p. 76.

Considerando o confronto entre os grupos mencionados no texto, apresente e explique uma das razões do interesse estadunidense no Oriente Médio.
Resposta:
Uma razão do interesse estadunidense no Oriente Médio, das apresentadas a seguir, entre outras:
- ampliar e manter a hegemonia e a política americana junto aos países árabes: O oriente Médio é uma área de disputa entre os pólos ou centros importantes do mundo (Estados Unidos, União Européia, Japão e China). No momento atual, a hegemonia é dos Estados Unidos, todavia, pode ser alterada pelas disputas dos diferentes focos de interesse ou pela união dos povos e estados islâmicos. Essa hegemonia foi alcançada por meio de ações unilaterais, invasões, ocupações e embargos econômicos por parte dos Estados Unidos;
- controlar a produção e a comercialização de petróleo e gás natural: As empresas estadunidenses são as principais exploradoras do petróleo extraído no Oriente Médio, e os Estados Unidos são os maiores consumidores mundiais de petróleo;
- apoiar a manutenção do Estado de Israel: Os Estados Unidos apóiam o Estado de Israel na luta contra os palestinos em defesa (política e econômica) da colônia judaica internacional em virtude de Israel constituir-se em ponto de apoio para a defesa dos interesses estadunidenses no petróleo do Oriente Médio;
- combater os grupos terroristas Islâmicos: Os grupos terroristas islâmicos surgiram na década de 1980 objetivando combater o estado de Israel e a implantação de um estado palestino islâmico.
Como os Estados Unidos apóiam o Estado de Israel ao mesmo tempo em que defendem os seus interesses no petróleo, a ação desses grupos terroristas passou a ter também como objetivo atingir os Estados Unidos.

15-(UFG) Leia o texto a seguir.
Os dois aviões de passageiros que terroristas islâmicos lançaram, há cinco anos, contra as torres gêmeas do World Trade Center se tornaram um marco na história contemporânea. Lidos em conjunto com a extinção do bloco socialista na esfera da União Soviética, no início dos anos 1990, os atentados da Al Qaeda em Nova York demarcam um “antes” e um “depois”.
FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 11 set. 2006, p. A2.

O depois, de acordo com o texto, caracteriza-se
a) pela ação dos Estados Unidos em combater o terrorismo mundial mediante acordos bilaterais intermediados pela ONU.
b) pela disseminação mundial da ação de grupos terroristas ligada às questões políticas e/ou religiosas.
c) pela emergência de governos populistas, na América Latina, dificultando as ações antiterroristas do governo estadunidense.
d) pelo estímulo à implantação de barreiras alfandegárias, para proteger os interesses nacionais.
e) pelo surgimento das estruturas protecionistas do Estado de bem-estar social, visando melhorar a qualidade de vida da população.

16-(PUCRIO) Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:
a) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos.
b) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.
c) A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.
d) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.
e) Os ataques terroristas fizeram ressurgir a ideia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.

17-(PUCPR) O começo do século XXI revelou uma nova forma de terrorismo: globalizado, sem fronteiras e sob os holofotes da mídia. O mundo ficou estarrecido diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 a importantes símbolos do poder político e econômico norte-americano. Nos três primeiros dias de setembro de 2004, no sul da Rússia, a pequena cidade de Beslan foi assolada pelo terrorismo. Uma escola local foi ocupada, em dia de festa, por terroristas que fizeram mais de 1000 reféns. A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista, reinvindicavam:
a) Saída das forças militares russas da Chechênia.
b) Inclusão da Chechênia no Comunidade dos Estados Independentes, CEI.
c) Ajuda militar russa às tropas chechenas na defesa de suas fronteiras.
d) Ajuda humanitária do governo de Moscou às populações pobres das montanhas da Chechênia.
e) Anexação dos territórios vizinhos, como o Azerbaijão e a Geórgia, à Chechênia.

VESTIBULAR 2006

18-(PUCAMP)
A expressão “crime contra a humanidade” tem um duplo sentido. Designa um crime tão abominável que a humanidade inteira é ferida pela crueldade dos atos. Mas designa também e talvez sobretudo um crime contra a ideia de humanidade, ou seja, contra a ideia de que, além ou aquém de nossas diferenças religiosas, nacionais etc., somos semelhantes membros de uma mesma espécie. Perseguir, exterminar uma população por sua diferença significa negar a existência da comunidade dos humanos, quebrar um pressuposto que talvez seja a melhor conquista de nossa cultura.
(Contardo Calligaris. Terra de ninguém. S. Paulo: Publifolha, 2004)

Na Época Contemporânea, constitui-se em exemplo de crimes a que o texto se refere a:
a) Intifada palestina no Oriente Médio.
b) Operação Tempestade no Deserto.
c) experiência nazista na Alemanha.
d) ascensão do anarquismo na Espanha.
e) repressão à Comuna de Paris.

19-(FGV – direito) Desde o final da Segunda Guerra Mundial até o início dos anos de 1990, o mundo viveu sob a égide da Guerra Fria, expressão usada para designar o confronto político, econômico e ideológico entre o Capitalismo e o Socialismo. A fragmentação da URSS, a queda do Muro de Berlim e outros acontecimentos na Europa Oriental tornaram esse confronto superado. Ao ataque ao World Trade Center, em Nova Iorque, em setembro de 2001, têm se seguido outros eventos terroristas, como o estouro de bombas nos metrôs de Madri e de Londres. No bojo desses mesmos acontecimentos, insere-se a decisão estadunidense de atacar o Iraque.
a) Qual natureza de mudanças esses ataques expressam nos confrontos entre países e nações no mundo atual?
b) Analise os interesses econômicos que estão subjacentes a esses conflitos.
Resposta:
a) Nos confrontos contemporâneos entre países e nações têm os conflitos se manifestam menos por sua natureza ideológica e mais pelos aspectos nacionalistas, étnicos e religiosos. A democracia ocidental, com seus ideais de liberdade e igualdade, incluindo-se aí as relações entre homens e mulheres, tem sido apresentada como contraponto às formas de organização social e política de diferentes países muçulmanos e tem sido usada como justificativa para a intervenção política e/ou ataque bélico dos EUA sobre países islâmicos.
b) Um primeiro interesse subjacente a esse conflito é de domínio geopolítico dos países capitalistas avançados sobre países islâmicos que detêm grandes reservas de recursos naturais, sobretudo petróleo. Os investimentos na indústria de armamentos se justificam pela idéia de que o mundo está dividido e que os países ocidentais estão sob perigo e têm que lutar pelos ideais da Modernidade. Paralelamente, os produtos bélicos que resultam desses investimentos precisam ser consumidos e a eclosão de conflitos armados cria as condições favoráveis ao aquecimento econômico desse setor.

20-(FMTM) Ataques coordenados contra 20 oleodutos no sul do país fizeram com que a exportação de petróleo da região fosse reduzida à metade. Os dutos que ligam os poços petrolíferos de Rumeila a Berjasiya foram incendiados por rebeldes para prejudicar os esforços de reconstrução do país. As ameaças contra a infra-estrutura petrolífera aumentaram recentemente em meio ao violento levante de militantes xiitas no sul do país. (O Estado de S.Paulo, 27.08.2004)

A partir de seus conhecimentos geográficos e das informações contidas no texto, pode-se afirmar que essa série de problemas estão ocorrendo
a) no Afeganistão.
b) na Rússia.
c) na Nigéria.
d) no Iraque.
e) na Argélia.

21-(MACK) O totalitarismo, fenômeno histórico europeu, pode ser definido como um regime político organizado segundo a ideia de que o cidadão, bem como as instituições da sociedade, deve submeter-se totalmente à autoridade do Estado. O poder, ditatorial, é centralizado num partido único, organizado em torno de um líder autoritário.

São exemplos de totalitarismo

a) a França de Napoleão e a Alemanha de Bismarck.
b) a Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini.
c) os EUA de Roosevelt e a URSS de Stálin.
d) o Brasil de Vargas e a Argentina de Perón.
e) a Espanha de Franco e a Inglaterra de Churchill.

21-(MACK)
IRA decreta fim de campanha armada na Irlanda do Norte.
BBCBrasil.com,28/07/2005

Sobre o Grupo Terrorista citado, é correto afirmar que:
a) reúne protestantes unionistas, que buscam a continuidade do domínio Inglês na Região da Irlanda do Norte.
b) é formado por católicos que lutam pela independência da República da Irlanda, que está sob o domínio do governo britânico.
c) é formado por muçulmanos que realizavam atentados em metrôs e ônibus em Londres para desestabilizar o governo que apoiou o invasão do Iraque.
d) se trata de milícias terroristas, comandas pelo braço armado Sinn Fein, que queriam a independência da Irlanda do Norte.
e) corresponde ao Exército Republicano Irlandês, que alegou ter entregado suas armas e que pretende negociar politicamente e não mais através do terrorismo.

23-(UNAERP)
“A passagem do Katrina por Nova Orleans é, por suas repercussões humanas e econômicas, um dos maiores desastres naturais da história dos Estados Unidos. O furacão mais devastador até então tinha destruído a cidade de Galveston, no Texas, e matado 6000 pessoas em 1900”. Revista Veja, 07.09.05

Os Estados Unidos tornaram-se a maior potência econômica do mercado no início do século XX. Contudo, ficaram impotentes diante do Katrina, que mostrou a real distância entre os Estados Unidos e o Terceiro Mundo através do comportamento dos desabrigados.
Em relação aos Estados Unidos é incorreto afirmar:
a) Os Estados Unidos, apesar de representarem a maior economia do planeta, o que significa elevado nível de vida da população, exibe taxas de crescimento vegetativo um pouco acima da média dos países desenvolvidos da Europa. Esse fenômeno é explicado pela existência de áreas menos desenvolvidas onde moram negros e hispânicos.
b) O desenvolvimento industrial dos EUA apoiou-se em vários fatores, entre eles a produção em massa, baseada na automação.
c) A região “Sun Belt” nos EUA, tem se caracterizado por um acelerado crescimento econômico, grandes obras de infra-estrutura, instalação de centros de desenvolvimento tecnológico e uma expressiva expansão do turismo, entre outros aspectos. Possuem essas características as cidades de San Francisco e Houston.
d) O ataque aéreo aos EUA em 2001 se deveu ao aumento dos conflitos geopolíticos entre os EUA e os novos países industriais.
e) A imensa disponibilidade de recursos naturais nos EUA, desde terras férteis até petróleo, foi um fator chave para diferenciar esse país das demais nações do mundo. Esses recursos formaram um potencial natural à espera de uma organização social.

24-(PUCAMP) Observe atentamente a charge de Serguei, de 24 de maio de 2004.
O fim da Guerra Fria não representou, no plano político, o fim das disputas internacionais. Recentemente, intensificaram-se os conflitos no Oriente Médio sobretudo em razão da Guerra do Iraque. Ao fazer referência a esse conflito, o chargista ironiza:
a) a situação desconfortável dos soldados estadunidenses em território iraquiano e a posição pacifista do presidente George Bush diante desses fatos.
b) a prática de torturas e de tratamento degradantes cometidos contra prisioneiros iraquianos por soldados dos EUA, fato que provocou embaraços políticos ao presidente George Bush.
c) a satisfação do presidente George Bush com o domínio completo dos soldados estadunidenses sobre a sociedade iraquiana, logo após o término da guerra.
d) os métodos utilizados pelo presidente George Bush para controlar e garantir a segurança dos seus soldados no território iraquiano.
e) a reação de descaso do presidente George Bush em relação às denúncias de que soldados estadunidenses, na Guerra do Iraque, eram mortos mesmo depois de desarmados.

25-(IBMEC) Recentemente (julho de 2005) o IRA (Exército Republicano Irlandês) anunciou publicamente, depois de quase cem anos de sua fundação, o fim das ações terroristas. Esse grupo sempre empunhou a bandeira da reunificação da Irlanda e, portanto, a sua separação do Reino Unido. A imprensa nacional e internacional aventa que tal medida pode estar ligada:
a) à possibilidade, ainda neste ano, do primeiro ministro Tony Blair assinar a definitiva separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e a sua tão esperada unificação com a República da Irlanda.
b) à percepção de que os atos terroristas não levam a lugar nenhum, uma vez que, depois de quase cem anos de existência, o IRA não conseguiu realizar nenhum acordo com o governo britânico.
c) à mudança dos membros do alto escalão do IRA, menos comprometidos com a causa da libertação da Irlanda do Norte e mais preocupados em manter acordos com guerrilheiros muçulmanos (Al Qaeda) e colombianos (Farc).
d) aos ataques muçulmanos a Londres, pois esses teriam “roubado” do IRA o seu terreno de ação, levando as pessoas a confundir as organizações e a aumentar a aversão às práticas terroristas do grupo irlandês.
e) ao grupo unionista da Irlanda do Norte, liderado pelo pastor Ian Paisley, cada vez mais forte dentro do país, que vem gradativamente desmontando o grupo separatista e trazendo a público suas ligações com a máfia irlandesa.

26-(UFPEL)
O terrorismo tem sido apontado como o grande fenômeno global deste início de século XXI, fenômeno que teria começado, simbolicamente, com os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
O mapa a seguir apresenta uma série de atos terroristas que evidenciam a insegurança provocada por essas ações em grande parte do mundo.

Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo.
I. O terrorismo hoje é um fenômeno do mundo islâmico, com grupos atuantes na Europa, como o ETA (na Espanha), o IRA (na Irlanda) e os movimentos dos guerrilheiros esquerdistas na América, FARC e ELN (na Colômbia).
II. Movimentos extremados não são recentes, haja vista que já a 1ª Guerra Mundial teve início com um ato terrorista: o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, por um estudante sérvio, em Serajevo, atual capital da Bósnia-Herzegovina.
III. A Al-Qaeda é uma organização que reúne de 20 a 30 grupos terroristas islâmicos que operam por conta própria, no mundo todo. Dos atentados identificados no mapa, grande parte atribuídos a essa organização ou nela inspirados, apenas o continente americano não foi alvo desses atos.
IV. O sentimento de ódio contra os EUA e seus aliados tem colocado em alerta países como Inglaterra e Itália. Sobretudo entre os italianos, por causa de sua participação na Guerra do Iraque, tem crescido o temor de um atentado, motivo que fez o governo aumentar a segurança naquele país peninsular.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV
d) I e III.
e) I e IV.

VESTIBULARES ANTERIORES

27-(FACASPER)
“O empenho em provocar dor sem limite Com 1.300 mortos em todo o mundo, 2004 teve o maior número de vítimas do terrorismo desde 2001”.
(Veja, 22/12/2004)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o terrorismo, em 2004:
a) O 11 de março demonstrou que o governo espanhol estava correto ao responsabilizar o ETA como responsável direto pelo atentado.
b) A política colocada em prática por Ariel Sharon contribuiu para o fim das hostilidades na Faixa de Gaza.
c) As ações do governo norte-americano no Iraque levaram ao desmantelamento dos grupos terroristas que agiam na região.
d) As ações dos grupos terroristas visaram evitar que civis fossem vítimas de seus ataques espetaculares.
e) O massacre da escola de Beslan foi consequência da ação de terroristas que defendem a independência da Chechênia.

FONTE: GEOGRAFIAPARATODOS
REVISADO: GEOCONCEIÇÃO

GABARITO:
1-D 2-- 3-A 4-C 5-A 6-A 7-C 8-B 9-B 10-B 11-D 12-A 13-E 14-- 15-B 16-D 17-A 18-C 19-- 20-D 21-B 22-E 23-D 24-B 25-D 26-B 27-E



Nenhum comentário: