quinta-feira, 8 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A APRENDIZAGEM


Entre as razões que levam ao desempenho escolar insatisfatório, merece destaque a qualidade e a quantidade do sono do aluno. O assédio dos meios eletrônicos e televisivos, e a programação dos adultos que muitas vezes relega a segundo plano a prioridade das crianças, transformou o "dormir" em algo secundário.

Estudos científicos comprovam o que nossos avós já sabiam. O sono ajuda a consolidar a memória e é essencial para o bom desempenho acadêmico. Pessoas que não dormem bem têm, de fato, dificuldades de aprendizagem. No entanto, estudantes de diferentes faixas etárias são cronicamente privados de sono.

Pesquisas recentes apontam para consequências ainda mais assustadoras, decorrentes da privação do sono por períodos prolongados, indicando a ocorrência de perda neuronal e cognitiva. Isso se deve essencialmente à incapacidade de reparação cerebral, obtida somente com os períodos adequados de sono. A privação do sono afeta a produção de melatonina pela glândula pineal, causando distúrbios no ciclo circadiano das células e de toda a função metabólica, estabelecida por todo o imbricado aparato bioquímico e genético.

Os problemas mais comuns relatados pelos pais dizem respeito ao horário de dormir. Os jovens são resistentes à orientação de dormir cedo. Não têm disciplina em relação ao seu sono, dormem muito tarde e consequentemente acordam tarde também. Para enfrentar a questão a sugestão é a seguinte:

- estabelecer uma rotina de "desligamento", um verdadeiro ritual para as duas horas que antecedem o horário de dormir;

- estabelecer horário para dormir e para acordar e seguir à risca; o ritual deve ser mantido de forma consistente e persistente, a fim de que seja incorporado como um hábito;

- o quarto deve ser silencioso e escuro; de preferência, computadores e televisão não devem estar no quarto de dormir;

- estimular exercícios físicos durante o dia também ajuda.

Não se trata de tarefa fácil para os pais. Mas quem ousaria dizer que educar não dá trabalho?

A importância do sono e aprendizagem

Quando dormimos não estamos somente recuperando as energias, estamos também, gravando na memória tudo que aprendemos durante o dia.
É durante o sono, que o nosso cérebro faz uma espécie de “backup” e se não dormimos direito, ou seja, se não temos um sono de qualidade, a nossa memória ficará comprometida.
Uma noite de sono mal dormida afeta o nosso humor, a nossa concentração, a nossa memória, o nosso rendimento, entre outras coisas, por isso é fundamental que tenhamos regularmente uma noite de sono de qualidade.
Muitas vezes os alunos tem um baixo aproveitamento na escola, mas os pais nem imaginam que o sono pode ser o causador disso.


É comum em época de provas, Vestibular/ENEM, que os alunos fiquem até altas horas estudando, mas esse esforço de nada adiantará, se eles não tiverem um boa noite de sono, pois boa parte do que estudaram não será gravada na memória.
O ideal é que o aluno não vá dormir, sem que antes reveja a matéria que aprendeu naquele dia na escola. Como diz o ditado: “Aula dada, aula estudada”

Hoje em dias as crianças/adolescentes estão indo dormir cada vez mais tarde, pois ficam jogando vídeo game, na Internet, ou vendo televisão. Para acordar no dia seguinte é aquela briga. É preciso que se tenha um horário para ir dormir, sabemos o quanto isso é difícil, quando se trata de crianças/adolescentes.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/

edição 2035, de 21/11/207, p 98.

Nenhum comentário: