domingo, 29 de abril de 2012

GUERRA DAS COREIAS.


Nos dias 14 e 15 de junho, os líderes das duas Coreias realizaram um encontro histórico em Pyongyang, depois de 55 anos de isolamento. O encontro não teve como objetivo discutir a reunificação, mas questões específicas de interesse aos dois países e mesmo não produzindo mudanças imediatas, a cúpula por si só foi considerada de grande importância, na medida em que reabre o diálogo entre os governos coreanos do norte e do sul.



A HISTÓRIA DA COREIA

A história recente da Coreia foi marcada pelo domínio estrangeiro, primeiro e durante séculos da China e mais recentemente do Japão, num período de expansão neocolonialista, como parte de um processo que pretendia transformar o Japão na principal potência oriental.
O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.
A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
A principal reação nacionalista ocorreu em 1° de março de 1919, com a manifestação de milhares de coreanos, que foram violentamente reprimidos pelo governo japonês, quando mais de 20.000 pessoas morreram e cerca de 50.000 foram presas. Em Xangai, formou-se um governo coreano no exílio.

A SEGUNDA GUERRA

Durante a Segunda Guerra Mundial os coreanos lutaram ao lado das tropas chinesas contra o Japão e isso fez com que os aliados aprovassem e apoiassem a Independência da Coreia, a partir de uma resolução firmada na Conferência do Cairo em 1943. No período final da Guerra, as duas conferências mais importantes, em Yalta e Potsdan definiram a divisão da Coreia pelo paralelo 38, em duas zonas de influência. Sob o norte influência soviética e sob o sul a norte-americana. Percebe-se também na Coreia o início da "Guerra Fria".
O final da década de 40 foi marcado pelo aumento das tensões internacionais com o Bloqueio de Berlim, a explosão da primeira bomba atômica soviética (1949) e com a Revolução Chinesa. Os EUA ocuparam o Japão e definiam o ritmo e as características de sua reorganização.
ESTUDANTE TENTA CONTER TANQUES/1989/PRAÇA CELESTAL DA PAZ

A COREIA

Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as "duas superpotências". Ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país.

A GUERRA DA COREIA

O conflito iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38 e dominaram a cidade de Seul. Dois dias depois os Estados Unidos enviaram suas tropas para defender a Coreia do Sul, sob o comando do General Douglas Mac Arthur, responsável por reconquistar os territórios dominados e invadiu o Norte, avançando até a fronteira com a China, com o objetivo de conquistar toda a Coreia do Norte. No entanto, em novembro a China entrou na guerra, apoiando os norte coreanos e foi considerada como agressora pela Nações Unidas, mesmo assim, continuou seu avanço em direção à Seul, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar.
Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas.
EXÉRCITO DA COREIA DO NORTE

Na Coreia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos.EXÉRCITO DA COREIA DO NORTE

O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

ILHAS FLUTUANTES DE SEUL/CAPITAL DA COREIA DO SUL
PYONGYANG-CAPITAL DA COREIA DO NORTE


Fonte: Historianet/imagens Google/Adaptado por Geo-Conceição

ATIVIDADE:
1- O que foi a chamada Era Meiji e como ela foi aplicada na Coreia ?
2- Quais foram as principais características da ação japonesa em relação aos coreanos ?
3- Como e quando a Coreia foi separada ?
4- Qual é a situação econômica e social da população da Coreia do Norte ?
5- Quais são as principais causas para os conflitos atuais ?

73 comentários:

Maria Clara Riede Ferreira disse...

Maria Clara Riede Ferreira, 32, 3oB
1- O que foi a chamada Era Meiji e como ela foi aplicada na Coreia ?
R:A Era Meiji foi o período de abertura do Japão para o mercado mundial. Para ganhar independência em relação aos Estados Unidos e Europa, o governo Meiji adotou uma série de medidas, praticamente em todas as áreas, para que o Japão pudesse se tornar uma nação rica e respeitada. Em sua busca por expansão o Japão disputou com a Russia o território coreano, e venceu, implantou sua cultura e explorou a Coréia para aumentar seu poder econômico, e consequentemente politico.
2- Quais foram as principais características da ação japonesa em relação aos coreanos ?
R:Em 1905, o Japão anula os direitos diplomáticos da Coréia, e em 1907, o imperador coreano é obrigado a abdicar, forçando dessa forma, a dissolução do exército coreano.Em 1909, o primeiro ministro japonês, Itô Hirobumi, o primeiro a ocupar o cargo de chefe de gabinete ministerial do Japão, é assassinado por um coreano, durante a sua viagem à Manchúria. Porém o movimento para a anexação da Coréia segue o seu processo e em 1910 (ano 43 da Era Meiji), a Coréia é anexada ao Japão. É fundada uma capitania para desenvolver a política de colonização. Nas escolas coreanas são ensinadas a língua e a história do Japão, forçando-os a assimilar a cultura japonesa.
3- Como e quando a Coreia foi separada ?
R:A Coréia foi dividida após a segunda guerra mundial, pelo acordo de Potsdan. Com ele a Coréia foi dividida no paralelo 38, a parte norte sob a influencia soviética e a parte sul sob influencia dos EUA.
4- Qual é a situação econômica e social da população da Coreia do Norte ?
R:O país possui uma economia planificada(socialista) aos moldes soviéticos, com uma restrita relação comercial com outros países. Eles recebem ajuda alimentar da ONU e tem sua economia vinculada a produção de base e agropecuários.O país possui um regime muito fechado, seus habitantes não podem usar telefone celular e os turistas não podem tirar fotos de monumentos, por exemplo.
5- Quais são as principais causas para os conflitos atuais ?
R: Disputa ideológico-politica (capitalismo x socialismo) e programa nuclear da Coréia do Norte(hostil aos interesses dos EUA, Coréia do Sul e Japão).

Anônimo disse...

Aluna: Tainá Cristine
Nº: 39
Ano: 3º EM A

1- A revolução Meiji foi um evento da história do Japão que determinou a modernização da estrutura econômica japonesa, facilitou a entrada de capital estrangeiro, o processo de urbanização e a alteração de valores, desencadeando a ocidentalização do Japão;

2- A dominação da Coréia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3- Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coréia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foram determinantes para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coréias estavam separadas.

4- O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No setor industrial o capital vai além da simples observação, como resultado de anos de falta de investimento, falta de peças de reposição e manutenção pobre. Despesas em grande escala militar puxa os recursos necessários para investimento e consumo civil. Tanto os setores Industriais e produção de energia estagnaram durante anos em uma fração do pré-1990. Freqüentes falhas relacionadas com o tempo de colheita e a agravada escassez crônica de alimentos causados por em andamento de problemas sistêmicos, incluindo a falta de terras aráveis, as práticas agrícolas coletivas, baixa qualidade do solo, adubação insuficiente e escassez persistente de tratores e combustível.

5- Em fevereiro de 2013, a Coréia do Norte realizou o terceiro teste nuclear da história do país e afirmou que outras medidas poderiam ser tomadas se a "hostilidade" dos Estados Unidos e da Coréia do Sul continuar. Desafiando as diversas pressões internacionais, o regime do ditador Kim Jong-un cumpriu as ameaças que vinha fazendo semanas antes e justificou o teste como um ato de autodefesa. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou a ação como “altamente provocativa” e uma ameaça contra a segurança na região. Já a nova presidente da Coréia do Sul, Park Geun-Hye, prometeu “tolerância zero” em relação às provocações do Norte. O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução para impor novas sanções ao país. A partir de então, as relações diplomáticas entre os países vêm se desgastando. A Coréia do Norte chegou a considerar "completamente nulo" o armistício que suspendeu a Guerra da Coréia (1950-1953) e garantiu estar se preparando para uma guerra iminente contra a Coréia do Sul e os Estados Unidos: "Agora é o momento da batalha final”.

Anônimo disse...

1-Era Meiji constitui-se no período de 45 anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial. O governo Meiji tenta obter influencia sobre a Coreia para fazer deste país a muralha de proteção dos ataques estrangeiros.
2-A ação foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês,a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3-Quando terminou a segunda guerra mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, no entanto essa divisão e a ocupação militar refletiam o inicio da Guerra Fria, ou seja, o inicio da disputa imperialista entre as duas potencias. Ao ocupar as regiões os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócio econômico e político, e os EUA pretendiam consolidar sua influencia em regiões de extrema oriente. Era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potencias separaria os coreanos. Em 1947, se formam dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU.
4- O governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política.O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população.No inicio da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia toda a população
5-Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista. E essa diferença de regimes é o que causa conflitos entre elas.
Larissa n° 28 3°B

Anônimo disse...

1) Em 1868 foi restaurado o poder imperial no Japão, subtraíndo aos shoguns o poder feudal que existia desde o século XII. Subiu ao trono o jovem imperador Mitsuhito, conhecido pelo nome de Meiji. A Era Meiji (1868-1912), como ficou conhecida, representou um período de grandes mudanças na história do Japão. A era Meiji também trouxe significantes inovações nos campos sociais e econômicos. Declararam-se todas as classes sociais como iguais perante a lei, embora algumas das formas convencionais de discriminação social desapareceram com muita dificuldade. Um dos maiores objetivos nacionais que moveram os líderes da era Meiji era o de alcançar uma igualdade com os poderes ocidentais. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.

2) A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3) A península da Coreia foi dividia, em 1945, em duas zonas de influência: uma ao norte, comunista e apoiada pela União Soviética e China - a República Popular Democrática da Coréia; e uma ao sul, capitalista e de apoio das nações ocidentais - a República da Coréia. Porém, em 1950, a Coréia do Norte, após severas tentativas de derrubar o governo do sul, desencadeando um conflito armado. Forças das Nações Unidas, apoiadas principalmente pelos Estados Unidos, fizeram a resistência no sul, reconquistando a capital coreana e partindo em uma investida contra o norte. A China, sentindo-se ameaçada pela aproximação das forças ocidentais, enviou reforços à frente de batalha, fazendo da Coréia um grande campo de batalha. Após muitas brigas, um acordo de paz é negociado, mas demora dois anos. Um armistício é assinado em Pamunjon, em 27 de Julho de 1953, mantendo a Coréia dividida em norte e sul. A divisão se mantém até hoje.

4) A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países socialistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois junto a Cuba com uma economia inteiramente planejada pelo governo. A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. O crescimento econômico da Coreia do Sul nos últimos 30 anos foi espetacular. OPIB per capita, que era apenas de US$ 100 em 1963, chegou a quase US$ 9.800 em 2002, 18 vezes maior que o da Coreia do Norte. A Coreia do Sul está entre as dez maiores economias do mundo. O sucesso econômico do país se deve a um sistema de laços íntimos desenvolvidos entre o governo e a iniciativa privada, que inclui crédito facilitado, restrição a importações, subsídios a determinados setores e incentivo ao trabalho.

5) As relações entre Coreia do Norte e Coreia do Sul são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República Democrática Popular da Coreia e a República da Coreia. Estas relações são bastante conturbadas, e diversos incidentes graves já ocorreram entre ambosos países. A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em estado de tensão desde a Guerra da Coreia, conflito ocorrido em meio ao contexto da Guerra Fria. A tensão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte tem origem na divisão de poder global após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Durante o processo de ocupação das áreas tomadas pelo Japão - um ex-aliado nazista -, os Estados Unidos ficaram com o sul da península Coreana, enquanto a União Soviética estabeleceu suas tropas no norte.

Bruna Vicente nº11 3ºB

Anônimo disse...

Henrique Veber Nº16 3ºA


1- A Revolução Meiji implantou o desenvolvimento capitalista no Japão a partir de 1968, o que levou o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental.Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, além de intervir em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.

2- A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua Coreana foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integram-se profundamente no sistema de produção japonês e verificou-se acelerado processo de expansão.

3- A coreia foi separada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde por terem apoiado as tropas chinesas contra o Japão seus aliados aprovassem a sua independência. A partir de uma resolução firmada em Yalta e Potsdan definiram a divisão da Coreia pelo paralelo 38, em duas zonas de influência. Sobre o norte influência Soviética e sob o sul influência norte americana.

4-O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia toda a população.

5- A ameaça de uma nova guerra entre as coreias começou após as novas sanções da ONU, impostas após um terceiro teste nuclear realizado em fevereiro, e de exércitos hostis entre os EUA e a Coreia do Sul. Aprovado unanimemente pelo conselho de segurança sanções contra a Coreia do norte, após Pyongyang ter prometido usar seu direito a um ataque nuclear preventivo contra seus agressores, mais especificamente os EUA.

Anônimo disse...

Amanda Wiggers, 3A numero 2
1- Foi um período, iniciado em 1868, em que o Japão buscava modernizar-se seguindo os preceitos ocidentais, mas mantendo a nacionalidade oriental. Com uma política expansionista, intervieram em uma rebelião na coreia, que até então era dominada pela China. Tal intervenção resultou em uma coreia independente e influenciada pelo Japão, em 1910 anexada ao país. O Japão ainda seguindo os ideias expansionistas e imperialistas, domina a coreia de forma violenta, impondo sua cultura e politica.
2- Violência militar e cultural, através da imposição de costumes, língua, política.
3- Durante a segunda guerra mundial os coreanos, insatisfeitos com a dominação japonesa, lutaram com os chineses contra o Japão. Findada a Segunda Guerra, duas conferências, Yalta e Potsdan, dividiram a coreia em duas zonas de influencia, com o preceito de garantir a liberdade e erradicar por completo a dominação japonesa, mas na pratica foram formas para que as superpotências, EUA e URSS, difundissem e solidificassem suas formas de governo, dando inicio a guerra Fria, e a Separação permanente das Coreias. Em 1948, as Coreias se tornam estados autônomos.
4- A coreia do Norte vive em um regime estritamente fechado, censurado, e comunista. O cidadão norte coreano vive um regime ditatorial, onde tudo é controlado pelo governo, através da repressão e controle de informação. Pouco se sabe sobre a Coreia do Norte, devido a esse super protecionismo e censura, mas basicamente possuem um sistema deficitário na área de suprimento de energia, de alimentos, uma população pobre,tudo isso devido ao enfoque demasiado nas áreas militares. A Coreia, utiliza uma politica de pressão, através de lançamento de misseis, construção de bombas atômicas, para conseguir chantagear os países ocidentais, e arrecadar os suprimentos energéticos e alimentícios que lhe faltam, por exemplo.
5- A guerra da Coreia não acabou, não houve tratado de paz entre os dois países, apenas um cessar fogo, as divergências politicas e de sistemas socioeconômicos, entre as coreias fortalecem esse conflito que nunca teve fim.
As duas coreias continuaram a se munir e fortalecer seus exércitos, o surgimento de uma possível bomba atômica na do Norte, engrandeceu as tensões do conflito.
A politica de lançamento de misseis, e ataques, da coreia do Norte, para suprir as necessidades em energia e alimento do país, reascenderam a chama da guerra.

Anônimo disse...

1-Durou de 1868 a 1912. Foi a Era em que houve maior desenvolvimento social e/ou tecnológico no Japão, ou seja, foi o período em que ocorreu revolução industrial no Japão, com as medidas de modernização do imperador Meiji, visando transformar o Japão numa potencia. Meiji significa luz, significando a Era luminosa.
2-Os japoneses são contra a coreia do norte e também os japoneses já acionaram o sistema de defesa, contra os misseis norte coreanos
3-A Guerra da Coreia (1950-1953) deixou as duas Coreias, separadas pela Zona Desmilitarizada Coreana, mantendo-se tecnicamente em guerra durante a Guerra Fria até os dias atuais. A Coreia do Norte é um Estado comunista, muitas vezes descrito como stalinista eisolacionista. Sua economia inicialmente teve um crescimento substancial, mas entrou em colapso na década de 1990, ao contrário do seu vizinho comunista a China. A Coreia do Sul surgiu, após décadas de regime autoritário, como uma democracia liberal capitalista, com uma das maiores economias do mundo.
4-A economia norte-coreana é pobre e o trabalhador r ganha em média
apenas US$ 900 por ano. Mais da metade (64%) da força de trabalho atua
na indústria e serviços. Quase 100% da população é alfabetizada e tem
acesso à educação. Apesar de alguma modernização, a fome ainda é um
problema social. Problemas sistemáticos, como a ausência de solo
cultivável, a existência de fazendas coletivas e a falta de tratores e
combustível, têm levado a Coréia do Norte a uma seqüência de período s
de escassez de alimento. As enchentes que ocorreram no verão de 2006,
seguidas pelo tempo seco do outono, iniciaram o 13º ciclo de fome.
Há abertura para organizações humanitárias atuarem a fim de aliviar a
fome da população. Mas, apesar disso, a população continua mal nutrida -
36% dela é subnutrida. Isso acontece parcialmente por causa da corrupta
liderança das forças militares. Eles interceptam muitas cargas de alimento
e desviam-na aos seus solda dos. O próprio presidente Kim Jong Il disse,
certa vez, que só precisa que 30% da população sobreviva.
Quase 70% da população não professa nenhuma religião. O restante segue
crenças asiáticas como xamanismo, confucionismo ou budismo.
5-Petróleo(pelo seu valor), a água(que esta acabando), areas verdes(riqueza natural), poder e o domínio.

Nome: Ana Luiza Roncelli Back
Numero: 03
Série: 3Ano A

pollyanna disse...

Pollyanna Campanile número: 41 3 B

1- Ela ordenou a industrialização japonesa e a extinção das antigas instituições medievalistas. O Japão foi o primeiro pai asiático a modernizar sua economia através de uma industrialização acelerada. Em pouco tempo, o país se transformou em um belo exemplo de modernização nos campos político e industrial para todo o oriente. Já nos fins no século XIX, os japoneses passaram a integrar o movimento imperialista realizando a dominação de territórios na China, na Coréia e na Ilha de Formosa( atual Taiwan). Não só o modelo industrial foi adotado, mas também as políticas expansionistas e imperialistas intervieram em uma rebelião na Coréia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coréia, que ficou sob influência do Japão
2-
Foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3-
divisão das duas Coreias remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota, a Coréia foi dividida entre soviéticos e americanos, exatamente no paralelo 38. durante o período da guerra fria a parte do norte ficou sob a influência da antiga URSS, enquanto a parte do sul ficou sob a influência dos EUA e Cia.
4-
Na economia, houve uma dependência com a união soviética, em relação a abastecer o país com armamentos e produtos industrializados. Porem com o grande desenvolvimento militar do local e inclusive com um programa nuclear promoveu a diminuição da produção agrícola, deixando assim a população pobre. Com o partido comunista, a sociedade vive com o que precisa apenas, e não há diferença econômica entre os habitantes.
5-
As Coreias sempre foram inimigas desde que a Coréia do Norte surgiu por ela ser comunista e a Coréia do Sul capitalista. o norte coreano nunca foi a favor da presença dos EUA junto ao sul coreano, pois quando os mesmo ultrapassaram o paralelo 38 e dominaram a cidade de Seul, dois dias depois os Estados Unidos enviaram suas tropas para defender a Coréia do Sul, matando milhares de pessoas. Agora a tensão provocada é devido a Coréia do Norte fazer a bombas atômicas.

Anônimo disse...

Maria Eduarda Oliveira de Lima - (33) - 3ºB
1- Constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.
2- Coreanos lutaram ao lado das tropas chinesas contra o Japão e isso fez com que os aliados aprovassem e apoiassem a Independência da Coreia. Modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.
3- Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foram determinantes para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas.
4- A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. A economia da Coreia do Norte é completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente.
5- O desenvolvimento da arma nuclear pela Coreia do Norte elevou as tensões a um novo patamar na península e provocou intensificação das sanções econômicas da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o país. Paradoxalmente, analistas acreditam que a situação só não se desenvolveu em um novo conflito por causa da bomba atômica norte-coreana, que desencoraja um ataque do Sul. Mais recentemente, em março de 2010, um ataque com torpedo atribuído a um submarino norte-coreano provocou o afundamento da corveta Cheonan, da Marinha da Coreia do Sul. Ao menos 46 militares morreram na ação, fortemente condenada pela comunidade internacional.

Anônimo disse...

Nome: Pedro Cardoso de Sales Filho Nº37 3ºA
Prof.: Conceição

1. O Japão iniciou seu desenvolvimento capitalista a partir da “Revolução Meiji”, em 1868, onde levaria o país à modernização industrial, preservando aspectos da cultura nacional. Porém não somente o modelo industrial foi aplicado, mas também a política expansionista e imperialista, onde interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão. A dominação da Coreia pelos japoneses implicou em violência, não apenas militar, mas um choque cultural, onde o ensino da língua coreana foi substituído pelo ensino japonês nas escolas. A sociedade se modificou, a indústria e a economia integrou-se no sistema japonês, que acarretou em um acelerado processo de expansão.

2. A dominação da Coreia pelos japoneses implicou em violência, não apenas militar, mas em um choque cultural, onde o ensino da língua coreana foi substituído pelo ensino japonês nas escolas. A sociedade se modificou, a indústria e a economia integrou-se no sistema japonês, que acarretou em um acelerado processo de expansão. Embora o sistema japonês violento, tenha sido fator repressivo, é importante ressaltar o processo de crescimento e o de expansão que acarretou na Coreia.

3. O conflito entre as Coreias iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando as tropas norte-coreanas dominaram a cidade se Seul (Coreia do Sul). Em contra partida os Estados Unidos responsáveis por defender a Coreia do Sul (influência) avançou até a fronteira com a China. No entanto a China entrou na Guerra, apoiando os norte coreanos, e foi em direção a Seul, ao mesmo tempo que os EUA intensificaram sua presença. Os EUA preocupado em preservar a Coreia do Sul, adotam uma política defensiva, aceitando a separação com o norte.

4. Segundo o site (http://www.ifamilia.com.br), a população coreana é de aproximadamente 23 milhões de pessoas. Uma parcela de 33% desse total possui idade inferior a 15 anos, enquanto mais de 60% dos habitantes vivem em áreas urbanas. A expectativa de vida é de 63 anos. Etnicamente, a população norte-coreana é constituída quase que totalmente por coreanos (99%). Há um pequeno número de chineses e japoneses. A economia norte-coreana é pobre e o trabalhador ganha em média apenas US$ 900 por ano. Mais da metade (64%) da força de trabalho atua na indústria e serviços. Quase 100% da população é alfabetizada e tem acesso à educação. Apesar de alguma modernização, a fome ainda é um problema social.

5. Os principais motivos são conflitos geopolíticos, é de grande relevância ressaltar o regime comunista na Coreia do Norte e o capitalista na Coreia do Sul. Valem intensificar a tensão entre as duas nações, onde a Coreia do Norte desenvolve projetos de bombas atômicas e armamento bélico.

Anônimo disse...

Vinicius de Menezes Schiefferdecker n: 46 3ºA E.M.


1 - A Revolução Meiji (1868-1900) marcou a entrada do Japão na corrida imperialista do século XIX.
Para conquistar a supremacia da Ásia, as elites japonesas seguiram dois caminhos: o do domínio econômico e o do expansionismo militar.
No período posterior à Primeira Guerra Mundial (1914-1918) o Japão começou a exercer um poder maior na hegemonia mundial.
O imperialismo nipônico no extremo leste asiático seria bruscamente interrompido pela crise de 1929. A economia japonesa era
dependente do mercado externo e os resultados da crise nos Estados Unidos acabaram comprometendo as relações comerciais do Japão com o exterior.
Como conseqüência, os mercados estrangeiros do Japão reduziram-se de maneira drástica, o que instalou uma grave crise econômico-social.
No fim da década de 1930, o Japão apresentava-se ao mundo como uma nação forte e determinada a manter sua hegemonia na Ásia.
Por isso, o governo japonês considerava a União Soviética a grande rival em termos de hegemonia no extremo oriente.
Numa tentativa de neutralizar o poder soviético, os japoneses trataram de assinar um pacto com a Alemanha, que ficou
conhecido como o Pacto Anti-Komintern, isto é, contra a União Soviética e o que ela representava, o comunismo.
Esse acordo foi o embrião de eixo, aliança política que reuniu Alemanha, Itália e Japão na Segunda Guerra Mundial.
(http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-meiji - 14/04/2013 - 19:15h)


2 - A Coréia durante 35 anos foi colonizada pelo japão (assim como o Brasil que durante muitos anos foi colônia de Portugal).
Após a II Guerra mundial, com a decadência do Japão por conta das duas bombas nucleares lançadas em Hiroshima e Nagasaki (duas cidades japonesas terrível e totalmente destruídas pelas bombas), e por conta da perda pelos aliados, os Estados Unidos e a União Soviética tomaram posse da Coréia. Este período de posse do Japão sobre a Coréia, foi um período neocolonialista, ou seja, queriam transformar o Japão em potência Oriental. O desenvolvimento capitalista do Japão, veio com a 'Revolução Meiji'(1868) que iria levar o país a modernização industrial mantendo aspectos nacionais, com isso foi adotado o modelo industrial, a política expansionista e imperalista que interveio em uma revolução na Coréia (1895) levando o Japão a uma guerra com a China. A vitória japonesa, garantiu a influência do país sobre a Coréia, sendo anexada em 1910.
A dominação da coréia pelos japoneses, foi caracterizada por grande violência, tanto militar, quanto cultural, as escolas coreanas, passaram a ter um ensino diversificado, substituindo a língua coreana pela japonesa, a sociedade e os costumes modificaram-se visualmente,
ou seja, percebia-se claramente esta drástica mudança. A indústria e a economia foram ligadas ao sistema Japonês (foi verificado um processo acelerado de expansão). A Principal reação vinda dos coreanos para com os japoneses foi realizada em março de 1919, com a manifestação de milhares de
coreanos insatisfeitos com esta colonização, porém foi uma revolta falha, além de serem violentados
e reprimidos pelo governo Japonês, mais de 20000 pessoas morreram e aproximadamente 50000 foram presas.


[...]

Anônimo disse...

Vinicius de Menezes Schiefferdecker nº:46 3ºA E.M.

Continuação

[...]
3 - A divisão das Coréias veio logo depois do fim da II Guerra Mundial, com o término do domínio Japonês de 35 anos sobre a Coréia. Em uma proposta com a oposição de quase todos os coranos, os Estados Unidos e União Soviética (URSS) se estabeleceram temporariamente por uma zona ao longo do paralelo 38 dividindo a Coréia do Norte (a favor da URSS - Socialista) e a Coréia do Sul (a favor dos EUA - capitalista).
Porém Os conflitos entre as Coréias, iniciaram-se em 1950 após os tropas norte-coreanas, ultrapassarem o paralelo 38
e dominarem a cidade de Seul (Capital Sul-Coreana), dias depois os Estados Unidos, defendendo a Coréia do Sul, enviam soldados para Seul, com o objetivo de reconquistar os territórios invadidos pelo Norte, porém ao invés de pararem no paralelo 38
(demarcação que separa a Coréia do Sul e do Norte) eles continuaram até a fronteira com a China, com o objetivo de conquistar toda a Coréia, no entando em novembro de 1950, a China entra na guerra defendendo os Norte Coreanos, e com um avanço destinado a Seul.
Em 1952, os Estados Unidos preocupados com um novo conflito mundial, adotam uma política defensiva, querendo também, manter o poder sobre a Coréia do Sul, e aceitam a separação, não invadindo mais o Norte.
E assim as Coréias ficaram divididas.


4 - A Coréia do Norte, hoje é uma das últimas e certamente mais fechada ditadura comunista do mundo, ou seja, tem um sistema socialista, totalmente "radical". Para chegar até este país existe apenas dois voos semanais, partindo de Pequim (Capital Chinesa) até Pyongyang (Capital Norte-Coreana), no geral, são diplomatas e funcionários de organizações de ajudas humanitárias que embarcam para este destino.
O Sistema econômico socialista norte-coreano, está totalmente pautado para relações militares, ou seja, desde pequenos, as crianças são incentivadas a ter este orgulho patriótico, a dar o sangue pela sua nação.
Segundo entrevista feita pelo Canal "Globo News" em uma escola deste país tão polêmico, um dos alunos disse estar preparado para defender o país em uma guerra contra o poder capitalista.
Os Norte-Coreanos, não tem acesso total a internet, pois o governo proibe a visualização nacional para a maioria dos sites mundiais, podem ser vistos apenas sites do governo, e de partidos privados. Assim acontece também com os outros meios de mídia socialista-coreana, nos prédios, em restaurantes, casas, percebe-se frases com incentivos ao
socialismo, contemplando os ditadores do país.
Um dos maiores investimentos da Coréia do Norte, está na base nuclear, um dos poucos países no mundo que possui uma ogiva nuclear.

Anônimo disse...

Vinicius de Menezes Schiefferdecker nº:14 3ºA E.M.

Continuação
[...]
5 - Os conflitos entre as Coréias, iniciaram-se em 1950 após as tropas norte-coreanas, ultrapassarem o paralelo 38 e dominarem a cidade de Seul (Capital Sul-Coreana), dias depois os Estados Unidos, defendendo a Coréia do Sul, envia
soldados para Seul, com o objetivo de reconquistar os territórios invadidos pelo Norte, porém ao invés de pararem no paralelo 38
(demarcação que separa a Coréia do Sul e do Norte) eles continuaram até a fronteira com a China, com o objetivo de conquistar toda
a Coréia, no entando em novembro de 1950, a China entra na guerra defendendo os Norte Coreanos, e com um avanço destinado a Seul.
Em 1952, os Estados Unidos preocupados com um novo conflito mundial, adotam uma política defensiva, querendo também, manter o poder sobre a Coréia do Sul, e aceitam a separação, não invadindo mais o Norte. Porém, a Coréia do Norte sendo um país socialista, é totalmente contra os ideais capitalistas, com isso, ocorrem diariamente combates diretos e indiretos entre as Coréias [(Norte=Socialista) e (Sul=Capitalista)].
Ultimamente a Coréia do Norte assustou muito o mundo inteiro com seus "ataques" de treino com mísseis sendo disparados diretamente no oceano, porém, recentemente o polêmico ditador norte coreano Kim Jong-un (Filho do também ditador Kim Jong-il) ameaçou lançar um míssel com uma ogiva
nuclear em um dos três locais com a capacidade da ogiva, Coréia do Sul, Japão, e uma pequena ilha no oceano pacífico onde estão localizados
mais de 6000 soldados norte americanos. Em resposta a esta ameaça, o secretario de estado dos Estados Unidos Jonh Kerry, afirma que "Lançamento de míssil será um erro norte-coreano." com isso, esta guerra entre as coréias é algo plausível que dificilmente acabará sem mortes, onde quem mais está se "metendo" nisso (para com o lado capitalista) é os Estados Unidos e não a Coréia do Sul.

Anônimo disse...

Nome:Rômulo N:42 Série:3B

1- A era Meiji foi o período onde o Japão foi governado pelo imperador Meiji. Nessa fase o japão modernizou-se aceleradamente, tornando então uma potência mundial e neste período a Coreia era dominada pelos japoneses.

2- Foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês.

3- Com o fim da II guerra mundial, EUA e União Soviética ocuparam as regiões sul e norte respectivamente. Coincidiu com o inicio da Guerra Fria, e como as duas potências brigavam acaba que em 1947 formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista).

4- O governo comunista Norte Coreano manteve a aliança com chineses e russos,aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos. Na questão social, devido a um esenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população.

5- As principais causas dessa tensão que ocorre hoje entre as coreias, é a necessidade básica do país Norte Coreano em buscar alimento e remédios. O governo é incapaz de suprir todas as necessidade de sua população e constantemente usa a chantagem militar como forma de conseguir mais recursos.

Anônimo disse...

Mariana Busarello de Souza - nº 34 - 3º B

1 - O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.

2 - A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3 - Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as "duas superpotências". Ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país.

4 - O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

5 - A Coréia do Norte ameaça constantemente a Coreia do Sul e os EUA com bombas atômicas. Mesmo com o embargo econômico, ela recebe alimentos e o que precisa, já que ela chantageia os demais países com as bombas, forçando a ONU a fazer acordos com o país.

Anônimo disse...

Gabriel Soares Aguilar 3° ano A n°13
1- Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.Com isto o japão, apos uma guerra com a China, garante a independência da Coréia que fica em sua influencia, onde é dominada não só militarmente mas também culturalmente.
2- A Coreia foi dominada totalmente pelos japoneses, até culturalmente onde nas escolas foi substituído o idioma local pelo japonês. Costumes modificaram-se, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês
3- No fim da segunda guerra mundial. Com as conferências mais importantes, em Yalta e Potsdan, as Coreias foram divididas em duas, de acordo com o paralelo 38°, Coreia do Norte, com influencias soviéticas, e Coreia do Sul, com influencia Estadunidense.
4- A Coreia do Norte é um pais que vive uma verdadeira tirania, tem seu povo quase todo militarizado e uma censura muito forte, desde expressão até religiosa. Tem a economia totalmente planejada pelo governo, completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente.
5- Desda separação das Coreias houve tensões entre as duas, intensificando quando a Coreia do Norte investiu em enriquecimento de urânio para bombas. Parte da agressividade da Coreia do Norte pode ser atribuída à constante necessidade de ajuda internacional em questões básicas como alimentação e remédios.
O mais recente acontecimento que provocou tensões foi em março de 2010, um ataque com torpedo atribuído a um submarino norte-coreano provocou o afundamento da corveta Cheonan, da Marinha da Coreia do Sul.

Anônimo disse...

Nome: Arthur Nivaldo da Silva nº 6
série: 3ºB

1-Constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de oito de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.

2-Acho que o Japão agia de forma egocêntrica, pensando apenas no próprio pais tentando fazer com que ele fosse uma potencia maior do que qualquer outro do oriente. A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3-A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia. Em uma proposta que obteve a oposição de quase todos os coreanos, os Estados Unidos e a União Soviética concordaram em ocupar temporariamente o país com uma tutela com a zona demarcada de controle ao longo do paralelo 38. O objetivo desta tutela foi o de estabelecer um governo coreano provisório, que viria a ser "livre e independente no devido tempo." Embora as eleições fossem agendadas, as duas superpotências apoiaram líderes diferentes e dois estados foram estabelecidos de forma eficaz, cada qual reclama a soberania sobre toda a península coreana.
4-Acho que a situação da Coréia do Norte é grave. Ameaças não param de ser feitas aos EUA, Coreia do Sul e também o Japão. O país com seus problemas políticos e sociais parecem querer a 3ª guerra mundial, algo que seria quase um suicídio nos dias de hoje. Vários estudos, precações e alertas estão sendo feitos a todos os países, pode sim ocorrer uma guerra!

5-O conflito iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38 e dominaram a cidade de Seul. Dois dias depois os Estados Unidos enviaram suas tropas para defender a Coreia do Sul, invadiu o Norte, avançando até a fronteira com a China, com o objetivo de conquistar toda a Coreia do Norte. No entanto, em novembro a China entrou na guerra, apoiando os norte coreanos e foi considerada como agressora pela Nações Unidas, mesmo assim, continuou seu avanço em direção à Seul, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar.

Anônimo disse...

Nome: Fernanda Sanna Gherpelli nº23 série: 3ºB

1- O governo Meiji tenta obter influência sobre a Coréia para fazer deste país a muralha de proteção dos ataques estrangeiros. Porém, essa estratégia só serviu para criar atritos políticos com a China, que se achava o país protetor da Coréia. Controle extremamente rígido, onde Japão se modernizou muito.

2- A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3- O conflito iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38 e dominaram a cidade de Seul.

4- Na Coreia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. Do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS.

5- Remanescente do conflito entre o Regime Comunista do Norte e o Regime Capitalista (Sul).
Após 60 anos da Guerra que dividiu as duas Coréias, nota-se que as duas nações tomaram rumos completamente opostos. O Sul (democrático) adotou uma política de desenvolvimento parecida com o que foi adotado no Japão pós-guerra, baseada em investimentos em Edução e Tecnologia.
A Coréia do Norte (comunista) investiu em armamentos e tecnologia bélica/nuclear.
Os conflitos remanescentes da guerra fria tem características ideológicas que superam as questões econômicas.

Anônimo disse...

1- A Era Meiji ou Revolução Meiji foi um momento ocorrido no Japão do reinado do Imperador Meiji, que tinha como objetivo dar ao país uma modernização industrial,segundo o modelo ocidental - mas sem abrir mão dos aspectos culturais. Marcado pela queda do regime que até entao era presente, a população japonesa começou a ver as inúmeras mudanças. No geral, visava-se alcançar a igualdade com os poderes ocidentais,por isso a instauraçao de novos metodos e modernizaçoes, o Japao cresceu rapidamente e tornou-se uma enorme potencia. Como a Coreia estava sob dominio japones, e estes queriam poder, começou uma enorme repressao por parte exercito do Japao, impondo aos coreanos que aprendessem seu idioma, a industria e economia integraram-se no sistema japones e os costumes e cultura coreana também estavam sendo reprimidas, o que levou muitos coreanos a se rebelarem e enfrentaram extrema violencia do exercito japones,deixando milhares de mortos. 
2- Enquanto a Coreia encontrava-se sob domínio Japonês, muitos aspectos a influenciou. Foi atingida pela expansão do imperialismo que era forte no Japão na época,teve muitos de seus costumes reprimidos, sua economia e industria foi alterada passando a integra-se ao modelo japones e assinaram varios tratados abrindo portos de comercio ao japao alem de dando vantagens a economia do mesmo.
3-  China e Japão, na época com interesses de expandir sua dominaçao no continente asiático, disputavam o domínio da Coréia. Após vencer uma guerra contra a Rússia, os japoneses anexaram a coreia ao seu território e impuseram uma grande dominaçao (repressão militar e substituiçao do idioma local pelo japones). Com a rendiçao do Japão no fim da segunda guerra mundial, EUA e Rússica dividiram o dominio da coreia, dividindo a mesma em duas a partir do paralelo de 38. As divergentes politicas trazia sempre tensao as duas coreias. Até que em 1950 as tropas da Coreia do Norte atacaram a Coreia do Sul numa tentativa de reunificaçao do país. Os EUA interviu, aliando-se a Coreia do Sul e defendendo contra o ataque do norte, neste momento a China se aliou a Coreia do Norte. Em 53 as os combates cessaram e os dois lados da Coreia continuam separados até hoje, sendo a do Sul, um regime capitlista e a do Norte, uma forte ditadura comunista.
4- A Coreia do Norte é um pais que vive sob uma forte ditadura. O regime socialista adotado no local faz com que o governo e a populaçao (que estao intimamente ligados) sofram problemas socioeconomicos. O pais possui uma economia planificada voltada a produçao industrial de base e produtos agropecuários. É um local extremamente fechado onde a populaçao nao tem acesso a influencias exteriores, a entrada de estrangeiros,turistas,reporteres e até diplomatas ou pessoas que vao até o pais com tarefas a realizarem é extremamente controlada e restrita. A populaçao passa fome e por isso recebem ajuda alimentar da ONU.
5- Desde o fim da guerra e então separação das Coréias, houveram pequenos choques conflituosos entre os dois países, inimigos declarados. Nos dias atuais fala-se muito nas Coreias pois um clima de raiva e ameaças entre os vizinhos se faz mais presente. A Coréia do norte, com toda faz muito uso da sua chantagem nuclear por conta do seu programa nuclear. Cortou relaçoes com a Coreia do sul, desligando a linha telefonica que conectava as duas coreias (rompendo o cessar fogo que havia desde o fim da guerra). A partir daí,constantes ameaças e provacaçoes comecam a aparecer. Posicionamento e testes de misseis no norte, aliados do sul se manisfestam na defesa de possiveis ataques… E assim a tensao e crise que se estabeleceu entre os dois paises continua, alguns estudiosos dizem que nao há como haver uma guerra, pois os dois paises se prejudicariam muito,por isso nao passa de provocaçoes, enquando o secretario geral da ONU ja avisou que essa situaçao pode ficar fora de controle.

Eduarda Flores - 18 - 3ano B

Anônimo disse...

Aluno: Awandye Guinho Reinert 3° ano B N°08
1) O Período Meiji ou Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial. Durante esse período o exército japonês invadiu diversos países, um deles foi a Coréia. A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
2) A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3) A separação da Coréia ocorreu quando houve a invasão do seu território. Pelo norte, os soviéticos queriam implantar e expandir seu modelo socioecônomico e político. E pelo sul, os Estados Unidos com seu modelo capitalista querendo consolidar sua influência. Dessa forma, norte e sul, divididos pelo paralelo 38, tornavam-se duas Coréias. Uma de sistema econômico socialista, norte, e outra de sistema capitalista, sul.
4) A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países comunistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois (junto a Cuba) com uma economia inteiramente planejada pelo governo, e própria do Estado. A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. No entanto, devido à sua localização estratégica no Leste da Ásia, conectado à quatro maiores economias e tendo uma mão-de-obra barata e jovem e qualificada, é esperado que a economia da Coreia do Norte cresca de 6 a 7% anualmente "como os certos incentivos e medidas de reforma"
5) Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.

Anônimo disse...

Camila Lu-13 3B

1)Foi um veloz processo de modernização, que resultou na transformação deste país em potência planetária. Vence a China na Guerra Sino-Japonesa (1894-1895), em que disputa o controle da Coréia. Com a vitória militar, recebe as ilhas de Taiwan (Formosa) e dos Pescadores, além de volumosa indenização. Por manter o interesse na Coréia, o Japão entra em guerra com a Rússia (1904-1905). Novamente vitorioso, consolida-se como potência e inicia sua expansão imperialista e influencia nos locais conquistados.

2)Japão tornou a Coréia parte de um império colonial em plena expansão. Essa dominação foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês. A sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, e a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês, em meio a um acelerado processo de expansão.

3)A história da separação das Coreias se inicia com o estabelecimento da República Popular Democrática da Coreia, de orientação socialista em 1948 (URSS) e no sul com a constituição da República da Coréia, um país capitalista (EUA). Desde então, ambos os lados lutam pela supremacia na Península.

4) É uma das nações mais fechadas, que adota a economia socialista e se isolou dentro do próprio mundo socialista. Tem um regime que investe boa parte de seu orçamento em armamentos, deixando outras áreas extremamente carentes de desenvolvimento.

5)O conflito entre as duas coréias nunca terminou na verdade, mesmo com um ‘’tratado de paz’’ ainda há muita hostilidade desde o fim da Guerra das Coréias (1950-1953). Então, o motivo para tanto conflito sempre foi a diferença entre os governos (socialismo x capitalismo). Mas recentemente, o que levou a situação a um estado critico, foi o teste nuclear feito pela coréia do norte. A ONU decretou novas sansões, que dificultou o comercio nacional da coréia do norte e esta decretou que o armistício não tinha mais validade (o de 1953). EUA e Coréia do Sul começaram a fazer manobras militares e a Coréia do Norte declarou que poderia atacar a qualquer momento.

Anônimo disse...

Aluna: Iara Rosa n°17 3°A

1- Era Meiji foi o período de reinado do Imperador Meiji do Japão, nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.

2- As principais características foi grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3- No período final da Segunda Guerra Mundial, quando as duas conferências mais importantes, em Yalta e Potsdan definiram a divisão da Coreia pelo paralelo 38, em duas zonas de influência. Sob o norte influência soviética e sob o sul a norte-americana.

4- O governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos.

5- Aumento da autonomia política, economia, aumento a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos.

Anônimo disse...

1 – A era meiji foi um período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji no Japão, nesta época este país, o Japão teve uma acelerada modernização, vindo a se transformar em uma potência mundial. o Japão intensifica cada vez mais o movimento para a colonização da Coréia, este anula os direitos diplomáticos da Coréia, o imperador coreano é obrigado a abdicar, forçando dessa forma, o rompimento do exército coreano. Essas medidas do governo japonês causam a revolta do povo coreano, surgindo vários levantes e resistências, a Coréia é anexada ao Japão. É fundada uma capitania para desenvolver a política de colonização. Nas escolas coreanas são ensinadas a língua e a história do Japão, forçando-os a assimilar a cultura japonesa.

2 – Desde de o inicio da dominação japonesa na Coreia, houve muita violência militar e também os japoneses implantaram meios de introduzir sua cultura na Coreia, uma das medidas tomadas foi a substituição do ensino da língua coreana pela japonesa nas escolas, neste período a sociedade e os costumes foram modificados, como na industria e economia o sistema de produção japonês foi aplicado.
3 – Após a segunda guerra mundial houve a guerra fria, nesta a parte sul da Coreia ficou sobre influencia dos Estados Unidos, enquanto a parte norte se rendia à proteção soviética, sendo assim dividido o território coreano.
4 – O governo coreano é muito rico e seu principal investimento é na área militar, sendo assim a maior parte da população passam fome e vivem na pobreza, porem quase todo cidadão coreano do norte é militar.
5 – Os diferentes tipos de governos sendo a Coreia do Sul capitalista e a do Norte socialista, o rompimento da linha telefônica que os governantes da Coreia do Norte usavam para se comunicar com a Coreia do Sul, como a volta de testes de mísseis pela Coreia do Norte.
Helena 24 3ºB

Anônimo disse...

Matheus de Oliveira Rossetto No 37 3B

1-Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, foi o momento que a Coréia foi anexada ao Japão após sua independência.

2-Começaram a ensinar japonês nas escolas e seguir os costumes da sociedade japonesa que reprimia os coreanos.

3-A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia. A Coréia do Norte virou socialista (comandada pela URSS) e a do sul capitalista (comandada pelos EUA).

4-O país possui uma economia planificada, bem aos moldes soviéticos. Desse modo, mantém uma restrita relação comercial com outros países. O país recebe ajuda alimentar da ONU (Organização das Nações Unidas) e sua economia está vinculada à produção industrial de base, além de produtos agropecuários.

5-O cessar-fogo foi anulado pela Coréia do Norte que ameaça atacar a do Sul com bombas nucleares, porém acredita-se que seja uma tentativa de chantagem nuclear para receber auxilio de outros países em troca de restabelecer o cessar fogo

Anônimo disse...

Mariana Scharf - 35 - 3ºB

1. Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.Nessa era, como um país recém-emergente, o Japão voltou sua atenção para a Coreia. A fim de proteger seus próprios interesses e à segurança, o Japão queria anexar a Coreia antes que outro país o fizesse, ou pelo menos garantir a efetiva independência da Coreia, através do desenvolvimento dos seus recursos e reformar a sua administração. O Japão sentiu que um outro poder com presença militar na península coreana seria prejudicial para a segurança nacional japonesa, e assim, o Japão resolveu acabar com séculos de soberania chinesa sobre a Coreia. Além disso, o Japão percebeu que tendo acesso a Coreia teriam carvão e minérios de ferro para a crescente base industrial do Japão. Este impôs o Tratado de Ganghwa na Coreia, obrigando a Coreia a abrir comércio com o Japão e aos estrangeiros, para proclamar sua independência da China, em suas relações externas.


2. A Era Meiji levou o Japão à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.
A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3. Com o início da Guerra Fria, inicia-se a disputa imperialista entre as "duas superpotências", e ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país.

Anônimo disse...

Mariana Scharf - 35 - 3º B

PARTE II

4. A Coreia do Norte se descreve como um auto-suficiente, mas é descrita por alguns analistas como uma monarquia absolutista ou uma "ditadura hereditária". A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. Possui uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada, é completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente. Com o desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, houve uma concentração de recursos, com a diminuição da produção agrícola, o que determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

5. O desenvolvimento da arma nuclear pela Coreia do Norte elevou as tensões a um novo patamar na península e provocou intensificação das sanções econômicas da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o país. Paradoxalmente, analistas acreditam que a situação só não se desenvolveu em um novo conflito por causa da bomba atômica norte-coreana, que desencoraja um ataque do Sul.Mais recentemente, em março de 2010, um ataque com torpedo atribuído a um submarino norte-coreano provocou o afundamento da corveta Cheonan, da Marinha da Coreia do Sul. Ao menos 46 militares morreram na ação, fortemente condenada pela comunidade internacional. Parte da agressividade da Coreia do Norte pode ser atribuída à constante necessidade de ajuda internacional em questões básicas como alimentação e remédios.

Anônimo disse...

Cícero número 15 3o B

1. Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.Nessa era, como um país recém-emergente, o Japão voltou sua atenção para a Coreia. A fim de proteger seus próprios interesses e à segurança, o Japão queria anexar a Coreia antes que outro país o fizesse, ou pelo menos garantir a efetiva independência da Coreia, através do desenvolvimento dos seus recursos e reformar a sua administração. O Japão sentiu que um outro poder com presença militar na península coreana seria prejudicial para a segurança nacional japonesa, e assim, o Japão resolveu acabar com séculos de soberania chinesa sobre a Coreia. Além disso, o Japão percebeu que tendo acesso a Coreia teriam carvão e minérios de ferro para a crescente base industrial do Japão. Este impôs o Tratado de Ganghwa na Coreia, obrigando a Coreia a abrir comércio com o Japão e aos estrangeiros, para proclamar sua independência da China, em suas relações externas.


2. A Era Meiji levou o Japão à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.
A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3. Com o início da Guerra Fria, inicia-se a disputa imperialista entre as "duas superpotências", e ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país.

Anônimo disse...

Cícero número 15 3o B
SEGUNDA PARTE.

4. A Coreia do Norte se descreve como um auto-suficiente, mas é descrita por alguns analistas como uma monarquia absolutista ou uma "ditadura hereditária". A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. Possui uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada, é completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente. Com o desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, houve uma concentração de recursos, com a diminuição da produção agrícola, o que determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

5. O desenvolvimento da arma nuclear pela Coreia do Norte elevou as tensões a um novo patamar na península e provocou intensificação das sanções econômicas da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o país. Paradoxalmente, analistas acreditam que a situação só não se desenvolveu em um novo conflito por causa da bomba atômica norte-coreana, que desencoraja um ataque do Sul.Mais recentemente, em março de 2010, um ataque com torpedo atribuído a um submarino norte-coreano provocou o afundamento da corveta Cheonan, da Marinha da Coreia do Sul. Ao menos 46 militares morreram na ação, fortemente condenada pela comunidade internacional. Parte da agressividade da Coreia do Norte pode ser atribuída à constante necessidade de ajuda internacional em questões básicas como alimentação e remédios.

Anônimo disse...

José Victor da Veiga Bueno de Andrade n° 21 3° A

1- A era Meiji, foi o momento histórico japonês no qual o pais passou por grande modernização e mudanças politicas e econômicas, tornando-se uma potencia mundial (sucedeu o fim do período feudal no Japão- Imperador Mutsuhito-). Como o Japão buscava ser a maior potência asiática, buscou formas de anexar países e ter influencia econômica e politica sobre os mesmos,como busca desenfreada de poder o Japão investiu em seu poderio bélico, a fim de obter uma expansão militar. O exército japonês ocupou a Coreia, mudando toda a cultura coreana e estabelecendo medo sob a população desta.

2-Essa busca pelo poder econômico e politica da asia (disputa especialmente contra a China), fez o Japão anexar a Coréia. Japão queria fazer da Coréia um estado fantoche, para assegurar interesses nacionais.Em 1876 Japão empregou a Diplomacia das Canhoneiras a fim de pressionar a Coreia, sob comando da Dinastia Joseon, a assinar o Tratado de Ganghwa, que garantia direitos extraterritoriais aos cidadãos japoneses e abria três portos coreanos para o comércio japonês.A Coreia foi ocupada e declarada um protetorado japonês logo após o Tratado de Eulsa, de 1905, e foi oficialmente anexada em 1910, através do tratado de anexação. A Coréia foi alvo do império japonês durante 35 anos, e sofreu toda influencia japonesa.

3-A península da Coréia foi dividida em 1945, pelo paralelo 38 N, em duas partes NORTE e SUL. Norte sob influencia da ex URSS(Rússia) e em 1949 pela influencia da China de governo comunista, a República Popular Democrática da Coreia. Sul sob influencia Americana(EUA) e apoio de países ocidentais manteve governo capitalista reconhecida como República da Coreia. Essa divisão ocorreu em meio da Guerra Fria(USA vs URSS) e que sucedeu a Gerra das Coreias em 1950.

4-Hoje a Coréia do Norte enfrenta diversos problemas socioeconômicos(por causa do declino da ex URSS).O país possui uma economia planificada, bem aos moldes soviéticos. Desse modo, mantém uma restrita relação comercial com outros países. O país recebe ajuda alimentar da ONU (Organização das Nações Unidas) e sua economia está vinculada à produção industrial de base, além de produtos agropecuários.

5-Os conflitos entre as Coréias tem uma peculiaridade por ser o remanescente do conflito entre o Regime Comunista do Norte e o Regime Capitalista (Sul).Enquanto a Coréia do Sul é democrática, baseia-se no desenvolvimento populacional,a Coréia do Norte comunista, baseia-se em investimentos bélicos/nucleares.Como o Sul vem se desenvolvendo e tendo um a economia rígida e norte não se adéqua ao mercado externo por caus ade seu governo (precisa de ajuda da ONU para ter comida), busca de forma desesperadora uma guerra pois a Coreia do Norte necessita de ajuda internacional em questões básicas como alimentação e remédios. O governo norte-coreano, liderado pelo ditador Kim Jong-il, é incapaz de suprir todas as necessidade de sua população e constantemente usa a chantagem militar como forma de conseguir mais recursos. Por isso as provocações a Coréia do Sul (porém a real intenção é atingir os EUA).
José Victor da Veiga Bueno de Andrade n°21 3° A

Anônimo disse...

1- O que foi a chamada Era Meiji e como ela foi aplicada na Coreia ? Esta etapa da história do Japão foi marcada por um veloz processo de modernização, que culminou na transformação deste país em potência planetária. Ao longo deste reinado a nação japonesa não esteve isenta de ser convertida em um mero fantoche do Ocidente, ou em uma colônia da Europa ou dos Estados Unidos.
2- Quais foram as principais características da ação japonesa em relação aos coreanos ? A Coreia se tornou independente e foi anexada ao Japão em 1910 que com muita violência, alem da militar, mas também na cultura dos coreanos de modo que nas escolas passaram a ensinar a língua japonesa e não coreana, e também a economia passou a se desenvolver como a japonesa, quando os militares coreanos tentaram se contrapor foram violentamente reprimidos.
3- Como e quando a Coreia foi separada ? Durante a segunda guerra mundial, a Coreia se juntou a China contra o Japão e a China queria sua independencia, foi no meio de duas conferencias Yalta e Postdan definiram a divisão da Coreia pelo paralelo 38, em duas regiões influenciadas. O norte com influência soviética e o sul a norte-americana. Percebe-se também na Coreia o início da "Guerra Fria". E depois da Guerra ficou definido que a União Sovietica no comando do Norte e os Norte americanos com o sul e que começaria uma disputa entre duas potencias que acabaria separando os coreanos. E que a unificação da Coreia não iria acontecer, tendo um aparte comunista(norte) e outra capitalista(sul). Então em 1953 depois de vários conflitos entre China e EUA as Coreias foram totalmente separadas.
4- Qual é a situação econômica e social da população da Coreia do Norte ? O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. Ate hoje não tem liberdade de imprensa, e se mantem com chantagem nuclear.
5- Quais são as principais causas para os conflitos atuais?Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos, enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana. Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias. Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul). Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.
Marianna Siqueira de Olveira N°:36
Série; 3ºB

Anônimo disse...

Dhara Dalçoquio-
N: 10
3A
1- Foi quando o Japão dominou o território da Coreia, com o objetivo de levar o país a um desenvolvimento de modernização industrial segundo ocidente. Foi aplicada na Coreia não só com a adoção do modelo industrial, mas com a politica de expansão e imperialista, essa dominação se caracterizou pela violência militar e cultural entrando em conflito com a China, que com a vitória do Japão, levou a independência da Coreia.
2- A Coreia quando dominada pelo Japão, teve o impacto cultural com a modificação da língua ensinada nas escolas que seria o japonês, a sociedade e seus costumes diários onde a indústria e a economia foram modificadas para o sistema de produção japonês, podendo ver uma grande expansão.
3- Foram separadas no período final da segunda guerra mundial onde a partir das duas principais conferencias a Yalta e Potsdan foi definida a separação. Com o norte sob influencia da União Soviética e o sul sob os Estados Unidos da América, dando inicio ao conflito entre a União Soviética e EUA, nomeada de Guerra Fria.
4- A Coreia do Norte tem o governo comunista com a politica militarista que com o programa nuclear feito por ela, criou a concentração de recursos, fez diminuir a agricultura e empobreceu a população.
5- Tentativa de dominar territórios e unifica-las e o fato de a Coreia do Norte possuir bomba atômica e utilizar como “chantagem” para pedir ajuda universal.

Anônimo disse...

Nome: Maria Eduarda da Silva; Nº: 31; Série: 3ºA.
1- A Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.
2- A dominação da Coreia pelos japoneses implicou em violência, não apenas militar, mas um choque cultural, onde o ensino da língua coreana foi substituído pelo ensino japonês nas escolas. A sociedade se modificou, a indústria e a economia integrou-se no sistema japonês, que acarretou em um acelerado processo de expansão.
3- Com o início da Guerra Fria (conflito entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), a Coreia, em 1948, foi dividida conforme os interesses geopolíticos das duas potências mundiais, fato ocorrido também na Alemanha.
4- Na Coreia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos. O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.
5- As principais causas para os conflitos atuais mundiais são petróleo, água, áreas verdes... O petróleo sempre é disputado em tudo quanto é região pelo seu valor, a água potável do planeta que esta acabando... As áreas verdes como a Amazônia que todos desejam pelas riquezas naturais... E também conflitos pelo poder, pela dominação... Já as principais causas para os conflitos atuais entre as duas Coreias são: Janeiro de 2010 - As duas Coreias trocam fogo de artilharia perto da fronteira marítima.
Março de 2010 - A corveta sul-coreana Cheonan é torpedeada e morrem 46 marinheiros. Seul atribui o ataque ao Norte. O governo norte-coreano nega a autoria. Um grupo de investigação civil e militar, incluindo especialistas dos EUA, da Austrália, da Grã-Bretanha e da Suécia, conclui que um submarino norte-coreano disparou o torpedo.
Novembro de 2010 - A Coreia do Norte dispara dezenas de bombas de artilharia contra a ilha de Yeonpyeong, atingindo uma base militar sul-coreana e incendiando casas. Dois soldados morrem e 20 pessoas ficam feridas. A Coreia do Sul diz que conduzia exercícios militares antes do lançamento das bombas, mas insiste que os disparos não eram voltados para a Coreia do Norte.

Anônimo disse...

Camilla Souza 3º A EM Nº 08
1 - Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial. Ao final do Período Edo (1603-1868), o Japão era um país feudal, economicamente atrasado, e que permanecia isolado em termos de Relações Internacionais ora comerciais, ora políticas. Em 1853, os Estados Unidos invadiram a Baía de Uraga e forçaram o Japão a abrir-se ao comércio internacional. A partir de então iniciou-se um período de turbulência que perdurou até à chamada Restauração Meiji.
2 - Antes do anúncio oficial do lançamento, foi anunciado que a Coréia do Norte preparava um teste com um foguete de longo alcance, em violação à resolução 1718 do Conselho da Segurança das Nações Unidas, que impôs uma série de sanções econômicas e comerciais ao país, por causa do teste nuclear realizado em outubro de 2006. Após o anúncio de que haveria um teste de lançamento de um satélite por parte dos norte-coreanos, os Estados Unidos anunciaram a intenção de interceptar o foguete após o lançamento, caso parecesse que ele não entraria em órbita, enquanto o Japão anunciava que poderia lançar um interceptador, caso o foguete ameaçasse seu território. O governo norte-coreano respondeu que consideraria esta ação japonesa um ato de guerra. A Coréia do Sul, o Japão e os Estados Unidos, posicionaram seus vasos de guerra equipados com mísseis antibalísticos no Mar do Japão, enquanto a Rússia pressionava os coreanos a não realizarem o lançamento, por causa de tensão nas relações internacionais no nordeste da Ásia.
3 - O primeiro grande confronto militar entre ideologias ocidentais capitalistas e orientais socialistas veio no sudoeste asiático, na década de 1950. A península da Coreia (Coréia no Brasil) foi dividia, em 1945, pelo paralelo 38º, em duas zonas de influência: uma ao norte, comunista e apoiada pela União Soviética e China - a República Popular Democrática da Coréia; e uma ao sul, capitalista e de apoio das na ções ocidentais - a República da Coréia. Porém, em 1950, a Coréia do Norte, após severas tentativas de derrubar o governo do sul, a invadiu e ocupou Seul, desencadeando um conflito armado. Forças das Nações Unidas, apoiadas principalmente pelos Estados Unidos, fizeram a resistência no sul, reconquistando a capital coreana e partindo em uma investida contra o norte. A China, sentindo-se ameaçada pela aproximação das forças ocidentais, enviou reforços à frente de batalha, fazendo da Coréia um grande campo de batalha.
[...]

Anônimo disse...

camilla Souza 3ºA EM nº 08
[...]
4 - A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países socialistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois junto a Cuba com uma economia inteiramente planejada pelo governo. A economia da Coreia do Norte é completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente. A cobrança de impostos foi abolida desde 1º de abril de 1974. A fim de aumentar a produtividade da agricultura e da indústria, desde os anos 1960, o governo norte-coreano introduziu inúmeros sistemas de gestão tais como o sistema de trabalho Taean. No século XXI, o crescimento do PIB norte-coreano foi lento, porém constante, embora nos últimos anos, o crescimento gradualmente acelerou em 3,7% em 2008, o ritmo mais rápido em quase uma década, largamente devido a um forte crescimento de 8,2% no setor de agricultura. Isto veio como uma supresa, dado que a maioria das economias reportaram um crescimento menor, devido à crise global financeira de 2008–2009.
5 - Os conflitos entre as Coréias tem uma peculiaridade por ser o remanescente do conflito entre o Regime Comunista do Norte e o Regime Capitalista (Sul).

Após 60 anos da Guerra que dividiu as duas Coréias, nota-se que as duas nações tomaram rumos completamente opostos. O Sul (democrático) adotou uma política de desenvolvimento parecida com o que foi adotado no Japão pós-guerra, baseada em investimentos em Edução e Tecnologia.

A Coréia do Norte (comunista) investiu em armamentos e tecnologia bélica/nuclear.

Os conflitos remanescentes da guerra fria tem características ideológicas que superam as questões econômicas, em geral dominante nos conflitos modernos. A Coréia
do Norte é uma ditadura comunista, regime praticamente extinto como modelo político e que permanece muito mais como ideologia.

Um país que investiu tudo em armas durante esses 60 anos é um iminente perigo ao mundo moderno, ainda mais por considerar que o país precisa ser unificado pelo regime comunista à força, como é implantado o regime comunista que mostrou-se incapaz de sobreviver sem adequar-se ao mercado, como se vê no caso Chinês que aliou o regime às praticas de mercado e tornou-se uma grande potência comercial e econômica.

Anônimo disse...

Júlia Hobolt, nº 22. 3ºano A.

1- O que foi a chamada Era Meiji e como ela foi aplicada na Coreia?
A Era Meiji foi marcada por um veloz processo de modernização, que culminou na transformação deste país em potência planetária, segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista.

2- Quais foram as principais características da ação japonesa em relação aos coreanos ?
Em 1895 o Japão interveio em uma rebelião na Coreia, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910. A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência militar e cultural. A sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3- Como e quando a Coreia foi separada ?
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Coreia lutou ao lado da China contra o Japão, fazendo com que os aliados apoiassem a Independência da Coreia. Ao final da guerra, com a vitória dos aliados, a Coreia foi dominada pelos vencedores e foi divida em duas em 1947, o norte da URSS, com o sistema socialista, e o sul dos EUA, capitalistas.

4- Qual é a situação econômica e social da população da Coreia do Norte ?
Com a concentração dos recursos destinado ao desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, houve uma diminuição da produção agrícola e o empobrecimento da população. Porém, no início da década de 70, o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

5- Quais são as principais causas para os conflitos atuais ?
Uma das causas dos atuais conflitos entre as Coreias se dá pelo fato de a Coreia do Norte ter desenvolvido bombas nucleares sem a permissão da ONU, pondo em risco seus principais rivais políticos, a Coreia do Sul, e por trás desta, os EUA, já que a Coreia do Sul se encontra no regime capitalista, apoiada pelos EUA, e agora, pela China, que antes era a única a proteger a Coreia do Norte, ainda socialista.
Como a maioria dos recursos da Coreia do Norte é destinado ao programa nuclear, falta frequentemente provisões para a população. Assim sendo, a Coreia do Norte ameaça atacar algum país, até que a ONU envie provisões suficientes à população. Quando estas acabam, as ameaças retornam novamente, tornando-se um ciclo.

Anônimo disse...

Jean Carlos Adriano Júnior - 19 - 3ºA

1 - A era Meiji, começou quando o monarca Mutsuhito, tinha 16 anos e assumiu o trono japonês, sendo assim o 122º imperador e assumido a autoridade. Nas coreias, este período esteve ligado quando o Japão, em período de modernização industrial, que foi adotado uma politica expansionista e imperialista, que interveio em uma rebelião na Coreia, no ano de 1895. Esta intervenção levou a guerra contra a China, e com a vitória dos “japas”, a Coreia conseguiu independência, mesmo ficando sobre influência japonesa.
2 - A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão. A principal reação nacionalista ocorreu em 1° de março de 1919, com a manifestação de milhares de coreanos, que foram violentamente reprimidos pelo governo japonês, quando mais de 20.000 pessoas morreram e cerca de 50.000 foram presas. Em Xangai, formou-se um governo coreano no exílio.
3 - A separação das coreias veio com a guerra das coreias, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. O conflito iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38 e dominaram a cidade de Seul. Dois dias depois os Estados Unidos enviaram suas tropas para defender a Coreia do Sul e invadiu o Norte, avançando até a fronteira com a China, com o objetivo de conquistar toda a Coreia do Norte. No entanto, em novembro a China entrou na guerra, apoiando A Coreia do Norte e foi considerada como agressora pelas Nações Unidas, mesmo assim, continuou seu avanço em direção à Seul, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar.
Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foram determinantes para a assinatura de uma trégua em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas.
4 - Ela tem um governo comunista, que tem muitas relações com a China. Pode ser considerada a ditadura mais agressiva e rígida do mundo. O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. Já no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população. A população, é composta por coreanos (99,8%) e chineses (0,2). Com um PIB (Produto Interno Bruto): US$ 40 bilhões (estimativa 2011) e PIB per capita: US$ 1.800 (estimativa 2011). Sua moeda: won norte-coreano.
5 - O conflito atual provém do tempo da Guerra das Coreias. Depois de todo o conflito, nenhum tratado de paz foi assinado, e as Coreias estão teoricamente em guerra. Muitos falam em uma guerra fabricada, para apenas atender interesses de terceiros, e como sempre algo/alguém ganhar em cima disso. A Coreia geralmente lança mísseis, alegando testes, por mais que sua produção de bombas atômicas sejam produzidas clandestinamente , e fazem ameaças, conseguindo assim, exercer chantagem política e consegue alimentos para a população, como já divulgado em diversos sites.

Fontes de pesquisa: http://www.suapesquisa.com/paises/coreia_do_norte/
http://geoconceicao.blogspot.com.br/2013/04/coreia-contra-coreia.html
http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/04/guerra-das-coreias.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Meiji
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/infografico/afp/2013/04/11/entenda-o-conflito-entre-a-coreia-do-norte-e-a-coreia-do-sul.htm

Anônimo disse...

Victoria Hostin Pezzini (44)3ºB
1- A era Meiji levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China.
2- Foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3- Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas.
4- Na Coreia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos.
5- Coreia do Norte é socialista e está declarando guerra contra os EUA e a Coreia do Sul. Ameaçam atacar com bombas nucleares os Estados Unidos. O problema dessa guerra é que ela pode envolver outros paises e se tornar um conflito mundial em larga escala. Isso porque a Coreia do Norte é apoiada pela China e Rússia. E os EUA, Coreia do Sul são apoiados pelos paises ocidentais, com exceção do Japão que apesar de oriental também apóia o lado dos EUA.

Anônimo disse...

Mirelle 3ºB(38)
1- A era Meiji levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China.
2- Foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3- Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas.
4- Na Coreia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos.
5- Coreia do Norte é socialista e está declarando guerra contra os EUA e a Coreia do Sul. Ameaçam atacar com bombas nucleares os Estados Unidos. O problema dessa guerra é que ela pode envolver outros paises e se tornar um conflito mundial em larga escala. Isso porque a Coreia do Norte é apoiada pela China e Rússia. E os EUA, Coreia do Sul são apoiados pelos paises ocidentais, com exceção do Japão que apesar de oriental também apóia o lado dos EUA.

Anônimo disse...

Pamela 3ºA (35)
1- A era Meiji levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China.
2- Foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3- Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas.
4- Na Coreia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos.
5- Coreia do Norte é socialista e está declarando guerra contra os EUA e a Coreia do Sul. Ameaçam atacar com bombas nucleares os Estados Unidos. O problema dessa guerra é que ela pode envolver outros paises e se tornar um conflito mundial em larga escala. Isso porque a Coreia do Norte é apoiada pela China e Rússia. E os EUA, Coreia do Sul são apoiados pelos paises ocidentais, com exceção do Japão que apesar de oriental também apóia o lado dos EUA.

Anônimo disse...

Camila Silveira Medeiros – 14 – 3 º ano B

1 - Foi também conhecido com o Período Meju, constitui-se em quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.

2-A independência da coreia foi caracterizada, por um período muita violência militar e cultural. Começou-se a ensinar nas escolas o japonês, em vez de coreano, mudando significadamente os costumes coreanos, além de uma expansão muito rápida nas industrias.

3- A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia. A Guerra da Coreia (1950-1953) deixou as duas Coreias, separadas pela Zona Desmilitarizada Coreana, mantendo-se tecnicamente em guerra durante a Guerra Fria até os dias atuais.

4-A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada.A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. O analfabetismo foi erradicado, e o sistema publico de saúde do país atende a toda a população.

5-Os Estados Unidos e a Coreia do Norte iniciaram, em 23 de fevereiro de 2012, o primeiro contato oficial entre os dois países desde a morte do líder norte-coreano Kim Jong-il, que foi sucedido por seu filho Kim Jong-unSegundo a agência de notícias KCNA, em 29 de fevereiro de 2012 o governo norte-coreano concordou em suspender o lançamento de mísseis de longo alcance, testes nucleares e o enriquecimento de urânio em sua principal plataforma em troca de um pacote de ajuda alimentar. A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, disse que a Coreia do Norte vai permitir a entrada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica para inspecionar e monitorar a desativação do reator de Yongbyon.

Anônimo disse...

Nome: Pedro Ern
N: 36
Série: 3A

1- Período do reinado do Imperador Meiji do Japão (45 anos), ocorre uma modernização acelerada, as principais razões foram o emprego de mais de 3 mil especialistas estrangeiros e o envio de muitos estudantes japoneses para intercâmbio na Europa e América, assim foi sendo moldado de forma a conviver com o sistema capitalista.

2- A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910. A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3- Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas

4- Aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos. o ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.

5- Parte da agressividade da Coreia do Norte pode ser atribuída à constante necessidade de ajuda internacional em questões básicas como alimentação e remédios. O governo norte-coreano, liderado pelo ditador Kim Jong-il, é incapaz de suprir todas as necessidade de sua população e constantemente usa a chantagem militar como forma de conseguir.

Anônimo disse...

Nome: Jurandir Coelho Júnior Nº: 23 Série: 3ºA

Respostas:
1 – A história da Coreia foi marcada pela presença de países estrangeiros, primeiramente a China e mais tarde o Japão. O Japão iniciou o processo de desenvolvimento com a visão capitalista a partir do ano de 1868, sendo conhecida como a Revolução Meiji, período em que o imperador japonês ficou mais de 40 anos no poder. Dessa maneira o país adotou uma política expansionista e veio intervir na Coreia, onde influenciou o a guerrear com a China. O que levou a Coreia ficar sob a influência japonesa e ser anexada em 1910.

2 – O Japão dominou fortemente a Coreia, agindo muitas vezes de forma violenta. Primeiramente o ensino da língua coreana nas escolas foi substituída pelo japonês, os costumes e a cultura se alteraram, a Coreia se integra ao sistema capitalista japonês. O primeiro movimento com características nacionalistas ocorreu em 1919 quando milhares de coreanos protestaram e morreram por isso.

3 – Um dos motivos para a separação da Coreia foi a II Guerra Mundial. Os coreanos lutaram junto às tropas chinesas contra o Japão. Após o final da guerra, ocorreram em 1945 duas conferências, a de Yalta e a de Potsdam, definindo a divisão da Coreia pelo paralelo 38, em duas zonas de influência, no norte os socialistas e no Sul influenciado pelo EUA, O que deu inicio a Guerra Fria, ou seja, uma disputa imperialista de poderes entre as duas maiores potências, assim não ocorreria uma unificação uma vez, que a União Soviética queria expandir seus ideais e os EUA consolidar os seus.

4 – A Coreia do Norte é um governo socialista ditatorial, ou seja, a população não tem direito de escolher seu governante. Porém do ponto de vista social a situação do país melhorou, uma vez que na década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o país contava com um ótimo sistema de saúde. Olhando por outro lado em uma ditadura o povo perde a liberdade de expressão e de imprensa que é o que ocorre em países socialistas, onde o governa tenta manter seus cidadãos alienados a respeito da situação mundial.

5 – Os conflitos atuais não surgiram recentemente, eles fazem parte de um conflito iniciado a mais de 60 anos atrás que ainda não houve fim. Tudo começou quando em 1950 tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo e dominaram Seul, após os Estados Unidos defenderam a Coreia do Sul, invadindo o Norte. A China entra na guerra, e pela grande mortalidade entre os dois países é assinado um armistício em 1953, agora sim, estavam separadas.

Anônimo disse...

1-A Era Meiji que duro 45 anos, ocorreu quando o monarca Mutsuhito decretou o fim do Feudalismo japonês.A partir daí o Japão veio a se modernizar e desenvolver. Com a guerra entre a Coréia e a China; o Japão se saiu vitorioso com isso a Coréia tornou-se independente. O Japão sempre esteve do lado da Coréia do Sul e contra a Coréia do Norte sempre havendo guerras e revoltas entre esses dois países, e mais tarde a Coréia veio a ser ocupada pelos japoneses.

2-As principais características foram as guerras , a dominação da Coréia pelos japoneses , o desenvolvimento que o Japão teve e também e mais importante foi a Independência da Coréia.

3-A separação veio após a segunda guerra mundial onde os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente e os soviéticos pretendiam expandir seu modelo socioeconômico e político com isso já poderia se ver uma separação entre as duas coreias.

4-A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, tendo autonomia, é centralizada. Dos cinco países socialistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois junto a Cuba com uma economia inteiramente planejada pelo governo. Ela tem o apoio da China facilitando assim suas negociações.

5-O conflito começou lá trás em 1950 quando a Coréia do Norte tentou dominar Seul. Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias que dura até hoje.

Luís Paulo Hemmer 3ºA nº29

Anônimo disse...

Nome: Allyson Paulo de Souza
Nº: 04 3ºB

1-O Período Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.
2-A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3-A Guerra da Coreia (1950-1953) deixou as duas Coreias, separadas pela Zona Desmilitarizada Coreana, mantendo-se tecnicamente em guerra durante a Guerra Fria até os dias atuais. A Coreia do Norte é um Estado comunista, muitas vezes descrito como stalinista e isolacionista. A Coreia do Sul surgiu, após décadas de regime autoritário, como uma democracia liberal capitalista, com uma das maiores economias do mundo.
4-A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países socialistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois junto a Cuba com uma economia inteiramente planejada pelo governo.
A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. No entanto, devido à sua localização estratégica no Leste da Ásia, conectado à quatro maiores economias e tendo uma mão-de-obra barata e jovem e qualificada, é esperado que a economia da Coreia do Norte cresça de 6 a 7% anualmente "como os certos incentivos e medidas de reforma
5-petroleo, a agua, areas verdes....o petroleo sempre é disputado em tudo qto é regiao pelo seu valor, a agua potavel do planeta q esta acabando...as areas verdes como a amazonia q todos querem por a mao pelas riquezas naturais....e acho que tambem conflitos pelo poder, pela dominaçao.....

Anônimo disse...

Thainan nº40 / 3ºA EM
1-A Era/Revolução Meiji ocorrida em 1868, marcou o desenvolvimento capitalista do Japão criando uma modernização industrial que se tornaria um modelo ocidental a seguir. Tal modelo preservava os aspectos da cultura nacional, adotando também uma política expansionista e imperialista que surgiu apenas em 1895, com a guerra entre China e Japão, Os japoneses saindo vitoriosos garantiram a independência da Coreia, que mesmo sofrendo influências japonesas, foram somente anexados em 1910.

2-Recebendo influências japonesas, os coreanos tiveram assim que mudar completamente/radicalmente seus modos de vida, onde houve uma completa modificação na cultura, desde a língua que era ensinada nas escolas (passando de coreano a japonês), até os costumes e a constituição do espaço industrial. O objetivo dos japoneses era a expansão acelerada do sistema de produção do Japão, tornando a Coreia um local para disseminação da política e do militarismo japonês.

3-Durante a Segunda Guerra Mundial, os coreanos apoiaram os chineses, indo contra o sistema que comandava seu país até então, o japonês. Com isso, a Coreia teve o apoio chinês durante a Conferência do Cairo em 1943. Porém foi com o final da Segunda Guerra Mundial e as conferências de Yalta e Potsdan que proporcionaram a Coreia uma divisão através do paralelo de 38, recebendo influências sob o sul, e capitalistas (americanas), sob o norte. O objetivo era garantir a liberdade da Coreia e a eliminação da presença japonesa. Iniciava-se assim a Guerra Fria, uma disputa imperialista entre as duas superpotências. Os soviéticos que ocupavam a região norte, pretendiam fazer o mesmo que o Japão quando começou a dominar a Coreia, expandir seu modelo socioeconômico e político, já os Estados Unidos queriam ter influências em diversas áreas do extremo oriente, o que garantiria uma força a mais em situações extremas.

4-A dependência da Coreia do Norte com a União Soviética aumentou, pois eram os soviéticos que tinham condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos, desenvolvendo uma política voltada aos programas nucleares, que trouxe a concentrações de recursos, porém diminuiu a produção agrícola, consequentemente empobrecendo a população local. a Coreia do Norte manteve o sistema comunista de governo, com rígido controle sobre os meios da produção.

5-Ambos os países, continuam investindo em suas Forças Armadas. No Sul, o foco permanece no treinamento das tropas e na aquisição de caças e tanques americanos. O Norte, continua desenvolvendo um polêmico programa nuclear que culminou, em 2006, com o primeiro teste de uma bomba atômica do país comunista. Parte da agressividade da Coreia do Norte pode ser atribuída à constante necessidade de ajuda internacional em questões básicas como alimentação e remédios. O governo norte-coreano, liderado pelo ditador Kim Jong-il, é incapaz de suprir todas as necessidades de sua população e constantemente usa a chantagem militar como forma de conseguir mais recursos.

Anônimo disse...

Alisson Feranando Trindade Silva
Nº 01
Série: 3ºB EM

1-R:O dominio da Coréia sob o Japão iniciou-se com a "Era Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional.

2-R:O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.

3-R:Foi separada em 1952,ela foi separada após a guerra das coréias , que foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo.
4-R: Uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

5-R:A diferença entre o comunismo e o capitalismo.Coreia do Sul modernizou sua indústria e virou um dos principais países exportadores da Ásia, a Coreia do Norte manteve o sistema comunista de governo, com rígido controle sobre os meios da produção.

Anônimo disse...

Bruno Franco nº12 3ºB

1) A Era Meiji (1868-1912), como ficou conhecida, representou um período de grandes mudanças na história do Japão. A era Meiji também trouxe significantes inovações nos campos sociais e econômicos. Os agricultores, livres do controle feudal, puderam assegurar a possessão de suas terras legalmente. Declararam-se todas as classes sociais como iguais perante a lei, embora algumas das formas convencionais de discriminação social desapareceram com muita dificuldade. A população, que tinha permanecido relativamente estável em tamanho, começou a crescer rapidamente, trazendo uma jovem população trabalhadora, tanto de homens como de mulheres, aos centros urbanos. Um dos maiores objetivos nacionais que moveram os líderes da era Meiji era o de alcançar uma igualdade com os poderes ocidentais. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.

2) A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.

3) A península da Coreia foi dividia, em 1945, pelo paralelo 38º, em duas zonas de influência: uma ao norte, comunista e apoiada pela União Soviética e China - a República Popular Democrática da Coréia; e uma ao sul, capitalista e de apoio das na ções ocidentais - a República da Coréia. Porém, em 1950, a Coréia do Norte, após severas tentativas de derrubar o governo do sul, a invadiu e ocupou Seul, desencadeando um conflito armado. Forças das Nações Unidas, apoiadas principalmente pelos Estados Unidos, fizeram a resistência no sul, reconquistando a capital coreana e partindo em uma investida contra o norte. A China, sentindo-se ameaçada pela aproximação das forças ocidentais, enviou reforços à frente de batalha, fazendo da Coréia um grande campo de batalha. Após muitas brigas, um acordo de paz é negociado, mas demora dois anos. Um armistício é assinado em Pamunjon, em 27 de Julho de 1953, mantendo a Coréia dividida em norte e sul. A divisão se mantém até hoje.

4) A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países socialistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois junto a Cuba com uma economia inteiramente planejada pelo governo. A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia.

5) As relações entre Coreia do Norte e Coreia do Sul são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República Democrática Popular da Coreia e a República da Coreia. Estas relações são bastante conturbadas, e diversos incidentes graves já ocorreram entre ambosos países. A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em estado de tensão desde a Guerra da Coreia, conflito ocorrido em meio ao contexto da Guerra Fria. A tensão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte tem origem na divisão de poder global após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Durante o processo de ocupação das áreas tomadas pelo Japão - um ex-aliado nazista -, os Estados Unidos ficaram com o sul da península Coreana, enquanto a União Soviética estabeleceu suas tropas no norte.

Anônimo disse...

1.Durante a era Meiji, Japão enfrentava duas guerras, Sino-Japonesa e Russo-Japonessa. O governo Meiji tenta influencia a Coréia para fazer dele uma muralha protegendo de qualquer outro. Mas a estratégia só serviu para criar atritos políticos com a China, que protegia Coréia. Então Japão anula os direitos diplomáticos da Coréia, o imperador coreano é obrigado a abdicar. Ocorrendo a revolta do povo coreano, surgindo vários levantes e resistências. Porém Japão queria dominar e pegar pra si as terras de Coréia. Em 1919, houve um movimento para independência da Coréia, mas somente após a derrota do Japão na segunda guerra mundial, a Coréia torna-se independente. Apesar de conquistar a independência, devido a manipulação das grandes potências, a Coréia acaba sendo separada em Coréia do Norte e Coréia do Sul.
2. Japão anula os direitos diplomáticos da Coréia, o governo Meiji tenta influenciar a Coréia para fazer dele país a muralha de proteção. Houveram revoltas na Coréia e Japão e China mandam tropas para conter os revoltosos, assim iniciando uma guerra que Japão vence.
3. Devido a manipulação das grandes potências, a Coréia acaba sendo separada em Coréia do Norte e Coréia do Sul. Durante a guerra fria, a parte do norte foi influenciada pela antiga URSS e a parte do sul pelos EUA e outros.
4.A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Até 1998, as Nações Unidas publicavam o IDH e o PIB per capita da Coreia do Norte, que se situava em um nível médio de desenvolvimento humano em 0,766 (na 75º posição) e o PIB per capita de US$ 4 058. A média salarial é de cerca de US$ 47 por mês.
5.Desde o fim da Guerra da Coréia, que causou a divisão do país, as tensões entre as Coréias não cessaram. Em julho deste ano, os comunistas testaram mísseis de longo alcance (que poderiam atingir o Alasca e o Japão) e não escondem de ninguém seu arsenal nuclear. Além de ameçarem constantemente.
FABIANA TAM N21 3ANO B

Anônimo disse...

Gabriel dos Reis N: 12 3A

1- Período Meiji ou Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.

2- Durante a Segunda Guerra Mundial os coreanos lutaram ao lado das tropas chinesas contra o Japão e isso fez com que os aliados aprovassem e apoiassem a Independência da Coreia, a partir de uma resolução firmada na Conferência do Cairo em 1943.

3- A separação foi devida a vitoria dos aliados na segunda guerra, então a coreia foi dividida, em coreia capitalista e socialista, que predomina até hoje

4- A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países comunistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois junto a Cuba com uma economia inteiramente planejada pelo governo, e própria do Estado. É um país altamente rigido em suas leis.

5- Em fevereiro de 2013, a Coreia do Norte realizou o terceiro teste nuclear da história do país e afirmou que outras medidas poderiam ser tomadas se a "hostilidade" dos Estados Unidos e da Coreia do Sul continuar. Desafiando as diversas pressões internacionais, o regime do ditador Kim Jong-un cumpriu as ameaças que vinha fazendo semanas antes e justificou o teste como um ato de autodefesa. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou a ação como “altamente provocativa” e uma ameaça contra a segurança na região provocando um novo conflito

Anônimo disse...

Janaína Nespolo dos Santos nº18 3ºA

1- Que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910,

2- A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3- A história da divisão das duas Coreias remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota, a Coreia foi dividida entre soviéticos e americanos, exatamente no paralelo 38. A parte que ficava acima da linha imaginária ficou a cargo da União Soviética. Já os coreanos que viviam abaixo da linha passaram para as mãos dos norte-americanos. Em 1948, foram instaurados novos governos nos dois países. Porém, nenhum dos territórios estava feliz com a divisão e ambos queriam controle sobre o país. Em 1950, China e União Soviética ajudaram os norte-coreanos a invadir a Coreia do Sul. Tropas americanas enviaram socorro ao seu território de influência, dando início à Guerra da Coreia. O conflito durou até 1953, quando foi assinado um armistício.
4- A Coreia do Norte é uma das economias mais centralizadas e fechadas do mundo - e enfrenta problemas crônicos. Grande parte do orçamento do governo é destinado a despesas militares, restando pouco para investir na população. O complexo militar gasta o equivalente a 40% do PIB. A produção industrial e de energia está estagnada, e a escassez de alimentos é crescente, devido principalmente à falta de terras cultiváveis, à coletivização das terras, e à escassez de veículos e combustível. A ajuda internacional permite que a Coreia do Norte escape da fome generalizada, mas a população continua a sofrer de subnutrição prolongada e más condições de vida – milhões já morreram de fome no país desde meados dos anos 1990. Se a economia norte-coreana chegou a equivaler à da vizinha do sul na década de 1970, agora não passa de 5% da calculada na Coreia do Sul.

5- A Coréia do Norte segue uma rota de isolamento no cenário internacional, em função de seu programa nuclear hostil aos interesses dos Estados Unidos, Coréia do Sul, China e Japão. as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.

Anônimo disse...

1- A Era Meiji foi uma revolução aplicada pelos japoneses em que visava a política expansionista, imperialista adotada com o modelo de industrialização do país. A dominação da Coreia por parte dos japoneses foi total, fazendo uso da força militar e também com o intuito de mudar a cultura coreana, trocando o idioma coreano aprendido nas escolas para o japonês.

2- Os japoneses foram brutais com os coreanos, usando da força militar, dominaram a Coreia, e também com o intuito de mudar a cultura coreana, trocando o idioma coreano aprendido nas escolas para o japonês.

3- Foi no ano de 1947, a separação começou antes, com o fim da II Guerra Mundial, as tropas estrangeiras invadiram a coreia com o pretexto de que estaria tirando a Coreia do perigo japonês. Os soviéticos ocuparam o norte e os norte americanos o sul. Isso na verdade se deu inicio à Guerra Fria, em que os dois países brigaram por questões imperialistas. Ambos pretendiam expandir seu sistema econômico. Até que em 1947 foi formada dois governos a República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista).

4- O país possui uma economia planificada, bem aos moldes soviéticos. Desse modo, mantém uma restrita relação comercial com outros países. O país recebe ajuda alimentar da ONU (Organização das Nações Unidas) e sua economia está vinculada à produção industrial de base, além de produtos agropecuários.

E em relação ao social, os norte coreanos vivem em um socialismo extremamente fechado, em que praticamente tudo é restrito e quase nada estrangeiro chega aos solos norte coreanos.

5- O conflito envolvendo Coreia do Sul (República da Coreia) e Coreia do Norte (República Democrática Popular da Coreia) é um dos poucos episódios ainda não resolvidos dos tempos da Guerra Fria, onde duas ideologias, a capitalista e a socialista lutavam pela supremacia mundial por meio de uma disputa geopolítica, e que afetou de modo irremediável a península coreana.
O problema fundamental é que a região é habitada por uma etnia predominante, a coreana, e que historicamente formava um único país, uma única entidade, com uma única cultura, língua e costumes e desde o fim da Segunda Guerra Mundial, após livrar-se da vergonhosa dominação japonesa, passou a encarar o drama da divisão, pura e exclusivamente ideológica.

David Martins nº16 3ºB

Anônimo disse...

Ana Paula Andrade nº4 3ºA


1- Foi o período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji. Foi aplicada com o fim do feudalismo japonês, onde Mutsuhito assume o trono, sendo imperador.
2- A Era Meiji que tornou a Coreia do Norte independente, resultando em avanços tecnológicos, e modernizando.
3- Foi dividida em Coreia do Norte e Coreia do Sul, tendo subdivisões, em 1945 com o fim da II Guerra Mundial.
4- Tem dificuldade em se manter, principalmente quando se trata em alimentos, o forte de sua economia está na venda de produtos militares, máquinas, energia elétrica, produtos químicos, têxteis e alimentos. A mineração produz carvão, minério de ferro, calcário, magnesita, grafite, cobre, zinco, chumbo e metais preciosos. Sua classes sociais são, a "classe vacilante" 55%, e da "classe hostil" 20%
5- As principais causas de conflitos é por que a Coreia do Norte possui bomba nuclear, o que deixa países que tem conflitos com ela em “pânico”.

Anônimo disse...

Gabriela Garcia Hidalgo nº14 3ºA

1-Foi um momento de abertura econômica do Japão para o mundo ocidental . O processo de modernização industrial foi marcante nesse período , durou de 1868 a 1912 comandado pelo jovem imperador Mitsuhito, conhecido pelo nome de Meiji. Trouxe significantes inovações nos campos sociais e econômicos. Um dos maiores objetivos nacionais que moveram os líderes da era Meiji era o de alcançar uma igualdade com os poderes ocidentais. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.


2- Em uma rebelião na Coreia em 1895, o Japão interveio ocasionando uma guerra com a China. O império Japonês vencer e o ocorrido tornou a Coréia um país independente, mas que ficou sob influência do Japão. A dominação da Coréia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar,mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a industria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.


3- O conflito iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38 e dominaram a cidade de Seul. o entanto, em novembro a China entrou na guerra, apoiando os norte coreanos e foi considerada como agressora pela Nações Unidas, mesmo assim, continuou seu avanço em direção à Seul, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar na Coréia do Norte. Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam então separadas.

4- A Coreia do Norte é uma das economias mais centralizadas e fechadas do mundo - e enfrenta problemas crônicos. Grande parte do orçamento do governo é destinado a despesas militares, restando pouco para investir na população.
A produção industrial e de energia está estagnada, e a escassez de alimentos é crescente, devido principalmente à falta de terras cultiváveis, à coletivização das terras, e à escassez de veículos e combustível. A ajuda internacional permite que a Coreia do Norte escape da fome generalizada, mas a população continua a sofrer de subnutrição prolongada e más condições de vida. O país também figura em terceiro lugar na lista de 2012 dos governos mais corruptos do mundo, segundo a organização Transparência Internacional. Há ainda as violações aos direitos humanos. Documento recente elaborado por um relator especial da ONU aponta casos de tortura, escravidão, desaparecimentos forçados e assassinatos. Muitos atos podem constituir crimes contra a humanidade.


5- Fala-se que isto vem ocorrendo desde a época da Guerra das Coréias. Alguns dizem também que a falta de incentivo ao diálogo pelos EUA no governo de Barack Obama e o “endurecimento das pressões” americanas levaram a Coreia do Norte a mostrar que “possui um poderio militar à altura de um eventual ataque, mesmo se indesejado por ambos os lados.

Anônimo disse...

Nome: Lucas Cipriani Reiser
N°: 30
Serie: 3°B
1-Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.o exército do japão foi ocupado na coreia no periodo do reinado
2-A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3-terminada a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as "duas superpotências". Ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
4-A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países socialistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois junto a Cuba com uma economia inteiramente planejada pelo governo.
5- Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.

Anônimo disse...


1 - O Período Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.
Ao final do Período Edo (1603-1868), o Japão era um país feudal, economicamente atrasado, e que permanecia isolado em termos de Relações Internacionais ora comerciais, ora políticas.
Em 1853, os Estados Unidos invadiram a Baía de Uraga e forçaram o Japão a abrir-se ao comércio internacional. A partir de então iniciou-se um período de turbulência que perdurou até à chamada Restauração Meiji.

2-A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
A principal reação nacionalista ocorreu em 1° de março de 1919, com a manifestação de milhares de coreanos, que foram violentamente reprimidos pelo governo japonês, quando mais de 20.000 pessoas morreram e cerca de 50.000 foram presas. Em Xangai, formou-se um governo coreano no exílio.

3 -Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as "duas superpotências". Ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.

4 - A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países comunistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois (junto a Cuba) com uma economia inteiramente planejada pelo governo, e própria do Estado.
A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia.

5 - Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).

Nome:Vitor Montibeller N:45 serie: 3ªB

Anônimo disse...

Matheus E S de Carvalho, nº 33, 3º A
1- Essa "era" recebeu o nome de Meiji após o reinado do Imperador Meiji, cujomodernizou o Japão de uma forma extremamente rápida, o tornando uma potencia mundial. Mas não só politicamente o Japão dotou um sistema expansionista, que resultou em uma rebelião na Coreia, levando uma guerra contra a China, e a vitória Japonesa garantiu a independência da Coreia
2- Devido aos seus problemas estruturais(escassez de energia e matéria-prima)o Japão investiu em seu poderio bélico, a fim de obter uma expansão militar e ocupar a Coreia.
3- Após a vitória dos aliados na segunda guerra mundial, quando foi dado o término do domínio do Japão sobre as Coreias.
4- Momento de alta tensão na população e no governo da Coréia do Norte, recebendo constantemente ameaças de uma guerra nuclear, está sendo prejudicada em suas relações entre países do mundo inteiro.
5- Inspirados pela revolução comunista na China, em 1949, os norte-coreanos decidiram, no ano seguinte, tentar unificar as Coreias por meio de uma declaração de guerra ao Sul. Começava ali a Guerra da Coreia (1950-1953), que tinha de um lado o apoio das tropas soviéticas e, do outro, a participação de militares americanos.

Anônimo disse...

Nome: Lucas Orsi de Borba Nº28 3º A EM
1-Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial. Interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.
2-Os japoneses devido à violência alterarão o lado cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3- Como e quando a Coreia foi separada?
No período da Segunda Guerra Mundial, onde coreanos lutaram ao lado das tropas chinesas contra o Japão e isso fez com que os aliados aprovassem e apoiassem a Independência da Coreia, a partir de uma resolução firmada na Conferência do Cairo em 1943. No período final da Guerra, as duas conferências mais importantes, em Yalta e Potsdan definiram a divisão da Coreia pelo paralelo 38, em duas zonas de influência. Sob o norte influência soviética e sob o sul a norte-americana.
4-A mesma vive a base de chantagens internacionais em busca de benefícios. Possui desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

5- Relacionado à bomba atômica, a chantagens internacionais, de um lado o comunismo de outro o capitalismo. Alguns são aliados outros inimigos. A ação da ONU muito pacifica. Uma guerra que envolve o mundo, quando se trata em bomba atômica.

Anônimo disse...

Thaís Aureliano Machado n 41 3ºA


1= A chamada Era (ou Período) Meiji ocorreu no Japão entre 1868 e 1912, sucedeu o Período Edo e foi seguida pelo Período Taisho. O nome significa "governo esclarecido" e foi adotado pelo imperador que reinou neste espaço temporal, Mutsuhito Tenno (1852-1912). Tal como a denominação indica, seu governo procurou uma evolução que pusesse ao lado dos europeus, que estavam a usando das mudanças ocorridas pela Revolução Industrial.
Toda a transformação radical operada no antigo regime de características feudais valeu o nome de "Era do Progresso" também dado ao período governativo de Meiji Tenno. Deram-se mudanças estruturais como acabar com a discriminação das classes sociais; criação de escola, e o curso primário tornou-se obrigatório, assim como o serviço militar.
Deu-se a liberdade para se andar a cavalo, o que até a época, era permitido somente às pessoas de classe privilegiada.Proibiu também o uso de espadas e foi liberado o matrimônio entre as classes sociais, concedendo-se o casamento até com estrangeiros. Os servos foram libertos e a proibição de compra e
venda de seres humanos tornou-se rigorosa. Foi adotado o calendário europeu, baseado na era cristã. A partir dessas, e outras mudanças, ouve então vários confrontos militares, entre 1874 e 1877, que provocaram uma situação de crise, em que se estavam a empreender reformas profundas. Foi no setor rural onde se sentiram mais as consequências, e o governo viu-se obrigado a permitir a emigração. Nesta altura e devido à estreita ligação ao Ocidente - para onde eram enviados estudantes e de onde provinham muitos técnicos que ajudavam à modernização -, introduziram-se novas palavras (e não estrangeirismos) na língua japonesa para designar conceitos e termos até então desconhecidos.

1(continuação) e 2: O Japão estava sofrendo as consequências da pressão econômica dos países ocidentais. O único
caminho possível para consolidar-se financeira e militarmente era a expansão do continente mais próximo.
Em 1873, cogitou-se em subjugar a Coreia, mas tal ideia foi abandonada. Entretanto, três anos depois, o
Japão conseguiu um tratado comercial com esse país. Todavia, a China considerava a Coreia um país
tributário. Por isso, não viu com bons olhos que os produtos japoneses invadissem o mercado coreano e
isso veio a ser motivo de sabotagem e atritos que levaram os dois impérios à beira da guerra.O governo coreano pediu à China o envio de tropas
e esse fato levou o Japão também a desembarcar uma força, para enfrentar os chineses em
solo coreano.
Á guerra iniciou-se em julho de 1894, com a batalha naval de Hôtô. O povo "nipônico"
uniu-se para enfrentá-la; o governo procurou, diplomaticamente, esclarecer a situação perante a intervenção
das grandes potências internacionais e, sem que os grandes países o esperassem, levou vantagens em
combate. No ano seguinte, isto é, em 1895, a guerra já estava determinada; no mês de abril, assinou-se o
tratado de paz entre o Japão e a China. Com o pacto, a China reconheceu a independência da Coreia.

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO
Thaís Aureliano Machado 41 3ºA


3- A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.
Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).
Em julho de 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana.
Em 28 de março de 1953, Coreia do Norte e China aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas.
Em 27 de julho de 1953, o tratado de paz foi assinado e decretado a fim da guerra.


4- Atualmente, a Coréia do Norte é um Estado comunista controlado ditatorialmente por um homem - o presidente Kim Jong Il. A nação permanece fechada para o mundo exterior, porém as dificuldades econômicas e a fome crescente geraram alguma abertura, especialmente para ministérios de cunho social.Apesar de alguma modernização, a fome ainda é um problema social. Problemas sistemáticos, como a ausência de solo cultivável, a existência de fazendas coletivas e a falta de tratores e combustível, têm levado a Coréia do Norte a uma seqüência de períodos de escassez de alimento. As enchentes que ocorreram no verão de 2006, seguidas pelo tempo seco do outono, iniciaram o 13º ciclo de fome.Há abertura para organizações humanitárias atuarem a fim de aliviar a fome da população. Mas, apesar disso, a população continua mal nutrida - 36% dela é subnutrida. Isso acontece parcialmente por causa da corrupta liderança das forças militares. Eles interceptam muitas cargas de alimento e desviam-na aos seus soldados. O próprio presidente Kim Jong Il disse, certa vez, que só precisa que 30% da população sobreviva.


5- Os conflitos "retornaram", pos os dois países estão teoricamente em conflito desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), já que um tratado de paz nunca foi assinado entre as duas partes, apenas um armistício de não agressão.
A situação na península começou a se agravar em 2006, quando o Norte realizou seu primeiro teste nuclear. De lá para cá foram mais dois exercícios militares desse tipo — o último deles e mais forte em 12 de fevereiro passado.
Após o teste, o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções econômicas contra a Coreia do Norte, que respondeu levantando o acordo de não agressão e anunciando o estado de guerra. As medidas levaram a uma escalada militar na região.

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO
Thaís Aureliano Machado 41 3ºA


3- A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.
Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).
Em julho de 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana.
Em 28 de março de 1953, Coreia do Norte e China aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas.
Em 27 de julho de 1953, o tratado de paz foi assinado e decretado a fim da guerra.


4- Atualmente, a Coréia do Norte é um Estado comunista controlado ditatorialmente por um homem - o presidente Kim Jong Il. A nação permanece fechada para o mundo exterior, porém as dificuldades econômicas e a fome crescente geraram alguma abertura, especialmente para ministérios de cunho social.Apesar de alguma modernização, a fome ainda é um problema social. Problemas sistemáticos, como a ausência de solo cultivável, a existência de fazendas coletivas e a falta de tratores e combustível, têm levado a Coréia do Norte a uma seqüência de períodos de escassez de alimento. As enchentes que ocorreram no verão de 2006, seguidas pelo tempo seco do outono, iniciaram o 13º ciclo de fome.Há abertura para organizações humanitárias atuarem a fim de aliviar a fome da população. Mas, apesar disso, a população continua mal nutrida - 36% dela é subnutrida. Isso acontece parcialmente por causa da corrupta liderança das forças militares. Eles interceptam muitas cargas de alimento e desviam-na aos seus soldados. O próprio presidente Kim Jong Il disse, certa vez, que só precisa que 30% da população sobreviva.


5- Os conflitos "retornaram", pos os dois países estão teoricamente em conflito desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), já que um tratado de paz nunca foi assinado entre as duas partes, apenas um armistício de não agressão.
A situação na península começou a se agravar em 2006, quando o Norte realizou seu primeiro teste nuclear. De lá para cá foram mais dois exercícios militares desse tipo — o último deles e mais forte em 12 de fevereiro passado.
Após o teste, o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções econômicas contra a Coreia do Norte, que respondeu levantando o acordo de não agressão e anunciando o estado de guerra. As medidas levaram a uma escalada militar na região.

Letícia Machado, 29, 3ºB disse...

1. Era do progresso japonês, em abril de 1895 (ano 28 da Era Meiji foi assinado o Tratado de Paz em Shimonoseki, pelo qual a China reconhece a independência da Coreia.
2 Quais foram as principais características da ação japonesa em relação aos coreanos?
2. Foi graças ao Japão que a Coreia tornou-se independente, após isso, ficou predominante o domínio sobre coreanos, os japoneses modificaram inclusive a cultura dos coreanos, obrigando-os a aprender seu idioma, fazendo com que a economia e a indústria fosse integrada a do Japão, ocorrendo rápida expansão econômica.
3. Foi dividida em 1945, em duas zonas - uma ao norte, ocupada pela União Soviética e a partir de 1949 pela República Popular da China e outra, ao sul do paralelo 38 N, ocupada pelas tropas americanas.
4. A economia é industrializada e centralizada, inteiramente planejada pelo governo.
5. O governo norte-coreano afirma que suas ameaças são uma resposta às “provocações inconsequentes” dos Estados Unidos, que fazem com o vizinho do sul um dos maiores exercícios militares do planeta durante março e abril.

Anônimo disse...

Bruno Colzani 3ºA nº06
1-A Era Meiji foi um período em que o reinado do Imperador Meiji no Japão, modernizou de forma acelerada e rápida o Japão, tornando uma potencia mundial. Mas não só politicamente o Japão dotou um sistema expansionista, que resultou em uma rebelião na Coreia, levando uma guerra contra a China, e a vitória Japonesa garantiu a independência da Coreia
2- Com a dominação Japonesa sobre a Coreia, passou a ser ensinado a língua Japonesa no lugar da Coreana nas escolas Coreanas, a cultura e os costumes também foram radicalmente mudados
3-Tudo começou com as tropas Norte-coreanas dominando a cidade de Seul, então Estados Unidos envia tropas para ajudar a Coreia do Sul, que foi responsável por dominar a Coreia do Norte, então a China entra na guerra apoiando a Coreia do Norte e nisso a intensidade da guerra aumentou. Mas como os gastos estavam muito altos e os Estados Unidos estava preocupado com uma Guerra mundial, ele tomou uma atitude defensiva e aceitou a separação do Norte em 1952
4-A Coreia do Norte tem uma não muito forte exteriormente e interiormente ela é voltada para a agricultura, enfrenta crônicos problemas econômicos, que depois do fim da URSS a economia parou de crescer.
5-A coreia foi dividida em dois, o Norte sob influencia soviética e o Sul sob influencia americana. Então começa a guerra fria, onde a Coreia do Norte teve o apoio Chinês e a Coreia do Sul teve o apoio americano. E mesmo com a Coreia do Norte assinando um cessar-fogo com os Estados Unidos, mas mesmo assim não foi assinado nenhum tratado de paz, e eles continuam em conflitos constantes teoricamente.

Anônimo disse...

1-Foi um movimento para garantir o desenvolvimento capitalista do Japão por volta de 1868. Revolução que levou o pais a modernização industrial,essa revolução não era somente um modelo industrial,mas também uma politica expansionista e imperialista,causando uma guerra com a China em 1895 apos a intervenção de uma rebelião que acontecia na Coreia.A guerra terminou com vitoria Japonesa,levando a independência coreana,que mesmo assim sofria grande influencia do Japão.
2-Como características da dominação Japonesa sobre a Coreia,se destacava a violência,tanto militar como cultural,com a implantação do idioma coreano nas escolas e mudança nos costumes.A principal reação nacionalista foi em 1919,com a manifestação de milhares de coreanos que foram reprimidos com violência,que resultou em mais de 20 mil mortos e 50 mil feridos.
3-A separação começou na segunda guerra mundial,quando foi estabelecido um acordo,que dividia a coreia em duas zonas de influencia.O norte era influenciado pelos soviéticos e o sul era influenciado pelos EUA.Em 1950 ocorreu a guerra da coreia,que iniciou quando tropas norte-coreanas invadiram a zona sulista,dominando Seul.Como o território do sul era influenciado pelos EUA,eles(americanos) imediatamente enviaram tropas para defender o território sul coreano,que invadiram o norte avançando ate a fronteira com a China,com o objetivo de conquistar a Coreia do Norte.Porem,os Chineses apoiaram a Coreia do Norte conflitando com os EUA.Temendo uma nova guerra mundial,os Estados Unidos adotaram uma politica defensiva,apenas visando a preservação sul coreana,aceitando a separação do norte,enfim resultando na separação das Coreias.
4-A coreia tem o modelo econômico comunista,que se aliou a China e a Russia.No entanto,era dependente economicamente dos russos,que os forneciam produtos industrializados e armamentos.A concentração de recursos esta baseada na politica militarista e armamentista,causando a diminuição da produção agrícola e determinando o empobrecimento da população.Apesar disso,ha pontos positivos como a erradicação do analfabetismo e o sistema de saúde estatal que atende toda a população.
5-Os conflitos estão sendo causados principalmente pela disputa de forca de exercito e tecnologia em armamentos,onde a principal nação que influenciava a Coreia do Sul(EUA),esta frequentemente se chocando com a Coreia do Norte que é liderada por um ditador e tem uma politica essencialmente militar.
Helisson N:25 3ano B

Anônimo disse...

Camila Hickenbick Nº07 3ºA
1-No dia 3 de fevereiro de 1867, Mushito, aos 15 anos, sucedeu seu pai, o imperador Komei, e uma nova era de Meiji (regime iluminado) foi proclamada. O exército japonês ocupou a Coréia.

2-Durante a Era MEiji, o povo japonês enfrenta duas guerras, que tiveram como principal objetivo impedir a expansão russa rumo ao sul, evitando dessa forma a ocupação da península coreana. Isso iria causar uma ameaça constante ao Japão, uma vez que as ilhas japonesas avizinham-se com a Coréia.
O governo Meiji teve uma tentativa frustrada de obter influencia sobre a Coreia para fazer dela a muralha de proteção de ataques estrangeiros. Essa estratégia criou atritos políticos com a China, que se achava o país protetor da Coreia.
Em abril de 1895 é assinado o Tratado de Paz em Shimonoseki, pelo qual a China reconhece a independência da Coreia como uma nação.
Em 1910 a Coreia é anexada ao Japão.

3-Somente em 1945 a Coreia torna-se independente, e devido a manipulação das grandes potencias, é separada em Coréia do Norte e Coreia do Sul.

4-A Coréia do Norte possui uma economia industrializada, autárquica e altamente centralizada. País socialista.A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja extremamente restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. Porém, devido à sua localização estratégica, é esperado que a economia da Coreia do Norte cresca de 6 a 7% anualmente. O país recebe ajuda alimentar da ONU e sua economia está vinculada à produção industrial de base, além de produtos agropecuários. O país possui um regime muito fechado, seus habitantes não podem usar telefone celular e os turistas não podem tirar fotos de monumentos, por exemplo.
5-A tensão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte tem origem na divisão de poder global após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Durante o processo de ocupação das áreas tomadas pelo Japão - um ex-aliado nazista -, os Estados Unidos ficaram com o sul da península Coreana, enquanto a União Soviética estabeleceu suas tropas no norte.
Em 2002, as tensões com a Coreia do Norte ressurgiram quando o governo do país expulsou inspetores nucleares em meio a temores de que o país estava desenvolvendo, em segredo, armas nucleares.

Thuany Karoline Stuart. Nº 45. Ano: 3ºA. disse...

Thuany Karoline Stuart. Nº 45. Ano: 3ºA.
1- A era Meiji iniciou-se em 1868, foi um período de intensa industrialização japonesa nos moldes ocidentais, porém, mantendo as características nacionais. Com o objetivo de tornar o Japão a maior potência oriental, foram adotados também o expansionismo e imperialismo. Nesta época, o Japão interferiu na revolução coreana, dominada pela China. O Japão venceu a guerra com a China, o que levou a independência das Coreias, porém, com forte influência japonesa, anexado em 1910.
2- O domínio japonês foi violento, não só militarmente, mas culturalmente. Houve a substituição da língua coreana, pela japonesa nas escolas, modificando os costumes locais. A economia coreana estava fortemente atrelada à japonesa. As primeiras revoltas nacionalistas ocorreram em 1919, sendo fortemente repreendidas e gerando milhares de mortos.
3- Durante o período final da segunda guerra mundial, nas conferências de Yalta e Potsdam, a Coreia foi dividida em duas áreas de influência: acima do paralelo 38, de domínio soviético, e abaixo, sob domínio dos EUA, sob o pretexto de livrar o país da influência japonesa. Aí se via o inicio da guerra fria.
4- Com o fim do apoio soviético, que abastecia o país com produtos industrializados, a Coreia do Norte “parou no tempo”. O investimento no setor militar e armamentista, além do programa nuclear, centralizou os recursos. A diminuição da produção agrícola gerou o empobrecimento da população. Apesar disso, o país tem níveis de alfabetização e atendimento da saúde pública altíssima.
5- O poderio bélico e nuclear da Coreia do Norte é uma constante ameaça, e é usado como “chantagem” com a ONU, para conseguir alimentos que faltam no país, frente ao embargo comercial. Porém, atualmente, após os testes nucleares e com a troca de governo da Coréia do Norte, as tensões se intensificaram.

Anônimo disse...

Eduardo Silva N: 19

1- O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China.

2- A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.

3-Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as "duas superpotências".

4-Na Coreia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos.

5-O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população.

Anônimo disse...

1-O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista, interveio em uma rebelião na Coreia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coreia, que ficou sob influência do Japão, sendo anexada em 1910.
2-A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3-Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as "duas superpotências". Ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país.
4-O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.
5-Nos dias 14 e 15 de junho, os líderes das duas Coreias realizaram um encontro histórico em Pyongyang, depois de 55 anos de isolamento. O encontro não teve como objetivo discutir a reunificação, mas questões específicas de interesse aos dois países e mesmo não produzindo mudanças imediatas, a cúpula por si só foi considerada de grande importância, na medida em que reabre o diálogo entre os governos coreanos do norte e do sul.
Bernardo Marucco 3°A Nº5

Anônimo disse...

BIANCA LINHARES N°09 3°B
1-O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional.
2-A dominação da Coreia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar, mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a indústria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
3-Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as "duas superpotências".Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela ONU. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coreia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia ( ao sul, com o sistema capitalista).
4-O filho de Kim, o atual líder, Kim Jong Il, foi designado oficialmente como sucessor de seu pai em 1980, assumindo um papel cada vez mais político e gerencial até a morte do idoso KIM em 1994. Depois de décadas de má gestão economica e má alocação de recursos, a DPRK, desde meados da década de 1990 baseou-se fortemente na ajuda internacional para alimentar sua população
5 -Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
- Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).

Anônimo disse...

Thais Rosana C. Machado no: 42 3 ano A
1- Em 1868 inicia-se a Era ou Revolução Meiji, período este que ocorre o alto desenvolvimento do capitalismo no Japão seguindo o modelo expansionista, imperialista e industrial do ocidente, porém ainda preservando a cultura nacional. Em 1895 entrou em guerra com China (por intervenção em uma rebelião na Coréia).O Japão vence garantindo a "independência" da Coréia, e a mesma passa a ser influenciada pelo Japão .
2-O domínio japonês sobre a Coréia é marcado por muita violência que controla até mesmo a cultura, acarretando na mesma drásticas mudanças na língua, costumes e na sociedade que tinham que seguir o modelo japonês .Além disso a economia da Coréia adaptou-se ao estilo de produção japonês, proporcionando uma rápida expansão industrial.
3-Em 1845, no fim da Segunda Guerra Mundial as duas conferências mais importantes (vencedoras), em Yalta e Potsdan decidiram pela divisão da Coreia pelo paralelo 38 (linha imaginária), em duas áreas de influência. Sendo o norte socialista(soviética) e o sul capitalista.
4- A Coreia do Norte, baseada no socialismo de política comunista, tem ligações com chineses e russos, participando dos conflitos desses países o que o proporcionou autonomia política. Porém economicamente é dependente da URSS (abastece a Coréia com produtos industriais).
O crecimento do militarismo acaba por reduzir a produção agrícola que ocasionou o empobrecimento da sociedade. Porém na década de 70, o índice de analfabetismo era baixissimo e a saúde atingia a toda a sociedade.
5- Os conflitos desde sempre têm sido a oposição política e econômica existente entre as duas regiões, além de interesses dos países dominantes.

Anônimo disse...

1- O que foi a chamada Era Meiji e como ela foi aplicada na Coreia ?
R: A Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Foi nessa fase que o Japão conheceu uma acelerada modernização, constituindo-se em uma potência mundial
Meiji. Em 3 de fevereiro de 1867 Meiji com 16 anos, sucedeu o Imperador Komei (seu pai) e a nova era, a de Meiji (regime iluminado) foi proclamada. A restauração Meiji, que teve lugar em 1868, terminou com o sistema feudal de 256 anos dos Xogunato Tokugawa.

2- Quais foram as principais
características da ação japonesa em relação aos coreanos ?
R: O domínio japonês foi violento não só no militar, mas no cultural também havendo troca da língua coreana para japonesa nas escolas, sendo a corei obrigada a adotar o regime japonês

3- Como e quando a Coreia foi separada ?
R: durante o período da guerra fria a parte do norte ficou sob a influência da antiga URSS, equanto a parte do sul ficou sob a influência dos EUA

4- Qual é a situação econômica e social da população da Coreia do Norte ?
R:

R: Com o fim do apoio soviético, que abastecia o país com produtos industrializados, a Coreia do Norte “parou no tempo”. O investimento no setor militar e armamentista, além do programa nuclear, centralizou os recursos. A diminuição da produção agrícola gerou o empobrecimento da população. Mesmo assim o país tem atendimento de saúde publica e nível de alfabetização muito elevado

5- Quais são as principais causas para os conflitos atuais ?
R: O poder bélico e nuclear da Coreia é uma constante ameaça sendo usado como chantagem para conseguir alimentos pela ONU frente ao embargo comercial. Atualmente com a troca do governo da Coreia e com os testes nuclear isso se intensificou
Aluna: Amanda Chahm
n: 01 Ano: 3ºA

Anônimo disse...

Yasmim Benevides nº46 - 3º ano B



1. A Era Meiji (ou Revolução Meiji) marca a entrada do Japão em um dos períodos mais tumultuados de sua história: houve a transição entre um país comandado por meio da ditadura e mergulhado em um sistema predominantemente feudal para um novo Japão, caracterizado pela industrialização e abertura para o resto do globo. Este período tem a duração de 45 anos (8 de Setembro de 1868 a 30 de Julho de 1912). Outra característica ligada ao momento é o perfil neocolonialista e expancionista japonês. Em 1895 a Terra do Sol Nascente interveio em uma rebelião coreana e entrou em guerra com o Japão, já que este mandinha domínio sob a Coréia. A vitória japonesa deixou a Coréia livre da China, mas sob forte intervenção de seu próprio salvador.

2. O domínio japonês sob a Coréia é caracterizado principalmente pela imposição violenta, não apenas militar, mas dos costumes do Japão neste país. A cultura coreana é reprimida e há uma tentativa de substituição. Um bom exemplo disso é a troca das aulas de língua coreana nas escolas pelo japonês naquele período. Ocorreram reações nacionalistas, mas todas foram fortemente reprimidas e marcadas pelo elevado numero de mortes e prisões.

3. A Coréia teve sua divisão inicial em 1947, no contexto do início da Guerra Fria. Mas a explicação de "como"começa durante a Segunda Guerra Mundial, com os coreanos lutando ao lado dos chineses contra os japoneses. O fato fez os aliados reconhecerem a independência da Coréia em relação ao Japão na Conferência do Cairo (ainda em 1943). No final da Guerra duas conferências importantes (de Yalta e Potsdan) dividiram a Coréia em duas zonas de influência a partir do paralelo 38, ficando a porção norte sob a influência da União Soviética e a porção sul sob influência americana. O pretexto para a ocupação era garantir que o país não seria dominado novamente pelos japoneses, mas é possível perceber a atitude estretégica das potências sob a ótica da Guerra Fria: os Estados Unidos buscando uma posição estratégica no extremo oriente e a União Soviética tentando expandir seu modelo social, econômico e político. Se segue a Guerra da Coreia, e seu desfecho, com os Estados Unidos tentando invadir a Coreia do Norte e a mesma recendo apoio da China. Temendo um maior enfrentamentos, os EUA passam a mostrar uma postura defensiva para garantir a influência no sul, os gastos do conflito foram imensos. Um armistício é assinado em 27 de Junho de 1953, é também a divisão definitiva das duas Coréias.

4. A população norte-coreana sofre com as políticas armamentistas do país, a concentração de capitais para investimento militar aumenta a pobreza. Por outro lado, as politicas públicas parecem ter sucesso, já que na década de 70 o país já tinha um índice muito baixo de analfabetos e a saúde pública funcionava perfeitamente. Os conflitos mais recentes, relacionados à ameaça a vizinha Coréia do Sul e aos Estados Unidos aumentaram a tensão entre estes países e também entre as populações, assim como intensificou ainda mais o investimento norte-coreano no setor bélico.

5. Os conflitos atuais estão relacionados ao modelo da Coréia do Norte (ditadura), e principalmente pela política armentista do país. Sem muitas relações e com muitas armas nucleares, o país pode significar perigo e instabilidade. O não-cumprimento por parte da Coréia do Norte das normas estabelecidas por outros países (principalmente os EUA) agrava esta questão. Vemos o rompimento com alguns setores da ONU, desfiles militares, relatos de usinas de enriquecimento de urânio, vários países se vêem inseguros diante da postura Norte-Coreana, isso aumenta a tensão entre os países e dificulta um acordo, hoje temos basicamente políticas norte americanas e sul coreanas tentando combater medidas norte coreanas.

---

Anônimo disse...

Artur Murilo da Hora Coelho
Número 7
3º ano B
1- a Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial. Durante esse período o Japão interveio em rebeliões coreanas e acabou vencendo, tomando conta da região e indexando ao seu território. Durante esse processo a Coreia acabou sofrendo com violência militar e cultural.
2- Se contarmos o período Meiji, o Japão proibiu o ensino e o uso do dialeto coreano nas escolas, alem de uma forte mudança de costumes. Nesse período o indexação, observou-se um avanço econômico relevante.
3- Com o fim da II Guerra Mundial, o paralelo 38 dividiu a Coréia entre norte soviético e sul americano, para eliminar a presença japonesa da região
4-A população,onde a maioria dos homens fazem parte do exercito,sofrem com problemas financeiros e de alimentos e outros produtos devido a não entrada de produtos estrangeiros,alem da forte repressão governamental e alienação midiática.
5- Os conflitos se dão por causa de um movimento norte coreano no ano de 1950 de invadir o território sul coreano, com o revide americano invadindo o norte e a ajuda chinesa aos norte coreanos. Em 1953 é assinado o cessar-fogo, porem a Coreia do Norte sempre ameaça retornar a guerra quando ela precisa de ajuda financeira.

Anônimo disse...

Henrique Veloso Santiago Nº:26 3ºB

1. Era Meiji constitui-se no período de quarenta e cinco anos do reinado do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial.

2. O pretexto era garantir a liberdade da Coreia, eliminando-se por completo a presença japonesa.

3. Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coreia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coreias estavam separadas.

4. O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.

5. Os conflitos atuais se dao devido às ameaças nucleares da Coreia do Norte e o fato dos dois governos nao se entenderem.