segunda-feira, 27 de agosto de 2012

USINAS HIDRELÉTRICAS

projetononame.blogspot.com

As hidrelétricas brasileiras

Entre as formas de aumentar a participação da energia hidráulica na matriz energética brasileira destaca-se o aproveitamento do potencial da Amazônia, considerado uma das melhores soluções para assegurar o suprimento de energia elétrica no período 2005-2020.

A geração hidráulica é responsável por cerca de 40% da oferta interna de energia no Brasil — percentual ligeiramente superior ao do petróleo e do gás natural somados (37%) — e por mais de 90% do suprimento de eletricidade no país. Somente cerca de 25% do total do potencial hidrelétrico brasileiro (de aproximadamente 261 mil megawatts) corresponde a usinas em operação, o que indica que a participação da energia hidráulica na matriz energética brasileira deverá aumentar, sobretudo em razão do aproveitamento do potencial da Amazônia, considerado uma das melhores soluções para assegurar o suprimento da demanda de energia elétrica no período 2005-2020. O país possui 403 usinas em operação e 25 em construção, além de mais de 3.500 unidades registradas no Sistema de Informação do Potencial Hidrelétrico Brasileiro (instrumento desenvolvido pela divisão de Recursos Hídricos e Inventário da Eletrobrás), em fases diversas de avaliação ou planejamento. No rio Paraná, situa-se a maior usina do mundo, a Itaipu Binacional, empreendimento conjunto do Brasil e do Paraguai, com potência instalada de 12.600 megawatts (MW). As bacias brasileiras com maior potencial hidrelétrico são a do Paraná (59.183MW) e a do Amazonas (105.440MW).

aneel.gov.br

A primeira exploração de energia hidráulica no Brasil realizou-se em 1889, quando foi instalada a usina Marmelos no rio Paraibuna, em Minas Gerais. O grupo Light, primeiro grande grupo estrangeiro a se constituir no país, instalou em 1911 no rio Tietê, em São Paulo, a Usina Hidrelétrica Parnaíba, e foi responsável pelo projeto e instalação de grande parte das usinas hidrelétricas do país na fase inicial do setor. Na década de 1930, o governo adotou uma série de medidas para deter o processo de concentração do setor elétrico, então dominado pela Light e pelo grupo American & Foreign Power Company (Amforp), que se instalou no Brasil em 1927. Com a promulgação do Código de Águas, em 1934, consagrou-se o regime das autorizações e concessões para os aproveitamentos hidrelétricos e foram incorporadas ao patrimônio da União todas as fontes de energia hidráulica situadas em águas públicas de uso comum e dominiais. Pelo Código, as empresas estrangeiras não mais podiam ser concessionárias, mas estavam resguardados os direitos daquelas já instaladas no país. Em 1964, o governo brasileiro comprou as concessionárias do grupo Amforp que operavam no Brasil, e que passaram a ser subsidiárias da Eletrobrás e, em 1979, com a aquisição das ações da Light à multinacional Brascan Limited, concluiu o processo de nacionalização das concessionárias do setor elétrico. A primeira empresa de eletricidade do governo federal foi a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), instituída por decreto-lei de 1945, que marcou o início de uma reorganização do setor, caracterizada pela divisão entre a geração e a distribuição de energia e pela tendência à instalação de centrais de grande porte. Na década de 1950, as empresas brasileiras passaram a participar da construção dos grandes empreendimentos hidrelétricos no país.

Em meados da década de 1990, o governo promoveu uma reestruturação institucional do setor elétrico com a finalidade principal de estimular a participação mais ampla do segmento privado na exploração do potencial hidrelétrico, atividade dominada por empresas de economia mista que tinham como acionistas majoritários os governos federal, estadual ou municipal. Um dos principais instrumentos para atingir esse fim foi a Lei 8.987/95, pela qual regulamentou-se o regime de licitação das concessões, anteriormente restritas às concessionárias estaduais ou federais. A Lei 9.074/95, ao permitir aos grandes consumidores a livre aquisição de energia, que antes tinha de ser feita à empresa geradora da região, isentou-os do monopólio comercial das concessionárias. Criada em 1961 para atuar como holding do setor elétrico, a Eletrobrás e suas quatro empresas regionais (Chesf, Furnas, Eletrosul e Eletronorte) foram incluídas no Programa Nacional de Desestatização, regulado pela Lei 9.491/97. Alguns dos produtos das parcerias estabelecidas com o setor privado, em consonância com o programa, foram as usinas hidrelétricas Serra da Mesa (1.293 MW), no rio Tocantins, que já está em operação, e Itá (1.450 MW), no rio Uruguai, em fase de construção. O órgão regulador do setor elétrico no Brasil é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autarquia vinculada ao Ministério das Minas e Energia criada pela Lei 9.427/96. Entre suas incumbências, incluem-se a regularização e fiscalização da produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, o controle das tarifas cobradas aos consumidores e a execução de diretrizes governamentais para a exploração da energia elétrica e o aproveitamento do potencial hidráulico.

Vantagens e desvantagens

Nas usinas hidrelétricas, a água do lago (ou reservatório) formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais, túneis e/ou condutos metálicos até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica; depois de passar pela turbina, a água retorna ao leito natural do rio. A energia é conduzida por cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, no qual sua voltagem é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de transformadores abaixadores, o nível da voltagem é levado aos níveis indicados para utilização.

Em comparação com as alternativas economicamente viáveis, as centrais hidrelétricas são consideradas formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia. Suas atividades provocam emissão incomparavelmente menor de gases causadores do efeito estufa do que as das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, além de não envolverem os riscos implicados, por exemplo, na operação das usinas nucleares (vazamento, contaminação de trabalhadores e da população com material radioativo etc.). Uma descoberta mais recente em favor das usinas hidrelétricas é o método para aproveitamento da madeira inundada, que já vem sendo adotado na usina de Tucuruí, no rio Tocantins.

Por outro lado, a construção e a utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades. A construção da usina de Porto Primavera, por exemplo, reduziu a planície de inundação do alto rio Paraná a quase metade dos 809km originais. O desajuste do regime hidrológico afeta a biodiversidade da planície e pode acarretar a interrupção do ciclo de vida de muitas espécies (mais comumente de peixes de grande porte e migratórios) e a multiplicação de espécies sedentárias (de menor valor), o que, conseqüentemente, afeta as populações ribeirinhas que vivem da pesca. Além disso, o represamento do rio e a formação do reservatório, aliado às modificações no ambiente decorrentes da presença do homem (principalmente pelas migrações relacionadas à obra) provocam o desequilíbrio do ecossistema e favorecem a propagação de endemias como a esquistossomose, a malária e o tracoma.

Ao expulsar comunidades de seus locais de origem, a inundação das represas também provoca impactos socioeconômicos de difícil superação, especialmente no caso de populações de baixa renda e que apresentam condições precárias de educação, saúde e alimentação, como ocorreu com a construção do reservatório de Sobradinho, no rio São Francisco, que afetou cerca de setenta mil habitantes — que viviam basicamente da agricultura de vazante, da pesca artesanal e da criação de caprinos —, a maioria dos quais teve grandes dificuldades de adaptação aos locais para onde foram transferidos e à prática de novas atividades para garantir o sustento. A situação é menos complicada quando a população atingida apresenta nível mais elevado de educação formal, como ocorreu em Itaipu. A degeneração de valores etnoculturais é outro risco apresentado pelas atividades que envolvem a instalação de usinas hidrelétricas, mais intenso quando atinge comunidades indígenas — foi o que aconteceu, por exemplo, nas usinas de Balbina (com os Waimiri-Atroari) e Tucuruí (com os Paracanã).

eln.gov.br

As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras — exceto em casos de catástrofes ou epidemias que ocasionem riscos à sua população, ou para defender a soberania do país (o aproveitamento de recursos hídricos nesses locais só pode ser feito com a autorização do Congresso Nacional, e depois de ouvidas as comunidades implicadas). Adicionalmente, a fragilidade de seus ecossistemas; seu atributo de regulador climático do continente; sua riqueza em minérios e madeira; o fato de ter grande parte de sua extensão ocupada pela floresta tropical úmida (da qual depende seu ciclo hidrológico); e as intensas tensões sociais existentes na região, entre outros fatores, exigem precauções singulares para o aproveitamento do potencial da região.

Algumas das medidas obrigatórias e/ou tradicionalmente adotadas pelos empreendedores para minimizar os impactos negativos da construção de usinas revelaram-se insuficientes ou equivocadas. Por exemplo, nas estações de piscicultura, inicialmente usadas como uma alternativa às construções de escadas de peixes, consideradas caras e ineficazes, e que foram utilizadas por grande número de concessionárias, em muitos casos houve a colocação de espécies erradas em locais inadequados e com a utilização de métodos impróprios, o que invalidou os esforços para preservação da ictiofauna. Vários equívocos também marcaram a utilização de escadas para transposição de peixes — por exemplo, sua instalação em riachos onde só havia espécies sedentárias. Além disso, há indicadores de que as escadas dificilmente seriam eficazes para preservar ou conservar os estoques em presença de barragens em série, como na bacia do rio Paraná. Ainda que alguns rios afluentes sejam áreas propícias para a desova, são necessários locais sazonalmente alagados para o desenvolvimento inicial das grandes espécies migradoras da bacia, e a maioria dessas áreas estão reguladas pelos reservatórios ou foram drenadas para o desenvolvimento agrícola. Em relação às populações expulsas pela inundação do reservatório, foi um erro supor que o simples reassentamento (mesmo com indenização pela desapropriação) seria suficiente para compensar transtornos e prejuízos decorrentes, sem esforços para requalificar a mão-de-obra e programas de assistência médica, educacional e financeira, ao menos no período de adaptação às novas condições.

Entre os problemas por enfrentar incluem-se ainda a carência de metodologias para avaliação adequada de impactos ambientais (mapas temáticos, listagens de verificação, matrizes de interação etc.) e a deficiência de mecanismos para articular a atuação dos empreendedores com as instituições responsáveis pela política econômica e social das regiões atingidas e para garantir a participação dos grupos afetados na tomada de decisão desde a fase inicial do ciclo de planejamento da geração hidroelétrica (que compreende a estimativa do potencial, o inventário, o estudo de viabilidade, o projeto básico e o projeto executivo). Em dois dos países com maior capacidade instalada de geração hidráulica, Estados Unidos e Canadá, a sociedade participa da própria definição dos termos de referência dos Estudos de Impacto Ambiental (EIAs).

Especialistas apontam como providências imprescindíveis para minimizar alguns dos efeitos adversos da construção e uso de centrais hidrelétricas o reflorestamento das margens dos reservatórios e de seus afluentes; os programas de conservação da flora e da fauna e implantação de áreas protegidas; o inventário, resgate, relocação e monitoramento de espécies ameaçadas de extinção que ocorriam na área atingida; a avaliação dos efeitos do enchimento dos reservatórios sobre as águas subterrâneas; o monitoramento da qualidade da água; e a realização de estudos arqueológicos antes do enchimento do reservatório (na usina de Samuel, no rio Jamari, esse procedimento levou ao resgate de fatos históricos da região, que remontam a dez mil anos).

Outro consenso entre os estudiosos é a vantagem de realização de um plano de longo prazo que privilegie, sempre que possível, a abertura em seqüência das bacias de determinada região (por oposição à prática usual de construção de usinas dispersas em bacias distintas). Por esse método, só se iniciaria a exploração de uma bacia após estar quase concluído o aproveitamento de outra da região. Assim, por exemplo, a usina de Belo Monte, no rio Xingu, só seria construída após a implementação da maioria dos aproveitamentos do médio Tocantins; a bacia do Tapajós só seria explorada após estar quase esgotado o potencial do Xingu, e assim por diante. Além dos benefícios ambientais — sobretudo o gerenciamento mais eficaz dos ecossistemas —, esse sistema acarreta uma série de benefícios econômicos, como a otimização do aproveitamento de estradas de acesso e sistemas de transmissão.

Entre os diversos instrumentos criados nos últimos anos para ordenar a exploração do potencial hidrelétrico brasileiro e aprimorar as práticas ambientais no setor, alguns dos principais são a Resolução Aneel 393/98 — que estabelece que os detentores de registro de estudos de inventário deverão fazer consulta formal aos órgãos estaduais e federais incumbidos da gestão dos recursos hídricos, e aos órgãos ambientais, para definir os estudos relativos a esses aspectos — e a Lei 9.433, de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A lei determina a articulação entre a atuação dos empreendedores, os usuários e os setores e órgãos regionais, estaduais e federais responsáveis pelo planejamento de recursos hídricos; estabelece a integração da gestão das bacias hidrográficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras; e estipula que os valores arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos serão aplicados na bacia em que foram gerados e usados para financiar pesquisas, projetos e obras incluídos nos Planos de Recursos Hídricos. O gerenciamento de bacias hidrográficas por meio da integração e participação dos usuários de suas águas, de representantes dos municípios afetados e da administração federal é feito com sucesso nos Estados Unidos (com a Tennessee Valley Authority) e na França, que foi dividida em seis bacias hidrográficas, cada qual com agência financeira própria, encarregada de cobrar taxas pelo uso das águas e administrar esses recursos. Cada comitê de bacia tem a incumbência de aprovar periodicamente um programa plurianual, o orçamento anual e as tarifas a serem cobradas aos usuários.

Fonte: Sítio Barsa



TAREFA:
1- EXPLIQUE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA:

2- PORQUE AS MAIORES PREOCUPAÇÕES POR PARTE DOS AMBIENTALISTAS RESIDEM SOBRETUDO NA AMAZÔNIA?
3- ESCREVA SOBRE A USINA DE BALBINA:
4- EXPLIQUE SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS:
5- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUL?


28 comentários:

Anônimo disse...

Nome: Fernanda Série:9°B Nº: 9
1- As usinas hidréletricas produzem eletricidade através da força das águas. A usina que mais produz energia no mundo é a de Itaipu que abastece consumidores do Brasil e do Paraguai. Nas usinas hidrelétricas uma barreira segura a água e cria um reservatório , depois a gravidade puxa a água e faz a turbina girar, desde então a água utilizada sai da usina através das linhas de energia.

2- Por causa das peculiaridades locais e também é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais, entre outros..

3- A degeneração de valores etnoculturais é outro risco apresentado pelas atividades que envolvem a instalação de usinas hidrelétricas, mais intenso quando atinge comunidades indígenas foi o que aconteceu, por exemplo, nas usinas de BALBINA (com os Waimiri-Atroari) e Tucuruí (com os Paracanã).

4- Pelo que entendi, a maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural e não há resíduos poluentes e há baixo custo da geração de energia, e a maior desvantagem é a construção e a utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades.

5- A usina hidrelétrica de Itaipu Binacional (rio Paraná)

Anônimo disse...

João Guilherme, Número: 16 9° ano B.

1- As usinas hidrelétricas são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica. As construções da mesma, se dá em locais que podem ser aproveitados os recursos naturais, como rios, assim garantindo total produtividade.

2- Toda esta preocupação é devido a grande concentração de floresta e de rios na Amazônia, além de lá se localizar a maior usina hidrelétrica do país, o potencial da Amazônia é considerado uma das melhores soluções para assegurar o suprimento da demanda de energia elétrica no período dos anos 2005 até 2020.

3- O local escolhido para a nova usina, chamada Balbina, foi o Rio Uatumã, no meio da floresta amazônica. Desde o início desse projeto, muitos cientistas reclamaram, mostrando os erros, mas foram ignorados pelo governo. Quando a usina entrou em funcionamento parcial, em 1988, até mesmo o governo reconheceu que ela é uma verdadeira tragédia. Balbina é uma tragédia econômica, pois o custo da energia que ela produz é altíssimo. Acontece que o rio Uatumã é pequeno e tem pouca água, e por isso, a quantidade de energia consumiu muito dinheiro. Muito mais que continuar a usar as termoelétricas. Além de tudo isso, a usina destruiu muitas árvores e vegetações que havia no local.

4- Vantagens: O custo das usinas ser inferior dos outras formas de produção de energia elétrica. Não existe nenhum tipo de poluição com o uso das usinas, o território brasileiro tem uma área e o clima propício para este tipo de instalação. Desvantagens: hidrelétricas exigem a construção de um lago artificial, com impactos ambientais e sociais significativos, no Brasil temos por exemplo o movimento dos atingidos por barragens, que perderam seus lares devido à construção de hidrelétricas.

5- As principais usinas hidrelétricas presentes na região sul são: Foz do Areia (Rio Iguaçu), Capivara (Rio Paranapanema), Itaipu (Rio Paraná), Parigot de Souza (Rio Capivari), Itaúba (Rio Jacuí), Salto Osório (Rio Iguaçú).

Anônimo disse...

1-O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia.

2-Por esse método, só se iniciaria a exploração de uma bacia após estar quase concluído o aproveitamento de outra da região. Assim, por exemplo, a usina de Belo Monte, no rio Xingu, só seria construída após a implementação da maioria dos aproveitamentos do médio Tocantins; a bacia do Tapajós só seria explorada após estar quase esgotado o potencial do Xingu, e assim por diante.

3-a Usina é citada como um erro histórico por cientistas e gestores pela baixa geração em relação à área alagada, e pelas conseqüências disso. Balbina é apontada como problemática também no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global. A liberação de dióxido de carbono e metano é superior à de uma usina térmica de mesmo potencial energético.

4-Vantagens:
É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada;
É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)
Desvantagens:
Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc)
Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões
Contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos)

5-Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).
e isso vlw conceição

Victor Hugo Braz nº29 9B

Laryssa Cabral disse...

Laryssa Cabral Denegredo - 18
9ºB

1 - Nas usinas hidrelétricas, a água do lago (ou reservatório) formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais, túneis e/ou condutos metálicos até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica; depois de passar pela turbina, a água retorna ao leito natural do rio. A energia é conduzida por cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, no qual sua voltagem é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de transformadores abaixadores, o nível da voltagem é levado aos níveis indicados para utilização.
2 - As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.
3 - A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do Amazonas..A usina é criticada por ter um alto custo e ter causado o maior desastre ambiental da história do Brasil. Inaugurada no final da década de 1980, a usina é citada como um erro histórico por cientistas e gestores pela baixa geração em relação à área alagada, e pelas conseqüências disso. Balbina é apontada como problemática também no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global.A liberação de dióxido de carbono e metano: é superior à de uma usina térmica de mesmo potencial energético. Além de Balbina, de acordo com o relatório Emissões de Dióxido de Carbono e de Metano pelos Reservatórios Hidrelétricos Brasileiros, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, outras duas hidrelétricas brasileiras, Usina Hidrelétrica de Samuel (RO) e Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG), têm emissões maiores que termelétricas de mesmo potencial.
4 - Primeiro vem as desvantagens, para a formação do lago que moverá as turbinas uma grande área é alagada, muitas vezes sob as águas ficam milhares de árvores e espécies de flora e fauna as vezes únicas, biomas inteiros são alagados para a formação do lago. Por outro lado a geração da energia elétrica nestas usinas são consideradas limpas, pois não usam combustíveis fósseis para mover as turbinas só a força da queda da água movimenta-as e gera uma energia limpa.
5 - As principais usinas hidrelétricas da região Sul são:Usina Hidrelétrica de Itaípu(localizada no Rio Paraná), Machadinho,(Rio das Pedras),e Itá (no RIo Uruguai).

Anônimo disse...


Gabriel Martins Corrêa, número 11, 9º B.
1. Ela funciona a partir da energia cinética e isso só é possível graças a um condutor elétrico que, quando percorrido por um campo magnético (como um ímã preso a um eixo e posto a girar pela força das águas), gera uma corrente elétrica em seus terminais. Quando cessa esse movimento, cessa também a corrente elétrica devido à estabilização dos elétrons dos átomos do condutor.

2. Pois a região da Amazônia é uma região muito rica em questões relacionadas à biodiversidade e com a implantação de hidrelétricas na região, muitas dessas áreas serão perdidas por inundações geradas pela contenção das águas. Se não bastasse isso, as usinas também tiram pessoas de suas moradias e atingem pequenos agricultores e criadores.

3. A usina de Balbina gerou muita polêmica, pois foi apontada como a pior usina do Brasil. Isso se deve ao fato de que ela produz muitos gazes do efeito estufa, tendo comparada à de uma usina térmica de mesmo potencial energético. Outro problema é que essa usina expulsou diversas comunidades devido as suas cheias, fazendo com que se mudassem e encarassem um difícil recomeço.

4. Desvantagens: As inundações que elas provocam, causando muitos danos, tanto para a sociedade quanto para a fauna e a flora.

Vantagens: Não gera diretamente poluição; a transformação limpa do recurso energético natural; não há resíduos poluentes; há baixo custo da geração de energia.

5. Salto Osório, Itaúba, Parigot de Souza, Itaipu e Capivara.


Anônimo disse...

1- EXPLIQUE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA:
As usinas hidrelétricas, ou hidroelétricas, funcionam basicamente pela força da água. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cataventos gigantes, que vão rodando através da pressão da água em rios represados. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzem energia.
2- PORQUE AS MAIORES PREOCUPAÇÕES POR PARTE DOS AMBIENTALISTAS RESIDEM SOBRETUDO NA AMAZÔNIA?
Porque na Amazônia é onde fica a floresta amazônica, o maior bioma terrestre do mundo, e também é onde estão localizadas a maioria das tribos indígenas do Brasil, a fragilidade de seus ecossistemas; seu atributo de regulador climático do continente; sua riqueza em minérios e madeira; o fato de ter grande parte de sua extensão ocupada pela floresta tropical úmida, entre outros fatores
3- ESCREVA SOBRE A USINA DE BALBINA:
A Usina Hidrelétrica de Balbina fica localizada no rio Uatumã, em Presidente Figueiredo, no Amazonas. Foi inaugurada na década de 1980. Essa usina é bastante criticada por ter tido um alto custo e por ter causado o maior desastre ambiental no Brasil. Balbina é apontada também como problemática por ter uma alta emissão de gases de efeito estufa, sendo um grande causador do aquecimento global. A emissão de dióxido de carbono e metano é muito mais alta do que uma usina térmica do mesmo potencial.
Segundo o professor Luiz Pinguelli Rosa, a usina de Balbina é a pior usina brasileira.
4- EXPLIQUE SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS
Vantagens: É uma fonte de energia limpa, e é bem útil em países com vários rios e bacias, e vários acidentes geográficos
Desvantagens: Inundações de muitas áreas e biomas, desapropriação de populações em municípios e regiões, contribui com o efeito estufa.
5- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUL?
Foz do Areia rio Iguaçú, Capivara rio Paranapanema, Itaipu rio Paraná, Parigot de Souza rio Capivari, Itaúba rio Jacuí, Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).

Carolina R. - 06 - 9ºB

Natália Danna Vicente disse...

Oi Conceição!
1. O principio de funcionamento de uma usina hidrelétrica é utilizar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, que parecem com cata-ventos gigantes, que rodam devido a pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas ativam geradores que produzirão energia. As uzinas costumam ser construídas onde é possivel aproveitar os desniveis naturais dos rios.
2. Devido às peculiaridades locais. é o maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que acaba dificultando as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais, a grande quantidade de tribos indigenas residentes lá, é proibido retirá-los de suas moradias, somente em casos extremos, possui também uma ecossistemas frágil, sua riqueza em minérios e madeira; o fato de ter grande parte de sua extensão ocupada pela floresta tropical úmida (da qual depende seu ciclo hidrológico); e as intensas tensões sociais existentes na região, entre outros fatores, exigem precauções singulares para o aproveitamento do potencial da região.
3. A usina de Balbina, começou a ser construída na década de 1970 e foi inaugurada em 1989, alagou centenas de quilômetros quadrados de floresta amazônica. A situação se agravou mais ainda pelo projeto mal feito que optou afogar as árvores ao invés de cortá-las.
4. Vantagens: É uma energia limpa, pois na produção, não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada
É útil em países que possuem grande quantidade de rios, bacias e quedas d'água.
É ecônomica, não gasta muito na mão de obra e não é necessário constantes avanços tecnológicos, o que se torna mais barato.
Desvantagens: Inundações, em alguns casos a desapropriação de pessoas em regiões próximas as usinas, altera detalhes no ambiente o que prejudica o ecossistema do local.
5. Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná),Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).
Beijos,
Natália Danna Vicente, número 25 - 9ºB

Anônimo disse...

1- As usinas hidrelétricas funcionam com a energia retirada da correnteza dos rios, criando uma energia chamada energia cinética que irá fazer com que as turbinas se movimentem, dentro de um gerador que por fim irá fazer a energia elétrica.

2- Há uma grande preocupação com a amazônia, pois lá a se encontra a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, e também se encontram várias tribos indígenas, sem contar que as usinas hidrelétricas causam impactos ambientais, tais como as mudanças no ecossistema, a perca da qualidade da água do local e até mesmo o próprio clima do local, se tem esse medo com a amazônia pelo fato de lá ter um grande reservatório de água, denonimado de bacia amazônica.

3- A usina de Balbina se encontra no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas, e se localiza nas proximidades do rio Uatumã. Esta usina emite muito gás carbônico a atmosfera, pois em sua construção, com pressa na inaugração, foi decidido alagar o local sobre suas árvores, estas mesmas árvores hoje soltam gases nocivos a natureza e ao próprio ecossistema. Ela é conhecida por emitir muitos gases poluentes, superior até mesmo a uma usina termelétrica de carvão.

4- As vantagens das usinas hidrelétricas são que a produção de energia é muito efeciente, e não libera tantos gases poluentes quanto uma usina de carvão, por exemplo, as desvantagens são que estas mesmas usinas podem afetar e mudar os ecossistemas dos locais na qual foram construídas, alterando até mesmo o clima do local.

5- As principais usinas hidrelétricas do sul, são as de Itaipu, localizada no estado do Paraná na cidade de Foz do Iguaçu, e a usina de Foz do Areia, também localizada no Paraná, só que no Rio Iguaçu, diferente da de Itaipu, que se encontra no Rio Paraná.

Daniel Wippel Lemos / 9ºB / nº07

Anônimo disse...

Gabriel Martins 9ºB Nº: 10

1-A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário acontecer um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem. Para captação e condução da água á turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação.

2-Na Amazónia vivem e reproduzem-se mais de um terço das espécies existentes no planeta. Existem cerca de 1800 espécies de aves, 3000 espécies de peixes, 30000 de plantas superiores, das quais 2000 espécies são de árvores, e em relação às espécies de plantas inferiores o número é impossível calcular.
Com toda esta diversidade, a floresta amazónica possui uma enorme quantidade de compostos biodinamicos desconhecidos com possibilidades imagináveis no uso da medicina moderna.
Além disto, a Amazónia abriga muita água ( cerca de 20% da água doce existente no mundo) que a faz responsável pelo controlo climático e hídrico da Terra. As condições climáticas são complexas e condicionadas, na sua globalidade, pela floresta.
A floresta amazónica é um enorme sistema de transferência de calor pelo que contribui com vapor ( da humidade e da grande percentagem de água existente no amazonas ) e calor para outras regiões (pois a floresta armazena cerca de 8% do carbono da biosfera).

3-Uma usina hidrelétrica (português brasileiro) ou central hidroelétrica (português europeu) é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

4-Vantagens:
É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada;
É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)
Desvantagens:
Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc)
Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões
Contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos)

5-As principais usinas hidrelétricas da região Sul são:Usina Hidrelétrica de Itaípu(localizada no Rio Paraná), Machadinho,(Rio das Pedras),e Itá (no RIo Uruguai).

Anônimo disse...

1-EXPLIQUE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA
R: A água que se encontra represada armazena energia potencial, ao abrir as compotas da usina, a energia potencial da água vai sendo convertida em energia cinética à medida que ela vai escoando pelos dutos. Ao entrar em contato com as turbinas, as mesmas começam a girar dando origem à força eletromotriz induzida, processo este que consiste na conversão da energia cinética das turbinas em energia elétrica. Assim fazendo geladeiras, televisões, geledaeiras e etc.

2- PORQUE AS MAIORES PREOCUPAÇÕES POR PARTE DOS AMBIENTALISTAS RESIDEM SOBRETUDO NA AMAZÔNIA?
R: Na Amazónia vivem e reproduzem-se mais de um terço das espécies existentes no planeta. Existem cerca de 1800 espécies de aves, 3000 espécies de peixes, 30000 de plantas superiores, das quais 2000 espécies são de árvores, e em relação às espécies de plantas inferiores o número é impossível calcular.
Com toda esta diversidade, a floresta amazónica possui uma enorme quantidade de compostos biodinamicos desconhecidos com possibilidades imagináveis no uso da medicina moderna.
Além disto, a Amazónia abriga muita água ( cerca de 20% da água doce existente no mundo) que a faz responsável pelo controlo climático e hídrico da Terra. As condições climáticas são complexas e condicionadas, na sua globalidade, pela floresta.
A floresta amazónica é um enorme sistema de transferência de calor pelo que contribui com vapor ( da humidade e da grande percentagem de água existente no amazonas ) e calor para outras regiões (pois a floresta armazena cerca de 8% do carbono da biosfera).

3- ESCREVA SOBRE A USINA DE BALBINA:
Há poucos anos, Manaus era abastecido de energia termoelétricas que queimavam petróleo. O aumento dos preços do petróleo, a partir de 1973, levou o governo a optar pela construção de uma usina hidrelétrica capaz de suprir Manaus e substituir as termoelétricas. O local escolhido para a nova usina, chamada Balbina, foi o Rio Uatumã, no meio da floresta amazônica. Desde o início desse projeto, muitos cientistas reclamaram, mostrando os erros, mas foram ignorados pelo governo. Quando a usina entrou em funcionamento parcial, em 1988, até mesmo o governo reconheceu que ela é uma verdadeira tragédia.

Balbina é uma tragédia econômica, pois o custo da energia que ela produz é altíssimo. Acontece que o rio Uatumã é pequeno e tem pouca água, e por isso, a quantidade de energia consumiu muito dinheiro. Muito mais que continuar a usar as termoelétricas!

4- EXPLIQUE SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS:
Vantagens:
- Não usa combustíveis fósseis (o que polui a atmosfera, causando o aquecimento global);
- É Renovável;
- Pode incentivar a produção de peixes na região
- Etc...

Desvantagens:
- Ocupa muito espaço
- Causa inundações em grande escala, pois florestas serão submergidas, cidades inundadas
- Produção de metano (A Decomposição da floresta que ali existia, vai se transformar em gases produzidos pelas bactérias decompositoras, que um deles é o metano que é altamente inflável e ajuda no aquecimento global)
- Grande investimento

5- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUL?
Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).

BRUNO Marek N°3 9B

Anônimo disse...

Nome:Luís Henrique Siquela Número:19
Série:9B
1-As hidrelétricas podem receber classificações ainda, de acordo com o tipo de queda ou o tipo de reservatório, mas o princípio de funcionamento é o mesmo: a água, armazenada em um reservatório (represa), passa pela turbina fazendo-a girar. A turbina por sua vez, está acoplada a um gerador que transforma a energia da turbina em energia elétrica.

2-Na Amazónia vivem e reproduzem-se mais de um terço das espécies existentes no planeta. Existem cerca de 1800 espécies de aves, 3000 espécies de peixes, 30000 de plantas superiores, das quais 2000 espécies são de árvores, e em relação às espécies de plantas inferiores o número é impossível calcular.Com toda esta diversidade, a floresta amazónica possui uma enorme quantidade de compostos biodinamicos desconhecidos com possibilidades imagináveis no uso da medicina moderna.
Além disto, a Amazónia abriga muita água ( cerca de 20% da água doce existente no mundo) que a faz responsável pelo controlo climático e hídrico da Terra.

3-Balbina é uma tragédia econômica, pois o custo da energia que ela produz é altíssimo. Acontece que o rio Uatumã é pequeno e tem pouca água, e por isso, a quantidade de energia consumiu muito dinheiro. Muito mais que continuar a usar as termoelétricas.Balbina também é uma tragédia ecológica, pois destruiu uma área enorme de floresta, destruindo milhões de árvores. Acontece que o rio Uatumã está localizado em região de relevo quase plano, e, por isso, a represa criada pela barragem inundou um espaço exagerado. Não foi só a floresta que se perdeu, mas também muitas espécies animais que habitavam aquele meio ecológico.

4- As alternativas economicamente viáveis, as centrais hidrelétricas são consideradas formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia. Suas atividades provocam emissão incomparavelmente menor de gases causadores do efeito estufa do que as das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, além de não envolverem os riscos implicados, por exemplo, na operação das usinas nucleares (vazamento, contaminação de trabalhadores e da população com material radioativo etc.). Uma descoberta mais recente em favor das usinas hidrelétricas é o método para aproveitamento da madeira inundada, que já vem sendo adotado na usina de Tucuruí, no rio Tocantins.
Por outro lado, a construção e a utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades

5-No rio Paraná, situa-se a maior usina do mundo, a Itaipu Binacional, empreendimento conjunto do Brasil e do Paraguai, com potência instalada de 12.600 megawatts (MW). As bacias brasileiras com maior potencial hidrelétrico são a do Paraná (59.183MW)

Anônimo disse...

Giovanna Perciavalle n12 9B
1- Nas usinas uma barreira segura a água e desta maneira cria um reservatorio. Depois com a força da gravidade a água é puxada até a turbina onde com essa força faz a turbina girar. Assim, a turbina cria uma corrente alternada que é transformada em corrente de alta voltagem e sai das usinas pela linha de energia. No final, a água volta para o rio.
2- Devido às peculiaridades locais. O local abriga a maior bioma terrestre e comunidades indígenas (que não podem ser retirados do local). Mas também pela fragilidade no ecossistema, regulador climático do continente, riqueza em minérios e madeira, floresta úmida, entre outros.
3-A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do Amazonas.
Cada uma das 5 unidades geradoras tem capacidade de geração de até 55 MW de energia elétrica, totalizando 275 MW.
A usina é criticada por ter um alto custo e ter causado o maior desastre ambiental da história do Brasil
"O índice de emissão de Balbina é dez vezes maior que o de uma termelétrica a carvão. Ela emite 3 toneladas de carbono por megawatt-hora; em uma térmica esse índice é de 0,3 tonelada de carbono por megawatt-hora" (Alexandre Kemenes)
4- Hidrelétricas são consideradas formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia. Suas atividades provocam emissão incomparavelmente menor de gases causadores do efeito estufa do que as das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, além de não envolverem os riscos implicados, por exemplo, na operação das usinas nucleares. Por outro lado, a construção e a utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades.
5-Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).

Anônimo disse...

1 - As usinas hidrelétricas produzem eletricidade através da força das águas. A usina do Itaipu, localizada no Paraná, é a que mais produz energia no mundo, e abastece consumidores do Brasil e Paraguai. Uma barreira segura a água e cria um reservatório. Quando a turbina gira (depois que a gravidade puxa a água), aciona um gerador, que produz corrente alternada. Essa corrente é transformada em corrente de alta voltagem e é liberada pelas linhas de energia. A água que foi utilizada volta para o rio.
2 - Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras. Além disso, a fragilidade de seus ecossistemas; seu atributo de regulador climático do continente; sua riqueza em minérios e madeira; o fato de ter grande parte de sua extensão ocupada pela floresta tropical úmida (da qual depende seu ciclo hidrológico); e as intensas tensões sociais existentes na região, entre outros fatores, exigem precauções singulares para o aproveitamento do potencial da região.
3 - A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do Amazonas.Balbina é uma tragédia econômica, pois o custo da energia que ela produz é altíssimo. Acontece que o rio Uatumã é pequeno e tem pouca água, e por isso, a quantidade de energia consumiu muito dinheiro. Além disso, também é uma tragédia ecológica, pois destruiu uma área enorme de floresta, destruindo milhões de árvores. Está localizado em região de relevo quase plano, e, por isso, a represa criada pela barragem inundou um espaço exagerado. Não foi só a floresta que se perdeu, mas também muitas espécies animais que habitavam aquele meio ecológico.
4 - As centrais hidrelétricas são consideradas formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia. As atividades provocam uma emissão muito menor de gases do que as termelétricas movidas a combustíveis fósseis e ainda não envolve riscos.Por outro lado, a construção e a utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades. Por outro lado, a construção e a utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades.
5 - Itaipu Binacional, no Paraná (SC) e Machadinho, em Pelotas (RS).

Laís Puff - nº 17 - 9ºB

Anônimo disse...



1) A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário existir um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação.
Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem.
Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório na época das chuvas. A casa de força é o local onde são instalados os equipamentos que vão produzir a energia. Na subestação elevadora são instalados os transformadores elevadores onde a energia elétrica tem suas características transformadas para melhor transportá-la através das linhas de transmissão. A produção de energia elétrica ocorre em várias etapas.

2) As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Emprimeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal , o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.
3) A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do Amazonas..A usina é criticada por ter um alto custo e ter causado o maior desastre ambiental da história do Brasil. Inaugurada no final da década de 1980, a usina é citada como um erro histórico por cientistas e gestores pela baixa geração em relação à área alagada, e pelas conseqüências disso. Balbina é apontada como problemática também no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global.A liberação de dióxido de carbono e metano: é superior à de uma usina térmica de mesmo potencial energético. Além de Balbina, de acordo com o relatório Emissões de Dióxido de Carbono e de Metano pelos Reservatórios Hidrelétricos Brasileiros, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, outras duas hidrelétricas brasileiras, Usina Hidrelétrica de Samuel (RO) e Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG), têm emissões maiores que termelétricas de mesmo potencial.
4) Vantagens:
É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada;
É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)
Desvantagens:
Inundação de extensas áreas de biomas( florestas)
Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões
Contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos e o desmatamento das matas.E prejudica os moradores que sobrevivem da pesca e o uso do rio .
5) Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).
Guilherme Fontana De Andrade /Nº:14/9ºB

Anônimo disse...

Bruna-02-9°B

1-O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado.

2-Porque a área possui a floresta Amazônica, que é o maior bioma terrestre do mundo. Fazendo com que a instalação de empreendimentos que provoquem impactos ambientais e culturais difícil. E também porque o local abriga a maior população indígena.

3-A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do Amazonas..A usina é criticada por ter um alto custo e ter causado o maior desastre ambiental da história do Brasil. Inaugurada no final da década de 1980, a usina é citada como um erro histórico por cientistas e gestores pela baixa geração em relação à área alagada, e pelas conseqüências disso. Balbina é apontada como problemática também no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global.A liberação de dióxido de carbono e metano: é superior à de uma usina térmica de mesmo potencial energético. Além de Balbina, de acordo com o relatório Emissões de Dióxido de Carbono e de Metano pelos Reservatórios Hidrelétricos Brasileiros, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, outras duas hidrelétricas brasileiras, Usina Hidrelétrica de Samuel (RO) e Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG), têm emissões maiores que termelétricas de mesmo potencial.

4-Vantagens: comparada com outras energias viáveis, a energia hidrelétrica é considerada limpa, eficaz e segura. Produz uma menor quantidade de gás causador do efeito estufa.
*Desvantagens: causa alterações climáticas, hidrológicas, geomorfológicas, morte de espécies... Afeta a biodiversidade, multiplica as espécies sedentárias, assim prejudicando a população ribeirinha, em relação à pesca. Causa impactos socioeconômicos etc...

5-Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).

Anônimo disse...

Oie Conceição, tudo bem? Aqui estão as respostas:

1- EXPLIQUE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA:
R: Resumidamente, usinas hidrelétricas são sistemas que convertem a energia que vem da água, como correnteza de rios principalmente, em energia, energia cinética que a partir de uma turbina bem grande será movimentada e passar por um gerador que gerará energia elétrica.


2)PORQUE AS MAIORES PREOCUPAÇÕES POR PARTE DOS AMBIENTALISTAS RESIDEM SOBRETUDO NA AMAZONIA?
R: Pois eles acreditam em um grande potencial da Áfria, principalmente no 'petróleo branco'. Sem falar na diversidade. Biodiversidade. Riquezas minerais. Abundancia de água.

3)ESCREVA SOBRE A USINA DA BALBINA:
R: A usina de balbina foi uma tentativa de 'salvação', pois há algum tempo, em Manaus, era abastecido deenergia termoelétricas que queimavam petróleo. Por isso, o preço aumentou, então construiram uma usina hidrelétrica que fosse capaz de suprir Manaus e ficar no lugar das termoelétricas. O lugar escolhido foi o Rio Uatumã, no meio da floresta amazônita. Mas, no final, Balbina foi uma tragédia economica e todos admitiram isso.

4) EXPLIQUE SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS:
As usinas hidrelétricas são consideradas as formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia. Porém, existe um lado ruim, a construção e o uso dessas usinas podem causar alterações climáticas, hidrológicas e geomorfológicas, afetando até a vida de espécies de animais e etc.

5) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUL?
R: Usina hidrelétrica de Itaipu e Usina hidrelétrica de Foz de Areia. Sendo que ambas são do Paraná;




Ingrid Rebello, número 15, 9°B

Anônimo disse...

TAREFA:
1- EXPLIQUE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA: A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário existir um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação.
Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem.
Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório na época das chuvas. A casa de força é o local onde são instalados os equipamentos que vão produzir a energia. Na subestação elevadora são instalados os transformadores elevadores onde a energia elétrica tem suas características transformadas para melhor transportá-la através das linhas de transmissão. A produção de energia elétrica ocorre em várias etapas.
2- PORQUE AS MAIORES PREOCUPAÇÕES POR PARTE DOS AMBIENTALISTAS RESIDEM SOBRETUDO NA AMAZÔNIA? As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.
3- ESCREVA SOBRE A USINA DE BALBINA: Ao expulsar comunidades de seus locais de origem, a inundação das represas também provoca impactos socioeconômicos de difícil superação, especialmente no caso de populações de baixa renda e que apresentam condições precárias de educação, saúde e alimentação, como ocorreu com a construção do reservatório de Sobradinho, no rio São Francisco, que afetou cerca de setenta mil habitantes — que viviam basicamente da agricultura de vazante, da pesca artesanal e da criação de caprinos —, a maioria dos quais teve grandes dificuldades de adaptação aos locais para onde foram transferidos e à prática de novas atividades para garantir o sustento. A situação é menos complicada quando a população atingida apresenta nível mais elevado de educação formal, como ocorreu em Itaipu. A degeneração de valores etnoculturais é outro risco apresentado pelas atividades que envolvem a instalação de usinas hidrelétricas, mais intenso quando atinge comunidades indígenas — foi o que aconteceu, por exemplo, nas usinas de Balbina (com os Waimiri-Atroari)
4- EXPLIQUE SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS: Nas usinas hidrelétricas, a água do lago (ou reservatório) formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais, túneis e/ou condutos metálicos até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica; depois de passar pela turbina, a água retorna ao leito natural do rio. A energia é conduzida por cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, no qual sua voltagem é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de transformadores abaixadores, o nível da voltagem é levado aos níveis indicados para utilização. Em comparação com as alternativas economicamente viáveis, as centrais hidrelétricas são consideradas formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia.
5- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUL? Usina Hidrelétrica de Itaipu / Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira / Usina Hidrelétrica de Foz do Areia / Usina Hidrelétrica de Moxotó


Victor Hugo Graf n30 9B

Anônimo disse...

Vitor Max, 9ºB, nº 32

1 - Elas funcionam através da força da água. Uma barreira segura a água, formando um reservatório. A gravidade puxa essa água e faz a turbina girar. O movimento da turbina aciona um gerador que transforma essa força em energia elétrica.

2 - Pois a região da Amazônia abrange uma granda fauna e flora, e a criação de alguma usina lá, por mais que possa ser bem aproveitada, irá causar impactos ambientais.

3 - A usina de balbina é a que causou mais problemas. Inundou 2,6 mil quilômetros quadrados de florestas nativas, criando um dos maiores lagos artificiais do mundo. As árvores que lá residiam lá continuam apodrecendo e não foram reaproveitadas. É a unidade de geração menos eficiente do Brasil.E ainda atingiu comunidades indígenas que residiam nas proximidades.

4 - Vantagens: São formas limpas, eficientes, seguras, mais viáveis e não liberam tantos gases para o efeito estufa. Desvantagens: Pode alterar o habitat natural da fauna, causando grandes reações em cadeia, afetando a biodiversidade. A inundação também pode ocorrer, como na usina de balbina, causando grandes crises socio-econômicas.

5 - A Usina Hidrelétrica de Itaipu e a Usina Hidrelétrica de Foz do Areia são as maiores hidrelétricas da região Sul. Ambas são localizadas no Paraná.

Anônimo disse...

Oi Conceição.. Elisa, n°8, 9°B..

Q1-O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia. No Brasil, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela luz que não nos deixa no escuro.

Q2-As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.

Q3-O local escolhido pra Usina chamada Balbina, foi o Rio Uatumã, no meio da floresta amazônica. Desde o início desse projeto, muitos cientistas reclamaram, mostrando os erros, mas foram ignorados pelo governo. Quando a usina entrou em funcionamento parcial, em 1988, até mesmo o governo reconheceu que ela é uma verdadeira tragédia.
Balbina é uma tragédia econômica, pois o custo da energia que ela produz é altíssimo. Acontece que o rio Uatumã é pequeno e tem pouca água, e por isso, a quantidade de energia consumiu muito dinheiro. Muito mais que continuar a usar as termoelétricas!

Q4-A geração de energia em usinas hidrelétricas apresenta vantagens em relação a outras formas de produção energética, como a baseada em combustíveis fósseis, por provocar uma emissão menor de gases causadores do efeito estufa. Também não apresentam os riscos de contaminação da população e trabalhadores por material radioativo presente na operação das usinas nucleares, além de ser a forma mais barata de se conseguir energia.

Conseqüências negativas, porém, podem acontecer devido à construção e utilização de usinas hidrelétricas. Entre elas estão alterações nas características ambientais da região alagada, culminando na interrupção do ciclo de vida de muitas espécies, afetando a biodiversidade do local. O represamento dos rios e a formação de grandes áreas alagadas obrigam as populações ribeirinhas a migrarem para outros locais, além de provocar alterações em atividades econômicas ligadas ao uso da terra e da água.

Q5-REGIÃO SUL
-Foz do Areia em rio Iguaçu com capacidade de 2.511 (MW)
-Capivara no rio Paranapanema com capacidade de 640 (MW)
-Itaipu no rio Paraná com capacidade de 12.600 (MW)
-Parigot de Souza no rio Capivari com capacidade de 246,96 (MW)
-Itaúba no rio Jacuí com capacidade de 625 (MW)
-Salto Osório no rio Iguaçu com capacidade de 1.050 (MW)

Anônimo disse...

Oi Conceição.. aqui seguem as minhas respostas.. beijinhos! Manuella n°22, 9°B

1-As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.
A construção da usinas hidrelétricas se dá sempre em locais onde podem ser aproveitados os desníveis naturais dos cursos dos rios e deve-se ter uma vazão mínima para garantir a produtividade.

2-As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.

3- Idealizada na ditadura militar e inaugurada em 1989, a Usina Hidrelétrica de Balbina custou, na época, US$ 1 bilhão. Inundou 2,6 mil quilômetros quadrados de riquíssimas florestas nativas, criando um dos maiores lagos artificiais do mundo. Os milhões de árvores que tiveram suas raízes submersas não foram retirados e transformados em madeira produtiva – estão lá apodrecendo. As águas do lago imenso produzem hoje apenas de 120 MW a 130 MW de energia; é a unidade de geração mais ineficiente entre as 113 hidrelétricas do País. E, para culminar a série de desastres, a vegetação inundada se tornou uma fonte gigantesca de emissão de gases de efeito estufa: emite 3,3 milhões de toneladas de carbono equivalente por ano, metade do que jogam na atmosfera os carros que circulam em São Paulo.

4-É uma energia limpa, já que não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada;
É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)
Desvantagens:
Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc)
Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões
Contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos)

5- As principais são:Foz do Areia, Capivara,Itaipu, Parigot de Souza,Itaúba e Salto Osório.

Anônimo disse...

1- EXPLIQUE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA:
As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.
A construção da usinas hidrelétricas se dá sempre em locais onde podem ser aproveitados os desníveis naturais dos cursos dos rios e deve-se ter uma vazão mínima para garantir a produtividade.

2- PORQUE AS MAIORES PREOCUPAÇÕES POR PARTE DOS AMBIENTALISTAS
RESIDEM SOBRETUDO NA AMAZÔNIA?
As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.

3- ESCREVA SOBRE A USINA DE BALBINA:
A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do Amazonas.Desde o início desse projeto, muitos cientistas reclamaram, mostrando os erros, mas foram ignorados pelo governo. Quando a usina entrou em funcionamento parcial, em 1988, até mesmo o governo reconheceu que ela é uma verdadeira tragédia.Balbina é uma tragédia econômica, pois o custo da energia que ela produz é altíssimo. Acontece que o rio Uatumã é pequeno e tem pouca água, e por isso, a quantidade de energia consumiu muito dinheiro.Balbina também é uma tragédia ecológica, pois destruiu uma área enorme de floresta, destruindo milhões de árvores. Acontece que o rio Uatumã está localizado em região de relevo quase plano, e, por isso, a represa criada pela barragem inundou um espaço exagerado. Não foi só a floresta que se perdeu, mas também muitas espécies animais que habitavam aquele meio ecológico.

4- EXPLIQUE SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS:
Vantagens:
É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada;
É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)
Desvantagens:
Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc)
Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões
Contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos)

5- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS USINAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUL?
Usina Hidrelétrica de Itaipu e Usina Hidrelétrica de Foz do Areia ambas no Paraná.

Raissa Kruger - número:27 - 9 ano B

Anônimo disse...

1-A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário existir um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação.Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem.
2-As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras — exceto em casos de catástrofes ou epidemias que ocasionem riscos à sua população, ou para defender a soberania do país (o aproveitamento de recursos hídricos nesses locais só pode ser feito com a autorização do Congresso Nacional, e depois de ouvidas as comunidades implicadas).
3-Inaugurada no final da década de 1980, a usina é citada como um erro histórico por cientistas e gestores pela baixa geração em relação à área alagada, e pelas conseqüências disso. Balbina é apontada como problemática também no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global.
4-Nas usinas hidrelétricas, a água do lago (ou reservatório) formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais, túneis e/ou condutos metálicos até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica; depois de passar pela turbina, a água retorna ao leito natural do rio. A energia é conduzida por cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, no qual sua voltagem é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de transformadores abaixadores, o nível da voltagem é levado aos níveis indicados para utilização.
Em comparação com as alternativas economicamente viáveis, as centrais hidrelétricas são consideradas formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia. Suas atividades provocam emissão incomparavelmente menor de gases causadores do efeito estufa do que as das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, além de não envolverem os riscos implicados, por exemplo, na operação das usinas nucleares (vazamento, contaminação de trabalhadores e da população com material radioativo etc.). Uma descoberta mais recente em favor das usinas hidrelétricas é o método para aproveitamento da madeira inundada, que já vem sendo adotado na usina de Tucuruí, no rio Tocantins.
5-Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).

Bryan 5 9B

Anônimo disse...

Nome:Luísa Zanetta
Número:20
Série:9B
1-Na Usina Hidrelétrica, a energia potencial da água armazenada em uma represa se transforma em energia cinética durante sua queda pela tubulação. Essa energia é usada para fazer girar uma turbina e seu movimento de rotação é transmitido ao gerador, produzindo corrente elétrica.A Usina Hidrelétrica têm os seguintes componentes:
A barragem - tem por função barrar a água de um rio, represando-a;As turbinas - são basicamente um eixo em torno do qual é montado um círculo de pás. O impacto da água nas pás faz o eixo girar e o movimento aciona a máquina ;Vertedouro - controla o nível de água da represa, evitando transbordamentos;Casa de Máquinas - onde estão instalados os geradores acoplados às turbinas ;Tomada de Água - conduz a água do reservatório até a turbina;

2- As preocupações relativas aos efeitos danosos dos empreendimentos hidrelétricos convergem sobretudo para a região amazônica, devido às peculiaridades locais. Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.

3-Balbina também é uma tragédia ecológica, pois destruiu uma área enorme de floresta, destruindo milhões de árvores. Acontece que o rio Uatumã está localizado em região de relevo quase plano, e, por isso, a represa criada pela barragem inundou um espaço exagerado. Não foi só a floresta que se perdeu, mas também muitas espécies animais que habitavam aquele meio ecológico.

4-Suas atividades provocam emissão incomparavelmente menor de gases causadores do efeito estufa do que as das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, além de não envolverem os riscos implicados, por exemplo, na operação das usinas nucleares (vazamento, contaminação de trabalhadores e da população com material radioativo etc.)Utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades.

5-Usina Hidrelétrica de Itaipu e Usina Hidrelétrica de Foz do Areia ambas no Paraná.

Anônimo disse...

Olá Conceição.
Nome:Vinícius S. Nª 31 9ªb

1-A usina hidrelétrica tem como principal objetivo abastecer as casas empresas e apartamentos com luz, o seu processo é grande e complicado, conforme o reservatório vai se esvaziando a ''pressão'' que os geradores sofrem faz com que gere a energia que usamos e por ai vai inúmeros outros processos que estão adentrados em sessões da usina.

2-Pois além dos desmatamentos por parte de empresários e criadores de gado existem também lagos e rios na amazônia e isso induz com que o homem queira mais necessitando assim mais energia assim precisando criar mais fontes e tendo então que desmatar mais, fora a fauna e flora que pode ser perdida e outros fatores como os de CO2

3-A usina de Balbina na Amazônia é apontada como DESASTRE AMBIENTAL de nível quase crítico, foi construída em 1980 e é apontada por muitos como problemática em todos os pontos principalmente em geração de energia e de CO2, por ser uma área muito alagada ela deveria produzir muita energia porém faz o contrário, e mesmo produzindo pouco ela é apontada como a que mais emite CO2 causando assim ainda mais problemas.

4-A favor estão principalmente a baixa emissão de CO2 e grande produção de energia, porém contra existe o risco de alagamento, possível risco de extinção das espécies viventes daquele local, migração de povos indígenas e população ribeirinha do local.

5-Usina Hidrelétrica de Itaipu e Usina Hidrelétrica de Foz do Areia ambas no Paraná.

Anônimo disse...

9ºB - Nº 21

1 - A principio usam a queda dágua para gerar a energia. Essas usinas tem várias turbinas que rodam impulsinadas pela força dágua. Ao girar, a turbina aciona os geradores que produzem energia.

2 - Pois a construção de uma usina hidrelétrica requer muito espaço e então acabam desmatando a fauna e flora local e também mudam a vida marinha. A principal preocupação em ser na Amazônia é porque ela é a maior floresta do mundo e tem de ser preservada.

3 - A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo.
Inaugurada no final da década de 1980, a usina é citada como um erro histórico por cientistas e gestores pela baixa geração em relação à área alagada, e pelas conseqüências disso. Balbina é apontada como problemática também no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global.

4 - Em comparação com outras alternativas econômicas de energia, as hidrelétricas são as mais limpas, eficientes, viáveis e seguras de todas. Provocam menos gases para o efeito estufa.
Por outro lado, elas prejudicam desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades.

5 - Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).

Anônimo disse...

Oi Ceiça!

1- A energia que nos possibilita realizar tantas tarefas e ações, é gerada através de um processo de conversão de energia potencial em energia elétrica. A água que está no reservatório, ao escoar pelos dutos e se deparar com as turbinas, faz com que as turbinas girem rapidamente, e estas, que estão acopladas a um gerador, transformam a energia da turbina em energia elétrica. Para que isso aconteça, as usinas hidrelétricas são construídas em locais que possuem desníveis naturais dos cursos dos rios.

2- As preocupações são levadas a níveis extremos pois na Amazônia se reside um dos maiores e mais valiosos patrimônios naturais do país. Qualquer empreendimento que possa causar danos de qualquer tipo para a Floresta Amazônica se torna assunto complexo e negado. Além disso, a área abriga também a maior aglomeração de povos indígenas do Brasil, que pela lei, não podem ser retirados de suas terras sem o consentimento.

3- Em 1973, o governo, impossibilitado de continuar a abastecer Manaus com energia termoelétrica, optou pela construção de uma usina hidrelétrica. O local escolhido foi no rio Uautumã, no meio da floresta amazônica. Um tremendo erro que o governo cometeu, devido o pequeno tamanho do rio e baixa quantidade de água, não trazendo produtividade ao povo e fazendo com que a energia custasse altas quantias. Quantias bem mais elevadas do que as termoelétricas causavam. Balbina foi uma tragédia econômica e também ecológica. O rio Uautumã se encontra num relevo quase plano, e a barragem fez com que a água se espalhasse e inundasse locais onde se encontravam várias espécies e vegetações. Além de tudo isso, a tragédia foi social. Os índios perderam terras de caça, moradia, e pesca.

4- Pontos positivos:
*produção energética mais barata
*provoca uma parcela menor de emissão de gases causadores do efeito estufa
*sem risco de contaminação para a população e trabalhadores por material radioativo presente nas usinas nucleares
*forma de obter energia inesgotável (ciclo da água)
*não emite gases tóxicos e não provoca chuva ácida
*armazena facilmente sistemas de abastecimento de água para recreação ou de irrigação
Pontos negativos:
*as barragens afetam os leitos dos rios, causando erosão (afetando o ecossistema)
*requer muito investimento na construção de uma usina
*podem interromper no ciclo de vida, migração e reprodução de muitas espécies(afetando a biodiversidade do local)
*podem causar alagamentos e alterações em locais utilizados para atividades ligadas ao uso da terra e água.
*provoca doenças e impede o crecimento da população ribeirinha
*a represa interfere na piracema

5-Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Itá (no rio Uruguai).

Mariana Machado
24
9B

Anônimo disse...

Nome:Bernardo Humberto
Número:1
Série:9B

1-As hidrelétricas podem receber classificações ainda, de acordo com o tipo de queda ou o tipo de reservatório, mas o princípio de funcionamento é o mesmo: a água, armazenada em um reservatório,passa pela turbina fazendo-a girar. A turbina por sua vez, está acoplada a um gerador que transforma a energia da turbina em energia elétrica.
Os principais componentes das usinas hidrelétricas, também são quase sempre os mesmos: a barreira, ou represa, onde fica armazenada a água que irá gerar a energia e é, na maioria das vezes, aproveitado para atividades de lazer pela população, assim como, é também o maior responsável pelo impacto ambiental de uma usina,o canal, por onde a água passa assim que a porta (ou comporta) de controle é aberta enviando água para o duto que a levará às turbinas.

2- Em primeiro lugar, a área abriga a floresta amazônica, maior bioma terrestre do mundo, é declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal (art. 225), o que torna mais complexas as negociações para instalação de quaisquer empreendimentos que provocam impactos ambientais e culturais. Além disso, é a região onde se encontra a maior parte das comunidades indígenas brasileiras, que pela Constituição Federal não podem ser removidas de suas terras e etc.

3- Balbina é uma tragédia social que prejudicou os habitantes da região. Uma parte da sua enorme represa inundou terras de caça e moradia dos índios. Além disso, os peixes desapareceram do rio, no trecho abaixo da barragem, pois a decomposição dos vegetais afogados pela represa tornou a água ácida e poluída. Os habitantes das margens do rio, que usavam os peixes como fonte de alimentação, estão se mudando para outros lugares.
4-Vantagens:É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada,é útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)
Desvantagens:
Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc),desapropriação de pessoas, de municípios ou regiões e contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos).

5-Usina Hidrelétrica de Itaipu e Usina Hidrelétrica de Foz do Areia ambas no Paraná.

Anônimo disse...

Oi Conceição...

1- As hidrelétricas funcionam quando a água, que esta em um reservatório, é puxada pela gravidade e acaba fazendo a turbina girar, essa turbina então produz correntes elétricas que saem da usina através de fios.

2- As maiores preocupações são principalmente na região amazônica pois, para construir essas usinas, é necessário muito espaço, então muito da mata que esta em volta terá que ser desmatada.

3- A usina de Balbuina esta na bacia Amazonica, o rio Uatumã, ela é uma das hidrelétricas que mais produzem no Brasil, "O índice de emissão de Balbina é dez vezes maior que o de uma termelétrica a carvão. Ela emite 3 toneladas de carbono por megawatt-hora", ela é muito importante pois abastece varias regiões ali perto.

4- Vantagens: Aqui no Brasil, ela é bem útil, devido nos termos muitos rios e bacias,
*Ela é uma energia limpa;
*Se for hidrelétricas do tipo "armazenamento bloqueado", que reutilizam a água, de certa forma é muito bom, pois assim gasta menos.
Desvantagens:
*Para serem construídas, tem que ocupar muito espaço em volta do rio/bacia, então terá grande desmatamento, tanto de plantas, quanto das pessoas que poderiam estar morando por ali.

5- *Usina Hidrelétrica de Itaipú (no rio Paraná)
*Machadinho (rio Pelotas)
*Itá (no rio Uruguai).

Beijos...
Maria Eduarda nº23 9º B