domingo, 7 de outubro de 2012

IRAQUE/CONFLITOS


www1.folha.uol.com.br
Desde 1980, o Iraque se envolveu em três guerras num intervalo de apenas um quarto de século. Bombas endereçadas por três nações diferentes (Irã, Israel e Estados Unidos) atingiram seu território. Os motivos de cada conflito variavam, mas o personagem central era sempre o mesmo: Saddam Hussein, o tirano de Bagdá, figura truculenta, incendiária e sedenta de poder. Na primeira vez que o país foi tema de uma reportagem de capa, Saddam havia acabado de invadir o vizinho Irã. A guerra se estenderia por anos, com resultados desastrosos para toda a região.
 w3agf.com
No ano seguinte, o Brasil ouviu falar do Iraque de maneira inesperadamente próxima, já que uma aliança entre os dois países era denunciada por um jornal britânico. A acusação tratava de remessas sigilosas de material bélico de aeroportos brasileiros com destino ao Oriente Médio. Essas cargas poderiam capacitar os iraquianos a conseguir a temida bomba atômica. VEJA mostrou o documento em que o governo de Israel incluía o Brasil entre o grupo de países que poderiam fornecer urânio ou equipamentos de enriquecimento da substância para o Iraque. Também divulgou a resposta do Itamaraty, que reagiu de imediato e disse que não tinha nenhuma relação obscura com o país de Saddam. Para garantir que o tirano não conseguisse produzir a bomba, Israel bombardeou uma central nuclear no Iraque. A ousada ação militar só chegou ao conhecimento dos americanos, aliados incondicionais de Israel, quatro horas após seu êxito completo.
Uma década depois, as notícias que tomavam as páginas de VEJA tratavam da guerra que o ditador iraquiano desencadeou ao invadir e ocupar o Kuwait.

 novotempo.com
Saddam botou o governo dos emires para correr, provocou uma alta do preço do petróleo e mostrou que, mesmo com a oposição conjunta dos Estados Unidos e da União Soviética, não desistiria de sua política expansionista no Oriente Médio. A reação americana: um bombardeio com nome de filme ("Tempestade no Deserto"), assistido ao vivo por todo o mundo.

O objetivo era dobrar o ditador e forçá-lo a retirar suas tropas do país invadido. Em menos de seis horas o Iraque de Saddam invadiu e ocupou o Kuwait. Em menos de seis meses os EUA de George Bush forjaram uma aliança de 28 países para pressionar Saddam a sair do Kuwait. Em seis semanas do maior bombardeio aéreo já visto até então a aliança dizimou as instalações militares iraquianas e transformou em escombros a infra-estrutura do país. A derrota humilhante incluiu a rendição em massa dos integrantes da Guarda Republicana, a suposta força de elite de Saddam. Os americanos poderiam ter marchado até Bagdá e eliminado o tirano. Preferiram se retirar com o Kuwait libertado e deixaram para os próprios iraquianos a tarefa de derrubar Saddam. A missão, evidentemente, era impossível. O ditador controlava o país com mão-de-ferro e não sucumbiria a qualquer revolta interna.
Mais uma década se passou. Relativamente esquecido nesse período, Saddam Hussein continuou submetendo seu povo à repressão e à pobreza, apesar da abundância de petróleo. Seu nome voltou a entrar na lista de alvos dos americanos quando quatro aviões foram seqüestrados no dia 11 de setembro de 2001. O maior atentado terrorista da história convenceu George W. Bush, filho do presidente que comandou a primeira invasão ao Iraque, de que era hora de eliminar os inimigos espalhados pelo mundo antes que eles ajudassem o terror a atacar os EUA. O 11 de setembro de 2001 mostrou que os americanos eram vulneráveis. Seria preciso se antecipar às possíveis ameaças.
Depois que o Talibã foi derrotado no Afeganistão, ainda em 2001, todas as atenções se voltaram para o vilão da hora: mais uma vez, Saddam Hussein. Apontado como integrante de um "eixo do mal", o tirano era acusado de fabricar armas de destruição em massa que poderiam ser entregues a terroristas dispostos a atingir os americanos. A guerra começa em 2003. Assim como em 1991, o bombardeio americano contra Bagdá é transmitido ao vivo pela TV - e com uma violência ainda maior do que na primeira Guerra do Golfo. Também se repetiu a vitória fácil das tropas dos EUA, a maior máquina de guerra da história, contra as tropas de Saddam. Ao contrário do ocorrido na década anterior, entretanto, os americanos só parariam em Bagdá, com Saddam deposto. O tirano fugiu. Foi encontrado escondido numa toca, em dezembro de 2003, e executado três anos depois. Mas os americanos não estavam livres do problema.
 documentingreality.com
Removido o poder de Saddam, surgiu outro ainda mais perverso: o terrorismo islâmico que mergulhou o país num mar de sangue. Restou a Bush, desmoralizado pelos fiascos dentro e fora dos EUA, tentar encontrar uma saída honrosa para os americanos no atoleiro da guerra.
Fonte: Revista Veja
ATIVIDADES:
1- ESCREVA SOBRE A GUERRA IRÃ X IRAQUE ;
2- EXPLIQUE SOBRE O PROJETO DE ANATÓLIA, COLOCANDO OS PAÍSES ENVOLVIDOS:
3- ESCREVA SOBRE A GUERRA DO GOLFO:
4- POR QUE OS CURDOS NÃO CONSEGUEM A APROVAÇÃO DE UM PAÍS CHAMADO CURDISTÃO ?
5- ESCREVA SOBRE OS  ATENTADOS EM 2001 , NOS ESTADOS UNIDOS :

26 comentários:

Anônimo disse...

1- Foi uma guerra que ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o oriente médio.
O conflito começou quando o líder do Iraque Saddam Hussein não cumpriu um tratado firmado em 1975, que cedia ao Irã aproximadamente 518 quilômetros quadrados de seu território, e Irã em permuta cessaria a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava pela independência.
Saddam Hussein invadiu três ilhas do Irã no estreito de Ormuz, e no dia 22 de Setembro do ano de 1980, ocupou a zona ocidental do Irã, para tentar reconquistar o seu território através de acordo. O que na verdade o Iraque queria era causar instabilidade no governo islâmico iraniano de Teerã e juntar territórios ricos em petróleo.
Nesta guerra não houve vencedores, ambos os países só tiveram perdas. A economia dos dois países foi desestruturada, não houve mudanças nos domínios territoriais políticos, e muitas vidas foram perdidas no conflito.
2- Esse projeto é liderado pela Turquia e visa transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas e com a irrigação de quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrates - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrates.
3- A Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em agosto de 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait.
O principal motivo da invasão alegado pelo presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo. Com isso, o Iraque estaria perdendo mercado consumidor e precisando baixar o preço de seu petróleo no mercado internacional. Para diminuir os prejuízos, o Iraque pediu uma indenização milionária ao governo do Kuwait. O governo do Kuwait não aceitou a reivindicação de indenização e não efetuou o pagamento.
O Iraque foi derrotado (o cessar fogo foi aceito em abril de 1991) e teve que retirar suas tropas do vizinho Kuwait, além de sofrer com o embargo econômico imposto pela ONU.
4- Pois a região que os Curdos reivindicavam eram ricos em água (bem muito precioso naquela região) e petróleo (produto que abastece a economia da região) e então, não foi cedida nem um território.
5- Os atentados de 11 de setembro foram uma série de aviões suicidas liderados pela organização terrorista Al-Qaeda que visavam atacar pontos estratégicos dos EUA com as Torres Gemias, que causaram danos imensos e trouxeram perdas econômicas e de civis. Outro, dos três aviões, atingiu o Pentágono, mas, os danos não são nem comparados aos danos causados às duas torres.
Gabriel Martins Corrêa, 9ºB, número 11.

Anônimo disse...

Bruna Furtado-02-9ºB

1-Este conflito é conhecido como Guerra Irã-Iraque. Durou aproximadamente 8 anos (1980-1988), envolveu as duas nações do Oriente Médio e teve como vencedor o Iraque. O conflito iniciou em 17 de setembro de 1980, quando Saddam Hussein, invadiu o país vizinho. A guerra terminou em 20 de agosto de 1988, enfraquecendo o regime iraniano, porém sua revolução permaneceu intacta. Acredita-se que 1 milhão de pessoas morreram e 1 milhão e meio ficaram feridas ( em ambos os lados). Tudo teve um custo de 150 bilhões de dólares.

2-Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transforma radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas e com a irrigação de quase dois milhões de hectares de terras. Porém a retenção de água dos Turcos prejudica a Síria(que dependente 90% das águas do Eufrates) como também o Iraque.

3-Foi um conflito que teve início em agosto de 1990, entre o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Mas que também envolveu os Estados Unidos e alguns países do Oriente Médio. O objetivo do Iraque era anexar seu vizinho Kuwait ao seu território como uma província, de forma a controlar o petróleo kuwaitiano. Com isso em 1990, começaram os ataques da imprensa de Bagdá contra o pequeno país. O Iraque conseguiu perder a guerra sem perder território ou sequer tirar Saddan Hussein do poder.

4-O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. O povo curdo aspira conquistar independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia. No Iraque, os curdos estão estabelecidos em uma região rica em petróleo, por isso, na década de 80, o ditador Saddam Hussein usou armas químicas para matar 5.000 curdos.
-Acredito que eles não conseguem dar esse nome, pois assim seriam independentes e países como Irã, Iraque, Síria e Turquia perderiam a grande quantidade petróleo que existe nessa região.

5-No dia 11 de setembro de 2001 aconteceram os atentados terroristas contra os Estados Unidos. Cerca de 3 000 pessoas morreram. Foram ataques suicidas, comandados pelo Al-Qaeda. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia.

Anônimo disse...

1-Esta guerra ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o oriente médio.
Desde o principio do conflito o Iraque não conseguia alcançar a vitória, enquanto o ataque do Iraque encontrava forte resistência. Sempre que as tropas iraquianas conquistavam um território, o Irã recuperava. O Iraque só manteve o poder sobre Khorramshahr. Com esta situação o Iraque resolveu propor um cessar-fogo ao Irã, que não aceitou a proposta. No ano de 1988, a ONU obrigou os países a um cessar-fogo. O Iraque aceitou a proposta, mas o Irã não parou de atacar o Iraque. Porém, no dia 15 de agosto de 1988 foi concedido o acordo de paz entre os dois países. O que levou o Irã aceitar o acordo foi que a economia do país estava totalmente agravada.
2-esde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transforma radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas e com a irrigação de quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto
3-Em 1990 aconteceu a Guerra do Golfo Pérsico, que durou de 02/08/1990 até 27/02/1991.
Essa guerra envolveu, primeiramente, dois países: Iraque e Kuwait. Depois, outras nações entraram no conflito, dentre elas, é claro, os EUA.Tudo começou quando o presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de superextração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.O tempo passou e em 2003, 2 anos após os atentados terroristas ao World Trade Center e já no governo de George W. Bush (filho), o Iraque foi invadido pelo EUA. Desta vez, Saddam foi preso e enforcado em 31/12/2006.
5-Em 11 de setembro de 2001, o maior atentado terrorista da História destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o edifício do Pentágono, em Washington.
Aviões civis seqüestrados foram utilizados para atingir os alvos. Mais de 3000 pessoas morreram nos ataques.
GIOVANNA PERCIAVALLE N°12 9B Preciso de 6.5 pra passar. Não consegui achar a resposta da 4 e tenho que sair cedo de casa hoje, o resto já tava pronto e eu tentei procurar agora depois do almoço mas não achei. Posso responder quando chegar em casa? Beijos

Anônimo disse...

Oi conceição, aqui seguem minhas respostas.. Elisa n°8 - 9°ano B
Questão 1: “Esta guerra ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o oriente médio. No ano de 1980, o líder do Iraque Saddam Hussein não cumpriu um tratado firmado em 1975, que cedia ao Irã aproximadamente 518 quilômetros quadrados de seu território, e Irã em permuta cessaria a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava pela independência. Saddam Hussein invadiu três ilhas do Irã no estreito de Ormuz, e no dia 22 de Setembro do ano de 1980, ocupou a zona ocidental do Irã, para tentar reconquistar o seu território através de acordo. O que na verdade o Iraque queria era causar instabilidade no governo islâmico iraniano de Teerã e juntar territórios ricos em petróleo. Desde o principio do conflito o Iraque não conseguia alcançar a vitória, enquanto o ataque do Iraque encontrava forte resistência. Sempre que as tropas iraquianas conquistavam um território, o Irã recuperava. O Iraque só manteve o poder sobre Khorramshahr. Com esta situação o Iraque resolveu propor um cessar-fogo ao Irã, que não aceitou a proposta. Desse modo, o que favoreceu o Iraque, foi o país poder contar com o apoio das maiores potencias como EUA, URSS. Isso garantiu ao Iraque uma condição de continuar lutando contra o Irã. Apesar disso, em meados dos anos 80, o Iraque perdeu o apoio destes países, pois foi acusado de ter utilizado armas químicas contra o Irã. No ano de 1988, a ONU obrigou os países a um cessar-fogo. O Iraque aceitou a proposta, mas o Irã não parou de atacar o Iraque. Porém, no dia 15 de agosto de 1988 foi concedido o acordo de paz entre os dois países. O que levou o Irã aceitar o acordo foi que a economia do país estava totalmente agravada.
Nesta guerra não houve vencedores, ambos os países só tiveram perdas. A economia dos dois países foi desestruturada, não houve mudanças nos domínios territoriais políticos, e muitas vidas foram perdidas no conflito.”
Questão 2: “Uma das principais fontes de obtenção de água no Oriente Médio são os rios. Duas bacias hidrográficas - a do Jordão e a dos rios Tigre e Eufrates - merecem destaque, não só porque são os maiores em volume, mas também porque suas redes de drenagem abrangem territórios de vários Estados. Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrates - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrates. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto.”
PS:as questões 3 4 e 5 mando a seguir..

Anônimo disse...

Bryan 5 9ºB
1-Esta guerra ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o oriente médio. No ano de 1980, o líder do Iraque Saddam Hussein não cumpriu um tratado firmado em 1975, que cedia ao Irã aproximadamente 518 quilômetros quadrados de seu território, e Irã em permuta cessaria a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava pela independência. Saddam Hussein invadiu três ilhas do Irã no estreito de Ormuz, e no dia 22 de Setembro do ano de 1980, ocupou a zona ocidental do Irã, para tentar reconquistar o seu território através de acordo. O que na verdade o Iraque queria era causar instabilidade no governo islâmico iraniano de Teerã e juntar territórios ricos empetróleo.
2- Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto. No inicio dos anos 90 a Turquia começou a encher represas de Atatuk . Essa represa foi construída no rio Eufrates que é responsável pelo abastecimento da Síria e do Iraque. Este projeto aumenta a dependência desses países,também trouxe descontentamento á demais países pois o custo social e ambiental é elevado e já foram investidos bilhões de dólares em barragens.
3-A Guerra do Golfo foi um conflito militar iniciado a 2 de agosto de 1990 na região do Golfo Pérsico, com a invasão do Kuwait por tropas do Iraque. Esta guerra envolveu uma coalização de forças de países ocidentais liderados pelos Estados Unidos da América e Grã-Bretanha e países do Médio Oriente, como a Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque.
Foi marcada pelo início da correspondência jornalística nas linhas de frente do combate ao vivo, com a primazia da rede americana CNN. A guerra também ganhou a alcunha de Guerra do Vídeo Game após a conhecida difusão diária de imagens a bordo de aviões-bombardeiro americanos durante a Operação Tempestade no Deserto.
4-Por que lá existe água e petróleo
5-Na manhã do dia 11 de setembro de 2001 dezenove sequestradores assumiram o controle de quatro aviões comerciais em rota para São Francisco e Los Angeles partindo de Boston, Newark e Washington, D.C. (Aeroporto Internacional Washington Dulles). Às 08:46, o Voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte do World Trade Center, seguido pelo Voo 175 da United Airlines que atingiu a Torre Sul às 09h03.
Outro grupo de sequestradores do Voo 77 da American Airlines atingiu o Pentágono às 9:37. Um quarto voo, o Voo 93 da United Airlines caiu em uma área rural perto de Shanksville, Pensilvânia às 10:03, depois de os passageiros terem tentado retomar o controle do avião dos sequestradores. Acredita-se que a meta final dos sequestradores seria o Capitólio (sede do Congresso dos Estados Unidos) ou aCasa Branca.
Em setembro de 2002, em uma entrevista realizada para o documentarista Yosri Fouda, um jornalista da Al Jazeera, Khalid Sheikh Mohammed, junto a Ramzi Binalshibh afirmaram que o quarto avião sequestrado estava se dirigindo para Capitólio dos Estados Unidos e não para a Casa Branca. Eles ainda afirmaram que a Al-Qaeda inicialmente tinha planejado fazer com que os aviões sequestrados atingissem instalações nucleares em vez das torres do World Trade Center e do Pentágono, mas foi decidido não atacar as centrais nucleares "para o momento" por causa de temores de que os ataques poderiam "sair da controle".

Anônimo disse...

elisa questão 5 9B
Questão 5: “Em 11 de setembro de 2001, o maior atentado terrorista da História destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o edifício do Pentágono, em Washington. Aviões civis seqüestrados foram utilizados para atingir os alvos. Mais de 3000 pessoas morreram nos ataques. Acredita-se que Nova York foi escolhida por causa da repercussão do ataque: as torres do World Trade Center eram um símbolo do poderio americano, reunindo corretoras de valores e empresas nacionais e estrangeiras, e reuniam numa pequena área uma grande concentração de pessoas. Os ataques de 11 de setembro mostraram que a ameaça não está apenas em bombas químicas ou atômicas, mas em ações surpreendentes de terroristas suicidas. O presidente George W. Bush acreditava poder proteger o país instalando um escudo antimíssil. A organização responsável pelos ataques foi a Al Qaeda (organização islâmica radical), liderada pelo milionário saudita Osama Bin Laden. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou na ocasião que os terroristas seriam encontrados e entregues à justiça. Declarou também que as nações que apóiam e protegem os terroristas poderiam sofrer represálias. Apoiados pela maior parte da comunidade internacional, os Estados Unidos iniciaram em 7 de outubro os bombardeios ao Afeganistão, país que abrigava Osama Bin Laden e era governado por uma milícia islâmica radical, o "Talibã".”

Anônimo disse...

AS QUESTÕES 3, 4 E 5 ESTÃO EM SEGUIDA...
Olá professora, essas são minhas respostas! Beijo grande, Yasmin – n°33 – 9°B
Q1:“A guerra iniciou-se no ano de 1980, após a deposição do Xá do Irã (imperador), Saddam Hussein pretendia dominar o país e principalmente estava motivado pelo medo de uma possível revolução islâmica nas cidades de Karbala ou Najaf. (Os motivos foram por interesse político, territorial sobre o oriente médio.) O atual governante do Irã na época era Khomeini, tão violento quanto Saddam, outro principal motivo para Saddam temer uma revolução, o Iraque se viu em vantagem caso escolhesse começar uma guerra, pois tinha uma vantagem militar bem considerável.O Iraque pode contar com a ajuda de países como: Brasil, União Soviética, França, Alemanha, Egito, Líbia, EUA, China e outros, ao contrário do Irã que não recebeu quase nenhuma ajuda durante a guerra. E embora todos os fatores apontassem a vitória para o Iraque, a guerra que durou 8 anos acabou sem nenhum vencedor e cerca de 400 mil iranianos e 300 mil iraquianos morreram em vão.”
Q2: “Uma das principais fontes de obtenção de água no Oriente Médio são os rios. Duas bacias hidrográficas - a do Jordão e a dos rios Tigre e Eufrades - merecem destaque, não só porque são os maiores em volume, mas também porque suas redes de drenagem abrangem territórios de vários Estados. Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto.”

Anônimo disse...

YASMIN N33 9B

Q3: “Em 1990 aconteceu a Guerra do Golfo Pérsico, que durou de 02/08/1990 até 27/02/1991. Essa guerra envolveu, primeiramente, dois países: Iraque e Kuwait. Depois, outras nações entraram no conflito, dentre elas, é claro, os EUA. Tudo começou quando o presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de superextração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas. A atitude de Saddam mobilizou o mundo e diversas nações, lideradas pelos EUA, se uniram para tentar reverter esse quadro. Os americanos estavam desesperados, pois, com a guerra, o Golfo Pérsico foi fechado e eles perderam seus fornecedores de petróleo: Iraque e Kuwait. Em 28 de agosto, o Iraque faz do Kuwait sua 19ª província e isso aumentou as pressões americanas junto a ONU para que ela autorizasse o uso da força.Saddam Hussein tenta unir a nação árabe em prol da sua causa, mas a tentativa foi em vão. Em 29 de novembro, a ONU autorizou um ataque contra o Iraque e estabeleceu um prazo até 15/01/1991 para que o exército iraquiano se retirasse do Kuwait. Como todas as tentativas de paz fracassaram no dia 17/01/91 um gigantesco ataque aéreo foi iniciado. Em pouco tempo, o Iraque estava destruído.No dia 28 de fevereiro, o presidente americano George Bush (pai) declarou cessar fogo mas o Iraque só o aceitou em abril.Centenas de pessoas morreram, dentre elas civis e militares, milhares de mísseis foram usados e o mundo presenciava, pela primeira vez, uma guerra com a cobertura total da mídia. A TV transmitia, às vezes, ao vivo, bombardeios, mortes e destruições. O Kuwait perdeu quase 10 bilhões de dólares com a queda da produção de petróleo, mas voltou a ser independente. O Iraque sofreu sanções econômicas e os EUA conseguiram despertar o ódio em mais gente. Não podemos esquecer-nos do desastre ambiental que a guerra trouxe. Quando o Iraque se preparava para se retirar do Kuwait, incendiou poços de petróleo e o óleo derramado no Golfo Pérsico destruiu a vida de centenas de animais. Para os americanos, a guerra do golfo nunca terminou, pois o objetivo maior – prender Saddam Hussein – não foi realizado. Os EUA nunca aceitaram a petulância do ditador e estavam só a espera de uma nova chance para pegá-lo. O tempo passou e em 2003, 2 anos após os atentados terroristas ao World Trade Center e já no governo de George W. Bush (filho), o Iraque foi invadido pelo EUA. Desta vez, Saddam foi preso e enforcado em 31/12/2006.”

Anônimo disse...

YASMIN QUESTÃO 4 N33 9B

Q4: “O Curdistão Corresponde as nascentes dos nos Tigre e Eufrates, compreendendo a bacia petrolífera de Kirkuk e Mossul, no Iraque. Abrange terras desde o leste da Turquia, da Síria, o norte do Iraque, o oeste do Irã e a região do Cáucaso (Armênia, Azerbaidjão). O povo curdo é marcado por um fato singular: com 25 milhões de pessoas, é o maior grupo étnico do mundo sem Estado próprio e fragmentado entre vários países. É um povo antigo, ariano, de língua persa. Seus hábitos e cultura foram delineados nas áreas montanhosas entre a Turquia, Iraque, Armênia e Irã. Possui uma rica história, cujo auge ocorreu na Idade Média, com a dinastia de Saladino, que venceu os cruzados e reconquistou a Palestina para os muçulmanos. Após 1918, quando é desmembrado o Império Turco-Otomano, formam-se novos países, como a Turquia, Iraque e Síria, e a etnia curda, minoria, passa a ser reprimida. Desde a década de 1960, o movimento separatista curdo vem crescendo no Iraque. Na década de 80, o Iraque realizou a destruição de cidades e a deportação de nacionalistas curdos, devido à oposição dos mesmos ao governo iraquiano. Na década de 1990, as facções curdas retomaram as lutas internas desencadeadas por rivalidades entre as principais lideranças. A região autônoma curda, ao norte do Iraque, submissa ao bloqueio internacional e ao imposto pelo Iraque, permaneceu desde 1991 sob a ameaça do aumento dos conflitos tribais e a intervenção dos exércitos turco e iraniano. Nessa região, a crise econômica, a fome e a violência se agravaram. Até que, em 1996, o Partido Democrático do Curdistão (KDP) pediu ajuda ao próprio governo do Iraque para se impor ao partido rival, a União Patriótica do Curdistão (PUIÇ)., que recebe apoio do Irã e da Turquia. Assim, tropas iraquianas ocupam a capital do Curdistão iraquiano, Arbil, desrespeitando a zona de exclusão aérea acima do paralelo 36°. Esse fato provocou novamente a intervenção dos EUA no Iraque. Mas o KDP, Partido Democrático do Curdistão, com o apoio do governo do próprio Iraque, conseguiu em poucos dias (setembro/96) dominar as principais cidades curdas. O nacionalismo curdo ganhou importância na década de 1990. Na Turquia, o governo aplicou até 2002 políticas discriminatórias contra os curdos, privando-lhes da s identidade, proibindo tanto seu idioma como alguns dos seus costumes mais característicos. No Irã, os curdos sofrem a perseguição da maioria xiita do país. No Iraque, os curdos alimentam a esperança de verem reconhecido o seu status como país. Essas expectativa foram frustradas e o governo iraquiano implementou uma política de deslocamento da população curda, gerando confrontos armados.”

Anônimo disse...

YASMIN QUESTÃO 5 N33 9B

Q5: “No dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou e vimos uma nação (que sempre transparece arrogância) fragilizada. Neste dia ocorreram uma serie de ataques aos EUA, que resultaram em milhares de mortos e feridos. Quatro aeronaves foram sequestradas por integrantes do grupo islâmico Al-Qaeda, Um dos aviões sofreu uma queda quando passageiros reagiram ao sequestro, à queda ocorreu em campo aberto em Shanksville, Pensilvânia, tendo como vitimas apenas os tripulantes do avião. Em um outro avião os seqüestradores fizeram-no colidir contra o quartel general de defesa dos Estados Unidos da América, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virginia. E o mais chocante foi os dois avião que colidiram com as duas torres do Word Trade Center, em Manhattan New York. O saldo no ataque foi de aproximadamente 3.000 mortos. A primeira colisão se deu as 8:46 da manhã, o vôo 11 da American Airleins se chocou com a torre norte do Word Trade Center. A segunda colisão ocorreu as 9:03:11 da manhã entre o vôo 175 da United Airlines com a torre sul do Word Trade Center. Já às 9:37:46 da manhã o vôo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono. E às 10:03: 11 da manhã ocorreu à queda do vôo 93 da United Airlines, após passageiros se revoltarem com os sequestradores. Nenhum ocupante das aeronaves sequestradas sobreviveu. Logo após as colisões, as torres gêmeas desabaram quase simultaneamente, outras construções também vieram a desabar e outras ficaram bastante danificadas. Atualmente onde antes ficavam as torres gêmeas do Word Trade Center, virou um memorial, e está sendo planejada à construção de um monumento em homenagem as vitimas dos ataques. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, foi intensificada a segurança nos Estados Unidos e em outros países. Mesmo com intensificação da segurança, de 2001 a 2006 já ocorreram outros ataques, mas nenhum com a magnitude do de 11 de setembro.”

Anônimo disse...

oi conceição.. mariana numero 24 9B

questões 1, 2 e 3
Olá professora, essas são minhas respostas! Beijo grande, Yasmin – n°33 – 9°B
Q1:“A guerra iniciou-se no ano de 1980, após a deposição do Xá do Irã (imperador), Saddam Hussein pretendia dominar o país e principalmente estava motivado pelo medo de uma possível revolução islâmica nas cidades de Karbala ou Najaf. (Os motivos foram por interesse político, territorial sobre o oriente médio.) O atual governante do Irã na época era Khomeini, tão violento quanto Saddam, outro principal motivo para Saddam temer uma revolução, o Iraque se viu em vantagem caso escolhesse começar uma guerra, pois tinha uma vantagem militar bem considerável.O Iraque pode contar com a ajuda de países como: Brasil, União Soviética, França, Alemanha, Egito, Líbia, EUA, China e outros, ao contrário do Irã que não recebeu quase nenhuma ajuda durante a guerra. E embora todos os fatores apontassem a vitória para o Iraque, a guerra que durou 8 anos acabou sem nenhum vencedor e cerca de 400 mil iranianos e 300 mil iraquianos morreram em vão.”
Q2: “Uma das principais fontes de obtenção de água no Oriente Médio são os rios. Duas bacias hidrográficas - a do Jordão e a dos rios Tigre e Eufrades - merecem destaque, não só porque são os maiores em volume, mas também porque suas redes de drenagem abrangem territórios de vários Estados. Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto.”
Q3: “Em 1990 aconteceu a Guerra do Golfo Pérsico, que durou de 02/08/1990 até 27/02/1991. Essa guerra envolveu, primeiramente, dois países: Iraque e Kuwait. Depois, outras nações entraram no conflito, dentre elas, é claro, os EUA. Tudo começou quando o presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de superextração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas. A atitude de Saddam mobilizou o mundo e diversas nações, lideradas pelos EUA, se uniram para tentar reverter esse quadro. Os americanos estavam desesperados, pois, com a guerra, o Golfo Pérsico foi fechado e eles perderam seus fornecedores de petróleo: Iraque e Kuwait. Em 28 de agosto, o Iraque faz do Kuwait sua 19ª província e isso aumentou as pressões americanas junto a ONU para que ela autorizasse o uso da força.Saddam Hussein tenta unir a nação árabe em prol da sua causa, mas a tentativa foi em vão. Em 29 de novembro, a ONU autorizou um ataque contra o Iraque e estabeleceu um prazo até 15/01/1991 para que o exército iraquiano se retirasse do Kuwait. Como todas as tentativas de paz fracassaram no dia 17/01/91 um gigantesco ataque aéreo foi iniciado. Em pouco tempo, o Iraque estava destruído.No dia 28 de fevereiro, o presidente americano George Bush (pai) declarou cessar fogo mas o Iraque só o aceitou em abril.Centenas de pessoas morreram, dentre elas civis e militares, milhares de mísseis foram usados e o mundo presenciava, pela primeira vez, uma guerra com a cobertura total da mídia. A TV transmitia, às vezes, ao vivo, bombardeios, mortes e destruições.

Anônimo disse...

mariana n24 9b
questão 4
Q4: “O Curdistão Corresponde as nascentes dos nos Tigre e Eufrates, compreendendo a bacia petrolífera de Kirkuk e Mossul, no Iraque. Abrange terras desde o leste da Turquia, da Síria, o norte do Iraque, o oeste do Irã e a região do Cáucaso (Armênia, Azerbaidjão). O povo curdo é marcado por um fato singular: com 25 milhões de pessoas, é o maior grupo étnico do mundo sem Estado próprio e fragmentado entre vários países. É um povo antigo, ariano, de língua persa. Seus hábitos e cultura foram delineados nas áreas montanhosas entre a Turquia, Iraque, Armênia e Irã. Possui uma rica história, cujo auge ocorreu na Idade Média, com a dinastia de Saladino, que venceu os cruzados e reconquistou a Palestina para os muçulmanos. Após 1918, quando é desmembrado o Império Turco-Otomano, formam-se novos países, como a Turquia, Iraque e Síria, e a etnia curda, minoria, passa a ser reprimida. Desde a década de 1960, o movimento separatista curdo vem crescendo no Iraque. Na década de 80, o Iraque realizou a destruição de cidades e a deportação de nacionalistas curdos, devido à oposição dos mesmos ao governo iraquiano. Na década de 1990, as facções curdas retomaram as lutas internas desencadeadas por rivalidades entre as principais lideranças. A região autônoma curda, ao norte do Iraque, submissa ao bloqueio internacional e ao imposto pelo Iraque, permaneceu desde 1991 sob a ameaça do aumento dos conflitos tribais e a intervenção dos exércitos turco e iraniano. Nessa região, a crise econômica, a fome e a violência se agravaram. Até que, em 1996, o Partido Democrático do Curdistão (KDP) pediu ajuda ao próprio governo do Iraque para se impor ao partido rival, a União Patriótica do Curdistão (PUIÇ)., que recebe apoio do Irã e da Turquia. Assim, tropas iraquianas ocupam a capital do Curdistão iraquiano, Arbil, desrespeitando a zona de exclusão aérea acima do paralelo 36°. Esse fato provocou novamente a intervenção dos EUA no Iraque. Mas o KDP, Partido Democrático do Curdistão, com o apoio do governo do próprio Iraque, conseguiu em poucos dias (setembro/96) dominar as principais cidades curdas. O nacionalismo curdo ganhou importância na década de 1990. Na Turquia, o governo aplicou até 2002 políticas discriminatórias contra os curdos, privando-lhes da s identidade, proibindo tanto seu idioma como alguns dos seus costumes mais característicos. No Irã, os curdos sofrem a perseguição da maioria xiita do país. No Iraque, os curdos alimentam a esperança de verem reconhecido o seu status como país. Essas expectativa foram frustradas e o governo iraquiano implementou uma política de deslocamento da população curda, gerando confrontos armados.”

Anônimo disse...

mariana n24 9b
QUESTÃO 5:
Q5: “No dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou e vimos uma nação (que sempre transparece arrogância) fragilizada. Neste dia ocorreram uma serie de ataques aos EUA, que resultaram em milhares de mortos e feridos. Quatro aeronaves foram sequestradas por integrantes do grupo islâmico Al-Qaeda, Um dos aviões sofreu uma queda quando passageiros reagiram ao sequestro, à queda ocorreu em campo aberto em Shanksville, Pensilvânia, tendo como vitimas apenas os tripulantes do avião. Em um outro avião os seqüestradores fizeram-no colidir contra o quartel general de defesa dos Estados Unidos da América, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virginia. E o mais chocante foi os dois avião que colidiram com as duas torres do Word Trade Center, em Manhattan New York. O saldo no ataque foi de aproximadamente 3.000 mortos. A primeira colisão se deu as 8:46 da manhã, o vôo 11 da American Airleins se chocou com a torre norte do Word Trade Center. A segunda colisão ocorreu as 9:03:11 da manhã entre o vôo 175 da United Airlines com a torre sul do Word Trade Center. Já às 9:37:46 da manhã o vôo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono. E às 10:03: 11 da manhã ocorreu à queda do vôo 93 da United Airlines, após passageiros se revoltarem com os sequestradores. Nenhum ocupante das aeronaves sequestradas sobreviveu. Logo após as colisões, as torres gêmeas desabaram quase simultaneamente, outras construções também vieram a desabar e outras ficaram bastante danificadas. Atualmente onde antes ficavam as torres gêmeas do Word Trade Center, virou um memorial, e está sendo planejada à construção de um monumento em homenagem as vitimas dos ataques. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, foi intensificada a segurança nos Estados Unidos e em outros países. Mesmo com intensificação da segurança, de 2001 a 2006 já ocorreram outros ataques, mas nenhum com a magnitude do de 11 de setembro.”

Anônimo disse...

elisa n8 q3 9b

Q3:Q3: “Em 1990 aconteceu a Guerra do Golfo Pérsico, que durou de 02/08/1990 até 27/02/1991. Essa guerra envolveu, primeiramente, dois países: Iraque e Kuwait. Depois, outras nações entraram no conflito, dentre elas, é claro, os EUA. Tudo começou quando o presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de superextração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas. A atitude de Saddam mobilizou o mundo e diversas nações, lideradas pelos EUA, se uniram para tentar reverter esse quadro. Os americanos estavam desesperados, pois, com a guerra, o Golfo Pérsico foi fechado e eles perderam seus fornecedores de petróleo: Iraque e Kuwait. Em 28 de agosto, o Iraque faz do Kuwait sua 19ª província e isso aumentou as pressões americanas junto a ONU para que ela autorizasse o uso da força.Saddam Hussein tenta unir a nação árabe em prol da sua causa, mas a tentativa foi em vão. Em 29 de novembro, a ONU autorizou um ataque contra o Iraque e estabeleceu um prazo até 15/01/1991 para que o exército iraquiano se retirasse do Kuwait. Como todas as tentativas de paz fracassaram no dia 17/01/91 um gigantesco ataque aéreo foi iniciado. Em pouco tempo, o Iraque estava destruído.No dia 28 de fevereiro, o presidente americano George Bush (pai) declarou cessar fogo mas o Iraque só o aceitou em abril.Centenas de pessoas morreram, dentre elas civis e militares, milhares de mísseis foram usados e o mundo presenciava, pela primeira vez, uma guerra com a cobertura total da mídia. A TV transmitia, às vezes, ao vivo, bombardeios, mortes e destruições. O Kuwait perdeu quase 10 bilhões de dólares com a queda da produção de petróleo, mas voltou a ser independente. O Iraque sofreu sanções econômicas e os EUA conseguiram despertar o ódio em mais gente. Não podemos esquecer-nos do desastre ambiental que a guerra trouxe. Quando o Iraque se preparava para se retirar do Kuwait, incendiou poços de petróleo e o óleo derramado no Golfo Pérsico destruiu a vida de centenas de animais. Para os americanos, a guerra do golfo nunca terminou, pois o objetivo maior – prender Saddam Hussein – não foi realizado. Os EUA nunca aceitaram a petulância do ditador e estavam só a espera de uma nova chance para pegá-lo. O tempo passou e em 2003, 2 anos após os atentados terroristas ao World Trade Center e já no governo de George W. Bush (filho), o Iraque foi invadido pelo EUA. Desta vez, Saddam foi preso e enforcado em 31/12/2006.”

Anônimo disse...

ELISA N8 9B QUESTÃO 4
Q4: “O Curdistão Corresponde as nascentes dos nos Tigre e Eufrates, compreendendo a bacia petrolífera de Kirkuk e Mossul, no Iraque. Abrange terras desde o leste da Turquia, da Síria, o norte do Iraque, o oeste do Irã e a região do Cáucaso (Armênia, Azerbaidjão). O povo curdo é marcado por um fato singular: com 25 milhões de pessoas, é o maior grupo étnico do mundo sem Estado próprio e fragmentado entre vários países. É um povo antigo, ariano, de língua persa. Seus hábitos e cultura foram delineados nas áreas montanhosas entre a Turquia, Iraque, Armênia e Irã. Possui uma rica história, cujo auge ocorreu na Idade Média, com a dinastia de Saladino, que venceu os cruzados e reconquistou a Palestina para os muçulmanos. Após 1918, quando é desmembrado o Império Turco-Otomano, formam-se novos países, como a Turquia, Iraque e Síria, e a etnia curda, minoria, passa a ser reprimida. Desde a década de 1960, o movimento separatista curdo vem crescendo no Iraque. Na década de 80, o Iraque realizou a destruição de cidades e a deportação de nacionalistas curdos, devido à oposição dos mesmos ao governo iraquiano. Na década de 1990, as facções curdas retomaram as lutas internas desencadeadas por rivalidades entre as principais lideranças. A região autônoma curda, ao norte do Iraque, submissa ao bloqueio internacional e ao imposto pelo Iraque, permaneceu desde 1991 sob a ameaça do aumento dos conflitos tribais e a intervenção dos exércitos turco e iraniano. Nessa região, a crise econômica, a fome e a violência se agravaram. Até que, em 1996, o Partido Democrático do Curdistão (KDP) pediu ajuda ao próprio governo do Iraque para se impor ao partido rival, a União Patriótica do Curdistão (PUIÇ)., que recebe apoio do Irã e da Turquia. Assim, tropas iraquianas ocupam a capital do Curdistão iraquiano, Arbil, desrespeitando a zona de exclusão aérea acima do paralelo 36°. Esse fato provocou novamente a intervenção dos EUA no Iraque. Mas o KDP, Partido Democrático do Curdistão, com o apoio do governo do próprio Iraque, conseguiu em poucos dias (setembro/96) dominar as principais cidades curdas. O nacionalismo curdo ganhou importância na década de 1990. Na Turquia, o governo aplicou até 2002 políticas discriminatórias contra os curdos, privando-lhes da s identidade, proibindo tanto seu idioma como alguns dos seus costumes mais característicos. No Irã, os curdos sofrem a perseguição da maioria xiita do país. No Iraque, os curdos alimentam a esperança de verem reconhecido o seu status como país. Essas expectativa foram frustradas e o governo iraquiano implementou uma política de deslocamento da população curda, gerando confrontos armados.”

Anônimo disse...

elisa n8 9b questão 5

Questão 5: “Em 11 de setembro de 2001, o maior atentado terrorista da História destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o edifício do Pentágono, em Washington. Aviões civis seqüestrados foram utilizados para atingir os alvos. Mais de 3000 pessoas morreram nos ataques. Acredita-se que Nova York foi escolhida por causa da repercussão do ataque: as torres do World Trade Center eram um símbolo do poderio americano, reunindo corretoras de valores e empresas nacionais e estrangeiras, e reuniam numa pequena área uma grande concentração de pessoas. Os ataques de 11 de setembro mostraram que a ameaça não está apenas em bombas químicas ou atômicas, mas em ações surpreendentes de terroristas suicidas. O presidente George W. Bush acreditava poder proteger o país instalando um escudo antimíssil. A organização responsável pelos ataques foi a Al Qaeda (organização islâmica radical), liderada pelo milionário saudita Osama Bin Laden. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou na ocasião que os terroristas seriam encontrados e entregues à justiça. Declarou também que as nações que apóiam e protegem os terroristas poderiam sofrer represálias. Apoiados pela maior parte da comunidade internacional, os Estados Unidos iniciaram em 7 de outubro os bombardeios ao Afeganistão, país que abrigava Osama Bin Laden e era governado por uma milícia islâmica radical, o "Talibã".”

Anônimo disse...

1-A guerra iniciou-se no ano de 1980, Saddam Hussein pretendia dominar e no outro lado tinha o governante do irã Khomeini e tambem eu tao violento quanto Saddam Hussein e Saddam tinha vantagem militar bem considerado e ainda tinha a ajuda de outros paises como EUA, Brasil, Alemanha, França e outros e isso durou 8 anos sem nenhum vencedor e nisso so ouve milhares de mortos

2-Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras, e os envolvidos são Síria Iraque e Turquia

3-A guerra começo pois Saddam Hussein pois Kuwait estava prejudicando o comercio do petróleo iraquiano e assim o Iraque pediu uma indenização de milhões de dólares e um território que era do Iraque e o Kuwait não pago a indenização e não devolveu o território e assim invadiu tropas ao Kuwait e tomando poços de petróleo. O Iraque foi derrotado (o cessar fogo foi aceito em abril de 1991) e teve que retirar suas tropas do vizinho Kuwait, além de sofrer com o embargo econômico imposto pela ONU.

4-Não encontrei a resposta dessa questão mais só sei que os curdos vivem espalhados pelo oriente médio e vive mais pela Alemanha e Itália pois estavam sendo perseguidos pelo Irã

5-Foi o maior atentado terrorista da História destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o edifício do Pentágono, em Washington, e mais de 3000 mil pessoas morreram e quem organizou esse ataque foi a Al-Qaeda, e assim os Estados Unidos retrucou bombardeando Afeganistão pais que abrigava Osama Bin Ladem


Victor Hugo Braz nº29 preciso de 7 para passar ;]

Anônimo disse...

Luiz Gustavo - Nº 21 - 9º B


1- Esta guerra ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o oriente médio.
No ano de 1980, o líder do Iraque Saddam Hussein não cumpriu um tratado firmado em 1975, que cedia ao Irã aproximadamente 518 quilômetros quadrados de seu território, e Irã em permuta cessaria a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava pela independência, o que favoreceu o Iraque, foi o país poder contar com o apoio das maiores potencias como EUA, URSS. Isso garantiu ao Iraque uma condição de continuar lutando contra o Irã.

2- Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades.

Países Participantes: Turquia , Síria e Iraque.

3- A Guerra do Golfo foi um conflito que envolveu o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Esta guerra começou no ano de 1990 e se estendeu até o seguinte ano 1991. E teve a participação de alguns países do Oriente Médio e dos Estados Unidos.
Saddan Hussein, presidente do Iraque incriminou o Kuwait de exercer uma política de superextração de petróleo originando uma queda nos preços e danificando a economia iraquiana. Saddan também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.
Em 28 de fevereiro de 1991, o presidente George Bush, propôs ao Iraque um cessar-fogo, que só foi aceito no mês de abril.

4- Curdistão é uma região com cerca de 500.000 km² distribuídos em sua maior parte na Turquia e o restante no Iraque, Irão, Síria, Armênia e Azerbeijão. Seu nome, que vem do persa e significa "terra dos curdos" foi cunhado em 1150 pelo sultão seljúcida Sanjar para designar uma parte do Irã ocidental.
Sob o comando de Öcalan, o PKK inicia em 1984 a luta armada contra o governo turco porque não reconhece a existência da etnia curda e proíbe seu idioma.

5- atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

Anônimo disse...

Nome: Fernanda Numero: 9 série: 9B

1-Pelo que entendi, resumidamente, na primeira vez que o Iraque foi tema de uma reportagem de capa, Saddam havia acabado deinvadir o vizinho Irã. A guerra se estenderia por anos, com resultados desastrosos para toda a região. As cargas poderiam capacitar os iraquianos a conseguir a temida bomba atômica. A VEJA mostrou o documento em que o governo de Israel incluía o Brasil entre o grupo de países que poderiam fornecer urânio ou equipamentos de enriquecimento da substância para o Iraque, o objetivo de tudo era dobrar o ditador e forçá-lo a retirar suas tropas do país invadido

2-Pelo que entendi, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia. Desde entao, a grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria. que dependente 90% das águas do Eufrades, como também o Iraque, localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades.

3- Os tiranos foram acusados de fabricas armas que poderiam ser entregues a terroristas que estariam disposto para invadir os americanos. A guerra se inicia em 2003. Assim como em 1991, o bombardeio americano contra Bagdá é transmitido ao vivo pela TV - e com uma violência ainda maior do que na primeira Guerra do Golfo.

4- Porque a medida que o confronto entre Turquia e Síria se amplia, Ancara se prapara nao apenas para uma possível guerra contra o presidente sírio, Bashar Assad, mas também contra os sepataristas curdos.

5- O nome de Saddam Hussein voltou a entrar na lista dos alvos dos americanos quando quatro avioes foram sequestrados em 11 de setembro de 2001. E entao, era hora de eliminar os inimigos espalhados pelo mundo antes que eles ajudassem o terror a atacar os EUA. O 11 de setembro de 2001 mostrou que os americanos eram vulneráveis. Seria preciso se antecipar às possíveis ameaças.

Anônimo disse...

ESCREVA SOBRE A GUERRA IRÃ X IRAQUE ;
Desde 1980, o Iraque se envolveu em três guerras num intervalo de apenas um quarto de século. Bombas endereçadas por três nações diferentes (Irã, Israel e Estados Unidos) atingiram seu território. Os motivos de cada conflito variavam, mas o personagem central era sempre o mesmo: Saddam Hussein.

2- EXPLIQUE SOBRE O PROJETO DE ANATÓLIA, COLOCANDO OS PAÍSES ENVOLVIDOS:
Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. Isso vai ter o abastecimento da Síria e do Iraque

ESCREVA SOBRE A GUERRA DO GOLFO:
A Guerra do Golfo foi um conflito militar iniciado a 2 de agosto de 1990 na região do Golfo Pérsico, com a invasão doKuwait por tropas do Iraque. Esta guerra envolveu uma coalização de forças de países ocidentais liderados pelos Estados Unidos da América e Grã-Bretanha e países do Médio Oriente, como a Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque.

4- POR QUE OS CURDOS NÃO CONSEGUEM A APROVAÇÃO DE UM PAÍS CHAMADO
CURDISTÃO ? ??

5- ESCREVA SOBRE OS ATENTADOS EM 2001 , NOS ESTADOS UNIDOS :
Foi um atentado onde quatro aviões foram seqüestrados no dia 11 de setembro de 2001. O maior atentado terrorista da história convenceu George W. Bush, filho do presidente que comandou a primeira invasão ao Iraque, de que era hora de eliminar os inimigos espalhados pelo mundo antes que eles ajudassem o terror a atacar os EUA. O 11 de setembro de 2001 mostrou que os americanos eram vulneráveis. Seria preciso se antecipar às possíveis ameaças.


VCITOR HUGO GRAF N30 9B

Laryssa Cabral disse...

Conceição:

1 - É historicamente conhecido como Guerra Irã-Iraque o conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque. O conflito inicia-se a 17 de setembro de 1980, quando Saddam Hussein utiliza uma antiga disputa de fronteiras com o pretexto de invadir o país vizinho. Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã, pois temia-se que a recém-proclamada revolução, que derrubou o governo pró-ocidente do Xá Reza Pahlevi viesse a contaminar o regime instalado no Iraque, também pró-ocidente.Inicialmente, o conflito pendeu para o lado iraniano, reforçado com as armas vendidas pelos Estados Unidos naquilo que ficou conhecido como o escândalo Irã-Contras. Logo, porém, a superioridade e a experiência das forças iraquianas pesou para o lado destes, pois muitos dos oficiais iranianos com prática acabaram perseguidos pelo novo regime dos aiatolás. O conflito terminaria a 20 de agosto de 1988, resultando em um considerável enfraquecimento do regime iraniano, que apesar disso, conseguiu manter intacta sua revolução. Aparentemente, Saddam Hussein obteve o que queria, ou seja, inibir a influência iraniana na região, além de obter um predomínio militar, acumulando grande número de tanques, artilharia, aviões de combate e militares altamente treinados.Realmente, tudo parece apontar para esse cenário, porque, um ano após terminado o conflito, o Iraque pareceu querer “experimentar” seu poderio militar adquirido, aplicando-o ao pequeno vizinho mais ao sul, o Kuwait. Enfim, o Iraque saiu com maiores vantagens político-militares do conflito, mas não houve uma vitória decisiva, que aniquilasse o inimigo.

2 – Uma das principais fontes de obtenção de água no Oriente Médio são os rios. Duas bacias hidrográficas - a do Jordão e a dos rios Tigre e Eufrades - merecem destaque, não só porque são os maiores em volume, mas também porque suas redes de drenagem abrangem territórios de vários Estados. Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto. Países envolvidos: Turquia, Síria, Iraque.

VOU MANDAR O RESTO DAS QUESTÕES EM OUTRA POSTAGEM
Laryssa - 9ºB - 18 - Preciso de 2 pontos no boletim

Laryssa Cabral disse...

3 – Causas: Um dos motivos da invasão alegado pelo presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo. Com isso, o Iraque estaria perdendo mercado consumidor e precisando baixar o preço de seu petróleo no mercado internacional. Para diminuir os prejuízos, o Iraque pediu uma indenização milionária ao governo do Kuwait. O governo do Kuwait não aceitou a reivindicação de indenização e não efetuou o pagamento.Havia também outro problema envolvendo os dos países do Oriente Médio. O Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia ao Kuwait, mas que o governo iraquiano afirmava que fez parte do Iraque no passado.Como o Kuwait não pagou a indenização pretendida pelo Iraque e não entregou o território, o governo iraquiano enviou tropas que ocuparam o Kuwait, tomando os poços de petróleo. Guerra: A ONU (Organização das Nações Unidas) condenou a invasão e emitiu um documento exigindo a retirada imediata das tropas iraquianas do Kuwait. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos deslocaram tropas e aviões para a Arábia Saudita, preparando-se para uma ação militar. Como o Iraque não retirou seu exército do Kuwait, a ONU autorizou a invasão militar do Iraque por um grupo de países (Inglaterra, França, Egito, Síria, Arábia Saudita), liderados pelos Estados Unidos. O ataque ao Iraque teve inicio em janeiro de 1991 e durou um mês e meio. O Iraque foi derrotado (o cessar fogo foi aceito em abril de 1991) e teve que retirar suas tropas do vizinho Kuwait, além de sofrer com o embargo econômico imposto pela ONU. Milhares de soldados e civis morreram ou ficaram mutilados nesta guerra e os prejuízos econômicos também foram gigantescos. Porém, Saddam Hussein continuou no poder do Iraque e reorganizou, com o passar dos anos, a economia e o exército iraquiano.

4 - ?

5 - Atentados a Torres Gemeas nos EUA. Os atentandos de 11 de setembro foram uma série de ataques contra alvos civis nos Estados Unidos em 11 de Setembro de 2001. Na manha deste dia, quatro aviões comerciais foram desviados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, American Airlines Flight 77, foi reportado pela autoridades norte-americanas como tendo sido intencionalmente derrubado contra o o Pentágono pelos sequestradores, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, United Airlines Flight 93, foram vistos espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos sequestradores e que durante este assalto o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 2973 pessoas e o desaparecimento de 24 pessoas. Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano.

CONCEIÇÃO,SÃO O RESTO DAS QUESTÕES
LARYSSA - 9ºB - 18

Anônimo disse...

Nome:Luís H S
Número:19
Série:9B

1-O conflito inicia-se a 17 de setembro de 1980, quando Saddam Hussein utiliza uma antiga disputa de fronteiras com o pretexto de invadir o país vizinho.O conflito terminaria a 20 de agosto de 1988, resultando em um considerável enfraquecimento do regime iraniano, que apesar disso, conseguiu manter intacta sua revolução. Aparentemente, Saddam Hussein obteve o que queria, ou seja, inibir a influência iraniana na região, além de obter um predomínio militar, acumulando grande número de tanques, artilharia, aviões de combate e militares altamente treinados.

2-a Turquia está a usar aproximadamente 10% do território e da população total da Turquia.
GAP, é um projeto integrado de 22 barragens e 19 centrais hidroelétricas e instalações de irrigação previsto para construir em cima dos rios Fırat (Euphrates) e Dicle (Tigris) inclua infraestrutura urbana, rural, agricultural e também inclua os setores industrial, educacional, de transporte e saúde, alojamento, turismo e outros setores.Iraque,Irã,Turquia,Arabia Saudita e Síria.



3-Foi um conflito que teve início em agosto de 1990, entre o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Mas que também envolveu os Estados Unidos e alguns países do Oriente Médio.O objetivo do Iraque era de anexar seu vizinho Kuwait ao seu território como uma província, de forma a controlar o petróleo kuwaitiano. Com isso em 1990, começaram os ataques da imprensa de Bagdá contra o pequeno país.No dia 28 de fevereiro, o presidente americano George Bush (pai) declarou cessar fogo mas o Iraque só o aceitou em abril.Centenas de pessoas morreram, dentre elas civis e militares, milhares de mísseis foram usados e o mundo presenciava, pela primeira vez, uma guerra com a cobertura total da mídia. A TV transmitia, às vezes , ao vivo, bombardeios, mortes e destruições



4- aspiração do povo curdo em obter sua independência política e territorial. No ano de 1991, os curdos tentaram buscar sua independência em relação ao Iraque, mas foram agressivamente impedidos pelas forças iraquianas que promoveram um verdadeiro massacre, milhares de curdos foram mortos, além disso, aproximadamente 500 mil se refugiaram para as montanhas existentes na região. Isso terminou somente com a intervenção da ONU, que criou uma barreira de proteção em favor desse povo.

PS:Olha conceição essa foi a questão que mais me complicou,e isso foi oque eu achei,que tinha bastante influencia.




5-elativamente esquecido nesse período, Saddam Hussein continuou submetendo seu povo à repressão e à pobreza, apesar da abundância de petróleo. Seu nome voltou a entrar na lista de alvos dos americanos quando quatro aviões foram sequestrados no dia 11 de setembro de 2001. O maior atentado terrorista da história convenceu George W. Bush, filho do presidente que comandou a primeira invasão ao Iraque, de que era hora de eliminar os inimigos espalhados pelo mundo antes que eles ajudassem o terror a atacar os EUA. O 11 de setembro de 2001 mostrou que os americanos eram vulneráveis. Seria preciso se antecipar às possíveis ameaças.

Anônimo disse...

1- Esse conflito durou 8 anos, entre 1980 e 1988. Envolveu duas nações do Oriente Médio Irã e Iraque, tendo como vencedor o Iraque. A guerra teve inicio em 17 de setembro de 1980, quando o ditador iraquiano Saddam Hussein, invadiu o país vizinho, e terminou em 20 de agosto de 1988. Acredita-se que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas ficaram feridas durante o conflito.
2- Em 1980, a Turquia desenvolveu o projeto da grande Anatólia, tendo como objetivo mudar totalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas e com a irrigação de aproximadamente 2 milhões de hectares de terra. Mas, a retenção de água da Turquia prejudica a Síria (que dependente 90% das águas do Eufrates) e o Iraque.
3- A Guerra do Golfo foi um conflito que começou em agosto de 1990, entre o Iraque e Kuwait, na região do Golfo Pérsico. Envolveu os Estados Unidos e outros países do Oriente Médio. O Iraque tinha como objetivo anexar o Kuwait ao seu território como província, podendo controlar o petróleo do Kuwait. Em 1990, a imprensa de Bagdá começou a atacar o Kuwait. O Iraque perdeu a guerra, mas, não perdeu nenhum território, nem foi tirado Saddam Hussein do poder.
4- O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. O povo curdo aspira conquistar independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia. No Iraque, os curdos estão estabelecidos em uma região rica em petróleo, por isso, na década de 80, o ditador Saddam Hussein usou armas químicas para matar 5.000 curdos. Acredito que eles não conseguem dar esse nome, pois assim seriam independentes e países como Irã, Iraque, Síria e Turquia perderiam a grande quantidade petróleo que existe nessa região.
5- No dia 11 de setembro de 2001 aconteceram os atentados terroristas contra os Estados Unidos. Cerca de 3 000 pessoas morreram. Foram ataques suicidas, comandados pelo Al-Qaeda. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia.

Carolina Rocha - 06 - 9B

Anônimo disse...

Vera - 9B - 28

1)Esta guerra ocorreu entre os anos de 1980 e 1990, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o oriente médio. Saddam Hussein invadiu três ilhas do Irã no estreito de Ormuz, e no dia 22 de Setembro do ano de 1980, ocupou a zona ocidental do Irã, para tentar reconquistar o seu território através de acordo. O que na verdade o Iraque queria era causar instabilidade no governo islâmico iraniano de Teerã e juntar territórios ricos em petróleo. Nesta guerra não houve vencedores, ambos os países só tiveram perdas. A economia dos dois países foi desestruturada, não houve mudanças nos domínios territoriais políticos, e muitas vidas foram perdidas no conflito.

2)Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto.No inicio dos anos 90 a Turquia começou a encher represas de Atatuk . Essa represa foi construída no rio Eufrates que é responsável pelo abastecimento da Síria e do Iraque. Este projeto aumenta a dependência desses países,também trouxe descontentamento á demais países pois o custo social e ambiental é elevado e já foram investidos bilhões de dólares em barragens. http://wikigeo.pbworks.com/w/page/36436208/Projeto%20da%20Grande%20Anat%C3%B3lia

3)A Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em 1990.Um dos motivos da invasão alegado pelo presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo. Para diminuir os prejuízos, o Iraque pediu uma indenização milionária ao governo do Kuwait. O governo do Kuwait não aceitou a reivindicação de indenização e não efetuou o pagamento.Havia também outro problema,Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia ao Kuwait, mas que o governo iraquiano afirmava que fez parte do Iraque no passado.O Kuwait não pagou a indenização sendo assim o governo iraquiano enviou tropas ao Kuwait...os EUA de George Bush forjaram uma aliança de 28 países para pressionar Saddam a sair do Kuwait.

4)O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia. A luta desse povo parece estar longe de obter uma solução satisfatória, tendo em vista que nenhum país quer abrir mão de parte de seus respectivos territórios para ser repassada a essa nação que vive subordinada.

5)O maior atentado terrorista da história convenceu George W. Bush, filho do presidente que comandou a primeira invasão ao Iraque, de que era hora de eliminar os inimigos espalhados pelo mundo antes que eles ajudassem o terror a atacar os EUA. O 11 de setembro de 2001 mostrou que os americanos eram vulneráveis. Seria preciso se antecipar às possíveis ameaças.
Depois que o Talibã foi derrotado no Afeganistão, ainda em 2001, todas as atenções se voltaram para o vilão da hora: mais uma vez, Saddam Hussein.

Anônimo disse...

João Guilherme, Número 16, 9º ano B.
1- Foi o conflito que durou cerca de oito anos, durou de 1980 até 1988, envolvendo essas duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque. Este conflito iniciou dia 17 de setembro de 1980, quando Saddam Hussein utiliza uma antiga disputa de fronteiras com o pretexto de invadir o país vizinho com o objetivo de enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã, pois temia que a recém-proclamada revolução que derrubou o outro governo.
O conflito terminaria dia 20 de agosto de 1988, resultando em um enfraquecimento do regime iraniano, que apesar disso, conseguiu manter intacta sua revolução. Aparentemente Hussein obteve o que queria, inibir a influencia iraniana na região, além de obter um predomínio militar.
2- O projeto é do projetos mais importantes do mundo e o mais importante da Turquia, pois envolve 10% do território e da população total de lá. É um projeto integrado de 22 barragens e 19 centrais hidrelétricas e instalações de irrigação, previsto para obstruir em cima dos rios Firat e Dicle, inclue a infraeatutura urbana, rural agricultural, incluindo também os setores, industrial, educacional, de transporte e de saúde, alojamento, turismo e outros setores.
3- Foi o conflito que teve início em agosto de 1990, entre Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Mas que também envolveu os Estados Unidos e alguns países do Oriente Médio. O objetivo do Iraque era anexar seu vizinho Kuwait ao seu território como uma província, de forma a controlar o petróleo kuwaitiano. Com isso em 1990 começaram os ataques da imprensa de Bagdá contra o pequeno país.
4-Os curdos são um grupo étnico que se considera como sendo nativo de uma região frequentemente referida como Curdistão, que inclui partes adjacentes de Irã, Iraque, Síria , Turquia , Armênia e Georgia. Comunidades curdas também podem ser encontradas no Líbano, Armênia, Azerbaijão (Kalbajar e Lachin, a oeste de Nagorno-Karabakh) e, em décadas recentes, em alguns países europeus e nos Estados Unidos. Etnicamente aparentados com outros povos iranianos, eles falam curdo, uma língua indo-européia do ramo iraniano. Todavia, as origens étnicas curdas são incertas.
5- Em 11 de setembro de 2001, o maior atentado terrorista da História destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o edifício do Pentágono, em Washington.
Aviões civis seqüestrados foram utilizados para atingir os alvos. Mais de 3000 pessoas morreram nos ataques. "Os ataques de 11 de setembro mostraram que a ameaça não está apenas em bombas químicas ou atômicas, mas em ações surpreendentes de terroristas suicidas. O presidente George W. Bush acreditava poder proteger o país instalando um escudo antimíssil."