domingo, 8 de março de 2015

EXERCÍCIOS SOBRE FUSOS HORÁRIOS.SEGUNDOS ANOS

EXERCÍCIOS SOBRE HORA LEGAL COM LONGITUDE

01. Um avião Concorde decola de Paris (48º50'N, 2º20'E Gr) quando os relógios locais marcam 12 horas. Voa diretamente para o Rio de Janeiro (22º54'S, 43º12'W Gr), em sentido contrário ao da rotação da Terra, onde pousa após 4 horas de vôo. Qual é a hora local na capital carioca no momento da aterrissagem desse avião?

(A) 8 horas.               (B) 11 horas.                  (C) 13 horas.                     (D) 14 horas.                    (E) 17 horas.

02. Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha/PE), com destino à cidade de Manaus/AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1º fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3º fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.
Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário de chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.

(A) 15h e 17h.        (B) 19h e 21h.         (C) 21h e 19h.            (D) 21h e 22h.             (E) 21h e 23h

03. Três internautas (A, B e C) navegam pela rede mundial e visitam a pagina da BBC de Londres. No momento em que eles acessam a referida pagina, são 15hs (hora local) em Londres (0°Gr). Sabe-se que o internauta A mora numa cidade a 105°L de Gr, o internauta B, a 30°O de A, e o internauta C, a 45°O de Gr.
Com base nessas informações, é correto afirmar que as cidades dos internautas A, B e C, no momento em que eles acessam a referida pagina, têm, como hora local, respectivamente,

(A) 20h, 18h e 12h.          (B) 20h, 22h e 18h.         (C) 22h, 17h e 12h.          (D) 22h, 20h e 12h.        (E) 22h, 20h e 18h.

04. Uma embarcação situada no oceano Atlântico está a 30° Oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao porto do Rio de Janeiro, a embarcação deverá seguir a direção 12° Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual.
Considerando que eram 14h em Greenwich quando a embarcação estava naquele meridiano e que, para chegar ao porto, ela levará 8 horas, pode-se dizer que a embarcação chegará ao Rio de Janeiro, pelo horário local, às

(A) 8h.              (B) 14h.              (C) 19h.                (D) 20h.                 (E) 22h.

05. De acordo com os dados apresentados no texto abaixo “O Grande Prêmio do Brasil”, assinala a alternativa CORRETA:
O Grande Prêmio do Brasil, disputado na cidade de São Paulo, no dia 2 de novembro, domingo, encerrou com a vitória de Felipe Massa e quase conferiu o título de Campeão do Mundo ao piloto brasileiro. A corrida, iniciada às 15 horas, horário brasileiro de verão, foi transmitida para todo o mundo. Por volta das 16h40min, Astronildo, conhecido assador de churrasco de famosa churrascaria e amante do esporte, telefonou, de sua casa, em Porto Alegre (latitude de aproximadamente 300S e longitude de cerca de 510 w), para seu irmão Gumercindo, também assador, que se encontrava próximo de Tóquio, no Japão (latitude = 360N; longitude = 1400E). Ao atender o telefone, Gumercindo parecia preocupado, mas Astrogildo logo desfez a preocupação do irmão, pois estava vibrando com os momentos finais da prova, motivo que levou a fazer a ligação pedindo a aquele que ligasse a televisão. Gumercindo xingou seu irmão já que:

(A) Estava trabalhando, pois eram 3h40min da tarde, de segunda-feira, horário legal.
(B) Era seu horário de almoço, isto é, 12h40min de segunda-feira, horário local, seu patrão era muito rígido com isto. 
(C) Estava no trânsito, próximo de uma batida policial, exatamente às 15h de sábado, horário oficial.
(D) Ele havia acordado, pois eram 3h40min da manhã de segunda-feira, horário legal.
(E) Estava dormindo profundamente, pois eram 4h40min da manhã de domingo, horário oficial.

06. A Copa do Mundo de 2002 mudou a rotina dos brasileiros em virtude da diferença de fuso horário entre o Brasil e os países que a sediaram, a Coréia do Sul e o Japão. O jogo entre Brasil e Inglaterra foi realizado na Coréia do Sul no dia 21 de junho, às 15h30mi, horário local. Então, a transmissão direta do jogo no Brasil ocorreu

a) no dia 21 de junho, às 3h30min.
b) no dia 21 de junho, às 15h30min.
c) no dia 20 de junho, às 3h30min.
d) no dia 22 de junho, às 3h30min.
e) no dia 22 de junho, às 21h30min.

07. Observe a figura abaixo. No dia 10 de janeiro, às 8h, um navio cargueiro, em sua rota, cruza a Linha Internacional da Data no sentido Oeste (Gr).
  Após ter cruzado a referida linha, que dia e hora local são registrados no navio?

(A) 9 de janeiro, 7h.
(B) 9 de janeiro, 8h.
(C) 10 de janeiro, 9h.
(D) 10 de janeiro, 10h.
(E) 11 de janeiro, 8h.

08. Observe a figura abaixo, que apresenta os quatro fusos horários brasileiros.
  Assinale a alternativa que cita duas capitais brasileiras situadas no mesmo fuso horário.


(A) Belém e Manaus.
(B) Campo Grande e Goiânia.
(C) Boa Vista e Cuiabá.
(D) Porto Velho e Rio Branco.
(E) Belo Horizonte e Manaus.

09. Um avião parte de São Paulo às 23 horas, horário local, com destino a Madri, e chega ao seu destino às 13 horas do dia seguinte, também horário local. Como o tempo de viagem é de 10 horas e no local de chegada vigora o “horário de verão”, que adianta o relógio em uma hora, o avião, no seu retorno, partindo às 12 horas de Madri (horário local), chegará a São Paulo (horário local) às:

(A) 17 horas.           (B) 18 horas.            (C) 19 horas.              (D) 20 horas.              (E) 22 horas.

10. As Olimpíadas na China levaram os brasileiros a se deparar com a questão do fuso horário. A China, situada na porção oriental do planeta, apresenta uma diferença de fuso horário de 11 horas em relação a nosso país. Assim, um evento que ocorreu às 15 horas em uma cidade na China (horário local) pode ser visto, em transmissão simultânea, em uma cidade no Brasil (horário de Brasília) às

(A) 4 horas do dia anterior.                 (B) 4 horas do mesmo dia.               (C) 14 horas do mesmo dia.
(D) 2 horas do dia seguinte.               (E) 16 horas do dia seguinte.

11- (MACK) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades,A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em B foi:

(A) 18h30min da quarta-feira.                 
 (B) 19h30min da quarta-feira.                        
 (C) 23h30min da quarta-feira.
(D) 0h30min da quinta-feira.                    
(E) 2h30min da quinta-feira.

12- (MACK) Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):

(A) 3h do dia 11 de janeiro.                             
(B) 5h do dia 11 de janeiro.                      
(C) 3h do dia 10 de janeiro. 
(D) 4h do dia 10 de janeiro.                            
(E) 4h do dia 11 de janeiro.

13- (UEL) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

(A) 22 h do sábado.                         (B) 23 h do sábado.                      (C) 01 h do domingo.          
(D) 10 h do domingo.                       (E) 12 h do domingo.

14- (UFCE) Sobre o sistema de fusos horários, é verdadeiro afirmar que eles são 24, cada um deles:

(A) equivalendo a 15° de longitude.           
(B) equivalendo a 10° de longitude.      
 (C) correspondendo a 10° de latitude.
(D) correspondendo a 15° de latitude.      
 (E) estabelecido segundo a linha do Equador

15- (UFJF) "Enquanto os paulistanos estão tomando café da manhã (9 horas), os franceses almoçam (1 da tarde), os indianos tomam o chá da tarde (5 horas), os tailandeses jantam (7 da noite) e os australianos de Sidney se preparam para dormir (10 da noite)". Marcelo Duarte Marque a alternativa INCORRETA:

(A) somente os lugares localizados sobre um mesmo meridiano têm a mesma hora solar; 
(B) a Terra está dividida em 24 faixas longitudinais que equivalem a quinze graus (15° ) cada. Essas faixas constituem os fusos horários;
(C) como a Terra gira de leste para oeste, o Sol "nasce" primeiro nos lugares a oeste em relação aos lugares a leste;
(D) fuso e meridiano não são a mesma coisa: meridiano é uma linha; fuso é uma faixa. Cada fuso contém 15 meridianos com 1° de afastamento um do outro.

16- (UFJF) ‘O objetivo do horário de verão é reduzir os riscos de blecautes, embora a economia no consumo de energia apareça como um benefício adicional. A redução do risco se dá com o adiamento do horário de pico (entre 18 e 20 horas) na carga - produção e fornecimento de luz para o consumo - do sistema elétrico, por causa do artifício provocado pelo ato de adiantar o relógio em uma hora’. Hoje em dia, 28/9/97 Marque a alternativa INCORRETA:

(A) o sistema elétrico brasileiro é interligado em todo Sudeste, Sul e Centro-Oeste; se acontece uma demanda de carga muito elevada - acima da produção (geração) de energia - a luz cai em cadeia, no chamado "efeito dominó", por todos os Estados.
(B) o horário de verão vem sendo usado de forma ininterrupta desde 1985, coincidindo com a queda de investimentos no setor elétrico;
(C) Estados que adotaram o horário de verão: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, MT, MS, GO, BA, TO e o Distrito Federal;
(D) os Estados que não adotaram o horário de verão, localizam-se próximos à linha do Equador, onde os benefícios seriam menores.
(E) com o horário de verão, os Estados brasileiros passaram a ter a mesma hora local de Brasília, porque as diferenças
dos fusos horários foram anuladas com o adiantamento dos relógios em uma hora.

17- (UFJF) Se viajarmos em direção ao Ocidente, estamos correndo contra o tempo. Saímos tarde e chegamos mais cedo. Por isso, adotou-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Se ela é cruzada de Leste para Oeste, o momento é o dia seguinte. Marque a alternativa que apresenta onde se situa a Linha Internacional de Mudança de Data:

(A) a 90° de Longitude Oeste;          (B) a 180° de Longitude;                 (C) a 90° de Longitude Leste;
(D) a 360° de Longitude;                                  (E) no Meridiano de Greenwich.

18- (UFJF) O horário de verão foi sugerido por Benjamin Franklin, em 1784. Atualmente é adotado por vários países, inclusive o Brasil. Com relação à adoção do horário de verão no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:

(A) Para a maior parte dos estados das regiões Norte e Nordeste a adoção do horário de verão é ineficiente devido à proximidade da linha do equador.
(B) A adoção do horário de verão promove economia no consumo de combustíveis.
(C) O horário de verão proporciona a redistribuição dos horários em que a energia é mais consumida, evitando os blackouts.
(D) Para evitar transtornos à população, ele é fixado somente no período e nas regiões em que o Sol nasce antes das 6h30min.

GABARITO

01 – C 
02 – B 
03 – D 
04 – C 
05 – D 
06 – A 
07 – B 
08 – C 
09 – B 
10 – B 
11 – C     
12 – E   
13 – B 
14 – A 
15 – C 
16 – E 
17 – B 
18 – B

2 comentários:

Unknown disse...

Não entendi a questão 05. o GP foi disputado em SP. Em Porto Alegre não é o mesmo horário.

Emagrecer com Saúde disse...

nao entendi a questao 2 e 5... professora me explique por favor... obrigada!