quarta-feira, 25 de março de 2015

VESTIBULAR : InfoEnem INFORMA

Saiba Como as Notas do Enem São Usadas no Vestibular | infoEnem



Posted: 24 Mar 2015 12:24 PM PDT
Hoje não resta dúvidas que o maior vestibular do Brasil é o Exame Nacional do Ensino Médio. Inúmeras universidades, públicas e privadas, oferecem cada vez mais vagas utilizando as notas do Enem como forma de ingresso em seus cursos.
Apesar de todo o foco e importância que o exame nacional possui, muitos candidatos que prestarão as provas no final do ano não sabem como seu desempenho no Enem será aproveitado pelas centenas de instituições de ensino superior em todo o país.
Para lhe deixar por dentro do assunto, reunimos neste artigo as diferentes formas que o exame pode ser utilizado nos diversos vestibulares, bem como exemplos de universidades em cada situação. Confira:

Sisu – Sistema de Seleção Unificada

O Sisu consiste num ambiente virtual gerenciado pelo Ministério da Educação, que utiliza exclusivamente a última edição do Enem como meio de seleção para as vagas oferecidas pelas universidades públicas participantes. Funciona como uma espécie de leilão, no qual as melhores notas ficam com as vagas. Exemplo: UFRJ e UFMG, entre outras.

Substituindo o Vestibular (Critério único)

A utilização do Enem em substituição ao vestibular também pode ser feita de maneira independente do Sisu. Neste caso, o resultado do exame também consiste no único critério de aprovação, porém a universidade em questão é quem organiza o processo, determinando o cronograma e valor da inscrição, se houver. Ex: UEAP e Unir.

Combinando Sisu com o Vestibular

Algumas universidades públicas utilizam um sistema combinado, em que parte das vagas é preenchida via Sisu, enquanto o restante é ocupado por meio de seu vestibular tradicional ou sistema de avaliação seriada. Ex: UFV.

Combinando Enem com o Vestibular, Sem o Sisu

Algumas instituições trabalham com processo seletivo inteiramente próprio, porém oferecem aos candidatos duas possibilidades de ingresso: vestibular e / ou Enem. É o caso de muitas faculdades particulares, como o Insper (SP).

Como Primeira Fase do Vestibular

Outras faculdades / universidades, por sua vez, aproveitam o despenho dos candidatos no exame nacional como primeira fase de seus respectivos vestibulares. Aplicam posteriormente uma segunda etapa elaborada internamente, que normalmente exige conhecimentos específicos relacionados ao curso em questão. Ex: UFES.

Complementando a Nota do Vestibular

Por fim, algumas universidades aderem ao Enem utilizando sua nota para complementar uma porcentagem reduzida da pontuação final do candidato, como uma espécie de bônus. É o caso de algumas das principais universidades do estado de São Paulo, como Unicamp e Unesp.

Agora que você já conhece as diversas maneiras que o Enem é empregado pelos vestibulares, que tal consultar qual delas a instituição que você deseja ingressar utiliza?


Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Saiba Como as Notas do Enem São Usadas no Vestibular Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Saiba Como as Notas do Enem São Usadas no Vestibular apareceu primeiro em .
Posted: 24 Mar 2015 07:10 AM PDT
Conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC) no início do ano, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), referente ao primeiro processo seletivo de 2015, teriam início nesta terça-feira (24). Entretanto, no mês passado a Setec (secretaria responsável pelo ensino técnico), publicou edital alterando o prazo de inscrições no programa, que agora será entre 5 e 8 de maio.
Por este motivo, estudantes que acessarem o endereço eletrônico do sistema (sisutec.gov.mec.br) na data de hoje serão redirecionados para o site do MEC. Vale esclarecer que muitos candidatos não devem ter ciência desta alteração, uma vez que Assessoria de Imprensa do ministério sequer divulgou uma nota oficial informando a notícia.
Com a mudança promovida pelo MEC, todo o calendário do Sisutec 2015 fica alterado. O resultado com a lista dos aprovados em primeira chamada por exemplo, anteriormente marcado para a data de 1° de Abril, agora ocorrerá em 13 de maio. Os convocados nesta fase terão prazo entre os dias 18 e 20 de maio para confirmar matrícula junto a instituição.
Como de costume, uma segunda chamada também será realizada. Conforme o novo cronograma, a previsão é para 22 de maio, com registro acadêmico dos selecionados no período de 25 a 27 do mesmo mês.


Cronograma Sisutec 2015
EventoData
Inscrições5 a 8 de maio
1ª Chamada13 de maio
Matrícula 1ª Chamada18 a 20 de maio
2ª Chamada22 de maio
Matrícula 2ª Chamada25 a 27 de maio
Inscrições Vagas Ociosas2 a 16 de junho
Início das Aulas17 de junho


Ainda segundo as regras do Sisutec, as inscrições para prováveis vagas remanescentes devem ocorrer no intervalo entre os dias 2 e 16 de junho, devendo ser efetivadas exclusivamente pela internet. O início das aulas ocorrerá no dia 17.
O Sisutec seleciona novos alunos para vagas em instituições públicas e privadas de ensino técnico, fazendo parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As notas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aproveitadas como critério de seleção, no caso da próxima edição o desempenho no Enem 2014 será utilizado.
Para acompanhar o processo seletivo completo do Sisutec 2015, fique atento e continue acompanhado o Portal infoEnem.


Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Inscrições do Sisutec 2015 São Adiadas Para 5 de Maio Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Inscrições do Sisutec 2015 São Adiadas Para 5 de Maio apareceu primeiro em .

Nenhum comentário: