domingo, 31 de maio de 2015

UFSC APROVA ADESÃO AO SISU PARA 30% DAS VAGAS EM 2016.

UFSC Aprova Adesão ao Sisu Para 30% das Vagas em 2016 | infoEnem



UFSC Aprova Adesão ao Sisu Para 30% das Vagas em 2016
Posted: 30 May 2015 08:30 AM PDT
Após muito estudo, encontros e discussões, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) finalmente aprovou a adesão ao Sistema de Seleção Unificada, para o preenchimento de 30% de suas vagas. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (CUn) na tarde desta sexta-feira (29), em reunião realizada na própria instituição.
A mudança será válida já para a primeira edição do Sisu 2016, que deve ocorrer em janeiro do ano que vem. Portanto, os estudantes que pretendem concorrer a um vaga na UFSC pelo sistema deverão participar do Enem 2015, lembrando que suas inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 5 de junho.
Além disso, a proposta de adesão também prevê o aumento gradual da oferta de vagas pelo sistema do Ministério da Educação, com base em avaliações e balanços anuais. Em outras palavras, a Federal de Santa Catarina deve seguir o mesmo caminho que outras grandes universidades, aumentando o percentual de vagas do Sisu ano após ano, até a extinção de seu vestibular tradicional.
Falando em Vestibular, vale esclarecer que o processo seletivo próprio da UFSC será realizado normalmente para a ocupação dos outros 70% de vagas que serão ofertadas no primeiro semestre de 2016.
Com relação ao sistema de cotas, o pró-reitor de graduação Julian Borba explica que a universidade irá manter o mesmo padrão seguido pela Política de Ações Afirmativas, devendo atingir reserva de 50% das vagas para candidatos da rede pública no próximo ano:
A ideia é que aquilo que foi definido para o Vestibular seja também válido para o Sisu.
Conforme esclarece nota da assessoria de imprensa e comunicação, a UFSC já havia utilizado o Sisu no segundo semestre de 2010, para ocupação de vagas remanescentes, não utilizando mais o sistema desde então. A discussão pelo adoção definitiva do Sisu iniciou em junho do ano passado.

Nenhum comentário: