sábado, 16 de maio de 2015

BACIAS HIDROGRÁFICAS/VESTIBULAR 100% : PROJETO DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ.

PROJETO VESTIBULAR 100%  
GEOGRAFIA
CONCEIÇÃO APARECIDA FONTOLAN 
Tema: Bacias Hidrográficas do Brasil (Blog Agosto 2011 e Maio 2014)
Objetivos: Identificar e caracterizar as principais bacias hidrográficas brasileiras.

01- (UNIOESTE) Leia as informações a seguir relativas às condições que se encontram os mananciais de água no Brasil.

I. O Aquífero Guarani representa um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, estendendo-se por diversos Estados brasileiros, além do Paraguai, Argentina e Uruguai.
II. Apesar de estar entre os países que contam com expressivas fontes de água potável, a expansão dos grandes centros urbanos no Brasil vem acontecendo de forma desorganizada, comprometendo as reservas próximas às áreas metropolitanas.
III. Entre os fenômenos que comprometem os mananciais temos a eutrofização resultada do lançamento do esgoto sem tratamento adequado em rios e lagos. O esgoto rico em matéria orgânica pode provocar a produção em excesso de nutrientes que aceleram o crescimento de algas que impedem a passagem da luz e dificultam a transferência do oxigênio atmosférico ao meio aquático.
IV. Após décadas de investimentos públicos, a Região Metropolitana de São Paulo serve como modelo ao país no que se refere à recuperação bem sucedida de seus mananciais, como é o caso da Represa de Guarapiranga e do Rio Tietê. Assinale a alternativa que contem as informações corretas.

(A) I, II e III.                
(B) II e IV.               
(C) Apenas a II.                  
(D) Apenas a I.                 
(E) I, II, III e IV.

02-(UFAC) Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:

(A) Em regiões planálticas, os rios brasileiros apresentam um enorme potencial hidrelétrico, bastante explorado no Centro-Sul e nos rios São Francisco e Tocantins.
(B) O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares.
(C) Em vários pontos do país há corredeiras, cascatas e, em algumas áreas, rios subterrâneos, o que favorece o turismo.
(D) A Bacia Amazônica é a maior do planeta, drena cerca de 56 % do território brasileiro e tem suas vertentes delimitadas pelos divisores de água da Cordilheira dos Andes, pelo Planalto das Guianas e Planalto Central.
(E) Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial.

03- (MACK) Considerando o mapa, é correto afirmar que se trata:

(A) das áreas beneficiadas pelo PAC, projeto do governo federal que busca construir diversas pequenas hidrelétricas, a fim de promover a infraestrutura industrial necessária à região.
(B) dos projetos do IBGE para a abertura de poços artesianos, objetivando atender às áreas do Sertão seco.
(C) dos projetos desenvolvidos pela SUDENE desde a década de 1970, visando a irrigar as áreas da Zona da Mata Nordestina.
(D) das sub-regiões Eixo Norte e Eixo Sul, onde há um reordenamento energético, visando à crescente infraestrutura industrial local.
(E) da polêmica Transposição do Rio São Francisco, projeto iniciado em 2007, que prevê a construção de 720 quilômetros de canais, para abastecer as áreas mais castigadas pela seca.

04- (UENP) Sobre as bacias hidrográficas do Brasil analise as assertivas abaixo.

I. A bacia do rio Paraná é a que possui maior potencial hidráulico instalado.
II. O rio Amazonas possui baixo potencial hidráulico, no entanto seus afluentes têm grande potencial hidroenergético a ser instalado.
III. Na bacia do rio Tocantins encontra-se instalada a usina de Tucuruí, a maior hidrelétrica da região Norte do país, construída para atender à principal região produtora de alumínio do país.
IV. Na bacia do rio São Francisco localizam-se algumas das principais usinas hidrelétricas do Brasil, tais como: Três Marias, Sobradinho, Itaparica e Xingó. Estão corretas:

(A) apenas I e II.         
(B) apenas II e III.         
(C) apenas III e IV.         
(D) apenas I e IV.        
(E) todas as assertivas.

05- (UFAL) O Rio São Francisco é um importante recurso natural do Brasil, mas enfrenta, há um certo tempo, alguns preocupantes problemas ambientais. Há uma série de medidas propostas para a revitalização dessa bacia hidrográfica, entre as quais pode ser considerada incorreta a alternativa:

(A) Diminuição das vazões de estiagem no médio São Francisco.
(B) Gestão integrada dos recursos naturais da bacia hidrográfica.
(C) Reflorestamento das margens e nascentes do São Francisco e de suas nascentes.
(D) Proteção à pesca e às comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco.
(E) Programa de saneamento básico e controle de poluição de muitos núcleos urbanos que lançam esgotos diretamente no rio.

06- (ESPM) Em relação à região destacada, está correto afirmar:
 (A) Trata-se de região drenada por rio principal exorreico, com jusante no sentido norte e de grande importância à população ribeirinha.
(B) A transposição projetada em seu principal rio tem como justificativa explorar o potencial hidrelétrico e aumentar a produção energética para o nordeste.
(C) É a única bacia hidrográfica genuinamente brasileira e irriga uma área bastante atingida por estiagens.
(D) No curso desse importante rio brasileiro será construída a segunda maior usina hidrelétrica brasileira e terceira maior do mundo, com previsão de operação para 2014.
(E) As usinas de Paulo Afonso, Sobradinho e Balbina, geram energia para todo o nordeste brasileiro sob a responsabilidade energética da CHESF.

07- (UNESP) A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens. 
(O Estado de S. Paulo, 24.01.2010.)
A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes. 

I. Despejo desordenado do lixo urbano.                        
II. Impermeabilização do solo urbano.
III. Ampliação de áreas verdes.                                    
IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais.
V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.

Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI.

(A) I, IV e V.              
(B) II, III, IV e V.                
(C) I, II, IV e V.                    
(D) II, III e IV.             
(E) I, III e V.

08- (UFAL) Os regimes fluviais sofrem considerável influência das condições climáticas ambientais. Os rios que se deslocam do Brasil Central para o Sul são submetidos a um regime do tipo:

(A) Subequatorial.           
(B) Tropical.              
(C) Subtropical.              
(D) Equatorial.           
(E) Temperado.

09- (ESPM) O Brasil é um dos mais privilegiados países em todo o mundo em relação aos recursos hídricos. Levando-se em consideração a sequência de mapas abaixo, essa condição reflete-se no fato de que: 


 (A) O relevo junto à bacia hidrográfica A é de planície e está distante dos centros industriais, daí seu baixo potencial hidrelétrico.
(B) A ausência de grandes usinas hidrelétricas junto à bacia B, deve-se a baixa atividade econômica daquela região.
(C) A exploração da bauxita justifica a instalação da usina de Tucuruí junto à bacia C.
(D) Apesar de não ser a de maior potencial hidrelétrico, a bacia D é a que apresenta o maior aproveitamento e fornecimento energético do país.
(E) O rio Paraguai que corta a área E faz desta região a de maior aproveitamento hidroviário do país e, em breve, o principal eixo de integração e escoamento da produção do MERCOSUL.

10- (PUC-RIO) Um rio é a corrente líquida da concentração do lençol de água num vale. As sinuosidades descritas por ele, formando, por vezes, amplos semicírculos em zonas de terrenos planos ou em outros cujo vale se acha profundamente escavado são chamadas de:

(A) cursos.          
(B) bordas.                
(C) margens.            
(D) estuários.                
(E) meandros.

11- (UFAM) A vasta rede hidrográfica é um elemento natural muito marcante na paisagem brasileira. As bacias hidrográficas, no mapa com os números 1, 2, 3 são respectivamente:

(A) São Francisco, Araguaia-Tocantins, Paraguai                           
(B) Parnaíba, Paraná, Pantanal
(C) Nordeste, do Norte, Uruguai                                                      
(D) Paraíba do Sul, da Prata, Rio Grande
(E) Sul-Sudeste, Madeira, Platina

12- (UEMG) O REI DOS RIOS - Tudo indica que o Amazonas é o rio mais longo do planeta, e não o rio Nilo. Com base em imagens de satélite e em pesquisa de campo na Cordilheira dos Andes, os cientistas do INPE concluíram que o rio sul-americano é 592 quilômetros maiores do que se supunha. O grupo aplicou os mesmos critérios ao Nilo e descobriu que ele também estava subdimensionado. No seu caso, em 202 quilômetros. A diferença entre ambos passou a ser de 140 quilômetros em favor do Amazonas. 
(Leonardo Coutinho, Revista Veja - 09 /07/ 2008). Observe as ilustrações a seguir, relacionadas a esses rios:
 A respeito da posição geográfica do rio Amazonas e do rio Nilo, mostrada nas ilustrações, assinale a alternativa que traz a afirmação INCORRETA:


(A) Esses rios localizam-se nas áreas centrais do globo terrestre, chamadas de regiões intertropicais.
(B) O rio Amazonas deságua na direção leste do Brasil, com a foz em forma de estuário, na ilha de Marajó.
(C) O grande volume de água dos dois rios está condicionado aos elevados índices pluviométricos, que caracterizam as áreas equatoriais.
(D) O rio Nilo deságua na porção norte da África, com a foz em forma de delta, no mar Mediterrâneo.


13- (UNIFOR) O Governo Federal brasileiro executa, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". Esse projeto objetiva a transposição de parte das águas do Rio São Francisco por meio da construção de dois canais com 700 quilômetros de extensão total, os quais viabilizarão o aumento da oferta de recursos hídricos em áreas semiáridas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

(A) A realidade hídrica, principalmente nos aspectos atinentes à oferta e uso das águas, é tema que, historicamente, não tem integrado o debate sobre o semiárido nordestino.
(B) A transposição das águas do Rio São Francisco não é vista como solução para resolver o problema do abastecimento das cidades e mitigar a sede dos nordestinos.
(C) O São Francisco é um rio inteiramente localizado no Nordeste semiárido, com nascente no estado da Bahia e foz no litoral de Pernambuco.
(D) A escassez de água no Nordeste brasileiro pode ser atribuída a características geoambientais específicas dessa região e, também, de falhas na gestão dos recursos hídricos por parte do poder público.
(E) As chuvas na Região Nordeste são bem distribuídas no tempo, graças a fenômenos climáticos, tais como o El Niño que favorece a ocorrência de frentes frias causadoras de chuvas.

14- (UFBA) O desperdício e o aumento do consumo de água são [...] fatores preocupantes. O acelerado crescimento populacional e as demandas por alimentos e energia têm intensificado o uso dos recursos hídricos. Se o uso indiscriminado da água continuar aumentando, será necessário reduzir o consumo por meio do racionamento, e as disputas pelas fontes de água potável serão intensas, principalmente nas áreas onde há escassez desse recurso, como nas regiões de clima árido ou desértico. Portanto, é cada vez mais importante promover
o uso consciente da água, utilizando-a de forma racional, e adotar medidas como a redução da produção de resíduos e o desenvolvimento de programas de educação ambiental. No Brasil, a ideia equivocada de que a água é um recurso natural abundante, reciclável e sempre disponível é a causa do uso irresponsável. (BIGOTTO; ALBUQUERQUE; VITIELLO, 

  Considerando-se as informações do texto, o gráfico e os conhecimentos sobre a questão da água nas regiões brasileiras, nesse início do século XXI, pode-se afirmar: (Total da somatória ____________)

(01) A Região Nordeste é a segunda em extensão territorial e em contingente demográfico.
(02) A Região Norte e a Nordeste figuram como a de menor e a de maior déficit hídrico, respectivamente.
(04) A Região Centro-Oeste, apesar do desmembramento do Estado de Goiás, continua mantendo limites com a faixa setentrional do Nordeste.
(08) O subsolo brasileiro detém um importante aquífero, denominado Guarani, que se localiza em uma das áreas de menor concentração populacional e de menor consumo de água.
(16) A Região Sul é a mais heterogênea em relação à disponibilidade de recursos hídricos e de superfície, apesar de ser a segunda região mais populosa e povoada do país.
(32) As regiões Sudeste e Nordeste, juntas, detêm mais de 70% da população brasileira, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste registram os mais baixos percentuais em relação a esse aspecto.
(64) O crescimento populacional e os novos padrões gerais de consumo provocam, dentre outros aspectos, a poluição da água e a acidificação de rios e lagos, comprometendo atividades econômicas relacionadas a esses ecossistemas.

15- (MACK) Observe a ilustração.


Com base na observação da figura e no processo de ocupação e de uso do solo da Região Metropolitana de São Paulo, considere I, II, III e IV abaixo.

I. A construção de vias de grande fluxo, em fundo de vale, foi uma decisão acertada do ponto de vista socioambiental, pois viabilizou a circulação em terrenos aplanados, com reduzidos impactos na cidade.
II. A ocupação da várzea do rio Tietê foi acompanhada pela especulação imobiliária, que avançou sobre áreas naturais de transbordamento do rio. Isso agravou o problema das enchentes, por ocasião das chuvas de verão.
III. A construção de avenidas marginais ao longo da várzea do rio Tietê foi feita com grande preocupação socioambiental. Contudo, a falta de cuidados da população, que insiste em depositar lixo nas vias públicas, constitui a causa maior dos problemas com enchentes da cidade de São Paulo.
IV. Somam-se, à ocupação inadequada da várzea do rio Tietê, problemas como o assoreamento, a impermeabilização dos solos e a remoção da vegetação na cidade. Esses fatores, combinados, reduzem a capacidade de absorção das águas pluviais, aumentam a velocidade de escoamento e compromete a capacidade de vazão do rio, o que favorece enchentes na cidade. Estão corretas, apenas,

(A) I e II.                          
(B) II e III.                        
(C) I e III.                        
(D) III e IV.                          
(E) II e IV.

16- (PUC-SP) “O processo de degradação do rio Tietê por poluição industrial e esgoto tem origem no processo de industrialização e de expansão urbana desordenada ocorrida nas décadas de 1940 a 1970. Para piorar, em 1955 o governo interligou a rede de esgotos e os dejetos de toda a indústria passaram a terminar no Tietê [...]. [Hoje] o maior vilão do Tietê no trecho da Grande São Paulo é o esgoto doméstico e o lixo que a população joga nas ruas e no rio. Além disso, a limpeza urbana de São Paulo não é suficiente, o que faz o lixo ir parar no Tietê.”
Projeto Tietê: 20 anos. O Estado de S. Paulo. 22 set. 2011, p. H5.
Sobre a condição de rios em áreas urbanas (e do rio Tietê na cidade de São Paulo), é correto afirmar que 

(A) rios que percorrem grandes cidades acabam inevitavelmente mortos (sem oxigênio), pois a poluição é inerente às práticas urbanas.
(B) quanto maior a dimensão das cidades, maior o teor de elementos poluentes nos rios, pois em áreas urbanas menores os rios e córregos não são poluídos.
(C) pode-se chegar a melhores condições dos rios em áreas urbanas, assim como do Tietê em São Paulo, mas isso depende de várias ações no conjunto da área urbana.
(D) a expansão urbana (ordenada ou desordenada), se excessiva, resulta em rios que passam a compor o sistema de saneamento, em especial, o esgotamento doméstico.
(E) em grandes cidades, como São Paulo, é indispensável que os rios componham o sistema de saneamento e de drenagem, pois sem isso a cidade não funcionaria.

GABARITO
01-A  02 -E  03- E   04 - E   05-A  06 -A 07 -C 08 -B 09-D  10-E   11-A   12-B 13 -D 14 -99 15 -E  16-C
 

Nenhum comentário: