sábado, 16 de maio de 2015

ITAJAÍ : NOVOS CURSOS GRÁTIS DA IFSC.

Novos cursos de graduação gratuitos abrem em Gaspar e Itajaí

Vestibular para as turmas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Engenharia Elétrica ocorre dia 21 de junho

Estão abertas as inscrições para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (superior em tecnologia) e de Engenharia Elétrica (graduação) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para se inscrever é preciso entrar no site ifsc.edu.br e preencher os dados cadastrais. 

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30 e para os de graduação é de R$ 40. Candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa até o dia 12 de maio. Em ambos os cursos as aulas estão marcadas para começar em agosto deste ano. 

Para ingressar nos cursos técnicos é necessário responder uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação, dia 14 de junho. Já o vestibular para os cursos de graduação será dia 21 de junho. A lista dos aprovados sai em 8 de julho. Em caso de dúvida, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800-722-0250. A ligação é gratuita. 

Os dois cursos foram aprovados pelo IFSC na quarta-feira à tarde e com isso 80 novas vagas gratuitas foram criadas. As cadeiras se dividem entre os dois cursos. No de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são 40 vagas para aulas noturnas durante três anos no Campus Gaspar. Já para Engenharia Elétrica as 40 vagas são para o período vespertino. O curso tem duração de cinco anos e as aulas são ministradas no Campus Itajaí. Ao todo, 390 vagas para cursos técnicos e de graduação estão disponíveis na região do Vale do Itajaí. 

Entenda os tipos de curso 
Há três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos integrados o aluno cursa o ensino médio junto com o técnico. Os concomitantes é quando o aluno faz o curso técnico ao mesmo tempo em que faz o ensino médio em outra escola. Já para os cursos subsequentes, é preciso ter o ensino médio completo. 

As graduação se dividem em bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são mais abrangentes e têm a área de atuação maior. As licenciaturas são destinadas à formação de professores, e os superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico. 

> Serviço 
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (superior de tecnologia) Aulas noturnas no Campus Gaspar 
40 vagas disponíveis 
Duração do curso: três anos 

Engenharia Elétrica (graduação) 
Aulas no período da tarde no Campus Itajaí 
40 vagas disponíveis 
Duração do curso: cinco anos
JORNAL DE SANTA CATARINA

    Nenhum comentário: