quarta-feira, 10 de junho de 2015

BRASIL : CARGA TRIBUTÁRIA X QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

                                         


Impostometro na associação comercial de São Paulo na rua boa vista registra 1 trilhão na tarde dessa terça feira (27)
Carga tributária do Brasil em 2013 foi de 35,04% do PIB, muito próxima à de países como Islândia e Alemanha(Fábio Vieira / Fotoarena/VEJA)
O Brasil segue na última colocação de um ranking que mede a qualidade dos serviços públicos em relação ao valor desembolsado por contribuintes em impostos. Segundo o estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) nesta segunda-feira, o país ficou pela quinta vez seguida na "lanterninha" da lista, que considerou os 30 países com a maior carga tributária do mundo.
O ranking leva em consideração a arrecadação de tributos do país em todas as esferas (federal, estadual e municipal) em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), que mede a qualidade de vida e bem-estar da população.
O Brasil ficou na 30ª posição do ranking, atrás de países como Uruguai (11º), Argentina (19º) e Grécia (16º). As três primeiras colocações foram ocupadas por Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos, respectivamente. Na edição anterior do estudo, os três primeiros colocados foram, na ordem, Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul. O destaque desta edição foi o Reino Unido, que passou do 17º no ranking anterior para o 10º lugar.

Nenhum comentário: