quinta-feira, 11 de junho de 2015

SANTA CATARINA : INVERNO COM CHUVA E TEMPERATURAS ACIMA DA MÉDIA.

                          

Inverno com chuva e temperatura acima da média

El Niño em curso terá influência no Sul do Brasil
DATA DE INCLUSÃO: 01/06/2015 09:34
Exatamente no dia 21 de junho, às 13h38, começa o inverno. E a Epagri/Ciram já divulgou a previsão para a estação. De junho a agosto deve haver chuva acima da média e frequente em Santa Catarina. Por conta do El Ninõ, nesses três meses os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano.
A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e dos vórtices. É importante lembrar que, apesar dos estudos científicos apontarem para aumento da chuva no Sul do Brasil em anos de El Niño – o que norteia a previsão do tempo, o acompanhamento diário que é determinante para prever os eventos extremos.
Em junho, julho e agosto também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.
Em relação à temperatura a previsão é de um inverno mais ameno em Santa Catarina, com temperatura acima da média climatológica. Isso não significa que não chegarão ondas de frio ao Estado, mas neste ano devem ser mais escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos. Na incursão de massas de ar de origem polar, típicas da estação, são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e também negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve também podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul. Outra característica do inverno são os nevoeiros nas primeiras horas da manhã.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM)
A TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, continua apresentando anomalia positiva, variando de 0,5ºC a 2,0ºC e valores mais altos no Pacífico Equatorial Leste e Oeste, como mostram as Figuras 1 e 2. O fenômeno persiste nos próximos meses e tem previsão de se intensificar, podendo ser moderado a forte na próxima primavera.
Fonte : Defesa Civil de Itajaí

Nenhum comentário: