quinta-feira, 10 de setembro de 2009

REGIÃO CENTRO - OESTE DO BRASIL.

Atualizado: 28/08/2012
gruta‑do‑lago‑azul‑em‑bonito‑mato‑grosso‑do‑sul.jpg udiviagens.blogspot.com

topicos.estadao- Ave monogâmica, em Bonito, Mato Grosso do Sul

CONHECENDO UM POUCO DA REGIÃO CENTRO-OESTE


A região Centro-Oeste, entre as cinco existentes, é a segunda maior região do país. É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
O Centro-Oeste ocupa uma área 1 606 372 km2, que supera em extensão a soma de todos os territórios da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Noruega, Suíça e Reino Unido.

A região Centro-Oeste abriga cerca de 13 milhões de habitantes (18,9% do território nacional) e uma densidade demográfica de 8,26 hab./km2. A população da região possui origem multicultural, em virtude de a mesma ser composta por pessoas vindas de diversas partes do Brasil.

A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
biologo.com.br

schonereise.com.br O Pantanal do Mato Grosso .



VEGETAÇÃO AMEAÇADA




O Centro-Oeste: abrange ao mesmo tempo parte de duas regiões geoeconômicas, são elas: Amazônia e Centro-Sul. Quanto à localização, essa parte do Brasil é privilegiada, tendo em vista que se limita com todas as outras regiões, além de fazer fronteira com Paraguai e Bolívia.

Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.


A MECANIZAÇÃO NO CAMPO



A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.

A partir desse fato, alguns migrantes compraram e outros tomaram posse de terras dando origem a diversas propriedades rurais de pequeno e médio porte, geralmente com poucas tecnologias, isso significa que era desenvolvida a agropecuária tradicional, mão-de-obra praticada pela família que cultivava produtos da base alimentar como o arroz, milho e feijão.

Algum tempo depois ocorreu o processo de expropriação dos pequenos e médios proprietários, o fato é explicado, pois grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária.

Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.


O ÊXODO RURAL



Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

A região tem uma participação significativa no cenário nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam. Isso tem ocorrido em razão de investimentos em tecnologias, especialmente naquelas propriedades de produção tradicional. Os recursos são aplicados na compra de maquinários, insumos agrícolas, e na utilização de mão-de-obra especializada (técnicos) no desenvolvimento das atividades. Em suma, o que tem ocorrido é um processo de modernização maciça do campo na região.
akatu.org.br-plantação de algodão

veja.abril.com.br - Plantação de soja em Sorriso, Mato Grosso

Na região Centro-Oeste é possível identificar áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas. No Mato Grosso, as culturas que se destacam são: arroz, soja e o milho no norte da capital (Cuiabá); algodão no sul do Estado; e cana-de-açúcar a oeste do mesmo. No Mato Grosso do Sul, nas proximidades de sua capital (Campo Grande), destaca-se a produção da soja e do trigo; no município de Dourados, soja, cana-de-açúcar, milho e arroz; e ao norte do Estado, soja. Já em Goiás, o que se destaca é a produção de algodão, soja, milho e arroz, isso no sudoeste do Estado; no Mato Grosso goiano (centro do Estado) a principal cultura é a cana-de-açúcar.


A PECUÁRIA DO CENTRO OESTE


Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.




ATIVIDADE:
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vagetação:
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:






218 comentários:

1 – 200 de 218   Recentes›   Mais recentes»
Juliana 6A disse...

A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
A populaçao enfrenta varios problemas,pois o governo nao consiguo disponibilizar:a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O lisxo toxico contem;
lanpadas,remedios invalidados,pilhas e ate lixo hospitalar.
Esse lixo pode causar danos a nossa saude por isso precisa de um tratamento especial.
O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal
Em 2007 foi encontadra uma grande reserva de petroleo e gas natural.
O Brasil vai explorar essa riqueza?
A grande polêmica está justamente na tecnologia que será necessária para a extração que por vista será cara pois as maquinas terao que tem grande resistencia.
Ainda não se sabe, por exemplo, o que será preciso para retirar o óleo de camadas tão profundas e muito menos se o país dispõe desses recursos

Juliana6A disse...

PRÉ-SAL
1. O que é a camada do pré-sal e onde ela está situada?
É uma porção do subsolo que se encontra sob uma camada de sal situada alguns quilômetros abaixo do leito do mar. Acredita-se (o que não confirma nada) que a camada do pré-sal, formada há 150 milhões de anos, possui grandes reservatórios de óleo leve (de 28º API – óleo de melhor qualidade e que produz petróleo mais fino). De acordo com os resultados obtidos através de perfurações de poços, as rochas do pré-sal se estendem por 800 quilômetros do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, e chegam a atingir até 200 quilômetros de largura.


2. Qual é o potencial da exploração de pré-sal no Brasil?

Estima-se (pois não há estudo conclusivo) que a camada do pré-sal guarde o equivalente a cerca de 100 bilhões de boe (medida que inclui óleo e gás). O número supera (ria) em mais de cinco vezes as reservas atuais do país, da ordem de 12 a 14 bilhões de boe. Só no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), de acordo com análises de testes de formação, estima-se (sem nenhuma comprovação) que haja entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, isto é, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em 40% a 60%. Soma-se a isso o fato de que a Petrobras é uma das empresas pioneiras no tipo de perfuração exigida para essa extração.

3. Quanto representa esse potencial em nível mundial?
Caso a expectativa seja confirmada (por enquanto é só estimativa, sonhos), o Brasil ficaria entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes. (E se não se confirmar, quem estaria sendo enganado?)


4. Como o Brasil vai explorar essa riqueza?
A grande polêmica está justamente na tecnologia que será necessária para a extração. Ainda não se sabe, por exemplo, o que será preciso para retirar o óleo de camadas tão profundas e muito menos se o país dispõe desses recursos. Tupi, por exemplo, a parte que realmente interessa na área do pré-sal, encontra-se a 300 quilômetros do litoral, a uma profundidade de 7.000 metros e sob 2.000 metros de sal. É de lá e dos blocos contíguos que o governo espera que vá jorrar aproximados 50 bilhões de barris de petróleo. Além disso, não se sabe se a real quantidade de petróleo no pré-sal irá compensar os custos tecnológicos.

5. Quanto deverá custar o projeto?
Devido à falta de informações sobre os campos (ou seja, tudo suposição para enganar o público), ainda é muito cedo (ou seja, vote no PT acreditando nesse sonho e o PT vai te dizer depois de reeleito em 2010 se as informações se confirmaram) para se ter uma estimativa concreta de custos. No entanto, alguns estudos já dão uma idéia do tamanho do desafio. Uma pesquisa elaborada pelo banco USB Pactual, por exemplo, diz que seriam necessários 600 bilhões de dólares (45% do produto interno bruto brasileiro, ou seja, mixaria) para extrair os 50 bilhões de barris estimados para os blocos de exploração de Tupi, Júpiter e Pão de Açúcar (apenas 13% da área do pré-sal). A Petrobras já é mais modesta em suas previsões. Para a companhia, o custo até se aproxima dos 600 bilhões de dólares, mas engloba as seis áreas já licitadas em que é a operadora: Tupi e Iara, Bem-Te-Vi, Carioca e Guará, Parati, Júpiter e Carambá.

6ªA.......Nº09 disse...

Gostei muito das informações sobre a Região Centro Oeste do Brasil : simples e diretas, o que torna fácil a assimilação do conteúdo.Inclusive no primeiro semestre pesquisei sobre o Bioma Cerrado, vegetação predominante desta Região.
Eu li que na Região Centro Oeste tem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que são unidades de conservação brasileira, a beleza natural com cachoeiras de águas límpidas e a riquíssima biodiversidade atrai turistas do mundo todo.
Vale conferir as fotos na internet, é lindo!
Parabéns pelo blog,
beijos da Daniela D.

Sabrina nº28 6ªC disse...

O CENTRO-OESTE do BRASIL começou a chamar atenção dos portugueses no final do século XVII ,quando eles aí descobriram ouro e pedras preciosas.As primeiras vilas e cidades surgiram em função dessas atividades,como,por exemplo,Cuiabá e Goiás Velho.Juntamente com a mineração,desenvolveu-se a criação de gado,usado no transporte e na alimentação.
Com a decadência da exploração dos minérios, a população dessa região reduziu.Suas relações com o resto do Brasil-colônia também diminuíram.

Pedro 6ªA disse...

Vamos falar de modernização...

Apesar de trazer melhorias, a modernização no campo deixa muitas pessoas sem emprego e fazendo elas trocarem o campo pela cidade (êxodo rural).
Para o patrão a compra de uma máquina(colheitadeiras e etc.) é uma tremenda melhoria.
Máquina não precisa de salário, não fica doente, não engrevida(para ficar de liscensa)e muito mais.
Já para o empregado, uma máquina dessas pode resultar em demição (isso não é bom).

sabrina nº28 6ªc disse...

O CENTRO-OESTE do BRASIL começou a chamar a atenção dos portugueses no final do século XVII,quando eles aí descobriram ouro e pedras preciosas.As primeiras vilas e cidades surgiram em função dessas atividades,como,por exemplo,Cuiabá e Goiás Velho.Juntamente com a mineração, desenvolveu-se a criação de gado, usado no transporte e na alimentação.
Apartir dos anos 60, o CENTRO-OESTE ganhou destaque por abrigar BRASÍLIA e por ter se tranformado em ´celeiro´ nacional.A expansão das atividades agropecuárias na região passou por diferentes etapas:Os anos 70, marcados pelo início da adaptação do cerrado á cultura da soja, quando chegaram os pioneiros dessa cultura ao MATO GROSSO DO SUL e foram criadas as primeiras unidades de beneficiamento em GOIÁS.
OS anos 80 , marcados pela grande expansão da soja e do milho.
Os anos 90, quando a produção de grãos e carne se consolidou com a participação de grandes empresas internacionais e nacionais.
BEIJOS CONCEIÇÃO,BOM FINAL DE SEMANA.

Eduarda 6°B n°4 disse...

Gostei muito do texto sobre a região Centro-Oeste, através deste, consegui assimilar melhor o conteúdo e enriquecer meu conhecimento sobre esta região, como por exemplo: A região abriga mais ou menos 13 milhões de habitantes, é uma das regiões que mais cresce no país, graças as agroindústrias instaladas, agropecuária e desenvolvimento industrial.
Mas conceição, tenho uma dúvida, em uma parte do texto, foi falado o seguinte :
"o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros".
A minha dúvida é a seguinte:
Isso ocorreu antigamente ou hoje em dia? isso ainda vem acontecendo com esta região, pois pelo que entendi ela vem se desenvolvendo muito rápido ultimamente, então como isso poderia acontecer com tanta pobreza e precariedade ?
Beijos Eduarda 6°B

Anônimo disse...

Sarah Agatha 6B 28

Oi Ceiça...
Adorei a sua postagem sobre a região Centro-Oeste, nosso livro não fornece completamente as principais imformações que você colocou no blog, ele ira ajudar muito para estudarmos esse novo capítulo, com mais imformações sobre essa região tão importante para o Brasil.
Beijos.

matheus 6C n:23 disse...

eu nao sabia q a regiao centro-oeste era a segunda maior
consigui esclareçer muitas duvidas
axei entereçante esta parte aki:A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.

A partir desse fato, alguns migrantes compraram e outros tomaram posse de Terras dando origem a diversas propriedades rurais de pequeno e médio porte, geralmente com poucas tecnologias, isso significa que era desenvolvida a agropecuária tradicional, mão-de-obra praticada pela família que cultivava produtos da base alimentar como o arroz, milho e feijão.

Isadora 6B 18 disse...

Gostei muito dessa postagem,principalmente da parte da mecanização no campo,que acabou resultando em um grande crescimento das cidades e surgimento de outras,e gostei também da parte do êxodo rural,falando sobre o agronegócio,com certeza aprendi pelo menos um pouco com essa postagem.

Anônimo disse...

Matheus 6A

Adorei os textos pois falam de muitas coisas que nao tem no livro.
Os que eu achei melhores sao os:CONHECENDO UM POUCO DA REGIÃO CENTRO OESTE,e o VEGETAÇÃO AMEAÇADA,porque eles sao mais simples e faceis de entender.

Valeu conceiçeicão.

Anônimo disse...

ARTHUR 6A

Conceição
Suas postagens sobre a região CENTRO-OESTE do BRASIL foram muito boas pois vão com toda certeza ajudar muitas pessoas.
Me identifiquei com o texto: VEGETAÇÃO AMEAÇADA que fala que O Centro-Oeste abrange ao mesmo tempo parte de duas regiões geoeconômicas, são elas: Amazônia e centro-sul. Quanto à localização, essa parte do Brasil é privilegiada, tendo em vista que se limita com todas as outras regiões, além de fazer fronteira com Paraguai e Bolívia.

Mas o mais importante é que o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.

Abraços

Gαbяiєlα Simonє disse...

Gostei muito deste texto sobre a Região Centro-Oeste, enriqueci conhecimentos e concerteza aprendi mais do que já sabia....

Já sabia e reforçou ainda mais:"A região abriga mais ou menos 13 milhões de habitantes, é uma das regiões que mais cresce no país, graças as agroindústrias instaladas, agropecuária e desenvolvimento industrial."

"A região Centro-Oeste, entre as cinco existentes, é a segunda maior região do país. É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal)."

Eu não sabia da parte que o Centro-Oeste abrange ao mesmo tempo duas regiões geoeconômicas são elas:Amazônia e Centro-sul.

A região Centro-oeste sempre se destacou pela pecuária e ainda se destaca....

Conceição aí vão alguns sites que falam sobre a região Centro-Oeste, acho legal você dar uma olhadinha...

http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm


http://www.terrabrasileira.net/folclore/regioes/centro/centro.html


Beijos Gabriela Simone dos Santos 6ªB nº12

Anônimo disse...

Julia nº 15 6ªC

Conçeição, foi muito boa essa postagem, pois com isso aprendi muitas coisas da região Centro Oeste as quais eu não sabia,por exemplo, que essa região é a segunda maior do Brasil. Por eu trabalhar com Brasília o ano passad na sua aula, aprendi algumas coisas de Brasília que eu já comentei na sala, mas acho interessante comentar aqui, para outras pessoas lerem e aprender ou disserem : Aah , eu já sabiia! IJAIODJ
Brasília foi feita num projeto parecendo um avião, para transmitir um "ar" mais moderno, mas hoje em dia, por ter favelas, Brasília já não têm a mesma forma. Brasília é a quarta maior cidade por ter aproximadamente 2.606.885 habitantes.O clima é tropical, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e um pouco frio. Brasília recebe um milhão de visitantes por ano. O turismo é bem grande por ser a capital do país.
Espero ter ajudado alguém! :D
Beeijos

Ana - 6ªA - nº02 disse...

Com apenas 3 estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), o Centro-Oeste é maior que 11 países! A região possui extamente 13.222.854 milhões de habitantes (de acordo com o site uol.notícias).
O êxodo rural fez até surgir novas cidades!
Ótimos textos, tudo bem explicado. A organização dos assuntos é exelente!
Parabéns pelo blog, Conceição!
Beijos,
Ana Carolina

David disse...

David nº3 6ªB
Conceição, achei muito interessante as informações que você postou sobre a região Centro-Oeste do Brasil, até porque o livro não traz informações completas,como por exemplo sobre o êxodo rural. O povoamento da Região Centro-Oeste se caracterizou pela pecuária e a extração do garimpo.Com o tempo, a pecuária se tornou extensiva,e o garimpo extinto em vários lugares, consequência de muitas mudanças na vida dos garimpeiros. Essas mudanças na econômia da região resultou no fato chamado êxodo rural, que é a mudança de pessoas que vivem no campo para as grandes metrópoles.Outro fator importante foi a agricultura mecanizada que empregava poucas pessoas. Sendo assim,as grandes metrópoles (Goiânia, Cuiabá e Campo Grande)ficaram com um número grande de pessoas que vivem nas mesmas,ou seja,a população aumentou, resultando a falta de recursos, que acontece no centro-oeste e em todo o Brasil! Também aparece que o cerrado, pantanal e a vegetação amazônica são predominantes nessa região e que o povoamento se caracterizou a abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste e que, facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.
Muito obrigado Ceiça, ótimas informações!
Bjos David

Ariel 6ª c nº5 disse...

observando o Blog tirei as seguintes conclusões: A região centro-oeste tem como maior economia a pecuária.Dedicada principalmente a criação de gado, búfalos, e cavalos;mas a principal mesmo é a de gado.valeu Conceição consegui adquirir um pouco a mais de conhecimento.

Anônimo disse...

Victor 6ºC nº30 :}

eu nao sabia q a regiao centro-oeste era a segunda maior
consigui esclareçer muitas duvidas
axei entereçante esta parte aki:A região abriga mais ou menos 13 milhões de habitantes,
é uma das regiões que mais cresce no país,
graças as agroindústrias instaladas, agropecuária e desenvolvimento industrial.
Gostei muito das informações sobre a Região Centro Oeste do Brasil
simples e diretas, o que torna fácil a assimilação do conteúdo.

ikk disse...

João Paulo nº:17 6ª D

Conceição, gostei muito de suas postagens, pois muitas coisas que você postou não estão no livro. Suas postagens são curtas e diretas que faz com que as 6ª séries aprendam mais rapidamente.

A região Centro-Oeste ocupa uma grande área de1 606 372 km² ele supera a extensão de muitos países juntos como a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Dinamarca, a Grécia, a Holanda, a Hungria, a Irlanda, a Noruega, a Suíça e o Reino Unido.
A região Centro-Oeste além de ser muito grande também possui uma grande população cerca de 13 milhões de habitantes
Essa região sempre se destacou pela pecuária. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.
A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.
A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.

Muito obrigado Conceição
com essa nova postagem adquiri muitos novos conhecimentos.
Espero que você continue colocando novas postagens.

Otávio, série 6ªD nº28 disse...

Mesmo abrangendo apenas 3 estados mais o distrito federal, a regiao centro oeste a segunda maior regiao bradileire,sua população enfrenta muitas dificuldades:falta de saneamento,escolas, iluminação e muitos outros,o exodo fez com que surgissem novas cidades.Parabéns pelo blog conceição as informaçõe estamos muito completas, também á muito conteudo que não a presente nos livros.
Tchau

izabella 6 D N 15 disse...

Izabella n 15 6D
A região Centro-Oeste é possui três Estados e o Distrito Federal, são eles:Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília.
A populaçao enfrenta varios problemas,pois o governo nao consigue dar tudo a todos
alhuns problemas sao:a falta de saneamento, escolas, energia eletrica, pavimentação, policiamento entre outros.

Anônimo disse...

Júlia de Sá. n 20 6ªsérie D.

Oii Conceição, achei interessante que mesmo contendo apenas 3 estados, mais o distrito federal a região CENTRO OESTE é muito extensa.
As melhorias em releção a agropecuária e o desenvolvimento industrial, faz com que essa região continue crescendo,o que é muito bom, pois faz com que a nossa economia seja ainda melhor.
Infelizmente o CENTRO OESTE brasileiro é uma região que apresenta grande problema pela concentração de terras no Brasil,gerando o desemprego no campo que causou o êxodo rural da região,mas que futuramente fortaleceu o crescimento da populaçao que ocupou centros urbanos e criou novas cidades.
A pecuária principalmente de bovinos, se destaca nessa região tendo grande importancia na economia para o CENTRO OESTE.

Bjus,adorei as imagens!

Beatriz 6ª B n°:01 disse...

adorei o texto sobre a região centro-oeste é muito interessante...me ajudou entender melhor o conteúdo além de que possui informações que não encontramos no livro.Está colocado de uma forma clara e de facil entendimento.O que mais me chamou atenção sobre este contesto foi o quanto esta região cresceu em tão pouco tempo...
beijos Beatriz C. D.

Lucas Herrera / Nº 24 / 6ªD disse...

NOME: Lucas Herrera
SÉRIE: 6ª D
NÚMERO: 24

Professora, Conceição.

Para iniciar, seu blog de informações está muito completo, pelo que eu pude perceber, são textos claros, simples e que explicam muito.
Pelo o quê eu pude concluír lendo suas mensagens de informação sobre o CENTRO-OESTE, Lí que ele é a 2ª maior região do Brasil, e que ela é constituída por três estados e o Distrito Federal, que são eles: Goiás (Capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (Capital Federal).
Lí também que a pecuária do CENTRO-OESTE é muito destacada e que essa atividade possuí muita relevância para a economia do Centro-Oeste, sendo que a pecuária da muito dinheiro para a região do CENTRO-OESTE, e que na região CENTRO-OESTE se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.

samuel werner 6-c disse...

cralneprofessora conceiçao este texto me trouxe muitas informaçoes para o nosso conhecimento,por exemplo:ela é a sugunda maior regiao do pais e que ocupa uma area de 1606,372 km2,que abriga 13milhoes de habitantes e que é muito rica em diversidades naturais estas informaçoes vao ajudar muito no nosso estudo. obrigado.

beijos samuel 6-c n/29

Adriane. 6ª C , nº 02 . disse...

- Meu ta sendo muiiito show , trabalhar com , Diversidades no BRASIL : O Centro-Oeste e o Nordeste , e ainda maiis com a Conceição que é uma das professoras mais organizadas e responsáveis do Mundo , ta ta ta , chega de pucha a o saco da Profª , e vamos ao que interessa.

- A Região Centro-Oeste do Brasil fica a meio caminho entre o Norte e o Sul do Brasil . È uma região muito grande em extenção territorial - só não é maior que a região Norte . Ela possui cidades novas que estão se transformando bem rapidamente .

Ana Luíza disse...

Ana Luíza nº:03 6ª D

Conceição, o texto sobre o Centro- Oeste está bem claro, completo e organizado!
O livro não possui muitos dos dados citados no texto, e com isso, eu pude aprender mais sobre o tema que está sendo estudado.
Achei interessante saber que mesmo abrangendo apenas 3 estados, mais o Distrito Federal, são eles: Goiás(Goiânia), Mato Grosso(Cuiabá), Mato Grosso do Sul(Campo Grande) e Brasília(capital Federal), o Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil.
O Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica, são as principais características vegetais da região Centro-Oeste, que é muito rica em diversidades naturais.
A localização dessa parte do Brasil é privilegiada, tendo em vista que se limita com todas as outras regiões, além de fazer fronteira com os países de Bolívia e Paraguai.
O Centro-Oeste, atualmente é uma das regiões que mais cresce no país, este é um fato explicado nas melhorias da agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.
A região, historicamente, sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande importânica para a economia de Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário.
O conteúdo foi muito bom, não só para mim, mas para todos os alunos da 6ª série!
Obrigada *--*

Gabriel Victor Zanchett disse...

Conceição eu estava dando uma pesquisada no google e eu achei umas curiosidades que me interessaram muito então resolvi mandar para você: Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.
A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km²(nossa), a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.

Espero que você goste e bublique fiz com muito carinho hehehe...

Anônimo disse...

Nome:João Lucas
Nº: 16
6ªD
Conceição espero que goste do meu comentário. eu gostei muito do seu blog saber que a região centro- oeste é a 2ª maior região e que lá vivem cerca de 13 milhôes de pessoas 18,9% do território nacional e tem 1 606 372 km2 a vegetação está ameaçada os estados são Goiás capital Goiânia Mato Grosso Cuiabá Mato Grosso do Sul Campo Grande e Brasília capital do país.

Unknown disse...

6ªD Nº:01





E economia da região,se iniciou, da exploração de ouro e diamantes, sendo substituídas pela pecuária. A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a construção de novas vias de acesso, aceleraram o povoamento, contribuindo para o seu desenvolvimento.
A agroindústria é o setor mais importante da economia da região. Ela é a maior produtora de soja e algodão. Responde pela segunda maior produção de arroz e pela terceira maior produção de milho do país. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, com cerca de 56 milhões de cabeças, principalmente em Mato Grosso do Sul.

Espero que aproveitem as informações (:
Beijos conceição adorei a idéia !

Guilherme N14 6D disse...

A região Centro-Oeste, tem três estados : Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Com as capitais : MS-Campo Grande MT-Cuibá
GO-Goiânia.
A região também tem o Distrito Federal, cuja a política brasileira, é discutida e trabalhada,tendo Brasília como capital do Brasil.
A produção agrícula do Centro-Oeste, tem como influência a soja, onde é predominante no estado do Mato Grosso.

Unknown disse...

Juliana 6D Nº21.

Conceição,gostei muito da sua postagem sobre a Região Centro- Oeste, pois está influênciando muito em nossa aprendizagem neste conteúdo.
Achei muito interessante a parte em que diz que a região Centro-Oeste abriga cerca de 13 milhões de habitantes (18,9% do território nacional) e uma densidade demográfica de 8,26 hab./km2. A população da região possui origem multicultural, em virtude de a mesma ser composta por pessoas vindas de diversas partes do Brasil.
A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
Beijos :**

Anônimo disse...

Nome: Lucas Anderson Waltrick
Série:6°D
N°:23

Conceição gostei muito do seu blog e vou falar o q entendi espero que goste do meu coméntario.

O centro-oeste é a segunda maior região do pais e ela é constituída por três estados e o distrito federal, são eles: Goiás(capital Goiânia), Mato grosso(capital Cuiabá) e Mato Grosso do Sul(capital Campo Grande) e Brasília(Capital Federal).O Centro-Oeste ocupa uma área de 1 606 372 km2.

A região Centro-Oeste é bastante rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

Historicamente, a região sempre se destacou bastante na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a econômia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.

lucas c disse...

esse conteudo vai me ajudar a estudar para a prova proque eu nao sabia que a regiao Centro Oeste era a segunda maior

A Região Centro-Oeste do Brasil fica a meio caminho entre o Norte e o Sul do Brasil
O Centro-Oeste abrange ao mesmo tempo parte de duas regiões geoeconômicas, são elas: amazonia e centro-sul

Lucas c 6ªC

fernanda Fantoni 6ªB Nº:6 disse...

Eu estava lendo algumas coisas que você posto e algumas coisas eu já sabia outras é coisa nova.
A região centro oste é bem extensa.Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui.Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.
Brigado Ceiça.Ajudo bastante mesmo=)

Daniela C 6ªA disse...

Adorei as informações do centro-oeste do Brasil pois enriqueci meus conhecimentos.
A região e constituída por estados como:Goiás,Mato grosso, Mato Grosso do sul e Brasília.
A população enfrenta vários problemaspois o governo não esta ajudando a disponibilizar a falta de saneamento,escolas para as crianças, iluminação nas casa policiamento nas ruas ........ etc

Thaís Nº 31 6ª D disse...

Conceição,

parabéns pelo blog as postagens estão muito resumidas e completas e falam de coisas que não
tem no livro.
É incrível aprender tanto sobre o Centro-Oeste uma região com 3 estados enormes, e ainda a capital do Brasil.
Quero muito ir até lá para conhecer as tantas culturas que a Região abriga, pois com a criação de Brasília, de rodovias e com a expansão da agropecuária, muitas pessoas, de todos os lugares do Brasil, foram para lá e como não tinha espaço nas grandes cidades, criaram outras, as que pretendo ir.
A vegetação do Centro-Oeste deve ser muito bela pois engloba parte da Floresta Amazônica, o Cerrado e o Pantanal. Pena que ela está sendo muito desmatada... ÉÉ, o Centro-Oeste não é só vantagens, e há a introdução de maquinas no campo que tiraram muitos empregos, e a população sofre com isso.
A pecuária é muito famosa nesta Região pricipalmente a bovina.

Brigada mesmo pelas informações, Ceiça, beijos *-*

Anônimo disse...

Fernanda 6ªB Nº6
Oi conceição*-*
Com o seeu bloog tirei algumas duvidas que eu tinha e aprendi coisas novas que nao tem no livro.Esse texto que eu troxe eu peguei no site.
Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.
Brigadããão:)

hannah 6C numero14 disse...

Gostei muito do seu blog!
você poderia ter comentado tambem da grande variedade de insetos que existem na região.
Seu blog me ajudou muito nos ultimos dias com as tarefas,tomara que todos tenham tempo de ver pois iriam sair do blog com 100%mais conhecimentos sobre a região nordeste.
bjss
sua aluna Hannah

Gabriela..Nº12. 6ªA disse...

Gabriela Lacerda
6ªA
nº: 12

A região Centro-Oeste tem somente 3 estados : Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. mesmo tendo somente 3 estados ela é a segunda maior do Brasil e por isso é muito importante para o desenvolvimento de nosso país.
A região esta crescendo muito nos ultimos anos por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.
O Centro-Oeste é muito privilegiado, pois fico no centro do Brasil, fazendo fronteira com todas as outras regiões brasileiras e também é onde se localiza o Pantanal, Cerrado e um pedasso da Floresta Amazõnica!.
Sobre o êxodo rural : é quando alguem sai do campo e vai para a cidade .
Vale mais apena para o patrão comprar uma máquina que faz os trabalhos mais rápido que o empregado , por isso os empregados são demitidos e vão para a cidade .
Conceição adorei seu blog, as postagens são faceis de entender e tem muitos conteudos importantes! .
Parabéns pelo blog !!.

~Beeijos ,
Gabi Lacerda .

Luís Henrique nº23 6ªB disse...

Luís Henrique nº23 6ªB

Eu estou achando muito interessante este blog, pois é um lugar de estudo onde conseguimos ampliar nossos conhecimentos com informações que nossos colegas coletaram, e para dar também a minha contribuição com o blog eu indico a quem ler esta postagem que visite o site http://www.portalbrasil.net/regiao_centrooeste.htm aí você ira encontrar tudo que você quiser sobre a região centro-oeste e em pequenos parágrafos fáceis de ler.

Luís Henrique nº23 6ªB disse...

Luís Henrique nº23 6ªB
Ao procurar no youtube algum vídeo sobre o centro-oeste eu encontrei este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=-jf_TqCA_KY até a sua música de fundo traz muito conteúdo Le traz muitas informações e imagens de como é esta região hoje e na época de sua colonização.

Gabriel Victor Zanchett disse...

Conceiçãoooooo!!!!!
eu estava procurando mais uma vaz algumas coisas sobre a região centro oeste q por alguma razão n esta no livro :P
ali diz que a Região Centro-Oeste é limitada ao norte pelos Estados do Amazonas e Pará, a noroeste pelo Estado de Rondônia, a nordeste pelo Estado de Tocantins, a leste pelo Estado da Bahia, a sudoeste pela Bolívia e Paraguai, a sudeste pelos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais
Aproveita oO.

Anônimo disse...

luís fernando 6A n°23
Economia:

E economia da região , baseou-se inicialmente, da exploração de garimpos de ouro e diamantes, sendo posteriormente substituídas pela pecuária. A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a construção de novas vias de acesso, aceleraram o povoamento, contribuindo para o seu desenvolvimento.
A economia do Centro-Oeste, cresce em um ritmo semelhante ao do país. Isso faz com que a região tenha, desde 1991, uma participação de 7,2% no PIB brasileiro, segundo o IPEA (acima de US$ 40 bilhões em 1999)A agroindústria é o setor mais importante da economia da região. Ela é a maior produtora de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol. Responde pela segunda maior produção de arroz e pela terceira maior produção de milho do país. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, com cerca de 56 milhões de cabeças, principalmente em Mato Grosso do Sul.
As indústrias são principalmente do setor de alimentos e de produtos como adubos, fertilizantes e rações, além de frigoríficos e abatedouros. As maiores reservas de manganês do país estão localizadas no maciço do Urucum, no Pantanal. Devido ao difícil acesso ao local, tais reservas ainda são pouco exploradas.Urbanização:

A região Centro-Oeste vive intenso processo de urbanização. Na década de 70, a população rural representava cerca de 60% do total de habitantes. Em apenas dez anos, o percentual caiu para 32%, até atingir 15,6% em 1996 (cerca de 84,4% de população urbana). Essa progressão se dá não só pelo êxodo rural, mas pelo aumento do fluxo migratório de outros estados brasileiros para os centros urbanos do Centro-Oeste.

Consequência direta dos programas de mecanização da agricultura, a migração do campo, modifica a distribuição demográfica da região. A nova configuração exige dos estados, investimentos em infra-estrutura urbana e serviços. A mobilização, contudo é insuficiente. Atualmente a região registra indicadores sociais e de qualidade de vida abaixo da média brasileira. Uma exceção é o Distrito Federal, detentor das melhores taxas de escolaridade e da mais elevada renda per capita, da quantidade de veículos e telefones por habitante, de todo o país.Turismo:
No início da década de 90, restavam apenas 20% (vinte por cento) da vegetação original dos cerrados. Em Goiás, as práticas ambientais agressivas adotadas pela agropecuária, esgotam os mananciais e destroem o solo. No nordeste de Goiás e Mato Grosso, há constante desertificação, ocasionada pelo desmatamento sem controle. Entre 1998 e 2000 (três anos), quase 900 mil hectares de floresta são derrubados.

Anônimo disse...

Luís Fernando 6'a' n° 23
informações e dados sobre a região Centro-Oeste do Brasil

· Estados: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

· Vegetação: Floresta Amazônica (norte e oeste), Cerrado (região central) e Complexo do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

· Rios Principais: rio Xingu, rio Juruena, rio Teles Pires, rio Paraguai, rio Araguaia, rio Paraná, rio Tocantins.

· Usinas Hidrelétricas: Complexo de Urubupungá, São Simão e Cachoeira Dourada.

· Agricultura (principais produtos agrícolas): milho, soja, mandioca, arroz, feijão, café, abóbora, trigo e amendoim.

· Economia: baseada na agricultura e na pecuária (bovinos, equínos e bufalinos). Indústrias nas capitais: Campo Grande, Goiânia e Cuiabá. Destaque para as indústrias de alimentos, mecânica, química e têxtil.

· Turismo: o Complexo do Pantanal, em função de suas belezas naturais, é um dos destaques turísticos da região. Oferece boa infra-estrutura (hotéis, pousadas, serviços). Destaca-se também a região de Caldas Novas em Goiás (estância hidrotermal). Encontra-se também em Goiás, cidades com arquitetura colonial.

· Cultura: Podemos destacar as cavalhadas (folguedos que simulam batalhas medievais entre cristãos e mouros) e outras festas folclóricas. Na culinária, os pratos típicos são: arroz com pequi, curau, capivara de caçarola, peixe na telha, quentão, pudim de banana da terra, galinhada entre outros. o blog está maravilhoso! valeu conceição!!!

Luana- n° 18- 6° C disse...

achei muito interessante esse blog, pois tem algumas curiosidades muito interesantes, que ñ estão no livro, esse site me ajudou a fazer tarefa e está tudo anotado para a chegada da prova, pois tem coisas no blog que será importante estudar para a prova.

Anônimo disse...

E tambem a Fauna do Centro -Oeste.
A onça pintada, um dos maiores carnivoros terrestres, recebe a justa homenagem dos artesãos sul-matogrossenses que a modelam em argila sobre pedaço de madeira.

Agora ja sei mais sobre o Centro
Oeste obrigado

Rhichyllie 6ªB Nº 27

Nícolas 6ª A, número 27 disse...

A Região Centro-Oeste com apenas três estados e um distrito federal, Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal) é a segunda maior região brasileira!
A Região Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no Brasil devido às melhorias agropecuárias e ao desenvolvimento industrial principalmente pelas agroindústrias. Pude perceber que o bioma encontrado na região Centro-Oeste, o cerrado, foi muito desmatado ao longo dos anos.
O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um aumento rápido da população que queria novas oportunidades, mas a grande quantidade de pessoas em espaços desabitados fez o povo sofrer, porque o governo não conseguiu oferecer todos os serviços públicos e com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.

Victor T. 6°A n° 32 disse...

Conceição, em sala de aula você mandou escrever algumas coisas no caderno isto era praticamente um tipo de resumo do blog, por isso resolvi postar aqui, mas outras coisa que achei interessante foi o êxodo rural por isso resolvi colocar junto com o resumo que escrevi... ^^ alias, gostei muito do seu blog bem detalhado! :)


• Principal fonte alimentar da Região.

A região do Centro oeste hoje é conhecida como "celeiro" do Brasil, pois tem muitos grão (milho, feijão, soja,) o grande forte deles eram o gado e a mineiração, mas nos ultimos anos esta fortificando mais os grãos (com grandes plantações).

• Meio de transporte popular no Centro Oeste.

Antes o principal meio de transporte eram os rios mas construiram uma rodovia; Ela não era tão importante como uma "br", mas ela foi fundamental para o transporte de madeira e outras materias primas.

• O que é e o que causa o êxodo rural.

Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

• Formação dos Três estados do Centro Oeste.

A formação dos três estados do Centro Oeste foi quando dividiram o Mato Grosso e formaram o Mato Grosso do Sul, já goias foi dividido ao meio e formou tocantins, mas tocantins não tornou-se um estado do Centro Oeste, pois ele foi mais para o norte.

• Formação de Brasilia.

Em 1960 foi fundado Brasilia, mais conhecida como Distrito Federal que encontra-se no meio do estado de Góias. Na formação de Brasilia passaram muito trabalho, podemos até afirmar que foi dificil em um sentido. A formação de Brasilia quando expressamos que "foi dificil" falamos no sentido da longa viagem que os materiais (cal, areia, cimento...) passavam, na solidão dos trabalhadores da região que na época tinham poucos meios de comunicação então comunicavam-se atravez de algumas cartas, muitos passavam fome, dividiam territorio com pessoas que não conheciam.

Sabrina Contini 3º A disse...

Apesar do centro-oeste ser uma das áreas mais diversificada em relação a fauna e flora do Brasil, assim como as regiões Norte e Nordeste, a região Centro-Oeste também enfrenta problemas de pobreza e discriminação contra os índios e a população negra. Muitos dos pobres rurais brasileiros localizam-se no Centro-Oeste, onde também são encontrados altos níveis de desigualdade. Beijão Ceiça, te adoro muito!

Livia nº 22 disse...

Livia Ranieri, nº 22 6ª D

Eu li que a sua área total tem mais de 1.000.000 km² (18,5% do país), e também sei que suas maiores cidades são Brasília,Goiânia, Campo Grande, Cuiabá ,Aparecida de Goiânia e Anápolis.
A região Centro-Oeste engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O relevo da região, localizada no planalto central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, encontra-se a depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo Rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.
O termo Região Centro-Oeste existe institucionalizado pelo Governo Federal, desde 1941, quando o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fez a primeira divisão territorial do Brasil em macrorregiões. Atualmente a região é formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.
E economia da região, baseou-se inicialmente, da exploração de garimpos de ouro e diamantes, sendo posteriormente substituídas pela pecuária. A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a construção de novas vias de acesso, aceleraram o povoamento, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Anônimo disse...

Nome: Vinicios
n°:34
série: 6°D

vlw conceição muito legal seu blog entendi muitas coisas agora vo explicar:


O centro-oeste é a segunda maior região do pais e ela é constituída por três estados e o distrito federal, são eles: Goiás(capital Goiânia), Mato grosso(capital Cuiabá) e Mato Grosso do Sul(capital Campo Grande) e Brasília(Capital Federal).O Centro-Oeste ocupa uma área de 1 606 372 km2.

A região Centro-Oeste é bastante rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

Historicamente, a região sempre se destacou bastante na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a econômia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.

Jéssica Gomes 3°A disse...

Adorei o assunto, então apartir disso fiz algumas pesquisas.
Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual capital do Estado de Mato Grosso, Vila Boa, atual cidade de Goiás e Meya Ponte, hoje Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram cidades importantes. A descoberta de diamantes deu origem a vilas chamadas corrutelas.
Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região. Eles organizaram grandes fazendas de criação de gado.
Para defender as fronteiras do Brasil com os outros países, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje a cidade de Corumbá. Em volta desses fortes surgiram povoados.
O povoamento aumentou com a construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias.
A construção de Brasília como sede do governo brasileiro, também contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento sócio-econômico da Região Centro-Oeste.
A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.

Dentre as várias criações que constituem a pecuária, a bovinocultura é a mais representativa na região, são cerca de 70 milhões de cabeças de gado. O Centro-Oeste responde por cerca de 36% da produção nacional, detém o maior rebanho do Brasil.
A segunda principal criação é a de suíno, no entanto, os criadores estão dispersos na região, estão respectivamente no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul.

Um dos fatores que favorecem essa atividade econômica são as condições naturais (clima, relevo, vegetação, água) da região.

O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
.

Anônimo disse...

A regiâo cento-oeste é composta por três Estados, que são: Mato Grosso, Goias e Mato Grosso do sul
O centro-oeste do BRASIL começou a chamar atenção dos portugueses no final do século XVII ,quando eles aí descobriram ouro e pedras preciosas.
Jav Neto 6a

Anônimo disse...

Conceicão, aqui quem fala é o seu melhor aluno Eduardo, da 6ªD, eu acho suas postagens uma obra prima,eu vou citar oque eu aprendi



A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.

valeu por me ensinar isso tudo, voce é a melhor professora do mundo.!
valeuuuu



Eduardo da 6D Numero 10 Data:21/9/2009 Hora:15:36 Professora:Conceicão

João Antônio disse...

Querida conceição, aqui é o João Antônio nº 17, seu blog é muito show, parabéns!

A região Centro-Oeste engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O relevo da região, localizada no planalto central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, encontra-se a depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo Rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.

Anônimo disse...

Carolina nº: 7 6ª D

Conceição, achei a sua postagem sobre o Centro-Oeste, a região que estamos estudando, muito interessante, e além disso, é fácil de compreender, simples e direta, o que não deixa o texto cansativo e fica bem mais fácil de aprender!
Enfim, o que eu achei mais importante, foram as características naturais dessa região, como as pricipais vegetações, o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica, ou seja, há uma variedade muito grande nesse assunto. Outra coisa que me chamou bastante a atenção, foi que apesar de concetrar a capital do país, e estar localizada no centro do Brasil, a região Centro-Oeste tem pouca população e baixa densidade demográfica, comparando com as outras regiões do nosso país. Além disso, sua população vem de todos os lugares do nosso país, então há grande variedade cultural lá.
Espero que você continue a postar textos interessantes sobre os assuntos que estamos estudando, pois eles ajudam muito na nossa aprendizagem!

Gustavo Nº15 6ªA disse...

Gostei muito de suas postagens sobre a região Centro-Oeste.O texto que eu mais gostei foi o da Vegetação Ameaçada. Existem três estdos na região Centro-Oeste. São eles: Mato grosso (capital Cuiabá), Goiás (capital Goiania), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), e um Distrito Fderal (Brasilia).Nessa região há muitos probelmas como a falta de sanamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
A região Centro-Oeste começou a chamar atenção dos portugueses no final do século XVII ,quando eles descobriram ouro e pedras preciosas, existentes lá.
Um abraço, gustavo Nº15 6ªA.

Priscíla nº26 6ªC disse...

A região Centro-Oeste, abrange ao mesmo tempo parte das duas regiões geoeconomicas, são elas a Amazônia e o Centro-Sul.
Faz fronteira com Paraguai e Bolivia...
O Centro-Oeste ocupa uma área 1 606 372 km2, que supera em extensão a soma de todos os territórios da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país.
A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.Como conseqüência, a região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
A região tem uma participação significativa no cenário nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam.
Nossos livros, são muito completos sobre o assunto que começamos a estudar (no nosso caso das 6ªs séries o Centro-Oeste), poré alguns assuntos não estão situados nele...
o Blog me ajudou a entender muito melhor nosso conteúdo...
obrigada Conceição, o blog está maravilhoso com as figuras e o conteúdo todo :)
Priscíla, nº26 6ªC

Bianca nº 05 - 6ª D disse...

Conceção:

É muito interressante o seu blog. Eu não sabia que a Região Centro-Oeste tinha cerca de 13 milhões de habitantes. Também é interressante que o Centro-Oeste ocupa uma área de 1 606 372 km² ou 18,9% do território nacional. Um modo de se perceber como o Brasil é grande, é que, "cabe" só na Região Centro-Oeste, a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Dinamarca, a Grécia, a Holanda, a Hungria, a Irlanda, a Noruega, a Suíça e o Reino Unido.

Cecília 6D Nº8 disse...

Eu estou começando a gostar deste conteudo. Hoje criei uma seção no meu site sobre o centro-oeste, para pesquisas em mapas e retiro de informações apartir de imagens.( www.site-da-lia.webs.com )
Apartir de um mapa politico da região centro-oeste é possivel concluir que: A região centro-oeste HOJE esta ligada a quase todo o Brasil graças a capital brasília;A maioria das cidades é bem povoada;O centro-oeste pode ser maior que muitos países da Europa juntos;etc.

Teodora disse...

Teodora Nº30 6ªD

Conceição, muito legal seu blog, além das informações contidas no que você postou, ainda tem as dos outros alunos nos comentários, o que enriquece ainda mais!!Vou postar meu comentário também com mais informações que eu achei:

>Localizada em extenso Planalto Central, a região Centro Oeste possui um relevo que caracteriza-se pela predominância de terrenos antigos e aplainados pela erosão, que deram origem a chapadões. Na parte oeste do Estado de Mato Grosso do Sul e sudoeste do Estado de Mato Grosso encontra-se a depressão do Pantanal Matogrossense, cortada pelo rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.
>A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960, e a construção de ferrovias que facilitaram o acesso em direção ao oeste, aceleraram o povoamento da região, contribuindo para o seu desenvolvimento.
>Assim como as regiões Norte e Nordeste, a região Centro-Oeste também enfrenta problemas de pobreza e discriminação contra os índios e a população negra. Muitos dos pobres rurais brasileiros localizam-se no Centro-Oeste, onde também são encontrados altos níveis de desigualdade.
Obrigada mesmo *-*

Unknown disse...

O Centro-Oeste tem uma grande diversidade de animais e plantas, mas, anda sendo muito desmatado.
Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial.Porém, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional.
Seu relevo é composto por três unidades dominantes:
-Planalto Central;
-Planalto Meridional;
-Planície do Pantanal.
Seus rios são agrupados em três bacias hidrográficas:
-Bacia Amazônica;
-Bacia do Tocantins-Araguaia;
-Bacia Platina.
A pecuária extensiva é a atividade mais importante dessa região e a agricultura comercial,vem ganhando grande destaque nos últimos anos e já supera o extrativismo mineral e vegetal.
Emfim, esse assunto é muito legal de ser trabalhado!
Beijos da Mariana Sedrez 6ªD Nº27

animal,qualidade disse...

Gostei muito do texto sobre a região do Centro-Oeste ,eu soube coisas que eu não sabia.Por exemplo:A área, quantos habitantes moram e qual exatamento os estados que constituiam o Centro-Oeste.
Esta muito educativo e explicativo,eu adorei.

Lilian 6B 21

Matheus 6B 24 / Bernardo 6D 04 disse...

O Planalto Central é um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apóiam camadas de rochas sedimentares.
Pode Areçentar isso tambem
Agente Sabia da Amazonica e do Cerrado mais não sabia do pantanal
Legal Ficou o blog principalmente com aquela "Charge"

PS: Matheus G., Bernardo fizeram juntos(NÓS)

Carlos Eduardo Nº06 6ªD disse...

Conceição
adorei o seu blog,e suas postagens sobre o centro oeste,pois é sempre bom saber mais sobre o assunto que estamos estudando, e como no livro não fala muitas coisas sobre esse assunto,você fez um blog para que todos os seus alunos aprenderem mais sobre essa região que é tão importante para o nosso país,por isso peço que você continue postando novas informações sobre o centro oeste
Valeu conceção

Francine nº12 6ªD disse...

Conceição
Adorei o seu blog, pois possui dados no texto diferentes que não sabiamos sobre o Centro-Oeste que não tem no livro.
A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
O Centro-Oeste é uma região muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.
A localização dessa parte do Brasil é privilegiada, tendo em vista que se limita com todas as outras regiões, além de fazer fronteira com os países de Bolívia e Paraguai.
A região, historicamente, sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande importância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário.
Muito obrigada Conceição, pelas suas informações e suas postagens, elas ajudam para a nossa aprendizagem. Beijos *-*

Bruna Bittencourt Fontolan nª 35 6ª serie "D" disse...

oi conceição, seu blog esta D+ ai vai meu comentário:

Área total: 1.612.077,2 km²
População (2000): 11.616.742 habitantes
Densidade demográfica (2000): 7,20 hab/km²
Maiores cidades (Habitantes/2000): Brasília (2.043.169); Goiânia (1.090.737); Campo Grande (662.534); Cuiabá (483.044); Aparecida de Goiânia-GO (335.849); Anápolis-GO (287.666).

Relevo A região Centro-Oeste engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O relevo da região, localizada no planalto central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, encontra-se a depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo Rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.

Clima, vegetação e recursos minerais:O clima da região é tropical semi-umido, com frequentes chuvas de verão. A vegetação, de cerrado nos planaltos, é variada no Pantanal. No sudoeste de Goiás e no oeste de Mato Grosso do Sul, o solo é fértil, em contraste com a aridez do nordeste goiano. Os recursos minerais mais importantes são calcário (em Goiás e Mato Grosso), água mineral, cobre, amianto (no norte goiano), níquel e ferro-nióbio (em Goiás). O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio, muito utilizado na indústria automobilística. Em Mato Grosso, aumenta a exploração da madeira, cuja retirada predatória cria um dos mais graves problemas ambientais do estado.

Meio ambiente No início da década de 90, restavam apenas 20% (vinte por cento) da vegetação original dos cerrados. Em Goiás, as práticas ambientais agressivas adotadas pela agropecuária, esgotam os mananciais e destroem o solo. No nordeste de Goiás e Mato Grosso, há constante desertificação, ocasionada pelo desmatamento sem controle. Entre 1998 e 2000 (três anos), quase 900 mil hectares de floresta são derrubados.

Turismo:O turismo vem se desenvolvendo rapidamente no Centro-Oeste, atraindo visitantes de várias partes do mundo. A região mais conhecida é o Pantanal Mato-Grossense. Trata-se da maior bacia inundável do mundo, com vegetação variada e fauna muito rica. Outros pontos de interesse são as chapadas, como a dos Guimarães, em Mato Grosso, e a dos Veadeiros, em Goiás. No sudeste goiano, a atração é o Parque Nacional das Emas. Há ainda Brasília, fundada em 1960 e caracterizada pela moderna arquitetura e que hoje é uma das maiores cidades brasileiras - "Patrôminio da Humanidade".

As cidades históricas goianas de Pirenópolis e Goiás (ex-capital do estado de Goiás), preservam casários e igrejas do período colonial, com mais de 200 anos, possuindo boa rede hoteleira.

Economia:

E economia da região, baseou-se inicialmente, da exploração de garimpos de ouro e diamantes, sendo posteriormente substituídas pela pecuária. A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a construção de novas vias de acesso, aceleraram o povoamento, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A economia do Centro-Oeste, cresce em um ritmo semelhante ao do país. Isso faz com que a região tenha, desde 1991, uma participação de 7,2% no PIB brasileiro, segundo o IPEA (acima de US$ 40 bilhões em 1999).

A agroindústria é o setor mais importante da economia da região. Ela é a maior produtora de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol. Responde pela segunda maior produção de arroz e pela terceira maior produção de milho do país. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, com cerca de 56 milhões de cabeças, principalmente em Mato Grosso do Sul.

As indústrias são principalmente do setor de alimentos e de produtos como adubos, fertilizantes e rações, além de frigoríficos e abatedouros. As maiores reservas de manganês do país estão localizadas no maciço do Urucum, no Pantanal. Devido ao difícil acesso ao local, tais reservas ainda são pouco exploradas.

Anônimo disse...

O centro oeste do Brasil chamoua atenção dos portugueses no final do século 17 ,quando eles aí descobriram ouro e pedras preciosas e etc.As primeiras vilas e cidades surgiram em função dessas atividades,como,por exemplo,Cuiabá e Goiás Velho.Juntamente com a mineração,desenvolveu-se a criação de gado,usado no transporte e na alimentação.
Com a decadência da exploração dos minérios, a população dessa região reduziu.Suas relações com o resto do Brasil-colônia também diminuíram.
JAV
6A
N:16

Anônimo disse...

JAV/6A/N:16
O centro oeste do Brasil chamoua atenção dos portugueses no final do século 17 ,quando eles aí descobriram ouro e pedras preciosas e etc.As primeiras vilas e cidades surgiram em função dessas atividades,como,por exemplo,Cuiabá e Goiás Velho.Juntamente com a mineração,desenvolveu-se a criação de gado,usado no transporte e na alimentação.
Com a decadência da exploração dos minérios, a população dessa região reduziu.Suas relações com o resto do Brasil-colônia também diminuíram.
JAV
6A
N:16

Anônimo disse...

1--Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Distrito Federal

2--O clima subtropical, com as temperaturas mais baixas do país, predomina na região. Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira. A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicadas às principais culturas: trigo, soja, arroz, milho, feijão e tabaco. Nos pampas destaca-se a pecuária, com rebanhos de linhagens européias (hereford, charolês)
3--A economia desenvolveu-se a partir da agropecuária e capitalizou recursos que, nas últimas décadas, permitiram a instalação de um ativo parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
4--A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.
A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.
5--Localizado no planalto central do Brasil, o Distrito Federal está situado no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar e desenvolver o interior do Brasil.

A grande atração turística da cidade é a arquitetura. Planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela difere muito das outras metrópoles do país. Possui avenidas largas, sem cruzamentos, prédios de estilo arrojado, bem espaçados, e bairros exclusivos para uso residencial, comercial, industrial e governamental.

Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.

Logo após a Independência, José Bonifácio apresentou à Assembléia Constituinte proposta de transferência da Capital do Império do Rio de Janeiro para o interior do país. Muitos políticos, jornalistas e intelectuais da época também defendiam essa posição por motivos estratégicos e econômicos. Uma capital no interior do país garantiria a ocupação brasileira de terras quase totalmente despovoadas e abriria novas frentes de desenvolvimento. Em 1953, foram demarcadas cinco áreas no Retângulo Cruls e, em 1954, uma delas foi a escolhida para a construção da nova capital.


Hugo Gabriel Hirata 6A

Anônimo disse...

1--Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Distrito Federal

2--O clima subtropical, com as temperaturas mais baixas do país, predomina na região. Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira. A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicadas às principais culturas: trigo, soja, arroz, milho, feijão e tabaco. Nos pampas destaca-se a pecuária, com rebanhos de linhagens européias (hereford, charolês)
3--A economia desenvolveu-se a partir da agropecuária e capitalizou recursos que, nas últimas décadas, permitiram a instalação de um ativo parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
4--A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.
E não só desse colírio ecológico é feito o Pantanal, o paraíso natural também oferece ecoturismo e turismo rural como atrativo.
A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.

5--Localizado no planalto central do Brasil, o Distrito Federal está situado no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar e desenvolver o interior do Brasil.

A grande atração turística da cidade é a arquitetura. Planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela difere muito das outras metrópoles do país. Possui avenidas largas, sem cruzamentos, prédios de estilo arrojado, bem espaçados, e bairros exclusivos para uso residencial, comercial, industrial e governamental.

Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.

Logo após a Independência, José Bonifácio apresentou à Assembléia Constituinte proposta de transferência da Capital do Império do Rio de Janeiro para o interior do país. Muitos políticos, jornalistas e intelectuais da época também defendiam essa posição por motivos estratégicos e econômicos. Uma capital no interior do país garantiria a ocupação brasileira de terras quase totalmente despovoadas e abriria novas frentes de desenvolvimento. Em 1953, foram demarcadas cinco áreas no Retângulo Cruls e, em 1954, uma delas foi a escolhida para a construção da nova capital.

Brasília foi construída durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, com uma população de 150 mil habitantes, entre funcionários públicos, instalados no Plano Piloto, e "candangos" – trabalhadores migrantes, moradores das cidades-satélites. À medida que toda a estrutura político-burocrática foi sendo instalada em Brasília, aumentou sua população. Com a vinda anual de dezenas de milhares de migrantes, cresceu mais rapidamente a população total do Distrito Federal. Nos seus primeiros trinta anos, chegou a 1,7 milhão de habitantes.


Hugo Gabriel Hirata 6A

Anônimo disse...

1--Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Distrito Federal

2--O clima subtropical, com as temperaturas mais baixas do país, predomina na região. Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira. A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicadas às principais culturas: trigo, soja, arroz, milho, feijão e tabaco. Nos pampas destaca-se a pecuária, com rebanhos de linhagens européias (hereford, charolês)

3--A economia desenvolveu-se a partir da agropecuária e capitalizou recursos que, nas últimas décadas, permitiram a instalação de um ativo parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

4--A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.
E não só desse colírio ecológico é feito o Pantanal, o paraíso natural também oferece ecoturismo e turismo rural como atrativo.
A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.

5--Localizado no planalto central do Brasil, o Distrito Federal está situado no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar e desenvolver o interior do Brasil.
A grande atração turística da cidade é a arquitetura. Planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela difere muito das outras metrópoles do país. Possui avenidas largas, sem cruzamentos, prédios de estilo arrojado, bem espaçados, e bairros exclusivos para uso residencial, comercial, industrial e governamental.
Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.
Logo após a Independência, José Bonifácio apresentou à Assembléia Constituinte proposta de transferência da Capital do Império do Rio de Janeiro para o interior do país. Muitos políticos, jornalistas e intelectuais da época também defendiam essa posição por motivos estratégicos e econômicos. Uma capital no interior do país garantiria a ocupação brasileira de terras quase totalmente despovoadas e abriria novas frentes de desenvolvimento. Em 1953, foram demarcadas cinco áreas no Retângulo Cruls e, em 1954, uma delas foi a escolhida para a construção da nova capital.
Brasília foi construída durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, com uma população de 150 mil habitantes, entre funcionários públicos, instalados no Plano Piloto, e "candangos" – trabalhadores migrantes, moradores das cidades-satélites. À medida que toda a estrutura político-burocrática foi sendo instalada em Brasília, aumentou sua população. Com a vinda anual de dezenas de milhares de migrantes, cresceu mais rapidamente a população total do Distrito Federal. Nos seus primeiros trinta anos, chegou a 1,7 milhão de habitantes.


Hugo Gabriel Hirata 6A N 33

Anônimo disse...

1--Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Distrito Federal

2--O clima subtropical, com as temperaturas mais baixas do país, predomina na região. Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira. A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicadas às principais culturas: trigo, soja, arroz, milho, feijão e tabaco. Nos pampas destaca-se a pecuária, com rebanhos de linhagens européias (hereford, charolês)

3--A economia desenvolveu-se a partir da agropecuária e capitalizou recursos que, nas últimas décadas, permitiram a instalação de um ativo parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

4--A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.
E não só desse colírio ecológico é feito o Pantanal, o paraíso natural também oferece ecoturismo e turismo rural como atrativo.
A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.

5--Localizado no planalto central do Brasil, o Distrito Federal está situado no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar e desenvolver o interior do Brasil.
A grande atração turística da cidade é a arquitetura. Planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela difere muito das outras metrópoles do país. Possui avenidas largas, sem cruzamentos, prédios de estilo arrojado, bem espaçados, e bairros exclusivos para uso residencial, comercial, industrial e governamental.
Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.

Logo após a Independência, José Bonifácio apresentou à Assembléia Constituinte proposta de transferência da Capital do Império do Rio de Janeiro para o interior do país. Muitos políticos, jornalistas e intelectuais da época também defendiam essa posição por motivos estratégicos e econômicos. Uma capital no interior do país garantiria a ocupação brasileira de terras quase totalmente despovoadas e abriria novas frentes de desenvolvimento. Em 1953, foram demarcadas cinco áreas no Retângulo Cruls e, em 1954, uma delas foi a escolhida para a construção da nova capital.

Hugo Gabriel Hirata 6A

Anônimo disse...

1--Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Distrito Federal

2--O clima subtropical, com as temperaturas mais baixas do país, predomina na região. Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira. A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicadas às principais culturas: trigo, soja, arroz, milho, feijão e tabaco. Nos pampas destaca-se a pecuária, com rebanhos de linhagens européias (hereford, charolês)

3--A economia desenvolveu-se a partir da agropecuária e capitalizou recursos que, nas últimas décadas, permitiram a instalação de um ativo parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

4--A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.
E não só desse colírio ecológico é feito o Pantanal, o paraíso natural também oferece ecoturismo e turismo rural como atrativo.
A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.

5--Localizado no planalto central do Brasil, o Distrito Federal está situado no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar e desenvolver o interior do Brasil.
A grande atração turística da cidade é a arquitetura. Planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela difere muito das outras metrópoles do país. Possui avenidas largas, sem cruzamentos, prédios de estilo arrojado, bem espaçados, e bairros exclusivos para uso residencial, comercial, industrial e governamental.
Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.
Logo após a Independência, José Bonifácio apresentou à Assembléia Constituinte proposta de transferência da Capital do Império do Rio de Janeiro para o interior do país. Muitos políticos, jornalistas e intelectuais da época também defendiam essa posição por motivos estratégicos e econômicos. Uma capital no interior do país garantiria a ocupação brasileira de terras quase totalmente despovoadas e abriria novas frentes de desenvolvimento. Em 1953, foram demarcadas cinco áreas no Retângulo Cruls e, em 1954, uma delas foi a escolhida para a construção da nova capital.

Hugo Gabriel Hirata 6A N 33

Anônimo disse...

1--Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Distrito Federal
2--O clima subtropical, com as temperaturas mais baixas do país, predomina na região. Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira. A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicadas às principais culturas: trigo, soja, arroz, milho, feijão e tabaco. Nos pampas destaca-se a pecuária, com rebanhos de linhagens européias (hereford, charolês)
3--A economia desenvolveu-se a partir da agropecuária e capitalizou recursos que, nas últimas décadas, permitiram a instalação de um ativo parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
4--A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.

5--Localizado no planalto central do Brasil, o Distrito Federal está situado no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar e desenvolver o interior do Brasil.A grande atração turística da cidade é a arquitetura. Planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela difere muito das outras metrópoles do país. Possui avenidas largas, sem cruzamentos, prédios de estilo arrojado, bem espaçados, e bairros exclusivos para uso residencial, comercial, industrial e governamental. Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.

Hugo Gabriel Hirata 6A

Anônimo disse...

1--Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Distrito Federal
2--O clima subtropical, com as temperaturas mais baixas do país, predomina na região. Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira. A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicadas às principais culturas: trigo, soja, arroz, milho, feijão e tabaco. Nos pampas destaca-se a pecuária, com rebanhos de linhagens européias (hereford, charolês)
3--A economia desenvolveu-se a partir da agropecuária e capitalizou recursos que, nas últimas décadas, permitiram a instalação de um ativo parque industrial nas áreas metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
4--A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.

5--Localizado no planalto central do Brasil, o Distrito Federal está situado no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de integrar e desenvolver o interior do Brasil.A grande atração turística da cidade é a arquitetura. Planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela difere muito das outras metrópoles do país. Possui avenidas largas, sem cruzamentos, prédios de estilo arrojado, bem espaçados, e bairros exclusivos para uso residencial, comercial, industrial e governamental. Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.

Hugo Gabriel Hirata 6A

Anônimo disse...

1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?

R É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características?

R o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?

R o agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste

5- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília :

Em 1822 José Bonifácio é apoiado na idéia de inteorização da capital.1 ano depois ele teve a prioridade de sugerir o nome Brasília. Desde esta época e mais de um século depois muitas construções acolheram a idéia de transferência da República para o planalto central .
E em 1956 foi criado a novacap companhia urbanizadora da nova capital por Jucelino Kubitschek que adotou como slogan 50 ANOS EM 5

Um grupo de arquitetos encabeçados por Oscar Niemeyer projetou em curto espaço de tempo todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade .

Assim entao foi construida a cidade de Brasília que hoje é a capital federal do Brasil

Jade Dutra Araujo Giacobbo Pereira
6°A n° 13

Anônimo disse...

Oi Conceição,

1-A Região Centro-Oeste tem três Estados e o Distrito Federal, que são: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (capital Cuiabá), Mato Grosso do Sul (capital Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-As principais vegetações são: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Que são considerados patrimônios naturais do Brasil.
3- A agricultura e a pecuária.
4- Porque, se o Pantanal fosse destruído, o Centro-Oeste ficaria sem uma de suas principais vegetações.
5- A arquitetura e modernismo, é só olhar nas linhas retas do congresso,nas curvas do Palácio da Alvorada ou na beleza dos espelhos d'água do Itamarati.Foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Foi criada para uma população de apenas 500 mil habitantes.Estima-se que a construção de Brasília custou 1,6 bilhão de Dólares, equivalentes a 20 bilhões de Reais.
Bjs,
Ana Luiza de Mendonça Mendes
Nº1 6ªC

Anônimo disse...

Oi, conceição.
Respondendo suas perguntas:
1º- São três estados. Estado de Mato Grosso capital Cuiabá; Goiás capital Goiânia; e Mato Grosso do Sul capital Campo Grande.

2º-as vegetações predominantes da região são o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica

3º- As principais atividades econômicas do Centro-Oeste são a pecuária e a Agricultura.

4º- o Pantanal é considerado um patrimônio natural do Brasil, e é uma das principais características vegetais do Centro-Oeste.

5º- Brasília foi construída apartir de um sonho de Dom Bosco. Mas a registros q dizem que ela começou a ser construída antes de tal sonho. Foi José Bonifácio em 1823 teve a prioridade de sugerir o nome Brasília. Um grupo de arquitetos projetados por Oscar Niemaia projetou todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade.

Anônimo disse...

1- Goiás (Goiânia), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) Mato Grosso (Cuiabá) e Brasília (capital federal)
2- A vegetação predominante no centro-oeste são o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
Cerrado: O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
Pantanal:Uma das principais atividades econômicas do Pantanal é a pecuária. Nas regiões de planícies, cobertas por formação vegetal de gramíneas (alimentação para o gado), estão estabelecidas diversas fazendas de gado.
Floresta Amazônica: Uma característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.
3- O agronegócio, agroindústrias e a produção agropecuária
4- As áreas de campo do Pantanal, o cerrado próximo à Campo Grande e da parte sul de Goiás constituem as áreas pastoris de maior importância na região, onde, inclusive, se desenvolvem muitas pastagens artificiais.
5- Acredita-se que Brasília nasceu da profecia de um santo. Em 1822 José Bonifácio foi apoiada na idéia de interiorzição da capital, um ano depois ele teve a prioridade de sugerir o nome Brasília. Desde essa época, e mais de um século depois muitas constituições acolheram a idéia de transferência da capital da república para o planalto central

Eduarda Hufenüssler, nº 01, 6ªA

Anônimo disse...

Oi, Conceição...
1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Amazônia: É uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o rio de maior bacia hidrográfica do mundo e é também o rio mais volumoso. Estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal.
Cerrado: presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
Pantanal: este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
3-A região Centro-Oeste sempre se destacou no agronégocio, que inclui as agroindústrias e a produção agropecuária e na pecuária que vem destacando a região Centro-Oeste há muitos anos, e exerce uma grande importância na economia da região.
4-Pois esterce grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5-O vídeo fala sobre a criação da cidade Brasília, sendo uma construção planejada as idéias saíram da cabaça de vários pensadores,que tiveram idéias parecidas para a construção da capital,como faze-la entre os paralelos 15° e 20°,construí-la em sitio, ameno, fértil e perto de um rio navegável.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.

Anônimo disse...

Oi, Conceição...
1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Amazônia: É uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o rio de maior bacia hidrográfica do mundo e é também o rio mais volumoso. Estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal.
Cerrado: presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
Pantanal: este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
3-A região Centro-Oeste sempre se destacou no agronégocio, que inclui as agroindústrias e a produção agropecuária e na pecuária que vem destacando a região Centro-Oeste há muitos anos, e exerce uma grande importância na economia da região.
4-Pois esterce grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5-O vídeo fala sobre a criação da cidade Brasília, sendo uma construção planejada as idéias saíram da cabaça de vários pensadores,que tiveram idéias parecidas para a construção da capital,como faze-la entre os paralelos 15° e 20°,construí-la em sitio, ameno, fértil e perto de um rio navegável.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.

Anônimo disse...

A Região Centro-Oeste é composta por três Estados e o Distritito Federal,elas são:Goiás(capital Goiânia),Mato Grosso(Cuiabá),Mato Grosso do Sul (Campo Grande)e Brasília (capital federal).
O lixo tóxico contém:lâmpadas,pilhas,lixo hospitalar e remédios invalidos.
O pré sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades,sob as águas aceânicas,abaixo de uma espessa camada de sal.Em 2007 foi encontrada uma enorme reserve de petróleo e gás natural.
A população enfrenta vários tipos de problemas,pois o governo ainda não conseguiu disponibilizar:escolas,iluminação,falta de saneamento,pavimentação etc.
Não sabia,e agora foi uma curiosidade pra mim que a região abriga 13 milhoes de habitantes,e é uma das regiões que mais cresce no país,graças as ingroindústrias e ao desenvolvimento industrial.
NãO sabia dessa curiosidade mas lendo e interpretando isso ficou mas claro pra mim.
nome:Gabriela Santos
Série:6 A
Número:9
beijos Conceição,adorei sua postagemmmmm....

Anônimo disse...

Augusto 03 6ªD

1-Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste?
R: Mato Grosso do sul, Mato Grosso e Goiás.
2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características?
R: A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
R: A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
4- Qual a importância do Pantanal para a região?
R: Sem o pantanal eles vão perder a riqueza que o pantanal tem para nos oferecer.
5- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília:
R:A capital nasceu da profecia de dom Bosco,Jose de Andrade inventou o nome Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Anônimo disse...

Oi, Conceição...
1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Amazônia: É uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o rio de maior bacia hidrográfica do mundo e é também o rio mais volumoso. Estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal.
Cerrado: presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
Pantanal: este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
3-A região Centro-Oeste sempre se destacou no agronégocio, que inclui as agroindústrias e a produção agropecuária e na pecuária que vem destacando a região Centro-Oeste há muitos anos, e exerce uma grande importância na economia da região.
4-Pois esterce grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5-O vídeo fala sobre a criação da cidade Brasília, sendo uma construção planejada as idéias saíram da cabaça de vários pensadores,que tiveram idéias parecidas para a construção da capital,como faze-la entre os paralelos 15° e 20°,construí-la em sitio, ameno, fértil e perto de um rio navegável.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.
Beijos
Julia de Noronha 6°A N°31

Anônimo disse...

Oi, Conceição...
1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Amazônia: É uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o rio de maior bacia hidrográfica do mundo e é também o rio mais volumoso. Estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal.
Cerrado: presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
Pantanal: este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
3-A região Centro-Oeste sempre se destacou no agronégocio, que inclui as agroindústrias e a produção agropecuária e na pecuária que vem destacando a região Centro-Oeste há muitos anos, e exerce uma grande importância na economia da região.
4-Pois esterce grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5-O vídeo fala sobre a criação da cidade Brasília, sendo uma construção planejada as idéias saíram da cabaça de vários pensadores,que tiveram idéias parecidas para a construção da capital,como faze-la entre os paralelos 15° e 20°,construí-la em sitio, ameno, fértil e perto de um rio navegável.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.
Beijos
Julia de Noronha 6°A N°31

Anônimo disse...

Oi, Conceição...
1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Amazônia: É uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o rio de maior bacia hidrográfica do mundo e é também o rio mais volumoso. Estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal.
Cerrado: presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
Pantanal: este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
3-A região Centro-Oeste sempre se destacou no agronégocio, que inclui as agroindústrias e a produção agropecuária e na pecuária que vem destacando a região Centro-Oeste há muitos anos, e exerce uma grande importância na economia da região.
4-Pois esterce grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5-O vídeo fala sobre a criação da cidade Brasília, sendo uma construção planejada as idéias saíram da cabaça de vários pensadores,que tiveram idéias parecidas para a construção da capital,como faze-la entre os paralelos 15° e 20°,construí-la em sitio, ameno, fértil e perto de um rio navegável.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.
Beijos
Julia de Noronha 6°A N°31

Anônimo disse...

Oi, Conceição...
1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Amazônia: É uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o rio de maior bacia hidrográfica do mundo e é também o rio mais volumoso. Estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal.
Cerrado: presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
Pantanal: este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
3-A região Centro-Oeste sempre se destacou no agronégocio, que inclui as agroindústrias e a produção agropecuária e na pecuária que vem destacando a região Centro-Oeste há muitos anos, e exerce uma grande importância na economia da região.
4-Pois esterce grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5-O vídeo fala sobre a criação da cidade Brasília, sendo uma construção planejada as idéias saíram da cabaça de vários pensadores,que tiveram idéias parecidas para a construção da capital,como faze-la entre os paralelos 15° e 20°,construí-la em sitio, ameno, fértil e perto de um rio navegável.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.
Beijos
Julia de Noronha 6°A N°31

Anônimo disse...

Oi, conceição.
Respondendo suas perguntas:
1º- São três estados. Estado de Mato Grosso capital Cuiabá; Goiás capital Goiânia; e Mato Grosso do Sul capital Campo Grande.

2º-as vegetações predominantes da região são o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica

3º- As principais atividades econômicas do Centro-Oeste são a pecuária e a Agricultura.

4º- o Pantanal é considerado um patrimônio natural do Brasil, e é uma das principais características vegetais do Centro-Oeste.

5º- Brasília foi construída apartir de um sonho de Dom Bosco. Mas a registros q dizem que ela começou a ser construída antes de tal sonho. Foi José Bonifácio em 1823 teve a prioridade de sugerir o nome Brasília. Um grupo de arquitetos projetados por Oscar Niemaia projetou todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade
beijão
Maria Carolina Werner
Nº: 21

Anônimo disse...

a) Centro oeste é constituido por 3
Estados e o Distrito Federal ,são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
b)as vegetações predominantes da região são o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
c)O setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.
d)O Pantanal é considerado um patrimônio natural do Brasil, e é uma das principais características vegetais do Centro-Oeste , ocupando uma grande região.

e)Brasília foi construída apartir de um sonho de Dom Bosco. Mas a registros q dizem que ela começou a ser construída antes de tal sonho. Ejla ficava distântede tudo antes de começarem a construsão.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.
Beijos.


Michael Fusão nº21 6ªD

Unknown disse...

oi conceição
vou responder as perguntas:
1-goiás(goiânia)mato grosso (cuiabá) mato grosso do sul(campo grande)e brasilia(capital federal)
2-é o cerrado o pantanal e a floresta amazonica
3-as principais atividades economicas da região centor oste são:pecuaria agricultura
4-o pantanl é consciderado um patrimonio natural do brasil.
5-brasília foi criada pelo dom bosco.josé de andrade criou o nome brasília e foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

LUCAS ROMANIELLO COSTA
6SÉRIE B NÚMERO:19
grupo:TBBT

Bruna 6ª B disse...

Oi Conceição...
1-A região Centro-Oeste é formada por 3 estados(Goiás,Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)e por 1 DF(Brasília).
2-A vegetação predominante da região Centro-Oeste é o Cerrado, Pantanal e a Floresta Amazônica.
3-As principais atividades econômicas do Centro-Oeste são a pecuária e a agricultura.
4-O Pantanal é importante para essa região pois é conciderado um patrimonio natural braileiro.
5-Uma das histórias de Brasília a quem diga que em 1883 Dom Bosco teve um sonho que entre os paralelos 15° e 20° no centro do país nasceria uma nova civilização(Brasília). Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Jucelino Kubitchek.Hoje a população de Brasília passa dos 12milhões de habitantes, sendo que foi contruída para aproximadamente 500 mil habitantes.
Beijos...
Bruna 6ªB N°02

Anônimo disse...

Oi Conceição
1.A região centro-oeste é formada pelo estado de Mato Grosso que a capital é Cuiabá, por Mato Grosso do Sul que a capital é Campo Grande, por Goiás que a capital é Goiânia e também tem o Distrito Federal que fica no estado de Goiás.

2.As vegetações predominantes do centro-oeste são o cerrado e o pantanal, o cerrado tem pequenas arvores de troncos torcidos e curvados, de folhas grossas e uma vegetação rala e rasteira. E o pantanal apresenta uma vegetação complexa, com espécies de floresta amazônica, cerrado, caatinga e vegetação rasteira. O pantanal é uma planície banhada pelo rio Paraguai.


3.O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.

4.O Pantanal é um patrimônio natural do Brasil, é uma das vegetações predominantes do Centro-Oeste e tem grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.

5.
-->Acredita-se que Brasília foi construída a partir de um sonho de Dom Bosco.

-->Foi uma cidade planejada em forma de avião.

-->José Bonifacio sugeriu o nome Brasília.


LUIZA CANDIDO MALBURG
Nº 20 6ª A

Anônimo disse...

Conceição aqui esta as minhas respostas:

1- Goiás (Goiânia) mato grosso (Cuiabá) Mato Grosso do Sul (campo grande)e Brasília (capital federal).

2- A região Centro-Oeste é rica em diversidades naturais e nelas são existentes algumas vegetações como: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.

3- Atualmente as atividades econômicas que se destacam na região Centro-Oeste são: a agricultura e a pecuária.

4- A importância do Pantanal na região é o fato de que ele é considerado um patrimônio natural brasileiro.

5- A construção de Brasília foi constituída pelo sonho de Dom Bosco. José Bonifácio teve a prioridade em 1823 de sugerir o nome Brasília e sendo inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo Jucelino Kubitchek que na épocaera o atual presidente.

Guilherme Luiz n°13 6ªB

Anônimo disse...

1) Mato Grosso (Cuiabá)
Mato Grosso do Sul (Campo grande)
Goiás (Goiania)
Brasilia (capital federal)
2) É o Cerrado, Pantanal e a Floresta Amazônica
3) As principais atividades econômicas dessa região são: pecuária e a agricultura.
4) O pantanal, é considerado um patrimônio natural para o Brasil, ele é uma das principais vegetações do Centro-Oeste...
5)Brasilia, foi construída apartir de um sonho de Dom Bosco, porem, há registros que dizem que ela começou a ser construida antes...José Andrade criou o nome desta cidade e foi inaugurada em 1960.

Vera (30) 6ª B

Anônimo disse...

1-A região Centro-Oeste é constituída por três estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Tem importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3-A pecuária se destaca mais na região do que a agricultura.
4-O Pantanal é uma região de grande importância para a preservação da biodiversidade e para a integração e conexão de diferentes biomas.
5-Foi reconhecida em 1987 como patrimônio histórico da humanidade, Brasília é um arco de modernidade e beleza, foi construída para abrigar 500.000 habitantes e hoje ultrapassa de 2.000.000 habitantes. Desde 1946 ficou decidido que a capital do Brasil e sede do governo seria no planalto Central; e coube a Juscelino Kubitschek planejar, executar e inaugurar Brasília em 21 de Abril de 1960.

Matheus W.A. nº28 6ªA

Anônimo disse...

Oi Conceição;
1.A região Centro-oeste é constituida por três estados e um Distrito federal,que são:Mato Grosso(Cuiabá),Mato Grosso do Sul(Campo Grande),Distrito federal(Brasília) e Goiás(Goiânia).
2.As principais vegetações são: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3.As principais atividades são:a agropecuária e a agroindustria.
4.O Pantanal é um patrimônio natural do Brasil, é uma das vegetações predominantes do Centro-Oeste e tem grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5.O vídeo fala sobre a criação da cidade Brasília, sendo uma construção planejada as idéias saíram da cabaça de vários pensadores,que tiveram idéias parecidas para a construção da capital,como faze-la entre os paralelos 15° e 20°,construí-la em sitio, ameno, fértil e perto de um rio navegável.Depois de muitos anos de construções e arquitetura sendo padrões de modernidade e beleza, feitos por Oscar niemeyer.
bj.Taissa 6ªB n°28

Anônimo disse...

Oi Conceição

1-A região centro-oeste é formada pelo estado de Mato Grosso que a capital é Cuiabá, por Mato Grosso do Sul que a capital é Campo Grande, por Goiás que a capital é Goiânia e também tem o Distrito Federal que fica no estado de Goiás.

2-As vegetações predominantes do centro-oeste são o cerrado e o pantanal, o cerrado tem pequenas arvores de troncos torcidos e curvados, de folhas grossas e uma vegetação rala e rasteira. E o pantanal apresenta uma vegetação complexa, com espécies de floresta amazônica, cerrado, caatinga e vegetação rasteira. O pantanal é uma planície banhada pelo rio Paraguai.

3-O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.

4-O Pantanal é um patrimônio natural do Brasil, é uma das vegetações predominantes do Centro-Oeste e tem grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.

5-
-->Acredita-se que Brasília foi construída a partir de um sonho de Dom Bosco.

-->Foi uma cidade planejada em forma de avião.

-->José Bonifacio sugeriu o nome Brasília.

LUIZA CANDIDO MALBURG

Nº 20 6ª A

Anônimo disse...

1-
mato grosso (cuiabá)
goiás (goiania)
mato grosso do sul (campo grande)
brasília (capital federal)
2- "o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica."
3- atualmente são agricultura e pecuaria.
4-A importância do Pantanal na região é o fato de que ele é considerado um patrimônio natural brasileiro.
5- o video é muito interessante não sabia q hávia duas histórias diferentes para a criação de brasília e nem q dom bosco estava citado em uma delas além disso aprendi a data q brasília foi inugurada 21 de abril de 1960 pelo presidente jucelino kubichek

José Paulo 15 6ºc

Thaís Karrer n.29, 6c disse...

1-A Região Centro-Oeste tem três Estados e o Distrito Federal, que são: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (capital Cuiabá), Mato Grosso do Sul (capital Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-As principais vegetações são: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Que são considerados patrimônios naturais do Brasil.
3- A agricultura e a pecuária.
4- Porque, se o Pantanal fosse destruído, o Centro-Oeste ficaria sem uma de suas principais vegetações.
5- A arquitetura e modernismo, é só olhar nas linhas retas do congresso,nas curvas do Palácio da Alvorada ou na beleza dos espelhos d'água do Itamarati.Foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Foi criada para uma população de apenas 500 mil habitantes.Estima-se que a construção de Brasília custou 1,6 bilhão de Dólares, equivalentes a 20 bilhões de Reais.

Ficou bem legal seu blog Conceição eu adorei ele. beijos

Anônimo disse...

Oi

1)Goiás(Goiânia),Mato Grosso(Cuiabá,Mato Grosso do Sul(Campo Grando) Brasilia(Federal).
2)As principais vegetações são: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3)Atualmente as principais atividades são agropecuária e a agroindustria.
4)O Pantanal é um patrimônio natural do Brasil, é uma das vegetações predominantes do Centro-Oeste e tem grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.
5)Brasília foi construída apartir de um sonho de Dom Bosco. Mas a registros q dizem que ela começou a ser construída antes de tal sonho. Foi José Bonifácio em 1823 teve a prioridade de sugerir o nome Brasília. Um grupo de arquitetos projetados por Oscar Niemaia projetou todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade.

Nome:Rafael.
N°:23.
Série:6ªD.

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Segue as minhas respostas:

a) A região Centro- Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

b) CERRADO: - Segundo maior bioma do Brasil. – Clima Tropical.

PANTANAL: Apresenta uma vegetação complexa, com espécies de floresta Amazônica, cerrado, caatinga e vegetação rasteira. O Pantanal é uma planície banhada pelo rio Paraguai.

FLORESTA AMAZÔNICA: É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada).

c) O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.

d) O Pantanal é importante, pois contém grande biodiversidade nas vegetações e na fauna.

e) Não consegui responder, pois o vídeo não abriu.

Beijos,
Gabriela Lunardelli Nº08 6ªA

Anônimo disse...

Vivian Rocha Badofszky nº 35
6ª série C

1 ) A região Centro-Oeste é composta por três estados que tem as as seguintes capitais:
* Mato Grosso, capital Cuiabá;
* Goiás, capital Goiânia;
* Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande.
Além de abrigar a capital brasileira (Distrito Federal).

2) As vegetações predominantes na região Centro-Oeste são:
o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Que se caracterizam por serem patrimônios naturais do Brasil.

3 )A principal atividade econômica da região Centro-Oeste é o agronegócio,que fornece matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior.Porém a região sempre se destacou na pecuária.

4 ) O Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
São por essas diversidades encontradas no Pantanal que este bioma é tão importante para a região Centro-Oeste.
5 ) A construção de Brasília tem como principal características a migração no Brasil: Em 1956, começou a construçãp de Brasília. Para lá seguiram nordestinos, gaúchos,mineiros e goianos. O linguajar característico de um lugar se misturou ao de outros porque as palavras migram e se misturam para produzir novas palavras. Era o "uai" dos mineiros, "ó xente bichim" dos nordestinos, os "esses" chiados dos cariocas, o "erre" dito com a língua curvada para trás, característico de algumas partes de São Paulo, o "tchê" dos gaúchos.
De repente, todos eram conhecidos como candangos, uma palavra que no início, ganhou sentido pejorativo, isto é, para demonstrar desprezo pelas pessoas humildes - os operários que trabalhavam na construção da cidade.
Aos poucos, candango - palavra antiga que veio da África e era usada pelos africanos para se referir aos portugueses - mudou de sentido novamente. Passou a significar pioneiro de Brasília ou pessoa que nasce em Brasília.
Os candangos, gente que veio de todos os cantos do país, foram verdadeiros guerreiros em sua luta para construir a cidade da esperança: Brasília. Ganharam até uma escultura em frente ao Palácio do Planalto para que todo mundo se lembre deles.
P.S Achei interessante saber que uma das hipóteses é que Dom Bosco criador da rede Salesiana de escolas, foi quem profetizou e sonhou que nasceria uma nova civilização, na latitude exata e em nosso país antes da construção de Brasília, e felizmente seu sonho se realizou e é um dos mais importantes centro urbano, político e econômico do país.

Beijos Conceição
Parabéns pelo Blog!

Anônimo disse...

1 ) A região Centro-Oeste é composta por três estados que tem as as seguintes capitais:
* Mato Grosso, capital Cuiabá;
* Goiás, capital Goiânia;
* Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande.
Além de abrigar a capital brasileira (Distrito Federal).
2) As vegetações predominantes na região Centro-Oeste são:
o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Que se caracterizam por serem patrimônios naturais do Brasil.
3 )A principal atividade econômica da região Centro-Oeste é o agronegócio,que fornece matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior.Porém a região sempre se destacou na pecuária.
4 ) O Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
São por essas diversidades encontradas no Pantanal que este bioma é tão importante para a região Centro-Oeste.
5 ) A construção de Brasília tem como principal características a migração no Brasil: Em 1956, começou a construçãp de Brasília. Para lá seguiram nordestinos, gaúchos,mineiros e goianos. O linguajar característico de um lugar se misturou ao de outros porque as palavras migram e se misturam para produzir novas palavras. Era o "uai" dos mineiros, "ó xente bichim" dos nordestinos, os "esses" chiados dos cariocas, o "erre" dito com a língua curvada para trás, característico de algumas partes de São Paulo, o "tchê" dos gaúchos.
De repente, todos eram conhecidos como candangos, uma palavra que no início, ganhou sentido pejorativo, isto é, para demonstrar desprezo pelas pessoas humildes - os operários que trabalhavam na construção da cidade.
Aos poucos, candango - palavra antiga que veio da África e era usada pelos africanos para se referir aos portugueses - mudou de sentido novamente. Passou a significar pioneiro de Brasília ou pessoa que nasce em Brasília.
Os candangos, gente que veio de todos os cantos do país, foram verdadeiros guerreiros em sua luta para construir a cidade da esperança: Brasília. Ganharam até uma escultura em frente ao Palácio do Planalto para que todo mundo se lembre deles.
P.S Achei interessante saber que uma das hipóteses é que Dom Bosco criador da rede Salesiana de escolas, foi quem profetizou e sonhou que nasceria uma nova civilização, na latitude exata e em nosso país antes da construção de Brasília, e felizmente seu sonho se realizou e é um dos mais importantes centro urbano, político e econômico do país.

Anônimo disse...

1 ) A região Centro-Oeste é composta por três estados que tem as as seguintes capitais:
Mato Grosso, capital Cuiabá; Goiás, capital Goiânia; Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande. Além de abrigar a capital brasileira (Distrito Federal).
2) As vegetações predominantes na região Centro-Oeste são: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Que se caracterizam por serem patrimônios naturais do Brasil.
3 )A principal atividade econômica da região Centro-Oeste é o agronegócio,que fornece matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior.Porém a região sempre se destacou na pecuária.
4 ) O Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
São por essas diversidades encontradas no Pantanal que este bioma é tão importante para a região Centro-Oeste.
5 ) A construção de Brasília tem como principal características a migração no Brasil: Em 1956, começou a construçãp de Brasília. Para lá seguiram nordestinos, gaúchos,mineiros e goianos. O linguajar característico de um lugar se misturou ao de outros porque as palavras migram e se misturam para produzir novas palavras. Era o "uai" dos mineiros, "ó xente bichim" dos nordestinos, os "esses" chiados dos cariocas, o "erre" dito com a língua curvada para trás, característico de algumas partes de São Paulo, o "tchê" dos gaúchos.
De repente, todos eram conhecidos como candangos, uma palavra que no início, ganhou sentido pejorativo, isto é, para demonstrar desprezo pelas pessoas humildes - os operários que trabalhavam na construção da cidade.
Aos poucos, candango - palavra antiga que veio da África e era usada pelos africanos para se referir aos portugueses - mudou de sentido novamente. Passou a significar pioneiro de Brasília ou pessoa que nasce em Brasília.
Os candangos, gente que veio de todos os cantos do país, foram verdadeiros guerreiros em sua luta para construir a cidade da esperança: Brasília. Ganharam até uma escultura em frente ao Palácio do Planalto para que todo mundo se lembre deles.
P.S Achei interessante saber que uma das hipóteses é que Dom Bosco criador da rede Salesiana de escolas, foi quem profetizou e sonhou que nasceria uma nova civilização, na latitude exata e em nosso país antes da construção de Brasília, e felizmente seu sonho se realizou e é um dos mais importantes centro urbano, político e econômico do país.

Anônimo disse...

Olá Conceição

1.A região Centro- Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2.Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3.A pecuária, que na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.


4º.O Pantanal é considerado um patrimônio natural brasileiro, e é uma das principais características vegetais do Centro-Oeste. E traz grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.

5.
-Acredita-se que Brasília foi construída apartir de um sonho de Dom Bosco.
-Foi uma cidade planejada em forma de avião.
-Seu no nome foi dado por José Bonifácio

Mariana Beatriz Thomsen 6ªA nº24

Anônimo disse...

1-Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
2-As vegetações predominantes são: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica. E se caracterizam por serem patrimônios naturais do Brasil.
3-O agronegócio é a principal atividade econômica da região do Centro-Oeste.
4-É um patrimônio cultural na região Centro-Oeste.
5-Nasceu de um santo e missionário chamado Dom Bosco. Brasília tem 2.000.000 habitantes. Em 1946 foi decidida como a capital do Brasil. José Bonifácio foi quem teve a prioridade de sugerir o nome de Brasília.

Mariane, nº:26, 6ªA

Anônimo disse...

Oii Conceição...

1)A região do Centro-Oeste é constituída por três estados e um Distrito Federal sendo eles: Mato Grosso (Cuiabá), Goiás ( Goiânia), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Brasília (DF).
2)A vegetação predominante nessa região é o Cerrado, Pantanal, e Floresta Amazônica, tendo como características a biodiversidade devido a vegetações tão diversas, sem se falar da beleza.
3)As principais atividaddes econômicas são a agropecuária e agroindústria.
4)Pois ele é um patrimônio natural brasileiro.
5)A construção de Brasília foi difícil, devido ao precário acesso, mas foi uma construçao inovadora para seu tempo. Sendo então inaugurada em 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitchek.


LARYSSA CABRAL DENEGREDO
SÉRIE: 6ª B
Nº: 17

Anônimo disse...

Olá Conceição.

ATIVIDADE:
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
Essa região é formada por três estados e o Distrito Federal: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características?
O Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica, podem ser considerados patrimônios naturais do Brasil.
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
O agronegocio, a produção agropecuária,. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4- Qual a importância do Pantanal para a região?
O Pantanal é considerado um dos principais patrimônios naturais do Brasil, e é uma das principais características vegetais do Centro-Oeste.
5- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília :
Dizem que Brasília veio de uma profecia de um sonho de um santo.José Bonifácio sugeriu o nome Brasília.Depois um grupo de arquitetos por Oscar Niemaia, construíram os prédio e residências da nova cidade e capital do Brasil.

Bjs,
Beatriz Mello nº5 6ªD

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Segue abaixo a minha resposta que faltou no meu outro comentário:

5)Brasília-

- Em 1946 consagra indefinitivo a decisão que aguardaria o seu executor, que seria Juscelino Kubitschek.

- Em 1956, criou a NovaCap, que executou a construção de Brasília.

- Em 21 de abril de 1960 foi inaugurada Brasília pelo presidente Jucelino Kubitschek, que surpreendeu o Brasil com sua arquitetura.

- Em 1987 Brasília foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

- Hoje Brasília possui mais de 2 milhões de habitantes.

Gabriela Lunardelli Nº08 6ªA

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Segue abaixo a minha resposta que faltou no meu outro comentário:

5)Brasília-

- Em 1946 consagra indefinitivo a decisão que aguardaria o seu executor, que seria Juscelino Kubitschek.

- Em 1956, criou a NovaCap, que executou a construção de Brasília.

- Em 21 de abril de 1960 foi inaugurada Brasília pelo presidente Jucelino Kubitschek, que surpreendeu o Brasil com sua arquitetura.

- Em 1987 Brasília foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

- Hoje Brasília possui mais de 2 milhões de habitantes.

Gabriela Lunardelli Nº08 6ªA

Anônimo disse...

Olá Conceição
1.A região centro-oeste é formada pelo estado de Mato Grosso que a capital é Cuiabá, por Mato Grosso do Sul que a capital é Campo Grande, por Goiás que a capital é Goiânia e também tem o Distrito Federal que fica no estado de Goiás.

2.As vegetações predominantes do centro-oeste são o cerrado e o pantanal, o cerrado tem pequenas arvores de troncos torcidos e curvados, de folhas grossas e uma vegetação rala e rasteira. E o pantanal apresenta uma vegetação complexa, com espécies de floresta amazônica, cerrado, caatinga e vegetação rasteira. O pantanal é uma planície banhada pelo rio Paraguai.


3.O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.

4.O Pantanal é um patrimônio natural do Brasil, é uma das vegetações predominantes do Centro-Oeste e tem grande importância para a economia por meio do extrativismo (mineral e vegetal) e da pecuária.

5.Brasilia, foi construída apartir de um sonho de Dom Bosco, porem, há registros que dizem que ela começou a ser construida antes...José Andrade criou o nome desta cidade e foi inaugurada em 1960.
Bjs
Gabriel A. Messias 6ªA nº6

Anônimo disse...

ESSE TEXTO E OTIMO POIS AS CRIANÇAS SEMPRE VAÕ APRENDER UM POUCO MAIS DAS REGIoÊs e outras coisas .. Eu também sempre vou nesse site pq e bom de+++++++++++++++.... um grande abraço e parabéns para qem fez esse site .

Anônimo disse...

Isabela de Lima Derner nº 12 7º D

1- Goiás - Goiânia
Mato Grosso do Sul- Campo Grande
Mato Grosso- Cuiabá

2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4- A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6- Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

Beijinhos Conceição!!!

Isadora disse...

Oie!
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste? É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características? A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região? O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

A região tem uma participação significativa no cenário nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam. Isso tem ocorrido em razão de investimentos em tecnologias, especialmente naquelas propriedades de produção tradicional.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste? A região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural? Ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

6- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília: Há quem diga que nossa capital nasceu de uma profecia de um santo ou de um sonho de Dom Bosco, onde, no centro do país, entre os paralelos 15° e 20°, surgiria uma nova civilização. Outros dizem que tudo começou antes do sonho, com uma carta enviada às cortes de Lisboa, em 1821, por José Bonifácio de Andrada e Silva, onde o autor dizia que uma cidade no centro do país deveria ser erguida. Em local arejado, em sítio fértil e junto a um rio navegável. Em 1822, José foi apoiado e sugeriu o nome de Brasília, à nova capital. Em 1946, a Constituição federal consagra em definitivo a decisão que aguardaria seu executor: Juscelino Kubitschek, que, em 1956, fundou a NOVACAP, empresa pública responsável pela construção de Brasília. Em seu mandato, houve a construção da usina de Paranoá, que abasteceria a energia na capital durante muito tempo. Inaugurada em 21 de abril de 1960, por Juscelino, Brasília surpreendeu por sua arquitetura, super futurista, fruto do trabalho de Oscar Niemeyer. Com o tempo, cidades satélite foram crescendo, para abrigar a população extra. Em 1987, foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Estimasse que a construção de Brasília tenha custado cerca de R$ 20.000.000.
Parabéns pelo blog, Conceição!
Está cada vez mais interessante e cheio de conteúdo!

Beijos, Isadora, N°18 – 7°C.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann/Nº:11/7º Ano C

1-Mato Grosso do Sul: Campo Grande
-Mato Grosso:Cuiabá
-Goiás:Goiânia

2-A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.

3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
Também a pecuária se destaca como fonte de renda no Centro oeste como os representados acima.

4-Isso aconteceu por causa da falta de empregos no campo, assim as pessoas não tinham aonde trabalhar na área rural e foram para as cidades, acontecendo assim o exôdo rural.

5-O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6-Nasceu na professia de um Santo, chamado Dom Bosco, sonhou que a nossa capital seria fundada entre os paralelos 20º e 15º graus.

-Foi José Bonifácio que sugeriu o nome de Brasília.
-Foi a NOVACAP ( empresa) que foi escolhida para planejar e organizar a construção de Brasília.
- Paranoá foi feita para abastecer energia por muito tempo para o Distrito federal.

Anônimo disse...

Oi Conceição
Respostas:
1-Mato Grosso - MT - Cuiabá
-Goiás - GO - Goiânia
-Mato Grosso do Sul - MS - Campo Grande
2-A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4-O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
5-Ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
6-A construção de Brasília tem como principal características o sonho de Dom Bosco, em 1883 ele sonhou que entre os paralelos 15 e 20 no centro do país nasceria uma nova cidade, em outra versão, tudo começou com uma carta enviada às cortes de Lisboa em 1821 por José Bonífacio de Andrada Silva.
Rafael Humberto Tórmena nº27 7ºanoA

Patrick Camilo dos Santos disse...

Número:24 Série:7ºA

RESPOSTAS:

1- Mato grosso (Cuiabá), Goiás (Goiânia) e mato grosso do sul (Campo Grande).
2- Esta região possui muitas diversidades naturais, nela encontramos importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
3- O agronegócio é a principal atividade econômica do Centro-Oeste.
4- As principais causas do êxodo rural nesta região são problemas de caráter de infraestrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
5- Os bairros foram focando marginalizados com muitos moradores de rua, a principal causa deste problema foi a falta de emprego para tantos trabalhadores.
6- Não se sabe realmente que decidiu criar Brasília, mas possuem duas versões, a primeira de que Dom Bosco quem decidiu cria-la após um sonho que teve, já a segunda versão é de que quem teve a ideia de criar Brasília foi Bonifacio de Andrada Silva (foi ele quem sugeriu o nome Brasília) e enviou uma carta as cortes de Lisboa, mas foi Oscar Niemayer quem projetou os prédios e casas.
Seu formato inicial era de uma crus, que foi ficando arredondada e acabou parecendo um avião.

Tchau Conceição o blog está bem legal parebéns!!!

Anônimo disse...

1º)A região Centro-Oeste é constituída por três Estados são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande)
2º)A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
3º)Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.
4º)População passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
5º)O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6º)Brasília é uma capítal planejada,e com isso foi elaborada e depois foi feita,como vocês podem perceber a localização,no centro edifícios, e ao redor dos edifício casa, apenas casas e foi assim que Brasília foi elaborada,
e se você olhar bem os edifícios são bem chamativos.

Anônimo disse...

Guilherme Crispim, nº 15, 7º C

1-Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
Mato Grosso – capital Cuiabá;
Mato Grosso do Sul – capital Campo Grande;
Goiás – capital Goiânia;
É também lá que se encontra o Distrito Federal – capital Brasília.

2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características?
A vegetação predominante é o cerrado que é caracterizado por árvores baixas espalhadas, subarbustos e uma vegetação baixa constituída por gramíneas. A vegetação do Cerrado possui seus troncos tortuosos e pequenos, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
As principais atividades econômicas da região são: agroindústria e a produção agropecuária.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
O êxodo rural foi causado pela falta de trabalho no campo, pois as grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
Com o êxodo rural a população nas grandes cidades aumentou muito e desestabilizou a estrutura urbana, fazendo com que tudo ficasse sobrecarregado na cidade, com problemas no saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento, etc.

6- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília :
Sonho de Dom Bosco: entre os paralelos 20 e 15 no centro do Brasil;
Criar uma cidade central no interior do Brasil;
Novacap foi a empresa responsável pela construção;
Represa de Paranuá para abastecer Brasília;
Custou 1,6 bilhões de dólares.

Anônimo disse...

1-Mato Grosso(capital Cuiabá), Goias(capital Goiânia) e Mato Grosso do Sul(capital Campo Grande).
2-No Mato Grosso: arroz, soja e o milho no norte da capital.Cuiaba: algodão no sul do Estado; e cana-de-açúcar a oeste . No Mato Grosso do Sul,perto de Campo Grande destaca-se a produção da soja e do trigo.
3-Hoje em dia sao:carne,soja algodão,milho,cana-de-açúcar e arroz.
4-As indústrias, sobretudo a têxtil e a alimentícia, difundiam-se, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esse desenvolvimento industrial acelerado necessitava de grande quantidade de mão-de-obra para trabalhar nas unidades fabris, na construção civil, no comércio ou nos serviços, o que atraiu milhares de migrantes do campo para as cidades (êxodo rural).
5-As principais:a perda de trabalho no setor agropecuário - em conseqüência da modernização técnica do trabalho rural,com a substituição do homem pela máquina e a estrutura fundiária concentradora,resultando numa carência de terras para a maioria dos trabalhadores rurais.
6- Ela nasceu da profecía de um santo, Dom Bosco.Em 1893, Dom Bosco sonhou que entre os paralelos 15 graus e vinte graus, no centro do pais, seria a capital do brasil. Brasília foi planejada para uma populacao de 500 mil habitantes, mas a populacao de brasilia cresceu mais do que era esperado, passou dos 2 bilhoes de habitantes.

Augusto nº03 7ºA

Anônimo disse...

Luís Augusto Nº22 7ºB

1-Mato Grosso-Cuiabá
Goiás-Goiânia
Mato Grosso do Sul-Campo Grande
e o Distrito Federal-(capital federal)
2-O Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
3-O Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.
4-Foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
5-Ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
6-José Bonifacio foi que deu o nome Brasilia.
Foi inaugurada em 21/abril/1960 pelo presidente Jucelino.
Todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais em um curto espaço de tempo.

Sofia Boulet disse...

Sofia Boulet- n°32
7ºC

1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste? 
R: Os estados que formam a região Centro-Oeste são:
Goiás (Goiânia),
Mato Grosso (Cuiabá) e,
Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características? 
R: A vegetação predominante na região Centro-Oeste é o Cerrado. As principais caracterísrticas dessa rica vegetação, são:
- A presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- As cascas destas árvores são duras e grossas;
- As folhas são cobertas de pêlos;
- A presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região? 
R: O agronegócio,a agroindústria e a produção agropecuária.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste? 
R: As principais causas do êxodo rural na região Centro-Oeste são a pecuária extensiva e a produção agrícola altamente mecanizada, que fizeram com que a falta de empregos levasse muitos agricultores a procurarem novas oportuidades de trabalho nas grandes cidades.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural? 
R:O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste, desestabilizou a estrutura urbana, graças ao rápido crescimento da população. Dessa forma, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, fazendo com que a população tivesse problemas com o saneamento básico, com as escolas, com a iluminação, com a pavimentação, com o policiamento, entre outros.

6- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília : 
Há quem diga que a nossa capital nasceu da profecia de um santo e de um sonho de um visionário, chamado Dom Bosco. Em 1883, este mesmo homem teria sonhado que entre os paralelos 15° e 20°, nasceria uma nova civilização.
Em outra versão, contasse que tudo começou antes de tal sonho, quando em 1821, foi enviada uma carta, escrita por José Bonifacio de Andrada e Souza, às cortes de Lisboa, a carta dizia o seguinte: “Criar uma cidade central, no interior do Brasil, para aceito da regência, que poderá ser em 15° de latitude e em sítio sadio, ameno, fértil e junto a algum rio navegável.” Josè Bonifacio é apoiado na ideia de interiorização da capital e, um ano depois, teve a prioridade de sugerir o nome Brasília.
Desde então, muitas constituições acolheram a ideia de transferência da capital da repúplica para o planalto central. Porém, foi só em 1946, que a constituição federal consagra, em definitivo a decisão, que aguardaria seu executor. Esse executor seria Juscelino Kubitschek. Por inspiração de Juscelino, foi criada a NOVACAP ( Companhia Urbanizadora na nova Capital), empresa pública a qual foi confiada a responsabilidade de planejar e executar a construção de Brasília.
Reconhecida em 1987 como patrimônio histórico e cultural da humanidade, Brasília é muito mais do que um patrimônio histórico ou um marco arquitetônico. É uma riqueza de nosso, pelo qual devemos ter muito orgulho.


Conceição, gostaria de dizer que estou adorando estudar sobre as regiões brasileiras e que você está de parabéns, pois seu blog está ficando cada vez mais envolvente e cheio de informações.
Beijos Sofia!

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº21 7ºB

1-Goiás capital Goiânia
Mato Grosso capital Cuiabá
Mato Grosso do Sul capital Campo Grande, e Brasília- Distrito Federal.

2-No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.

3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4-Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

5-A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6-Existem versões de que Brasília nasceu de uma profecia de Dom Bosco, em 1873,ele teria sonhado que entre os paralelos 15º e 20º, nasceria uma nova civilização.
Mas em outra versão, tudo começou antes deste sonho, em uma carta enviada para as cortes de Lisboa, em 1821,por José Bonifácio. que diz que irá criar uma cidade no interior do Brasil, em 15º de latitude,em um sítio sadio,ameno,fértil e junto com algum rio navegável.

Em 1822, José Bomifácio é apopiado, e um ano depois teve a prioridade de sugerir o nome da capitlal, Brasília.
Em 1956 Juscelino criou a NOVA CAP,companhia urbanizadora na nova capital.E, no cerrado Go~^anio foi contruída a nova capital.
Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino, a capital, supreendeu o mundo com seus projetos arquitetônico futuristas, de Oscar niemeyer.E, a população cresceu cada vez mais.

Anônimo disse...

Rafaela Rosa Rocha N:31 7C

1-A região Centro-Oeste e constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Cerrado,uma de suas caracteristicas sao a presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. O Pantanal,uma das características marcantes é seu regime de cheias e secas e a relação entre a parte alta da bacia (planalto) e a parte baixa (planície). Uma característica importante na floresta Amazônica,é o perfeito equilíbrio do ecossistema.
3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.
4-A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
5-O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades.
6-Brasilia foi construida para uma populacao de 500.000 pessoas.mais atualmente abriga 2.000.000 milhoes de pessoas.

Anônimo disse...

Robson Antonio Vieira.
7º série A.
oi Conceição.

1º)A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

2º)Caatinga,é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

3º)o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.

4º) população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5º)O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo(com o almento de maquinas a redução de empregos).

6º)Brasilha foi uma cidade muito bem planejada,de todas as maneiras.
Obs:foram gastos milhões de reais para a sua construção.

Anônimo disse...

Giordano nº14 Série 7ºc

1-Distrito Federal (Brasília) Goias(Goiânia) Mato Grosso (Cuiabá) Mato Grosso do sul(Campo Grande)

2- Características vegetais sendo o Cerrado a vegetação predominante na região centro-oeste.Vegetação: Cerrado, o Pantanal, a Floresta Amazônica.

3-O agronegócio é a principal atividade econômica da região centro-oeste. O mesmo engloba as agroindústriase a produção agropecuária. A agropecuária fornece matéria-prima para as indústrias de alimentos e para outros setores. A agricultura é altamente mecanizada . A pecuária é extensiva.

4-Grupos grandes empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terra de migrantes promovendo o latifundio para promover a agricultura mecanizada ou a pecuária extensiva, assim as pessoas não tendo trabalho no campo foram tentar a sorte nas cidades.

5- O êxodo rural resultou em alto crescimento populacional das cidades. Isto fez com que as cidades ficassem saturadas e a estrutura urbana ficou sem condições de atender a todos com os serviços de hospitais, escolas moradias, policiamento e saneamento básico.

6- Há duas versões uma fala de uma profecia de um santo e de um visionário chanado Dom Bosco. Mais antes disso em 1921 José Bonifácio já tinha escrito uma carta a corte em Lisboa com a intenção de tranferir a capital para o interior , em Goias. Em 1823 ele sugere o nome de Brasília. Um século depois que a constituição Federal consagra em definitivo o seu planejamento e sua execução. Em 1956 Jucelino Kubitschek cria a nova Capi que era uma empresa Pública para planejar e e executar a sua construção da nova Capital no Cerrado Goiano. Tudo começa a partir do sinal da cruz com o projeto Piloto pelo encarregado de urbanismo Lúcio Costa. A sua construção foi planejada para seiscentas mil pessoas , mais já passa dos dois milhões de pessoas por isso nasceram as cidades satélites em redor de Brasilia para abrigar a todas esssas pessoas. Muitos prédios públicos foram projetados pelo arquiteto Oscar NIemayer. Sua inauguração se deu aos 21 dias dde abril de 1960.

Anônimo disse...

Oi Conceição!Aí vão as respostas:

1)Centro-Oeste é constituído por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2)A vegetação predominante é o "cerrado", composto por pastagens abertas com algumas árvores retorcidas.

3)A região Centro-oeste sempre se destacou pela pecuária ,e ainda se destaca...

4)Uma das principais causas é que a escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando o êxodo rural.

5)Resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
E,ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
6)Há quem diga que Brasília nasceu na profesia de um santo.
Em 1822,José Bonifácio é apoiado na ideia de interiorização da capital.Um ano depois, ele teve a prioridade de sugerir o nome "Brasília".
Outra característica é que por inspiração do presidente Jucelino,em 1956 foi criado o NOVACAP(campanhia organizadora na nova capital).
*Essas são umas das caracteristicas...

Beijinhos!! Luiza R. Contezini nº24 7º B

Anônimo disse...

A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
A populaçao enfrenta varios problemas,pois o governo nao consiguo disponibilizar:a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O lisxo toxico contem;
lanpadas,remedios invalidados,pilhas e ate lixo hospitalar.
Esse lixo pode causar danos a nossa saude por isso precisa de um tratamento especial.
O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal
Em 2007 foi encontadra uma grande reserva de petroleo e gas natural.
O Brasil vai explorar essa riqueza?
A grande polêmica está justamente na tecnologia que será necessária para a extração que por vista será cara pois as maquinas terao que tem grande resistencia.
Ainda não se sabe, por exemplo, o que será preciso para retirar o óleo de camadas tão profundas e muito menos se o país dispõe desses recursos

Nome:Carlos Eduardo Reis Bento Nº:8 Série:7ºano b

Anônimo disse...

Olá Conceição,

1- A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás ( Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2- Na região Centro-Oeste são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- O agronégocio, as agroindústrias e a produção agropecúarias são as principais atividades econômicas da região Centro-Oeste.

4- As principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste são: a região tem uma participação significativa no
cenário nacional quanto à produção agropecuária, que destaca o investimento em tecnologia. É
possível identificar
áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas. No Mato Grosso, as culturas que se destacam são: arroz, soja e o milho no norte da capital (Cuiabá); algodão no sul do Estado; e cana-de-açúcar a oeste do mesmo. No Mato Grosso do Sul, nas proximidades de sua capital (Campo Grande), destaca-se a produção da soja e do trigo.

5- As principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural são: ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, e o crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste.

6- A capital do Brasil
começou quando enviaram um carta as cortes de Lisboa em 1821, por José Bonifácio de Andrade.
Em 1222 José Bonifácio teve a prioridade de dar o nome a capital do Brasil, de Brasília.
Em 1956 foi criada a NOVACAP companhia urbanizadora na nova capital,empresa pública a qual foi confiada a responsabilidade para planejar e executar a construção de Brasília.
Um grupo de arquitetos encabeçado por Oscar Niemeyer projetou em um curto espaço de tempo todos os prédios públicos.
Brasília foi inaugurada em 21 de Abril de 1960 pelo presidente Jucelino e surprendeu o mundo com o projeto arquitetõnico de Oscar Niemeyer.


Nome: Vinícius de Paula Silveira
Série: 7 série D
Nº:31

Arthur Buno 04 7°C disse...

Nome: Arthur Bruno nº 04 - 7º C

1): Os estados que formam a região Centro-Oeste são: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

2): A vegetação predominante da região Centro-Oeste é o Cerrado que é rico em diversidades naturais, mais nessa região também encontramos o Pantanal e a floresta Amazônica.

3): Atualmente as principais atividades econômicas da região Centro-Oeste são: As agroindústrias e a produção agropecuária.

4): As principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste foram: Grandes latifundiários já mecanizados e grupos empresariais que iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária. E como conseqüência o resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo. Assim a escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5): As principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural foram:Que o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação e policiamento.

6): Brasília foi construída a fim de ser a nova capital do Brasil. As obras começaram em novembro de 1956 e só foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. A construção de Brasília demorou quase quatro anos. Oscar Niemayer foi o principal arquiteto da maioria dos prédios públicos. Brasília custou cerca de um bilhão de dólares (cerca de 20 bilhões de reais).

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Wesz Nº: 13 Ano 7ºC

1- A região Centro-Oeste é composta por 3 estados e o Distrito Federal, que são: Mato Grosso, capital Cuiabá, Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande, Goiás, capital Goiânia e Brasilia, capital federal.

2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- A principal atividade econômica da região é o agronegócio, que também engloba a agroindústria e a agropecuária, sendo que esta tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4- As principais causas do êxodo rural foram a mecacanização do campo e a alta concentração de terras.

5- A falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6- Foi durante a presidêndia de Juscelino Kubitschek, entre 1956 e 1961 que a construção de Brasília teve início e término.A represa do Paranuá foi construida em tempo recorde para fornecer energia elétrica para a nova capítal. A arquitetura em Brasília é sinonimo de modernidade. A estimativa do custo de construção de Brasília é de 1,6 bilhões de dólares, equivalente a 20 bilhões de reais.

Anônimo disse...

Oii Conceição!!
1-É constituída por 3 Estados: Goiás(capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e o Distrito Federal Brasília.
2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3-Agronégocio (agroindústrias e agropecuária).
4-* Ocorreu o processo de expropriação dos pequenos e médios proprietários, surgindo os latifundiários e grupos empresariais. * A falta de trabalho no campo, devido a pecuária extensiva e a produção agricula mecanizada, levou milhares de pessoas às cidades próximas.
5-* Ocorreu um rápido crescimento da população nos centros urbanos e fez surgir novas cidades desestabilizando a estrutura urbana.* O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos ocasionando problemas como falta de saneamento, escolas, policiamento, etc.* Pouca oferta de emprego.
6-Brasília nasceu do sonho do visionário Dom Bosco. Outros falam que surgiu em 1821 com a carta enviada a corte de Lisboa por José Bonifácio de Andrade e Silva onde sugere a criação de uma cidade central na região do Brasil, surgindo mais tarde o nome de Brasília. Após um século, em 1946 a Constituição Federal consagra Juscelino e em 1956 foi criada uma nova carta para a criação de Brasília que surgiu com o sinal da cruz. Em 21 de abril de 1960 foi inaugurada Brasília por Juscelino com o projéto de Oscar Niemaier. Brasília foi uma cidade planejada pra 500 mil habitantes, contudo com o grande aumento da população foram criadas cidades satélites. Hoje Brasília possui 2000 milhões de habitantes e é reconhecida como patrimonio histórico e cultural da humanidade.
Beijinhos
Amanda n°:01 7ºA

Isabella disse...

Isabella D. 7 ano A N:14

1.-Mato Grosso(Cuiabá)
-Mato Grosso do Sul(Campo Grande)
-Goias(Goiânia)
-Brasília(Distrito Federal)+ Não é estado

2.Sua vegetação predominante é o Cerrado, sendo que suas principais características são:
-Tem vegetação semelhante a savana
-Tem Arvores com caules retorcidos para boa absorção da água.
-Onde o Cerrado predomina é um local com clima quente e incêndios espontâneos.

3.São Pecuária, Agricultura e agropecuária tradicional.

4.-Compra de grandes extensões de terras.
-Mecanização do trabalho manual.

5.-Falta de trabalho no campo.
-Grande incidência de concentração de terras no Brasil.

6.- 1960 Brasilia virou a capital
-Em 1822 Jose Bonifacil foi apoiado para fazer de Brasilia a capital
-1823 Jose Bonifacil teve a ideia de dar o nome Brasilia.

Anônimo disse...

Edilio Bittencourt Júnior nº9
Série:7ºC

1)Goiás capital:Goiânia,Mato Grosso capital:Cuiabá,Mato Grosso do Sul capital:Campo Grande e Brasília capital federal.
2)Cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.
3)Setor primário: Agricultura, Pecuária, Extrativismo(vegetal e mineral).Setor secundário: Indústria. Setor terciário: Transporte.
4)Por haver várias pessoas trabalhando com o mesmo produto(agricultura e pecuária), houve uma escassez de trabalho para a população, então procuravam as cidades mais próximas para trabalharem, provocando o êxodo.
5)Com o aumento populacional nas cidades, o governo não consegue disponibilizar empregos para todos, nem segurança, saneamento básico, etc...
6)Capital do Brasil e 4ª cidade mais populosa do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O eixo monumental é o corpo principal do avião que forma a cidade. Existe outros monumentos que fazem de brasília uma cidade muito bonita, como: o Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Palácio Itamaraty, Ponto Juscelino Kubitschek, Catedral de Brasília e a Praça dos Três Poderes

Anônimo disse...

Boa Noite Conceição!
Amei sua postagem, ficou muito bem feita!
Bom, aí vão as respostas:

1- Os estados e capitais são:Goiás(Goiânia),Mato Grosso(Cuiabá),Mato Grosso do Sul(Campo Grande).
2- As principais vegetações são o Cerrado,o Pantanal e a floresta Amazônica, que se destacam por serem consideradas patrimônios naturais do Brasil.
3- A agricultura e a pecuária.
4- Pois algumas empresas e latifundiários, começaram a expandir suas terras, ocupando a de pessoas que trabalhavam no campo fazendo-as ter que ir até cidades próximas em busca de emprego.
5- Como haviam muitos novos habitantes que cresceram rapidamente, o governo não conseguiu disponibilizar tudo aquilo que a população estava procurando.
6- Dizem que Brasília foi planejada por um sonho de Dom Bosco, mas, á indícios que falam que na verdade ela foi planejada muito antes dele por uma carta.
Tinha campos férteis e foi originalmente planejada em formato de cruz.

Beijos Conceição, e boa sorte com o blog!

Maria Luíza n°22 7°ano-A

Anônimo disse...

Alessandra Malizia/ N° 01/ 7º ano C

1 - Mato Grosso (capital Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Goiás (Goiânia) e o Distrito Federal, (capital Brasília).

2 – Cerrado, vegetação rasteira e tortuosa de pequeno porte; Pantanal, sua vegetação varia de acordo com o tipo de mata, podendo ter gramíneas (nas planícies), vegetação rasteira e arbustos (regiões intermediárias) e árvores de grande porte (regiões mais altas); e Floresta Amazônica: é extremamente densa e úmida, enquanto seu solo não é muito rico.

3 – A pecuária, que responde pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário.

4 - A concentração de terras, nas quais eram desenvolvidas a pecuária extensiva e a agricultura altamente mecanizada, o que ocasionou a falta de empregos no campo. Essa escassez de empregos gerou o êxodo rural para cidades próximas.

5 - Com a rápida ocupação das cidades através do êxodo rural, houve um grande aumento populacional, tornado insuficiente serviços públicos, como: saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento, entre muitos outros problemas infrentados pela população. Além disso, houve o crescimento de municípios marginalizados, pois a oferta de emprego era (e continua sendo) insuficiente para atender toda a população.

6- Conceição, estou sem internet e o computador em que consegui fazer a postagem estava sem som, portanto, não pude assistir o vídeo. Como todas as outras respostas já estavam prontas, mandei-as no comentário e assim que possível mandarei a resposta da questão 6.

Anônimo disse...

Eduardo 7B n12

1- Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2- o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3- O agronegócio, agropecuária e a pecuária.
4- a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
5- o êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
6-Brasília custou cerca de um bilhão de dólares.A construção de Brasília demorou quase quatro anos, mas depois de três anos a maioria dos seus principais edifícios estava pronta.Brasília foi construída a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao mudar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído.

Isabella disse...

Isabella Duarte N:14 7 ano A

1.-Goiás(Goiânia)
-Mato Grosso(Cuiabá)
-Mato Grosso do Sul(Campo Grande)
-Brasília(Distrito federal)

2.O Cerrado e suas principais características são:
-É semelhante a savana.
- As árvores têm caules retorcidos e raízes longas,que ajudam na absorção da água.
-É o maior bioma do Brasil.

3.As principais regiões são agricultura e pecuária.

4.A Mecanização do campo e expropriação dos médios e pequenos proprietários.

5.-A incidência de concentração de terras no Brasil.
- A escassez de emprego,que mandou muitas de pessoas às cidades próximas.

6.-Em 1822 Jose Bonifacil é apoiado para a interiorização da capital.
-1823 Jose Bonifacil deu a ideia do nome Brasilia.
-1956 foi criado a NOVACAP compania urbanizadora da capital.
-1960 Brasilia se torna capital.

Anônimo disse...

Manuella F. Martins nº20 7ºA

2-A vegetação do nordeste é o: Cerrado (galhos tortos e pequenos árvores sem folhas), Pantanal (clima tropicas e arvores perenes) e a Floresta Amazônica (Floresta tropical com muita diversidade no clima e árvores).
3- agropecuária tradicional, mão-de-obra praticada pela família que cultivava produtos da base alimentar como o arroz, milho e feijão, eram algumas das atividades econômicas da região Centro-Oeste. Hoje é o agronegócio (a principal atividade econômica da região Centro-Oeste). O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária, a última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4- O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros. E isso levou ao êxodo rural.
5- O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste, levou a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6- Em 1883 Dom Bosco teria sonhado,que, entre os paralelos 14 e 23 nasceria uma nova cidade, entre outros existem relatos contando que essa idéia de uma nova cidade aconteceria bem antes de Dom Bosco ter sonhado.
Isso ocorreu em 1822 Jose Bonifácio seria apoiada na idéia da nova capital e um ano depois da idéia ter sido aceita, surgiu o nome Brasília.
Em 1956 foi criada a “novacap “ a campanha urbanizadora na nova capital. Foi confiada a responsabilidade de competência para planejar nos mínimos detalhes a construção de Brasília. Inicialmente a cidade teria um formato de cruz, mas depois de rever alguns cálculos tudo mudou. Ao longo de 1960, teriam inaugurado Brasília, planeja e executada para somente 500.000 habitantes, daí surgirá a idéia do “plano piloto”. A população foi formando as cidades satélites, que foram criadas para acomodar a população extra.
Beijinhos Conceição , você sempre foi ótima professora e excelente amiga!!

Anônimo disse...

1- A região Centro-Oeste, é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
3- O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4- Ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
5- O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6- Dom Bosco teria sonha em um dia por volta de 1883 que entre os paralelos 15 e 23 haveria uma nova civilização, uma nova cidade, outros fatos discordam, pois Jose Bonifácio teria sido apoiada com sua idéia de uma nova capital para o Brasil. Um ano após seu divulga mento o projeto foi apoiado e sua sugestão para o nome da nova capitas seria Brasília. Para a competência e execução da obra foi criada a “ novacap” que seria a : Campanha Urbanizadora na Nova Capital.
Inicialmente a cidade teria um formato de cruz, mas logo mudou. O maximo de habitantes que esta cidade poderia ter seria de 500 mil pessoas, então elas recorreram a ficar na beira das cidades ( os habitantes a mais) e o governou substituiu seu plano original da “cruz” pelo plano piloto, no qual teria as cidades satélite que acomodar a população. Hoje Brasília tem mais de 12 mil habitantes e é uma cidade onde tem muita diversidade em cultura.
Luiza nº19 7ºA

Anônimo disse...

Rafaela nº28 7anoA
1-Mato Grosso do sul - Campo grande
Mato Grosso - Cuiabá
Goiás - Goiânia
2-Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
3-Pecuária, a produção agrícola e agropecuária.
4-A oportunidade vistas pelas pessoas de conhecer ume cultura diferente e talvez mais rica.
5- falta de saneamento básico,policiamento,escolas iluminação.
6-cidade central do Brasil,padrão de modernidade terrena,inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino,é uma cidade satélite,tem 12 milhões de habitantes.

Anônimo disse...

Victor Vechi/34/7ºC
Olá Coceição,as respostas estão abaixo:
1-Goiás:Goiânia;
Mato Grosso: Cuiabá;
Mato Grosso do Sul:Campo Grande;
Brasília:capital federal.
2-Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica,se destacam por serem patrimônios naturais do Brasil.
3-As principais atividades são: Agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas na região.
4-As principais causas são:Eles ocupavam de forma rápida áreas que eram desabitadas,o governo não conseguiu gerar a todos os serviços.
5-Os principais problemas eram de infra-estrutura:a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento e etc...
6-Na formação de Brasiliaos trabalhadores passaram muito trabalho.A formação de Brasilia foi dificil,longa viagem que os materiais (cal, areia, cimento...) ficavam sozinhos da região que na época tinham poucos meios de comunicação então comunicavam-se atravez de algumas cartas, muitos passavam fome, dividiam suas "casas" com pessoas que não conheciam.
te adoro coiceçao

Anônimo disse...

Alessandra Malizia/ N° 01/ 7º ano C

1 - Mato Grosso (capital Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Goiás (Goiânia) e o Distrito Federal, (capital Brasília).

2 – Cerrado, vegetação rasteira e tortuosa de pequeno porte; Pantanal, sua vegetação varia de acordo com o tipo de mata, podendo ter gramíneas (nas planícies), vegetação rasteira e arbustos (regiões intermediárias) e árvores de grande porte (regiões mais altas); e Floresta Amazônica: é extremamente densa e úmida, enquanto seu solo não é muito rico.

3 – A pecuária, que responde pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário.

4 - A concentração de terras, nas quais eram desenvolvidas a pecuária extensiva e a agricultura altamente mecanizada, o que ocasionou a falta de empregos no campo. Essa escassez de empregos gerou o êxodo rural para cidades próximas.

5 - Com a rápida ocupação das cidades através do êxodo rural, houve um grande aumento populacional, tornado insuficiente serviços públicos, como: saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento, entre muitos outros problemas infrentados pela população. Além disso, houve o crescimento de municípios marginalizados, pois a oferta de emprego era (e continua sendo) insuficiente para atender toda a população.

6- -> Há quem diga que a nossa capital nasceu da profecia de um santo ou de um sonho de Dom Bosco.

-> José Bonifácio manda uma carta às cortes de Lisboa, deixando sua sugestão de mudar a capital. Mais tarde, é apoiado na ideia de interiorização da capital, e um ano depois, tem a prioridade de nomear a cidade de Brasília.

-> Somente em 1946 é consagrada em definitivo a mudança da capital, aguardando apenas o executor da obra, Juscelino Kubitschek.

-> A arquitetura e o urbanismo em Brasília tornam-se padrões de modernidade e beleza.
-> Um grupo de arquitetos encabeçados por Oscar Niemeyer projetou todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade. ___________________________________
Obs: Prof° Conceição, deixei um comentário a um tempo, porém estava sem a resposta da questão seis, pois meu computador estava sem som. Então, estou mandando agora novamente o meu comentário, porém com a resposta da questão seis.

Bjinhos

Anônimo disse...

Oi Conceição!
Nome: Robson Antonio Vieira.
nº 29.
7º ano A.

Respostas:

R:(1) A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande)

R:(2) Cerrado,errado é um bioma do tipo biócoro savana que ocorre no Brasil, constituindo-se num dos seis grandes biomas brasileiros.

R:(3) Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário.

R:(4) O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

R:(5) Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

R:(6) Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

Anônimo disse...

Júlia-nº16-7ºA

Oi Conceição !!
1-Goiás-Goiânia,Mato Grosso-Cuiabá,Mato Grosso do Sul-Campo Grande.
2- A vegetação do Cerrado, do Pantanal e Da Floresta Amazônica são encontradas na região Centro-Oeste.
3-As Principais atividades econômicas da região são a Pecuária e a Agricultura.
4-A Falta de emprego no meio rural fez com que ocorresse o Êxodo Rural pois as pessoas passaram a ocupar outras áreas rapidamente em outros locais do Centro Oeste (áreas que até então eram desabitadas) e o Governo acabou não conseguindo disponibilizar todos os serviços públicos.
5-A falta de saneamento básico, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento e entre outras coisas essenciais para a sociedade.
6-Há quem diga que a construção de Brasília nasceu da profecia de um santo e de um sonho do visionário, Dom Bosco.Este homem teria previsto que entre os paralelos 15º e 20º nasceria uma nova civilização. Mas em outra versão conta-se que tudo começou antes de tal sonho, com uma carta enviada às cortes de Lisboa por José Bonifácio Andrada e Silva contando que deveria-se criar ali uma cidade com 15º de latitude, em terra fértil. Em 1822 José Bonifácio é apoiado na ideia de interiorização da Capital cujo o nome Seria Brasília, desde essa época e um século depois muitas constituições apoiaram a ideia de Transferência da Capital da Republica para o Planalto central,porém foi só em 1946 que a constituição federal consagra em definitivo a decisão que aguardaria seu executor este executor seria Juscelino Kubitschek. Foi designada à NOVACAP a tarefa de Planejar e construir Brasília.Tudo surge à partir do desenho de uma cruz traçado por Lúcio Costa o encarregado do Urbanismo na Cidade. Articulado com a equipe de Lúcio Costa um grupo de arquitetos encabeçado por Oscar Niemeyer projetou em curto espaço de tempo todos os prédios públicos e parte dos residenciais da nova Cidade.Foi Inaugurada em 21 de Abril de 1960 pelo Presidente Juscelino Kubitschek Brasília surpreendeu o mundo com os seus projetos arquitetônicos futuristas, foi planejada para uma população de apenas 500.000 habitantes sua população veio à crescer muito à mais que o esperado.

É isso ! Beijos !
Júlia-16-7ºA

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos- Número:05-7ºC

1. A região Centro-Oeste é composta por três estados que tem as as seguintes capitais:
* Mato Grosso, capital Cuiabá;
* Goiás, capital Goiânia;
* Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande.

2. A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3. O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.

4. Grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária.
Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6. Existem duas versões do início da capital de nosso País. Uma nos conta de que Dom Bosco teria sonhado, em 1883, que no centro do Brasil nasceria uma nova civilização.
Na outra versão, tudo começou com uma carta enviada às cortes de Lisboa em 1821 por José Bonifácio. Ele exigia um sítio sadio, ameno, fértil e junto a algum rio navegável. Em 1823, sugeriu o nome Brasília. Desde aquela época, muitas constituições defenderam a ideia de transferência da capital da República para o Planalto Central. Juscelino Kubitschek foi o executor desta decisão, em 1946.
Lúcio Costa foi o encarregado do urbanismo na construção da cidade.
A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino. Surpreendeu o mundo com os projetos arquitetônicos futuristas.
Foi planejada para uma capacidade de 500 mil habitantes. Para abrigar o excesso de população, foram criadas as cidades satélites ao seu redor. Hoje, Brasília e suas cidades satélites abrigam mais de 2 milhões de pessoas.

Abraços Conceição!!!

Anônimo disse...

Artur Nº: 6 7ºC

1- Goiás -- Goiânia, Mato Grosso -- Cuiabá, Mato Grosso do Sul -- Campo Grande e Brasília (capital federal).

2- Cerrado, o Pantanal e a Floresta Amazônica. São consideradas patrimônios naturais do Brasil e estão ameaçadas.

3- Agricultura e pecuária.

4- A falta de emprego para trabalhadores desempregados que foram substituídos por maquinas.

5- Falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento e etc.

6- Brasília foi construída em novembro de 1956, depois de Juscelino Kubtschek criar a lei nº 2.874 indicando ser a nova capital do Brasil. Jucelino criou a NOVACAP que foi uma empresa publica para planejar e construir Brasilia. A represa do Paranuá foi construida para fornecer energia a cidade. Oscar Niemeyer e um grupo de arctetos planejaram todos os prédios publicos e parte dos residênciais.
Ainda teve outros muitos pontos importantes e turísticos, más um projeto mais interessante foi o plano piloto que é Brasília construída na forma de um avião (ele já executado hoje). E acho que são essas as características da construção de Brasilia, pelo que vi e ouvi no vídeo.

Abraços Conceição.

Anônimo disse...

Ola Conceição

Questão 1* O Centro-Oeste tem 3 estados e capitais e eles são:
Goías capital Goíania
Mato Grosso capital Cuiabá
Mato Grosso do Sul capital Campo Grande

Questão 2* O clima subtropical com as regiões mais quentes do país predomina.
A agricultura em larga escala faz uso de técnicas modernas aplicada às principais culturas:arroz, milho, feijão, trigo e tabaco.
Além de resquícios de matas de araucárias, o sul de região é coberto por campos de vegetação rasteira.
Destaca-se também a pecuária.

Questão 3* O agronegócio, agroindústrias e a produção agropecuária.

Questão 4* Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).

Questão 5* O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato.
Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

Questão 6* Acredita-se que Brasília nasceu da profecia de um santo. Em 1822 José Bonifácio foi apoiada na idéia de interiorzição da capital, um ano depois ele teve a prioridade de sugerir o nome Brasília. Desde essa época, e mais de um século depois muitas constituições acolheram a idéia de transferência da capital da república para o planalto central.

Ellen n:10 7 ano C

Anônimo disse...

Bom Dia Conceição...
1-A Região Centro Oeste é Formada por 3 estados, que são: Goias-Goiania, Mato Grosso-Cuiabá e Mato Grosso do Sul-Campo Grande. Também temos Brasília, que é a Capital Federal do Brasil.
2-Na região Centro-Oeste é possível identificar áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas. em todos os estados da região encontram-se alguns tipos de vegetação como por exemplo: arroz, soja, milho,soja, trigo, cana-de-açúcar etc...
3- A região Centro Oeste sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.
4-O Êxodo rural desta região resultou em formação de novas cidades pela quantia de população que ocupam os centros urbanos
5-O crescimento de bairros marginalizados e da falta de emprego, que são incapazes de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6-A capital nasceu da profecia de um santo e de um sonho de Dom Bosco. Mas outros dizem que tudo começou antes do sonho, quando uma carta foi enviada a Lisboa. Em 1822 um homem chamado José Bonifácio teve a sua idéia de Intereorização da Capital aprovada, com isso pode dar uma sugestão de nome: Brasilia.
Beijinhos Conceição
Rafaella Claus nº28

Anônimo disse...

1- Os Estados e Capitais são :
Goiás ,Mato Grosso Mato Grosso do Sul e Brasília.

2- No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras.A sua Vegetação é principalmente densa exuberante.

3- Agricultura, pecuaria, extrativismo, industria, energia, transportes, turismo...

4- O processo de urbanização brasileiro apoiou-se essencialmente no êxodo rural. A migração rural-urbana tem múltiplas causas, sendo as principais a perda de trabalho no setor agropecuário.


5- em conseqüência da modernização técnica do trabalho rural, com a substituição do homem pela máquina e a estrutura fundiária concentradora, resultando numa carência de terras para a maioria dos trabalhadores rurais.

Assim, destituídos dos meios de sobrevivência na zona rural, os migrantes dirigem-se às cidades em busca de empregos, salários e, acima de tudo, melhores condições de vida.

6- http://www.portalbrasil.net/brasil_cidades_brasilia.htm#Sua%20

Para a construção de Brasília, vieram pessoas de várias regiões do país.As ruas e avenidas em geral são largas, bem conservadas e fluem bem o tráfego dos veículos apesar da cidade possuir a terceira maior frota de veículos dentre todas cidades brasileiras...

Anônimo disse...

Oi conceição

1ª A região Centro-Oeste é formada pelos seguintes estados:Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

2ªEsta região é muito rica em vegetação tanto é que as principais vegetações são:o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.
3ªSuas atividades econômicas são:agropecuária e industrias e as agroindústrias.
4ªA causa do exôdo rural foi porcausa da chegada intensa da população do campo nas cidades.
5ªEla fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
6ªEla foi nascida de uma professia de um santo e de um sonho de Dom Bosco,Brasília foi uma cidade planejada,a cidade era para ter um formato de cruz mas teve o formato de um avião.

Tchau Conceição.

Nome: Eduardo Henrique Nº9 7ºA.

Anônimo disse...

Leonardo Andrade Telles n°18 7°A

Bom dia Conceição

1°: A região centro-oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal)

2° o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3°:O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária.

4°:A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5°:Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6°:Por ser o centro do poder e da burocracia federal, recebe um constante afluxo de pessoas vindas de todos os estados brasileiros e de outros países. Além disso, Brasília atrai um grande número de místicos, dada a concentração de templos, religiões e seitas sediados nas suas imediações. Essa diversidade cultural é a principal característica de Brasília, onde se pode encontrar os mais variados sotaques, costumes e comidas típicas do Brasil e do mundo.

Anônimo disse...

Anna Julia Zanotti N:05 7 ano B
Olá conceição
1-É formada por três estados e o Distrito Federal: Goiás (Capital Goiânia),Mato Grosso(Cuiabá),Mato Grosso do Sul(Campo Grande) e Brasília(Capital Federal).
2-As vegetações que predominam são: o cerrado, o pantanal e a Floresta Amazônica que são considerados por serem patrimônios naturais do Brasil.
3-O Agronécogio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.
4-Pela falta de saneamento, escolas, pavimentação, iluminação, policiamento entre outras causas.
5-Foi o crescimento da população que encheu vários centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades.
6-Acredita que Brasília nasceu da profecia de um santo.Em 1822 José Bonifácio foi apoiado na idéia da construção da capital e depois de um ano sugeriu que o nome da capital deveria ser Brasília.
Beijos Anna

Anônimo disse...

Gabriela Nara, número: 09, 7ºD.

1* A região Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.

Mato Grosso (MT) - Cuiabá

Mato Grosso do Sul (MS) - Campo Grande

Goiás (GO) - Goiânia

Distrito Federal - Brasília

2* O Pantanal, Cerrado, e a Floresta Amazônica. Pois se destacam, por serem patrimônios naturais do Brasil!

3* O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4* [...] Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5* O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6* Brasília foi construída durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, com uma população de 150 mil habitantes. Chegando assim ao total de 1,7 milhão de habitantes, nos seus primeiros 30 anos.

Anônimo disse...

Lucas de Oliveira nº18 7ºD
oi conceição consegui abri o blog

questão 1- 1- Goiás -Goiânia,Mato Grosso do Sul-Campo Grande,Mato Grosso-Cuiabá

questão 2-A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.

questão 3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

questão 4- A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

questão 5-O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

questão 6-Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído.

xau conceição!!

Duuda Cunhaa disse...

Maria Eduarda Cunha da Silva n*:19 7*D
1- Goiás Capital:Goiânia
Mato Grosso do Sul Capital: Campo Grande
Mato Grosso Capital:Cuiabá

2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4- A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6- Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.

informações 10 disse...

Catarina nº:10 7ºB

1)A região Centro-Oeste,abrange três estados: Goiás(Goiânia), Mato Grosso(Cuibá) e Mato Grosso do Sul(Campo Grande).

2)A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica são algumas delas.

3)O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.

4)Começaram enfrentar uma série de problemas de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5) O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6) Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

Anônimo disse...

Luiz Fernando Oliveira de Lima 23
7ºB
Respostas:1- Goiás capital Goiânia
Mato Grosso capital Cuiabá
Mato Grosso do Sul capital Campo Grande
2 -A vegetação do cerrado é a paisagem típica da região. No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras.Em Mato Grosso do Sul existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pamba gaúcho. A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui uma vegetação típica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga.
3- Extrativismo mineral,Extrativismo vegetal,Extrativismo animal,Agricultura,Pecuária,Indústrias e Transportes.
4 e 5 - O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
6- As primeiras obras da cidade começaram em 1956, mas a idéia de estabelecer a capital do Brasil no interior do país nasceu ainda no século 18. Os inconfidentes mineiros, que lutavam por nossa independência de Portugal, queriam que a capital da república imaginada por eles fosse a cidade de São João del Rey (MG). A idéia não foi adiante nem mesmo após a independência ter sido conquistada, em 1822, mas planos para levar o centro administrativo do país para o interior continuavam existindo. Por volta de 1839, o historiador Francisco Adolfo de Varnhagem reiniciou a luta pela transferência, propondo que uma nova capital fosse construída na região onde hoje fica a cidade de Planaltina (GO), bem perto de onde Brasília acabaria sendo construída mais de um século depois. Varnhagem era um intelectual importante na época e sua campanha deu resultado.
Beijos

Anônimo disse...

Nome:Edilio Bittencourt Júnior nº9 Série:7ºC

1): Os estados que formam a região Centro-Oeste são: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

2): A vegetação predominante da região Centro-Oeste é o Cerrado que é rico em diversidades naturais, mais nessa região também encontramos o Pantanal e a floresta Amazônica.

3): Atualmente as principais atividades econômicas da região Centro-Oeste são: As agroindústrias e a produção agropecuária.

4): As principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste foram: Grandes latifundiários já mecanizados e grupos empresariais que iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária. E como conseqüência o resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo. Assim a escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5): As principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural foram:Que o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação e policiamento.

6): Brasília foi construída a fim de ser a nova capital do Brasil. As obras começaram em novembro de 1956 e só foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. A construção de Brasília demorou quase quatro anos. Oscar Niemayer foi o principal arquiteto da maioria dos prédios públicos. Brasília custou cerca de um bilhão de dólares (cerca de 20 bilhões de reais).

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos- Número:05-7ºC

1. A região Centro-Oeste é composta por três estados que tem as as seguintes capitais:
* Mato Grosso, capital Cuiabá;
* Goiás, capital Goiânia;
* Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande.

2. A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3. O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.

4. Grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária.
Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6. Existem duas versões do início da capital de nosso País. Uma nos conta de que Dom Bosco teria sonhado, em 1883, que no centro do Brasil nasceria uma nova civilização.
Na outra versão, tudo começou com uma carta enviada às cortes de Lisboa em 1821 por José Bonifácio. Ele exigia um sítio sadio, ameno, fértil e junto a algum rio navegável. Em 1823, sugeriu o nome Brasília. Desde aquela época, muitas constituições defenderam a ideia de transferência da capital da República para o Planalto Central. Juscelino Kubitschek foi o executor desta decisão, em 1946.
Lúcio Costa foi o encarregado do urbanismo na construção da cidade.
A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino. Surpreendeu o mundo com os projetos arquitetônicos futuristas.
Foi planejada para uma capacidade de 500 mil habitantes. Para abrigar o excesso de população, foram criadas as cidades satélites ao seu redor. Hoje, Brasília e suas cidades satélites abrigam mais de 2 milhões de pessoas.

Abraços Conceição!!!

Jose Victor disse...

josé victor 7ºc
nº19

1- A região nordeste é constituida por tres estados e mais o Distrito Federal, nos quais são:Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2-A vegetação predominante dessa região é o Cerrado, Pantanal, e Floresta Amazônica, tendo como características a biodiversidade devido a diversas vegetações.

3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste que engloba as agroindústrias e a produção agropecuária que é a segunda maior atividade economica da regiao.

4-A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5-O exodo rural causou um forte impacto na população o que fez com que criassem até novas cidades e a mudança de pessoas das areas urbanas para areas rurais.

6-Em 1822 José Bonifácio é apoiado na idéia de interiorização da capital,1 ano depois ele teve a prioridade de sugerir o nome Brasília. Articulado com a equipe de Lúcio Costa um grupo de arquitetos encabecados por Oscar Niemayer,projetou em curto espaço de tempo,todos os predios publicos e grande parte dos residenciais da nova cidade. Brsailia foi finalmente foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Anônimo disse...

Letícia O.
Nº 21
7ºC.

1-Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?

Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características?

Na região Centro-Oeste são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?

O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?

A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.

A partir desse fato, alguns migrantes compraram e outros tomaram posse de terras dando origem a diversas propriedades rurais de pequeno e médio porte, geralmente com poucas tecnologias, isso significa que era desenvolvida a agropecuária tradicional, mão-de-obra praticada pela família que cultivava produtos da base alimentar como o arroz, milho e feijão.

Algum tempo depois ocorreu o processo de expropriação dos pequenos e médios proprietários, o fato é explicado, pois grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária.

Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?

Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília :

*Em uma das versões da história há quem diga que a nossa capital nasceu da professia de um santo, e do sonho de um missionário chamado Dom Bosco. Este mesmo homem teria sonhado que entre as paralelas 15º e 20º no centro do país, nasceria uma nova civilização.

*Já outra versão, afirma que tudo havia começado antes do tal sonho, com uma carta enviada as cortes de Lisboa, em 1821, por José Bonifácio de Andrada e Silva.

*Em 1822, José Bonifácio é apoiado na idéia de interiorização da capital, um ano depois ele teve a prioridade de sugerir o nome, Brasília.

*Desde esta época e mais de um século depois, muitas constituições acolheram a idéia de transferência da capital da república para o planalto central, que outras tantas cartas advogam. Porém foi só em 1946 que a constituição federal consagra em definitivo a decisão que aguardaria o seu executor, o qual seria Jocelino Kubichek.

*Por inspiração do presidente Jocelino, em 1956 foi criada a NOVACAP, companhia urbanizadora na nova capital.

Anônimo disse...

1-A região Centro-Oeste e formada por Mato Grosso (capital: Cuiabá) por Mato Grosso do Sul (capital: Campo Grande) por Goiás (capital: Goiânia) e por Brasília (capital federal)

2-As vegetações predominantes são o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia, a Amazônia é definida pela Bacia do Rio Amazonas e pela mata fechada que ela é, o Cerrado é definido pelo clima seco e pelas plantas de pequeno porte com troncos tortos, e o Pantanal é definido pelas cheias que acontecem no período de chuvas.

3-O agronegócio que inclui agro indústrias e na produção agropecuária e pecuária.

4-São a falta de emprego a infra-estrutura não qualificada e a baixa do preço dos produtos.

5- Brasília foi criada por Dom Bosco.
Brasília foi uma cidade projetada em forma de avião.
Brasília foi inaugurada em 1960.

Anônimo disse...

Mateus Spiess, nº24, 7ºD
1_ A região Centro-Oeste é dividida em três estados e o Distrito Federal: Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Goiás (Goiânia) e Brasília (capital federal.
2_ No Centro-Oeste, predominam três tipos de vegetação: Floreta Amazônica, Cerrado e Pantanal. Domínios que se destacam por ser patrimônio naturais do Brasil.
3_A principal atividade econômica do Centro-Oeste é o agronegócio, que engloba a agropecuária e as agroindústrias.
4_ O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
5_Ela foi projetada por Oscar Niemeyer e Lucio Costa, foi projetada em forma de avião e possui avenidas largas e casas espaçadas.
O seu nome foi dado pelo presidente Juscelino.
Foi inaugurada em 1960.

Anônimo disse...

Ulian n°30 7°D
1- Goiás - Goiânia
Mato Grosso do Sul- Campo Grande
Mato Grosso- Cuiabá

2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4- A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6- Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).
Bjs ulian ^.~ >.<

tudo o que se passa no salesiano itajai disse...

1: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás
2: Cerrado
3: A pecuária
4: A mecanização nas plantações, causando muito desemprego
5: O desmatamento devido ao grande aumento da população das cidades
6: O formato de um avião é a coisa que mais chama a atenção no D.F.

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos- Número:05-7ºC

1. A região Centro-Oeste é composta por três estados que tem as as seguintes capitais:
* Mato Grosso, capital Cuiabá;
* Goiás, capital Goiânia;
* Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande.

2. A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3. O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. Atualmente, o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país, fato explicado por melhorias na agropecuária e desenvolvimento industrial, especialmente pelas agroindústrias instaladas.

4. Grandes latifundiários e grupos empresariais iniciaram a compra de grandes extensões de terras promovendo a concentração fundiária.
Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6. Existem duas versões do início da capital de nosso País. Uma nos conta de que Dom Bosco teria sonhado, em 1883, que no centro do Brasil nasceria uma nova civilização.
Na outra versão, tudo começou com uma carta enviada às cortes de Lisboa em 1821 por José Bonifácio. Ele exigia um sítio sadio, ameno, fértil e junto a algum rio navegável. Em 1823, sugeriu o nome Brasília. Desde aquela época, muitas constituições defenderam a ideia de transferência da capital da República para o Planalto Central. Juscelino Kubitschek foi o executor desta decisão, em 1946.
Lúcio Costa foi o encarregado do urbanismo na construção da cidade.
A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino. Surpreendeu o mundo com os projetos arquitetônicos futuristas.
Foi planejada para uma capacidade de 500 mil habitantes. Para abrigar o excesso de população, foram criadas as cidades satélites ao seu redor. Hoje, Brasília e suas cidades satélites abrigam mais de 2 milhões de pessoas.

Abraços Conceição!!!

Anônimo disse...

Oi Concei olha ai como foi combinado Nome:Gustavo Henrique de Souza Turma:7D
ATIVIDADES
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características?
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
6- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília

RESPOSTAS

1- R:Mato Grosso-Cuiaba, Mato Grosso do Sul-Campo Grande, Goiás-Goãnia, Brasília-Distrito Federal.
2- R: A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3- R: O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4- R: Porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
5- R: O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
6- R:Brasília foi construída para ser a capital do Brasil.As obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino criar a lei nº 2.874.Eles pensaram em transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país(Brasília). Ao passar a capital para o interior do país, os governantes pretendiam povoar aquela região.Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste eram chamados de candangos, foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

Anônimo disse...

Conceição o ai a postagem Nome:Gustavo Henrique de Souza Numero:10 Turma:7D

ATIVIDADES
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
2- Qual é a vegetação predominante da região e suas principais características?
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
6- Escreva algumas características sobre a construção de Brasília

RESPOSTAS

1- R:Mato Grosso-Cuiaba, Mato Grosso do Sul-Campo Grande, Goiás-Goãnia, Brasília-Distrito Federal.
2- R: A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3- R: O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4- R: Porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
5- R: O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
6- R:Brasília foi construída para ser a capital do Brasil.As obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino criar a lei nº 2.874.Eles pensaram em transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país(Brasília). Ao passar a capital para o interior do país, os governantes pretendiam povoar aquela região.Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste eram chamados de candangos, foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

Anônimo disse...

Francisco 7D n5
1- Goiás - Goiânia
Mato Grosso do Sul- Campo Grande
Mato Grosso- Cuiabá

2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4- A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6- Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.)
valeu Conceição!!!

Anônimo disse...

Isadora/ número 18/ 7 ano B

Olá conceição! Adorei conhecer um pouco mais sobre a região Centro-oeste!

1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2-A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3-O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária..

4-O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo..

5-O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6-A cidade de Brasília nasceu da profecias de um santo e de um sonho do missionário chamado dom Bosco , em 1883 este mesmo homem teria sonhado que entre os paralelos 15 e 20 nasceria no centro do Brasil uma nova civilização, porém a outra história que conta que tudo começou em 1821 com uma carta, enviada as cortes de Lisboa, onde José Bonifácio fala que ira construir a capital em um sitio sadio, ameno, fértil e junto a algum rio navegável. Já em 1822 Jose Bonifácio é apoiado na idéia de interiorização da capital. Um ano depois ele pode escolher o nome Brasília. Depois de muito tempo Oscar Niemayer projetou todos os prédios púbicos e residencial da capital, surpreendendo todo o mundo em 1960 pelas suas construções futuristas e modernas.

Beijos

Anônimo disse...

Gabriel S.F n7 7ano d
1 É constituída por três Estados e o Distrito Federal: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2 A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.
3 O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4 Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
5 O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
6 Os materiais de construção como tijolos ,estruturas de ferro e ferramentas eram trazidos de avião; havia trabalhadores de diferentes regiões do Brasil; os trabalhadores tinham costumes diferentes; as dificuldades eram imensas; eram uma enorme empreitaria, e tinham um grande desafio, construir uma cidade no meio do Brasil.

Anônimo disse...

Maria Luísa Magalhães Corrêa nº22 7ºD


1•
Mato Grosso - Cuiabá
Mato Grosso do Sul - Campo Grande
Goiás - Goiânia

2•
São encontradas na região centro oeste é encontrada muitas caracteristicas importantes de vegetação como as principais:
O cerrado, o pantanal e a floresta amazonica. Esta região é muito rica em diversidades naturais.


3•
O agronegócio é a principal atividade economica. Sem contar a produção agropecuaria.


4•
A infraestrutura e a falta de saneamento, iluminação, pavimentação, policiamento e escola, e muitos outros.


5•
O exôdo rural resultou em um rapido crescimento da area, incluindo novas cidades, e crescimento de cidades ja existentes. E a chegada de população que veio para plantar, devido ao solo que apos tratamento de calcario acabou se tornando bom para o sustento das familias e crescimento de empresas localizadas na area.


6•
Brasilia começou a ser construida em 1957 e seu termino foi em 1960. Devido a longa distancia para outras cidades e rodovias, os equipamentos e materiais de construção chegavam de aviao, uma coisa que fazia demorar ainda mais a construção, as cartas demoravam para chegar, e os alimentos vinham tambem de aviao, os construtores vinham de todo brasil para ajudar na construção e empresas de transporte de cargas e objetos tambem ajudaram em sua construção e ajudaram a levar os materiais. Brasilia vinha com a ideia de transferir a capital do Brasil, que na epoca era o Rio de Janeiro. Pois, la ficava no centro do Brasil e seria uma cidade totalmente impresarial com projetos para melhor atender as atividades do governo brasileiro.Como alguns dos principais projetos estao o Palacio do Governo, o Parlamento, o Palacio da Justiça, a Catedral e entre muitos monumentos que marcaram o estilo da cidade. E tambem para povoar aquela area que a pouco tempo antes da construção, sem se era notado pelo povo brasileiro. O projeto de Brasilia foi feito por Juscelino Kubitschek. Em novembro de 1956 as obras começaram e Brasilia ja estava começando a contar a historia, que fez o futuro do Brasil e de seu povo brasileiro.




BEIJOS CONCEIÇÃO! ESPERO QUE TENHA GOSTADO! ;)

Anônimo disse...

Ygor Mantau nº32 7ºB

1 - Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2 - A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica.

3 - O agronégocio é a atividade econômica da região Centro-Oeste. Também a produção agropecuária.

4 - A falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento...

5 - O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbano.

6 - Para a construção de Brasília, vieram pessoas de várias regiões do país. Eram os pioneiros, em busca de melhores condições de vida, deslumbrados pela possibilidade de trabalho e atraídos pela proposta de uma remuneração melhor. Eles viveram na chamada "Cidade Livre", hoje Núcleo Bandeirante e também na Vila Planalto. Muitas construções - diversas delas em madeira, são conservadas até hoje e fazem parte do patrimônio histórico da cidade.
Assim, a cidade recebeu sotaques, cultura e costumes de indivíduos que vinham de todas as regiões do Brasil, mobilizadas rapidamente para a execução deste grandioso empreendimento histórico.
A população da cidade é predominantemente jovem. Talvez por suas diferenças culturais e diversidade de costumes, esses jovens não incorporaram à sua pronúncia qualquer dos sotaques regionais trazidos de tantos locais. Para a construção de Brasília, vieram pessoas de várias regiões do país. Eram os pioneiros, em busca de melhores condições de vida, deslumbrados pela possibilidade de trabalho e atraídos pela proposta de uma remuneração melhor. Eles viveram na chamada "Cidade Livre", hoje Núcleo Bandeirante e também na Vila Planalto. Muitas construções - diversas delas em madeira, são conservadas até hoje e fazem parte do patrimônio histórico da cidade.

Anônimo disse...

Vinicius Hugo Praun 7ø C Nø 35

1- Goiás / Goiânia, Mato Grosso / Cuiabá, Mato Grosso do Sul / Campo Grande, Brasília / Brasília.

2- A maior parte da região é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas,arbustos e arvores esparsos, ambos de raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. Nessa região também encontramos o Pantanal e a floresta Amazônica.

3- A pecuária, que responde pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário.

4- A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.

5- O aumento da população, maior quantidade de mão-de-obra e maior renda do comércio agropecuário.

6- ¤€Em uma das versões da história há quem diga que a nossa capital nasceu da professia de um santo, e do sonho de um missionário chamado Dom Bosco. Este mesmo homem teria sonhado que entre as paralelas 15º e 20º no centro do país, nasceria uma nova civilização.

¤€Já outra versão, afirma que tudo havia começado antes do tal sonho, com uma carta enviada as cortes de Lisboa, em 1821, por José Bonifácio de Andrada e Silva.

¤€Em 1822, José Bonifácio é apoiado na idéia de interiorização da capital, um ano depois ele teve a prioridade de sugerir o nome, Brasília.

¤€Desde esta época e mais de um século depois, muitas constituições acolheram a idéia de transferência da capital da república para o planalto central, que outras tantas cartas advogam. Porém foi só em 1946 que a constituição federal consagra em definitivo a decisão que aguardaria o seu executor, o qual seria Jocelino Kubichek.

¤€Por inspiração do presidente Jocelino, em 1956 foi criada a NOVACAP, companhia urbanizadora na nova capital.

Anônimo disse...

Leonardo Andrade Telles 7°A

Professora Conceição, eu sei que eu já postei eu só estou te dando meus parabéns pois vc criou um ótimo blog e tomara que chegue ha 1000000 de visualizações!!!!!

Um Grande Abraço sou teu fã!!!

Anônimo disse...

Conceição primeiramente meus parabens e que você seja uma pessoa abençada e continue linda como é, você tem muita dedicação neste blog, o melhor do conteudo de geografia que ja vi, você é uma otima pessoa....
Continue assim!!
beijinhus anonima (o)

Anônimo disse...

João Pedro Pereira N:18 7B

Respostas:

1-Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?

R:3 Estados e o Distrito Federal que são: Goiás(Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande)e Brasília (Distrito Federal)

2-Quais os biomas que estão presentes na região Centro-Oeste? Escreva três características de cada vagetação:

R:O Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica, são as principais características vegetais da região Centro-Oeste, que é muito rica em diversidades naturais.

3-Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?

R:O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste.

4-Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?

R:O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

5-Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?

R:O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades.

6-Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:

R:A Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia apresenta grande potencialidade para a agricultura irrigada, especialmente para o cultivo de frutíferas, de arroz e outros grãos (milho e soja).

7-Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:

R: A Rodovia Transbrasiliana é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.

Não comento. disse...

Evandro Bonetti da Silva / nº7 / 7ºA
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

2- Quais os biomas que estão presentes na região Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação:
R. O bioma predominante é o cerrado: As "savanas brasileiras" — o Cerrado é uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km², abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal. Cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, tem índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade. Também há o pantanal: O território que compreende o Pantanal Mato-Grossense é considerado a maior planície de inundação do planeta, englobando o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e Bolívia. É uma região com alto índice pluviométrico (quantidade de chuvas), e periódicos alagamentos ocasionados pelo transbordamento de inúmeros córregos e lagos, cujas águas fertilizam o solo com uma camada de lama humífera (húmus), constituída por restos de animais e vegetais misturados à areia. A flora, com predominância típica de plantas de brejo, tem em sua constituição espécies como: buriti, manduvi e carandá. Nesse ecossistema também é possível observar a caracterização entremeada da vegetação de cerrado, campos e florestas.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
R.: Plantação de algodão e pecuária intensiva.
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
R.: A diminuição de trabalho manual, por causa da mecânica.
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
R.: Aumento da pobreza, aumento da população.
6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
R.: A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia.
7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
R.: Extensão da concessão: 321,6 km
Tipo: Rodovia Longitudinal
Limite Norte: Icém, São Paulo – km 0
Limite Sul: Ourinhos – km 347+700

Anônimo disse...

Igor Trainotti Ribeiro/7C/N:10

1 A região Centro-Oeste é possui três Estados e o Distrito Federal, são eles:Goias, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul .
2 Pantanal:Esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta
Floresta Amazonica: Essa é a maior floresta tropical do mundo, compreendendo cerca de 42% do território nacional.
Cerrado: Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras, entretanto é na Região Centro-Oeste que ele predomina.
3- A Região Centro-Oeste do Brasil apresenta população urbana relativamente numerosa. No meio rural, entretanto, predominam densidades demográficas muito baixas, o que indica que a pecuária extensiva é a atividade mais importante.
4 O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
5- O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).

Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato.

Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.
6- A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre osparalelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelosestados de Tocantins e Goiás (58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
Sua extensão é de aproximadamente 2.500 km, desde a sua origem, na confluência do rio Maranhão com o rio das Almas (Goiás), até a foz, na baía de Marajó (Pará).

7- A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.
A BR-153 é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.
É também muito utilizada para acender a regiões turísticas como a da estância de Caldas Novas (Goiás), e a cidade histórica de Pirenópolis (Goiás).
Extensão: 4.355 km
Tipo: Rodovia Longitudinal
Limite Norte: Marabá, Pará
Limite Sul: Aceguá, Rio Grande do Sul

Anônimo disse...

1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R: Mato Grosso Sul, Mato Grosso e Goiás.

2- Quais os biomas que estão presentes na região Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação:
R: Os biomas são: o Cerrado, o Pantanal, a Floresta Amazônica característica do Pantanal: esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta, característica do Cerrado: as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc, e as características da Floresta Amazônica são: esse é o bioma que possui a maior biodiversidade do planeta. Entre as espécies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
R: Grande desenvolvimento da pecuária (principalmente bovina), destaque também para o desenvolvimento do setor agrícola, também atividades de exploração de recursos minerais, a atividade extrativista , houve também um grande desenvolvimento da construção civil.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
R: As principais causas para o êxodo rural é o crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo, e também por causa que o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos. com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
R: Principais consequências para a população e para as cidades foram enfrentar uma série de problemas de caráter de infraestrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
R: A Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia apresenta grande potencialidade para a agricultura irrigada, especialmente para o cultivo de frutíferas, de arroz e outros grãos, também estão presentes nesta região os biomas Floresta Amazônica, ao norte e noroeste, e Cerrado nas demais áreas, essa região hidrográfica apresenta baixa densidade demográfica e os principais rios da bacia são importantes vias de comunicação para a comunidade local.
A viabilidade para o transporte hidroviário esbarra na configuração dos rios principais, que apresentam trechos com corredeiras e cachoeiras.

7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
R: A rodovia Transbrasiliana é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.É também muito utilizada para acender a regiões turísticas como a da estância de Caldas Novas (Goiás), e a cidade histórica de Pirenópolis (Goiás).

Julia Roberta Reinert 7ºB nº21

Lucas Zonta disse...

Lucas Zonta Nº22 7ºA

ATIVIDADES....

1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
RESPOSTA:
Distrito Federal-Brasília
Mato Grosso-Cuiabá
Mato Grosso Do Sul-Campo Grande
2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação:
Resposta:
Cerrado
Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras, entretanto é na Região Centro-Oeste que ele predomina. Apresenta clima quente e períodos alternados (6 meses) de chuva e seca. Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc.
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
Resposta:
As principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária, há também uma forte presença de indústrias.
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
Resposta:
O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
Resposta:
O desencadeamento do êxodo rural é consequência, entre outros fatores, da implantação de relações capitalistas modernas na produção agropecuária, onde o modelo econômico privilegia os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades rurais expulsa os pequenos produtores do campo. O intenso processo de mecanização das atividades agrícolas tem substituído a mão de obra humana. Os pequenos produtores que não conseguem mecanizar sua produção têm baixo rendimento de produtividade, o que os coloca em desvantagem no mercado.
6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
Resposta:
A Bacia Tocantins-Araguaia é uma das regiões hidrográficas do Brasil, todos os cursos de água que deságuam nos rios Tocantins e Araguaia fazem parte dela. Essa bacia abrange uma área de 967.059 km², correspondendo a 9,5% do território nacional; cobre totalmente ou parcialmente as terras dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e Distrito Federal.
A região da bacia em questão abrange basicamente dois tipos de composições vegetativas, com destaque para a floresta Amazônica e o Cerrado. Essa região hidrográfica apresenta baixa densidade demográfica (pouco povoada), e os principais rios da bacia são importantes vias de comunicação para a comunidade local.
A viabilidade para o transporte hidroviário esbarra na configuração dos rios principais, que apresentam trechos com corredeiras e cachoeiras. Por essa razão há um projeto que visa à construção de uma hidrovia, mas a sua execução depende de uma maior análise sobre os impactos que esse empreendimento poderá causar, especialmente no rio Araguaia em períodos de estiagem.
7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
Resposta:
A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.
A BR-153 é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.
É também muito utilizada para acender a regiões turísticas como a da estância de Caldas Novas (Goiás), e a cidade histórica de Pirenópolis (Goiás).

Anônimo disse...

Aimê numero1 7ano D Salesiano Itajaí.
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R: Mato Grosso(Cuiabá) ; Mato Grosso do Sul(Campo Grande) ; Goiás(Goiânia) ; Brasília-DF( Capital federal).
2- Quais os biomas que estão presentes na região Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação:
R:Cerrado-savanas brasileiras, matas e campos; Pantanal-savanas estépicas, alagada(em sua maior parte), clima quente e úmido; Floresta Amazônica-alta densidade de árvores, protege o solo da erosão, acumula substancias orgânicas.
3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região Centro-Oeste ?
R: O agronégocio, o mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
R: As principais causas para o êxodo rural é a migração de grandes quantidades de habitantes em busca de empregos com boa remuneração, e outros motivos.
5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
R: O êxodo rural resultou em um rápido crescimento da população. A chegada intensa da população do campo fez com que essas cidades ficassem saturadas desestabilizando a estrutura urbana.
6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
R: A bacia do Tocantins-Araguaia está situada na Amazônia, nela tem destaque a paisagem natural da ilha do Bananal( maior ilha fluvial do mundo ). Nessa bacia foi construída a usina de Tucuruí, no rio Tocantins, Estado do Pará.
7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
R: A rodovia Transbrasiliana começa em Aceguá(RS) e termina em Marabá(PA). Por ela transportam pessoas e mercadorias(de São Paulo indo para o Norte) : madeira, gado,soja,aparelhos,máquinas,etc.

Anônimo disse...

Gabriel Rambo 7ano D numero 14
1-
ESTADOS CAPITAIS
Goiás Goiana
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Distrito Federal Brasília

2- AMAZONIA,
-ela ocupa 40% do território brasileiro.
-ela existe tanto no Brasil como nos arredores.
-Ela existe em mais de 15 estados.
CERADO,
- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- as cascas destas árvores são duras e grossas;
- as folhas são cobertas de pêlos;
MATA ATLANTICA,
- presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa;
- rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais;
- as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade
- na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina
PANTANAL.
-é muito normal ter terrenos alagados no pantanal
-o pantanal guarda espécies da floresta amazônica e do cerrado
- Por sua rica biodiversidade, o pantanal é considerado pela UNESCO um Patrimônio Natural Mundia.
3-a principal atividade econômica é a agropecuária.
4-São muitas as causas do êxodo rural, mas a principal é a mecanização da
agricultura, que liberou um enorme contingente de mão-de-obra no campo e
que não tendo condições de permanecer na zona rural, pela ausência de mercado de trabalho, migra para as cidades. Entre as demais causas, podemos
citar:
- desequilíbrio entre a população e os recursos ofertados;
- melhores possibilidades de alojamento, acesso aos serviços de saúde, cultura e
educação;
- melhores salários e não tanto pesados como os do campo
- promoção pessoal;
- presença de estradas e transporte que incentivam o deslocamento.
5-O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.
provocando, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
6-A bacia do rio Tocantins - Araguaia com uma área superior a 800.000 km2, se constitui na maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro. Seu principal rio formador é o Tocantins, cuja nascente localiza-se no estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília. Dentre os principais afluentes da bacia Tocantins - Araguaia, destacam-se os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos localizados na margem direita do rio Araguaia.
O rio Tocantins desemboca no delta amazônico e embora possua, ao longo do seu curso, vários rápidos e cascatas, também permite alguma navegação fluvial no seu trecho desde a cidade de Belém, capital do estado do Pará, até a localidade de Peine, em Goiás, por cerca de 1.900 km, em épocas de vazões altas. Todavia, considerando-se os perigosos obstáculos oriundos das corredeiras e bancos de areia durante as secas, só pode ser considerado utilizável, por todo o ano, de Miracema do Norte (Tocantins) para jusante.
7-Uma rodovia construída de uma extremidade a outra do país para transportar pessoas, gado, soja, máquinas de um ponto de mercadorias á outro, porque passa em muitas cidades ou capitais importantes. Ela começa em marabá-PA e termina em Aceguá-RS.

Anônimo disse...

henrique número 16 7anoA

1-É constituída por 3 estados além do Distrito Federal(Brasília),são eles:Goiás(Goiânia),Mato Grosso(Cuiabá) e Mato Grosso do Sul(Campo Grande).
2-Cerrado:presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte,as raízes destes arbustos são profundas e as cascas destas árvores são duras e grossas.Pantanal: o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação,Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas e As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.Floresta Amazônica: formada em boa parte por árvores de grande porte, o solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes e outra característica é o perfeito equilíbrio do ecossistema.
3-Agricultura,Pecuária,agronegócio e agropecuária.
4-A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
5-O êxodo rural resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
6-A bacia do Tocantins-Araguaia está situada na Amazônia Oriental. Nela tem destaque a paisagem natural da ilha do Bananal (Estado do Tocantins), maior ilha fluvial do mundo, no curso do rio Araguaia.
Nessa bacia foi construída a usina de Tucuruí, no rio Tocantins, Estado do Pará. Tucuruí forma uma gigantesca represa com mais 2.800 km2, a maior hidrelétrica totalmente brasileira. A energia gerada nessa usina, subsidiada por dinheiro público, alimenta os grandes projetos minerais situados no Pará, como o Carajás e, principalmente, as grandes indústrias de processamento de alumínio.
Apesar da viabilidade econômica de Tucuruí, os problemas ambientais e sociais causados pela sua obra foram imensos e irreversíveis.
7-A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.

A BR-153 é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.

É também muito utilizada para acender a regiões turísticas como a da estância de Caldas Novas (Goiás), e a cidade histórica de Pirenópolis (Goiás).

Extensão: 4.355 km
Tipo: Rodovia Longitudinal
Limite Norte: Marabá, Pará
Limite Sul: Aceguá, Rio Grande do Sul

Anônimo disse...

Vinícius Ongaratto nº34 7ºA

1. Mato Grosso-Cuiaba,Goias-Goiania,Mato Grosso do Sul - Campo Grande, Distrito Federal-Brasilia
2. O bioma predominante é o cerrado,mas também há o Pantanal e areas de florestas.
Cerrado:todos os estados
Pantanal:Mato Grosso E Mato Grosso Do Sul.
Floresta:Mato Grosso.
3. O agronegócio,que engloba as agroindustrias.Sendo esta ultima com destaque na produção de matéria prima para a industria de alimentos no Brasil e no exterior.
4. Expropriação dos pequenos e medios e proprietarios com a chegada de grandes latifundiarios e empresas causando falta de trabalho no campo.
5. Ocupação e criação de centros urbanos(novas cidades), sendo que com esse grande fluxo,houve desestabilização da estrutura urbana.
6. é uma das doze regiões hidrograficas do país,tendo como principais rios o Tocantins e Araguia.Se estende pelos estados do Tocantins,Goias,Mato Grosso,Pará Maranhão e Distrito Federal.É a maior Bacia Hidrografica totalmente Brasileira.
7. Conhecida também como BR-153(Rodovia Belém-Brasilia,Rodovia Bernardo Sayão)é a quarta maior rodovia Brasileira,indo do Pará ao Rio Grande Do Sul,cortando assim oito estados.Chega ao Uruguai,seguindo o país com o nome de Rota,até chegar a Montevideu.é uma das principais vias de acesso a região central do Brasil.

Anônimo disse...

Nome: Stephanie Kischener Seif / número: 34 / Ano: 7anoB
1- A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2- Pantanal: Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.
Floresta Amazônica: É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte. Apresente um solo extremamente pobre em nutrientes. A Floresta Amazonica é latifoliada e perene.
Cerrado: Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio.
3- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.
4- A falta de emprego e a procura de uma vida melhor. Quando as pessoas não estão tendo uma vida boa no campo, elas vão procurar melhores empregos, e melhores condições de vida na cidade. Também quando a plantação não esta rendendo.
5- O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6- A bacia hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia possui uma superfície de cerca de 813,6 mil km2 e abrange territórios dos estado de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Pará e uma pequena área do Distrito Federal. O estado de Tocantins possui 100% de seu território bacia, Goiás possui 62%, Mato Grosso e Pará aproximadamente 13% e o Estado do Maranhão pouco mais de 9%. Segundo os dados do IBGE, em 2000, a população residente na bacia era da ordem de 3 milhões de habitantes, correspondendo aproximadamente a 1,8% da população Brasileira. Dentre as principais destacam-se Palmas e Araguaína, no Estado do Tocantins, Imperatriz no Maranhão e Marabá no Pará.
7- A BR-153, também conhecida pelos nomes de Rodovia Transbrasiliana, Rodovia Belém-Brasília e Rodovia Bernardo Sayão, é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), totalizando 4.355 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-153 passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os nomes de Rodovia Belém-Brasília e de Rodovia Bernardo Sayão, são aplicados apenas no trecho localizado entre os entroncamentos com a BR-226 (em Wanderlândia, TO) e com a BR-060 (em Anápolis, GO). A rodovia já foi chamada de BR-14 até o ano de 1964. Ao cruzar a fronteira com o Uruguai em Aceguá (RS), a rodovia ainda segue por este país com a denominação de Rota 8, até chegar em Montevidéu. Entre Frutal (MG) e Wanderlândia (TO), a BR-153 integra o tradicional trajeto rodoviário que liga São Paulo (SP) a Goiânia (GO) e a Belém (PA). A BR-153 é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá) com a Região geoeconômica Centro-Sul do país. Devido a esse fato e somado ao grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil. 

Anônimo disse...

Cristina M. Gularte nº10 7ºD

1.Mato Grosso: Cuiabá; Mato grosso do Sul: Campo Grande; Goiás: Goiania; Distrito Federal: Brasília.
2. Cerrado,na maior parte da região; pantanal, no Mato Grosso; Floresta amazonica, no mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
3. O agronegócio que engloba a agroindústria e a agropecuária.
4. Chegou a modernização com a instalação de tecnologias para agricultura e pecuária, utilizando mais maquinários e menor mão de obra do homem do campo.
sendo assim, eles precisaram procurar melhorias de vida.
5. Houve uma super população e as cidades não tinham estrutura física e econômica para suportar. Desta forma, além de problemas na organização e estrutura, foram surgindo novas cidades para atender a demanda.
6. É considerada a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, tendo como principais rios o Tocantins, e Araguaia, além de passar pelos estado de tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Distrito Federal.
7. Conhecida também como BR-153, é a quarta maior rodovia do Brasil, Ligando o Pará ao Rio Grande do sul.
É a principal ligação do centro oeste e do meio norte do Brasil, com as demais regiões do Brasil.

Anônimo disse...

Taiana n°36 7°D
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R: A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2- Quais os biomas que estão presentes na região Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação:
O Cerrado(campos, matas e savanas), o Pantanal(vitoria-regia,rio e pluviosidade) e a floresta Amazônica(mata,clima semi-árido, vegetação aberta). Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
Problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos.

6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
A bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia possui uma superfície de cerca de 813,6 mil km2 e abrange territórios dos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Pará e uma pequena área do Distrito Federal. Babaçulândia e Gurupi estão localizadas na bacia Tocantins-Araguaia.Em 2000 a população residente na bacia era da ordem de 3 milhões de habitantes, correspondo aproximadamente de 1,8 porcento da população brasileira.

7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
A rodovia Transbrasiliana não é a maior nem a mais movimentada do país, mais facilita os fluxos entre as cinco regiões do Brasil. Ela começa em Aceguá(RS) e termina em Marabá (PA). Por ela vão as coisas mais diferentes que se possa imaginar, é madeira, é gado, é soja, é aparelho e máquina de todo tipo e tamanho.

Anônimo disse...

AGATA N1 7B
ATIVIDADE:
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
R= é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília.
2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três caracterís ticas de cada vegetação:
R= O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, apresenta um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui nove biomas diferentes: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
R= Alagoas: Sua atividade econômica principal é a agropecuária
Bahia: Sua atividade econômica principal é a agropecuária
Ceará: Sua atividade econômica principal é a agricultura
Maranhão:Sua atividade econômica principal é o arroz e o babaçú
Paraíba: Sua atividade econômica principal é a agropecuária
Pernambuco: Sua atividade econômica principal é a agricultura
Piauí: Sua atividade econômica principal é a agricultura e a pecuária
Rio Grande do Norte:Sua atividade econômica principal é a agropecuária
Sergipe: Sua atividade econômica principal é a agropecuária

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
R= Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.


5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
R= Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.


6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
R= Se procura outros significados de Araguaia, veja Araguaia. Se procura outros significados de Tocantins, veja



7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
R= A Rodovia Transamazônica (BR-230), projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974) sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar, é a terceira maior rodovia doBrasil, com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba,Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.

Anônimo disse...

Amanda n°2 7°B

1-Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).
2-Pecuária- 1-pecuária é a domesticação de animais realizada por meio da aplicação de técnicas e que tem como finalidade a comercialização.2-Geralmente, a pecuária é vinculada somente à produção bovina. 3-é responsável pela produção de matérias-primas para a indústria têxtil e de alimentos.Agricultura- 1- A agricultura é a área responsável pela produção de alimentos, incluindo o cultivo de plantas e criação de gados.2- Cada um desses fatores tem a sua importância relacionada com o desenvolvimento econômico do país, como por exemplo, o aumento da produção depende 100% da terra.3-terra.
3-Pecuária, agricultura e extrativismo.
4-A abertura das fronteiras econômicas na Região Centro-Oeste facilitou a entrada de uma grande quantidade de migrantes, trabalhadores rurais que tinham como objetivo conseguir trabalho nas novas áreas de agricultura e pecuária.
5-enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.
6-A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e osmeridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelos estados de Tocantins e Goiás (58%), Mato Grosso(24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
7-A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.A BR-153 é a principal ligação do Centro-Oeste e do Meio-Norte do Brasil (Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão) com as demais regiões do país. Metrópoles como Goiânia e Brasília a utilizam com o principal corredor de escoamento.

Aslin ;* disse...

Aslin Caroline - nº05 - 7ºanoD

1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?

A região Centro-Oeste é constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal.

2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação:

Todas (Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica) possuem algumas caractériscas iguais como: Grande biodiversidade de animais, plantas e vegetação, patrimônio natural do Brasil; Fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?

O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?

O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?

As pessoas, não tiveram mais uma vida humilde, começaram a não ter mais infra-estrutura, as escolas eram poucas para toda a população, a falta de iluminação, saneamento básico.

6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:

A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelos estados de Tocantins e Goiás (58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.

7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:

A rodovia Transbrasiliana não é a maoir nem a mais movimentada do país, mas facilita os fluxos entre as cinco regiões do Brasil. Por ela vão as coisas mais mais diferentes que se possa imginar; é madeira, é gado, soja, aparelho e máquina de todo tipo e tamanho.

Anônimo disse...

Nome : Stacy. N: 33.7 Ano B

1-A região Centro-oeste do Brasil abrange tres estados:
Goiás capital Goiânia
Mato Grosso capital Cuiabá
Mato Grosso do Sul capital Campo Grande
Brasilia fica no Distrito Federal

2-Sao 3 biomas: o cerrado, que e o dominante, o Pantanal e a Floresta Amazônica.E todos os 3 sao considerados patrimônios naturais do Brasil.

3-O agronegócio e a principal atividade econômica da região centro-oeste.O mesmo engloba as agroindústrias e prodruçao agropecuária.


4-A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.

5-Como consequência, a região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.


6-A Bacia hidrográfica Araguaia se estende pelos estados de Tocantins, Goias,Mato Grosso,Para, Maranhão e no Distrito Federal.E a maior bacia hidrográfica brasileira.


7-A rodovia Transbrasiliana também e conhecida como br-153, é a quarta maior rodovia do Brasil.Ao longo de todo o sseu processo passa pelos estados de Para,Tocantins,Goias,Minas Gerais,Sao Paulo,Parana e Santa Catarina.

Anônimo disse...

Alisson / 7ºA / nº2

1}R: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2)R:O Cerrado Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras, entretanto é na Região Centro-Oeste que ele predomina. Apresenta clima quente e períodos alternados (6 meses) de chuva e seca. Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc. O Pantanal está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, estando presente também no Paraguai e na Bolívia. Esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta.
Apresenta grande biodiversidade: mais de 3.500 espécies de plantas, cerca 650 espécies de aves, 262 espécies de peixe, 1.100 espécies de borboletas. Entre os representantes da fauna estão: jacaré, veado, serpentes, capivara, papagaio, tucano, tuiuiú, onça, macaco, entre outros.Floresta Amazônica
Essa é a maior floresta tropical do mundo, compreendendo cerca de 42% do território nacional. A floresta Amazônica está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de outros países sul-americanos.
Esse é o bioma que possui a maior biodiversidade do planeta. Entre as espécies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.

3}R:A Região Centro-Oeste do Brasil apresenta população urbana relativamente numerosa. No meio rural, entretanto, predominam densidades demográficas muito baixas, o que indica que a pecuária extensiva é a atividade mais importante. A agricultura comercial, por sua vez, vem ganhando grande destaque nos últimos anos e já supera o extrativismo mineral e vegetal. As atividades industriais, entretanto são ainda pouco expressivas.

4}R:Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.

5}R:Plantação de soja em Sorriso, Mato Grosso Na região Centro-Oeste é possível identificar áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas. No Mato Grosso, as culturas que se destacam são: arroz, soja e o milho no norte da capital (Cuiabá); algodão no sul do Estado; e cana-de-açúcar a oeste do mesmo.

6}R:A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. Os principais rios da bacia são o Tocantins e o Araguaia. A bacia se estende pelos estados de Tocantins e Goiás (58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.

7}R:A BR-153 é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (Pará) ao município de Aceguá (Rio Grande do Sul), totalizando 4.355 quilômetros de extensão.

Anônimo disse...

Luís Guilherme Zipf Nº25 Serie: 7ºB

1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?

R:Goias(Goiânia), Mato Grosso do Sul(Campo Grande), Mato Grosso(Cuiabá)

2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vegetação:

R:Cerrado = As árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc.
Pantanal = mais de 3.500 espécies de plantas, cerca 650 espécies de aves, 262 espécies de peixe, 1.100 espécies de borboletas. Entre os representantes da fauna estão: jacaré, veado, serpentes, capivara, papagaio, tucano, tuiuiú, onça, macaco, entre outros.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?

R:Pecuária extensiva é a atividade mais importante. A agricultura comercial, por sua vez, vem ganhando grande destaque nos últimos anos e já supera o extrativismo mineral e vegetal. As atividades industriais, entretanto são ainda pouco expressivas.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?

R:A educação é a principal causa.

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?

R: Propriedades rurais geram menos de dois salários mínimos anuais de renda líquida; na região Sudeste, esse percentual é de 43%, caindo para 9% na região Centro-Oeste, mas subindo de forma assustadora em Pernambuco, onde 83% das propriedades ficam abaixo daquele valor.

6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:

R:Sua extensão é de aproximadamente 2.500 km, desde a sua origem, na confluência do rio Maranhão com o rio das Almas (Goiás), até a foz, na baía de Marajó (Pará). Tem uma configuração alongada no sentido longitudinal, que segue os dois eixos fluviais – o Tocantins e o Araguaia – que se unem no extremo norte da bacia hidrográfica. O Tocantins desemboca no rio Pará, que corre ao sul da ilha de Marajó e pertence ao estuário do rio Amazonas. Considera-se o rio Pará como um paraná, isto é, um braço do rio Amazonas que recebe as águas do Tocantins (ou um canal de ligação entre os dois rios).

7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:

R:É a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), totalizando 4.355 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-153 passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Bernardo Reis Orsi nº 06 7º B

1- Goiás - Goiânia
Mato Grosso do Sul- Campo Grande
Mato Grosso- Cuiabá

2- A região Centro-Oeste é muito rica em diversidades naturais, nela são encontradas importantes características vegetais, sendo as principais: o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica. Domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil.

3- O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

4- A população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

5- O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.

6- Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

Anônimo disse...

Aluna Bruna Fagundes- N°7–7° ano D
1- Estado do Mato-Grosso: Cuiabá(capital), estado do Mato-Grosso do Sul: Campo Grande (capital), estado de Goiás: Goiânia (capital) e Distrito Federal:Brasília.
2 –Cerrado Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente na Região Centro-Oeste que ele predomina. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas.
FlorestaAmazônica
Essa é a maior floresta tropical do mundo.Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema.
Pantanal está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. Esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta. A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas médias.
3 -As principais atividades econômicas do Pantanal estão ligadas à criação de gado bovino, que é facilitada pelos pastos naturais e pela água levemente salgada da região.Os pescadores, que buscam nos rios sua fonte de sustento e alimentação. Uma atividade relativamente nova é o ecoturismo, já existem diversas pousadas pantaneiras praticando esta modalidade de turismo sustentável. Em Corumbá a atividade de mineração e siderúrgica são importantes geradoras de emprego e renda.
4- Como conseqüência, a região hoje é uma das que apresenta grande incidência de concentração de terras no Brasil. Outro resultado desse processo foi a falta de trabalho no campo, uma vez que grandes propriedades desenvolviam pecuária extensiva e outras a produção agrícola altamente mecanizada. A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural.
5- O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades. A chegada intensa da população do campo nas cidades fez com que essas ficassem saturadas em relação à quantidade de pessoas, desestabilizando a estrutura urbana.
Isso significa que, ao ocupar de forma rápida áreas que até então eram desabitadas, o governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos.O crescimento de bairros marginalizados nas grandes cidades da Região Centro-Oeste acontece porque a oferta de emprego é incapaz de absorver a quantidade de mão-de-obra derivada do campo.
6- Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. A Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia apresenta grande potencialidade para a agricultura irrigada, especialmente para o cultivo de frutíferas, de arroz e outros grãos (milho e soja).concentra na sub-bacia do Araguaia devido ao cultivo de arroz por inundação. A área irrigável (por inundação e outros métodos), com a construção da rodovia Belém-Brasília, da hidrelétrica de Tucuruí e da expansão das atividades agropecuárias e de mineração. Atualmente, o desmatamento se deve principalmente à atividade de indústrias madeireiras nos estados do Pará e Maranhão.
7- A BR-153, também conhecida pelos nomes de Rodovia Transbrasiliana, Rodovia Belém-Brasília e Rodovia Bernardo Sayão, é a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS). A BR-153 é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil, atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil.

Anônimo disse...

Nome: Leonardo W. Numero: 20
Ano: 7°ano C.
ATIVIDADE:
1- Quais os estados e capitais que formam a região Centro-Oeste ?
É constituída por três Estados e o Distrito Federal, são eles: Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Brasília (capital federal).

2- Quais os biomas que estão presentes na regoão Centro-Oeste? Escreva três características de cada vagetação:Cerrado e o Pantanal.
Cerrado: Matas, Campos, cerrados.
Pantanal:É constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte e altitude média de 100 metros.

3- Atualmente quais são as principais atividades econômicas da região?
Agropecuária, desenvolvimento industrial eagroindústrias instaladas.

4- Quais foram as principais causas para o êxodo rural na região Centro-Oeste?
A MECANIZAÇÃO NO CAMPO

5- Quais foram as principais consequências para a população e para as cidades com o êxodo rural?
O governo não conseguiu disponibilizar a todos os serviços públicos, com isso a população passou a enfrentar uma série de problemas de caráter de infra-estrutura como a falta de saneamento, escolas, iluminação, pavimentação, policiamento entre outros.

6- Escreva sobre a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia:
A bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, A bacia se estende pelosestados de Tocantins e Goiás (58%), Mato Grosso (24%), Pará (13%), Maranhão (4%), além do Distrito Federal (1%). É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
7- Escreva sobre a rodovia Transbrasiliana:
A rodovia transbasiliana não é a maior nem a mais movimentada do país, mas facilita os fluxos entre as cinco regiões do Brasil.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 218   Recentes› Mais recentes»