domingo, 6 de maio de 2012

SANTA CATARINA /POSIÇÃO GEOGRÁFICA.

Área e localização geográfica:
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE SANTA CATARINA EM RELAÇÃO A AMÉRICA DO SUL.O território catarinense situa-se entre os paralelos 25º57'41" e 29º23'55" de latitude Sul e entre os meridianos 48º19'37" e 53º50'00" de longitude Oeste,na Região Sul do Brasil.

A superfície do Estado é de 95.442,9 km². Essa área corresponde a 1,12 % do território brasileiro e a 16,57% da área da Região Sul.
A linha litorânea catarinense inicia na foz do rio Saí-Guaçu, na divisa com o estado do Paraná, seguindo até a foz do rio Mampituba, na divisa com,  o estado do Rio Grande do Sul, numa extensão de 561,4 Km. A costa catarinense corresponde a 7% do litoral brasileiro.

LIMITES:


Ao Norte - Com o estado do Paraná : a partir do marco divisório entre Santa Catarina, Paraná e República Argentina, na nascente do rio Peperi-Guaçu, segue pelo divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Iguaçu e Uruguai, rumo leste, até a nascente do rio Jangada, desce por este até encontrar a BR- 153; continua por esta rodovia, pelo traçado antigo de 1917, até encontrar o cruzamento da estrada de ferro da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, segue por esta ferrovia até a ponte sobre o rio Iguaçu acima até a foz do rio Negro e por este acima  até a foz do rio Cachoeira; por este acima até a foz do rio Campo de Cima; por este acima até sua nascente; a partir daí segue pelos marcos divisórios, em linha geodésica, até encontrar o rio Saí-Guaçu e por ele até o marco próximo a sua foz no oceano Atlântico e daí segue, em linha geodésica, até o marco na ilha de Saí-Guaçu.
Leste - com o oceano Atlântico: a partir do marco da ilha de Saí-Guaçu, em direção sul, até a foz do rio Mampituba.
Sul - com o estado do Rio Grande do Sul: a partir da foz do rio Mampituba, no oceano Atlântico, segue por aquele até acima até a foz do arroio Josafá e por este acima até a sua nascente; daí segue pelos taimbés da Serra Geral, até a nascente do rio Contas, pelo mesmo baixo até a foz do rio Pelotas e por este abaixo até o rio Uruguai; segue por este até a foz do rio Peperi-Guaçu na fronteira com a República Argentina.
 Oeste- com a República Argentina : iniciando na foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai, segue o rio Peperi-Guaçu acima até a sua nascente, no marco divisório entre os estados de Santa Catarina e do Paraná e a República Argentina.
A hora legal no Estado corresponde a menos 3 em relação ao fuso horário de Greenwich.
PONTOS EXTREMOS:

Nordeste-no limite do Paraná, o ponto extremo é a ilha de Saí-Guaçu.
Noroeste-entre os Estados de Santa Catarina e o Paraná e a República da Argentina.
Sudoeste- foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai.
Sudeste- foz do rio Mampituba, no oceano Atlântico.

Divisão Administrativa:

O Estado de Santa Catarina, cuja capital administrativa é Florianópolis, está dividido em 295 municípios. 

O mapa abaixo representa a divisão microrregional geográfica.

Fonte: Atlas Escolar de Santa Catarina.Governo de Santa Catarina.

Nenhum comentário: