sexta-feira, 22 de junho de 2012

VESTIBULAR ACAFE/2010-VERÃO(05/12/2010)

54) “O solo corresponde ao produto final da ação do intemperismo sobre as rochas. É fundamental para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e, desta forma, contribui para a fixação dos grupos humanos sobre o espaço.” Fonte: MARTINI, Alice de (et al.) Ciências humanas e suas tecnologias:história, geografia: ensino médio. São Paulo: IBEP, 2005.

Sobre o solo/agricultura/população, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ O uso de transgênicos solucionou o problema da fome, respeitou a biodiversidade, evitou a perda do solo e trouxe em definitivo o
acesso democrático às sementes e aos insumos para a produção desses alimentos.
B ⇒ Região superpopulosa é aquela em que a produção de alimentos e até mesmo os recursos de água não são suficientes para todas as pessoas que lá vivem.
C ⇒. As causas principais do desgaste e perda de solos no Brasil estão ligadas à retirada da cobertura vegetal, às práticas como as queima das e às monoculturas.
D ⇒ Em países subdesenvolvidos, o uso inadequado dos solos leva a perda da fertilidade, a qual se reflete na diminuição da produção de alimentos, podendo ocorrer crises de fome.

55) “Nada é mais perigoso que o apego das elites às práticas insustentáveis dos tempos prósperos da euforia neoliberal.”
Fonte: Carta Capital: 20/10/2010 Ano XVI Nº618.

Todas as alternativas apresentam características do neoliberalismo, exceto a:
A ⇒ Participação mínima do Estado nos rumos da economia.
B ⇒ Desregulamentação e austeridade fiscal.
C ⇒ Política de privatização de empresas estatais.
D ⇒ Adoção de medidas a favor do protecionismo econômico.

56) Quais os maiores povos sem pátria no mundo? Foi a pergunta que a revista NOVA ESCOLA, edição 235, setembro de 2010, página 30, assim respondeu: “São os curdos, palestinos, tibe-
tanos, bascos e chechenos...”

Sobre esses povos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ Numa área de grande tensão mundial, os palestinos, árabes muçulmanos, lutam por terras que eram da Palestina até 1948 e hoje pertencem a Israel.
B ⇒ Os curdos correspondem ao povo mais numeroso, sem pátria, e reivindicam áreas, sobretudo na Turquia, Iraque e Irã.
C ⇒ Os tibetanos disputam com a Índia a área montanhosa que habitam e aproveitaram as últimas olimpíadas realizadas em Pequim para mostrar ao mundo o desejo de recuperação da autonomia retirada pelos indianos, com a anexação do Tibet.
D ⇒ O povo basco, que luta pelo território na fronteira entre França e Espanha, constitui-se num foco de tensão que, por vezes, chama a atenção da imprensa internacional.

57) “Os catarinenses na faixa dos 10 anos, entre 20 e 24 anos e as idosas a partir de 75 anos são os mais pesados do Brasil. A constatação vem da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e antropometria (relação entre o peso e altura) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos domicílios brasileiros entre 2008 e 2009.”
Fonte:: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3021122.xml&template=3898.dwt&edition=15385section=213

Sobre o tema da obesidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ A obesidade no Brasil e em Santa Catarina já é preocupante pelo fato de um percentual significativo de pessoas estar acima do peso.
B ⇒ O estado de Santa Catarina ocupa lugar de destaque no ranking dos obesos, aparecendo nas primeiras posições em três das cinco faixas etárias analisadas pelo IBGE.
C ⇒ O estado catarinense não dispõe de lei a respeito do tema porque a política e a economia são dois setores cujas competências e responsabilidades estão muito distantes dessa realidade que vem se alastrando.
D ⇒ Hábitos de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de atividade física ajudam na prevenção da obesidade.

58) Os elementos da natureza vêm sendo explorados economicamente há milhares de anos. Essa exploração tem provocado impactos ambientais, os quais vêm exigindo mudanças profundas na forma da relação HOMEM X NATUREZA.
Sobre as consequências dessa relação nefasta é correto afirmar, exceto:

A ⇒ O efeito estufa é um processo natural de aquecimento do planeta. O acúmulo de gases oriundos das atividades humanas tem provocado desequilibro nesse processo, originando alterações climáticas.
B ⇒ Desde o momento em que surgiu o homem, a superfície terrestre passou por transformações que se tornaram maiores e preocupantes a partir do surgimento da Revolução Industrial.
C ⇒ Um dos principais problemas urbanos é a formação das ilhas de calor, cujos fatores responsáveis, dentre outros, estão a carência de áreas verdes, o asfalto, a presença de muitos prédios e de veículos.
D ⇒ O fenômeno climático El Niño é uma anomalia que ocorre no Oceano Pacífico. Nos períodos em que atua, as águas junto à costa sul-americana se esfriam, o que resulta em períodos de secas na Região Sul do Brasil e aumento da pesca na costa peruana.

59) A superfície terrestre é constituída pelo dinamismo da natureza do planeta. Essa mesma superfície é fruto de fenômenos internos e externos que acontecem segundo o tempo geológico da Terra e, por vezes, acelerado pela ação humana.

Considerando o acima exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A ⇒ O Domínio Amazônico abriga o maior corpo florestal homogêneo do mundo, reflexo de um clima com grande variação térmica e cujo desmatamento objetiva o aproveitamento dos solos muito férteis para uso agrícola.
B ⇒ A expressão relevo designa as formas apresentadas pela crosta terrestre, resultantes da ação de agentes internos e externos, sendo que, neste último, aparece a ação antrópica responsável por grandes alterações no ambiente.
C ⇒ As frentes frias no Sul do Brasil são resultantes do encontro das massas de ar Polar atlântica e da Tropical atlântica que, junto a outros fatores, chegam a provocar os chamados desastres naturais.
D ⇒ Os solos, tão necessários à vida, correspondem à película delgada de material terroso e são produto da complexa interação atmosfera, litosfera e biosfera.

60) Santa Catarina é o menor estado da Região Sul do Brasil. É, entretanto, um grande destaque nacional, o qual se caracteriza pela variedade da sua natureza e da sua população.

Sobre Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A ⇒ Além dos roteiros tradicionais como as praias e as festas de outubro, o grande potencial de atração turística dos circuitos religioso, de águas termais e o rural fica dependente de infraestrutura que garanta a presença de pessoas durante o ano inteiro.
B ⇒ A formação geológica sólida e a localização geográfica adequada das cidades catarinenses, aliadas a leis ambientais avançadas criadas pelo conjunto da sociedade, são fatores que facilitam a gestão urbana.
C ⇒ Atitudes ecologicamente corretas, como a que está em vigor no projeto experimental de compostagem de dejetos suínos em Lacerdópolis, no Meio-Oeste, ajudam a resolver problemas ambientais ligados à suinocultura.
D ⇒ A previsão e prevenção de fenômenos climáticos como o Furacão Catarina, caracterizado como um evento climático extremo e noticiado mundialmente, ajudarão a população de locais como o sul catarinense.

GABARITO:54-A,55-D,56-C,57-C,58-D,59-A,60-B

Nenhum comentário: