sexta-feira, 22 de junho de 2012

VESTIBULAR ACAFE/2012-INVERNO



54) As grandes cidades constituem o ambiente
onde as intervenções humanas como desmatamento, deslizamentos, edificações, canalização de rios,diferentes poluições oriundas da indústria e dos carros, dentre outras,acabam gerando inúmeros efeitos sobre o meio ambiente.

Sobre os fenômenos atmosféricos, assinale a
alternativa correta.

A ⇒ O microclima surgido nas cidades é decor
rente das condições meteorológicas originadas nas áreas rurais que são levadas pelos ventos para os centros urbanos.
B ⇒ A ilha de calor é um fenômeno resultante das alterações humanas nas grandes cidades (ausência de verde, asfaltamento de ruas, concreto dos edifícios, etc.), as quais resultam em temperaturas médias maiores do que as do seu entorno.
C ⇒ A inversão térmica é um fenômeno climático típico das grandes metrópoles que aparece quando a camada de ar frio se forma sobre uma de ar quente, gerando uma corrente ascendente de ar que leva embora os poluentes.

D ⇒ O efeito estufa é um fenômeno meteoroló
gico restrito às áreas urbanas e causado por alguns gases, como o dióxido de carbono, responsáveis pela elevação anormal das temperaturas.




55) As recentes cheias em áreas da região Nor
te do Brasil, e as secas em áreas do Nordeste (abril e maio), evidenciam dois tipos climáticos diferentes, os quais estão numerados no mapa a seguir por 1 e 2.






Fonte: MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Moderna, 2005. (adaptado)

Com base na classificação de A. Strahler e considerando o exposto acima é correto afirmar, exceto:
A ⇒ As características do clima na região assinalada por 1 são de médias térmicas elevadas, baixa amplitude térmica e chuvas abundantes ao longo do ano, podendo ocasionar cheias como essas que chegam a trazer transtornos para a população ribeirinha em alguns rios da bacia Amazônica.
B ⇒ O número 1 corresponde ao clima equatorial da convergência dos alísios e o número 2 ao clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade da ação das massas de ar.
C ⇒ As secas prolongadas do clima do sertão, indicado pelo número 2, acarretam sérios problemas sociais, sobretudo para as camadas mais pobres da população que sofrem com as altas temperaturas e pluviosidade escassa e irregular.
D ⇒ O clima tropical semiárido da região de número 2 é decorrente da ação constante ao longo de todo o ano da Zona de Convergência Intertropical, cuja característica principal é a ausência de umidade e, portanto, a seca.

56) Sobre a atualidade brasileira e mundial é correto afirmar, exceto:
A ⇒ O governo argentino retomou o controle da Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) que era dirigida pela empresa espanhola Repsol, com o objetivo de obter o domínio das atividades relativas ao petróleo no seu país.
B ⇒ A solução da crise econômica europeia, iniciada em 2008, foi realizada sob liderança da Alemanha e da França, e países como Portugal, Itália, Grécia e Espanha voltaram a apresentar significativos avanços socioeconômicos neste início de 2012, cujos efeitos levaram à erradicação das dívidas dos últimos quatro países chamados de PIGS.
C ⇒ O embate entre ruralistas e ambientalistas e as discordâncias no Congresso e no Senado evidenciam as polêmicas em torno do novo Código Florestal brasileiro.
D ⇒ O avanço da obesidade, segundo dados da Organização das Nações Unidas, atingiu níveis alarmantes em economias em rápido crescimento nas últimas três décadas, decorrente, sobretudo, de uma transição de alimentos
básicos para os de nível energético maior.

57) “A estiagem que atinge Santa Catarina já provocou prejuízo de R$ 777 milhões à agricultura catarinense, segundo levantamento da Epagri/Cepa. A perda é resultado da escassez de chuva verificada no Estado desde o mês de novembro”.

Fonte:http://ciram.epagri.sc.gov.br/port/Controlador?command=ExibirNoticiaImprensamodule=websiteidNotic=1105&ixFoto=0&pag=1. - Acessado em 26/04/2012.

Santa Catarina sofre constantemente com fenômenos meteorológicos severos, a exemplo do furacão Catarina em 2004, as enchentes de 2008, e agora com as secas, como aponta o texto acima.
Sobre este último fenômeno é correto afirmar, exceto:
A ⇒ A escassez de chuvas no período de novembro/2011 a abril/2012 é fruto do encontro das massas de ar Tropical continental e da Equatorial continental, ambas secas, que ficaram estacionárias naquela porção do estado catarinense durante todo o período acima citado.
B ⇒ La Niña é apontado pelos meteorologistas do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina/ CIRAM como um dos principais responsáveis pela estiagem.
C ⇒ O fenômeno La Niña intensifica os bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, inibindo a chegada de frentes frias no estado de Santa Catarina.
D ⇒ O Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina são as regiões que mais sofreram os efeitos da estiagem e os prejuízos foram elevados, sobretudo àqueles relacionados à safra de grãos (milho, soja e feijão) e à produção de leite.

58) “A Índia está apresentando o lançamento de seu míssil de longo alcance, nesta semana, como um grande êxito de seu poder militar”. Esta foi uma das matérias da BBC BRASIL de 21/04/2012. Ainda segundo o “site” “Isso ocorre apenas alguns meses depois de ter sido anunciada a intenção de Pequim de dispor de instalações nas Ilhas Seychelles para abastecer seus navios militares. Essa intenção foi lida em Nova Déli na forma de "China abrirá sua primeira base no Oceano Índico", segundo a manchete de um jornal indiano”.
A China e a Índia são dois países que hoje se destacam no contexto mundial.

Fonte: KRAJEWSKI, Angela C; GUIMARÃES, Raul B.; RIBEIRO, Wagner C. Geografia: pesquisa e ação. São Paulo: Moderna, 2005. (adaptado)

Considere os conhecimentos adquiridos e o mapa acima e assinale a alternativa correta.
A ⇒ A China - nº 2 e a Índia - nº 1, são os países de maior população absoluta no mundo, com destaque para os chineses que ocupam a segunda posição como maior potência econômica mundial.
B ⇒ O “Grande Jogo” entre as duas nações está visivelmente sendo vencido pela Índia, tanto em termos econômicos quanto militares.
C ⇒ Os números 1 e 2 são respectivamente a China e a Índia, dois países que, junto com o Brasil e a Rússia, formam o chamado BRIC.
D ⇒ As duas grandes nações desde sempre tiveram relações diplomáticas harmoniosas e pacíficas e inexistem reivindicações atuais de mudanças de fronteiras entre elas.

59) “Conforme o Censo 2010 divulgado na tarde desta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina ocupa a 11ª posição no ranking dos estados em relação ao número de habitantes. A população do Estado é de 6.249.682 pessoas”.

Fonte: http://www.emvideira.com.br/noticias/noticia.aspx?id=6651c474-428e-46dd-a107-e8cfc0a2a6fa - Acessado em 26/04/2012.

Sobre a demografia catarinense é correto afirmar, exceto:
A ⇒ Na região Sul, Santa Catarina apresentou maior crescimento percentual da população do que os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.
B ⇒ A população urbana predomina sobre a rural; as mulheres são maioria e estamos diante do processo de litoralização da população catarinense.
C ⇒ As 10 cidades que mais cresceram percentualmente localizam-se no Litoral, com destaque para Itapema e São João Batista.
D ⇒ A Grande Florianópolis, que apresenta três das doze cidades catarinenses com mais de 100.000 habitantes (Florianópolis, São José e Palhoça), é a região mais populosa do estado, enquanto que a do Norte, mesmo com Joinville, é a menos populosa.

60) “No próximo mês de junho, a cidade do Rio de Janeiro será sede da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Paralelamente ao evento, está sendo organizada a Cúpula dos Povos, com uma proposta alternativa, repleta de atividades, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro”.
Fonte:http://rio20.net/pt-br/documentos/cupuladospovosumaagendaalternativa-a-rio20 - Acessado em 26/04/2012.

Sobre esses dois eventos é correto afirmar, exceto:
A ⇒ O papel da Cúpula dos Povos é ter uma postura crítica ao rascunho zero (zero draft) proposto pelo secretariado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, criando mecanismos de diálogo
com a sociedade em geral, mostrando equívocos como a abordagem e as lacunas que ele apresenta.
B ⇒ O grande desafio para a erradicação da pobreza (alcançar uma distribuição equitativa da riqueza que seja possível dentro dos limites do sistema Terra) e a convivência harmoniosa com a natureza serão difíceis de acontecer, considerando as práticas do modo de produção capitalista.
C ⇒ A Rio+20, como ocorreu com a Rio-92, será lembrada pelo comprometimento, pelo senso de gravidade e urgência na solução dos problemas, pelas demandas explícitas e manifestações de compromissos claros, pela firmeza e pelo respeito às decisões tomadas por todos os países integrantes da Organização das Nações Unidas.
D ⇒ Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) chamado Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes.

GABARITO: 54-B,55-D,56-B,57-A,58-A,59-D,60-C.

Nenhum comentário: