quinta-feira, 21 de junho de 2012

VESTIBULAR ACAFE/2010-VERÃO(22/11/20/11)

54) “O petróleo é cada vez mais um recurso geopolítico. As grandes reservas mundiais estão sob o controle dos Estados nacionais e de suas empresas”. Carta Capital: 2/09/2009, Nº 561, p. 69.
Sobre a camada do pré-sal, grande potencial de petróleo, é correto afirmar, exceto:
A ⇒ Os impactos ambientais inerentes à atividade petrolífera de qualquer natureza precisam ser contidos e a sociedade brasileira deve ficar atenta e vigiar as possíveis poluições provenientes da exploração do pré-sal.
B ⇒ A camada pré-sal, grande reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e estado capixaba) coloca o Brasil no xadrez geopolítico do petróleo.
C ⇒ As expectativas, as angústias e os sonhos que surgiram desde o anúncio das descobertas das reservas no pré-sal referem-se aos modelos de exploração e ao destino do capital proveniente da exploração, dentre outros aspectos.
D ⇒ O monopólio da exploração, refino e distribuição de derivados do petróleo continuarão como sempre foi, sob o controle da Petrobrás, estatal criada para tal função, a qual pretende recolocar o petróleo novamente como a maior fonte de energia utilizada pelo setor de transportes.

55) Com o título de “Criação do código ambiental catarinense: uma reflexão sobre as enchentes e os deslizamentos” um grupo de cientistas advertiu a respeito da ocupação desenfreada e condições climáticas em Santa Catarina: “As imagens de morros caindo, de desespero e morte, de casas, animais e automóveis sendo tragados por lama e água, vivenciadas por centenas de milhares de pessoas no Vale do Itajaí e Litoral Norte Catarinense nos últimos dias, são distintas, e muito mais graves, das experiências de enchentes que temos na memória, de 1983 e 1984” Diário Catarinense: 29/11/2008.

São medidas preventivas aos problemas decorrentes dessas situações, exceto:

A ⇒ O gerenciamento das cheias, as estruturas de defesa civil cada vez mais capacitada, e o aperfeiçoamento do monitoramento e da informação são necessários em cada prefeitura do estado de Santa Catarina.
B ⇒ Os meios de comunicação, responsáveis pelas previsões meteorológicas, são os órgãos mais aptos e preparados para enfrentar os desastres naturais, informando o momento de evasão e de retorno das pessoas às área atingidas.
C ⇒ Impedir o desmatamento das encostas, dos topos de morros, das margens de rios e córregos como forma de proteção dos solos da erosão pluvial, além de possibilitar o abastecimento dos lençóis subterrâneos e de manter as nascentes de rios.
D ⇒ Mudar o paradigma que está por trás do modelo de ocupação e considerar urgentemente as leis municipais e os planos diretores urbanos que ordenam a ocupação do solo.

56) Em Santa Catarina, são cada vez mais frequentes os desastres naturais, como os tornados e chuvas que atingiram as regiões Oeste e Sul catarinense na semana passada. Em média, 74 inundações e 20 vendavais atingem o Estado anualmente. ” Diário Catarinense: 21/09/2009, p. 7.
Analise o mapa a seguir.



Fonte: Diário Catarinense: 21 de setembro de 2009, Mapa adaptado de Maria Lúcia de Paula Hermann, coordenadora do Núcleo de Estudos de Desastres Naturais.

Com relação ao tema e ao mapa apresentado é correto afirmar, exceto:
A ⇒ A configuração do relevo com suas serras, como a Geral e a do Mar, a umidade que vem do oceano, a passagem de massas de ar frio e tropical são alguns dos fatores responsáveis por episódios pluviais intensos em Santa Catarina.
B ⇒ O respeito ao plano diretor, à legislação ambiental, às áreas de preservação ambiental e o impedimento à ocupação das encostas e ao desmatamento são ações preventivas que evitariam sérios problemas de deslizamentos e enchentes no futuro.
C ⇒ O mapa assinala uma maior concentração de deslizamentos na região entre a encosta do planalto e o litoral, com destaque para os municípios de Blumenau, Florianópolis, São José e Brusque, números 1, 2, 3, 4, respectivamente.
D ⇒ O mapeamento das áreas de risco de desastres naturais, embora identifique as áreas com maior potencial de serem afetadas, é um instrumento de análise ineficiente que se restringe ao campo da teoria.

57) Milton Santos, geógrafo renomado, arguido sobre qual geografia ensinar, apontou como ponto de partida uma geografia do presente, o que significa “saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto de cada planeta e o de cada pessoa no conjunto da sociedade humana”.

Nesse sentido, analise o texto a seguir.
“Mata Atlântica: é o bioma que foi mais intensamente alterado pela ação humana desde o descobrimento. Sobre ele está concentrada a maior parte da população brasileira e de suas atividades produtivas, agrícolas e industriais. O bioma se estende desde o litoral do Rio Grande do Norte até o litoral do Rio Grande do Sul, sendo importante principalmente na região Sudeste. Com 1.110.182 km2, é o terceiro maior bioma em extensão e ocupa 13,04% do território nacional. Dele restam 27% da vegetação original (21,8% de floresta e 3,8% de não-floresta) e as áreas antropizadas correspondem a 71%”.

Fonte: Atlas da Questão Agrária Brasileira, acessado em 01/09/2009.
A atualidade do bioma citado fica mais bem entendida quando se conhece o processo de sua ocupação. O papel do cidadão é entender a forma como o espaço geográfico está organizado e nele atuar de forma crítica.

Assim, sobre esta cobertura vegetal é correto afirmar, exceto:

A ⇒ A exploração do pau-brasil, o plantio da cana-de-açúcar, do café, a industrialização e a expansão urbana foram, ao longo da história do Brasil, ações que contribuíram significativamente para a destruição da Mata Atlântica.
B ⇒ A devastação da cobertura vegetal, as formas de extrativismo, a expansão urbana e a agricultura têm contribuído consideravelmente para a dizimação da mata Atlântica, com perda significativa da sua biodiversidade.
C ⇒ A Mata Atlântica presta importante serviço ambiental de proteção aos solos e encostas, regulação climática, além da proteção dos mananciais de água potável que se destina a um grande número de brasileiros.
D ⇒ A continuidade dos processos hidrológicos responsáveis pela quantidade e qualidade da água potável para grande parte da população brasileira independe da preservação da Mata Atlântica.

58) O mundo é uma aldeia global e tudo o que nele acontece afeta todas as áreas do planeta. O global, o nacional, o regional e o local são
instâncias interdependentes.

Dentre os acontecimentos políticos e econômicos a seguir, todos estão corretos, exceto o da alternativa:
A ⇒ A crise de Honduras, na América Central, inicia a partir da prisão e exílio do Presidente Manuel Zelaya, em junho de 2009, o qual retorna em setembro, gerando mais tensão a partir do momento em que se abriga na embaixada brasileira.
B ⇒ A economia do mundo atual baseia-se em relações de interdependência e a grande turbulência vivida nos últimos meses deve-se a crise que se abateu nas diferentes regiões e países, reduzindo as atividades comerciais e industriais, gerando desemprego em geral.
C ⇒ O recente acordo de cooperação militar
entre os Estados Unidos e a Colômbia, ocorrido no mês de agosto deste ano, provocou reações positivas da Venezuela, do Brasil e de outros países sul americanos, desejosos da presença norte americana, cujo objetivo é apoiar o modo de produção socialista, já em vigor em alguns países.
D ⇒ Os programas nucleares do Irã e da Coréia do Norte são considerados polêmicos e sofrem pressão da comunidade internacional, sobretudo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, por entenderemque tais programas ferem o tratado de não proliferação de armas nucleares.

59) “O terremoto e tsunami em Samoa e o terremoto da ilha Indonésia de Sumatra não têm relação, apesar de terem sido registrados no 'anel de fogo' do Pacífico”.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/10/01/terremotos+de+samoa+e+sumatra+nao+tem+relacao+direta+8712955.html
Acessado em 01/10/2009

Os fenômenos citados têm relação com a Tectônica de Placas e apresenta uma série de características, exceto a da alternativa:
A ⇒ A solidificação do magma no interior da Terra, com a expansão de gases, foi responsável pelos tremores e tsunami em Samoa e Sumatra.
B ⇒ A teoria das Placas Tectônicas aponta que os terremotos, o vulcanismo e os dobramentos têm relação com o movimento de placas que compõem a litosfera.
C ⇒ O “anel de fogo” do Pacífico corresponde às áreas de maior atividade sísmica do planeta, onde estão em contato placas tectônicas responsáveis pelos terremotos e vulcanismo.
D ⇒ As placas tectônicas podem se movimentar de forma divergente, convergente ou “deslizar” uma na outra, provocando os abalos sísmi-
cos como os citados no enunciado.

60) Em um mundo economicamente globalizado o capital não encontra fronteiras físicas e, desta forma, reina a liberdade de comércio entre os países do mundo. Para um maior fortalecimento das posições econômicas ou para intensificar as relações comerciais entre si, alguns países formam alianças, os blocos econômicos.
Sobre os blocos econômicos é correto afirmar, exceto:
A ⇒ As Zonas de Livre Comércio são acordos comerciais que visam a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros
do bloco, como é o caso do NAFTA.
B ⇒ O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) é uma associação de expressão mundial reduzida e se caracteriza pela livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais.
C ⇒ Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países integrantes do MERCOSUL, compõem um bloco econômico que estabelece as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco.
D ⇒ O bloco econômico com maior nível de avanço e de integração econômica é a União Européia, pois, além de participar dos acordos do mercado comum, encontra-se na etapa da união econômica e monetária.

GABARITO: 54-D,55-B,56-D,57-D,58-C,59-A,60-B.

Nenhum comentário: