sábado, 4 de agosto de 2012

DOCUMENTO FINAL DA RIO + 20

ecodesenvolvimento.org

Conheça os principais pontos do documento da Rio+20

Veja os compromissos firmados pelos chefes de Estado na Conferência da ONU de Desenvolvimento Sustentável

Natasha Madov enviada ao Rio de Janeiro | 22/06/2012 19:21:57 - Atualizada às 22/06/2012 19:36:32


Líderes mundiais encerram no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (22) a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, assinando uma declaração que se pauta pelo mínimo denominador comum.

O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.

Veja a cobertura completa da Rio+20

O governo brasileiro, líder das negociações, afirma que o documento foi uma vitória diplomática, e que era o "acordo possível". Por diversas vezes, durante a conferência, a delegação brasileira afirmou que as conversas entre os países estavam difíceis, e haviam vários pontos de desacordo.

Veja abaixo alguns dos pontos da declaração final e o que os chefes de Estados estão se comprometendo a fazer:


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Esperava-se que a Rio+20 forjasse metas em áreas centrais, como segurança alimentar, água e energia. Mas havia poucas expectativas de que produzisse um conjunto definido de medidas mandatórias com prazos porque os políticos estão mais preocupados com a crise financeira mundial e a agitação no Oriente Médio.

O acordo propôs o lançamento de um processo para se chegar a um acordo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que provavelmente vão se basear e se sobrepor à atual rodada de objetivos conhecidos como Metas de Desenvolvimento do Milênio, que membros da ONU concordaram em buscar até pelo menos 2015.

"Resolvemos estabelecer um processo intergovernamental inclusivo e transparente sobre as ODSs que está aberto a todos os interessados, com vista a desenvolver os objetivos de desenvolvimento sustentável global a ser acordado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro", diz o texto.

Os objetivos também devem ser coerentes e integrados à Agenda de Desenvolvimento da ONU depois de 2015, diz o acordo.

Um grupo de trabalho com 30 integrantes decidirá um plano de trabalho e apresentará uma proposta para os ODSs à Assembleia Geral da ONU em setembro de 2013.

Subsídios a combustíveis fósseis

Também se esperava que a Rio+20 pudesse definir um compromisso para todos os países para eliminar subsídios aos combustíveis fósseis.

A eliminação gradual de subsídios para combustíveis fósseis até 2020 iria reduzir a demanda de energia global em 5 por cento e as emissões de dióxido de carbono em quase 6 por cento, segundo a Agência Internacional de Energia.

Em 2009, líderes do G20 concordaram em fazer isso em princípio, mas não foi estabelecido um prazo. Um encontro do G20 no México que terminou na terça-feira (19) também fracassou em definir a ideia.

O texto da Rio+20 reafirmou compromissos anteriores de países de "eliminar gradualmente subsídios a combustíveis fósseis ineficazes e prejudiciais que encorajam o desperdício".

Mas não chegou a reforçar o compromisso voluntário com prazos ou mais detalhes, o que frustrou alguns grupos ambientalistas e empresariais.

Oceanos

O texto se comprometeu a "tomar medidas para reduzir a incidência e os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos, inclusive através da implementação efetiva de convenções relevantes adotadas no âmbito da Organização Marítima Internacional".

Também propôs que os países ajam até 2025 para alcançar "reduções significativas" em destroços marinhos para evitar danos ao ambiente marinho, e se comprometeu a adotar medidas para evitar a introdução de espécies marinhas estranhas invasoras e administrar seus impactos ambientais adversos.

Também reiterou uma necessidade de trabalhar mais para prevenir a acidificação do oceano.

No entanto, uma decisão muito esperada sobre uma estrutura de governo para águas internacionais, em especial em relação à proteção da biodiversidade, foi adiada por alguns anos.

Estados Unidos, Canadá, Rússia e Venezuela se opuseram a uma linguagem forte para implementá-la, disseram os observadores.

Responsabilidades comuns, porém diferenciadas

Um dos pilares do documento da Eco92 foi o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, que norteia acordos posteriores, como o Protocolo de Kyoto. Seu fundamento é que todos os países são responsáveis, mas quem polui mais (os países mais ricos), deveria combater o problema com mais força e financiar os esforços de quem polui menos (os países mais pobres) e norteia também a questão do financiamentos.

Apesar de esforços de países (como os EUA) para tirar esse conceito do texto final, alegando que o eixo econômico mundial mudou e alguns países, antes considerados em desenvolvimento, hoje poluem tanto quanto os desenvolvidos, numa indireta à China. Apesar da tentativa, o princípio foi mantido.

Financiamento

O acordo pediu um novo processo intergovernamental para produzir um relatório que avalie quanto dinheiro é necessário para o desenvolvimento sustentável, e quais instrumentos novos e existentes podem ser utilizados para levantar mais fundos.

O processo será liderado por um grupo de 30 especialistas, que concluirá seu trabalho até 2014.

Embora alguns países em desenvolvimento tenham pedido a criação de um fundo de desenvolvimento sustentável de 30 bilhões de dólares, a proposta não entrou no texto final. Em vez disso, o texto "reconhece a necessidade de mobilização significativa de recursos de várias fontes".

Sobre o auxílio financeiro aos países em desenvolvimento, o acordo insta os países ricos a fazerem "esforços concretos" para cumprirem a meta acordada anteriormente de 0,7 por cento de ajuda do Produto Interno Bruto para ajudar os países em desenvolvimento até 2015.

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)

Outro resultado da cúpula foi reforçar o Pnuma ( programa internacional que coordena as atividades ambientais da ONU ), em uma agência com poderes iguais a outros órgãos da ONU, como a Organização Mundial da Saúde.

Esta foi uma das grandes polêmicas das negociações. Muitos países, como os africanos e europeus, apoiavam a iniciativa de transformação do Pnuma numa agência com mais poder e autonomia, enquanto outros, inclusive o Brasil, não apoiavam a ideia.

O acordo propôs que uma reunião geral da ONU em setembro adote uma resolução "reforçando e aprimorando" o Pnuma. Propôs dar ao Pnuma "recursos adequados, estáveis, seguros e financeiros crescentes" do orçamento das Nações Unidas e de contribuições voluntárias para ajudá-la a cumprir sua missão.

Economia Verde

Um dos principais temas da conferência foi o conceito de uma "economia verde", ou melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

O acordo reafirmou que cada país poderia seguir seu próprio caminho para alcançar uma "economia verde". O texto dizia que poderia fornecer opções para a tomada de decisões políticas, mas que não deveria ser "um conjunto rígido de regras".

Um novo índice para a riqueza


Outro tópico da cúpula foi garantir que a contabilidade de governos e empresas reflitam lucros e prejuízos ambientais. O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.

(Com informações da Reuters)
Fonte:
ultimosegundo.ig.com.br › ... › CiênciaMeio Ambiente

ATIVIDADE:
1- A Rio+20, foi considerada por vários especialistas como fraca, isto é, não conseguiu avançar em suas propostas. Justifique a afirmação com causas e consequências.
2- O que justifica a busca de um novo indicador para avaliar o IDH, no lugar do PIB ?
3- Quais são as Metas do Milênio ?
4- O que é a chamada Economia Verde ?
5- Sobre o auxílio financeiro aos países em desenvolvimento, o acordo insta os países ricos a fazerem "esforços concretos" para cumprirem a meta acordada anteriormente de 0,7 por cento de ajuda do Produto Interno Bruto para ajudar os países em desenvolvimento até 2015.
a) Quais são os países que diminuiram sua ajuda para os países pobres?
b) Quais são os países que ampliaram sua ajuda aos países pobres?

67 comentários:

Anônimo disse...

Questão1:O documento final teve como título promissor - “O futuro que queremos" - foi duramente criticado por ambientalistas e por formadores de opinião ligados às causas ambientais e que esperavam medidas de ordem prática para garantir um desenvolvimento sustentável efetivo.Principal motivo das críticas: a inconsistência das propostas apresentadas no texto definitivo.Vale a pena resaltar as principais barreiras que separaram a Rio+20 de seu propósito fundamental: autoridades competentes em cada país; a preservação ambiental em países em desenvolvimento não foi aprovado.
Questão2:O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias

Questão3:Erradicar a extrema pobreza e a fome; a tingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
Questão4:Economia verde não substitui o conceito de desenvolvimento sustentável, mas atualmente existe um crescente reconhecimento de que a realização da sustentabilidade se baseia quase que inteiramente em conseguir o modelo certo de economia. Mesmo que a sustentabilidade seja um objetivo a longo prazo, é necessário que a nossa economia se torne mais verde para que consigamos atingir esse objetivo. Para que essa economia se torne real, são necessários investimentos públicos e privados, tecnologias, políticas públicas, programas governamentais e práticas de mercado.
Questão5:a)Espanha e Grecia.
b)Turquia e Italia.
Fernanda nº09 3ªA

Anônimo disse...

1- O documento não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos, além disso afirma que os padrões de consumo devem ser mudados, e outros grandes objetivos também, porém não afirmam como isso irá acontecer, assim todas as metas que foram estudadas ficam apenas no papel. Além disso a delegação brasileira afirmou que houve muitos desentendimentos e desacordos entre os países.

2- Pois o PIB apenas mede a atividade econômica do país, mas não a qualidade de vida e os recursos naturais. Por isso, somente o PIB não é capaz de avaliar a riqueza de todo um país.

3- 1: Acabar com a fome e a miséria.
2: Educação básica de qualidade para todos.
3: Igualdade entre sexos e valorização da mulher.
4: Reduzir a mortalidade infantil.
5: Melhorar a saúde das gestantes.
6: Combater a AIDS, malária e outras doenças.
7: Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
8: Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

4- Economia Verde é toda a atividade ou iniciativa que gera valor através de práticas sustentáveis, inclusão social e responsabilidade ambiental. A Economia Verde é o resultado do Desenvolvimento Sustentável através de práticas, quer por parte dos fornecedores,tanto da parte dos consumidores, socialmente justas, economicamente viáveis, e ambientalmente corretas.

5- a) Entre os que mais cortaram sua contribuição aparecem Japão (10,8%), Noruega (8,3%), Islândia (18,2%), Áustria (14,3%), Bélgica (13,3%), França (5,6%) e Luxemburgo (5,4%).

b) Entre os países que aumentaram sua contribuição estão Israel (14,9%), Nova Zelândia (10,7%), Suécia (10,5%), Suíça (13,2%), Alemanha (5,9%) e Coreia do Sul (5,8 %).


Ana Carolina (03) 3A

Anônimo disse...

1-O compromisso é repetido diferentes vezes ao longo do documento(da Rio+20). A ideia é que os países se comprometem a investir em direção ao desenvolvimento sustentável, estabelecendo melhores padrões até 2020. O texto, porém, é vago em definir metas e o compromisso fica só no papel.
2- O idh atualmente esta mais ligado ao acesso ao conhecimento e expectativa de vida
3-Erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
4-A economia verde pode ser definida como sendo “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".
5-
a-Grécia, Itália, Japão e Estados Unidos e Portugal
b-Suécia, Luxemburgo, Noruega, Dinamarca e Holanda

Matheus Puff nº29 3ºB

Anônimo disse...

Aluna: Sara esther nº 34 3ºB

ATIVIDADE:
1- A Rio+20, foi considerada por vários especialistas como fraca, isto é, não conseguiu avançar em suas propostas. Justifique a afirmação com causas e conseqüências
O documento foi considerado fraco pois não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto.
2- Quais são as Metas do Milênio ?
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são uma série de oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas, na maior reunião de dirigentes nacionais de todos os tempos, a Cúpula do Milênio, realizada em Nova York em setembro de 2000.
1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

3- O que é a chamada Economia Verde ?
A ideia central desse termo é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribuam cada vez mais para o desenvolvimento sustentável, tanto nos aspectos sociais quanto ambientais. A economia verde propõe que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental.






Anônimo disse...

1- O documento foi considerado fraco, pois não trouxe metas e prazos. Para que algo realmente aconteça é preciso que os países desenvolvidos ajudem os países subdesenvolvidos, assim podendo melhorar no padrão de consumo.
2- Pois só o PIB sozinho, não e capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3 São 8, sendo: Erradicar a extrema pobreza e a fome, Atingir o ensino básico universal, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

4 A economia verde se baseia a melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, um exemplo é usar os objetos recicláveis na arquitetura, ou ate mesmo no dia –a –dia .
5 a) A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)


b) O país que mais contribuiu em termos absolutos foram os Estados Unidos, com uma verba de US$ 30,7 bilhões. A Turquia, por outro lado, foi o país que mais aumentou sua ajuda em 2011 (38,2%), seguida da Itália (33%).

Gabriela Benedet N10 3A

Anônimo disse...

Rômulo Fischer 3ºB N:33
1- A ausência de alguns dos grandes lideres como Barack Obama e a crise econômica na Europa foram as causas em consequência disso alguns países se recusaram a investir na sustentabilidade.
2- O PIB mede apenas a atividade econômica do país e não a qualidade de vida dos cidadãos ou a riqueza natural.
3- Erradicar a fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todos trabalhando pelo desenvolvimento.
4- É um conjunto de processos produtivos que devem contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável, “melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais.”
5a- Espanha, Grécia, França, Japão, Noruega, Islândia, Áustria, Bélgica e Luxemburgo.

5b-Israel, Nova Zelandia, Suécia, Suíça, Alemanha e Coreia do Sul,

Anônimo disse...

1- Compromisso Socioambiental, Novos padrões de produção e consumo, Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel, Participação da sociedade, Problemas de estrutura, Ausência de líderes, direito das mulheres, financiamento, e falta de ambição.
2- A Organização das Nações Unidas (ONU) se somou a diversos especialistas em economia e meio ambiente e apresentou neste domingo relatório sobre um novo indicador para medir o desenvolvimento das nações, mais amplo que o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o pesquisador da Universidade das Nações Unidas, Pablo Munoz, os países precisam incluir outros fatores - como proteção ambiental e inclusão social - para se alcançar o desenvolvimento sustentável.
3-
• Erradicar a extrema pobreza e a fome
• Atingir a educação básica de qualidade para todos
• Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher
• Reduzir a mortalidade infantil
• Melhorar a saúde materna
• Combater a AIDS, a malária e outras
• Garantir a sustentabilidade ambiental
• Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
4- Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a economia verde pode ser definida como sendo “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".


MARIA JULIA DOS SANTOS- 31 3A

Anônimo disse...

1-A rio +20 assim como a Eco 92 não trouxe grandes benefícios ao planeta. Muitos dos projetos sequer saíram do papel. Muitos dos países que agravavam os problemas não participaram alegando sempre uma desculpa de pouco fundamento, ou seja, não queriam ver soluções em curto prazo. Foi muito dinheiro gasto para pouca objetividade.
2-O PIB pode ser muito relativo e por isso não é um bom indicador. Onde o que interessa é o que o país arrecada e não o quanto as pessoas usufruem desse dinheiro e recursos.
3-1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica e de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a aids, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
4- Economia Verde pode ser definida como aquela que resulta em melhoria do bem-estar das pessoas devido a uma maior preocupação com a equidade social, com os riscos ambientais e com a escassez dos recursos naturais.
5-a)Alguns países diminuíram sua ajuda aos países pobres como a Grécia e Espanha que tem crises em suas terras que apresentam super dívidas.
b) Alguns países aumentaram sua participação como os países em desenvolvimentos e outros europeus como a Bélgica, Áustria e Túrquia.
Adriano(01) 3°A

Taís Klock n36 - 3B disse...

Taís Klock n36 - 3anoB
1- No final de tudo, o documento foi considerado fraco pela sociedade civil pelo fato de não trazer prazos e metas para as mudanças, que também não foram concretizadas, nem se quer os processos que irão ajudar a diminuir poluentes, e preservar. Os países vão ainda estudar o assunto, ou seja não chegou a lugar algum.
2 -O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3- Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são uma série de oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas. Para alcançar os ODMs, foram definidas as Metas do Milênio, que são elas erradicar a extrema pobreza e a fome. Atingir o ensino básico universal. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. Reduzir a mortalidade infantil. Melhorar a saúde maternal. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças. Garantir a sustentabilidade ambiental. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
4- Concebe a Economia Verde como aquela que resulta do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. Sustenta-se sobre três pilares: é pouco intensiva em carbono, é eficiente no uso dos recursos naturais e é socialmente inclusiva.
5- a) A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3% foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica.
b) A Turquia, foi o país que mais aumentou sua ajuda em 2011 (38,2%), seguida da Itália (33%).

Anônimo disse...

Aline Maria Vitório n02 3B
1-O documento não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas. O texto da Rio+20 reafirmou compromissos anteriores de países de "eliminar gradualmente subsídios a combustíveis fósseis ineficazes e prejudiciais que encorajam o desperdício".
Mas não chegou a reforçar o compromisso voluntário com prazos ou mais detalhes, o que frustrou alguns grupos ambientalistas e empresariais.
2- O produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3-Também conhecidos como "8 Jeitos de Mudar o Mundo", os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da ONU com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver.

O compromisso foi firmado durante a Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, após uma análise dos maiores problemas globais, e prevê um conjunto de oito macroobjetivos (voltados basicamente para as áreas de saúde, renda, educação e sustentabilidade) a serem alcançados pelas nações até 2015. São eles: *acabar com a fome e a miséria *educação básica de qualidade para todos *igualdade entre os sexos e valorização da mulher *reduzir a mortalidade infantil *melhorar a saúde das gestantes *combater a aids, a malária e outras doenças *qualidade de vida e respeito ao meio ambiente *todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

4- Melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais. Atrelar o desenvolvimento econômico com a responsabilidade sobre o meio ambiente.

5- a)
Estados Unidos
b) (?) não consta; não encontrei

Anônimo disse...

João Pedro Lancellotte 3ºA nº21


1- As críticas à Rio+20 são várias, segundo ONGs brasileiras e do exterior. A falta de entrosamento dos países na elaboração do “Rascunho Zero”, documento que norteará o encontro e vai definir o que é uma “economia verde”, aliada ao fato da conferência não resultar em obrigações com metas ambientais, sociais e econômicas, enfraquecem a Rio+20 e afastam grandes líderes -- como os chanceleres David Cameron, do Reino Unido, e Angela Merkel, da Alemanha, que já informaram que não estiveram no Brasil.
“As coisas deram certo naquela época porque não havia uma crise econômica tão grave quanto à de agora”, disse Ricupero.Se referindo a rio 92.

2- Os resultados sugerem que a melhora nos indicadores de desenvolvimento humano não garante uma melhora na distribuição de renda, e, assim, ações públicas que visam a melhorar a distribuição de renda devem ser mais focalizadas. As principais fontes de dados são: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cujos tratamentos ocorreram mediante os softwares estatísticos SPSS e Maptitude.

3- Acabar com a fome e com a miséria,educação básica de qualidade para todos,igualdade entre sexos e valorização da mulher,reduzir a mortalidade infantil,melhorar a saúde das gestantes,combater a AIDS, malaria e outras doenças,qualidade de vida e respeito do meio ambiente, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

4-
a)A crise econômica mundial foi a principal causa para a diminuição da ajuda aos países pobres em 2001, a primeira redução desde 1997, de acordo com os dados divulgados Os países que mais diminuíram suas contribuições foram os mais fortemente atingidos pela crise econômica como a Grécia (-39,3%), e a Espanha (-32,7%).nesta terça-feira pela OCDE.

Anônimo disse...

1- Pois pouco se acrescentou de soluções desde o último encontro a 20 anos atrás, no qual a tecnologia era muito menos desenvolvida em relação a hoje o que é preocupante ja que as maiores vitimas somos nos.

2- O PIB ( produto interno bruto) é o indicador que mede a riqueza de um pais,
O IDH ( índice de desenvolvimento humano) é o índice que mede o quanto e como a riqueza do pais é investida num pais.
No Brasil a classificação do PIB é melhor que o IDH porque o crescimento econômico não tem sido acompanhado por uma melhoria da qualidade de vida da população.

3 - Erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal , promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres , reduzir a mortalidade infantil , melhorar a saúde materna , combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças , garantir a sustentabilidade ambiental , estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- De acordo com a ONU, a Economia Verde pode ser definida como aquela que resulta em melhoria do bem-estar das pessoas devido a uma maior preocupação com a equidade social, com os riscos ambientais e com a escassez dos recursos naturais.

5- Mais reduziram: Grécia e Espanha
Mais doaram: Estados Unidos e Alemanha.



Guilherme Tamanini - n° 13 - 3A

Anônimo disse...

Helena Feiler
3ºA

1-) A rio + 20 foi um evento onde países de grandes potencias se reuniram ( alguns ), para a discussão de assuntos em pauta, como a sustentabilidade, economia verde, miséria entre outros. A causa aconteceu devido aos problemas que estamos passando em relação ao planeta e infelizmente não trazendo nenhuma solução.
2-) Pois o PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos.
3-) Redução da pobreza; Ensino básico; Igualdade; reduzir a mortalidade; melhora a saúde; combater o vírus HIV\ malaria; sustentabilidade e parceria mundial.
4-) melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais.
5-) A - Os países mais ricos que aumentaram a poluição pensando somente na economia.
B – Aqueles que colabora com a diminuição de poluição e países ricos

Anônimo disse...

1 - O documento foi considerado fraco pela sociedade pois não traz metas nem prazos, e sim uma série de adiamentos e pedidos de estudos.

2- O PIB sozinho não tem sido capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica. Enquanto o certo seria um estudo capaz de avaliar a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

3- Algumas delas são: reduzir com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, e combate a aids malária e outras doenças. Melhoras na saúde das gestantes, redução de mortalidade infantil, qualidade de vida e meio ambiente, e todos trabalhando pelo desenvolvimento.

4 - Economia Verde seria um caminho comum para o desenvolvimento sustentável podendo reduzir os riscos ambientais.

5 a) e b)
A ajuda conjunta dos países da OCDE representou US$ 135,5 bilhões, o que representa 0,31% de seu Produto Nacional Bruto (PNB). O país que mais contribuiu em termos absolutos foram os Estados Unidos, com uma verba de US$ 30,7 bilhões, embora em termos relativos sua ajuda tenha diminuído 0,9% em relação a 2010. A Turquia, por outro lado, foi o país que mais aumentou sua ajuda em 2011 (38,2%), seguida da Itália (33%).


Catarina Nunes - n˚ 05
3˚ EM B - Salesiano Itajaí

Franklin 08 3B disse...

1 - A conferência foi considerada fraca, pois além de não provocar nenhuma melhora direta sobre o desenvolvimento sustentável, demonstrou falta de interesse de vários países, ausência de líderes, problemas na estrutura, e assim como a Rio92, foi denominada um fracasso.

2 - Enquanto os países crescem economicamente, a maior parte deles acaba com seus recursos naturais para aumentar o tamanho da economia. Os países precisam incluir outros fatores como a proteção ambiental e a inclusão social, para assim alcançar o desenvolvimento sustentável.

3 - Erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir a educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a AIDS e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- Adquirir certa renda, a fim de melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

5 - Os países que aumentaram sua contribuição são Israel (14,9%), Nova Zelândia (10,7%), Suécia (10,5%), Suíça (13,2%) Alemanha (5,9%) e Coreia do Sul (5,8 %), enquanto entre os que mais recortaram sua contribuição aparecem Japão (10,8%), Noruega (8,3%), Islândia (18,2%), Áustria (14,3%), Bélgica (13,3%), França (5,6%) e Luxemburgo (5,4%).

Franklin 08 3B

Anônimo disse...

1) A realização da Rio+20 pode ser considerada fraca, pois a sociedade esperava que houvessem decisões concretas. O povo e os ambientalistas, principalmente, tinham a expectativa que houvesse: maior colaboração financeira da parte de países ricos, a criação de metas e soluções para que realmente; o desenvolvimento fosse baseado em uma economia sustentável. Porém não aconteceu, o desfecho dessa conferência fora vago, deixando assim um povo insatisfeito.

2) O Produto Interno Bruto (PIB) não é mais tão adequado para avaliar a riqueza de um país, pois ele mede somente a atividade econômica e não qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais. Ou seja, deveria ser feita uma reestruturação do PIB, assim informaria melhor as decisões políticas a serem tomadas.
3) Com a realização da Rio+20, propôs-se um processo chamado de Metas de Desenvolvimento do Milênio; com o intuito de desenvolver os objetivos de desenvolvimento sustentável global a ser acordado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. E para se chegar a um acordo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Alguns integrantes irão decidir um plano de trabalho e apresentarão para a ODS à Assembleia Geral da ONU até 2015.
4) A “economia verde” é definida através do conceito de sustentabilidade. É a sugestão de que um país pode ter uma economia mais verde invés de cinzenta. O que significa; colaborar com o meio ambiente, com o bem-estar social, melhorar a qualidade de vida humana sem prejudicar recursos naturais (fauna e flora) ao extremo. Quer dizer que pode haver um equilíbrio entre o desenvolvimento da economia e o meio ambiente.

5) a) Os Estados Unidos que queria negar ajuda financeira a China, por agora a China já estar melhor desenvolvida economicamente. Porém, no documento não deixaram isso acontecer de vez.
b) Países como a Suíça, Noruega, Costa Rica, Letônia e Áustria, que fazem parte da lista dos mais verdes, adotam medidas como o reflorestamento de áreas desmatadas com espécies nativas, incentivos fiscais para a aquisição de veículos e equipamentos que gastem menos energia, estímulo ao uso de bicicletas e construção de ciclovias, criação de áreas de proteção ambiental, programas de reciclagem do lixo. Os países ricos são os que menos querem ajudar, mas alguns deles ainda fazem alguma pequena contribuição aos países menos favorecidos.

Marina de Lara Bertollo - nº24- 3ºB

Anônimo disse...

Felipe Salazar 07 3B
1-
O documento da rio considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos.
O presidente do Equador, Rafael Correa, disseque no evento do Rio de Janeiro não houve ações concretas. "A reunião foi um fracasso, o documento final foi lírico, não há concretizações, compromissos concretos, mensuráveis ou controláveis, portanto tudo continuará igual", disse. O governante ainda garantiu que as responsabilidades no impacto ambiental são "comuns, mas diferenciadas".

2-
Apenas com o PIB nao se pode avaliar a riqueza de um pais, pelo fato de medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais

3-
1. Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome.
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres.
4. Redução da mortalidade infantil.
5. Melhoria da saúde materna.
6. Combate a epidemias e doenças.
7. Garantia da sustentabilidade ambiental.
8. Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

4- Economia verde é melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

5-
A- Paises em desenvolvimento ou em crises
B - Paises desenvolvidos com uma renda apropriada para a ajuda

Anônimo disse...

Marina Barbosa, 25, 3ºB;

1- A Rio+20, foi considerada por vários especialistas como fraca, isto é, não conseguiu avançar em suas propostas. Justifique a afirmação com causas e conseqüências.
Conforme disse Natasha Madov neste blog, o documento não trás metas nem prazos para um planeta mais sustentável e sim um série de adiamentos e pedidos de estudo. Na conferência, ficou claro o que terá de mudar, mas não como fazer isso. Se o problema era a crise financeira mundial ou a agitação no oriente médio, que fizessem uma Rio+30, e não 20.

2- O que justifica a busca de um novo indicador para avaliar o IDH, no lugar do PIB ?
IDH = índice de Desenvolvimento Humano e PIB = Produto Interno Bruto. Se queremos um planeta mais verde, com menos pessoas passando fome e menos poluição, é necessário um investimento no desenvolvimento humano e não na produção do país. Isso quer dizer que agora para o país ser considerado desenvolvido, não importa apenas a atividade econômica do mesmo e sim a qualidade de vida de seus cidadãos e seus recursos naturais também.

3- Quais são as Metas do Milênio ?
1) Redução da pobreza;
2) Atingir o ensino básico universal;
3) Igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4) Reduzir a mortalidade na infância;
5) Melhorar a saúde materna;
6) Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7) Garantir a sustentabilidade ambiental;
8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- O que é a chamada Economia Verde ?
Um conceito onde se encaixa: melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, o que leva ao desenvolvimento sustentável.

5- Sobre o auxílio financeiro aos países em desenvolvimento, o acordo insta os países ricos a fazerem "esforços concretos" para cumprirem a meta acordada anteriormente de 0,7 por cento de ajuda do Produto Interno Bruto para ajudar os países em desenvolvimento até 2015.

a) Quais são os países que diminuíram sua ajuda para os países pobres?
República Dominicana (presidente Leonel Fernández), Honduras (Arturo Corrales, ministro de Relações Exteriores).

b) Quais são os países que ampliaram sua ajuda aos países pobres?
Egito (ministro do meio ambiente).

Anônimo disse...

1- Ele foi considerado fraco, pois não traz metas e nem prazos e sim uma serie de adiamentos e pedidos de estudos e as conseqüências será que não vai sair do lugar.
2- Porque o PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica e não as qualidades de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3- Acabar com a fome e a miséria; Educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater as doenças como a malaria e a AIDS; Qualidade de vida e preservação do meio ambiente; Todos trabalhando pelo desenvolvimento .
4- A economia verde é o bem estar humano e a equidade social reduzindo os riscos ambientais, que poderia se um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.
5- Entre os países que aumentaram sua contribuição estão Israel (14,9%), Nova Zelândia (10,7%), Suécia (10,5%), Suíça (13,2%) Alemanha (5,9%) e Coreia do Sul (5,8 %), enquanto entre os que mais recortaram sua contribuição aparecem Japão (10,8%), Noruega (8,3%), Islândia (18,2%), Áustria (14,3%), Bélgica (13,3%), França (5,6%) e Luxemburgo (5,4%).

Matheus Costa 32
TERCEIRO A

Anônimo disse...

Suellen Severino - 3A - 41


1-No dia seguinte à divulgação do documento base das negociações na Conferência Rio+20, onde o tema da proteção florestal foi novamente esvaziado, o Greenpeace pode afirmar com propriedade que “o que (não) se propõe para as florestas, na redação atual, é uma vergonha”. Retirando do texto trechos que abordavam a necessidade de redução do desmatamento, o governo brasileiro se mostra coerente com a linha de atuação que vem seguindo, inclusive durante todo o debate – e o desmantelamento – do Código Florestal no Congresso. Apenas algumas semanas atrás, a presidente Dilma entregou a Amazônia de bandeja ao agronegócio que financia o desmatamento, ao concordar com partes substanciais do novo Código Florestal ruralista. Para o Greenpeace, organizações da sociedade civil e mais de 80% dos cidadãos brasileiros, o novo Código é uma tragédia, e vai fatalmente comprometer os recentes avanços na redução do desmatamento brasileiro. Na Rio+20, pelo visto, não será diferente.
2-O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.
Para medir o acesso à educação em grandes sociedades, como um país, a taxa de matrícula nos diversos níveis do sistema educacional é um indicador suficientemente preciso. Todavia, quando o foco está em núcleos sociais menores, como municípios, esse indicador é menos eficaz, pois os estudantes podem morar em uma cidade e estudar em outra, distorcendo as taxas de matrícula. Daí a opção pelo indicador de freqüência à sala de aula, que é baseado em dados censitários. O que se pretende aferir é a parcela da população daquela cidade que vai à escola em comparação à população municipal em idade escolar.

3- 1)Erradicar a extrema pobreza e a fome.
2)Atingir o ensino básico universal.
3)Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
4)Reduzir a mortalidade infantil.
5)Melhorar a saúde materna.
6)Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças.
7)Garantir a sustentabilidade ambiental.
8)Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4-De acordo com a ONU, a Economia Verde pode ser definida como aquela que resulta em melhoria do bem-estar das pessoas devido a uma maior preocupação com a equidade social, com os riscos ambientais e com a escassez dos recursos naturais.
Economia Verde é uma expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável, consagrado pelo Relatório Brundtland, de 1987, e assumido oficialmente pela comunidade internacional na Rio-92, gradualmente tomando o lugar do termo “ecodesenvolvimento” nos debates, discursos e formulação de políticas envolvendo ambiente e desenvolvimento.
5-A) Os Estados Unidos que queria negar ajuda financeira a China, por agora a China já estar melhor desenvolvida economicamente. Porém, no documento não deixaram isso acontecer de vez.
B) Países como a Suíça, Noruega, Costa Rica, Letônia e Áustria, que fazem parte da lista dos mais verdes, adotam medidas como o reflorestamento de áreas desmatadas com espécies nativas, incentivos fiscais para a aquisição de veículos e equipamentos que gastem menos energia, estímulo ao uso de bicicletas e construção de ciclovias, criação de áreas de proteção ambiental, programas de reciclagem do lixo. Os países ricos são os que menos querem ajudar, mas alguns deles ainda fazem alguma pequena contribuição aos países menos favorecidos.

Anônimo disse...

Thaynara Souza N°37 3B

1)É considerado fraco pois não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontece em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto.
Exemplo: Esperava-se que a Rio+20 forjasse metas em áreas centrais, como segurança alimentar, água e energia. Mas havia poucas expectativas de que produzisse um conjunto definido de medidas mandatórias com prazos porque os políticos estão mais preocupados com a crise financeira mundial e a agitação no Oriente Médio.

2) O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.

3) Um dos objetivos é propôs o lançamento de um processo para se chegar a um acordo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que provavelmente vão se basear e se sobrepor à atual rodada de objetivos conhecidos como Metas de Desenvolvimento do Milênio, que membros da ONU concordaram em buscar até pelo menos 2015.

"Resolvemos estabelecer um processo intergovernamental inclusivo e transparente sobre as ODSs que está aberto a todos os interessados, com vista a desenvolver os objetivos de desenvolvimento sustentável global a ser acordado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro", diz o texto.

4) A ONU define a economia verde como o resultado de ações que avancem sobre temas como igualdade social, redução dos riscos ambientais e melhoria do bem-estar da população mundial.

5)
a) Os Estados Unidos que queria negar ajuda financeira a China, por agora a China já estar melhor desenvolvida economicamente. Porém, no documento não deixaram isso acontecer de vez.
Os países ricos são os que menos querem ajudar, mas alguns deles ainda fazem alguma pequena contribuição aos países menos favorecidos.

b) Países como a Suíça, Noruega, Costa Rica, Letônia e Áustria, que fazem parte da lista dos mais verdes ajudam com reflorestamento de áreas, reciclagem, preteção ambiental...

gustavo bittencourt n 15 3A disse...

1 - O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.

2- Outro tópico da cúpula foi garantir que a contabilidade de governos e empresas reflitam lucros e prejuízos ambientais. O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

3- Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome.
Educação básica de qualidade para todos.
Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres.
Reducao da mortalidade infantil.
Melhoras da saude materna.
Combate a epidemias e doencas.
Garantia de sustentabilidade.
Parcerias mundias pro desenvoltimento.

4-
Um dos principais temas da conferência foi o conceito de uma "economia verde", ou melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

O acordo reafirmou que cada país poderia seguir seu próprio caminho para alcançar uma "economia verde". O texto dizia que poderia fornecer opções para a tomada de decisões políticas, mas que não deveria ser "um conjunto rígido de regras"

5- O acordo pediu um novo processo intergovernamental para produzir um relatório que avalie quanto dinheiro é necessário para o desenvolvimento sustentável, e quais instrumentos novos e existentes podem ser utilizados para levantar mais fundos.

O processo será liderado por um grupo de 30 especialistas, que concluirá seu trabalho até 2014.

Embora alguns países em desenvolvimento tenham pedido a criação de um fundo de desenvolvimento sustentável de 30 bilhões de dólares, a proposta não entrou no texto final. Em vez disso, o texto "reconhece a necessidade de mobilização significativa de recursos de várias fontes".

Sobre o auxílio financeiro aos países em desenvolvimento, o acordo insta os países ricos a fazerem "esforços concretos" para cumprirem a meta acordada anteriormente de 0,7 por cento de ajuda do Produto Interno Bruto para ajudar os países em desenvolvimento até 2015.


Gustavo Bittencour 3A N 15

Anônimo disse...

Aluna: Daniela Luz Ramos n:07 3°A

1)A rio+20 foi considerada um fracasso por vários motivos, dentre ele:Compromisso Socioambiental, Novos padrões de produção e consumo, Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel, Participação da sociedade, Problemas de estrutura, Ausência de líderes, direito das mulheres, financiamento, e falta de ambição.

2)A ONU se somou a vários especialistas em economia e em meio ambiente, para a realização do novo indicador para medir o desenvolvimento das nações, mais amplo que o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para que assim alcancem o desenvolvimento sustentável. "Os países precisam incluir outros fatores - como proteção ambiental e inclusão social - para se alcançar o desenvolvimento sustentável."

3)Erradicar a extrema pobreza e a fome;
Atingir a educação básica de qualidade para todos;
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher;
Reduzir a mortalidade infantil;
Melhorar a saúde materna;
Combater a AIDS, a malária e outras;
Garantir a sustentabilidade; ambiental;
Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4)Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.
O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.

5)A ajuda que os países da OCDE destinam aos países em desenvolvimento caiu 2,7% em 2011 com relação ao ano anterior, marcando seu primeiro retrocesso desde 1997. A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico
O país que mais contribuiu em termos absolutos foram os Estados Unidos, com uma verba de US$ 30,7 bilhões, embora em termos relativos sua ajuda tenha diminuído 0,9% em relação a 2010.

Anônimo disse...

1-O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.
2- Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.
3- Acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
4-Melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

5 – a) Grécia, abalada pela crise econômica mundial
b) Alemanha.

Lucas nº28 3ºA

Anônimo disse...

1) Essa conferência teve gastos absurdos que poderiam ser investidos na educação, na justiça e na fome que é uma triste realidade brasileira. O evento trouxe muitos representantes de diversos países, porém, estes muitas vezes não levam a sério o desenvolvimento sustentável. Um bom exemplo é Obama que ficou nos EUA cuidando da sua campanha eleitoral, outro é a Chanceler da Alemanha, que ficou assistindo a Eurocopa e a nossa querida presidente Dilma Rousseff que trata com tanta seriedade a sustentabilidade, que a falta de informação leva a muitos brasileiros não estarem cientes do GRANDE ocorrido (Rio+20).

2) Acredito que seja pelo fato de o PIB (produto interno bruto) só é capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos.

3) Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate a epidemias e doenças, garantia da sustentabilidade ambiental, estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

4) Economia Verde é toda a atividade e/ou iniciativa que gera valor através de práticas sustentáveis, inclusão social e responsabilidade ambiental. Desde a manufatura e oferta de bens de qualquer natureza, prestação de serviços, atividades de ONGs ambientais, reciclagem e até mesmo o consumo responsável, desde que sejam sustentáveis aos recursos naturais disponíveis, são amigos do meio ambiente, e portanto, constituem a Economia Verde.

5)a) Espanha e Grecia
b) Turquia e Italia

Amanda Régis 3A número: 2

Anônimo disse...

Gabriela Luz Alexandre – 11 – 3ºA
1- Vários pontos problemáticos apontados na Eco92 ainda não foram solucionados, isso faz com que haja um atraso nas propostas hoje abordadas. O que já era para estar resolvido está sendo estudado agora, isso afeta no desenvolvimento dos países, a disparidade entre eles é muito grande.
2- Pois sozinho o PIB não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3 - Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome. Educação básica de qualidade para todos. Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres. Redução da mortalidade infantil. Melhoria da saúde materna. Combate a epidemias e doenças. Garantia da sustentabilidade ambiental. Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

4- melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

5- Aumentou: Israel (14,9%), Nova Zelândia (10,7%), Suécia (10,5%), Suíça (13,2%) Alemanha (5,9%) e Coreia do Sul (5,8 %), Japão (10,8%), Noruega (8,3%), Islândia (18,2%), Áustria (14,3%), Bélgica (13,3%), França (5,6%) e Luxemburgo (5,4%).
Diminuiu: Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%

Anônimo disse...

Isabela Cadori de Almeida Schmitt, n°13, 3°B

1-Pode-se dizer ate o fato da rio+20 ser uma nova conferencia depois da eco-92 como mais uma tentativa de mudança, na sustentabilidade do planeta. Mas é claro que não houve mudanças se já começamos com um público pessimista. Sem falar de todos os dados que mostram o não avanço, com países visando o lucro privado em um mundo cada vez mais individualista.
2- Para avaliação do IDH, desenvolvimento humano do país, é preciso utilizar um indicador além do PIB, até porque isso seria avaliar apenas um indicador econômico, e não social, como a educação e inclusive cultura. Com a utilização de outros indicadores como o de alfabetização revelaria a atual posição do país diante dos demais
3- Erradicar a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino fundamental básico a todos, promover a igualdade de gêneros e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV, e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
4- Como um encaminhamento e também objetivo ao seguir a linha do desenvolvimento sustentável, a economia verde baseia-se em conseguir o progresso de uma nação, como o aumento de empregos, renda e igualdade social onde deve originar um pensamento em que se consegue uma eficácia com diminuição do uso de recursos naturais.
5- a) Grécia e Espanha
b)Ttermos absolutos os EUA, a ajuda vem diretamente da Turquia, em seguida Itália.

Palloma Pasiani nº32 3ºB disse...

1 - O documento final da Rio+20 não foi ambicioso, não estabeleceu metas e apresentou fracas propostas (não tão objetivas). Acarretando assim um processo lento de mudança, que não poderá ser percebido tão facilmente. Poucos representantes se propuseram com afinco para a conferencia, dentre os representantes muitos não compareceram e outros se dedicaram a focos divergentes.

2 – O PIB, produto interno bruto, é avaliado de uma forma geral, dividindo o capital interno pela população brasileira, o que não representa a realidade já que o capital esta retido na mão de poucos. O IDH precisa de um indicador que revele a realidade dos países e sua situação frente a sua população.

3) 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir a educação básica de qualidade para todos; 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde materna; 6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças ; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental; 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.


4 – a economia verde pode ser definida como sendo “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica". Para que haja uma economia verde, o aumento da renda e das vagas de trabalho deve ser estimulado por investimentos públicos e privados que diminuam a poluição, aumentem a eficiência energética e previnam perdas de biodiversidade. Nesse tipo de economia, o desenvolvimento deve manter, aprimorar e reconstruir bens naturais, vendo-os como um bem econômico e como uma fonte de benefícios, principalmente para a população de baixa renda, cujo sustento depende da natureza.

5-a)Grécia, devido a crise econômica
b) Alemanha.

Alexandra Kleis Tomio- nº 01- 3º B. disse...

1-O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer, em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas. Também se esperava que a Rio+20 pudesse definir um compromisso para todos os países para eliminar subsídios aos combustíveis fósseis.
2- O PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, pelo fato de medir apenas a atividade econômica, e não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas.

3- Acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, melhor qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

4-“Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".

5 – a) Grécia
b) Alemanha.


Alexandra Kleis Tomio nº 01 3º B

Anônimo disse...

Stefany Lapa
3ºB Nº43

1- 1- RIO+20 foi considerada por muitos especialistas como fraca, justificar com causas e consequências.
O nível esperado para as duas semanas de encontro já não eram positivos por parte da maioria dos representantes ali presentes, posterior a todas as discussões realizadas , documentos revisados e contrariedade vinda de governos opostos, que demoraram a realizar acordos, pode-se dizer que a conferência em si, rendeu menos ainda do que se era esperado. Uma das causas seria por parte da crise econômica atual, que limitou financeiramente os países desenvolvidos de “cooperar” com a indagação para implantação de projetos. O que fica em primeiro lugar, que seria o capital, leva a crise ecológica a um patamar ainda pior, com adiamento de datas para conclusão de metas concretas relacionadas a sustentabilidade, recursos e a questão do financiamento para início de projetos. Os resultados são claros. Com a preocupação em sair da crise, o meio-ambiente entra em segundo plano, pois as prioridades são outras, e assim questões realmente importantes, que deveriam estar na “balança” com quesitos como a econômia, são deixados de lado.

2- Pois para avaliação do IDH, que seria do desenvolvimento humano do país, é necessário usar um indicador além do PIB, pois isso seria avaliar apenas um indicador econômico, e não social, como da educação. Com a utilização de outros indicadores como o de alfabetização e longevidade consegue-se um parâmetro de pleno, real desenvolvimento.

3- Erradicar a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino fundamental básico a todos, promover a igualdade de gêneros e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/aids, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- Como um encaminhamento e parte do objetivo ao seguir a linha do desenvolvimento sustentável, a economia verde baseia-se em conseguir o progresso de uma nação, como o aumento de empregos, renda e igualdade social onde deve se originar de um pensamento em que se consegue uma eficácia com diminuição do uso de recursos naturais, ou seja, cresce daqui, e diminui de lá, todos saem feliz e o princípio de sustentabilidade é conservado.

5- a) Grécia e Espanha
b) Em termos absolutos os EUA, e o que mais “ajudou” foi a Turquia, em seguida Itália.

Anônimo disse...

Natália da Costa nº 34
3A
1 - Entre suas múltiplas causas está um liberalismo econômico sem regras e incontrolado. As consequências são, dentre outras, o desmatamento, a contaminação e escassez da água e as mudanças climáticas. Os que mais sofrem os impactos de tudo isso são os pobres e excluídos.
2- O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais. Há a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas.
3- – Erradicar a extrema pobreza e a fome.
– Garantir o ensino básico fundamental a todos.
– Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
– Reduzir a mortalidade infantil.
– Melhorar a saúde materna.
– Combater a AIDS, a malária e outras doenças.
– Assegurar a sustentabilidade ambiental.
– Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- Trata-se da tentativa de estender o sistema de preços aos serviços e aos ativos ambientais, mesmo considerando-se que a sua valorização não signifique que esteja transformando-os em mercadorias.O sistema de preços é considerado um mecanismo tão eficiente, democrático e econômico de resolver os problemas econômicos fundamentais de uma sociedade que acaba por estimular um esforço intelectual muito expressivo para preservar o seu uso nas políticas ambientais.

5- Os países que mais diminuíram suas contribuições foram os mais fortemente atingidos pela crise econômica como a Grécia (-39,3%), e a Espanha (-32,7%).As nações mais ricas também registraram uma diminuição de sua ajuda para os países mais necessitados. A França, quarto país em volume de doações, reduziu em 5,6% sua ajuda. O país que mais contribui, os Estados Unidos, também registraram uma queda de 0,9% . b )Em contrapartida, a Alemanha, o segundo maior doador , aumentou em 5,9% o envio de ajuda financeira aos países pobres.

Isabela Testoni disse...

1- Pode-se fazer esta afirmação com base no próprio texto final da Rio+20, afinal o documento mostra diversos pontos importantes que devem mudar e acontecer, mas não declara de que forma isto pode ocorrer. Muito menos metas, datas ou prazos. Faz 20 anos desde a Eco 92, onde foram pautados assuntos que se repetiram na Rio+20, porém nada mudou, continua somente no papel, sem tomadas de atitudes e sim com mais adiamento das medidas necessárias para um desenvolvimento sustentável.

2- Pois o PIB avalia somente a atividade econômica, e somente isto não é suficiente para avaliar a situação em que um país se encontra. Riqueza não se define somente pelo dinheiro, e sim pela expectativa e qualidade de vida de cada cidadão. Um desenvolvimento humano engloba muitos fatores que vão além de economia.

3- A Declaração do Milênio, elaborada ONU, surgiu após o encontro de líderes de 189 países, em setembro de 2002, com o objetivo de discutir ações para promover a melhoria no padrão de vida da população mundial. Foram definidas oito metas:

1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome.
2 – Garantir o ensino básico fundamental a todos.
3 – Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
4 – Reduzir a mortalidade infantil.
5 – Melhorar a saúde materna.
6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças.
7 – Assegurar a sustentabilidade ambiental.
8 – Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), aeconomia verde pode ser definida como sendo “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".

5a) A Espanha, com redução de 32,7%, e a Grécia, com queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à OCDE, em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica.
5b) Os países que formam o Brics aumentaram sua participação em ajuda a nações pobres em um ritmo dez vezes maior que o do G7 entre 2005 e 2010.

Isabela Testoni
Nº 43
3ºano A

Anônimo disse...

CAMILA SIMIOLI 3A N.42
1-não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.
2-(PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3- Erradicar a extrema pobreza e a fome./Garantir o ensino básico fundamental a todos./Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres./Reduzir a mortalidade infantil./Melhorar a saúde materna/Combater a AIDS, a malária e outras doenças./Assegurar a sustentabilidade ambiental./Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.
4-Uma Economia Verde é descrita como uma economia que resulta em melhor qualidade de vida humana e equidade social, além da redução de riscos ambientais e escassez ecológica. “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".
5-a)Japao, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b) Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul.

Anônimo disse...

1-Considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.

2- O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais. "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.

3- Propôs o lançamento de um processo para se chegar a um acordo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que provavelmente vão se basear e se sobrepor à atual rodada de objetivos conhecidos como Metas de Desenvolvimento do Milênio, que membros da ONU concordaram em buscar até pelo menos 2015. Resolvemos estabelecer um processo intergovernamental inclusivo e transparente sobre as ODSs que está aberto a todos os interessados, com vista a desenvolver os objetivos de desenvolvimento sustentável global a ser acordado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro. Os objetivos também devem ser coerentes e integrados à Agenda de Desenvolvimento da ONU depois de 2015, diz o acordo.

4- A economia verde pode ser definida como sendo uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica. Para que haja uma economia verde, o aumento da renda e das vagas de trabalho deve ser estimulado por investimentos públicos e privados que diminuam a poluição, aumentem a eficiência energética e previnam perdas de biodiversidade. Nesse tipo de economia, o desenvolvimento deve manter, aprimorar e reconstruir bens naturais, vendo-os como um bem econômico e como uma fonte de benefícios, principalmente para a população de baixa renda, cujo sustento depende da natureza.

5- a: Grécia e Espanha

Larissa Florencio - 3A - 25

Anônimo disse...

Rio+20, foi considerada por vários especialistas como fraca, isto é, não conseguiu avançar em suas propostas. Justifique a afirmação com causas e consequências.


Não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. Só se fala que os padrões de consumo precisam mudar, porem não dizem como isto ira proceder





O que justifica a busca de um novo indicador para avaliar o IDH, no lugar do PIB ?

um tópico da cúpula foi garantir que a contabilidade de governos e empresas reflitam lucros e prejuízos ambientais. O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.








Quais são as Metas do Milênio ?


1. Reduzir pela metade o número de pessoasque vivem na miséria

2. Educação básica de qualidade para todos.

3. Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres.

4. Redução da mortalidade infantil

5. Melhoria da saúde materna.

7. Garantia da sustentabilidade ambiental


8. Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.O intuito é
diminuir a desigualdade entre os países






O que é a chamada Economia Verde ?
Economia Verde é uma expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável. A idéia central é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental



Sobre o auxílio financeiro aos países em desenvolvimento, o acordo insta os países ricos a fazerem "esforços concretos" para cumprirem a meta acordada anteriormente de 0,7 por cento de ajuda do Produto Interno Bruto para ajudar os países em desenvolvimento até 2015.


a) Os Estados Unidos que queria negar ajuda financeira a China, por agora a China já estar melhor desenvolvida economicamente. Porém, no documento não deixaram isso acontecer de vez.

b) Países como a Suíça, Noruega, Costa Rica, Letônia e Áustria, que fazem parte da lista dos mais verdes, adotam medidas como o reflorestamento de áreas desmatadas com espécies nativas, incentivos fiscais para a aquisição de veículos e equipamentos que gastem menos energia, estímulo ao uso de bicicletas e construção de ciclovias, criação de áreas de proteção ambiental, programas de reciclagem do lixo. Os países ricos são os que menos querem ajudar, mas alguns deles ainda fazem alguma pequena contribuição aos países menos favorecidos.

Giuliana Cesário n°12 (3°A) disse...

1) O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas, em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.

2) Outro tópico da cúpula foi garantir que a contabilidade de governos e empresas reflitam lucros e prejuízos ambientais. O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.

3) Em 2000 a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou um documento denominado “Declaração do Milênio”, um pacto assinado por 192 países membros da ONU estabelecendo o compromisso de garantir a sustentabilidade do planeta Terra. Neste documento constam oito metas a serem atingidas pelos países até 2015, as “Metas de Desenvolvimento do Milênio”, também chamadas de “Metas do Milênio” ou “Os 8 Jeitos de Mudar o Mundo”.
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir a educação básica de qualidade para todos; 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde materna; 6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental; 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4) Economia Verde pode ser definida como sendo “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica”.

5) 9 Países da UE já alcançaram os objetivos em matéria de Ajuda Pública ao Desenvolvimento, mas a Alemanha e a França ainda não atingiram a meta que estabeleceram para 2011. Luxemburgo, Suécia, Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Malta, Bélgica, Finlândia e Irlanda cumpriram os seus objetivos. A Alemanha e a França não estão a cumprir, contribuindo cada um deles menos de 0.5% do seu PIB para a APD. Espanha e Itália são os países onde provavelmente se registarão os maiores declínios (53% e 38% respectivamente). O total da APD da UE foi em 2011 de 53 mil milhões de euros, estando apenas 0.01% acima do valor que registava em 2005 (0.42%/PIB em 2011 comparado com os 0.41% APD/PIB em 2005).
Todos os países da UE assumiram o compromisso de canalizar 0.7% do seu RNB para a ajuda ao desenvolvimento. “Mesmo em tempos de crise económica, muitos países europeus mostraram que é possível cumprir as suas promessas de ajuda direccionada para os que mais precisam. Infelizmente, outros países europeus estão a cortar na ajuda no momento em que os países em desenvolvimento mais precisam dela. Países como a França ou a Alemanha têm de intensificar os seus esforços e não se podem desviar dos seus compromissos”, diz Ben Jackson, Director Executivo da Bond, a rede de ONG do Reino Unido.
Alguns países europeus, como a Suécia e o Luxemburgo, são um exemplo. Mas é uma pena que haja outros governantes europeus cujas decisões afectam a vida dos mais pobres. Mais de 7 mil milhões de euros da ajuda disponibilizada pela UE é contabilizada de forma errada e não chega aos mais pobres”, afirma Caroline Kroeker da World Vision International.

Anônimo disse...

Nome: Guilherme Janssens Akrouch Série: 3oB No: 42.
1- A verdade é que os países participantes desta importante reunião a favor da sustentabilidade mundial, não estavam preparados para tal ocasião. Sem contar que as grandes nações, os principais por esta questão ambiental por consumir e industrializar mais, não estavam presentes. O documento final foi assinado por muitos países com intenções de jogar o problema nas costas de outros países, já que se dedicar a este problema comprometeria sua economia. Muitos segundos objetivos capitalistas foram impostos pelas escuras nesta reunião. Concluindo, muitos benefícios econômicos e poucos ambientais.
2- "O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade
econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais."
3- - Melhorar a saúde materna
- Combater a AIDS, a malária e outras doenças
- Garantir a sustentabilidade ambiental
- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
- Erradicar a extrema pobreza e a fome
- Antigir o ensino básico universal
- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
- Reduzir a mortalidade infantil

4- A a economia verde é uma economia direcionada ao bem-estar e a igualdade social. Ao mesmo tempo, tem como objetivo a redução de riscos ambientais e escassezes ecológicas.
5- A) Grécia e Espanha.
B) EUA.

Anônimo disse...

1-O documento foi considerado fraco, pois não traz metas nem prazos, mas uma série de pedidos e estudos. Diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não diz como isso vai acontecer. Em vez de estabelecer uma maneira para ajudar os países pobres, diz que vai estudada uma maneira de arrecadar dinheiro. Mas há poucas expectativas, pois os políticos estão mais preocupados com a crise financeira.

2-Pois o PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.


3-1- erradicar a extrema pobreza e a fome, 2- atingir o ensino básico universal, 3- promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, 4- reduzir a mortalidade infantil , 5- melhorar a saúde materna, 6- combater o HIV e outras doenças, 7- garantir a sustentabilidade ambiental, 8- estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4-Economia verde, ou melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

5-a) Espanha e Grecia
b) Turquia e Italia

Caroline Volpi Provesi, n°06 - 3°A

Anônimo disse...

Maycon Lemos - 33 - 3º ano A EM

1- não há como negar que as propostas analisadas e discutidas pelos governantes foram no mínimo pouco ambiciosas, já que muitos temas foram discutidos e nada foi resolvido. e não será já que nem com datas e prazos os representantes se preocuparam.o documento que tem como título o futuro que queremos, foi considerado fraquíssimo e com muito poucas preocupações por parte dos líderes mundiais.o que acarretará na visão de que a Rio+20, não passou de um encontro político para discutirem o que todo o mundo já sabia

2- pois segundo eles as contabilidades do PIB, não demostra por si só mais capacidade de demonstrar as riquezas de um país, visto que não apresentam amostras da qualidade de vida e de recursos naturais do país.

3-
*Erradicar a extrema pobreza e a fome.
*Atingir a educação básica de qualidade para todos.
*Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher.
*Melhorar a saúde materna.
*Combater a AIDS, a malária e outras doenças.
*Garantir a sustentabilidade ambiental.
* Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

4-Economia Verde é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas análises e decisões econômicas, passem a ser considerados.

5-
a-Japão, Noruega, Islândia, Áustria, Bélgica, França e Luxemburgo.

b-Israel, Nova Zelândia, Suécia, Suíça, Alemanha e Coreia do Sul.

Anônimo disse...

Manoella Santangelo nº30 -3A
1)O documento não traz metas nem prazos, e sim adiamentos e pedidos de estudos.Diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas.Haviam vários pontos de desacordo entre os países.Uma decisão muito esperada sobre uma estrutura de governo para águas internacionais, em relação à proteção da biodiversidade, foi adiada por alguns anos.
2) O PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, e não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas e pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes.
3)
1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome.
2 - Atingir o ensino básico universal.
3 - Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
4 - Reduzir a mortalidade infantil.
5 - Melhorar a saúde das gestantes.
6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental.
8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
4)Expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável,assumido oficialmente na Rio-92.A ideia central é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas análises e decisões econômicas, passem a ser considerados.
“Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".Segundo o Pnuma.
5)a)A ajuda que os países da OCDE destinam aos países em desenvolvimento caiu 2,7% em 2011 com relação ao ano anterior.A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica.
b) O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) elevaram cooperação internacional em taxa dez vezes superior aos países mais ricos do mundo

Anônimo disse...

Ricardo Regis Rocha
N 39 série:3A

1- Foi considerada fraca por haver muitas propostas e metas, porém sem soluções,
infelizmente ela não foi como o esperado, muitos países no documento final colocaram
"segundas intenções" no papel, para haver um maior desempenho de sustentabilidade
em outros países e não no seu, tirando o detalhe que as princípais potências não
estavam presentes, já que são os que mais precisam debater a questão de sustentabilidade
por serem altamente consumidores e poluidores. Outros detalhes que vieram a ser um
fracasso foi a questão da poluição dos oceanos, onde não estavam preparados para o debate
e para uma solução, adiando uma próxima reunião para 2014.

2- "O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

3-
1- Erradicar a extrema pobreza e a fome
2- Antigir o ensino básico universal
3- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4- Reduzir a mortalidade infantil
5- Melhorar a saúde materna
6- Combater a AIDS, a malária e outras doenças
7- Garantir a sustentabilidade ambiental
8- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento


4- Como diz o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a economia verde é:
Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".

5-
a) Espanha e Grecia
b) Estados Unidos

Anônimo disse...

Aluno: Mateus Buttendorf Silvestre
Número: 27 3ºB

1- O documento foi considerado fraco pois não apresenta metas nem prazos. Afirma que ações devem ser tomadas para mudar os padrões de consumo, porém não o diz como fazer. O fato dos principais líderes mundiais como Barack Obama dos EUA, foi de grande prejuízo também para a conferência, já que tal país é um dos principais responsáveis pelas maiores emissões de gases do planeta.

2- O índice de Gini é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O Brasil por exemplo aparece com um índice de 0,576 sendo 0 o mínimo e 1 o máximo, ou seja uma desigualdade muito grande, o que leva o país a estar entre os últimos na lista de concentração de renda.

3- São 8 metas formuladas pelos governantes dos 191 países membros da ONU, com o objetivo de tornar o mundo um lugar mais justo. Entre elas estão acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a aids, malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

4- Melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, sendo que cada país poderia fazer seu próprio caminho para alcançar a "economia verde".

5a- A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica.

5b- A Turquia foi o país que mais aumentou sua ajuda em 2011 (38,2%), seguida da Itália (33%).

Anônimo disse...

1- Pois, segundo a sociedade, o documento não trouxe metas e nem prazos, só mostra adiamentos e pedidos de estudos. Diz que vai mudar mas não diz como e nem quando vai acontecer a mudança. E por fim, estão estudando uma maneira de arrecador fundos para financiar.
2- Pois o PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por ele não medir a qualidade de vida de seus cidadãos ou dos recursos naturais. PIB só mede atividade econômica.
3- A principal meta do Milênio, é chegar até 2015 com os objetivos alcançados, tais como Acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos
4- Melhorar a qualidade de vida, o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais sem prejudicar a economia mundial e assim ajudaria no desenvolvimento sustentável.
5- A/B) Embora alguns países em desenvolvimento tenham pedido a criação de um fundo de desenvolvimento sustentável de 30 bilhões de dólares, a proposta não entrou no texto final e não houe auxílios até o momento.

Vitor Couto Reiser - 40 3B

Anônimo disse...

Guilherme Reich n°:14 3°A

1- O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem. A ausência de líderes de países de destaque, como Barack Obama (presidente dos Estados Unidos), Angela Merkel (chanceler da Alemanha) e Yoshihiko Noda (primeiro-ministro do Japão) foi um aspecto enfraquecedor da reunião.

2- Pois o Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

3- -*) Redução da pobreza;
-*) Atingir o ensino básico universal;
-*) Igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
-*) Reduzir a mortalidade na infância;
-*) Melhorar a saúde materna;
-*) Combater o HIV/Aids, a malária -*) outras doenças;
-*) Garantir a sustentabilidade ambiental;
-*) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- Seria melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.
O acordo reafirmou que cada país poderia seguir seu próprio caminho para alcançar uma "economia verde".

5-a)Japao, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b) Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul

Luiz Teles 20 3ºB disse...

1- O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.
2-A desigualdade, ja que o pib divide igualmente todo o capital, mas na prática é diferente, já que o capital nao é distribuído igualmente a toda população. O ideal seria utilizar o Indice de Gini.
3-Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Atingir o ensino básico universal
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
Reduzir a mortalidade infantil
Melhorar a saúde materna.
Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
Garantir a sustentabilidade ambiental.
Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
4-Melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.
5-A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica.
B)Entre os países que aumentaram sua contribuição estão Israel (14,9%), Nova Zelândia (10,7%), Suécia (10,5%), Suíça (13,2%) Alemanha (5,9%) e Coreia do Sul (5,8 %), enquanto entre os que mais recortaram sua contribuição aparecem Japão (10,8%), Noruega (8,3%), Islândia (18,2%), Áustria (14,3%), Bélgica (13,3%), França (5,6%) e Luxemburgo (5,4%).

Sérgio .35 3B disse...

1- A Rio+20, foi considerada por vários especialistas como fraca, isto é, não conseguiu avançar em suas propostas. Justifique a afirmação com causas e consequências.
Esse conceito foi concluido pois não houve nenhum compromisso assinado e teve a ausencia de muitos lideres mundiais importante, incluindo o atual presidente dos Estados Unidos da America, alé de muitas pessoas não ter a maior ideia do que se tratava a Rio + 20, como afirmou uma pesquisa feita pelo censo.

2- O que justifica a busca de um novo indicador para avaliar o IDH, no lugar do PIB ?
O PIB somente analisa a situação econômica do país, não levando em conta a situação social de um determinado conjunto social, além de fazer somente uma média, desta forma, o PIB é somente um parametro de uma média nacional, conclui-se que há muita desigualdade, onde poucos tem muitos e muitos tem pouco.

3- Quais são as Metas do Milênio ?
Fazer um acordo entre os diversos paises para realizar os objetivos do desenvolvimento sustentavel, onde os paises ricos ajudam os paises pobres para ambos alcansarem metas ambientais e sociais, além de alcansar uma economia verde digna dde um mundo melhor e respeitado por seus ambientes.

4- O que é a chamada Economia Verde ?
Significa que um pais alcanssa uma condição economica favoravel sem alterar no ecossistema local e global, fazendo uso de energias renovaveis como eolica e solar e investindo na reciclagem do lixo e na sua separação por qualidade.

5- Sobre o auxílio financeiro aos países em desenvolvimento, o acordo insta os países ricos a fazerem "esforços concretos" para cumprirem a meta acordada anteriormente de 0,7 por cento de ajuda do Produto Interno Bruto para ajudar os países em desenvolvimento até 2015.
a) Quais são os países que diminuiram sua ajuda para os países pobres?
China e EUA.

b) Quais são os países que ampliaram sua ajuda aos países pobres?
Japão, entre outros, criando bancos que possibilitaram a preservação e o aumento dos fundos para os paises subdesenvolvidos.
Sérgio 3b 35

Anônimo disse...

Anna Karoline da Veiga (04)- 3B
1- As propostas ficaram muito vagas, com falta de ambição e expectativa de mudar o mundo. Não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos.
2- O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3- O texto se comprometeu a "tomar medidas para reduzir a incidência e os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos, inclusive através da implementação efetiva de convenções relevantes adotadas no âmbito da Organização Marítima Internacional". Reafirmou compromissos anteriores de países de "eliminar gradualmente subsídios a combustíveis fósseis ineficazes e prejudiciais que encorajam o desperdício".
4- O conceito de uma "economia verde", ou melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.
5- a)Japao, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b)Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul

Anônimo disse...

Frederic Rieger N:09 3B

1. O documento da Rio+20 foi
considerado fraco pela sociedade por não trazer metas nem prazos. Somente adiamentos e pedido de estudos. Apenas aponta o problema mas não traz soluções para ele. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, preferem dizer que iram achar outro meio de conseguir ajudar, ou seja, não farão nada.

2. O PIB somente avalia riqueza de um pais a partir de sua economia, e deixa de avaliar a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais. Somente ele não é o suficiente, necessita de outro indicador.

3. São 8 objetivos voltados a fome e saúde: 1 Reduzir o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome; 2. Educação básica de qualidade para todos; 3. Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres; 4. Redução da mortalidade infantil; 5. Melhoria da saúde materna; 6. Combate a epidemias e doenças; 7. Garantia da sustentabilidade ambiental; 8. Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

4. A economia verde nada mais seria que o desenvolvimento sustentável. Seria melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, mas sem radicalismo. Cada um dos países poderia desenvolver sua economia verde do seu jeito

5. A) Bélgica, França, Finlândia, Reino Unido e Irlanda, Espanha e EUA.
B) Dinamarca 1,06%; Holanda (0,82%), Suíça ( 0,81%), Noruega (0,80%) e Luxemburgo (0,70%).

Anônimo disse...

1-O documento final não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.
2-O fato de que o PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.
3- São oitos metas do milênio: 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir a educação básica de qualidade para todos; 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde materna; 6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental; 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
4-Economia Verde é uma expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável, consagrado pelo Relatório Brundtland, de 1987, e assumido oficialmente pela comunidade internacional na Rio-92, gradualmente tomando o lugar do termo “ecodesenvolvimento” nos debates, discursos e formulação de políticas envolvendo ambiente e desenvolvimento.A ideia central da Economia Verde é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas análises e decisões econômicas, passem a ser considerados.
5-a)Japao, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b) Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul

Aluna: Karine Abdo Leal
Número 17
3ºB

Anônimo disse...

1'' O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas , em outras palavras, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.”
 
2- "O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas. Pediu à Comissão Estatística da ONU que lance um programa de trabalho para se desenvolver sobre as iniciativas existentes."
 
3- ''Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.''
 
4-" É uma econômia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica."
 
5-
a)"A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica."

b)'' Entre os países que aumentaram sua contribuição estão Israel (14,9%), Nova Zelândia (10,7%), Suécia (10,5%), Suíça (13,2%) Alemanha (5,9%) e Coreia do Sul (5,8 %), enquanto entre os que mais recortaram sua contribuição aparecem Japão (10,8%), Noruega (8,3%), Islândia (18,2%), Áustria (14,3%), Bélgica (13,3%), França (5,6%) e Luxemburgo (5,4%). ''

Lediane Goulart nº 27 3ºA

Anônimo disse...

Matheus Henrique Da Silva nº30 3ºB
1- A Rio+20 foi uma boa iniciativa , mas as suas propostas nao foram muito efetivas por causa da crise economica na europa e a falta de potências no evento , como por exemplo os EUA , e também nao houve um bom comprometimento dos países com o crescimento ambiental e tambem os casos de corrupção .
2-Justifica que o PIB na sociedade de hoje em dia é muito desigual , onde um país tem um bom PIB mas nao são todos os cidadãos que possuem boas condições de vida , assim o PIB não é mais um bom parâmetro de comparação.
3-erradicação da fome , educação de qualidade para todos , valorização da mulher e igualdade dos sexos,reduzir a mortalidade infantil,melhorar a saúde da gestante,combater a AIDS, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todos pelo desenvolvimento
4-Seria um desenvolvimento do mundo , mas baseado na natureza , ou seja desenvolvimento sustentável para uma melhor qualidade de vida, e tambem preservar o meio ambiente.
5-A- Países em desenvolvimento
B- países Ricos

Anônimo disse...

Paulo Meneses Nº36 3°A

1-O texto da Rio+20 reafirmou compromissos anteriores de países de "eliminar gradualmente subsídios a combustíveis fósseis ineficazes e prejudiciais que encorajam o desperdício".Mas não chegou a reforçar o compromisso voluntário com prazos ou mais detalhes, o que frustrou alguns grupos ambientalistas e empresariais.
A não vinda de pessoas importantes como Barack Obama também teve influencia no resultado da conferencia.

2- O PIB é o resultado de toda atividade econômica de um pais e não serve para avaliar o IDH, porque tem países que são pobres e concentram as fabricas das maiores empresas do mundo.

3-Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Garantir o ensino básico fundamental a todos.
Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
Reduzir a mortalidade infantil.
Melhorar a saúde materna.
Combater a AIDS, a malária e outras doenças.
Assegurar a sustentabilidade ambiental.
Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4-A economia verde seria o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

5- a)A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica.

b)O país que mais contribuiu em termos absolutos foram os Estados Unidos, com uma verba de US$ 30,7 bilhões, embora em termos relativos sua ajuda tenha diminuído 0,9% em relação a 2010.
A Turquia, por outro lado, foi o país que mais aumentou sua ajuda em 2011 (38,2%), seguida da Itália (33%), país no qual o aumento responde ao "aumento dos perdões de dívida e ao aumento das chegadas de refugiados provenientes do norte da África", detalhou a OCDE.

Lucas Edson Linhares disse...

Lucas Edson Linhares (18) - 3ºB

1 - O documento, considerado fraco pela sociedade civil, não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos. O texto diz que os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Esperava-se que a Rio+20 forjasse metas em áreas centrais, como segurança alimentar, água e energia. Mas havia poucas expectativas de que produzisse um conjunto definido de medidas mandatórias com prazos porque os políticos estão mais preocupados com a crise financeira mundial e a agitação no Oriente Médio.

2 - O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais. Deve haver uma balança entre economia (PIB) e sustentabilidade. Um país só com grande PIB não é crucial.

3 - Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015. São eles: Acabar com a fome e a miséria; Educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a Malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

4 - Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica. Para que haja uma economia verde, o aumento da renda e das vagas de trabalho deve ser estimulado por investimentos públicos e privado que diminuam a poluição, aumentem a eficiência energética e previnam perdas de biodiversidade.

5 – a)Japao, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b) Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul.

Anônimo disse...

Daniel 3ºB nº6
1- Porque foram estabelecidas poucas metas e objetivos obrigatórios. No geral, invés de compromissos foram estabelecidos apoios. Muitas palavras foram: “apoiar”, “encorajar” e “promover”, e verbos como “dever” e cumprir” foram poucos.
2- O IRI, seria criado para consolidar uma nova metodologia para verificar as Metas do Desenvolvimento Sustentável. Ele levaria em conta o investimento na educação e no bem estar e também o nível de sustentabilidade na produção.
3- Erradicar a pobreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
4- Seria o desenvolvimento da economia com preocupação nos ecossistemas, evitando altera-los ao máximo.
5- A)Japão e Portugal
B) Suécia, Holanda e Bangladesh

Anônimo disse...

1-De nada adianta juntar diversos países para discutir o desenvolvimento sustentável e tomar decisões sem firmeza , os países pensam primeiro em economia e depois em natureza. Na conferência extremos não foram concluídos e sim percebidos, sem prazos para acontecer mudança ou qualquer obrigação. Isso não muda em nada então industrias continuarão explorando minérios e devastando a natureza, esta geração de jovens ira ter um mundo totalmente menos.

2-O PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

3-Acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater AIDS e outras doenças , qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

4-A economia verde significa melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.A economia verde deve ter inicio primeiramente da população , pequenos atos dentro de casa ajudarão em peso empresas de reciclagem e coletoras. Grandes industrias estão em conforto ou seja, mobilizar estas para uma melhora e conscientização.

5- a) Espanha e Grecia
b) Turquia e Italia

Pedro Compiani
3A NUMERO 38

Anônimo disse...

Nome: Lauren - 3ºA - nº:26

1- Foi fraca porque não traz metas nem prazos, mas uma série de adiamentos e pedidos de estudos.Os padrões de consumo precisam mudar, mas não afirma como isso vai acontecer em vez disso, diz que os países vão estudar o assunto. Em vez de estabelecer um fundo de financiamento para ajudar os países menos desenvolvidos, afirma que será estudada uma maneira de arrecadar dinheiro de fontes diversas, ou seja, vão passar o chapéu e ver quanto dinheiro conseguem.

2- Porque o Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.O texto reconheceu a necessidade de "medidas mais amplas de progresso" para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas.

3- Erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir a educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- Economia Verde é uma expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável, consagrado pelo Relatório Brundtland, de 1987, e assumido oficialmente pela comunidade internacional na Rio-92, gradualmente tomando o lugar do termo “ecodesenvolvimento” nos debates, discursos e formulação de políticas envolvendo ambiente e desenvolvimento.A ideia central da Economia Verde é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas análises e decisões econômicas, passem a ser considerados.

Anônimo disse...

1-Tanto especialistas quanto a populacao em geral, considerou a rio + 20 como fraca, pois apesar de varios temas serem discutidos, no document final quase nao se falou em datas, prazos e medidas praticas para a resolucao dos problemas.
2-2- O Produto Interno Bruto (PIB) sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.Ou seja, um pais como o Brasil possui, de certa forma um PIB alto, porem a riqueza se concentra na mao de poucos, de modo que a disparidade economica entre a populacao, seja uma das maiores do mundo.
3-3- Acabar com a fome e a miseria, educacao basica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorizacao da mulher, reduzir a mortalidade infantile, melhorar a saude das gestantes, combater a aids, a malaria e outras doencas, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
4- Trata-se da tentativa de estender o sistema de preços aos serviços e aos ativos ambientais, mesmo considerando-se que a sua valorização não signifique que esteja transformando-os em mercadorias.
5-5- a)Japao, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b) Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul
Isadora Valente Chaves N14 3B

Anônimo disse...

Kaio Reis - 16 - 3ºB

1- A Rio+20 foi considerada fraca pois os países presentes no "evento" não estabeleceram metas nem prazos para as melhoras discutidas. Não criaram nenhum fundo financeiro, e estão apenas debatendo sobre a mudança necessitada nos padrões de consumo. Nada foi discutido em relação à como isso vai acontecer. O governo brasileiro também afirma que as conversas entre alguns países estavam difíceis, e haviam vários países entrando em desacordo.
2- Outro assunto debatido na conferência foi o do surgimento de um novo índice para a riqueza. O PIB não consegue avaliar um país, pois ele só leva em conta a atividade financeira do país, mas não a qualidade de vida, recursos naturais, longevidade, e vários outros fatores que proporcionam um bem estar do país.
3- As metas do milênio são: Erradicar a extrema pobreza e fome, atingir o ensino básico universal, promover igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade universal, e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
4- A ideia central da Economia Verde é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas análises e decisões econômicas, passem a ser considerados.
5-
a)Japao, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b) Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul.

Anônimo disse...

Amadeus Henrique nº03 - 3ºEM B

1 - Infelizmente o resultado da Rio+20 não foi o esperado. Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta. O documento final apresenta várias intensões e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.

2 - Segundo os ambientalistas o PIB não é um IDH completo, por isso defendem à substituição do PIB (Produto Interno Bruto) pelo Índice de Qualidade de Vida que contempla: saúde ambiental; saúde humana: física, psíquica e espiritual; redução da distância entre pobres e ricos; redução do consumismo; valoração dos serviços prestados pelos ecossistemas para que sejam preservados, atividades econômicas a serviço do homem e não o contrário.

3 - São 8 metas no total: erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, e estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

4 - Economia verde é um conjunto de processos produtivos industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

5 - a) Essa diminuição de ajuda, foi devido a crise financeira. Os países que mais diminuíram suas contribuições foram os mais fortemente atingidos pela crise econômica como a Grécia (-39,3%), e a Espanha (-32,7%). As nações mais ricas também registraram uma diminuição de sua ajuda para os países mais necessitados. A França, quarto país em volume de doações, reduziu em 5,6% sua ajuda. O país que mais contribui, os Estados Unidos, também registraram uma queda de 0,9%.

5 - b) A Alemanha, o segundo maior doador, aumentou em 5,9% o envio de ajuda financeira aos países pobres.

Anônimo disse...

Vitória Vargas Wanderhec 3ºA nº40

1.Fraca, pois não cumpriu com grande parte de suas metas. Um bom exemplo disso foi quando decidiu eliminar subsídios aos combustíveis fósseis, mas eles não estabeleceram nem um prazo para inicia-lo, quanto mais para cumpri-lo. O que iria reduzir a demanda de energia global em 5% até 2020.
2.Pois o IDH não pode ser avaliado somente a partir da atividade econômica do país em questão, precisa-se também saber da qualidade de vida e recursos naturais.
3.1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
4. A economia verde visa melhorar o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais. Ou seja, fazer toda uma sociedade funcionar com qualidade de vida sem prejudicar o meio ambiente.
5. a) “A Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos cortes aplicados como resultado da crise econômica.” G1.globo.com atualizado no dia 20 de agosto de 2012.
b)” A Turquia, por outro lado, foi o país que mais aumentou sua ajuda em 2011 (38,2%), seguida da Itália (33%)” G1.globo.com atualizado no dia 20 de agosto de 2012.

Anônimo disse...

Lucas Stefan G Toth Nº:19 3ºB

1- Um dos grandes motivos desta falha da Rio +20 foi ainda o individualismo de muitos paises desenvolvidos,
que acabam deixando os paises em desenvolvimento de lado por seus interesses economicos.
Além destes interesses, o documento da Rio+20 sómente adia este desenvolvimento dos países, tornando cada vez mais dificil e longo este processo.

2- Segundo a alguns ambientalistas o PIB não chega ser um IDH por completo, por isto que indicam a substituição do PIB
pelo indice de qualidade de vida que contém saúde ambiental; saúde humana: física, psíquica e espiritual; redução da distância entre pobres e ricos;
redução do consumismo; valoração dos serviços prestados pelos ecossistemas para que sejam preservados.

3- Erradicar a extrema pobreza e a fome, Atingir o ensino básico universal, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres,
Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental,
e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

4- A ideia da Economia Verde é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais
para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe que, além das tecnologias
produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada
nas análises e decisões econômicas, passem a ser considerados.

• Melhoria dos processos produtivos;
• Aumento da eficiência com diminuição no uso dos recursos naturais;
• Diminuição das emissões de gases do efeito estufa;
• Transformação de resíduos de um processo em insumos de outros;
• Proteção dos mananciais, uso responsável da água, universalização do saneamento básico;
• Ampliação de fontes de energia limpas e renováveis;
• Recuperação e preservação dos ecossistemas;
• Atenuar os efeitos da mudança do clima.

5-a) Espanha, com uma redução de 32,7%, e a Grécia, com uma queda de 39,3%, foram os países que mais diminuíram
sua ajuda à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em ambos como consequência dos
cortes aplicados como resultado da crise econômica.

b) Alemanha teve um aumento de 5,9% de contribuição financeira aos paises pobres.

Anônimo disse...

1- Foi só mais uma jogada da mídia, daqui um tempo isso tudo já foi esquecido, eu acho que a iniciativa tem que começar no povo para que quem “manda” faça algo para que a sustentabilidade entre no trilho certo e mude a historia!
2- os países precisam incluir outros fatores como proteção ambiental e inclusão social para se alcançar o desenvolvimento sustentável e seguir com as propostas da RIO+20.
3- Acabar com a fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS malaria e outras, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento!
4- A ideia da Economia Verde é que Os processos produtivos da sociedade e as transações deles contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, em seus aspectos sociais quanto ambientais.
5- A-ESPANHA E GRECIA
B-estão Israel (14,9%), Nova Zelândia (10,7%), Suécia (10,5%), Suíça (13,2%) Alemanha (5,9%) e Coreia do Sul (5,8 %), enquanto entre os que mais recortaram sua contribuição aparecem Japão (10,8%), Noruega (8,3%), Islândia (18,2%), Áustria (14,3%), Bélgica (13,3%), França (5,6%) e Luxemburgo (5,4%).

Gustavo laurentino terceiro A numero 16

Anônimo disse...

Nome : Henrique Terçariol Cordeiro
Série : 3B Número : 44

1 - "Muita conversa, poucas ações". Essa frase poderia facilmente definir o que foi o rio + 20, um evento onde várias pessoas apresentaram um problema, porém não apresentaram sua solução, ou seja, países saíram da rio + 20, da mesma maneira que entraram. As únicas propostas relevantes, foram as de acabar com a fome no mundo, que apesar de ser muito importante, não é realmente o "assunto alvo" da rio + 20, que era resolver a situação de poluição, e tentar atingir um ponto que chamamos de economia verde.

2 - O PIB é algo vago para determinar o IDH de um país, e isso é porque ele só determina a riqueza de um país, e não leva em consideração coisas como a qualidade de vida das pessoas, a longevidade, entre outros, que são muito importantes para determinar o desenvolvimento de um país.

3 - As metas do Milênio são :

"1. Erradicar a extrema pobreza e a fome: mais de um bilhão de pessoas no mundo passam fome. Atingir essa meta significa dar condições de vida a inúmeras pessoas que morrem todos os anos, muitas das quais são crianças, por não ter o que comer. Enquanto em países desenvolvidos joga-se no lixo cerca de 40% dos alimentos produzidos;

2. Atingir a educação básica de qualidade para todos – 113 milhões de crianças, no mundo todo, estão fora da escola. Sanar esta deficiência significa garantir maior acesso a um trabalho digno e condições melhores de vida, o que, além disso, influencia diretamente no desenvolvimento dos países através da qualificação de profissionais e difusão do conhecimento;

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher – 2/3 dos analfabetos em todo o mundo são mulheres que, junto com as crianças, somam 80% do número de refugiados por todo o planeta;

4. Reduzir a mortalidade infantil – 11 milhões de bebês morrem todos os anos vítimas da falta de atendimento especializado, saneamento básico, acesso a água potável e alimentos, e também pela falta de acompanhamento pré-natal;

5. Melhorar a saúde materna – a cada 48 partos realizados 1 mãe morre. Para que haja melhora com relação a essa meta é necessário além da disseminação do acompanhamento pré-natal, de um melhor atendimento às mães na hora do parto, o que só pode ser alcançado através de melhorias integradas no sistema de saúde pública;

6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças – principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil, Senegal e Uganda, as epidemias e doenças contagiosas cerceiam milhares de vidas todos os anos. Reverter este quadro exige garantir acesso à informação a essas populações, acesso aos meios de prevenção e tratamento e melhoria da qualidade de vida com medidas como garantia de acesso ao saneamento básico;

7. Garantir a sustentabilidade ambiental – garantir a sustentabilidade ambiental é um aspecto fundamental também para a concretização dos demais objetivos, afinal, quanto mais degradação houver mais catástrofes ocorrerão, o acesso a água potável tenderá a diminuir e encarecer assim como aos alimentos, sem contar as doenças respiratórias e outras referentes às interferências descontroladas do homem na natureza como, por exemplo, algumas epidemias;

8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento – a maioria dos países em desenvolvimento gasta mais pagando sua dívida externa do que investindo em melhorias para a população. A solução inclui além da redução da dívida dos países mais pobres que possuem as maiores dívidas, a capacitação de profissionais nesses países que trabalharão para o desenvolvimento do mercado interno garantindo o desenvolvimento."

4 - A economia verde, se trata de uma economia, onde são feitas todas as medidas possíveis, para que ela própria, não prejudique o meio ambiente.

5- a) Japão, Noruega, Islandia, Austria, Belgica, Franca e Luxemburgo.
b) Israel, Nova Zelandia, Suecia, Suica, Alemanha e Coreia do Sul

Anônimo disse...

Jéssica Cabral - 20 - 3ºA


1) A Rio+20 foi considerada fraca, pois foi um evento mundial que movimentou vários países, além de gerar uma grande despesa para o RJ(local onde ocorreu o evento), não alcançou-se nenhuma proposta. Os países ricos na hora de ajudar, não quiseram desembolsar nada, porque se eles fizessem isso teriam diminuir suas produções em massa, automaticamente diminuindo seus lucros e não são esses os objetivos desses países. Depois do terminio do evento nada se foi feito para melhor a ajudar o planeta, foi apenas uma questão de mídia, na minha opinião.

2) O PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais. Onde houve a necessidade de medidas mais amplas de progresso para complementar o PIB para melhor informar as decisões políticas.

3)Erradicar a extrema pobreza e a fome. Atingir o ensino básico universal. Atingir o ensino básico universal. Reduzir a mortalidade infantil. Melhorar a saúde materna. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças. Garantir a sustentabilidade ambiental. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

4) É um projeto para o bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais, que poderia ser um caminho comum para o desenvolvimento sustentável.

5) a) Estados Unidos, China, Alemanha.
b) Canadá, Rússia e Venezuela.

Anônimo disse...

1- A RIO+20 foi considerada fraca por muitos, justamente por não ter desenvolvido novas metas e prazos, e sim uma grande quantidade de pedidos de estudos e adiamentos de propostas anteriormente estabelecidas.

2- O PIB indica apenas a situação da economia do país e não a qualidade de vida dos seus habitantes, por isso devem ser levados em conta, outros fatores para se determinar o IDH.

3- São oito metas do milênio: Erradicar a pobreza e a miséria, Atingir o ensino básico universal, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater a AIDS, a malária e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental, Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

4- É a economia que se preocupa com os impactos ambientais. Que visa o bem estar da população, o desenvolvimento, tentando afetar o mínimo possível o ambiente.

5- a) Espanha, Grécia, França foram alguns dos que diminuíram suas doações aos países em desenvolvimento. O país que mais contribuiu foi os Estados Unidos que também apresentaram uma queda de quase 1% nas doações.

b) A Alemanha aumentou em mais de 5% suas doações.


Matheus Bornhausen Braz Olegário 28 3ºB

Anônimo disse...

Gabriel Munhoz Garbe
Nº 10
3ºB

1 – “Os oradores propuseram nacionalização dos recursos naturais, advertiram sobre as consequências da mudança climática e pediram atenção para a pobreza que aflige milhões de pessoas em todos os continentes.'Deixemos as justificativas e egoísmos de lado e busquemos soluções. Desta vez, todos, absolutamente todos, pagaremos a consequências da mudança climática', advertiu o presidente cubano, Raúl Castro, em discurso no qual culpou os países industrializados e o modelo neoliberal pelos males da sociedade moderna.”

2 – O PIB sozinho não é mais capaz de avaliar a riqueza de um país, por medir apenas a atividade econômica, mas não a qualidade de vida de seus cidadãos ou seus recursos naturais.

3 - 1. Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome.
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres.
4. Redução da mortalidade infantil.
5. Melhoria da saúde materna.
6. Combate a epidemias e doenças.
7. Garantia da sustentabilidade ambiental.
8. Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

4 - Bem-estar humano e a equidade social enquanto se reduz os riscos ambientais.

5- a) paises em desenvolvimento ou em crises
b) paises desenvolvidos com uma renda apropriada para a ajuda

Anônimo disse...

Marcelo de Macedo n22 3B

1- muitos países deixaram de vir para a RIO+20 por problemas políticos/econômicos internos, se preocupando primeiro com a sua economia para depois ter como ajudar outros países.pela crise européia e instabilidade política no Oriente Médio as atenções para a sustentabilidade mundial foram mínimas. Nenhuma obrigação foinimposta a nenhum país, nenhuma data foi marcada. Apenas conversas e reflexões foram feitas. Só nao foi um fracasso total pois em meio a tantos problemas veio para lembrar que também precisamos cuidar do futuro do planeta. Mas de que maneira? Cada um por si pois reunidos nao conseguiram decidir nada.

2- pois o PIB apenas avalia economicamente o que um país produz, e nao a qualidade de vida e os seus recursos naturais. Numa atualidade onde onde a sustentabilidade fala mais alto, apenas a economia nao basta para avaliar um país.

3- 8 metas estabelecidas pela ONU em 2000 para serem cumpridas ate 2015. São elas: 1-acabar com fome e miséria; 2- educação básica de qualidade para todos; 3- igualdade de sexos (valorização da mulher); 4- reduzir mortalidade infantil; 5- melhorar saúde de gestantes; 6- combater a Aids, Malária e outras doenças; 7- qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8- todos trabalhando pelo desenvolvimento

4- a economia verde é a construção de uma sociedade sustentável, onde se tenha uma preocupação tanto com o desenvolvimento quanto com o meio ambiente. Um equilíbrio ente desenvolvimento e preservação. Formas de vida mais econômicas e que nao afetem o meio ambiente.

5-
A) dos 22 maiores doadores, 13 diminuíram de 0,45% para 0,41% suas doações de PIB alegando que os países africanos que recebem esse apoio são marcados de corruptos e isso inibiria o desenvolvimento próprio uma vez que recebem de fora.
EUA de 0,21%para 0,15%. França de 0,6% para 0,41%. Alemanha de 0,42% para 0,28%. Japão de 0,31% para 0,2%

B) a Irlanda foi a que mais aumentou sua contribuição, com 39%. A Europa é a fonte de ajuda, a região que mais ajuda com doações de seus PIBs