sábado, 16 de fevereiro de 2013

Meteoróides, Meteoros e Meteoritos

O QUE SÃO METEORÓIDES?
 Algumas vezes, quando olhamos para o céu à noite, podemos ver algo que se assemelha a uma estrela em queda riscando o céu - são as chamadas estrelas cadentes. Entretanto, estrelas de verdade não caem, esses objetos que vemos no céu são os Meteoróides, que são corpos sólidos pequenos, alguns menores que a cabeça de um alfinete, eles podem ser ferrosos, rochosos-ferrosos ou rochosos. Ao entrar na atmosfera, comprimem o ar a sua frente, ficam muito quentes e brilhantes e se desgastam, algumas vezes até desaparecem. A esse brilho damos o nome de Meteoro. Quando os meteoróides não se desgastam completamente e caem na superfície terrestre, recebem o nome de Meteorito. O maior meteorito que caiu no Brasil nos tempos modernos pesa 5 toneladas e 400 quilos e chama-se Bendengó, nome da serra onde foi encontrado, no sertão da Bahia e está exposto no Museu do Rio de Janeiro.
Estatíscas nos mostram que aproximadamente 10.000 toneladas de matéria penetram na nossa atmosfera todos os anos, com velocidades que variam de 11Km/s a 70Km/s. Os micrometeoritos, de dimensões que não chegam a um décimo de milímetro, são refreados pela atmosfera. Por atravessarem a atmosfera com velocidades de alguns centímetros por segundos, não sofrem um aquecimento excessivo, portanto não queimam, podendo ser recolhidos na superfície.
Os objetos com dimensões entre um décimo de milímetro e alguns centímetros interagem intensamente com a atmosfera, sendo completamente destruídos antes de tocarem a superfície terrestre.
Meteoritos maiores, ao penetrarem nas camadas mais densas da atmosfera, sofrem um violento aquecimento. Ocorre então o processo de ablação (quando a crosta se funde e evapora), e uma parte do objeto inicial consegue chegar à superfície.
As cratera, como a do Arizona nos Estados Unidos, e a de Araguainha, no Brasil, devem-se à queda  de meteoritos mais massivos, com diâmetros de dezenas de metros, que não sofrem refreamento significativo em função do atrito com a atmosfera.
Os meteoróides deriva de corpos celestes como cometas e asteroides e podem ter origem em ejeções de cometas que se encontram em aproximação ao Sol, na colisão entre dois asteroides, ou mesmo ser um fragmento de sobra da criação do  Sistema Solar.
Entre todos os corpos celestes que compõem o Sistema Solar, os meteoróides são talvez, os mais interessantes sob diversos pontos de vista. No contexto da família do Sol, são os astros que exibem pequenas dimensões , porém apresentam-se em número gigantesco. São também os únicos corpos celestes com que o homem pode ter contacto direto, sem precisar abandonar a superfície do planeta. Normalmente na linguagem popular, meteoros e meteoritos são utilizados como sinônimos, mas em termos físicos não significam a mesma coisa. Ao entrar em contato com a atmosfera da Terra, um meteoróide passa a chamar-se de meteoro, desde que se desfaça na atmosfera e não chegue a atingir a superfície do planeta.
Meteoróides que atingem a superfície da Terra são denominados meteoritos.

 Origem dos meteoróides ?

 Cerca de setenta por cento dos meteoróides que acabam por entrar na atmosfera terrestre vieram do espaço interestelar, sendo que este dado foi obtido através de pesquisas sobre a direção e a velocidade dos meteoróides. Outra provável origem destes corpos é a de virem do Cinturão de Asteroides, região situada entre Marte e Júpiter onde fragmentos de rocha circundam o Sol. O Cinturão de Asteroides principal contém asteroides com semi-eixo maior de 2,2 a 3,3 Unidades Astronômicas (UA), correspondendo a períodos orbitais de 3,3 a 6 anos. Provavelmente mais de 90% de todos os asteroides estão neste Cinturão. Os grandes asteroides têm densidade da ordem de 2,5. Existem aproximadamente 200 asteroides com diâmetro maior de 1 km, que se aproximam da Terra, colidindo com esta a uma taxa de aproximadamente 1 objeto a cada 1 milhão de anos. São descobertos por ano, cerca de 2 a 3 novos meteoróides, sendo as suas órbitas muitas vezes instáveis.
www.escuelapedia.com

fonte: eternosaprendizes.com
 Inúmeros meteoróides acompanham os planetas nas suas órbitas e em especial os que estão presentes na órbita da Terra geram a chamada Luz Zodiacal, fraca luminosidade que se estende na região do zodíaco, depois do por-do-Sol e antes do seu nascer e que é produzida pela reflexão da luz solar em partículas meteoríticas que se localizam próximas ao plano da eclíptica.

Fonte; Folha de São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Eduardo Augusto Steffens

Existem meteoritos:
- rochoso
- ferroso
- ferro rochoso
até hoje foram coletados cerca de 22.500 meteoritos, sendo o maior deles encontrado em 1920 quando caio em Namíbia na África. Seu nome é Hoba West, ele permanece no local e pesa cerca de 60 toneladas, do tipo ferroso.
fonte= missão espaço
ESPERO TER AJUDADO PROF.