quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO NO BRASIL, PRECISA DE INVESTIMENTOS.

USP cai quatro posições em ranking de universidades

Instituição paulista aparece na 19ª posição do Webometrics. Outras três universidades brasileiras figuram entre as 200 melhores

Campus da USP em Ribeirão Preto, interior de São Paulo
Campus da USP em Ribeirão Preto, interior de São Paulo (Marcos Santos/USP Imagens)
A Universidade de São Paulo (USP) aparece na 19ª posição do ranking elaborado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), da Espanha. O Webometrics, como é batizado o levantamento, leva em consideração a produção e a publicação de conteúdo acadêmico das instituições na internet.
Com a classificação deste ano, a USP perdeu quatro posições em relação ao ranking do ano passado, divulgado em julho. No entanto, em janeiro do ano passado, a mesma listagem havia colocado a universidade brasileira na 20ª posição. Apesar da variação, a instituição paulista segue à frente de todas as concorrentes da América Latina: a Universidade Autônoma do México, segunda entre as instituições da região, figura na 36ª colocação.
Outras três universidades brasileiras aparecem no ranking. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocupa o 129º lugar, enquanto a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em 177º — em julho de 2012, ela era a 121ª colocada. A Universidade de Brasília (UnB) é última instituição brasileira a figurar entre as 200 melhores do mundo, na 181ª posição.
No topo do ranking aparecem as americanas HarvardStanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A primeira universidade fora dos Estados Unidos aparece no 14º lugar: é a Universidade Cambridge, da Grã-Bretanha. 
Desde 2004, o ranking da Webometrics é divulgado duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho. São analisadas cerca de 21.000 instituições de ensino. O levantamento considera, entre outros critérios de avaliação, as citações relevantes em publicações especializadas, além da quantidade e qualidade da produção acadêmica disponível na rede.
Fonte: Revista Veja.

Nenhum comentário: