segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PLANO DE ENSINO 2014- 3º ANO EM

EIXO TEMÁTICO:
COMO DOM BOSCO, familiaridade com o outro e com Deus.
TEMA:
Natureza e territorialidades.
Sub-tema:
A ciência moderna e o controle da natureza.
Calamidades naturais.
Catástrofes industriais;
TEMA:
Espaço público – Natureza, cidade e consumo.
Sub-tema:
Produção/ circulação/ consumo e modo de vida.
Lixo urbano: quantidade/ causas e consequências.
Aterros sanitários/ reciclagens.
TEMA:
Desafios da sociedade: Natureza e territorialidades.
Sub-tema:
Aquecimento global – causas e consequências.
Efeito estufa – Protocolo de Kyoto – Rio 92.
Ilha de calor e Inversão térmica.
Brasil: Unidades de conservação.
TEMA:
As transformações no campo.
Sub-tema:
Teorias demográficas.
Revolução verde – Sistema agroindustrial.
Tipos de solo – Agricultura sustentável.
Alimentos transgênicos: produzir ou não produzir.
TEMA:
Brasil: questão da terra, pluralidade social e territorialidades.
Sub-tema:
Concentração de terras (latifúndios) – conflitos – leis, causas e consequências.
Reforma agrária.
TEMA:
Desconstrução de um imaginário social do Nordeste.
Sub-tema:
Disponibilidade de água doce.
Binômio: seca e miséria.
Desertificação – transposição das águas.
TEMA:
O Centro-Sul: expansão da fronteira agrícola.
Sub-tema:
Relevo e vegetação.
Agronegócio.
TEMA:
A sustentabilidade da Amazônia
Sub-tema:
Características e divisão da Amazônia.
Clima/ Vegetação/ Hidrografia.
A Amazônia como problema de segurança nacional.
Usinas hidrelétricas.
Neo-extrativismo na Amazônia.

JUSTIFICATIVA:
A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada acerca dos lugares onde desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses.
O conhecimento da Terra e de todas dinâmicas existentes configura como um objetivo intrínseco da ciência geográfica, essa tem seu início paralelo ao surgimento do homem, no entanto, sua condição de ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores filósofos que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas, dentre eles Pitágoras e Aristóteles que já tinham convicção acerca da forma esférica do planeta.
A Geografia recebe diversos significados, de uma forma genérica dizemos que geo. significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra, essa descreve todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõe a biosfera ou esfera da vida (onde desenvolve a vida), além da interação desses com os seres vivos.
O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à ação antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momento teve início também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização econômica e social, a distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as atividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Centralizar a ideia de Natureza como possibilidade de apropriação de seus recursos em detrimento dos interesses associados ao capital.
Ampliar o conceito universo conceitual geográfico bem como reconhecer a diversidade de formas de se relacionar com a natureza além daquela sob a qual vivemos.
Perceber como a leitura e o estudo possibilitam a ampliação dos conhecimentos acerca de noções fundamentais para pensar geograficamente o mundo: Natureza, sociedade, território e territorialidade.
Analisar a produção de resíduos sólidos com as novas tecnologias na produção de produtos plásticos, estabelecendo causas – consequências e soluções.
Compreender como os espaços públicos, sob a gestão do Estado adquirem outras territorialidades em função da questão ambiental frente às questões e discussões decorrentes do impacto que a sociedade urbana – industrial capitalista tem provocado à dinâmica do espaço nas escalas local, nacional e global.
Identificar as recentes transformações ocorridas no campo, principalmente, aquelas em que a elevada produtividade transfere em ônus social e ambiental.
Selecionar, analisar, interpretar, comparar, relacionar e opinar com argumentação através das diversas reportagens (atualidade).
Produzir textos, mapas, gráficos, charges, poesias, painéis.
Resolver as atividades propostas no livro texto, exercícios, treino vestibular, pesquisas, provas, desafios, etc.
Refletir sobre as próprias atitudes em relação aos preconceitos da sociedade, desenvolvendo o respeito e a preocupação com as outras pessoas.
Reconhecer que o espaço geográfico como um produto histórico e social.
Comparar os processos de formação socioeconômica, relacionando-os com o seu contexto histórico e geográfico.
Posicionar-se criticamente em relação aos avanços tecnológicos, propondo soluções para a grande demanda da mão de obra desqualificada.
Desenvolver o conhecimento para a argumentação e contra-argumentação mediante questões e problematizações vivenciadas.


Primeiro Trimestre: de 10 de Fevereiro a 9 de Maio. 
Conteúdos dos capítulos 1 e 2 e 3
Ideias de natureza / Paisagem / Ciência e pensamento moderno / Territórios / Local, regional, global.
Territorialidades / Natureza, técnica, ciência e território / Ciência moderna e o controle da natureza.
Territorialidade / Formação sócio-espacial / Urbanização / Descentralização industrial / Produção, circulação, consumo / Modo de vida urbano / Impacto ambiental / Globalização / Espaço público e privado / DIT.

METODOLOGIA:
Planejamento cooperativo para aprofundar o estudo sobre a Natureza, técnica e ciência.
Blog: Haiti. Para mapear os agentes interno do relevo: Placas tectônicas, vulcanismo e abalos sísmicos.
Análise reflexiva com o mapa múndi sobre catástrofes industriais, catástrofes ambientais (Rio de Janeiro) e os hotspots.
Leitura interpretativa sobre espaços públicos: Natureza, cidade e consumo, analisando a coleta seletiva do lixo em Itajaí.
Trabalho com situação problema: Onde você vai morar? O que acontecerá com Itajaí, Balneário Camboriu, Navegantes e outras cidades se o nível do mar aumentar devido ao aumento médio da temperatura do Planeta? Como está sendo nosso verão? Quais as causas e consequências?
Após a discussão; elaborar o planejamento cooperativo.
Multimídia com imagens explicativas sobre: (Mapa que mostra quanto a Terra pode esquentar até 2085), efeito estufa, chuva ácida, inversão térmica, ilhas de calor, vídeos sobre aquecimento global e o lixão do Pacífico.
Refletindo sobre o tema com textos complementares que abordam noções de cultura, natureza e selvagem (disponibilizar sites).
Revisão de conteúdo com Power Point sobre os biomas brasileiros e as unidades de conservação.
Aplicação e exercícios de vestibular sobre o conteúdo trabalhado.
Blog. Aterro Sanitário/Importação de lixo e trabalho cooperativo com texto complementar.
Desafio geográfico: Quantas toneladas de lixo são produzidas por ano no Brasil? Santa Catarina? Itajaí?
Qual o destino final desse lixo? Qual a importância do Movimento Nacional de Catadores de Materiais recicláveis? Quais são minhas atitudes diante dessa problemática?
Exercícios de vestibular e preparação para o provão.
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre, Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

Segundo Trimestre: de 12 de Maio a 22 de Agosto. 
Conteúdos dos capítulos 4 e 5.
Biomas brasileiros.
Sociodiversidade e biodiversidade / Crescimento vegetativo, teoria malthusiana / Expansão capitalista no campo / Montante e jusante / Êxodo rural / solo; curva de nível / Biodiversidade e diversidade cultural.
Formação territorial brasileira / Estado / Revolução Verde / Ideia de natureza
Projeções Cartográficas e Coordenadas Geográficas (capítulo 9 do 1º ano do Ensino Médio

METODOLOGIA:
Planejamento cooperativo sobre as teorias demográficas X Revolução Verde.
Vídeo do canal do produtor (CNA)/Agricultura familiar / Agronegócio – problemas atuais.
Desmatamento para expansão da fronteira agrícola.
Desafio geográfico: a Revolução Verde trouxe grandes recordes na produção de grãos. Porque ainda existe a fome e a miséria? Porque diariamente um grande contingente morre de fome? A quem interessa a grande produção de alimentos?
Blog: Revolução Verde e a produção de alimentos.
Power Point: Teorias Demográficas e o Agronegócio.
Pesquisa sobre a questão de terra no Brasil para comparar com o processo de colonização dos Estados Unidos (Homestead Act e Utti Possidetis)
Vídeo: Dia de Campo na TV – Sistema integrado de produção agro ecologia (debate).
Aula expositiva dialogada sobre as questões de terras no Brasil a partir das sesmarias até as leis de terra de 1850.
Desafio geográfico: A herança secular dos latifúndios, as lutas pelas terras, terras devolutas, grilagem, Lei Eusébio de Queiroz, Lei de terras de 1850 e Ligas Camponesas.
Elaborar um texto argumentativo após pesquisa prévia para socialização.
Trabalho no blog: migrações internas (1950 – 1990); causas e consequências / hipertrofia e concentração fundiária fechamento com textos complementares: Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Viagem Apostólica ao Brasil: Homilia do Papa João Paulo II para confrontar as idéias com os grandes latifundiários sobre a reforma agrária no Brasil.
Exercícios de vestibular e revisão para o provão.
Reflexão sobre o aumento populacional na Europa com o vídeo: Mundo Muçulmano
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre, Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

Terceiro Trimestre; de 25 de Agosto até 21 de Novembro
Conteúdo dos capítulos 6, 7 e 8.
Ciclo hidrológico / Regionalização / Desertificação / Estrutura Agrária.
Modelo agroexportador / Impacto ambiental / Planalto, planície, chapadas / Região Metropolitana.
Amazônia / Climograma / Amazônia legal / Impactos ambientais / Biopirataria / Reserva extrativista.

METODOLOGIA:
Ficha descritiva, registro do conhecimento individual sobre o Nordeste, formar dupla (troca de informações) e juntar duas duplas para cruzar, registrar as informações diferentes e socializar para o grande grupo.
Power Point sobre disponibilidade de água doce, ciclo hidrológico, o semi árido e o processo de desertificação.
Blog com o tema: A transposição do Rio São Francisco.
Desafio geográfico: O que explica a chamada “indústria da seca”.
Exercícios de vestibular sobre o conteúdo do provão (revisão).
Planejamento cooperativo sobre a expansão das fronteiras agrícolas do Centro-Sul.
Analise de mapas e gráficos sobre os índices de mecanização, mapeando os estados com descentralização do capital do interior da região Centro Sul, destacando a expansão do agronegócio em direção aos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Sul dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
Trabalho com o mapa de relevo de Jurandir Ross; mapeando a estrutura geológica.
Power Point sobre o Pantanal, o Cerrado e a hidrovia.
Planejamento cooperativo sobre a Amazônia e sua sustentabilidade.
Vídeo: Amazônia, uma região de poucos. Blog, comentário do vídeo, aquecimento na Amazônia .
Aprofundar o estudo: A interdependência da Amazônia: localização, solo, divisão, aspectos geomorfológico e climático.
Atividades com principais climas do Brasil – tipos de chuvas e climogramas.
Vídeo da RIC: A verdadeira nascente do rio Amazonas.
Analise do texto complementar: A Amazônia como problema de segurança Nacional e Tucurui – Um mar na Amazônia.
Desafio geográfico: O mito da abundância.
É possível um desenvolvimento sustentável para a Amazônia?
Música: Saga da Amazônia.
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre, Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

AVALIAÇÃO:
Participação comprometida nas atividades individuais e coletivas.
Pontualidade na entrega das tarefas e trabalhos;
Nos trabalhos em dupla ou em grupo: a pesquisa individual, a qualidade, a pontualidade, a organização, o registro, o cumprimento dos critérios elaborados pelo grupo.
Nos debates com os temas transversais: a argumentação, a contra argumentação, saber ouvir, o respeito pelos colegas que apresentam e diferentes, a comparação e a relação com o cotidiano;
Nos exercícios com textos complementares: a leitura silenciosa, a concentração, o respeito, a interpretação, o registro e a qualidade na resolução das questões solicitadas;
No deslocamento e no uso de outros ambientes: o cochicho, o respeito, a manutenção da limpeza e a organização do material;
Nas provas contextualizadas, a organização, a clareza de ideias, as respostas com fundamentação.
Aula com atualidade.
Nos temas trabalhados com o blog Geo- Conceição : a pontualidade das datas estabelecidas, a  argumentação nas respostas , o valor do peso previamente combinado e o envio das respostas somente pelo blog.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DELBONI, Henrique e KOBAYASCHI, Mércia – Geografia Ensino Médio – Rede Salesiana Ensino Volume 3
COIMBRA, Pedro Jorge e TIBÚRCIO, José Arnaldo M. – Geografia – Uma Análise do Espaço Geográfico - Editora Harbra – 2a edição - 2002
COELHO, Marcos de Amorim – Geografia do Brasil - Editora Moderna – 4a edição 1999
SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos – Geografia Geral e do Brasil – Espaço Geográfico e Globalização. - Editora Scipione – 2a edição 2002
MAGNOLI, Demétrio e ARAUJO, Regina – Projeto de Ensino de Geografia – Natureza, Tecnologias e Sociedades - Editora Moderna – 1a edição 2000
Diversos autores-Coordenação geral de Jean Robert Pitte – Geografia: A Natureza Humanizada
Editora FTD S.A. – 1a edição 1998
OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto –Geografia do Brasil – Espaço e Sociedade - Atual Editora - 2002
MOREIRA, Igor – Geografia Geral e do Brasil – O Espaço Geográfico - Editora Ática – 40a edição - 2000
VESENTINI, J. William – Sociedade e Espaço – Geografia do Brasil - Editora Ática – 31aedição2001
ADAS, Melhem e ADAS, Sergio – Panorama Geográfico do Brasil - Editora Moderna - 1999
LUCCI, Elian Alabi – Geografia – O homem no espaço Global - Editora Saraiva – 4a edição 1999

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:

www.ibge.gov.br
www.sosmataatlantica.com.br
www.sua pesquisa.com.br
www.sogeografia.com.br
Google: geoconceicao.com
Geografiaparatodos
InfoEnem
Mundo Vestibular
Brasil Escola
Portal Futurum

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