segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PLANO DE ENSINO 2013- 1º ANO EM

EIXO TEMÁTICO                                        
Como Dom Bosco educador, ser alegre e fazer o bem.
TEMA:
O mundo em que vivemos.
Sub-Tema:
Da aparência à essência.
TEMA:
Globalização desigual e combinada.
Sub-Tema:
Globalização para quem?
TEMA:
A construção do sistema-mundo e do espaço brasileiro.
Sub-Tema:
TEMA:
Sub-Tema:
A tropicalidade.
TEMA:
Os agentes da organização territorial.
Sub-Tema:
Os atuais agentes da produção do território brasileiro.
TEMA:
Ideias de mundo e regionalização.
Sub-Tema:
Sistema mundo: A interdependência entre as regiões.
TEMA:
Regionalização econômica.
Sub-Tema:
Blocos econômicos.
TEMA:
Regionalização Política.
Sub-Tema:
Limite e fronteira.
TEMA:
Diversidade e identidade: Os diferentes modos de vida.
Sub-Tema:
Nacionalidade e cultura.
TEMA:
Diversidade e identidade: Território e ideias de mundo.
Sub-Tema:
Cartografia

JUSTIFICATIVA:
Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.
Há um verdadeiro retrocesso quanto à nação de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais e políticas do Estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania, enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social.
Seja qual for o ângulo sob o qual se examinem as situações características do período atual, a realidade pode ser vista como uma fábrica de perversidade. A fome deixa de ser um fato isolado ou ocasional e passa a ser um dado generalizado e permanente. Ela atinge 800 milhões de pessoas espalhadas por todos os continentes, sem exceção. Quando os progressos da medicina e da informação deveriam autorizar uma redução substancial dos problemas de saúde sabermos que 14 milhões de pessoas morrem todos os dias, antes do quinto ano de vida.
Dois bilhões de pessoas sobrevivem sem água potável. Nunca na história houve um tão grande número de deslocamentos e refugiados. O fenômeno dos sem teto, curiosidade na primeira metade do século XX, hoje é um fato banal, presente em todas as grandes cidades do mundo. O desemprego é algo tornado comum. Ao mesmo tempo, ficou mais difícil do que antes atribuir educação de qualidade e mesmo, acabar com o analfabetismo. A pobreza também aumenta. No fim do século XX, havia 600 milhões de pobres a mais do que em 1960 e 1,4 bilhão de pessoas ganharam menos de um dólar por dia. Tais números podem ser, na verdade, ampliados porque, ainda aqui, os métodos quantitativos da estatística enganam: ser pobre não é apenas ganhar menos do que a soma arbitrariamente fixada, ser pobre é participar de uma situação estrutural, com uma posição relativa inferior dentro da sociedade como um todo. E essa condição se amplia para um número cada vez maior de pessoas. O fato, porém, é que a pobreza tanto quanto o desemprego agora são considerados como algo “natural” inerente a seu próprio processo.
         
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar que as novas tecnologias têm possibilitado um intenso fluxo de mercadorias, ideias e pessoas.
Analisar as transformações ocorridas do Brasil e no mundo através da globalização.
Identificar as principais conseqüências do sistema capitalista nas relações sociais de desigualdade presente nas escalas: regional, nacional e internacional.
Identificar as grandes empresas transnacionais que dominam o mercado mundial.
Analisar a tropicalidade com os elementos e fatores responsáveis pelo tipo climático do Brasil.
Analisar os critérios utilizados para regionalizar o Brasil e o mundo.
Identificar as principais alterações no meio ambiente com consumo em massa.
Identificar os principais blocos econômicos e sua área de influencia.
Mapear os principais biomas brasileiros caracterizando o mais novo bioma no Brasil.
 
Primeiro Trimestre : de 13 de fevereiro a 10 de maio 
CONTEÚDOS: Capítulos 1, 2 e 3.
Capitalismo comercial.
Formação das cadeias montanhosas.
Movimento das placas tectônicas.
Relevo.
Globalização.
Mineração e sustentabilidade.
Avanços tecnológicos.
Formação do espaço geográfico.
Fatores e elementos climáticos.

METODOLOGIA
Planejamento cooperativo investigando o domínio dos conceitos importantes sobre o mundo em que vivemos.
Análise reflexiva e exercícios através da música Disneylândia, mapeando as localidades da riqueza no mundo e em especial no Brasil.
Atividade no blog geo-conceicao com o tema Placas tectônicas. Exercícios de vestibulares específicos para cada tema para trabalhar conceitos.
Construção de charges e textos com o tema: Globalização desigual e combinada.
Mapeamento e pesquisa sobre os recursos minerais no Brasil e no mundo.
Atividade no blog sobre minérios, tipos de rochas, Belo Monte e a mineração.
Recursos minerais na Amazônia Legal ”depois das eleições, o furacão da mineração.
Mapeamento e caracterização climática do Brasil, identificando as zonas térmicas, as isotérmicas, as massas de ar e as correntes oceânicas.
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre: Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

 Segundo Trimestre: de 13 de maio a 30 de agosto.
CONTEÚDOS : Capítulos 4, 5 e 6.
Os agentes da organização territorial.
Transnacionais – poder.
Divisão Internacional do Trabalho.
Cartel – Truste ou holding.
Hidrografias e hidrovias.
Ranking dos países (contrastes sociais)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
EIA – RIMA – Impactos ambientais.
Fusos horários.
Blocos econômicos.
Biomas – Hotspots.

METODOLOGIA:
Reflexão com a música “samba do Approch” utilização de dicionários –português/inglês – Francês, construção e aplicação no cotidiano.
Análise e comparação de tabelas com o ranking das transnacionais (faturamento) e o PIB dos países, identificando o poder das corporações no estabelecimento da Divisão Internacional do Trabalho.
Atividade com o blog sobre: Bacias Hidrográficas, conceitos, mapeamento para localização e topografia e hidrovias.
Construção de gráficos sobre os países com IDH nos três setores e da evolução do IDH no Brasil, com tabelas atualizadas.
Análise do quadro dos impactos ambientais com as principais atividades, áreas de ocorrência e o tipo de degradação, identificando o papel do EIA e do RIMA em relação ao impacto ambiental, ecológico e socioeconômico.
Atividade com os exercícios proposto pelo livro e de vestibular de acordo com cada tema trabalhado.
Mapeamento do comércio internacional entre os países do Norte e do Sul.
Construção de mapa conceitual sobre os blocos econômicos, países participantes e área de atuação, identificando as recentes crises econômicas, principalmente com os países da União Europeia, analisando causas e consequências.
Mapeamento dos biomas brasileiros com os principais impactos ambientais e os hotspots.
Atividade no blog geo-conceicao sobre fusos horários.  
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre : Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

Terceiro Trimestre: de 02 de setembro a 14 de novembro 
CONTEÚDOS: Capítulos 7, 8 e 9
Limites e fronteiras.
Canal do Panamá.
Velha e Nova Ordem Mundial.
Regionalização do Brasil.
África.
Diferentes modos de vida.
Migrações.
Projeções cartográficas.
Escalas Geográficas.
Conflitos atuais.
Trabalho de campo com a visitação na Câmara Municipal de Itajaí.

METODOLOGIA
Análise de imagens de satélite para trabalhar os conceitos de fronteiras e limites, mapeando algumas áreas polêmicas, de conflitos sociais e econômicos e regionalização.
Atividade no blog geo conceição sobre as transformações ocorridas no mundo (bipolar multipolar)
Mapeamento e atividade no blog geo-conceicao sobre a Divisão Regional do Brasil (1940 até os dias atuais.
Atividade no blog sobre: Mapa político da África atualizado, com o mais novo país, Sudão do Sul e a República Saraui Obs. Mapa livro é de 2002.
Construção da linha do tempo sobre as correntes migratórias desde o século XVI até o século XXI.
Atividade com projeções cartográficas e escalas geográficas.
Exercícios de vestibular adequado a cada tema trabalhado.
Mapeamentos dos conflitos atuais, (Bascos, Curdos, Irlanda do Norte e Palestinos).     
Atividades com o Portal Futurum.
Parceria entre: Geografia e a Língua Portuguesa, através de temas para a redação.
Atividades com vídeos da “Fundação para uma vida melhor”.

AVALIAÇÃO:
Participação comprometida nas atividades individuais e coletivas.
Pontualidade na entrega das tarefas e trabalhos;
Nos trabalhos em dupla ou em grupo: a pesquisa individual, a qualidade, a pontualidade, a organização, o registro, o cumprimento dos critérios elaborados pelo grupo.
Nos debates com os temas transversais: a argumentação, a contra- argumentação, saber ouvir, o respeito pelos colegas que apresentam ideias diferentes, a comparação e a relação com o cotidiano;
Nos exercícios com textos complementares: a leitura silenciosa, a concentração, o respeito, a interpretação, o registro e a qualidade na resolução das questões solicitadas;
No deslocamento e no uso de outros ambientes: o cochicho, o respeito, a manutenção da limpeza e a organização do material;
Nas provas contextualizadas, a organização, a clareza de ideias, as respostas com fundamentação.
Aula com atualidade: Veja na Escola e outras fontes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DELBONI, Henrique e KOBAYASCHI, Mércia – Geografia Ensino Médio – Rede Salesiana Ensino Volume 3
COIMBRA, Pedro Jorge e TIBÚRCIO, José Arnaldo M. – Geografia – Uma Análise do Espaço Geográfico - Editora Harbra – 2a edição - 2002
COELHO, Marcos de Amorim – Geografia do Brasil - Editora Moderna – 4a edição 1999
SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos – Geografia Geral e do Brasil – Espaço Geográfico e Globalização. - Editora Scipione – 2a edição 2002
MAGNOLI, Demétrio e ARAUJO, Regina – Projeto de Ensino de Geografia – Natureza, Tecnologias e Sociedades - Editora Moderna – 1a edição 2000
Diversos autores-Coordenação geral de Jean Robert Pitte – Geografia: A Natureza Humanizada
Editora FTD S.A. – 1a edição 1998
OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto –Geografia do Brasil – Espaço e Sociedade - Atual Editora - 2002
MOREIRA, Igor – Geografia Geral e do Brasil – O Espaço Geográfico - Editora Ática – 40a edição - 2000
VESENTINI, J. William – Sociedade e Espaço – Geografia do Brasil - Editora Ática – 31aedição2001
ADAS, Melhem e ADAS, Sergio – Panorama Geográfico do Brasil - Editora Moderna - 1999
LUCCI, Elian Alabi – Geografia – O homem no espaço Global - Editora Saraiva – 4a edição 1999

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:

www.ibge.gov.br
www.sosmataatlantica.com.br
www.sua pesquisa.com.br
www.sogeografia.com.br
Google: geoconceicao.com.br

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