terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CLIMA: Novo relatório do IPCC


Novo relatório do IPCC sobre o clima será divulgado parcialmente este ano


Cenários previstos pelo IPCC

As mudanças climáticas que atinge o planeta por causa do aquecimento da atmosfera serão detalhadas no próximo relatório parcial do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que será divulgado este ano. O anúncio foi feito ontem (25) durante a 7ª Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências, que ocorre na capital fluminense até quarta-feira (27).
O diretor-geral da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pinguelli, disse que o relatório abordará o Grupo de Trabalho 1 do IPCC sobre as mudanças na atmosfera. “O Grupo 1 é estritamente científico, no sentido de que trata do comportamento da atmosfera, com bases em algumas previsões de emissões. O Grupo 2 trata das consequências nos vários campos, incluindo agricultura e saúde, e o Grupo 3 é muito político, porque trata de cenários.”
Pinguelli, que trabalha como revisor do IPCC, informou que o próximo relatório deverá ser mais rígido nas informações, para evitar erros como os verificados no documento de 2007, quando a velocidade de derretimento das geleiras foi superestimada. “O IPCC está trabalhando com mais cuidado, visando a resultados mais robustos.”
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, não quis adiantar o conteúdo do próximo relatório, mas frisou que as informações trazidas nos primeiros documentos, que apontavam para um aumento na temperatura do planeta, pela queima de combustíveis fósseis por ação do homem, foram confirmadas.
“As evidências são avassaladoras. O clima está mudando em uma velocidade que a Terra não vê em alguns milhões de anos. A velocidade que o clima está mudando é 50 ou 100 vezes mais rápida do que quando a Terra começou a sair da última glaciação, 20 mil anos atrás, até ela atingir o equilíbrio climático recente, 12 mil anos atrás.”
O IPCC foi criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne milhares de cientistas de diversos países. Já foram publicados quatro relatórios. A divulgação completa do quinto, incluindo os trabalhos dos grupos 2 e 3, deverá ocorrer em 2014.

Reportagem de Vladimir Platonow, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 26/02/2013
- See more at: http://www.ecodebate.com.br/2013/02/26/novo-relatorio-do-ipcc-sobre-o-clima-sera-divulgado-parcialmente-este-ano/#sthash.Ycee46J2.dpuf

Nenhum comentário: