sábado, 12 de maio de 2012

SANTA CATARINA - RELEVO.

APARADOS DA SERRA   Fonte: viajamos.com

RELEVO
É o conjunto de irregularidades da superfície terrestre,sendo constituído por muitas e variadas formas agrupadas segundo sua semelhança em unidades. As principais unidades de relevo encontradas em Santa Catarina são:


1- PLANÍCIES COSTEIRAS
2- PLANÍCIES FLUVIAIS
3- SERRA GERAL
4- SERRAS DO LESTE CATARINENSE
5- SERRA DO MAR
6- PATAMAR DE MAFRA
7- PATAMARES DO ALTO RIO ITAJAÍ
8- PATAMARES DA SERRA GERAL
9- PLANALTO DISSECADO DO RIO IGUAÇU / RIO URUGUAI
10- PLANALTO DOS CAMPOS GERAIS
11- PLANALTO DE LAGES
12- PLANALTO DE SÃO BENTO DO SUL
13- DEPRESSÃO DA ZONA CARBONÍFERA CATARINENSE

construindonasalamultiespecial.blogspot.com
I- PLANÍCIE COSTEIRAS: que corresponde a porção oriental do estado, onde existem várias praias arenosas e dunas motivadas por um processo marinho e eólico. A altitude média dessa unidade é de 20 metros (de 10 a 30).
PRAIA DE CABEÇUDAS/ITAJAÍ   Fonte jp- viagensecaminhos. blogspots. com

II- PLANÍCIES FLUVIAIS : compõem as áreas planas junto aos rios, inundadas periodicamente, onde se pratica a cultura do arroz; com média de altitude não superior a 20 metros, sendo a mais conhecida a do Vale do Itajaí.
RIO ITAJAÍ- AÇU
III- PLANALTO DISSECADO DO RIO IGUAÇU/RIO URUGUAI: com vales profundos e encostas em patamares, com a maior altitude, não superior a 1000 metros e a menor a 300 metros, caracterizando assim o relevo como um plano monoclinal.
RIO URUGUAI      Fonte :  proriouruguai rs.gov.br

IV- PLANALTO DOS CAMPOS GERAIS: está distribuído em blocos de relevos isolados e são conhecidos como Planalto de Palmas, de Capanema, de Campos Novos e de Chapecó, as cotas altimétricas não superior a 1.200 metros baixando até 600 metros.
CAMPOS NOVOS-SANTA CATARINA   Fonte: laribari.blogspots.com
V- SERRA GERAL: formada por escarpas, com desníveis acentuados de até 1.000 metros, a mais conhecida é a Serra do Rio do Rastro, unidade com relevo abruptos, com vales fluviais com aprofundamentos superiores a 500 metros em suas nascentes, formando verdadeiros "canyons".
SERRA DO RIO DO RASTRO/LAURO MÜLLER   Fonte: saojoaquimonline.com.br

VI- PATAMARES DA SERRA GERAL: com uma faixa estreita e descontínua no extremo sul, com testemunhos de recuo da linha de escarpas conhecida como Serra Geral. Forma de relevo alongadas e irregulares avançando sobre as planícies costeiras.
SERRA GERAL   Fonte: nakedclub .com.br
VII- DEPRESSÃO DA ZONA CARBONÍFERA CATARINENSE: no extremo sul, com faixa alongada na direção N-S, predominando as famosas formas colinosas com vales e as vertentes íngremes e com vales abertos.
SIDERÓPOLIS-SC
VIII- PATAMARES DO ALTO RIO ITAJAÍ: faixa que se estreita para o Sul, com patamares e vales estruturais, com grandes contrastes altimétricos, atingindo até 1200 metros como a Serra da Boa Vista.
SERRA DA BOA VISTA-SC
IX- PLANALTO DE LAGES: caracterizado como um degrau entre os patamares do Alto Itajaí e o Planalto dos Campos Gerais. É composto basicamente de formas colinosas, com altitude maior que 100 metros (Morro do Tributo) e nas demais porções com altitudes entre 950 e 900 metros.
LAGES-SC
X- PATAMAR DE MAFRA: no extremo norte do estado, com colinas e com pequenas altitudes, de forma quase plana. A altitude média desse patamar é de 750 metros.
MAFRA-SC
XI- SERRA DO MAR: apresenta um conjunto de cristas e picos separados por vales profundos, atingindo até 400 metros, é nessa serra que encontramos a segunda maior altitude do estado, atingindo 1500 metros em alguns picos.
SERRA DO MAR/JOINVILLE
XII- PLANALTO DE SÃO BENTO DO SUL: entre as unidades da Serra do Mar e o patamar de Mafra, apresentando formas colinosas com altitudes entre 850 a 960 metros.
SÃO BENTO DO SUL-SC
XIII- SERRA DO LESTE CATARINENSE: vai desde Joinville até Laguna, com sequência de serras dispostas de forma subparalelas com altitudes de 100 até 1200 metros, com uma altitude média de 900 metros.
SERRA DO TABULEIRO-SANTA CATARINA
Fonte: Atlas Escolar do Governo de Santa Catarina
Imagens Google
Adaptado por : Geo Conceição

7 comentários:

Anônimo disse...

conceiçao parabens pelos 100000 de acessos
Fernanda 7 ano A

Anônimo disse...

Me ajudou muito!

amanda longo ✌✌ disse...

Me. Ajudou a fazer um trabalho secular. Muito obrigada!!!

amanda longo ✌✌ disse...

Amei!!

Anônimo disse...

amei me ajudou muito

chicago 998 disse...

amei

Anônimo disse...

Muito obrigado ! Fis um trabalho 5ano