sábado, 24 de março de 2012

CAMADAS DA ATMOSFERA

COMPOSIÇÃO DO AR



O ar é o resultado de uma mistura complexa de vários elementos que constituem a atmosfera da Terra. Seus componentes variam de lugar para lugar e de um dia para o outro, e sua importância está relacionada com:
- a proteção da Terra contra a ação direta dos raios solares, 
- com a manutenção da temperatura, que permite a vida, 
- com o fornecimento do gás carbônico para a fotossíntese e do oxigênio para a respiração.

A porção gasosa do ar que respiramos é composta de aproximadamente 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, e a presença desses elementos normalmente independe de tempo e localização.

O restante, para completar 100% da composição, é representado por um grande número de outros elementos químicos. Entre eles estão os chamados gases nobres como argônio (Ar), hélio (He), criptônio (Kr), xenônio (Xe), radônio (Rn) e o neônio (Ne), que são inertes, isto é, não produzem reações químicas com outras substâncias, e sua participação atinge 0,93% da composição do ar natural.

O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO²) contribui com 0,03% da atmosfera e o restante é constituído pelos elementos metano (CH4), hidrogênio (H²), óxido nitroso (N²O) e ozônio (O³). Esse último é formado a partir da reação entre a radiação ultravioleta do Sol e partículas de oxigênio.

O tênue manto de ar que envolve a Terra aparece como uma bruma leitosa, sob a transparência da alta atmosfera. O espaço apresenta-se completamente negro, pois o azul celeste só existe nos primeiros 20 quilômetros, faixa onde se concentra a quase totalidade dos gases que compõem a atmosfera

AS CAMADAS DA ATMOSFERA








TROPOSFERA
É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.




ESTRATOSFERA

Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

MESOSFERA

Situa-se entre os 50Km a 80Km
Trata-se da camada mais fria da atmosfera.
A temperatura volta a diminuir com a altitude, chegando aos -100ºC aos 80Km.
A absorção da radiação solar é fraca.
A zona limite chama-se mesopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

TERMOSFERA

É a camada mais extensa.
Começa nos 80Km e vai para além dos 1000Km.
Trata-se da camada mais quente da atmosfera.
A temperatura pode atingir os 2000ºC.
Absorvem-se as radiações solares mais energéticas (energia superior a 9,9 x10-19 J).
Subdivide-se em duas partes a ionosfera (entre 80 e 550Km).

EXOSFERA
parte exterior da atmosfera que se dilui no espaço a partir dos 1000 Km de altitude.

ASTRONAUTAS TIRAM FOTOS DAS CAMADAS DA ATMOSFERA

CIRCULAÇÃO DA ATMOSFERA

1. Célula Tropical (célula de Hadley) - Nas baixas latitudes, o movimento do ar para o equador com o aquecimento, ascende verticalmente, com movimento no sentido dos polos nos níveis superiores da Atmosfera. Esta circulação forma a célula convectiva que domina o clima tropical e sub-tropical.
2. Célula das latitudes médias (célula de Ferrel) - É uma célula de circulação atmosférica média nas latitudes médias, denominada por Ferrel no século XIX. Nesta célula, o ar mover-se para os polos e para o Leste junto à superfície e no sentido do equador e para Oeste nos níveis mais altos.
3. Célula Polar - O ar sobe, diverge, e desloca-se para os polos. Uma vez sobre os polos, o ar desce, formando as altas pressões polares. À superfície o diverge para o exterior da região de alta pressão. Ventos de superfície na célula polar são para Leste (ventos polares de Oeste).

A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).











PROVAS E GABARITO DE VESTIBULARES EM GEO CONCEIÇÃO  11/2011

ATIVIDADE PARA OS PRIMEIROS ANOS:

1- Quais são as camadas da atmosfera ?
2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera -
* Estratosfera-
3- Explique o que é pressão atmosférica :
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
6- Explique o que são as áreas ciclonais:

102 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse material. Parabéns!

Unknown disse...

Olá prof. Conceição tudo bem?Espero que sim.
Sou formado em Geografia, e também tenho um blog. parabéns pelo o material e pelas as conquitas, espero um dia ser reconhecido assim como a senhora.
Um abraço do dolega de profissão Uilque Menezes.
Bjos....

Anônimo disse...

Sou uma aluna, estudante de SP e aqui encontrei um grande conteúdo. Obrigada e parabéns!

Luíza Woiciechovski disse...

Nome: Luíza Woiciechovski Nº 26 1ºA
Questões:

1) Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.

2) Troposfera: É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.

Estratosfera: Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

3) Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.

4) As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
Baixas pressões:

As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5) Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6) Áreas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Nome: Angela Jung Amaral
Série: 1º ano A Número: 06

1- Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2- Troposfera: É a camada inferior da atmosfera, em contato direto com a superfície terrestre e onde ocorrem os mais importantes fenômenos meteorológicos.Tem uma espessura de cerca de 8 Km nos pólos e de 16 Km no equador.

Estratosfera: Sendo a segunda camada da atmosfera, fica situada entre 12Km a 50Km de altitude aproximadamente. Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante. É onde está localizada a camada de ozônio.

3- Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.

4- Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, sendo maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

5- Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Isabella Duarte 1B disse...

Isabella Duarte 1B
1- Quais são as camadas da atmosfera ?
Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera;
2- Escreva as principais características das camadas :
Troposfera
-É a camada mais densa e menos espessa.
-Sua altitude é entre 8Km a 16Km
-A camada mais baixa da nossa atmosfera,é a mais proxima da superficie terrestre, ela que contém o ar que respiramos.
-Nela é que acontece os principais fenômenos atmosféricos ligados ao clima.
-O ar perto do solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
-O limite chama-se tropopausa.
Estratosfera-
-É nela que se situa a maior parte do ozônio.
-A zona limite chama-se estratopausa.
-São absorvidas as radiações ultravioletas.
-fica situada entre 12km até 50 km de altitude.
-a temperatura aumenta à medida que aumenta de -60ºC a 0ºC.
-É a segunda camada da atmosfera.
-Vidas bacterianas sobrevivem na estratosfera
3- Explique o que é pressão atmosférica :
É a pressão que é feita pelo ar da atmosfera em relação à superfície terrestre, para a pressão atmosferica quanto maior a altitude menor a pressão e, quanto menor a altitude maior a pressão.
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica Alta Pressão: São a descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro da alta pressão.
Baixa Pressão: Causadas pela subida do ar quente. No topo, o ar desloca-se para fora e é arrastado para outro lado.
5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
São áreas de alta pressão atmosférica, dispersoras de massas de ar.
6- Explique o que são as áreas ciclonais:
São áreas de baixa pressão atmosférica, receptoras de massas de ar.

Anônimo disse...

Isabela de Lima Derner n12 1D

1)Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.

2)Troposfera: É a camada mais próxima da superfície terrestre e que possui o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km. É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.

Estratosfera: Situa-se entre os 12Km a 50Km.É aqui que está a camada de ozônio. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento ocorre devido interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes. As radiações absorvidas são as ultravioletas.

3)Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

4) Nas zonas da Terra em que as temperaturas encontram-se menos elevadas, as moléculas de ar unem-se, ficando mais densas e, portanto, mais pesadas, gerando a alta pressao. Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui (baixa pressao).

5)Áreas anticiclonais: sao areas de alta pressao atmosferica, onde existe mais ar e é mais frio.

6) Áreas ciclonais: sao áreas de baixa pressao atmosférica, onde existe menos ar e é mais quente.

Abraço.

Anônimo disse...

Agata Fontolan Ramos, nº: 01, 1ºA

1.Quais são as camadas da atmosfera?
- Troposfera: está em contato com a superfície da terra, altitude por cerca de 8 km a 16 km. A zona limite se chama tropopausa, nessa primeira camada a temperatura se mantém constante.
- Estratosfera: nessa camada que se encontra a camada de ozônio, se situa entre os 12 km a 50 km de altura em relação à Terra, a temperatura cresce de -60ºC a 0ºC. Essa camada absorve as radiações UV (ultravioletas, a zona limite se chama estratopausa.
- Mesosfera: camada mais fria da atmosfera, se situa ao logo dos 50 km a 80 km de distância da superfície terrestre. A temperatura chega aos -100ºC aos 80 km, é difícil a absorção da radiação solar e a zona limite se chama mesopausa.
-Termosfera: camada mais extensa e também mais quente, a temperatura chega aos 2000ºC, vai dos 80 km e termina além dos 1000 km. É subdividida em duas camadas: a Ionosfera (entre 80 e 550 km)e a Exosfera (parte exterior da camada, que se mistura com o espaço a partir dos 1000 km de altitude)

2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera - está em contato com a superfície da terra, altitude por cerca de 8 km a 16 km. A zona limite se chama tropopausa, nessa primeira camada a temperatura se mantém constante.
* Estratosfera- nessa camada que se encontra a camada de ozônio, se situa entre os 12 km a 50 km de altura em relação à Terra, a temperatura cresce de -60ºC a 0ºC. Essa camada absorve as radiações UV (ultravioletas, a zona limite se chama estratopausa.

3- Explique o que é pressão atmosférica :
-É o principal responsável pela formação dos ventos.

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
-São gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).

5- Explique o que são as áreas anticiclonais:
-Menor temperatura, mais pressão. Onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
-Maior temperatura, baixa pressão. Menos ar e mais quente/ áreas ciclonais.

Anônimo disse...

Nome:Bruna Caroline Capistrano da Costa
Nº 09
1ºA

1- Quais são as camadas da atmosfera ?
Exosfera,Termosfera, Mesosfera,Estratosfera e Troposfera.

2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera - É a camada que esta em contato com a superfície terrestre e que contem o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8km a 16km, esta é a camada menos espessa e mais densa.
* Estratosfera- Situa-se entre os 12km a 50km. É la que se encontra a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.

3- Explique o que é pressão atmosférica :Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, sendo maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
Exemplos de regiões com altitudes elevadas: Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
•As altas pressões estão associadas ao "bom tempo" pois o ar ao descer aquece e afasta-se da saturação, sendo impossível a formação de nuvens e a chuva.

•As baixas pressões estão associadas ao "mau tempo" pois o ar ao subir aproxima-se da saturação, formando-se nuvens que dão origem a chuva.

5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Unknown disse...

Philipp Deutscher Nº30 1ºA


ATIVIDADE PARA OS PRIMEIROS ANOS:

1- Quais são as camadas da atmosfera ?
Troposfera,Estratosfera, Mesosfera,Termosfera,Exosfera.
2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera -esta camada tem diversas características sendo algumas delas o oxigênio,trafego aereo, nuvens,vida (ser-humano,vegetal,etc.), entre outras.
* Estratosfera-
é onde esta localizada a camada de ozônio e também e uma das regiões onde a temperatura é constante.
3- Explique o que é pressão atmosférica :é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície.
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
Alta Pressão:resultam da descida do ar frio.
Baixa Pressão:são causadas pela elevação do ar quente.
5- Explique o que são as áreas anticiclonais :Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6- Explique o que são as áreas ciclonais:Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Aluna: Maria Eduarda Cunha
Nº: 16
Ano: 1ºC

Respostas:

1. As camadas da atmosfera são: A troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e a Exosfera
2.* Troposfera: Essa é a camada onde vivemos e respiramos, ela vai do nível do mar até 12 km de altura e também é nessa camada onde ocorrem os fenômenos climáticos como chuvas, formação de nuvens, relâmpagos etc.. É também aqui que acontece a poluição do ar.As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C.
*Estratosfera: Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. É nessa camada que localiza-se a camada de ozônio, que por sua vez, funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol.
3. Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
4. Áreas de alta pressão atmosféricas é onde existe mais ar e é mais frio, já as áreas de baixas pressões atmosféricas é onde existe menos ar e é mais quente.As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente.
5. Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6. Áreas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos. 


Anônimo disse...

Rafaella Claus do Nascimento - nº26 - 1ºC

1- Exosfera, Termosfera, Mesosfera, Estratosfera, Troposfera.

2-
TROPOSFERA: É a camada onde nos vivemos, que está em “contato” com a superfície terrestre, e é onde está o ar que respiramos.É também nessa camada que ocorrem os fenômenos climáticos. A temperatura pode variar de 40ºC à -60ºC, quanto maior altitude, menor temperatura.

ESTRATOSFERA: É onde se localiza a camada de ozônio. A temperatura nessa camada aumenta de -60ºC a 0ºC, esse aumento ocorre pela influência da interação química e térmica entre a radiação solar e os gases existentes.

3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos. Quando são formados se deslocam para das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão atmosférica.

4- Alta Pressão: Existe mais ar e é mais frio.
Baixa Pressão: Existe menos ar e é mais quente.

5- São as áreas frias, como as polares e as subtropicais. Elas são dispersoras de massa de ar e vento.

6- São áreas quentes, com baixa latitude como as equatoriais,e são grandes receptoras de massas de ar e vento.

Isabella Duarte 1B disse...

Professora, aqui está agora com o número!
Obrigada pela Atenção,
Atenciosamente, Isabella.

Isabella Duarte n:16 ano:1B
1- Quais são as camadas da atmosfera ?
troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera;
2- Escreva as principais características das camadas :
Troposfera
-É a camada mais densa e menos espessa.
-Sua altitude é entre 8Km a 16Km
-A camada mais baixa da nossa atmosfera,é a mais proxima da superficie terrestre, ela que contém o ar que respiramos.
-Nela é que acontece os principais fenômenos atmosféricos ligados ao clima.
-O ar perto do solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
-O limite chama-se tropopausa.
Estratosfera-
-É nela que se situa a maior parte do ozônio.
-A zona limite chama-se estratopausa.
-São absorvidas as radiações ultravioletas.
-fica situada entre 12km até 50 km de altitude.
-a temperatura aumenta à medida que aumenta de -60ºC a 0ºC.
-É a segunda camada da atmosfera.
-Vidas bacterianas sobrevivem na estratosfera
3- Explique o que é pressão atmosférica :
É a pressão que é feita pelo ar da atmosfera em relação à superfície terrestre, para a pressão atmosferica quanto maior a altitude menor a pressão e, quanto menor a altitude maior a pressão.
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
Alta Pressão: São a descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro da alta pressão.
Baixa Pressão: Causadas pela subida do ar quente. No topo, o ar desloca-se para fora e é arrastado para outro lado.

5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
São áreas de alta pressão atmosférica, dispersoras de massas de ar.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
São áreas de baixa pressão atmosférica, receptoras de massas de ar.

Isabela Casas disse...

1)As camadas da atmosfera são: Exosfera, termosfera ,mesosfera, estratosfera ,troposfera
2)*Troposfera (Altitude de 8km a 16km) é a camada que está em contato com a superfície, que consequentemente possui o ar que respiramos.
-É densa e espessa.
-Temperatura: o solo é quente . Porém a sua temperatura diminui com o aumento da altitude.
-Zona de limite: Tropopausa (temperature mantem constante)
*Estratosfera (Altitude de 12km a 50km) é a segunda camada da atmosfera da Terra e se move para cima a partir da superfície da Terra.
Temperatura: aumenta de -60ºC a 0ºC (graças à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases existentes) -radiações absorvidas são as ultravioletas.
Zona limite: estratopausa (a temperatura mantém-se constante)
3)Pressão atmosférica: Ter peso e estar em constante movimentação são duas das inúmeras características da atmosfera. Portanto pressão atmosférica é uma consequência da gravidade e é a pressão que é feita pelo ar da atmosfera em relação à superfície terrestre, podendo também corresponder à pressão que é exercida sobre uma camada de ar.
4) O ar move-se horizontalmente (em superfície e em altitude) e também verticalmente, devido às diferenças de pressão em diversos locais da terra. "os ventos sempre sopram das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão".
Como nas áreas de menor temperatura ou mais frias a pressão é maior, o vento sai dessas áreas e vai em direção às de maior temperatura, que apresentam menor pressão.
5) Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.
6)Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

Beijos,
Isabela Casas n-15 (Primeiro Ano B)

Anônimo disse...

Erik Hoffmann
Número: 07
1°C

1- As camadas da atmosfera são: Troposfera; Estratosfera; Mesosfera; Termosfera e Exosfera.
2- Troposfera: É a camada onde vivemos, onde os aviões e helicópteros transitam, é a camada mais densa e a temperatura varia entre 40 a -60 graus, além de ela ir até 16 km de altura.
Estratosfera: É aonde está a camada de ozônio, vai do fim da troposfera(12km) até 50 km de altura, aviões supersônicos e balões climáticos podem chegar até essa camada e sua temperatura gira em torno de -60 até -100 graus.
3- Pressão atmosférica é o responsável pelo ar em movimento, que é o que chamamos de vento, onde eles se deslocam de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão.
4- Área de alta pressão é onde existe mais ar, assim é mais frio. Já as áreas de baixas pressões atmosféricas são aonde existe menos ar, assim consequentemente é mais frio.
5- Áreas anticiclonais são o mesmo que áreas de alta pressão, ou seja, onde tem mais ar e é mais frio.
6- Áreas ciclonais são o mesmo que áreas de baixa pressão, ou seja, onde tem menos ar e é mais quente.

Anônimo disse...

Cristhian, 1ºA Nº 13

Questões:

1) Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.

2) Troposfera: É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.

Estratosfera: Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

3) Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.

4) As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
Baixas pressões:

As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5) Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6) Áreas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Anna Julia Zanotti N°:02 1°C 1- As camadas da atmosfera são: a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e a exosfera.
2- Troposfera: É a camada em contato com a superfície terrestre onde contem o ar que respiramos, é também a mais fina, porém, mais densa. A temperatura vária com a atitude, a , a qual, quando mais perto do solo maior. Sendo a zona de limite a tropopausa.
Estratosfera: É a camada onde contém o ozônio, ou melhor, a camada de ozônio. A temperatura aumenta de forma considerável, devido aos gases e a radiação solar que é presente. Sendo a zona de limite a estratopausa.
3- Pressão atmosférica: É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície da Terra. Essa pressão muda de acordo com a altitude, ou seja, quanto menor a pressão maior a altitude e quanto maior a pressão menor a altitude. É o principal responsável pela formação dos ventos, pois depois de gerados são levados de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão atmosférica.
4- Altas pressões atmosféricas: É onde existe mais ar e é mais frio, essas áreas são chamadas de anticiclonais.
Baixas pressões atmosféricas: São áreas onde existe menor ar e é mais quente, são chamadas de áreas ciclonais.
5- As áreas anticiclonais são as áreas de alta pressão atmosférica de onde os ventos são levados
6- As áreas ciclonais: são as áreas de baixas pressões atmosféricas, que é para onde os ventos são levados.

Anônimo disse...

1-As camadas da atmosfera são : Troposfera , estratosfera, mesosfera, termosfera e a exosfera
2- A Troposfera é a camada da atmosfera logo acima da crosta terrestre.
Nela acontecem os principais fenômenos atmosféricos ligados ao clima.
A movimentação desta camada de ar, como resultado do aquecimento do planeta somado à sua rotação, provoca desde correntes de ar até furacões.
Na Troposfera as nuvens, que provocam chuvas e descarregam raios, se formam.
Sua espessura é de 11 km de altura nas regiões próximas à linha do equador - onde o ar é mais quente - e cerca de 8 km nos polos do planeta, lugares onde o ar muito frio ocupa menos espaço.
Estratosfera

A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jacto circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).
3- Pressão atmosférica:
É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
4- Baixas pressões:
São causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade.
Altas pressões:
Resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mal tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
5- Áreas Ciclonais:
São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.
Áreas Anticiclones:
São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

Guilherme Sestrem 1ºB

Anônimo disse...

Gabriela Nara, número 10.
1º ano B - EM.

1. Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.

2. TROPOSFERA: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km. É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.

ESTRATOSFERA: Situa-se entre os 12Km a 50Km. É aqui que está a camada de ozônio. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes. As radiações absorvidas são as ultravioletas.

3. A chamada pressão atmosférica é bem mais complexa e varia de acordo com a altitude. Ela existe porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura que exerce pressão sobre tudo que está no planeta.
Essa camada se modifica com a altitude e fica mais rarefeita em certos lugares.

4. Alta pressão: Onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais. Áreas de baixas pressões atmosféricas: Menos ar e mais quente/áreas ciclonais.

5. São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6. São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Loja ABC disse...

Bruno Cardozo Vieira 1ª n. 10

1-Termosfera, Mesosfera, Estratosfera e Troposfera

2-TROPOSFERA= É a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos, tem altitude entre 8Km a 16Km, é a camada menos espessa, mas é a mais densa, o ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir -60ºC, a zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante
ESTRATOSFERA= Situa-se entre os 12Km a 50Km,nesta camada a temperatura aumenta de 60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interacção química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.

3- As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
Baixas pressões
As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5-Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

5-Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Luiza Contezini Nº26 1ºB

1-São cinco. Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
2- * Troposfera :
É o ar que respiramos. Sua altitude é entre 8 a 16km, sendo a camada menos espessa, porém a mais densa. Sua zona limite é tropopausa, tendo a temperatura constante.
* Estratosfera:
Nela, a temperatura aumenta de -60ºC para 0ºC por causa das “reações químicas” dos raios solares (principalmente ultravioletas) e dos gases que tem nessa camada. Fica entre 12 a 50km, onde está a camada de ozônio. O limite dela se chama estratopausa e a temperatura ali é constante.
3- É a pressão que o ar exerce sobre a superfície da Terra. Ela muda de acordo com a altitude e é o principal responsável pela formação dos ventos , porque eles se transferem das zonas de alta pressão para as zonas de baixas pressões atmosféricas

4-As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água se transforma em nuvens, as quais podem produzir chuva, neve ou tempestade.

5- Áreas anticiclonais são áreas de alta pressão, onde existe mais ar e é mais frio (corrente descendente). São dispersoras de massas de ar e ventos.
6- Áreas ciclonais são áreas de baixa pressão atmosférica, onde tem menos ar e é mais quente (corrente ascendente). Recebem massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Nome: Rafaela Costa N°25 1°C

1- Quais são as camadas da atmosfera ?
1-TROPOSFERA
2-ESTRATOSFERA
3-MESOSFERA
4-TERMOSFERA
5-EXOSFERA


2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera - É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.Tem altitude entre 8Km a 16KmÉ a camada menos espessa, mas é a mais densa.
* Estratosfera- Situa-se entre os 12Km a 50Km. É onde de encontra a camada de ozônio. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC.

3- Explique o que é pressão atmosférica :
Essa pressão se deve ao fato de a atmosfera ser composta por uma mistura de gases, sendo a maior parte formada pelos gases oxigênio e nitrogênio. Esses gases formam o ar que sofre a ação do campo gravitacional terrestre e assim exerce pressão em todos os corpos na superfície da Terra. Normalmente não se sente a pressão atmosférica porque ela se aplica igualmente em todos os pontos do corpo, porém, seu valor varia de acordo com as condições do tempo e a altitude.
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
Quando descemos uma serra, notamos uma diferença nos ouvidos. É o aumento de pressão atmosférica, que ocorre à medida que diminui a altitude.

• Baixa altitude = alta pressão
• Alta altitude = baixa pressão

O aumento da temperatura, numa determinada localidade, provoca uma diminuição na pressão atmosférica.

• Baixa temperatura = alta pressão
• Alta temperatura = baixa pressão

Graças às diferenças de pressão atmosférica, formam-se centros de alta pressão (zona anticiclonal) e de baixa pressão (zona ciclonal).





5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

vitória Capraro. 1A. N 33
1- Troposfera é a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos, que vai do nivel do mar ate 12 m de altura, é nessa camada que ocorrem os fenomenos climaticos. As temperaturas dessas camadas podem variar de 40C ate 60C, e sempre lembrando que quanto maior a altitude menor a temperatura.
2- A estratosfera começa no fim da trosfera e vai ate 50 m acima do solo. A temperatura varia entre -5C a -70C. Nessa camada encontra-se a camada de ozônio, que é o filtro natural do planeta, protegendo dos raios ultravioletas do sol.
3- Pressão é a relação entre a força exercida em uma dada superficie e a área dessa superficie. Ela existe porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 cm de espessura que exerce pressão sobre tudo que esta no planeta. A pressão se modifica com a altitude, por exemplo: em regiões com grande altitude o ar é mais rarefeito, faltando particulas de ar, sendo assim a pressão diminui.
4- Quando o local tem altitude e temperatura baixa significa que ele vai ter mais ar e mais pressão atmosférica, porem se o local tem alta altitude e baixa temperatura o ar fica rarefeito, sendo assim a pressão diminui.
5- Anticiclonal é a denominação que se da a áreas de alta pressão .
6- Ciclonal é como se chama as áreas de baixa pressão.

Anônimo disse...

Gabriel Ramiro da Rocha Torres (17); 1º AEM;Salesiano Itajaí;

1- Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.

2- Troposfera- É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante;
Estratosfera- Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.;

3- Pressão atmosférica- É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

4- As altas pressões: resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.

Baixas pressões:
As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos;

5- Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Obrigado por seus ensinamentos, como já dizia eu: "Bons professores ensinam para provas, melhores ainda para toda a vida".
Continue assim!!

Anônimo disse...

1- Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
2- *Troposfera: - Tem altitude entre 8Km a 16Km; - É a camada menos espessa, mas é a mais densa; - É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos; - Tem a zona limite chamada tropopausa, onde a temperatura se mantém constante; - O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir – 60°C.
*Estratosfera: - Situa-se entre os 12Km a 50Km; - Onde situa-se a camada de ozônio; - A temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC, por conta da interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes; - As radiações absorvidas são as ultravioletas; - Tem a zona limite chamada estratopausa, onde a temperatura se mantém constante.
3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).
4- A alta e baixa pressão atmosférica devem-se à pressão média do nível do mar, se a pressão atmosférica está acima de pressão do nível do mar, teremos alta pressão e o ar, mais pesado, desce trazendo um tempo frio e seco. Já se a pressão atmosférica está abaixo da pressão do nível do mar, teremos baixa pressão e o ar, mais leve, sobe e leva o calor e umidade que se transformarão em nuvens e mais tarde em chuva, tendo um tempo quente e úmido.
5- Áreas anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, que são dispersoras de massas de ar e de ventos (alta pressão baixa temperatura).
6- Áreas ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão, que são receptoras de massas de ar e de ventos (baixa pressão alta temperatura).
Nathália Leal Nº29 1°B

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Nietsche 1ºA Nº16

Respostas:
1- Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera.

2-TROPOSFERA

É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.

Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.

O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.

A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

ESTRATOSFERA

Situa-se entre os 12Km a 50Km

É onde está a camada de ozônio.

Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.

As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).

A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).

4- Altas pressões:

As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.

Baixas pressões:

As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5- Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos

6- Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Atividade Avaliativa-
Aluna: Lara Pasqualin , nº:10
Ano : 1ºC

1- Quais são as camadas da atmosfera ?
R: Troposfera,Estratosfera,Mesosfera,Termosfera,Exosfera.
2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera - R: Camada onde contem o ar que respiramos,é a menos espessa e a mais densa,o ar é mais quente junto ao solo e com altitude diminui a temperatura até atingir -60ºC, a zona limite se chama tropopausa e tem temperatura constante.

* Estratosfera- R:Onde se localiza a camada de ozônio,zona limite chama-se estratopausa e a temperatura se mantem constante,a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J),Situa-se entre os 12Km a 50Km.

3- Explique o que é pressão atmosférica: R- É responsável pela formação de ventos.

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica : alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).

5- Explique o que são as áreas anticiclonais : R ; Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Explique o que são as áreas ciclonais: R :Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.


Unknown disse...

Augusto N.05 1B

1. Exosfera, termosfera, mesosfera, estratosfera e troposfera.

2. Troposfera: camada que esta em contato continuo com o solo; contem o ar que respiramos(O2); tem a altitude de 8-16Km; é a camada + densa e - espessa; a temp. vai diminuindo com a altitude ate -60 celsius.
Estratosfera: camada onde se encontra o gás ozônio(O3). encontra-se entre 12 a 50Km; nesta camada a temperatura aumenta de -60 a 0 graus celsius(este aumento deve-se a interação química entre a radiacao proveniente de raios solares com os gases existentes na camada;

3. Principal responsável pela formação dos ventos, pois os mesmos são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão(onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas(menos ar e mais quente/áreas ciclonais).

4. Qanto maior a temperatura em uma área, mais baixa a pressão, e quanto menor a temperatura em uma área, maior a pressão.

5. São areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

6. São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

arthur disse...

Arthur Bruno N° 03 1°EM C

1 - Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.
2 - Troposfera: Camada mais densa da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre, contendo o ar que respiramos com altitude entre 8Km a 16Km, onde se chega até a -60°C de acordo com altitude, até sua zona limite a tropopausa onde a temperatura e constante.
- Estratosfera: Camada que contem a camada de ozônio com altitude de 12Km a 50Km e com uma temperatura que aumenta de -60°C a 0°C devido à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes, sua zona limite a estratopausa onde a temperatuta também e constante
3 - A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos, é gerado e se desloca de áreas de alta pressão para as áreas de baixas pressões atmosféricas.
4 - Áreas de alta pressão: áreas anticiclonais, onde existe mais ar e é mais frio.
- Áreas de baixa pressão: áreas ciclonais, onde existe menos ar e mais quente.
5 - Áreas anticiclonais: são áreas frias (alta pressão), como as polares, e as subtropicais que são dispersão massas de ar.
6 - Áreas ciclonais: são áreas quentes (baixa pressão), como as equatoriais e que recebem massas de ar.

Anônimo disse...

1) Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.

2)Troposfera- É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km. É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC. A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

Estratosfera-Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

3)Pressão é a relação entre a força exercida em uma dada superfície e a área dessa superfície. A chamada pressão atmosférica é bem mais complexa e o seu valor varia por influência de dois fatores principais: altitude e temperatura. Ela existe porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura que exerce pressão sobre tudo que está no planeta.

4)Quando temos uma pressão atmosférica superior a 1013 Mb (alta pressão) é por que o ar está mais pesado, descendo, conseqüentemente mais frio, dizemos que poderemos ter um tempo bom e/ou frio. Se a pressão atmosférica estiver com valor abaixo de 1013 Mb (baixa pressão) é porque o ar está mais leve, se ele está mais leve, ele subirá, subindo leva o calor e umidade que se transformarão em nuvens e mais tarde em chuva, assim sendo o tempo poderá ser ruim e/ou quente.

5)Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6)Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos

Salesiano Itajaí
Aluna: Natália de Oliveira Barbosa dos Santos.
Número: 26
1º D

Anônimo disse...

Bárbara Sedrez, 1°A, n° 08.

1 - Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.
2 – Troposfera: Vai aproximadamente até os 16 km de altitude, e conforme a altura aumenta, a temperatura diminui. Está em contato com a superfície terrestre e apesar de ser a camada menos espessa, é a mais densa.
Estratosfera: Camada depois da Troposfera, indo até os 50 km. É onde se encontra a camada de ozônio, crucial para a vida na Terra. Nessa camada conforme a altura aumenta, ocorre o aumento da temperatura.
3 – É a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.
4 – Para acontecer baixa ou alta pressão atmosférica, ocorre variação de altitude. Em planaltos (Curitiba), será menos intensa (pressão baixa), pois não há tanta aglomeração de moléculas de ar quanto haveria em superfícies abaixo do nível do mar (depressões), em que a pressão atmosférica será mais intensa (pressão alta).
5 – Áreas anticiclonais são áreas de alta pressão (existe mais ar) e mais frias. São dispersoras de massas de ar e ventos.
6 – Áreas ciclonais são áreas de baixa pressão atmosférica (menos ar) e mais quentes. São receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos.
Número: 18. 1º A - EM.

1- Quais são as camadas da atmosfera?
• TROPOSFERA
É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos. Tem altitude entre 8Km a 16Km
• ESTRATOSFERA
Situa-se entre os 12Km a 50Km. É aqui que está a camada de ozônio.
• MESOSFERA
Situa-se entre os 50Km a 80Km. Trata-se da camada mais fria da atmosfera.
• TERMOSFERA
É a camada mais extensa. Começa nos 80Km e vai para além dos 1000Km.
• EXOSFERA -
Parte exterior da atmosfera que se dilui no espaço a partir dos 1000 Km de altitude.
2- Escreva as principais características das camadas:
• Troposfera - É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos. Tem altitude entre 8Km a 16Km. É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC. A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
• Estratosfera- Situa-se entre os 12Km a 50Km. É aqui que está a camada de ozônio. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes. As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J). A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
3- Explique o que é pressão atmosférica: A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento).
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica: São gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).
5- Explique o que são as áreas anticiclonais: Onde existe mais ar e é mais frio.
6- Explique o que são as áreas ciclonais: Menos ar e mais quente.

Anônimo disse...

Aluno: Felipe Braz Bins N.º: 15 Série: 1ºano A

1- Troposfera, camada que vivemos e respiramos. Estratosfera onde está a camada de ozônio. Mesosfera a camada mais fria da atmosfera. Termosfera camada mais quente da atmosfera. Exosfera parte exterior que se dilui no espaço.

2- Troposfera: É a camada mais próxima da litosfera sendo ela que compõe os gases que respiramos, portanto permite nossa vida. Vai de 8 km a 16 km, sendo a camada menos espessa, mas a mais densa, indo de 40°C a -60°C, sendo esta temperatura a área de seu limite, ou tropopausa que tem temperatura constante. Formada por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases. É a camada em que se formam chuva, neve, furacões, entre outros, e também é a área onde ocorre tráfego de aviões. Infelizmente é esta que o ser humano polui.
Estratosfera: Camada da atmosfera considerada o filtro do planeta devido à camada de ozônio que nos protege dos raios ultravioletas (raios solares). Situa-se entre 12 e 50 km onde há um aumento de temperatura devido à interação química e térmica que ocorre entre a radiação solar e os gases ali presentes.

3- Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera faz em cima de toda superfície do planeta, isto devido a suas partículas. Ela varia de acordo com a altitude, pois quanto mais alto mais rarefeito é o ar, pois ele tem menos partículas, que devido à gravidade tem a tendência de se localizar em camadas mais baixas. Isto explica o que acontece quando vamos a cidades mais elevadas e não estamos acostumados, onde pelo ar ter menos partículas se torna mais difícil à respiração, por isto sentimos falta de ar, enjoou ou até mesmo as narinas sangram.

4- Alta pressão: Nestas áreas o ar frio esta descendo e com isto ele faz pressão na superfície terrestre (mais partículas fazem pressão sobre ela). Baixa Pressão: Nestas áreas o ar quente sobe o que diminui a pressão do ar sobre a superfície (partículas sobem), no vão que é deixado com o erguimento do ar quente formam nuvens, portanto nestas regiões é muito comum precipitações. O ar faz estes dois movimentos para se deslocar onde não há muita pressão, assim ele cria o vento (partículas em movimento) que vem para ocupar as área “vazias” que resultam após o movimento de subida do ar quente, ou de decida do ar frio.

5- Áreas anticiclonais: Áreas de alta pressão onde existe mais ar que é mais frio.


6- Áreas ciclonais: Áreas de baixa pressão onde existem menos gases e mais quentes que com seu movimento (sobem) permitem a formação de ciclones, entre outros.

Anônimo disse...

Aluno:Robson Antonio Vieira nº32 1º ano A


Troposfera
Estratosfera
Mesosfera
Termosfera
Exosfera


Troposfera: É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem chuvas, formação de nuvens, relâmpagos é na troposfera que ocorre a poluição do ar com os aviões .As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura(como visto nas apresentações).

Estratosfera: Se encontra entre 12 e 50km acima do solo, As temperaturas variam de –5°C a –70°C , Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do nosso planeta , protegendo-a dos raios ultravioletas. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

3º A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação de ventos, são gerados e se deslocam em áreas de alta pressão(áreas de baixa e alta pressões atmosfericas).

4º As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão.

As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte.
5º Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), são receptoras de massas de ar e ventos.
6º Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias, e são dispersoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Carolina Godinho Pahl – nº11 – 1ªA

1. Exosfera, termosfera, mesosfera, estratosfera, troposfera.

2. Troposfera: é a camada da atmosfera que está em contanto com a sua superfície terrestre e que contém o ar que respiramos. Tem altitude entre 8Km a 16Km. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com altitude ate atingir -60°C. A zona limite chama-se tropopausa, a temperatura é constante nessa área. Ela é a camada menos espessa, porém é a mais densa.
Estratosfera: é onde fica a camada de ozônio. Situa-se entre os 12km a 50km. Nesta camada a temperatura aumenta de -60°C a 0°C. Esse aumento acontece por causa da interação química e térmica entre a radiação solar e os gases existentes. As radiações absorvidas são as ultravioletas. A zona limite chama-se estratopausa, onde a temperatura é constante.

3. A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento)

4. Alta pressão atmosférica: onde existe mais ar e é mais frio/ áreas anticiclonais.
Baixa pressão atmosférica: região onde existe menos ar e mais quentes, áreas ciclonais.

5. São áreas frias e de alta pressão atmosférica, como por exemplo, as polares.

6. São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, como por exemplo as equatoriais.

Anônimo disse...

Letícia Schneider 1º C nº13

1- Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2- * Troposfera – É onde vivemos e ela vai do nível do mar até 12 km de altura. E nesta camada a temperatura variar de 40°C até -60°C.
* Estratosfera- Ela vai dos 12km (fim da troposfera) até os 50km acima do nível do mar. E nesta camada a temperatura pode variar de -5°C até -70°C.

3- É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

4- Baixa altitude -> Alta pressão
Alta altitude -> Baixa pressão
Baixa temperatura -> Alta pressão
Alta temperatura -> Baixa pressão

5-São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6-São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

ART disse...

Respostas:
1- As camadas da atmosfera são, troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2- Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Sua altitude é entre 8Km a 16Km.
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
Mesosfera: Situa-se entre os 12Km a 50Km.
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC.

3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento),é a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.

4- Quanto maior a temperatura menor a pressão, quanto menor a temperatura maior a pressão. As altas pressões atmosféricas resultam da descida do ar frio. As baixas pressões atmosféricas causadas pela elevação do ar quente.

5- áreas ciclonais são áreas de baixa pressão.

6- E áreas anti-ciclonais são áreas de alta pressão.

Artur 1ºB Nº: 4

Anônimo disse...

Lucas Corrêa 1- b N- 221- Quais são as camadas da Terra?
Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera
2- Escreva as principais características das camadas:
Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

Estratosfera: Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

3- Explique o que é pressão atmosférica:
é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área , neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará. Formam-se a partir de influências naturais, como: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude...

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
Baixas pressões:

As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Aluna: Nathalia Pamplona Vicente - 20
Primeiro C

TRABALHO AVALIATIVO DE GEOGRAFIA:
1- Camadas da Atmosfera: 
*Troposfera,
*Estratosfera,
*Mesosfera,
*Termosfera, 
*Exosfera.

2- Principais características das camadas:
*Troposfera: É camada mais baixa da nossa atmosfera, que é mais próxima da superfície da terra, é o ar que nos rodeia, onde os helicópteros, aviões transitam, camada mais densa, a temperatura varia entre 40°C a -60 °C, e vai até 16 km de altura.
*Estratosfera: É a  camada após a troposfera, situa-se entre os 12km a 50km, nesta camada a temperatura mantém-se constante, nela é encontrada a camada de ozônio, aviões supersônicos e balões climáticos podem chegar a essa camada, sua temperatura aumenta de -60°C a 0°C

3- Pressão atmosférica: É responsável pela formação dos ventos, onde se deslocam de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão.

4- Alta pressão atmosférica:  É onde há mais presença de ar, sendo assim as temperaturas são mais baixas (frio). 
Baixa pressão atmosférica: É onde há menos presença de ar, sendo assim as temperaturas são mais altas (quente).

5- Áreas anticiclonais: Aonde tem mais ar e é mais frio,  sendo os mesmos das áreas de alta pressão.
Áreas ciclonais: Ande tem menos ar e é mais quente, sendo os mesmos das áreas de baixa pressão

Anônimo disse...

Aluna:Anna Julia Leduc Chaves N°07 1°A
1-Troposfera,Estratosfera,Mesosfera,
Termosfera,Exosfera.
2-Troposfera:Camada menos espessa e mais densa,quanto mais alto menor a temperatura,8km a 16km de altura,que esta em contato com a superfície da terra e contem o ar que respiramos.
Estratosfera:Onde se encontra a camada de ozônio, nessa camada quanto mais alto a temperatura aumenta devido a interação térmica e química entre a radiação solar e os gases da camada, entre os 12km e 50km, absorve a radiação ultravioleta.
3-É a força que o ar exerce na superfície, ela varia de acordo com altitude de um lugar para outro e com a temperatura de um período para outro. O ra que se desloca entre as zonas de pressão da origem os ventos.
4-Alta pressão atmosférica: Quando o ar é relativamente frio, desce e comprime o ar que está por baixo, causando uma maior pressão. Embora essa maior pressão seja causada pelo ar frio, ela provoca um tempo quente, porque o ar, ao descer, impede a formação de nuvens, originando um céu limpo. Ou seja: Ar frio desce = comprime o ar abaixo = Alta pressão atmosférica.
Baixa pressão atmosférica:Quando o ar quente se sobe, cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão,
elas normalmente significam mau tempo, pois a medida que o ar sobe, ele se esfria e o seu vapor de água se transforma em nuvens que podem produzir chuva, neve ou tempestades.
5-Areás Anticiclonais: são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6-Areás ciclonais:São ares quentes ou de baixa pressão atmosférica(baixa latitude) como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e vento.

Anônimo disse...

Aluna: Maria Luiza de Barcelos
Número: 17
Série: 1º ano C
1. Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.
2. *Troposfera: é a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Tem altitude entre 8Km a 16Km, e é a camada menos espessa, mas é a mais densa. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos e também a poluição do ar. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC. A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
*Estratosfera: esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
3. Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
4. *Alta pressão atmosférica: as altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
*Baixa pressão atmosférica: as baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.
5. São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6. São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

1- Troposfera
-Estratosfera
-Mesosfera
-Termosfera
-Exosfera
2-Troposfera:É a camada mais espessa,mas a mais densa.É aquela que está em contato com a superfície terrestre, que contém o ar que respiramos
*Estratosfera:Onde se localiza a camada de ozônio, com um aumento de temperatura de -60ºC a 0ºC. Absorvendo as radiações ultravioletas
3-É o fator principal responsável pela formação dos ventos, pois são criados em áreas de alta pressão, onde é mais frio, e se deslocam para áreas de baixa pressão, onde é mais quente
4-Alta pressão atmosférica:resultam da descida do ar frio.A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão.
*Baixa pressão atmosférica:causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar sobe, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.
5- são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.
6-são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
Laís Santos-17- 1ºD

Anônimo disse...


João Pedro n° 18 série: 1°B

1-
Exosfera
Termosfera
Mesosfera
Estratosfera
Troposfera

2-
Troposfera: camada mais baixa da atmosfera, que esta em contato com a superfície terrestre, contendo o ar que respiramos. Tem altitude de 8-16 km, sendo a camada mais densa e menos espessa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
Estratosfera: Encontra-se entre 12 a 50 km e é a camada em que se encontra o gás ozônio. As radiações que vem do sol são absorvidas nesta camada. Nesta camada a temperatura aumenta de -60°C a 0°C. Este aumento é causado pela interação química entre a radiação solar com gases ai existentes. Sua zona limite se chama estratospausa.
3- Pressão atmosférica: A pressão atmosférica é o peso da camada de ar que atua sobre a área de uma superfície. É responsável pelos ventos, que são gerados e se deslocam de áreas de alta pressão (onde há mais ar e é mais frio = áreas anticiclonais). As áreas de baixas pressões atmosféricas são chamadas de áreas ciclonais, onde há menos ar e é mais quente.
4- Alta e baixa pressão atmosférica: Quanto maior a temperatura em uma Área, mais baixa a pressão, e quanto menor a temperatura, maior a pressão.
5- Área anticiclonais: são áreas frias e de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6- Áreas ciclonais: são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Aluna: Bruna Tomazelli Silva N° 02 1° D

1- A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2- Troposfera- É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.Tem altitude entre 8Km a 16Km.
Estratosfera- Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –60°C a 0°C. E é nela que se encontra a camada de ozônio.

3- Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta, a mesma pode variar de acordo com a altitude sendo que, quanto maior a altitude menor a pressão e, quanto menor a altitude maior a pressão. É também a responsável pela formação dos ventos (ar em movimento).

4- Baixa pressão atmosferica- Quando o ar se aquece, suas moléculas se agitam com mais intensidade, e com isso o ar tende a expandir. Com isso ele fica mais leve, criando zonas de baixa pressão atmosférica, também chamadas de ciclones, ou zonas ciclonais.
Alta pressão atmosferica- Quando o ar fica mais frio, acontece o contrário, menos agitação de moléculas causa uma certa contração do ar e estas moléculas tentem a se aproximar mais. Quando isso acontece o ar acaba ficando mais concentrado e consequentemente mais pesado. Porções de ar mais frio criam portando zonas de alta pressão atmosférica, ou zonas anti-ciclonais.

5- São áreas onde se tem uma alta pressão atmosférica.

6- São áreas onde sem tem uma baixa pressão atmosférica.

Anônimo disse...

Colégio Salesiano de Itajaí
Itajaí, 02 de maio de 2014
Aluno (ª): Vanessa Nunes Tomio nº29
Ano: 1ºD


ATIVIDADE AVALIATIVA – CAMADAS DA ATMOSFERA


1. Quais são as camadas da atmosfera?
Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera.

2. Principais características das camadas (troposfera e estratosfera):

Troposfera:
• É a camada que esta em contato com a superfície terrestre e onde possuí o ar que respiramos.
• É a camada menos espessa, porém a mais densa.
• Altitude entre 8km a 16km
• A zona limite dessa camada chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

Estratosfera:
• Onde se encontra a camada de ozônio.
• Altitude entre os 12km a 50km.
• As radiações que são absorvidas nessa camada são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19J)
• Chamamos a zona limite da estratosfera de estratopausa. Aqui a temperatura é constante.
• A temperatura nesta camada aumenta de -60ºC a 0ºC.

3. O que é pressão atmosférica?
É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.

4. Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica:
Já sabemos que a pressão atmosférica é a pressão que o ar exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão atmosférica (onde possui menos ar e é mais quente/ áreas ciclonais – corrente ascendente) e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão atmosférica (onde existe mais ar e é mais frio/ áreas anticiclonais – Corrente descendente).

5. Explique o que são as áreas anticiclonais:
São as áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitude média e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6. Explique o que são as áreas ciclonais:
São as áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Amanda Péres – 1ªA – N04
1: As camadas da atmosfera são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2: Troposfera: É a camada mais baixa da nossa atmosfera, que é mais próxima da superfície da terra e que contém o ar que respiramos, a sua altitude é entre 8Km a 16Km, é camada mais densa.
Estratosfera: É a camada que contem a camada de ozônio, aqui ocorre um aumento da temperatura, devido à interação entre a radiação solar e os gases que ali existem.

3: Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície, ela é a principal responsável pela formação dos ventos, pois eles são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão para as áreas de baixas pressões atmosféricas. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará.

4: As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo.

5: Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6: Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Letícia de Oliveira Silva, nº 21 - 1º ano B

1- Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.
2- Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
Estratosfera: Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão para as áreas de baixas pressões atmosféricas.
4- Áreas de alta pressão = onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais. Áreas de baixas pressões atmosféricas = menos ar e mais quente/ áreas ciclonais.
5- Onde existe mais ar e é mais frio.
6- Onde existe menos ar e é mais quente.

Anônimo disse...

Mateus Antunes 29 1A

1-A atmosfera é composta por 5 camadas a troposfera,a estratosfera,mesosfera,termosfera e a exosfera
2-Troposfera:é a camada mais inferior da atmosfera, é nela que se localiza o ar que respiramos,ela é considerada a camada mais densa mesmo sendo a menos espessa,nessa camada quanto mais proximo ao solo, maior a temperatura,indo até -60ºC a altitude dela é entre 8 a 16 km.
Estratosfera:É nesta camada que esta situada a camada de ozonio,é ela que protege-nos dos raios ultravioletas,ao contrario da camada anterior, esta camada conforme se distancia do planeta há um aumento na temperatura,indo de -60ºC a 0ºC.
3-É pressão exercida sobre Terra causada pelo ar atmosferico.
4-As altas pressões resultam na decida do ar frio, e as baixas pressões são resultado da subida do ar quente.
5-Anticiclone é o nome do movimento de descida do ar frio(alta pressão).
6-Ciclone é o movimento de subida do ar quente (baixa pressão).

Anônimo disse...

Bruna Orsi, Nº6 1ºB
1-Troposfera,Estratosfera,Mesosfera,
termosfera, Exosfera

2-Troposfera:-É a camada menos espessa, mas é a mais densa - sua zona limite chama-se tropopausa- está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Estratosfera:onde fica a camada de ozônio - sua zona limite é chamada de estratopausa - Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC.

3-A pressão atmosférica é o responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão para as áreas de baixas pressões atmosféricas.

4-alta: As altas pressões resultam da descida do ar frio, Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
baixa:As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente,À medida que o ar sobe,o vapor de água transforma-se em nuvens,que podem produzir chuva, neve ou tempestade, Baixas pressões, normalmente significam mau tempo.


5 e 6 -Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude)- Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares.

Unknown disse...

Ana Clara Rocchi nº01 1º C

1- Quais são as camadas da atmosfera ?
TROPOSFERA
ESTRATOSFERA
MESOSFERA
TERMOSFERA
EXOSFERA

2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera – está em contato com a superfície terrestre, e contem o ar que respiramos; altitude entre 8Km a 16Km;é a camada mais fina , porém a maia densa;perto do solo é mais quente, porém com a altitude pode chegar a -60ºC;tem temperatura constante na sua zona limite (tropopausa).
* Estratosfera - está entre 12km a 50km de altitude;aqui fica a camada de ozônio;a temperatura varia de -60ºC a 0ºC;absorve a radiação ultravioleta;a temperatura é constante na sua zona limite (estratopausa).

3- Explique o que é pressão atmosférica :
é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
Areas com baixa temperatura e alta pressão.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
Areas com alta temeratura e baixa pressão(perfeitas para formação de ciclones).

Anônimo disse...

Bruno - Nº: 7 - 1º ano B

1- Quais são as camadas da atmosfera?

Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera


2- Escreva as principais características das camadas :
Troposfera - É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos, sua altitude é de 8km a 16km, é a camada mais densa, porém menos espessa. Sua zona limite se chama tropopausa, aonde a temperatura é constante. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.

Estratosfera-
Fica situada entre 12 e 50km, onde fica situada a camada de ozônio. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC, essee aumento se deve a interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J). A zona limite chama-se estratopausa, onde a temperatura também se mantém constante


3- Explique o que é pressão atmosférica :

Pressão atmosférica é a maior responsável pela formação dos ventos, pois eles se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).


4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :

Alta pressão atmosférica é uma área onde existe mais ar e a temperatura é mais baixa

Baixa pressão atmosférica é uma área onde existe menos ar e a temperatura é mais alta


5- Explique o que são as áreas anticiclonais :

São basicamente, as áreas de alta pressão atmosférica, onde é muito raro acontecer fenômenos como ciclones (mais ar e a temperatura é mais baixa)


6- Explique o que são as áreas ciclonais:

São basicamente, as áreas de baixa pressão atmosférica, onde é mais comum de ocorrer ciclones (menos ar e a temperatura é mais alta)

Anônimo disse...

Rafaela 1ºA Nº31
1- Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.
2- Troposfera: é a camada que contém o ar que respiramos, e tem uma temperatura constante. Estratosfera: situa-se em cima da troposfera e é onde se encontra a camada de ozônio.
3- A pressão atmosférica é responsável pelos ventos de nosso planeta, pois eles se deslocam de onde tem alta pressão, onde é mais frio, e vai para uma área de baixa pressão, onde é mais quente.
4- Quanto maior temperatura, menor pressão, quanto maior temperatura, maior pressão.
5- Áreas anticiclonais são áreas frias, com alta pressão atmosférica e com bastante ar.
6- Áreas ciclonais são áreas quentes, com baixa pressão atmosférica e com pouco ar.

Anônimo disse...

1- As camadas da atmosfera são: Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2- Principais características:
-Troposfera, camada menos espessa, porém é a mais densa e que contém o ar que respiramos.

-Estratosfera, onde se situa a camada de ozônio. Nessa camada temos uma zona limite, chamada de estratopausa, e lá a temperatura é constante.

3- A pressão atmosférica é responsável pela formação dos ventos, ou seja, o ar em movimento, que são gerados pelas altas pressões e baixas pressões.

4-A alta pressão é quando o ar está mais pesado, descendo, e mais frio. Já a baixa pressão é quando o ar está mais leve, subindo e então o tempo poderá estar ruim ou quente.

5-As áreas anticiclonais são as de alta pressão, onde a temperatura é menor.

6- As áreas ciclonais são as de baixa pressão, onde a temperatura é maior

Carina Moser – Nº3
1ºD

Anônimo disse...

Nome: Ketlyn Kuchenbecker
Número: 24
Ano: 1°A


1) Troposfera, Estratosfera,
Mesosfera, Termosfera e Exosfera.

2) Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos, e é a camada menos espessa, mas é a mais densa. Tem altitude de 8 km a 16 km.
Estratosfera: Máxima concentração da camada de Ozono. Situa-se entres os 12 km a 50 km. Nesta camada a temperatura aumenta -60°C;

3) Pressão Atmosférica: é o principal responsável pela formação dos ventos.

4) Alta Pressão: Onde existe mais ar e é mais frio, áreas anticiclonais.
Baixa Pressão: Onde existe menos ar e é mais quente, áreas ciclonais.

5) Áreas Anticiclonais: São áreas frias ou de alta pressão, como as polares e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6) Áreas Ciclonais: São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, como as equatoriais e são receptoras de ar e ventos.

Anônimo disse...

Henrique Lopes de Moraes | Numero 13 | 1ano B

1- As camadas da Atmosfera são:
Troposfera
Estratosfera
Mesosfera
Termosfera
Exosfera

2- Troposfera : É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

Estratosfera: Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclones).

4- São gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais)

5- As áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclones).
6- Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Maria Luisa Gonçalves, número 28 1ºD

1- As camadas da atmosfera são:
Troposfera (a camada que está em contato com a supefície terrestre),
Estratosfera (onde se situa a camada de ozônio), Mesosfera (a camada
onde há uma substancial queda de temperatura) e a Exosfera (que é a parte exterior da atmosfera)
2- Características troposfera:
É a camada atmosférica que vai da superfície da Terra até a base da estratosfera, é responsável por
80% do peso atmosférico e é a única em que os seres vivos podem respirar normalmente.
Sua espessura média é de aproximadamente 12 km, atingindo até 17 km nos trópicos e
reduzindo-se para em torno de sete quilômetros nos pólos.
Estratosfera:
Se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre
7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda
camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera,
a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C).
É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).
3- Pressão atmosférica:
é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície.
A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força
exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força
exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a
pressão também aumentará.
4-Alta pressão: As altas pressões resultam da descida do ar frio.
A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de
alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de
baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo.
No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul,
no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão
Baixa pressão: As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente.
Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário
no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor
de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade.
Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir
o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.
5- Áreas anticiclonais: são áreas frias ou de alta pressão, como as polares,
e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6- Áreas ciclonais:são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude),
como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Daniel - Nº 04 - 1º ano D

1- Quais são as camadas da atmosfera?
R.: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.

2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera - É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos. Tem altitude entre 8Km a 16Km. É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC. A zona limite chama-se tropopausa, nela a temperatura é constante.
* Estratosfera- Situa-se entre os 12Km a 50Km. É nela que está a camada de ozônio. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases ali existentes. As radiações absorvidas são as ultravioletas. A zona limite chama-se estratopausa, nela a temperatura se mantem constante.

3- Explique o que é pressão atmosférica :
Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
A pressão atmosférica é medida em Milibar (Mb), no nível do mar a pressão atmosférica média é de 1013 Mb. Quando a pressão atmosférica é superior a 1013 Mb (alta pressão ou anticiclone) é por que o ar está mais pesado, descendo, consequentemente, mais frio e seco. Se a pressão atmosférica estiver com valor abaixo de 1013 Mb (baixa pressão ou ciclone) é porque o ar está mais leve, se ele está mais leve, ele subirá, subindo leva o calor e umidade que se transformarão em nuvens e mais tarde em chuva.

5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
Áreas Anticiclonais são áreas frias e de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
Áreas Ciclonais são áreas quentes e de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Daniel - Nº 04 - 1º ano D

Anônimo disse...

Anisio, 03, 1o B
1-Estas são: troposfera , estratosfera, mesosfera, termosfera e a exosfera.
2-Troposfera: Se localiza de 8km a 16 km, mas é a mais densa, é bem quente, podendo atingir atingir no mínimo -60 graus e sua zona limite chama-se tropopausa.
Estratosfera: Se localiza de 11km a 50km e é aonde fica a camada de ozônio, sua temperatura aumenta de -60 até 0 graus e sua zona limite chama-se estratopausa.
3- A pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera faz sobre a crosta terrestre, e ela varia conforme a temperatura, quanto mais alto, menos pressão, e quanto mais próximo a superfície terrestre, mais pressão.
4-Baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente (cliclonais), que acaba formando nuvens, de podem resultar em chuvas.Altas pressões são causadas pela descida do ar frio (anticiclonais).
5-São as áreas de baixa pressão, consequentemente quentes, e estas são receptoras de massas de ar e ventos.
6-São as áreas de alta pressão, consequentemente frias, e estas são dispersoras das massas de ar.

Anônimo disse...

Gabriel Espíndola 1ºB nº 09
1- As camadas da atmosfera são : Exosfera, Termosfera, Mesosfera, Estratosfera, Troposfera

2- * Troposfera - É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C.E quanto maior a altitude menor a temperatura.
* Estratosfera- Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol.]

3- A pressão atmosférica influencia e muito na formação dos ventos, pois estes constantemente são deslocados das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão

4- As áreas de alta pressão, são áreas onde existe mais ar e a temperatura é menor.
E as áreas de baixa pressão atmosférica são áreas onde existem menos ar e a temperatura é mais alta.

5- Áreas anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Areas Ciclonais são áreas de baixa pressão atmosférica onde existe menos ar e a temperatura é mais alta.

Anônimo disse...

Guilherme Crispim nº10 1D
1. Quais são as camadas da atmosfera ?
Exosfera, termosfera, mesosfera, estratosfera e troposfera.
2. Escreva as principais características das camadas :
Troposfera - é a camada mais extensa que inicia em 80 Km e chega a mais de 1000 Km de altitude. É também a camada mais quente, atingindo 2000° C de temperatura. Nesta camada são absorvidas as radiações solares mais energéticas. Estratosfera – está localizada entre 12 e 50 km de altitude. Nesta camada a temperatura aumenta de – 60 a 0° C, devido à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases. As radiações absorvidas são as ultravioletas, sendo nesta camada que se encontra a camada de ozônio. A zona limite chama-se estratopausa, local em que a temperatura mantém-se constante.
3. Explique o que é pressão atmosférica :
Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta, sendo muito importante para a formação dos ventos.
4. Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
Alta pressão atmosférica: áreas onde existe mais ar e é mais frio, áreas anticiclonais de baixas altitudes.
Baixa pressão atmosférica: áreas onde existem menos ar e é mais quente, áreas ciclonais de altas altitudes.
5. Explique o que são as áreas anticiclonais:
São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6. Explique o que são as áreas ciclonais:
São áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Aluna: Isabela Maria Garcia. Número 13 1D
1-Quais são as camadas da atmosfera ?
Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera
2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera - É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
* Estratosfera- Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
3- Explique o que é pressão atmosférica : Pressão é a relação entre a força exercida em uma dada superfície e a área dessa superfície. A chamada pressão atmosférica é bem mais complexa e o seu valor varia por influencia de dois fatores principais: altitude e temperatura. Ela existe por que a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura que exerce pressão sobre tudo que está no planeta.
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica : Os instrumentos utilizados para determinar a pressão atmosférica chamam-se barômetro ou barógrafo. A pressão média ao nível do mar situa-se em torno de 1013 Milibar (Mb). Quando temos uma pressão atmosférica superior a 1013 Mb (alta pressão) é por que o ar está mais pesado, descendo, conseqüentemente mais frio, dizemos que poderemos ter um tempo bom e/ou frio. Se a pressão atmosférica estiver com valor abaixo de 1013 Mb (baixa pressão) é porque o ar está mais leve, se ele está mais leve, ele subirá, subindo leva o calor e umidade que se transformarão em nuvens e mais tarde em chuva, assim sendo o tempo poderá ser ruim e/ou quente.
5- Explique o que são as áreas anticiclonais : São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6- Explique o que são as áreas ciclonais: São areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

vini disse...

Vinicius J.S. da Costa 1B N:33

1-Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera

2-Troposfera= É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.
Estratosfera= Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

3- Pressão atmosférica - é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície.\

4- As altas pressões resultam da descida do ar frio, As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente

5- Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.













LaGi disse...

Laura Sganzerla Truccolo Nº18 1B
1- Troposferera, estratosfera, Mesosfera, termosfera,  exosfera.
2- troposfera:- Concentra cerca de ¾ dos gases presentes na atmosfera terrestre e quase a totalidade do vapor de água.Nesta camada ocorrem os fenômenos climáticos A espessura da troposfera varia de acordo com a região.A pressão atmosférica na troposfera atinge o ponto máximo no nível do mar. Com o aumento da altitude, ela vai diminuindo.
Estratosfera: Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.
3-Pressão atmosférica é uma consequência da gravidade e é a pressão que é feita pelo ar da atmosfera em relação à superfície terrestre, podendo também corresponder à pressão que é exercida sobre uma camada de ar.
4-Uma pressão atmosférica superior a 1013 Mb ou hPa (alta pressão ou anticiclone) é por que o ar está mais pesado, descendo, conseqüentemente mais frio e seco e nos dá uma boa pista para dizermos que poderemos ter um tempo bom e/ou frio.  Se a pressão atmosférica estiver com valor abaixo de 1013 Mb ou hPa (baixa pressão ou ciclone) é porque o ar está mais  leve, se ele está mais leve, ele subirá, subindo leva o calor e umidade que se transformarão em nuvens e mais tarde em chuva, assim sendo o tempo poderá ser ruim e/ou quente.
5-Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6-Áreas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos. 

Anônimo disse...

Ana Terra N:02 1B
1- Exosfera; Termosfera; Mesosfera; Estratosfera; Troposfera
2- Troposfera: Camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos é a camada menos espessa, mas é a mais densa. A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
Estratosfera: É aqui que está a camada de ozônio. A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão para as áreas de baixas pressões atmosféricas.
4- Alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais).
Baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).
5- Áreas de Alta pressão
6- Áreas de Baixa pressão

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

Ana Júlia Welter (05) - 1°A

1)As camadas da atmosfera são cinco: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e por fim, Exosfera.

2)Características da troposfera: É a camada onde vivemos e respiramos, vai do nível do mar até 12km de altura, é nela que ocorrem os fenômenos climáticos, como as chuvas e relâmpagos e sua temperatura pode variar de 40°C – 60°C,é a camada menos espessa, mas é a mais densa.Já as características da estratosfera são: ela vai do fim da troposfera (12km) até 50km acima do solo, suas temperaturas podem variar de -5°C a -70°C, e é nela onde se situa a camada de ozônio.

3)Pressão atmosférica: A pressão atmosférica é uma consequência da gravidade, sendo a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Varia de acordo com a altitude e a temperatura. Ela pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude, menor a pressão e vice versa. E quanto a temperatura, a variação da pressão atmosférica ocorre da seguinte maneira: em áreas quentes há dilatação do ar, isto é, ele se expande e, com isso, pesa menos (pressão atmosférica menor). Em áreas mais frias, o ar se contrai, ficando mais pesado e exercendo maior pressão. Pode também corresponder à pressão que é exercida sobre uma camada de ar. É medida em milibares (mb) com o auxílio de um barômetro.

4)Altas pressões atmosféricas: Quando o ar é relativamente frio, desce lentamente e comprime o ar que está por baixo, causando uma maior pressão. Embora essa maior pressão seja causada pelo ar frio, ela provoca um tempo quente e soalheiro. Isto acontece porque o ar, ao descer, impede a formação de nuvens, originando um céu limpo. Já Quando o ar quente se eleva, cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão.Baixas pressões normalmente significam mau tempo. À medida que o ar sobe, ele se esfria e o seu vapor de água se transforma em nuvens que podem produzir chuva, neve ou tempestades.Também, há o ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos. As massas de ar deslocam-se sempre de um centro de alta pressão para um de baixa pressão, gerando o vento.

5)Áreas anticiclonais são áreas dispersoras ou que emitem massas de ar ou ventos. As áreas frias são consideradas de alta pressão atmosférica e constituem áreas de dispersão de massas de ar. É o caso das áreas polares e das áreas subtropicais. São esses tipos de áreas que recebem o nome de áreas anticiclonais.

6)Áreas ciclonais são as áreas que recebem as massas de ar, como por exemplo as áreas equatoriais e temperadas, que possuem baixa pressão atmosférica.

Anônimo disse...

Júlia nº19 1ºB
1- Quais são as camadas da atmosfera ?
Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera
2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera - é a camada da atmofera que contém o ar que respiramos, que está em contato com os seres (com a superfície terrestre), é a camada menos espessa e mais densa, sua altitude varia de 8km a 16km, sua temperatura diminui conforme a altitude (mais proximo do solo, mais quente, mais longe do solo, mais frio, até atingir -60°C).
* Estratosfera- é onde se localiza a camada de ozônio, onde a temperatura aumenta de -60°C até 0°C, isso se dá pela interação química e térmica que ocorre entre a radiação e os gases ali presentes, selocaliza entre 12km e 50km.
3- Explique o que é pressão atmosférica : É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre o planeta, é o principal fator responsável pela formação dos ventos que são gerados e se deslocam dos locais de alta pressão para os locais de baixa pressão atmosférica.
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica : Áreas de Alta pressão são áreas onde existe mais ar e é mais frio, as áreas de baixa pressão são áreas onde há menos ar e é mais quente, os ventos vindos destas áreas interagem e influenciam as mudanças de temperatura das regiões.
5- Explique o que são as áreas anticiclonais : Áreas anticiclonais são áreas de alta pressão atmosférica, consequentemente áreas onde há mais ar e é mais frio.
6- Explique o que são as áreas ciclonais: Áreas ciclonais são áreas de baixa pressão atmosférica, consequentemente áreas onde há menos ar e é mais quente.
Beijos,
Júlia nº 19 1ºB

Anônimo disse...

Nome: Otilio Dalçoquio de Souza
n°: 22 1°C

1- Exosfera, Termosfera, Mesosfera, Estratosfera, Troposfera

2- TROPOSFERA: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

ESTRATOSFERA: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).

4- As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5- Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Nome: Cauê Piske Rosa
Nº:12
Ano:1AEM

1) As camadas são:
Troposfera,
Estratosfera,
Mesosfera,
Termosfera,
Exosfera.
2) A troposfera é para mim a camada mais importante pois é nela em que vivemos, nela que existe o ar que respiramos. É a camada da Terra menos espessa porém a mais densa, possuí altitude de 8Km a 16Km, também é a camada que possuí o ar constante.
A estratosfera também é a camada mais importante devido a camada de ozônio estar situada ali, onde esta tem a função de regular a temperatura de Terra devolvendo os raios ultravioletas emitidos pelo Sol de volta de onde vieram. Situa-se entre 12Km a 50Km.
3) A pressão atmosférica é responsável pela formaçâo dos ventos, onde são gerados nas áreas de alta pressão para as áreas de menas pressão.
4)Área de alta pressão ou anticiclone é aquela em que o ar está mais pesado, descendo, conseqüentemente mais frio e seco e nos dá uma boa pista para dizermos que poderemos ter um tempo bom e/ou frio. Se a pressão atmosférica estiver com valor abaixo(baixa pressão ou ciclone) é porque o ar está mais leve, se ele está mais leve, ele subirá, subindo leva o calor e umidade que se transformarão em nuvens e mais tarde em chuva, assim sendo o tempo poderá ser ruim e/ou quente.
5)Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6)Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

1-São as seguintes:Exosfera,Termosfera,Mesosfera,Estratosfera,Troposfera e Superfície Terrestre.
2-troposfera:Ela esta situada entre o quilometro, 8 e 16,é a camada menos espessa, mas a mais densa, e como a altitude vai aumentando, a temperatura nela, chega até -60 graus.
Estratosfera:Onde se situa a camada de ozônio, ela esta entre o quilometro 12 e o quilometro 50,nela a temperatura é de -60 ate 0 grau, pois ha efeitos da radiação solar e dos gases q existem nela.
3-é a pressão exercida em um determinado ponto da atmosfera.
4-Quando é alta pressão é frio, pois há muito ar.Baixa pressão é quando há menos ar e mais quente.
5-Onde é alta pressão, é area anticiclonal, pois há muito ar , e ar frio.
6-Quando é baixa pressão, é area ciclonal, pois há menos ar, e ar quente.

Anônimo disse...

Gustavo Volpi Provesi Número: 20 1 ano A

1-Exosfera, termosfera, mesosfera, estratosfera, troposfera.

2-Troposfera: É a porção mais baixa da atmosfera terrestre. Contém aproximadamente 75% da massa atmosférica e 99% do seu vapor de água e aerossóis. A espessura média da troposfera é de 12 km nas latidudes médias.

Estratosfera: Movimentos do ar sentido horizontal, segunda camada da atmosfera, compreendida entre a troposfera e a mesosfera.

3-Pressão Atmosférica: É a pressão exercida pela camada de moléculas do ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por uma unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.

4-Alta e Baixa Pressão Atmosférica: As altas pressões resultam na decida do ar frio, e as baixas pressões resultam na elevação do ar quente.

5-Áreas Anticicloniais: São áreas frias ou de alta pressão, como as polares, as subtropicais, ou de latitude média e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6-Áreas Cicloniais: São áreas quentes ou de baixa pressão, baixa latitude, são receptoras de ar e vento.

Anônimo disse...

Nome: Lyandra - Nº: 20 - Série: 1ºD

1-Quais são as camadas da atmosfera?
R: Troposfera,estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera.

2- Escreva as principais características das camadas:
*Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.Tem altitude entre 8Km a 16Km. É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir 60ºC. A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
*Estratosfera: Situa-se entre os 12Km a 50Km; É aqui que está a camada de ozônio; Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes; As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J); A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

3- Explique o que é pressão atmosférica :
R: É uma lacuna de ar que age sobre uma superfície.Nas superfícies mais acima do nível do mar,como os planaltos,essa pressão atmosférica é menos intensa, Curitiba, por exemplo.Nas superfícies abaixo do nível do mar,como as depressões,a pressão é mais forte, como a zona abissal.

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica:
R: As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Já as baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5-Explique o que são as áreas anticiclonais:
R: Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Explique o que são as áreas ciclonais:
R: Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Manuella nº27 1ºB
1- As camadas da atmosfera são denominadas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.
2- A camada na qual respiramos, e vivemos, onde ocorrem os fenômenos climáticos é a TROPOSFERA. Sua altitude é entre 8km a 16km, é a camada menos espessa, porém a mais densa.
Na Estratosfera, que situa-se entre os 12km a 50km, a temperatura aumenta de -60ºC e pode chegar a 0ºC. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol.
3, 4- A Pressão Atmosférica é responsável pela formação dos ventos. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
5, 6- Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, ao contrário das ciclonais, são áreas como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos. Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, receptoras de massas de ar e ventos.

Estava com saudades de comentar aqui!! Beijos Conceição

Anônimo disse...

Henrique Pezzini 1°B N°14

1- Troposfera
- Estratosfera
- Mesosfera
- Termosfera
- Exosfera

2-Troposfera: altitude entre 8km a 16 km, camada mais espessa, mais é a mais densa, temperatura constante

Estratosfera: altitude entre 12km a 50 km, camada onde se localiza a camada de ozônio, a radiações absorvidas são as ultravioletas, tem temperatura constante

3- Pressão atmosférica e a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por uma unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície

4- Alta pressão: resultam na descida de ar frio. A Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão

Baixa pressão: causadas pela elevação de ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte

5- Áreas anticiclonais: são as áreas de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar ou vento

6- Áreas ciclonais: são as áreas de baixa pressão e são receptoras de massas de ar e ventos

Anônimo disse...

Isabella Cruz Cesário Pereira (nº14) - 1º ano D

1) QUAIS SÃO AS CAMADAS DA ATMOSFERA?
Em sequência da mais próxima da superfície terrestre à mais distante, as cinco camadas da atmosfera: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2) ESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CAMADAS:
- TROPOSFERA: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre, ou seja, é a que vivemos e a que contém o ar que respiramos. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos, entre outros). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera: Nitrogênio, Oxigênio, Gás Carbônico e outros gases. É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir -60ºC.
- ESTRATOSFERA: É a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se a Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável. Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases nela existentes. Como possui uma pequena quantidade de oxigênio, a estratosfera não é propícia para a presença do homem.

3) EXPLIQUE O QUE É PRESSÃO ATMOSFÉRICA:
Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão (devido à menor quantidade de partículas de ar por unidade de volume) e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre. A pressão atmosférica existe porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura que exerce pressão sobre tudo que está no planeta.

4) EXPLIQUE SOBRE ALTA E BAIXA PRESSÃO ATMOSFÉRICA:
- Nas altas pressões o ar está a descer da atmosfera e a fazer pressão na superfície da Terra.
- O ar vai deslocar-se para uma área onde não haja tanta pressão, dando origem ao vento.
- Nessas áreas de baixa pressão o ar vai subir, arrefecer (esfriar) e vão formar-se nuvens, podendo haver precipitação.
- Na superfície, o ar circula no sentido dos ponteiros do relógio nos Anticiclones (altas pressões).
- Dirige-se para áreas de baixa pressão, onde circula em sentido inverso (Hemisfério Norte).

5) EXPLIQUE O QUE SÃO ÁREAS ANTICICLONAIS:
Áreas anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão atmosférica que são dispersoras ou que emitem massas de ar e ventos.

6) EXPLIQUE O QUE SÃO ÁREAS CICLONAIS:
Áreas ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica que são receptoras de ventos e massas de ar.

Anônimo disse...

giulia weber n-19 1ºa 1troposfera,estratosfera,mesosfera,termosfera,exosfera
2- Troposfera =Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
Estratosfera-Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
As radiações absorvidas são as ultravioletas
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.

3- Explique o que é pressão atmosférica : A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).

4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica : As altas pressões resultam da descida do ar frio.
As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente.

5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.
6- Explique o que são as áreas ciclonais:
Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Alcides Neto Menegatti - n°2 - 1°A

1- Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.
2- Troposfera:
-Tem altitude entre 8Km a 16Km.
- É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
- O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC.
- A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
Estratosfera:
- Situa-se entre os 12Km a 50Km
- É aqui que está a camada de ozônio.
- Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
- As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
- A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
3- É a pressão exercida pelas moléculas de ar sobre a superfície.
4- Essa pressão, dependendo da altitude, pode ser maior ou menor. Quanto mais alto, menos pressão, pois haverá menos oxigênio presente no ar.
5- Áreas anticiclonais são aquelas que tem alta pressão atmosférica e em função da altitude, geralmente locais mais frios. Também são dispersoras de ventos.
6- As áreas ciclonais são aquelas que tem baixa pressão atmosférica, ou seja áreas em que a altitude é baixa e a temperatura é quente, são receptoras de ventos.

Anônimo disse...

Giórgia Hess 11
1ºano B
Camadas da atmosfera
1. -Troposfera; estratosfera; mesosfera; termosfera; exosfera
2. - Troposfera: camada que está em contato com a superfície terrestre e contém o ar que respiramos; camada menos espessa, mas é a mais densa;tem a altitude entre 8km a 16km; zona de limite: tropopausa, onde a temperatura é constante
- Estratosfera: está entre 12km a 50km; onde se encontra a camada de ozonio; a temperatura aumente de -60ºC a 0ºC; zona de limite: estratopausa,onde a temperatura é constante
3. Corrsponde ao peso do ar, é a principal responsável pela formação dos ventos.
4. - Baixa pressão: onde se encontra menos ar e é mais quente
- Alta pressão: onde existe mais ar e é mais frio
5. Anticiclonais: alta pressão
6. Ciclonais: baixa pressão

Unknown disse...

Carlos Eduardo 1ºB número 8.
1-Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.
2- Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude 8km a 16km.
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
O ar junto ao solo é o mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até -60ºC.
A zona limite chama-se tropopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
Estratosfera: Situa-se entre 12km a 50km.
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases ai existentes. As radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J).
A zona limite chama-se estratopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante.
3- Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.
4- As altas pressões resultam na descida do ar frio, neste quase quando a temperatura é menor temos uma alta pressão. Já as baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente, então quando temos uma maior temperatura ocorre uma baixa pressão.
5- Áreas ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

6- Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Patrick Camilo dos Santos 23 1ºC
1: As camadas são: Exosfera, Termosfera, Mesosfera, Estratosfera e a Troposfera.
2: Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Estratosfera: É onde está a camada de ozônio, possui temperatura constante e situa-se entre 12 a 50 km da superfície terrestre.
3: A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos, pois estes são gerados em áreas de alta pressão pra as áreas com baixa pressão.
4: As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.
5: Áreas Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6: Áreas Ciclonais são áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Isadora, 17, 1B

1- Quais são as camadas da atmosfera ?
2- Escreva as principais características das camadas :
* Troposfera -
* Estratosfera-
3- Explique o que é pressão atmosférica :
4- Explique sobre alta e baixa pressão atmosférica :
5- Explique o que são as áreas anticiclonais :
6- Explique o que são as áreas ciclonais:
1-
exosfera
termosfera
mesosfera
estratofera
troposfera
2-
troposfera=
altitude entre 8km a 16km,camada menos espessa porem a mais densa,o ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC, zona limite tem nome de tropopaus
É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
estratosfera=
entre 12km a 50km, aqui que está a camada de ozonio, nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes, as radiações absorvidas são as ultravioletas (6,6 a 9,9 x10-19 J), a zona limite chama-se estratopausa, a temperatura mantém-se constante
3-Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre. A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais).
4-
altas pressões resultam da descida do ar frio, quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo, quanto mais baixa a altitude, maipr a pressão
baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente, a medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.
5-
area anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos
6-
areas ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos

Anônimo disse...

juan maes
nº16

1-Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, e Exosfera

2-*Troposfera: É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos, ela vai do nível do mar até 12 km de altura, as temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até 60°C
*Estratosfera: Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo, na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol.

3-Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

4-*Altas pressões:As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo.
*Baixas pressões:As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade.

5-Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6-Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Luiza Leal n25 1B
1- A Atmosfera é composta pela Troposfera, Estratosfera, Mesosfera,Termosfera e pela Exosfera.
2- Troposfera: é a camada mais próxima da superfície terrestre, estando em contato com a superfície e contendo o ar que respiramos. É a camada mais fina e mais densa, sua altitude é de 8 à 16km. Sua temperatura diminui de acordo com a altitude e chega à -60ºC.
Estratosfera: essa camada se encontra entre 12 à 50km, e nela está situada a Camada de Ozônio. Devido à interação química e térmica entre gases e radiação solar, a temperatura dessa camada aumenta de -60ºC à 0ºC.
3- Pressão atmosférica é a pressão que é feita pelo ar da atmosfera em relação à superfície terrestre, podendo também corresponder à pressão que é exercida sobre uma camada de ar.
4- Alta Pressão: Quando o ar é frio, ele desce lentamente e comprime o ar que está por baixo, causando uma maior pressão, e em regiões de maior pressão há baixa temperatura, já que o ar frio tende à descer.
Baixa Pressão: Quando o ar quente se eleva, cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. À medida que o ar sobe, ele se esfria e o seu vapor de água se transforma em nuvens que podem produzir chuva, neve ou tempestades. As massas de ar deslocam-se sempre de um centro de alta pressão para um de baixa pressão, gerando o vento.
5- As áreas Anticiclonais são áreas frias/de alta pressão e são dispersoras de massas de ar e ventos. São áreas polares, subtropicais e de latitudes médias.
6- As áreas Ciclonais são áreas quentes/de baixa pressão e são as receptoras de massas de ar e ventos. São áreas equatoriais e de baixa latitude.

Anônimo disse...

1. camadas da atmosfera, Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.
2. troposfera: Tem altitude entre 8Km a 16Km; É a camada menos espessa, mas é a mais densa;O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir - 60ºC. Estratosfera: Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
3.Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre
4.As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade
5.Áreas anticiclonais são areas de alta pressão onde se tem mais vento e frio.
6.Áreas ciclonais são áreas de baixa pressão onde há menos vento e com uma temperatura mais elevada

Thomas dos Reis Nº32 1ºB

Anônimo disse...

1 Troposfera, estratosfera, resolverá atmosfera e exosfera
2 primeira camada, menos espessa e mais densa. Temperatura diminui conforme a altitude até chegar a menos 60 graus
Estratosfera: camada de ozônio. Temperatura aumenta de menos 60 a 0 graus.radiação ultra violeta. Estratopausa com temp. constante.

Pressão atmosférica é o principal causador dos ventos

Áreas com alta pressão mais frias São anticiclonais. Áreas com baixa pressão e mais quentes São ciclonais.

Anônimo disse...

1•exosfera, termosfera, mesosfera, estratosfera e troposfera
2• troposfera: A troposfera é a porção mais baixa da atmosfera terrestre. Contém aproximadamente 75% da massa atmosférica e 99% do seu vapor de água e aerossóis. A espessura média da troposfera é de 12 km nas latitudes médias.
Estratosfera: A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C).
3• Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará
4•As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos
As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.


LUCAS WEISE 1° C Salesiano

Anônimo disse...

Stephen Michael 1ºD Nº28

1-As camadas da atmosfera:
Troposfera
Estratosfera
Mesosfera
Termosfera
Exosfera

2-Principais características.

Troposfera:
Tem de 8 a 16 km e é a camada menos espessa

Estratosfera:
Fica entre 12 e 50 km e a camada de ozônio fica nela.

3-Pressão Atmosférica:
É a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.

4-Pressão Atmosférica:

Altas Pressões:Tem mais ar e é mais frio, e são as emissoras.(anticiclonais)

Baixas Pressões:Se tem menos ar,é mais quente.São receptoras do ar.(ciclonais)

5-Áreas anticiclonais:
São as áreas da terra onde se tem a pressão atmosférica maior,ou seja,onde se tem Altas Pressões.

6-Áreas Ciclonais:
São as áreas onde se tem pouca pressão atmosférica,ou seja, onde se tem Baixas Pressões.

Anônimo disse...

Maria Luísa Magalhães Corrêa nº23 1ºD

1- A atmosfera tem varias camadas, sendo elas: troposfera, estratosfera, mososfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2- A troposfera é a camada que esta em contato com a superfície terrestre e nela contém o ar que respiramos. Ela tem uma altitude entre 8km e 16km, ela é a camada mais densa e menos espessa.
A estratosfera tem de 12km a 50km. Nela se encontra a camada de ozônio. A temperatura nessa camada aumenta de -60ºC a 0ºC.

3- A pressão atmosférica é a pressão que exerce sobre a superfície do planeta. Ela muda de acordo com a variação de altitude.

4- Quando maior a pressão atmosférica, mais ar e mais frio, e quando menor pressão atmosférica onde tem menos ar e mais quente.

5- As áreas com Alta pressão atmosférica(mais ar e mais frio), são chamadas também de anticiclonais. Elas são áreas dispersoras massas de ar e ventos.

6- As áreas com Baixa pressão atmosférica(menos ar e mais quente), são chamadas também de ciclonais. Elas áreas receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Guilherme Nunes, Nº 11, 1ºD
1- São a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera.
2- Troposfera: Em contato com superfície terrestre, a camada menos espessa, porém também a mais densa delas.
Estratosfera: Localização da camada de ozônio, radiação ultravioleta é absorvida, temperatura varia de -60ºC a 0ºC.
3-Pressão atmosférica é a força exercida pelo ar em um ponto da superfície da Terra.
4- Alta pressão é quando o ar se desloca do alto para baixo em zonas chamadas anti-ciclônicas, dispersando dito ar e possuindo baixas temperaturas. Já baixa pressão é quando o ar faz o movimento contrário, de baixo para cima em zonas de nome ciclônicas, puxando esse ar em altas temperaturas.
5- São áreas de alta pressão.
6- São as áreas com baixa pressão.

Anônimo disse...

Bruna Caldas-n:01-1d
1-A atmosfera é constituída por cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera; que servem como proteção, uma vez que se elas não existissem não suportaríamos o calor emitido pelos raios solares.
2-A profundidade média da troposfera é de dezessete km (onze milhas) nas latitudes médias. É mais profundo dos trópicos, com vinte km (doze milhas) nas regiões polares, a sete km (4,3 milhas) no verão. Inverno traz variações diferentes. A parte mais baixa da troposfera, onde o atrito com a superfície da Terra influencia o fluxo de ar, é conhecida como limite planetário. A camada é tipicamente algumas centenas de metros e dois km de profundidade, dependendo do relevo e da hora do dia. A fronteira entre a troposfera e a estratosfera, chamada de tropopausa, traz inversão de temperatura.A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jato circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).
3-Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.
4-As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.
Baixas pressões:

As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.
5-Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6-Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.
beijos Ceiça,DIVA <3

Felaype - Bella - Nate - Spiess disse...

Felipe Pereira dos Santos Nº 07
1°D

1- Troposfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera, Estratosfera.

2- Troposfera:É a camada que vai do nível do mar até 16KM, a camada menos densa e mais espessa, e que armazena o ar que respiramos.

Estratosfera:É a camada que contém a camada de Ozônio, que por sua vez, controla a entrada de raios ultravioleta na Troposfera.

3- Pressão Atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta em relação a temperatura e altitude.

4- Alta Pressão: Mais ar, Transfere o vento e tem menor temperatura. Área de Anti-ciclones.

Baixa Pressão: Menos ar, recebe o vento e tem maior temperatura. Área de Ciclones.

5- São as áreas de baixa pressão atmosférica.

6- São as áreas de alta pressão atmosférica.

Luis Antônio 1D disse...

Aluno : Luís Antonio
Numero : 19 Sala: 1D

1 - estratosfera, exosfera, mesosfera, termosfera e troposfera

2-Troposfera (0 - 7/17 km)
A Troposfera é a camada atmosférica que se estende da superfície da Terra até a base da estratosfera(0 - 7/17 km). Esta camada responde por oitenta por cento do peso atmosférico e é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente. A sua espessura média é de aproximadamente 12km, atingindo até 17km nos trópicos e reduzindo-se para em torno de sete quilômetros nos pólos. Todos os fenómenos metereológicos estão confinados a esta camada.

Estratosfera (15-50 km)
Na estratosfera a temperatura aumenta com a altitude e se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura. Apresenta pequena concentração de vapor de água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jacto circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que existe a camada de ozônio e onde começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).

3- Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará

4- As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão e As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

5- Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

6- Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Mateus Spiess, 1ºD, nº22
1- Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera
2-Troposfera: Está em contato com a superfície terrestre e contém o ar que respiramos, tem altitude de 8 a 16 km, é menos espessa, mas a mais densa. É mais quente junto ao solo, mais vai esfriando com maiores altitudes. A estratosfera situa-se entre os 12 a 50 Km, é aqui que está a camada de ozônio, nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.
3-É a força ou o peso que a atmosfera exerce sobre a superfície terrestre.
4-Baixa pressão é quando a pressão atmosférica de um certo local está abaixo de 1013 milibar, e normalmente nesse local há altas temperaturas e "recebimento" de vento. Alta pressão é quando a pressão em um local é maior que 1013 milibar, normalmente nesses locais há baixas temperaturas e "envio" de vento pra as áreas com baixas pressões.
5-Áreas anticiclonais são onde há altas pressões, então o ar frio acaba descendo das partes mais altas da atmosfera, indo diretamente ao solo e impedindo a formação de nuvens e precipitação, é relacionada a tempo seco e frio.
6-Áreas ciclonais são onde há baixas pressões, então o ar frio sobe em espiral, levando com ele partículas de água que se agrupam em nuvens, a deixa o ar quente mais perto da superfície. As áreas ciclonais são relacionadas com chuvas e tempo quente.

Anônimo disse...

Roger Coelho Negreiros
Numero:28
Sala:1c
1-Exosfera,Termosfera,Mesosfera,Estratosfera,Troposfera.
2-Troposfera:Ela se situa entre o quilometro 8 e o 16,é a camada mais expessa e ela chega ate -60 graus.
Estratosfera:Ela se situa entre o quilometro 12 e 50, onde é a camada de ozônio.
3-Pressão atmosferica e o ponto onde ha pressão na atmosfera.
4-Alta:´Quando a altura sobe, e ha muito ar, assim fica mais frio.
Baixa:É quando a altura abaixa, e fica com menos ar, assim a temperatura aumenta.
5-Anticiclonal:Quando ha muito ar, o vento nao pode se mover tao bem, por isso em alta pressão atmosferia são areas anticiclonais.
Ciclonal:Quando ha pouco ar , ele se locomove melhor, por isso em baixa pressão atmosferica é Ciclonal.
Professora Conceição.

Anônimo disse...

1-
R: Troposfera, estratosfera, mesosfera, exosfera, termosfera.
2-
R:Troposfera: A troposfera é a porção mais baixa da atmosfera terrestre.A espessura média da troposfera é de 12 km nas latitudes médias. É mais espessa nas regiões trópicas, podendo alcançar até 17 km de altura, e menos espessa nos polos, podendo alcançar 7 km.Estratosfera: A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 12Km a 50Km, e é aonde fica a camada de ozônio.
3-
R:Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento),onde existe mais ar e é mais frio,onde possui menos ar é mais quente.
4-
R:Um exemplo de alta pressão é quando estamos no fundo do mar, pois há muito ar nesse ambiente, deixando mais frio.E baixa pressão é quando há pouco presença de ar, consequentemente o ambiente fica mais quente.
5-
R: Anticlonal é quando há muita presença de ar, assim dificultando sua locomoção.
6-
R: Ciclonal é quando há pouca presença de ar, assim facilitando a sua locomoção.

Nome: Lara Matos
N°: 9
Sala: 1°C
Professora: Conceição

Anônimo disse...

Nome: Victor N:29º ANO: 1°C
Professora devido a ausência de internet em minha casa, não consegui realizar o trabalho no prazo solicitado.Não sei se você irá aceita-ló, mas estarei mandando da mesma forma.
1) TERMOSFERA,EXOSFERA ,MESOSFERA,ESTRATOSFERA,TROPOSFERA.
2)Troposfera:É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa.
Estratosfera:Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.
3)Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
4) Alta pressão:onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais.
Baixas pressões atmosféricas: menos ar e mais quente/ áreas ciclonais.
5)Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6)Áreas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

colegio salesiano itajai
edilio bittencourt junior 1ºD nº31
1)exosfera,termosfera,mesosfera,estratosfera e troposfera
2)troposfera -A proporção mais baixa da atmosfera terrestre.Contem 75% da massa da atmosfera e 99% do seu vapor de água e aerossóis.A espessura media é de 12km.
estratosfera- Se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C).
3)É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto.É a força por unidade d área, exercida pelo ar. com altas e baixas pressões.
4)ALTAS:As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.

BAIXAS:As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.
5)ÁREAS ANTICICLONAIS:são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6)ÁREAS CICLONAIS:são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Yasmin Oliveira - n°:30 (1°D)
1- Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera

2-Troposfera: Está em contato com a superfície terrestre e contém o ar que respiramos, tem altitude de 8 a 16 km, é menos espessa, mas a mais densa. É mais quente junto ao solo, mais vai esfriando com maiores altitudes. A estratosfera situa-se entre os 12 a 50 Km, é aqui que está a camada de ozônio, nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes.

3-É a força ou o peso que a atmosfera exerce sobre a superfície terrestre.

4-Baixa pressão é quando a pressão atmosférica de um certo local está abaixo de 1013 milibar, e normalmente nesse local há altas temperaturas e \"recebimento\" de vento. Alta pressão é quando a pressão em um local é maior que 1013 milibar, normalmente nesses locais há baixas temperaturas e \"envio\" de vento pra as áreas com baixas pressões.

5-Áreas anticiclonais são onde há altas pressões, então o ar frio acaba descendo das partes mais altas da atmosfera, indo diretamente ao solo e impedindo a formação de nuvens e precipitação, é relacionada a tempo seco e frio.

6-Áreas ciclonais são onde há baixas pressões, então o ar frio sobe em espiral, levando com ele partículas de água que se agrupam em nuvens, a deixa o ar quente mais perto da superfície. As áreas ciclonais são relacionadas com chuvas e tempo quente.

Anônimo disse...

Nicolas Quintino N°:21 1°C

1.Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera.

2.Troposfera:Camada mais próxima da superfície e que contém o ar que respiramos, tem entre 8Km e 16Km e sua temperatura pode atingir -60°C.
Estratosfera:fica entre 12Km e 50Km,é onde fica a camada de ozônio e sua temperatura varia entre -60°C e 0°C.
Mesosfera:fica entre os 50Km e 80Km e é a camada mais fria podendo chegar aos -100°C.
Termosfera:é a camada mais extensa que vai dos 80Km aos 1000Km e também é a mais quente chegando aos 2000°C.
Exosfera:camada depois dos 1000Km que se dilui no espaço.

3.É a pressão que o ar da atmosfera faz sobre a superfície.

4.Quando temos alta pressão teremos mais ar,tornando o local mais frio e quando temos baixa pressão teremos menos ar,tornando mais quente.

5.São as áreas que tem alta pressão atmosférica.

6.São as áreas que tem baixa pressão atmosférica.

Anônimo disse...

Nome: Leonardo Telles
N° 11
1°C
Geografia

Bom dia Conceição ^-^

1 - Troposfera, Estratosfera, Mesosfera,Termosfera e Exosfera
2 - Troposfera - está em contato com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.
Tem altitude entre 8Km a 16Km
É a camada menos espessa, mas é a mais densa
Estratosfera - Situa-se entre os 12Km a 50Km
É aqui que está a camada de ozônio.Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC.
3 -A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão.
4 - alta pressão é onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais e baixas pressões atmosféricas é onde menos ar e mais quente/ áreas ciclonais.
5 - Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.
6 - Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Nome: Rafael N°24 1°C
1- Exosfera, Termosfera, Mesosfera, Estratosfera e Troposfera.
2- Troposfera é a camada da Terra que esta em contato com a superfície, é a camada mais densa.
Estratosfera - É onde fica a camada de ozônio , absorve as radiações ultra violetas.
3- A pressão atmosférica é o principal responsável pela formação dos ventos (ar em movimento), pois estes são gerados e se deslocam das áreas de alta pressão para as áreas de baixas pressões atmosféricas.
4- Alta pressão (onde existe mais ar e é mais frio/áreas anticiclonais) para as áreas de baixas pressões atmosféricas (menos ar e mais quente/ áreas ciclonais
Baixa pressão atmosferica - menos ar e mais quente / areas ciclonais
5- Área Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6-Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.

Anônimo disse...

Colégio Salesiano Itajaí
Aluna: Gabrielli Decker n°: 8 1°D

Trabalho de Geografia – Blog

1.Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

2.*Troposfera: É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos. As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.
*Estratosfera: As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Esta camada vai do fim da troposfera até 50 hm de altura do solo.
3. Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície.
4. Alta Pressão: É descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro da alta pressão.
Baixa Pressão: Esta baixa pressão é causada pela subida do ar quente. No topo, o ar desloca-se para fora e é arrastado para outro lado.
5. Area Anticiclonais são áreas frias ou de alta pressão, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes médias e são dispersoras de massas de ar e ventos.
6. Areas Ciclonais são areas quentes ou de baixa pressão atmosférica (de baixa latitude), como as equatoriais e são receptoras de massas de ar e ventos.