segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A GLOBALIZAÇÃO E A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITALISMO .


enfermped.wordpress.com
Fatos históricos marcantes ocorridos entre o final da década de 1980 e o início da de 1990 determinaram um processo de rápidas mudanças políticas e econômicas no mundo. Até mesmo os analistas e cientistas políticos internacionais foram surpreendidos pelos acontecimentos.
• a queda do muro de Berlim em 1989;
• o fim da Guerra Fria;
• o fim do socialismo real;
• a desintegração da União Soviética, em dezembro de 1991, e seu desdobramento em novos Estados soberanos (Ucrânia, Rússia, Lituânia, etc.);
• a explosão étnica ou das nacionalidades em vários lugares, acompanhada da guerra civil: antiga Iugoslávia. Geórgia, Chechênia, etc.;
• o fim da política do apartheid e a eleição de Nelson Mandela para presidente, na África do Sul.
• acordo de paz entre Israel, OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e Jordânia;
• a formação de blocos econômicos regionais (União Europeia, Nafta, MERCOSUL, ETC.);
• o grande crescimento econômico de alguns países asiáticos (Japão, Taiwan, China, Hong-kong, Cingapura), levando a crer que constituirão a região mais rica e próspera do século XXI;
• o fortalecimento do capitalismo em sua atual forma, ou seja, o neoliberalismo.
• o grande desenvolvimento científico e tecnológico ou Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica.
Até praticamente 1989, ano da queda do Muro de Berlim, o mundo vivia no clima da Guerra Fria.
dc383.4shared.com
De um lado, havia o bloco de países capitalistas, comandado pelos Estados Unidos e, de outro, o de países socialistas, liderado pela ex-União Soviética, configurando uma ordem mundial bipolar ou um sistema de polaridades definidas.
As reformas iniciadas por Gorbatchev, na ex-União Soviética, em 1985, através da Perestróika e da Glasnost, foram pouco a pouco minando o socialismo real e, consequentemente, essa ordem mundial bipolar. A queda do Muro de Berlim, com a reunificação da Alemanha, a eleição de Lech Walesa (líder do Partido Solidariedade) para a presidência da Polônia, em 1990, que representou o término do domínio absoluto do Partido Operário Unificado Polonês sobre a sociedade polonesa, e muitos outros acontecimentos no Leste europeu alteraram profundamente o sistema de forças até então existente no mundo.
De um sistema de polaridades definidas passou-se, então, para um sistema de polaridades indefinidas ou para a multipolarização econômica do mundo. Do confronto ideológico (capitalismo versus socialismo real) passou-se para a disputa econômica entre países e blocos de países.
O beneficiário dessa mudança, historicamente rápida, que deixou muitas pessoas perplexas por sua imprevisibilidade a curto prazo, foi o sistema capitalista, que pôde expandir-se ainda mais, globalizar-se, ou seja, tornar-se praticamente hegemônico na organização da vida social em todas as suas esferas (política, econômica e cultural). Assim, o capitalismo mundializou-se, globalizou-se e universalizou-se, invadindo os espaços geográficos que até então se encontravam sob o regime de economia centralmente planificada ou nos quais ainda se pensava poder viver a experiência socialista.
Nas palavras de Octavio Ianni, sociólogo brasileiro que já há algum tempo vem estudando a questão da globalização:
“O capitalismo atinge uma escala propriamente global. Além das suas expressões nacionais, bem como dos sistemas e blocos articulando regiões e nações, países dominantes e dependentes, começa a ganhar perfil mais nítido o caráter global do capitalismo. Declinam os estados nações, tanto os dependentes como os dominantes. As próprias metrópoles declinam, em benefício de centros decisórios dispersos em empresas e conglomerados(...)” Octavio Ianni, A sociedade global, p. 39.)
A globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje. Mas o que chama a atenção na atual é sobretudo o fato de generalizar-se em vista da falência do socialismo real. De repente, o mundo tornou-se capitalista e globalizado.
sindservsantos.org.br
As características da globalização podem ser assim resumidas:
• internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
• alteração na divisão internacional do trabalho, ou, antes, criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes (por exemplo, um país fabrica um componente do produto, um segundo fabrica outro, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país).;
• o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
• a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;
• o Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.
Nesse quadro de globalização, hoje, as empresas transnacionais:
geofixador.blogspot.com
• atuam em vários países ao mesmo tempo;
• compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo;
• instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens (terrenos, infra-estrutura, isenção ou redução de impostos etc.) e a mão-de-obra é mais barata;
• com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo;
• fazem uma intensa publicidade, convencendo-nos da necessidade de adquiri-los, criando necessidades humanas inimagináveis, num mundo em que não foram resolvidas questões básicas de sobrevivência de centenas de milhões ou bilhões de seres humanos (fome, emprego, moradia, educação, saúde etc.);
• têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.
Na atual fase histórica de predominância do sistema capitalista vem ocorrendo: a fusão de grandes empresas com ampliada concentração do poder político-econômico e aumento de sua influência cultural. Junto com os fundos de pensão, fundos mútuos de investimento e outras instituições similares, essas grandes empresas, com sede em países desenvolvidos, operam financeiramente no mundo inteiro. Com exceção dos de pensão, que precisam operar nos limites da prudência e com perspectiva de longo prazo, os demais fundos e outras instituições financeiras ou empresas, além de aplicar nos setores da indústria clássica e principalmente nos de tecnologia de ponta e de serviços, controlam usualmente os chamados capitais voláteis ou de curto prazo. Fazem investimentos especulativos nas bolsas de valores de todo o mundo; movimentam-se rapidamente em transações controladas por redes eletrônicas; ignoram fronteiras nacionais e vão em busca de espaços geográficos que lhes ofereçam rentabilidade; fogem do controle dos Estados nacionais, cujos governos se sentem impotentes em discipliná-los. Desse modo, comandam a economia mundial e influem sobremaneira no arranjo espacial ou na organização do espaço geográfico das nações, segundo seus interesses ou conveniências.
“Avolumam-se evidências de que, na economia global, cada vez mais é o mercado financeiro, ou seja, as grandes corporações e não os governos, que, em última análise, decide sobre os destinos do câmbio, da taxa de juros, dos preços das commodities”, da poupança e dos investimentos. Sem duvida, a liberação e a globalização dos mercados são altamente vantajosas para o grande capital, cujos horizontes e estratégias transbordam as fronteiras estreitas do Estado nacional (...). Dificilmente encontrar- se - á uma referência às prioridades sociais na retórica “dos arautos da globalização” (H. Rattner, Globalização... in revista do IEA, USP, set./dez. 1995, p. 66)
A flexibilidade de negociação dessas empresas em vários espaços geográficos ao mesmo tempo aumenta com a revolução científica da eletrônica. A informática, o fax, a tevê a cabo e a internet romperam a distância na comunicação; os lugares mais longínquos tornaram-se muito próximos e o simples aperto de uma tecla de computador pelos experts em mercado financeiro transfere milhões de dólares da bolsa de valores de um país para outro. Os denominados capitais de curto prazo ou voláteis fazem a especulação financeira onde bem desejam. Se o mercado é propício aos investimentos, lá vai o capital especulativo para o que chamam de mercado emergente com uma rapidez nunca visto.
tudodetalhes.blogspot.com
Mercados emergentes?
Segundo o economista José Luis Fiori, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, em 01-10-95, após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes. É essa, hoje, nossa identidade no cenário da globalização, onde o que prevalece ou interessa ao grande capital é a perspectiva de mercado.
No contexto de um país subdesenvolvido, os efeitos da globalização têm sido desastroso. Um exemplo ilustrativo foi ocorrido com o México, que viveu sua pior crise financeira em dezembro de 1994. O país fora, até então, o melhor aluno do FMI e do Banco Mundial, fez a desregulamentação da economia, a abertura econômica ao exterior e a política de privatizações de suas empresas estatais.
De um dia para outro, bilhões de dólares de capital especulativo foram transferidos de suas bolsas de valores para outras praças. A crise financeira resultante teve as consequências típicas desse quadro: inflação, recessão, aumento do desemprego e falências de empresas.
Estamos vivendo, portanto, um momento ímpar na história da humanidade. A globalização da economia exige das empresas nacionais um esforço muito grande para se adaptarem à nova realidade mundial, com métodos cada vez mais apurados de administração empresarial, controle eficaz do capital financeiro, novas tecnologias, baixos custos de produção, mão-de-obra altamente qualificada etc., requisitos que que elas nem sempre são capazes de possuir.
No mundo globalizado, a competição e a competitividade entre as empresas tornaram-se questões de sobrevivência. Entretanto, como o poder das empresas (quanto ao domínio de tecnologia de capital financeiro, de mercados, de distribuição etc.) é desigual, surgem relações desiguais entre elas e entre elas e o mercado. Algumas sairão vitoriosas e outras sucumbirão. Muitos setores da economia estão oligopolizados e até mesmo monopolizados, dificultando a entrada de novos competidores. Desse modo, a noção de livre mercado é relativa. Muitos setores da atividade econômica já têm “donos” e dificilmente permitirão a entrada de novos produtores. A globalização da economia e das finanças beneficia, assim, amplamente o grande capital, as grandes corporações transnacionais. Inserido nessa nova conjuntura, nessa nova ordem econômica, o Brasil fez a abertura econômica para o exterior, tem aplicado a política de privatizações e empenha-se em desregulamentar sua economia, oferecendo vantagens às transnacionais para que aqui se instalem. Em alguns segmentos da economia, como as indústrias farmacêuticas, da borracha, do fumo e a automobilística, existe um domínio absoluto das transnacionais. Cerca de 44% do total das exportações de manufaturados brasileiros são das transnacionais. Somos uma das economias mais internacionalizadas do mundo e caminhamos a passos largos para que essas características se acentuem em vista do processo de globalização que estamos vivendo.
O desafio que esse quadro nos impôs é o de definir uma política de controle da ação dessas corporações e dos capitais de curto prazo, principalmente daqueles que possuem enorme poder econômico e político, e centros de decisão sediados no exterior.
Atualmente somos a sexta economia do mundo e não conseguimos resolver vários problemas referentes ao meio ambiente, com queimadas e desmatamentos sem controle, para beneficiar as madeireiras e agropecuaristas, falta de uma boa educação, moradia, mão-de-obra qualificada, um salário mínimo vergonhoso e mais vergonhoso ainda é o salário dos aposentados.
Fonte:Melhem Adas/Panorama Geográfico do Brasil
Adaptado por: Geo-Conceição


Atividade :
1- Explique o que é globalização:
2- Escreva três características da globalização :
3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?
4- Após a Segunda Guerra Mundial, quais as denominações foram dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos ?
5- Dê o significado das palavras :
* monopólio -
* oligopólio -
* cartéis -
* trustes -
* royaltys -
* commodity -
* dumping.

94 comentários:

Laryssa Cabral disse...

1-A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Simplificando, é o acesso que temos aos produtos de outros países e eles aos nossos.
2-• o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
• a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;
• o Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.
3-As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.
4-Deram quatro denominações para países subdesenvolvidos: na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5-Monopólio: uma única empresa comanda diversos setores.
Oligopólio: um pequeno grupo de grandes empresas que comandam o setor econômico.
Cartéis: uma organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção.
Trustes: quando empresas fazem fusão em outras, ou seja, comandar. Exemplo: Perdigão e Sadia = mesmo dono.
Royalty :Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Commodity: significa mercadorias e tem uma enorme importância na economia mundial. É um termo genérico para definir produtos de base, homogêneos, de alto consumo, pouca industrialização, produzidos e negociados por várias empresas, com qualidade quase uniforme.

Laryssa Cabral - 1ºC EM - 16

Anônimo disse...

Beatriz de Souza - nº: 05 - 1°D
1- Fenômeno econômico e social que ocorre estabelecendo uma integração entre países, tornando o mundo interligado, uma Aldeia Global. Esta quebra de fronteiras gerou uma expansão do capitalismo, que, com o fim do socialismo real, tornou-se predominante. Deste modo, os governos e empresas realizam transações financeiras e comerciais (e até culturais), a fim de expandir os negócios.
2- Blocos Econômicos: União de países de interesse mútuos, com a finalidade de facilitar o comércio, beneficiando os países membros com redução ou isenção de impostos e buscam soluções para problemas comerciais.
Internacionalização da produção: Internacionalização da produção: Realizar parte do processo de produção no exterior e a expansão da empresa, indo além do seu país de origem.
Empresas procuram instalar-se onde os governos oferecem mais vantagens, como isenção ou redução de impostos, mão de obra barata, infraestrutura, etc.
3- As transnacionais são corporações industriais, comercias e de prestação de serviços, que possuem matriz em seu país de origem e instalam filiais em outros países.
4- Na década de 50, os países não desenvolvidos, foram denominados países em desenvolvimento; De 60 á 70, países recentemente industrializados; Em 80 países endividados; A partir da década de 90, são chamados de Mercados Emergentes.
5- Significado de:
Monopólio: é a situação em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto e impõem preços aos que comercializam.
Oligopólio: Acontece quando um grupo de empresas detém uma parcela elevada do mercado, dominando o comércio de um determinado produto.
Cartéis: Grupo de empresas independentes que formalizam um acordo com objetivos em comuns, visando formar um grupo monopolizador no mercado.
Trustes: União de empresas com o intuito de monopolizar mercadorias.
Royalties: É quando um proprietário cobra a patente do produto para permitir seu uso ou comercialização.
Commodity: são mercadorias produzidas em grande quantidade por diferentes produtores, comercializadas e negociadas em nível mundial.

Anônimo disse...

aluno: Eduardo Augusto Steffens.
n°7/ 1°ano em A
4) Os países subdesenvolvidos; em desenvolvimento; países recentemente industrializados; endividados, passam a ser chamados de mercados emergentes.
5) - monopólio= Busca atingir uma maior margem de lucro, é praticado em diversos países e, se consiste no privilégio exclusivo de uma empresa para venda ou exploração de um produto. Algo que é errado e afeta bastante o consumidor em termos de preço.
- oligopólio= É o monopólio mais atualizado, se consiste no mesmo que o monopólio, mas a diferença é que este é praticado por várias empresas.
- cartéis= É também uma pratica ilegal, difere os direitos do consumidor, se consiste em encontro de empresas autônomas e independentes de um mesmo setor de atividade que discutem e depois estabelecem acordos para fixar preços praticados a fim de não haver variação dos mesmos.
- trustes= É a junção de um grupo de empresas, a fim de formar uma única e grande corporação. Que controlam a disponibilidade de mercadorias e preços. Existem dois tipos de trustes: o vertical (vários ramos) e horizontal (mesmo ramo).
- royaltys= É referente a uma quantia em dinheiro solicitada pelo dono de uma região cujos recursos naturais são explorados por empresas; proprietário; proprietário de processo de produção; e autor de uma determinada obra a ser utilizada por um investidor para fins lucrativos. Os royalties são vistos como uma tributação sobre a extração de um determinado recurso natural ou propriedade; no setor privado, o royalty é percebido como uma participação justa dos lucros.
commodity= No idioma inglês, commodities significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.
Os principais tipos de commodities são:
• Agrícola. Ex. café, trigo, soja;
• Recursos pesqueiros. Ex. peixes, lulas, crustáceos, ostras;
• Mineral. Ex. ouro; petróleo.
• Financeira. Ex. dólar, euro; real
• Ambiental. Ex. água, créditos de carbono
• Recursos energéticos. Ex. energia eléctrica
• Química. Ex. ácido sulfúrico, sulfato de sódio
No idioma inglês, commodities significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.

Anônimo disse...

Nicole Rebello nº30 1ºB
1- Explique o que é globalização:
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
2- Escreva três características da globalização:
Internacionalização da produção. Internacionalização ou globalização das finanças. Alteração na divisão internacional do trabalho, ou, antes, criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes.
3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?
Atuam em vários países ao mesmo tempo, compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo, instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens e a mão de obra é mais barata, com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo, fazem uma intensa publicidade, têm um faturamento gigantesco.
4- Após a Segunda Guerra Mundial, quais as denominações foram dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos?
Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados, na de 80, países endividados, na de 90, as bolsas de valores excluíram nos da condição de países pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais e passamos a ser chamados de mercados emergentes. É essa, hoje, nossa identidade no cenário da globalização, onde o que prevalece ou interessa ao grande capital é a perspectiva de mercado. No contexto de um país subdesenvolvido, os efeitos da globalização têm sido desastroso. Um exemplo ilustrativo foi ocorrido com o México, que viveu sua pior crise financeira em dezembro de 1994.
5- Dê o significado das palavras:
*monopólio* - Designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
*oligopólio* - É uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e serviços.
*cartéis* - É um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
* trustes - É a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
*royaltys* - Derivada da palavra "royal", que significa "aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, monarca ou nobre Inventor, que se encontra sob a guarda do rei para o bem do Estado, por ser de real interesse deste e da Nação", desenvolvimento de um negócio, invenção, exploração, que com certeza irá gerar renda, dos quais o governo e principalmente o Estado (Nação), terá seu devido imposto, sendo o royalty, protegido dessa forma pelo Estado, pelo Chefe de Estado, para não ser de lapidado por Piratas.
*commodity* - O seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Anônimo disse...

Respostas(A globalização e a mundialização do capitalismo)

1- É um processo de integração econômica, cultural, social e política. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial européia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes.

2- Internacionalização da produção;
Internacionalização ou globalização das finanças;
O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3- Elas atuam em vários países ao mesmo tempo;
Compram melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo;
Instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens (terreno, infra-estrutura, isenção ou redução de impostos etc.) e a mão-de-obra mais barata.
Com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo.

4- Na década de 50, países em desenvolvimento; nas décadas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na década de 80, países endividados e na década de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países, pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais, passando a sermos chamados de mercados emergentes.

5- Monopólio: é quando uma única empresa ou vendedor tem o controle total da oferta de determinado produto ou serviço. Quando uma empresa pratica monopólio, há risco maior de os preços serem abusivos e a qualidade dos produtos inferior ao que poderia ser oferecido ao consumidor.
Oligopólio: é quando um grupo de empresas tem o controle total da oferta de determinado produto ou serviço.
Cartéis: é uma forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, geralmente atuantes do mesmo setor, promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços.
Trustes: são empresas que abrem de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização. Eles podem ser horizontais( empresas do mesmo rumo) ou verticais( empresas que cuidam de todo processo de formação, do início ao fim.
Royaltys: são empresas que pagam valores em dinheiro a outras empresas ou governos, para adquirirem direito a algo.
Commodity: é o termo usado no mercado financeiro para falar dos produtos primários, como café, algodão, açúcar e metais negociados na bolsa de valores.

Aluno: Gabriel da Silva Baptista
Número: 11
Série: 1 ano A
Data: 21/04/2013

Anônimo disse...

1- Globalização é é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
2- • internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
• o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
3-A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.
4-após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5-
monopólio:Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.
- Oligopólio: é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
- cartéis: é toda forma de coordenação de decisões entre empresas concorrentes, que elimine a rivalidade entre elas e busque a obtenção de lucros mais elevados do que seriam auferidos na ausência do cartel.
- trustes: é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
- royaltys: é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. Seu plural é royalties.
- commodity: é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Nome: Michael P. G. Fusão 1ºA
Nº 24

Anônimo disse...

Nome:Rafael Espíndola
Nº: 31
Ano: 1º B

1 - A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica,social, cultural, política,que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.

2 - internacionalização da produção;
internacionalização ou globalização das finanças;
o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;


3- nessa nova ordem econômica, o Brasil fez a abertura econômica para o exterior, tem aplicado a política de privatizações e empenha-se em desregulamentar sua economia, oferecendo vantagens às transnacionais para que aqui se instalem. Em alguns segmentos da economia, como as indústrias farmacêuticas, da borracha, do fumo e a automobilística, existe um domínio absoluto das transnacionais.

4- após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5 -
monopólio: é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.

oligopólio: é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

cartel: é um acordo feito entre empresas, geralmente, com o objetivo de aumentar os lucros. A formação de cartéis pode ocasionar a formação de monopólios (dominação significativa por parte de algumas empresas). Esse acordo é vantajoso para os seus participantes. Os cartéis são formados desde a Segunda Revolução Industrial, no século XIX.

truste: é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

royalty: é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade.

commodity: é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Anônimo disse...

Augusto 05 1ªB

1- Explique o que é globalização:
R: A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse processo é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
2- Escreva três características da globalização :
R: 1º grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;internacionalização da produção e a internacionalização ou globalização das finanças.
3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?
R: Elas estão se fundindo com outras grandes empresas e ampliadam concentração do poder politico-economico e o aumento de sua influencia cultural.
4- Após a Segunda Guerra Mundial, quais as denominações foram dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos ?
R:Foram 4: Países subdesenvolvidos; Países em desenvolvimento; Países recem-industrializados e Países endividados.
5- Dê o significado das palavras :
* monopólio -Comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou um grupo tornar-se único possuidor de determinado gênero de mercadorias para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.Posse exclusiva, propriedade de um só.
* oligopólio -O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado. As políticas adotadas pelos oligopolistas são tomadas de acordo com os efeitos sobre os seus rivais, como por exemplo: têm-se as políticas de preço que influem nos lucros e nas vendas dos concorrentes.
* cartéis -Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
* trustes -Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.
* royaltys -Pagamento ao seu detentor pelo uso ou exploração de concessões ou direitos, como patentes de invenção, jazidas minerais, propriedade literária e artística, marcas comerciais.
* commodity -Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais.

Anônimo disse...

Nome:Alexandre Biu N°:01 Série:1B

Olá conceição! ai vai as respostas!
Q1:Em minha opinião globalização é o conjunto de transformações na ordem política, econômica, cultural, social. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

Q2:As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações

Q3:No mundo globalizado, a competição e a competitividade entre as empresas tornaram-se questões de sobrevivência. A globalização da economia e das finanças beneficia, assim, amplamente o grande capital, as grandes corporações transnacionais. Inserido nessa nova conjuntura, nessa nova ordem econômica, o Brasil fez a abertura econômica para o exterior, tem aplicado a política de privatizações e empenha-se em desregulamentar sua economia, oferecendo vantagens às transnacionais para que aqui se instalem.

Q4:Os países deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
Q4:
MONOPÓLIO:designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
OLIGOPÓLIO:é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
CARTÉIS:é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação
TRUSTE:é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor.
ROYALTY:é uma palavra inglesa derivada da palavra "royal", que significa "aquilo que pertence ao Chefe de Estado.
COMMODITY:é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria.

Anônimo disse...

Sthefany Reis N°30 1°A
1-É quando um produto que mesmo sendo fabricado em um país, ele é "consumido" em outros países que não tem do mesmo produto.
2-A revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica; a homogeneização dos centros urbanos; e a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos.
3-Elas tem exatamente esse vínculo com as empresas de outros países, para que esses possam também utilizar de seus produtos, ela organiza suas produções em bases internacionais.
4-Em 60-70; "A globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais e passamos a ser chamados de mercados emergentes".
5- Monopólio:É quando uma empresa por exemplo domina todo um mercado em seu seguimento, ou seja, não tem concorrentes.
Oligopólio:Corresponde a uma situação em que há um grupo bastante restrito de ofertantes de um determinado produto.
Cartéis:É um acordo feito entre empresas, geralmente, com o objetivo de aumentar os lucros.
Trustes:É uma forma de oligopólio na qual as empresas envolvidas abrem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Royaltys: São uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no Brasil.
Commodity :São produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas

Unknown disse...

Nome: Ingrid de Melo Ribeiro N°15 1 ano C

Questões:

1-Explique o que é globalização:
A globalização êh um fenômeno social que ocorre em grande escala global. Esse processo integra um caráter econômico , social, cultural e político em diversos países.Eh um processo originário que ocorre diversas evoluções, principalmente nos meios de transporte e nas telecomunicações, fazendo o mundo " diminuir "as distâncias.

2- Escreva três características da globalização
As características da globalização são:
• internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
e alteração na divisão internacional do trabalho, ou, antes, criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais.

3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?
Agem produzindo produtos para comercializar no países em que atuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. O Brasil fez a abertura econômica para o exterior, tendo aplicado a política de privatizações e empenha-se em desregulamentar a sua economia, oferecendo vantagens para quem se instala aqui.

4- Após a Segunda Guerra Mundial, quais as denominações foram dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos ?
Foram dadas quatro denominações para países não desenvolvidos; Pois na década de 50, países estavam em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5- Dê o significado das palavras :

Monopólio -situação de ser o único a vender um produto.

oligopólio - Eh um termo usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

Cartéis-comercial promovido entre empresas a fim de se determinar os preços e limitar a concorrência.

Trustes -Coligação econômica que controla um conjunto de empresas.

Rovaltys - Soma em dinheiro cobrada pelo proprietário de um de produto ou processo de produção, marca, pelo inventor para permitir produzir e comercializar.

Commodity -Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial.

Anônimo disse...

1)A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturados
2)Ás três principais características da globalização são:
1- A homogeneização dos centros urbanos
2- A expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos
3- A revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica

3)Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

4)As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
5) Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Cartel é um acordo feito entre empresas, geralmente, com o objetivo de aumentar os lucros. A formação de cartéis pode ocasionar a formação de monopólios (dominação significativa por parte de algumas empresas). Esse acordo é vantajoso para os seus participantes. Os cartéis são formados desde a Segunda Revolução Industrial, no século XIX.

Truste é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.


Bianca Balsini,1B,numero 7.

Anônimo disse...

1- A globalização é um acontecimento que iniciou nós séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. Porém a globalização atual conta com uma velocidade e uma abrangência de seu processo muito maior do que as antigas. É importante lembrar que a globalização atual também costuma generalizar em vista da falência do socialismo real.
2- A globalização contém algumas características, dentro delas podemos destacar :
• internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
• a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;
3- As empresas transnacionais atualmente atuam em vários países ao mesmo tempo; compram a melhor matéria prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo; se instalam onde os governos oferecem mais vantagens e onde a mão de obra é mais barata; enviam seus produtos para todos os cantos do mundo com um eficiente sistema de distribuição; fazem uma intensa publicidade com o intuito de nos convencer da necessidade de adquiri-los; e têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior á soma do PIB de vários países.

4- Após a Segunda Guerra Mundial, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos:
Na década de 50 - países em desenvolvimento;
Nas décadas de 60 a 70, - países recentemente industrializados;
Na década de 80 - países endividados;
Na década de 90 - mercados emergentes.
5- * monopólio - é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
* oligopólio - O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
* cartéis - Um cartel consiste numa organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção.
* trustes - Truste é uma forma de oligopólio na qual as empresas envolvidas abrem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. O truste pode ser horizontal ou vertical.
* royaltys - Royalty é uma palavra inglesa derivada da palavra "royal", que significa "aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, monarca ou nobre Inventor, que se encontra sob a guarda do rei para o bem do Estado, por ser de real interesse deste e da Nação", podendo ser usada também para se referir à realeza ou nobreza.
* commodity - Commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.


ISABELA S. LEITE - 1° ANO B

Anônimo disse...

nome: Guilherme Nunes nº:15 1ºB

1º)''A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais cujos mercados internos já estão saturados.''(1)

2º) *Aumento da velocidade no processamento das informações.

* As máquinas ocupam cada vez mais o espaço do homem na execução de tarefas.

* Presença da informação instantânea.

3º) ''As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.'' (2)

4º)na década de 50, países em desenvolvimento

nas de 60 a 70, países recentemente industrializadosna.

na de 80, países endividados

na de 90 mercados emergentes.

5º) *monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.

* dominio comercial de um pequeno grupo de empresas

* Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação

* Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

* Os royalties constituem uma das formas mais antigas de pagamento de direitos. A palavra royalty tem sua origem no inglês royal, que significa "da realeza" ou "relativo ao rei". Originalmente, royal era o direito que os reis tinham de receber pagamento pela extração de minerais feita em suas terras.

*Commodities são produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas. Podem ser produtos agropecuários, como boi gordo, soja, café; minerais, como ouro, prata, petróleo e platina; industriais, como tecido 100% algodão, poliéster, ferro gusa e açucar; e até mesmo financeiros, como as moedas mais requisitadas (dólar e euro), ações de grandes empresas, títulos de governos nacionais, etc.

Fontes:

(1)http://pt.wikipedia.org/wiki/Globalização

(2)http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/transnacionais.htm

Anônimo disse...

Aluno: Matheus Guilherme Lemos nº28 Série : 1º B

1- Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais para os demais.

2- 3 características da globalização podem ser:
- o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
- o Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.
- internacionalização da produção;

3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?
-Atuam em vários países ao mesmo tempo;
- compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo;
- instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens (terrenos, infra-estrutura, isenção ou redução de impostos etc.) e a mão-de-obra é mais barata;
- com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo;
- fazem uma intensa publicidade, convencendo-nos da necessidade de adquiri-los, criando necessidades humanas inimagináveis, num mundo em que não foram resolvidas questões básicas de sobrevivência de centenas de milhões ou bilhões de seres humanos (fome, emprego, moradia, educação, saúde etc.);
- têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países. Então elas provocam grande farturas, economias à quem as lideram, no caso, enriqueceram ainda mais.

4- Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados/países emergentes. É essa, hoje, nossa identidade no cenário da globalização, onde o que prevalece ou interessa ao grande capital é a perspectiva de mercado.

5- Monopólio: é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam, surgem devido a características particulares de um determinado mercado, ou devido a regulamentação governamental.
-Oligopólio é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço, ou seja, quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto.
- Cartéis são acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
- Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização ou pode ser até mesmo uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
- Royaltys é uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos Estados, Municípios, ao Comando da Marinha, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Fundo Especial administrado pelo Ministério da Fazenda, que repassa aos estados e municípios de acordo com os critérios definidos em legislação específica, neste caso falamos da brasileira.
- Commodity são mercadorias em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão, onde preço é controlado por bolsas internacionais.

Unknown disse...

1. É o processo de interação entre o mundo, ligados pela econômia, cultura e política.
2. Países importando e exportando produtos; Comunicação aberta entre países distantes; Miscigenação dos povos em diferentes locais
3. Elas estão em todas as partes do mundo, com locais diferentes onde se produz, extrai e comercializa, não nescessáriamente nessa ordem.
4. Eram quatro denominações, subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados, na de 80, países endividados, na de 90.
5. a) Quando uma empresa não tem concorrentes em um determinado produto.
b)Grande quantidade de empresas em um determinado local.
c)União de empresas para determinar valores do mercado.
d)União de empresas para derrubar uma empresa em específico, com objetivo de dominar o mercado.
e)Valor recebido pelo proprietário de uma descoberta ou invenção patenteada.
f)Produto padronizado cujo preço não é definido pelo produtor.

Eduardo Rodrigues nº5 1ºC


Anônimo disse...

1- Globalização é uma expansão que todos os países do ‘’globo’’ estão em constante interação ,seja econômica, social ou cultural , é a mundialização que iniciou nos séculos XV e XVI onde ocorreu o aumento no marítimo-comercial europeia e o capitalismo; Claro que atualmente existe bem mais ferramentas para facilitar esse processo.

2- Três aspectos da globalização: grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte, internacionalização da produção e/ou globalização das finanças.

3- As transnacionais nesse momento estão atuando em vários países ao mesmo tempo, compram a matéria-prima em qualquer lugar do mundo ao menor preço, com muita agilidade conseguem transportar suas mercadorias para todos os lugares do mundo, mão-de-obra mais barata quando se instalam em lugares que o governo propõe, publicidade intensiva, faturamento maior; Entre as 100 maiores estão : China, Índia, Brasil, Rússia, etc...

4- Mercados Emergentes.

5- Monopólio : ‘’Concorrência imperfeita’’, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.

Oligopólio: ‘’ Evolução de monopólio’’ onde um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Cartéis: Acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação
de preços ou cotas de produção.

Trustes: ‘’Formação de um oligopólio’’ onde há a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o sentido de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Royalty: "Aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, monarca ou nobre inventor (por ser de real interesse deste e da Nação)".

Commodity: ‘’Mercadoria’’ , utilizado para designar bens.

Guilherme Luiz / nº 12 / 1ºC

Anônimo disse...

Vinicius S. 1A n33

1-A globalização em geral é ida e vinda de produtos estrangeiros, bem como o uso de um aparelho celular, você usa um dispositivo da apple por exemplo ele é fabricado no Brasil porém sua ''matriz'' esta em outro pais, os EUA. Bem como isso também existe televisões e quase tudo de nosso dia a dia, isso se chama globalização, a exportação e importação são as bases principais para ela acontecer.

2-internacionalização da produção.
-internacionalização ou globalização das finanças.
-o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3- Elas são empresas aproveitadoras e exploradoras, procuram sempre por um local onde o governo possa lhes ajudar, está sempre pagando a mão de obra minima possível, oque faz com que seus lucros geralmente mais que tripliquem fazendo com que elas tenham uma renda per capta maior do que a de muitos paises, exportam e importam seus produtos feitos e suas materia primas e o pior de tudo é que a população sofre com o quase que ''trabalho escravo''.

4- Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5- Monopólio: é quando existe um vendedor ''chefe'' que controla e que fica com a maior parte dos lucros, ele controla a mercadoria e etc.

Oligopólio: Ocorre quando existe um pequeno número de chefiadores daquilo, ela se é atribbuida a diferença na qualidade dos produtos vendidos.

Cartéis: Formado por empresas independentes que fazem produtos semelhantes e tem acordos para dominar o mercado desses produtos, como por exemplo, fabricas de veículos, empresas de cigarros, de exploração de petróleo, etc.

Trustes: Quando duas empresas se juntam formando apenas uma. Exitem dois tipos de união: a horizontl que é quando duas empresas se juntam a fim de fabricar o mesmo tipo de produto.
E o vertical: que ocorre quando se juntam a fim de ter diferentes produtos porém dividir seus lucors, como por exemplo o processo de plantação da cana de açucar até o processo de dividir o açucar e fazer o alcool.

Royaltys: É o preço cobrado ao proprietário de uma obra ou marca para poder então comercializar ou colocar em uso este produto ou nome no mercado.

Commodity: É quase que literalmente a mercadoria, o produto, é utilizado quando com intenção de se referir a algum bem de alguém.

Anônimo disse...

GIOVANNA PERCIAVALLE N°14 1D
1- Explique o que é globalização: Globalização é um processo da interação na questão econômica, social, cultural e politica que "liga" o mundo inteiro formando uma aldeia global.
2- Escreva três características da globalização: movimento de migração, questão ambiental: sua importância para todos e presença nas discussões internacionais e internacionalização da produção
3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?A globalização intensificou as relações comerciais numa escala planetária, e, nesse sentido, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países. A revolução técnico-científica-informacional viabilizou ainda mais a atuação das transnacionais, visto que ocorreu (e ainda ocorre) o aperfeiçoamento dos meios de transporte, de telecomunicações, entre outros aparatos fundamentais para a realização eficaz dessas atividades. (http://www.alunosonline.com.br/geografia/transnacionais.html)
4- Após a Segunda Guerra Mundial, quais as denominações foram dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos? terceiro mundo
5- Dê o significado das palavras :
* monopólio - quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam
* oligopólio - estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
* cartéis - é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
* trustes - uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado
* royaltys - inúmeras despesas necessárias ao desenvolvimento de um negócio, invenção, exploração, que com certeza irá gerar renda, dos quais o governo e principalmente o Estado (Nação), terá seu devido imposto
* commodity - substâncias extraídas da terra e que mantém até certo ponto um preço universal

Anônimo disse...

1-Globalização é algo se tornar hegemônica e dominante na organização da vida social nas esferas política,econômica e cultural.

2-Internacionalização da produção,globalização de finanças e alteração na divisão internacional de trabalho.

3-As transnacionais estão se beneficiando com a globalização e começam a se instalar em vários países,um grande exemplo é o Brasil,já que 44% das exportações de manufaturados brasileiros vem das transnacionais.

4-Países em desenvolvimento,países recentemente industrializados,países endividados e mercados emergentes.

5-
Monopólio: Privilégio legal ou de fato, que possui um indivíduo, uma companhia ou um governo de fabricar ou de vender certas coisas, de explorar certos serviços, de ocupar certos cargos.
Oligopólio: Mercado em que só há um pequeno número de vendedores para uma multidão de compradores.
Cartéis: Acordo comercial entre empresas, que se organizam numa espécie de sindicato para impor preços no mercado, suprimindo ou criando óbices à livre concorrência.
Trustes: Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.
Royaltys: Rendas devidas a um inventor, autor ou editor pelo uso de suas patentes ou direitos.
Commodity: Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial,cujo preço é controlado por bolsas internacionais.

Gabriel Eduardo 1ºD
Nº11

Anônimo disse...

Lucas Veira de Medeiros
Nº:21
1ºC
1- Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX.Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

2- *Internacionalização da produção;
*Internacionalização ou globalização das finanças;
*O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3- Altera a divisão internacional do trabalho em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes.

4- Parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países.

5- *Monopólio: Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
*Oligopólio: dominio comercial de um pequeno grupo de empresas.
*Cartéis: Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as quotas de produção, que assim deixam de concorrer entre si.
*Truste: Truste é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização.
*Royalties: rata-se de uma retribuição financeira paga mensalmente pelo franqueado ao franqueador pelo uso contínuo da marca, pelo apoio permanente que o franqueado recebe.
*Commodity: Commodities são produtos padronizados, não diferenciados cujo processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade)e cujo o preço não é definido pelo produtor.

William Furtado - 1°C disse...

Aluno: William Furtado - n°35
Turma: 1°C

1- Processo que consiste na forma de como os países aproxima e interage pessoas do mundo, levando em conta os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais.

2- 1) Internacionalização da produção.
2) Globalização das finanças.
3) Intenso movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3- Como agora possuem um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo. Com uma intensa publicidade, convence-nos da necessidade de adquiri-los e então consequentemente têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.

4- Países Emergentes; Terceiro Mundo; Países Subdesenvolvidos.

5- Monopólio - Situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Oligopólio - Estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
Cartéis - União secreta de empresas do mesmo ramo de negócios, que estabelecem entre si acordos para fixar um mesmo preço para seus produtos.
Trustes - Controlam grande parte do mercador consumidor, diminuindo também a concorrência e a possibilidade de o consumidor encontrar produtos com menores preços.
Royaltys - Cobrança feita pelo proprietário de uma patente de produto, que permite o uso ou a comercialização do produto, durante determinado tempo, enquanto forem pagos os direitos para o proprietário.
Commodity - São mercadorias de nível primário, propensas à transformações em etapas de produção.

Anônimo disse...

Aluna: Beatriz de Oliveira
Série: 1º D
Número: 4

Respostas:
1- A globalização não é um acontecimento recente. Ela começou nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje.


2- 1) Grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

2) A questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais.

3) Internacionalização da produção.


3- Alteração na divisão internacional do trabalho, ou, antes, criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes (por exemplo, um país fabrica um componente do produto, um segundo fabrica outro, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país).



4- Países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países



5-
Monopólio: Quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço.


Oligopólio: Domínio comercial de um pequeno grupo de empresas.


Cartel: Organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção.


Truste: Resultado do capitalismo que forma um oligopólio.

Royaltys: Os rendimentos de qualquer espécie decorrentes do uso, fruição ou exploração de direitos.

Commodity: Significa literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens.

Anônimo disse...

1º A - Pietra Barreto - Nº27
1- A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distancias e transcender as fronteiras nacionais. Podemos usar assim, para mais fácil compreendermos, um exemplo, o Mc Donalds é uma empresa americana que tem filiais na maioria das cidades, estados, do mundo, então nós moradores de Itajaí quando consumimos um produto dessa marca estamos “participando” da globalização.
2- Internacionalização da produção; grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte; questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais.
3- Devido a esta fase histórica de predominância do sistema capitalista as transnacionais vêm agindo na fusão de grandes empresas com ampliada concentração do poder político-econômico e no aumente de sua influência cultural . Junto com os fundos de pensão, fundos mútuos de investimentos e outras instituições similares, essas grandes empresas, com sede em países desenvolvidos, operam financeiramente no mundo inteiro. Com consequência a isso as transnacionais operam em vários países ao mesmo tempo, tem um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.
4- Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5- Monopólio: é uma condição do mercado caracterizada pelo controle, por um só vendedor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores.
Oligopólio: mercado é controlado por um pequeno grupo de empresas.
Cartéis: Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
Trustes: Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.
Royalty: Renda devida a um inventor, autor ou editor pelo uso de suas patentes ou direitos. Pagamento ao seu detentor pelo uso ou exploração de concessões ou direitos, como patentes de invenção, jazidas minerais, propriedade literária e artística, marcas comerciais. (Usa-se mais frequentemente o plural royalties e, em linguagem editorial, prefere-se a expressão direitos autorais.)
Commodity: Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais. V mercado de commodities

Anônimo disse...

Ian do Amaral Pimenta n°16
1ºAno B

1º)''A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais cujos mercados internos já estão saturados.''(1)

2º) *Aumento da velocidade no processamento das informações.

* As máquinas ocupam cada vez mais o espaço do homem na execução de tarefas.

* Presença da informação instantânea.

3º) ''As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.'' (2)

4º)na década de 50, países em desenvolvimento

nas de 60 a 70, países recentemente industrializadosna.

na de 80, países endividados

na de 90 mercados emergentes.

5º) *monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.

* dominio comercial de um pequeno grupo de empresas

* Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação

* Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

* Os royalties constituem uma das formas mais antigas de pagamento de direitos. A palavra royalty tem sua origem no inglês royal, que significa "da realeza" ou "relativo ao rei". Originalmente, royal era o direito que os reis tinham de receber pagamento pela extração de minerais feita em suas terras.

*Commodities são produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas. Podem ser produtos agropecuários, como boi gordo, soja, café; minerais, como ouro, prata, petróleo e platina; industriais, como tecido 100% algodão, poliéster, ferro gusa e açucar; e até mesmo financeiros, como as moedas mais requisitadas (dólar e euro), ações de grandes empresas, títulos de governos nacionais, etc.

Fontes:

(1)http://pt.wikipedia.org/wiki/Globalização

(2)http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/transnacionais.htm

Anônimo disse...


Aluna: Amanda Zimmermann nº: 01 Série: 1º ano D.

1)O termo globalização refere-se a uma interação econômica, política, cultural e social. este fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar sempre novos mercados.
2) Três prncipais características da globalização são:
*Quando começa haver alteração na divisão internacional do trabalho (DIT), ou dentro de empresas transnacionais, em que não se consentram em um único país.
*Internacionalização da produção, ou seja, quando uma transnacional tem filiais em que cada uma produz algum tipo diferente do produto.
*O grande movimento migratório, ou seja, uma transnacional que não se consentra somente em um único país, existe uma distribuição gegráfica.
3) A globalização nunca esteve tão ligada com as transnacionais como nos dias de hoje. Este fenômeno fez com que as transnacionais atuassem em vários países diferentes ao mesmo tempo. Compram a melhor matéria prima por um preço bom e baixo. Se encontram em lugares onde o governo oferece vantagens. Conseguem também uma mão de obra barata, assim existem produtos de transnacionais por todo o canto do mundo. Elas também sabem utilizar muito bem a publicidade, são bem marketeiros, querem converncer o público de que seu produto é o melhor a ser usado. O faturamento de algumas é tão grande que chega a ser maior que à soma do PIB de vários países. A competitividade entre elas é tão gigantesca, pois é a questão da sobrevivência dela e do bom faturamento.
4) A mídia e a intelectualidade de uma língua inglesa, após a segunda guerra mundial, deram quatro denominações em tempos diferentes para os países que não eram, considerados desenvolvidos. Na década de 50: Países em desenvolvimento, nas décadas de 60 e 70: países recentemente industrializados, na década de 80: países endividados, e na de 90: foram excluidos da condição de países pela bolsa de valores.
5) Monopólio: É quando há somente um vendedor no mercado para um bem precisoso, no caso um produto, para isso não ocorrer tanto, existem barreiras na entrada das empresas que mensionem vender o mesmo produto, ou um substituto, protegendo o monopolista da concorrência.
Oligopólio: è uma estrutura de mercadi caracterizadi por um número pequeno de firmas, com alto grau de consentração local, ou de poder econômico. As políticas adotadas pelos oligopólios são tomaddas de acordo com os efeitos sobre seus rivais.
Cartéis: corresponde a um acordo sigiloso entre empresas com atividades concorrentes com vista a restringir a concorência e obter um controle mais eficaz do respectivo mercado. Isso acontece com frequencia em postos de gasolina, em que aumentam ou baixam o preço do combustível para a população não ter opsões de diferentes postos.
Truste: É a formação de um oligopólio, uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado. São empresas ou grupos, sob uma mesma orientação, sem perder autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprir a concordancia e também são grandes grupos que controlam as etapas de produção. Centraliza várias unidades produtivas.
Royaltys: Constituem uma das formas mais antigas de pagamento de direitos. Tem sua origem inglesa, Royal = realeza. Os Royalts são aplicados quando o assunto pe recussos energéticos, como o petróleo e gás natural, sendo uma compensação ficanceira que as empresas exploradoras e produtoras desses bens não renováveis devem ao estado e cujo pagamento é feito mensalmente.
Commodity: são produtos "in natura", cultivados ou de extração mineral, que podem ser estocados por certo tempo sem perda sensível de suas qualidades. é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

MARTINA disse...

CONCEICAO MANDEI PELA CENTRAL DO ALUNO!

MARTINA 1B N36

Anônimo disse...

Jade Dutra Araujo Giacobbo Pereira 1°B numero 18


1-O que é globalização?

A globalização é a integração econômica, social, política entre diversos lugares diferentes, um fenômeno gerado pela necessidade de formar uma aldeia global e de trocar informações. A globalizacao não é um acontecimento recente pois teve inicio nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes, O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje


2- Escreva três características da globalização?

Uma característica é a internacionalização da produção, ou seja um produto que é produzido aqui no Brasil é levado para outros lugares para ser comercializado, internacionalização da produção.
Outra característica é internacionalização ou globalização das finanças, assim como nosso produto é levado para outros lugares, países ou estados, a nossa renda aumenta, pois temos um lugar para importar, se importamos um produto para outro pais podemos dizer que estamos internacionalizando nossas finanças.
E a ultima característica seria a alteração na divisão internacional do trabalho, é a distribuição das funções produtivas pois elas não ficam mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes (por exemplo, um país fabrica um componente do produto, um segundo fabrica outro, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país.


3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?

No mundo globalizado há muita competição entre as empresas. Entretanto, como o poder das é desigual, surgem relações desiguais entre elas e entre elas e o mercado. Muitos setores da economia estão oligopolizados e Muitos setores da atividade econômica já têm “donos” e dificilmente permitirão a entrada de novos produtores. A globalização beneficia assim as grandes corporações transnacionais. Inserido novas empresas no mercada, o Brasil fez a abertura econômica para o exterior, tem aplicado a política de privatizações e empenha-se em desregulamentar sua economia, oferecendo vantagens às transnacionais para que aqui se instalem.


4- Após a Segunda Guerra Mundial, quais as denominações foram dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos ?

após a Segunda Guerra Mundial a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5- Dê o significado das palavras :

* monopólio – uma situação de concorrência economica,quando uma pessoa controla uma empresa, impondo preços aos que comercializam, tendo privilégios ou controle, fazendo um monopólio da situação onde só ela tem controle, domínio ou vantagem

* oligopólio – uma forma evoluída de monopólio, onde um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e serviços.
* cartéis – teve um acordo entre concorrentes para, fixação de preços divisão de clientes e de mercados de atuação, ou eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor

* trustes – uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.


* royaltys – significa "aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização

* commodity - é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e

Anônimo disse...

1- A globalização é um processo de união dos diferentes países, em relação ao aspecto econômico, social, cultural e político. Onde tornou o mundo mais interligado através da interação dos diferentes países que realizam troca de ideias, mercadorias, transações financeiras e comerciais.

2- Algumas características da globalização são:

- Internacionalização da produção, uma vez que produtos são exportados para diferentes países para serem comercializados.

- Criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, já que os produtos deixaram de ser totalmente produzidos em um único país e passaram a ser produzidos por vários países e continentes (cada um possui uma função produtiva fundamental para a comercialização de um determinado produto).

- O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte, devido os países estarem interligados.

3- As empresas transnacionais atuam em vários países ao mesmo tempo, compram a melhor matéria-prima ao menor preço, instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens em relação aos terrenos, isenção ou redução de imposto e onde a mão-de-obra é mais barata. Além de realizarem uma intensa publicidade com o objetivo de convencer as pessoas a adquirir tal produto em um mundo em que as questões básicas ainda não foram resolvidas, o que gera um faturamento enorme.

4- Países subdesenvolvidos, países endividados, países pobres foram algumas das denominações dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos.

5-
Monopólio- Quando um único vendedor ou produtor possui domínio/controle sobre o mercado, como se fosse o “dono” de determinado setor, o que muitas vezes não permite a entrada de novos produtores (concorrentes).

Oligopólio- Diferentemente do monopólio, é quando o mercado é controlado por um pequeno grupo de empresas que atuam em comum acordo.

Cartéis- É a união de empresas do mesmo ramo de negócios, onde estabelecem acordos para que seja fixado um mesmo preço para seus produtos, assim conseguindo acabar com a concorrência.

Trustes- É a união de várias empresas que controlavam a maior parte do mercado, onde essa união ocorre quando os proprietários que antes eram concorrentes se tornam sócios de uma única grande empresa, assim controlando o mercado consumir e diminuindo a concorrência.

Royaltys- Compensação financeira cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, ou seja, por aquele que criou, produziu para permitir seu uso ou comercialização.

Commodity- Produto em estado bruto (matéria-prima) ou produto básico de importância comercial, como: café, cereais, algodão, entre outros.

Gabriela Lunardelli - nº14 - 1ºB

Anônimo disse...

Nome: Gabriel L. C. Boemer Nº 12
Série: 1ºA Disciplina Geografia
Data: 25/04/2013

1- O que é globalização?
Globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política. É causada por causa da necessidade capitalista de ter maiores mercados para os países desenvolvidos

2- Características da globalização:
*Presença de mascas mundiais.(Exemplo: McDonald's, Samsung, Sony)
*Aumento ao acesso aos meios de comunicação
*Diminuição de empregos.(devido a maior utilização de máquinas)

3- Atualmente com a globalização como agem as transnacionais?
A Globalização é fundamental para as transnacionais já que fornecem as tecnologias de telecomunicação e de transporte para o país.O que permite que as empresas se estabeleçam lá.

4- Após a Segunda Guerra Mundial, quais as denominações foram dadas aos países que não eram considerados desenvolvidos?
Países em desenvolvimento, Países recentemente industrializados, Países endividados, Mercados emergentes.

5- Significados

*Monopólio: Situação de mercado em que um só vendedor controla toda a oferta de uma mercadoria ou de um serviço.
*O controle de determinado mercado por um pequeno grupo de agentes econômicos.
*Quando duas empresas diferentes aumentam o preço de um produto para um valor igual fazendo com que ambas obtenham lucro.
*É quando as empresas envolvidas se fundem, abrindo mão de sua independência legal, para dominar um determinado produto ou serviço.
*São os valores pagos pelo uso de uma marca ou produtos
*São mercadorias que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial.

Anônimo disse...

Eduardo Kugler Pamplona
Série: 1o C
Número: 4


1- Globalização é quando consumimos/usamos produtos de outros países e eles os nosso.
2- Homogenização dos centros urbanos, expansão das corporações para fora dos seus países e a revolução tecnológica.
3- Agem ganhando muito dinheiro, se expandindo, controlando muita riqueza, e controlando a heterogênese nas suas áreas de atuação, por exemplo, uma empresa que comanda o mercado de televisões no mundo inteiro.
4- Subdesenvolvidos na década de 50; países em desenvolvimento na década de 60 a 70; Países recentemente industrializados na década de 80; Países endividados na de 90.
5- Monopólio: tráfico exclusivo; exploração exclusiva de negócios ou empresas.
Oligopólio: quando há poucos vendedores para uma grande quantidade de compradores.
Cartéis: consórcio de industrias ou comerciantes.
Trustes: É a formação de um oligopólio, que faz que empresas abram mão da sua independência legal e formarem uma só.
Royalty: Valor que é pago por uma publicação, utilização, ou comercialização de algo, como uma obra, uma patente, etc.
Commodity: Mercadoria ou matéria prima produzida em larga escala, grande quantidade, regulado pela oferta e procura internacionais.

Anônimo disse...

Questão 1-
É gerada pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, ela não é algo recente, ela já se iniciou nos séculos XV e XVI, porém atualmente a velocidade e abrangência de seu processo hoje, é muito maior. Estabelece uma integração entre os países e pessoas do mundo todo.

Questão 2-
1ª – Internacionalização da produção e das finanças
2ª – Migração do hemisfério sul para o norte
3ª – Alteração na divisão internacional do trabalho, onde a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada em um único país e sim espalhada por vários países e continentes

Questão 3-
Com a globalização, as transnacionais trabalham em vários países ao mesmo tempo, assim, buscam se instalar em locais mais vantajosos para elas, ou seja, onde a mão-de-obra é mais barata e o governo oferece mais vantagens. Outro ponto importante, é que conseguem comprar de qualquer lugar do mundo, a melhor matéria-prima com o menor preço e distribuir seu produto por todos os lugares do mundo, onde fazem uma propaganda que induz a população a adquiri-lo e assim, tem um faturamento imenso.

Questão 4-
Os países que não eram considerados desenvolvidos eram chamados de emergentes, subdesenvolvidos, em desenvolvimento e endividados

Questão 5 –
* monopólio – situação de mercado em que a oferta de mercadoria ou serviço é controlada por um só vendedor
* oligopólio - situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de grandes empresas
* cartéis – união entre empresas do mesmo ramo que estabelecem acordos entre si com o objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência, assim elas fixam um mesmo preço em seus produtos e acabam com a concorrência entre si
* trustes - são acordos feitos entre empresas concorrentes com o objetivo de diminuir a concorrência e controlar os preços, através da reunião dessas empresas, onde elas perdem seu poder individual e passam uma só, ou seja, surge uma nova empresa com poder maior de influencia sobre o mercado
* royaltys – valor pago pelo uso de uma marca ou produtos, ou seja, é como direitos autorais. Também pode ser a cobrança de impostos pela extração de um recurso natural de uma determinada região
* commodity – significa “mercadoria” em inglês, e é o termo usado para fazer referencia á produtos considerados matéria-prima, que são produzidas em grande quantidade por vários produtores. Onde existe 4 tipos de commodities: agrícolas, minerais, financeiras e ambientais

Aluna: Luiza Candido Malburg Nº 26 1ºB

Anônimo disse...

1- A Globalização é um processo de interação entre países, que pode ter diversos fins, econômicos, sociais, culturais, etc. Surgiu no fim do século XX e início de XXI. a Globalização cria uma Aldeia Global que permite maiores mercados internacionais.

2-Expansão das corporações
homogenização dos centros urbanos
revolução tecnológica

3-Elas estão fazendo a divisão do trabalho entre as empresas de diferentes países, ex: Um país Produz uma parte do produto, outro país concluí, outro monta o produto, outro gerencia.

4- Década de: 50- países subdesenvolvidos
Década de:60 à 70- países em desenvolvimento
Década de:80- países recentemente industrializados
Década de:90-países endividados

5- Monopólio: Privilégio que dá o exclusivo de uma indústria ou do comércio de um artigo.

Oligopólio: Mercado em que só há um pequeno número de vendedores para uma multidão de compradores.

Cartéis: Consórcio de industriais ou de comerciantes.

Trustes: Empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização

Royaltys: Royalties são uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos Estados

Comoditys: Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais.

Nome: Peter Brendel
Número: 30
Ano: 1ºD

Anônimo disse...

1- A globalização não é um acontecimento atual. Ela existe desde os séculos XV e XVI, junto com a expansão marítimo-comercial europeia, a do capitalismo e nos séculos seguintes passou a continuar. A diferença entre a globalização ou mundialização da recente é a velocidade do seu processo, no qual chega a ser muito maior hoje em dia.
2- * O grande movimento migratório do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte.
* A importância da questão ambiental e suas discussões internacionais.
* A internacionalização da produção.
3- A mudança na divisão internacional do trabalho ou a criação de antes de uma nova divisão de trabalho dentro das empresas que são transnacionais, no qual as funções produtivas e sua distribuição não é mais concentrada num só país, mas é espalhada por vários continentes.
4- Países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5- *Monopólio = Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto.
*Oligopólio = Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
*Carteis = Acordos comerciais entre empresas, que se organizam numa espécie de sindicato para impor preços no mercado, suprimindo ou criando óbices à livre concorrência
*Trustes = Resultado do capitalismo que forma um oligopólio, também pode ser uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
*Royaltys = Renda devida a um inventor, autor ou editor pelo uso de suas patentes ou direitos. Pagamento ao seu detentor pelo uso ou exploração de concessões ou direitos, como patentes de invenção, jazidas minerais, propriedade literária e artística, marcas comerciais.
*Commodities = Significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Mayara F. Ricardo - 1 ano D- EM

Anônimo disse...

1-A globalização ja teve inicio nos séculos XV e XVI com a expansão marítima-comercial da Europa, consequência do capitalismo, esse processo continua até hoje e consiste em ter integração entre economia, cultura, sociedade e política.

2- Internacionalização da produção;
Internacionalização ou globalização das finanças;
A questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;

3- As distrubuições das funções produtivas nas transnacionais não se encontram concentradas no mesmo país e elas podem estar espalhadas por vários países(por exemplo, um país fabrica uma parte do produto, um segundo fabrica outra, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país).

4- Esses países foram denominados de terceiro mundo, porque eles eram considerados pobres, com sérios problemas de violência, miséria extrema e corrupção.

5- Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Truste designa as empresas ou grupos que, sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência.
Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as quotas de produção, que assim deixam de concorrer entre si
Royalties se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização
Commodity é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas
Oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado

Anônimo disse...

Bruno A. M. Huaco n7 1°D

1-É um processo econômico, social, cultural e político de integração de países e pessoas pelo mundo inteiro sendo gerado pela necessidade do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais cujos mercados internos já estão saturados

2-Internacionalização da produção, internacionalização ou globalização das finanças,grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3-Elas atuam em vários países ao mesmo tempo, buscando a melhor matéria-prima ao menor preço e a mão de obra mais barata, se instalando onde o governo oferece mais vantagens e enviam seus produto por todo o mundo, tendo um faturamento gigantesco. Costumam fazer uma intensa publicidade para nos convencer a comprar esse produto.

4-Nos anos 50, de países em desenvolvimento; nos anos 60 e 70, de países recentemente industrializados; nos anos 80, de países endividados; e nos anos 90, de mercados emergentes.

5-
*Monopólio: quando uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
*Oligopólio: forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços
*Cartel: é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
*Trustes: é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
*Royalty: é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.
* Commodity: é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Artmann disse...

1-"A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI." (Wikipédia)
Que é básicamente o enriquecimento na comunicação, aumentando a capacidade de deslocamento da mesma.

2-Internacionalização da produção; Internacionalização ou globalização das finanças;O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3- Atuam em vários países ao mesmo tempo e compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo.

4-Após a segunda guerra mundial foram dadas quatro denominações para países sub-desenvolvidos.Países em desenvolvimento, nas décadas de 60 a 70, países recentemente industrializados, na de 80, países endividados, na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países.

5-Monopólio: Privilégio legal ou de fato, que possui um indivíduo, uma companhia ou um governo de fabricar ou de vender certas coisas, de explorar certos serviços, de ocupar certos cargos: no Brasil, o Estado possui o monopólio da exploração petrolífera.
Oligopólio: Economia política. Mercado no qual pequeno número de grandes vendedores se confronta com uma infinidade de pequenos compradores.
Cartéis: Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
Trustes: Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.
Royaltys: Renda devida a um inventor, autor ou editor pelo uso de suas patentes ou direitos.
Pagamento ao seu detentor pelo uso ou exploração de concessões ou direitos, como patentes de invenção, jazidas minerais, propriedade literária e artística, marcas comerciais. (Usa-se mais frequentemente o plural royalties e, em linguagem editorial, prefere-se a expressão direitos autorais.)
Commodity: Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais. V mercado de commodities.

Anônimo disse...

Aluno: Filipe Virgílio Maiochi n° 09 Turma: 1° ano A

1-O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais

2-
1°-A crescente hegemonia do capital financeiro.
2°-Novo Papel das Empresas Transnacionais.
3°- Liberalização e Regionalização do Comércio.

3-A globalização da economia é evidenciada pelo crescente processo de internacionalização e interdependência entre os países. Grande parte dessa transformação decorre não somente de aspectos macroeconômicos, como a financeirização e a liberalização observada nas últimas duas décadas na economia mundial. Os aspectos de ordem microeconômica igualmente representam um fator de relevância no processo.

4-. Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização. São conhecidos também como países de Terceiro Mundo ou “países periféricos”. Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África (principalmente na SubSaariana); Apresentam IDH Baixo ou Médio.

5- Monopólio: È como se denomina uma situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam; O monopólio é a situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta.

-Oligopólio: é quando um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços

Cartel: as empresas unem-se para determinarem os preços e condições do mercado. Assim, fazem com q se torne um círlulo restrito a eles,

Truste: procura obter o controle total da produção, desde as fontes de matérias primas até a distribuição da mercadoria, dispondo assim da oferta e dos preços. Os métodos para a formação desses conglomerados eram muitas vezes o suborno.

Royalty: È uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. Seu plural é royalties

Commodity: São produtos padronizados, não diferenciados cujo processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade)e cujo o preço não é definido pelo produtor, dada a sua importância para o mercado.

Anônimo disse...

Nathália Rodi - 1ºC- nº 27

1- É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
2- O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte; internacionalização da produção; o Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.
3- Elas atuam em muitos países ao mesmo tempo, compram a melhor matéria prima ao melhor preço em qualquer lugar do mundo, instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens e a mão-de-obra é mais barata, conseguem enviar os seus produtos pra qualquer lugar do mundo, fazem uma intensa publicidade, têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.
4- Na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5- Monopólio: Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto.
Oligopólio: Quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Cartéis: é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Trustes: Empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização.
Royaltys: É o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.
Commodity: Significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

boidemamao disse...

muito bom conceição, so fiquei com, uma duvida, essas empresas, que foram citadas, como e feito o processo de eleger a maior empresa do mundo, pois existe uma tabela, correto.. entao queria saber como acontece pra mudar sempre de lugar!!

Jose victor- 1 ano B salesiano.

Anônimo disse...

Ana Luiza de M. Mendes Nº2 1ºC

1 - A globalização é um processo inicializado com a expansão marítimo-comercial europeia nos séculos XV e XVI. Naquela época a velocidade de abrangência do processo não era tão rápida quanto hoje, além de que na época ela ajudou o socialismo a se expandir e agora o mesmo está em falência. O mundo agora é capitalista.
2- A internacionalização da produção, o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte e a questão ambiental, que ganhou importância nas discussões internacionais.
3- As empresas transnacionais agora compram melhor matéria prima pelo menor preço em qualquer parte do mundo, atuam em vários países ao mesmo tempo, enviam seus produtos para todo o mundo, instalam-se onde os governos oferecem vantagens, como terrenos, infra estrutura, redução ou isenção de impostos, etc. e onde a mão de obra é mais barata, fazem uma intensa publicidade, têm um faturamento gigantesco, uma maior influência cultural, etc.

4- Os países subdesenvolvidos receberam quadro denominações: países em desenvolvimento, na década de 50; países recentemente industrializados, nas de 60 a 70; países endividados, na de 80 e de mercados emergentes, na de 90.
5- Monopólio – Quando uma empresa é dominante em relação a um produto/serviço.
* Oligopólio – Quando um pequeno grupo de empresas é dominante em relação a um produto/serviço.
* Cartéis – É o padrão de preço dado, através de acordos, por diferentes empresas do mesmo ramo para o mesmo produto.
* Trustes – Quando várias empresas se fundem, formando uma grande e poderosa empresa.
* Royaltys - É uma taxa cobrada pelo proprietário/autor de um produto, obra, etc. para permitir seu uso e comercialização.
* Commodity – Produtos, geralmente brutos, produzidos em grande quantidade que são comercializados e com seu preço definido pelo mercado internacional.

Anônimo disse...

André Felipe Trindade Silva número:4 1B


1-A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

2- internacionalização da produção;internacionalização ou globalização das finanças e a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais

3-No mundo globalizado, a competição e a competitividade entre as trans-nacionais tornaram-se questões de sobrevivência. Entretanto, como o poder das empresas (quanto ao domínio de tecnologia de capital financeiro, de mercados, de distribuição etc.) é desigual, surgem relações desiguais entre elas e entre elas e o mercado

4-após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5- Monopólio: é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender

Oligopólio : é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

Cartéis :Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência

Truste: é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Royalties: são uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos Estados, Municípios, ao Comando da Marinha, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Fundo Especial administrado pelo Ministério da Fazenda, que repassa aos estados e municípios de acordo com os critérios definidos em legislação específica.

Commodities: são produtos padronizados, não diferenciados cujo processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade)e cujo o preço não é definido pelo produtor, dada a sua importância para o mercado. Geralmente são negociados em Bolsa de Valores internacionais, e seu valor é definido pelas condições do mercado, daí a impossibilidade de o produtor definir seu preço.

Anônimo disse...

Guilherme Fontana De Andrade /Nº:15/1ºD
1) Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado a uma Aldeia Global.
2) • o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
• a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;
• o Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.
3) Na atual fase histórica de predominância do sistema capitalista vem ocorrendo: a fusão de grandes empresas com ampliada concentração do poder político-econômico e aumento de sua influência cultural. Junto com os fundos de pensão, fundos mútuos de investimento e outras instituições similares, essas grandes empresas, com sede em países desenvolvidos, operam financeiramente no mundo inteiro.
4) as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes. É essa, hoje, nossa identidade no cenário da globalização, onde o que prevalece ou interessa ao grande capital é a perspectiva de mercado.
No contexto de um país subdesenvolvido, os efeitos da globalização têm sido desastroso. Um exemplo ilustrativo foi ocorrido com o México, que viveu sua pior crise financeira em dezembro de 1994. O país fora, até então, o melhor aluno do FMI e do Banco Mundial, fez a desregulamentação da economia, a abertura econômica ao exterior e a política de privatizações de suas empresas estatais.
5) A)monopólio -Monopólio é quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
b) oligopólio -é quando um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, alumínio, aço, construtores automóveis, cimentos, laboratórios farmacêuticos, aviação, comunicação e bancos. Existem quatro formas básicas de oligopólio: Cartel, Truste, Holding e Conglomerado.
c) cartéis -Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
d) trustes -é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
e) royaltys -Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. Seu plural é royalties.
f) commodity -Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais. V mercado de commodities.

Anônimo disse...

Luiz Gustavo - Nº 25 - 1º B

1- A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.

2-
• internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
• alteração na divisão internacional do trabalho

3- No mundo globalizado, a competição e a competitividade entre as empresas tornaram-se questões de sobrevivência. Entretanto, como o poder das empresas (quanto ao domínio de tecnologia de capital financeiro, de mercados, de distribuição etc.) é desigual, surgem relações desiguais entre elas e entre elas e o mercado. Algumas sairão vitoriosas e outras sucumbirão. Muitos setores da economia estão oligopolizados e até mesmo monopolizados, dificultando a entrada de novos competidores. Desse modo, a noção de livre mercado é relativa. Muitos setores da atividade econômica já têm “donos” e dificilmente permitirão a entrada de novos produtores. A globalização da economia e das finanças beneficia, assim, amplamente o grande capital, as grandes corporações transnacionais.

4- Países Emergentes.

5-
* monopólio - é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.


* oligopólio - é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

* cartéis - Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação[1] ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

* trustes - Truste é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

* royaltys - Na atualidade, royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.

* commodity - ommodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o


Anônimo disse...

1-É um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Os principais beneficiados são os países exportadores e/o importadores, pois expandem seu mercado consumidor por meio de multinacionais.
2- Primeira: Reorganização do mundo em blocos comerciais.
Segunda: Homogeneização dos centros urbanos.
Terceira: expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos
3- As transnacionais é o setor mais beneficiado pela globalização, pois assim, conseguem expandir seu mercado para outras áreas do globo, não vivem fixadas num só país, mais podendo vender em diferentes nações.
4- Após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no período da guerra fria, a denominação de “Primeiro Mundo” era atribuída aos países capitalistas e desenvolvidos economicamente, enquanto o “Segundo Mundo”, eram os países socialistas desenvolvidos economicamente. Assim, ainda restariam os países do “Terceiro Mundo”, que eram capitalistas economicamente subdesenvolvidos.
5- Monopólio: Utilizar ou comercializar de maneira exclusiva; sem concorrência.
Oligopólio: O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado. As políticas adotadas pelos oligopolistas são tomadas de acordo com os efeitos sobre os seus rivais.
Cartéis: Uniões secretas de empresas do mesmo ramo de negócios, que estabelecem entre si acordos para fixar um mesmo preço para seus produtos.
Trustes: São associações de empresas que surgiram a partir da fusão de várias empresas que já controlavam a maior parte do mercado. Portanto, trustes são formados quando proprietários de empresas concorrentes se tornam sócios de uma única grande empresa.
Royalties: Royalties é uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos Estados, Municípios, ao Comando da Marinha, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Fundo Especial administrado pelo Ministério da Fazenda, que repassa aos estados e municípios de acordo com os critérios definidos em legislação específica.
Commodity: como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
Gabriel Martins Corrêa, número 8, 1ºEM C

Anônimo disse...

Guilherme Carboni Nº:11 1ºC

1-Globalização é o processo que liga todas as nações, e consequentemente as pessoas, do mundo atual. Ela teve seu início durante as grandes navegações e continua até hoje, principalmente com o neoliberalismo.

2-Um grande movimento migratório de nações subdesenvolvidas para nações desenvolvidas, a internacionalização da produção, e a internacionalização das finanças.

3- As transnacionais se instalam em países onde a mão-de-obra é mais barata, os impostos são mais baixos e a infra-estrutura é melhor. Elas costumam ter sedes em vários países ao mesmo tempo e compram a melhor matéria-prima a um preço baixo.

4-As denominações dadas a países não desenvolvidos eram: países em desenvolvimento, países recentemente industrializados, países endividados e mercados emergentes.

5-Monopólio: Quando uma única empresa detém o mercado de um serviço ou produto, influenciando seu preço.
Oligopólio: Quando um grupo de empresas detém o mercado de um produto ou serviço.
Cartéis: São acordos entre concorrentes para eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos.
Trustes: São fusões entre empresas de um mesmo setor de atividades para formarem uma unica organização.
Royalties: Cobranças de impostos para extração mineral de uma determinada região.
Commodity: Substancias extraídas da terra que mantem um preço universal.

Anônimo disse...

Aluna: Júlia Gallon n°: 18
Série: 1° A Data: 26/04/2013

1- A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados.
2- Primeira característica: internacionalização da produção; Segunda: internacionalização ou globalização das finanças; Terceira: a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais.
3- Atuam em vários países ao mesmo tempo, tem a melhor matéria-prima fornecida no mercado, se instalam onde os governos oferecem mais vantagens, assim tendo mão de obra barata, mandam seus produtos para todo o mundo, com uma boa qualidade em seus produtos eles conseguem ter um índice de vendas muito alto, assim automaticamente sua renda por mês sobe cada vez mais. Para tudo isso ocorrer à globalização foi uma das peças chaves.
4- Na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países.
5- Monopólio: designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem que comercializa. –Oligopólio: é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. – Cartéis: as empresas unem-se para determinarem os preços e condições do mercado. Assim, fazem com que se torne um círculo restrito a eles. – Trustes: é quando uma determinada empresa compra outra que trabalha na mesma área de atuação da compradora, por exemplo, o Banco Do Brasil comprou a empresa BESC, as duas trabalham na mesma área, assim o Banco do Brasil tem uma concorrência a menos. – Royalties: é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. – Commodity: significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Unknown disse...

Nicole Magagnin - 25 - 1ºA
1- Globalização é um processo capitalista de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política,impulsionado pelo menor preço dos meios de transporte e comunicação no final do século XX.É um fenômeno com o objetivo de facilitar o comércio pelo mundo e o processo capitalista.
2- *O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.
*A questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais.
*A internacionalização da produção.
3- As transnacionais dominam cada vez mais novos territórios e tornam-se maiores e mais poderosas, estando presentes em mais e mais países e podendo utilizar mão de obra de um país e matéria prima de outro, por exemplo. Elas só são beneficiadas e geram mais lucro, pois acabam tornando-se maiores e podendo optar pelas formas de produção mais em conta.
4- Países de terceiro mundo.
5-*Monopólio - Controle exclusivo de uma atividade.
*Oligopólio - Um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços.
*Cartéis - Formado por empresas independentes, que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos.
*Trustes - Empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização.
*Royaltys - É o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização de um produto ou tecnologia.
*Commodity - São produtos básicos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma grande variedade de empresas.

Anônimo disse...

1-A globalização ocorre quando há uma interação entre diferentes produtos e culturas de outros paises ao redor do mundo visando o lucro,um exemplo que temos são as multinacionais estadunidenses por exemplo levando produtos de cultura americana para o resto do mundo

2-internacionalização de finanças;
internacionalização da mão de obra;
movimento migratório do hemisfério sul para o norte

3-As transnacionais vem explorando benifícios na privatização o que acaba dando vantagens as transnacionais que dominam os mercados de industrias farmeceûticas,borracha e fumo

4-passamos a ser chamados de subdesenvolvidos divididos em mercados emergentes,paises recentemente industrializados e países endividados

5- Monopólio:Mercado dominado por uma empresa onde a concorrência é nula ou muito fraca,deixando que a empresa dominante cobre o preço que desejar sobre o produto

Oligopólio:Quando um grupo de empresas dominam o mercado de um determinado produto

Cartéis:Quando um grupo de empresas rebaixam a concorrência para obter o domínio do mercado

Trustes:É a fusão de empresas de um oligopólio

Royaltys:é o valor pago em cima dos direitos autorais de um material que vem de determinado país

Commodities:são uma taxa paga sobre determinado produto de determinado país que possui um valor padrão

Nome:Gustavo K Raizer
N°17
1°EM D

Anônimo disse...

1-A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
2-Permite o desenvolvimento precoce de jovens quando comercializam idéias e serviços interessantes.
Os negócios dependem cada vez mais da inteligência e menos do trabalho braçal.
Obrigam os países emergentes a gerenciar adequadamente os seus programas de estabilização econômica.
3-Elas agem trabalhando para varias empresas, buscando conhecimento e reconhecimento internacional, para assim expandirem seus negócios
4-Subdesenvolvidos
5-monopólio: Privilégio que dá o exclusivo de uma indústria ou do comércio de um artigo.
Oligopólio: Mercado em que só há um pequeno número de vendedores para uma multidão de compradores.

cartéis:acordo ou aliança
trustes:?
royaltys: realeza
commodity:mercadoria


Guilherme Faraco Nº16 1ºD

Anônimo disse...

Thaianny de Oliveira – nº 32, 1ano B
1- Explique o que é globalização: A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. É gerada pela necessidade que o capitalismo tem de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado estiver saturado.
2- Três características da globalização:
• - grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.
• - a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais
• - internacionalização da produção
3- Como agem as transnacionais: Muitos setores da atividade econômica já têm “donos” e dificilmente permitirão a entrada de novos produtores. A globalização da economia e das finanças beneficia, assim, amplamente o grande capital, as grandes corporações transnacionais.
Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/09/a-globalizacao-mundializacao-do.html
4- Após o fim da União Soviética, o termo vem caindo em gradual desuso, preferindo-se usar os termos sinônimos "países em desenvolvimento" e "países emergentes" ou mesmo "países subdesenvolvidos", evidenciando o caráter econômico e social do povo.
5- Significado das palavras:
• Monopólio: Privilégio legal ou de fato, que possui um indivíduo, uma companhia ou um governo de fabricar ou de vender certas coisas, de explorar certos serviços, de ocupar certos cargos: no Brasil, o Estado possui o monopólio da exploração petrolífera.
• Oligopólio: Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
• Cartéis: Acordo comercial entre empresas, que se organizam numa espécie de sindicato para impor preços no mercado, suprimindo ou criando óbices à livre concorrência.
• Trustes: Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
• Royaltys: Uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos Estados, Municípios, ao Comando da Marinha, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Fundo Especial administrado pelo Ministério da Fazenda, que repassa aos estados e municípios de acordo com os critérios definidos em legislação específica.
• Commodity: Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais.

Anônimo disse...

Túlio Tolentino N:31 1C EM

1- A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
2- Internacionalização da Produção.
Internacionalização ou globalização das finanças.
A questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais.
3- No mundo globalizado, a competição e a competitividade entre as empresas tornaram-se questões de sobrevivência. Entretanto, como o poder das empresas (quanto ao domínio de tecnologia de capital financeiro, de mercados, de distribuição etc.) é desigual, surgem relações desiguais entre elas e entre elas e o mercado. Algumas sairão vitoriosas e outras sucumbirão. Muitos setores da economia estão oligopolizados e até mesmo monopolizados, dificultando a entrada de novos competidores. Desse modo, a noção de livre mercado é relativa.
4- Países em desenvolvimento, países recentemente industrializados, países endividados e países sub-deselvolvidos.
5- Monopólio: Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Oligopólio: O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
Cartéis: Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
Truste: Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.
Royaltys: Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Commodity: Commodities são produtos padronizados, não diferenciados cujo processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade)e cujo o preço não é definido pelo produtor, dada a sua importância para o mercado.

Anônimo disse...

Felipe Arnold Santana nº09 1ºD

1-A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.

2-Internacionalização da produção;
Internacionalização ou globalização das finaças;
O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3-Costumam produzir produtos para comercializar nos países em que atuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção.

4-na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países e começamos a ser chamados de mercados emergentes.

5-Monopólio: É uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Oligopólio: É uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
Cartéis:Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
Trustes: Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.
Royaltys: Importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, etc., ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Commodity: Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais.

Anônimo disse...

1- Globalização é o nome dado a "diminuição" das fronteiras mundiais, para o comércio, imigrações, e várias outras coisas que já vem ocorrendo há muito tempo desde os séculos XV e XVI.


2- Crescimento do capitalismo, expansão das empresas para outros países, e compra de matéria prima de variados países.


3- As transnacionais vem se estabelecendo em vários países, onde conseguem mão de obra barata, e facilmente estabelecer fábricas sem ter muita burocracia.


4- Na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, de mercados emergentes.


5- Monopólio: Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto, dá-se o nome de monopólio.

Oligopólio:Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

Cartéis:Acordo comercial entre empresas, que se organizam numa espécie de sindicato para impor preços no mercado, suprimindo ou criando óbices à livre concorrência.

Trustes:Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Royaltys:Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. Seu plural é royalties.

Commodity:É um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, que significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.

Hernani Ferreira nº18 1ºD

Anônimo disse...

Vera - 33 - 1ºD
1)A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política.É gerado pela necessidade do capitalismo¹ de conquistar novos mercados.
¹Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.

2)Internacionalização da produção e o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3)Acontece uma divisão do trabalho dentro das empresas na qual a distribuição das funções produtivas se encontram espalhadas, e não concentradas em um só local.

4)Deram quatro denominações para países subdesenvolvidos,na década de 50: países em desenvolvimento, nas décadas de 60 e 70: recentemente industrializados,na de 80 endividados, e na de 90 mercados emergentes.

5)a-Monopólio:é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.
b-Oligopólio:é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
c-Um cartel consiste numa organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens.
d-Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades.
e-Royalties: Valor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial.
f-pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial.

Anônimo disse...

1- Um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam interações financeiras e comerciais, formando uma "rede de ligações econômicas e sociais".
2- São características da globalização:
*Utilização da internet, dos meios de comunicação via satélite, das redes de computadores etc;
*Busca da produção mais barata pelas indústrias;
*Grande movimento migratório de pessoas do hemisfério Sul para o Norte.
3- As transnacionais agem de forma que possam ter lucro e vantagens. São características destas: convencer à compra, muitas vezes desnecessárias; atuar em vários países ao mesmo tempo; comprar a melhor matéria prima ao menor preço; principalmente, ter um faturamento gigantesco.
4- Países subdesenvolvidos - década de 50;
Países em desenvolvimento - década de 60 a 70;
Países recentemente industrializados - década de 80;
Países endividados - década de 90.
5- Monopólio: forma de organização do mercado, nas economias capitalistas, em que uma única domina a oferta de um produto ou serviço que não tem substituto.
Oligopólio: um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço;
Cartel: grupo de empresas independentes que formalizam um acordo para sua atuação coordenada em objetivos comuns;
Truste: tipo de estrutura empresarial, na qual as empresas se juntam, se tornam dependentes, estabelecem altos preços de vendas para garantir altos lucros;
Royaltys: compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro.
Commodity: produtos padronizados, não diferenciados cujo processo de produção é dominado em todos os países.

Aluna: Mariana Caroline Pereira, nº23 - 1ºC

Anônimo disse...

Bruna Furtado- 09- 1ºB

1-Muito se fala em globalização, mas nem todos entenderam que o termo surgiu para dar nome ao processo de expansão das grandes empresas existentes no mundo, principalmente nos países mais ricos do hemisfério norte. A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

2-As principais características da globalização são: homogeneização dos centros urbanos, expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), hibridização entre culturas populares e uma cultura de massa universal.

3-Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior. As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região. As transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos. A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global. Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 mil empresas transnacionais em atividade, sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira. Exemplos de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas e Gerdau.

4-Países subdesenvolvidos.

5-*Monopólio- Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.

*Oligopólio- Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

*Cartéis: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro.

*Truste: Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios

*Royaltys: É uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.

*Commodity: No idioma inglês, commodity significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.

Anônimo disse...

Nome: Victor Nicolas Marcos / Numero: 31 / Ano: 1A


1- A globalização é algo que possibilita a integração mundial em vários fluxos: Comercial, cultural e etc. A evolução dos meios de transporte e comunicações são resultados da globalização. E basicamente um aumento da relação entre as nações.

2- Reorganização geopolítica do mundo, revoluções tecnológicas nas comunicações e cultura de massa universal.

3- Elas são presentes em vários países ao mesmo momento, exportam seus produtos para todos os lugares do mundo, fazem muita publicidade, procuram mão de obra barata e faturam muito.

4- Eles passaram a ser chamados de mercados emergentes, pois a globalização expandiu e derrubou as fronteiras nacionais, e a partir dos anos 80 começaram a ter grande crescimento econômico.

5- Monopólio : Quando ha somente um vendedor no mercado.
Oligopólio: Estrutura de mercado caracterizado por um numero pequeno de firmas com alto grau de poder.
Carteis: Acordo entre pequenas empresas para promover o domínio de determinada oferta de produto.
Trustes: Empresas que abrem mão da sua independência legal e se unem para constituir uma unica organização.
Royalty: Importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto.
Commodity: Significa mercadoria, produto em estado bruto, matéria-prima.

Anônimo disse...

1-globalização é um fenômeno que aconteceu no mundo econômico e social onde houve uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, e através deste processo as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias,realizando transações comerciais , financeiras e culturais.
2- internacionalização da produção
-Internacionalização ou globalização das finanças
- na divisão internacional do trabalho
-Grande migração do hemisfério sul para o norte
-Preocupação com as questões ambientais
-Adaptação do estado as transformações que ocorrem em todo o mundo

3- é que agora nas empresas transnacionais, a distribuição das funções produtivas não fica mais só em um único pais,mas em vários países.Um pais produz uma peça,outro pais outra, outro monta.Com isso elas tem um faturamento gigantesco e fazem uma enorme publicidade e tem seus produtos no mundo inteiro.

4- As 4 denominações dadas a países não desenvolvidos foram:
Na década 50:países em desenvolvimento
Na década 60 e 70:países recentemente industrializados
Na década 80:países endividados
Na década 90:mercados emergentes.

5-Monopólio:é como se diz a uma situação onde uma empresa detém ou domina o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preço aos que o comercializam.

Oligopólio: Se diz quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

Cartéis: é um acordo entre empresas concorrentes para principalmente fixar o preço de um produto ou dividir clientes a fim de eliminar a concorrência e aumentar preços.

Trustes: é quando ocorre associações de empresas. Estas se tornam uma só para controlar a maior parte do mercado. É quando proprietários de empresas concorrentes se tornam sócios.

Royaltys: é o termo utilizado para designar o valor pago ao proprietário de um produto pelo direito de alguém explorar o seu uso. Ex royalitys de petróleo pago ao estado onde está se explorando o petróleo.

Comoditys: São mercadorias ou bens, como minérios e produtos agrícolas que são produzidos em larga escala e comercializados no mundo todo. Seus preços tem valor mundial. Ex: soja, café, petróleo, ferro, alumínio.


Lucas Romaniello Costa 1ºD nº23
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Conceição!
1- Globalização é é um processo econômico e social que estabelece uma interação entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
2- Internacionalização da produção;
Internacionalização ou globalização das finanças;
Alteração na divisão internacional do trabalho
3- Faz com que elas atuem em vários paises ao mesmo tempo, comprem a melhor matéria-prima pelo menos preça, tem um melhor sistema de distribuição, enviando seus produtos para todos os cantos do mundo.
4- Deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países.
5- Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Oligopólio: Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Cartéis: Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
Trustes: É a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Royaltys: e Uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Commodity: Uma commodity é um bem fungível, ou seja, é equivalente e trocável por outra igual independentemente de quem a produz, como por exemplo o petróleo, a resma de papel, o leite, o cobre e os imóveis.
Natália Danna Vicente - Número: 25
1º ano C

Anônimo disse...

LUANA CRISTINA Nº20 ANO: 1ºA

1- Globalização é um processo que envolve interesses econômicos, financeiros e ocasiona também influências culturais e geopolíticas.
Esse processo faz com que as nações se organizem em blocos econômicos para obtenção de economia de escala em suas produções
2-internacionalização da produção;
internacionalização ou globalização das finanças;
o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
3- elas começaram a estar presentes em muitos países, conseqüentemente exportando bastante e ‘lucrando’ bastante, porém optando por mão de obra barata.
4-Elas começaram a ser chamadas de emergentes, por possuirem um rápido crescimento económico, industrial no período de globalização
5- monopólio: é a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor.
Oligopólio: significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Cartéis: acordo comercial entre empresas para estabelecerem monopólio, distribuindo entre si os mercados e determinando os preços;
Trustes: Truste é o resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio onde um conjunto de empresas abrem mão de sua independência legal para criar uma única organização, com o intuito de dominar uma fatia de mercado de determinado produto e/ou serviço.
Royaltys: Valor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial.
Commodity: É o termo usado no mercado financeiro para falar dos produtos primários, como café, algodão, açúcar e metais negociados na bolsa de valores.
Royaltys: Valor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial.
Commodity: É o termo usado no mercado financeiro para falar dos produtos primários, como café, algodão, açúcar e metais negociados na bolsa de valores.
Royaltys: Valor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial.
Commodity: É o termo usado no mercado financeiro para falar dos produtos primários, como café, algodão, açúcar e metais negociados na bolsa de valores.

Anônimo disse...

Mariana Beatriz Thomsen Nº24 1ºD

1- A globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje.

2-

- o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;

- a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;

-internacionalização da produção;

3- Alteração na divisão internacional do trabalho, ou, antes, criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes (por exemplo, um país fabrica um componente do produto, um segundo fabrica outro, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país).

4- Países em desenvolvimento, nas décadas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países.

5- Monopólio: quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço

Oligopólio: domínio comercial de um pequeno grupo de empresas

Cartel:organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção

Truste: resultado do capitalismo que forma um oligopólio

Royaltys: os rendimentos de qualquer espécie decorrentes do uso, fruição ou exploração de direitos

Commodity: significa literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens.

Anônimo disse...

Mariana Machado
Número 24 do 1o ano C

1-A globalização é um processo que tomou forma no final do século XX (porém iniciou nos séculos XV, XVI) com as diversas mudanças no mundo que aconteciam na época. Trata-se de um processo da integração econômica, cultural, social e política. Ele ganhou vida devido o domínio do capitalismo na sociedade, com transações financeiras, importações e exportações de produtos, utilização de matéria prima estrangeira, comunicação a longa distancia, etc. Como conseqüência da chegada da globalização, foram criados diversos blocos econômicos e indústrias multinacionais.

2- Uma das características da globalização dá se com a intensa migração de povos do hemisfério sul em direção ao hemisfério norte, em busca de emprego e moradia. Outra, foi a importância finalmente dada e retratada na mídia e em outros meios de comunicação sobre a questão ambiental, obtendo tratados e protocolos de vários países com o intuito de melhorar a situação. E, ainda, a importação, exportação e a transação de finanças que foi aumentada com a globalização. Países se contatam e realizam negócios num piscar de olhos.

3-Elas atuam em todo o mundo, aplicando na bolsa de valores de vários países, exportando com sua rede de distribuição rápida e eficiente. Estrategicamente se instalam onde o governo oferece mais privilégios, tais como infra-estrutura, terrenos e isenção ou diminuição de impostos. Elas possuem uma enorme influencia econômica e adquirem a melhor matéria prima pelo melhor preço em qualquer lugar do mundo. Seu faturamento implica um valor maior que a soma do PIB de alguns países.

4- Foi adotado o termo "subdesenvolvidos" aos países que eram considerados um atraso, devido as diferenças na organização e ordem econômica no mundo, acentuadas pela ascensão do capitalismo.

5- a)Monopólio: do grego, monos (um) + polein (vender). É a situação que ocorre quando uma empresa detém o mercado de um produto ou serviço específico, impondo preços aos que comercializam. É ter poder e posse sob algum produto. Ausência de concorrência.
b)Oligopólio: do grego oligos (poucos) + polein (vender). Dá se com a situação de existir poucos fornecedores no mercado, cada um com uma abrangente parcela. Tem tendência a sofrer alterações no preço e preocupa-se com os fatores fidelidade, garantia, bom uso e confiança para ganhar a concorrência diante dos consumidores.
c)O Cartel é a secreta união das diferentes empresas de um mesmo produto ou ramo de negócios, realizada para estabelecer acordos que levam em conta o mesmo preço. Ele é utilizado para que não tenha concorrência, porém, quem sai prejudicado é o consumidor, que perde a oportunidade de buscar o menor preço
d)Os Trustes são a fusão de empresas com grande parcela no mercado. Elas são o resultado de empresas concorrentes que se unem e formam uma só. Diminuindo a possibilidade do consumidor encontrar um preço menor.
e)Royalties são valores pagos ao detentor de uma marca, patente industrial, processo de produção, produto ou obra literária original pelos direitos de sua exploração comercial.
f) No inglês, commodities significa mercadorias. Um termo que se refere ao produto em seu estado bruto, a matéria prima. Apresentam níveis de negociação global e são produzidas e exportadas em grande quantidade. Exemplos de comodities: Agrícola, recursos pesqueiros, mineral, financeira, ambiental, recursos energéticos e química.

Anônimo disse...

Nome: Victor Hugo Braz n:34

1-é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
2-a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações
3-As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.
4-No contexto de um país subdesenvolvido, os efeitos da globalização têm sido desastroso. Um exemplo ilustrativo foi ocorrido com o México, que viveu sua pior crise financeira em dezembro de 1994.
5-Monopólio é quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Oligopólio é quando um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, alumínio e aço.
Carteis e quando as empresas unem-se para determinarem os preços e condições do mercado. Assim, fazem com q se torne um círculo restrito a eles.
Truste: determinadas empresas compram outras da mesma área de atuação desta. Isso está acontecendo muito com bancos, por exemplo, o Santander comprou o Banespa.
royaltys uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
commodity significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.

Anônimo disse...

1- globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração política, econômica, social e cultural entre os países do mundo. através desse fenômeno os países podem realizar transações financeiras, empresas estabelecem fábricas e filias, as diferentes culturas são disseminadas, permite que países influenciem outros, que os "controlem" de acordo com seu interesse, e outros.

2- internacionalização da produção; internacionalização ou globalização das finanças; o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte; e ainda a questão ambiental e sua importância nas discussões internacionais.

3- elas estabelecem sua sede administrativa em países desenvolvidos, com filiais em todo o mundo, e com suas produções e fábricas em países onde as leis são mais vantajosas para eles( impostos baixos, baixo custo de mão-de-obra, etc...), compram matéria prima onde é mais acessível e barato, e pela facilidade no transporte levam tal matéria e seus produtos para todas as partes do mundo, fazem uma propaganda gigantesca convencendo as pessoas da necessidade de comprar os produtos e tem um faturamento gigantesco pelas facilidades e proveitos tirados.

4- década de 50- países em desenvolvimento, nas de 60 e 70- países recentemente industrializados, na de 80- países endividados, na de 90- mercados emergentes, da qual é associado até hoje, sendo chamados de países emergentes.

5- monopólio- condição do mercado caracterizada pelo controle de um vendedor dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores.
oligopólio- situação próxima ao monopólio, em que um pequeno grupo de empresas controla um setor do mercado(um mercado.
cartéis- acordo explícito ou implícito entre concorrentes , para principalmente o estabelecimento fixo de preços, u cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação, tem como objetivo também eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor. No Brasil é combatido pelo governo.
trustes-em geral são constituídos por conjuntos de empresas que eliminam as suas inde­pendências legais e econômi­cas para constituir uma única organização. Fazem combinações financeiras que permitem a um grupo ou a uma pessoa, concentra em suas mãos as ações de outras empresas, em número suficiente para con­trolar as decisões nas assem­bleias de acionistas.
royaltys- palavra de origem inglesa que "se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização"(http://www.senado.gov.br/noticias/agencia/infos/inforoyalties_.htm)
commodity- vem do inglês e é um termo usado para referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. É aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.

Otávio Z., número 28, 1 ano C

Anônimo disse...

Amanda Caroline Karsten nº02 1ºB

1- Globalização é a unificação dos mercados numa aldeia global, tornando assim mais fáceis as relações entre todo o mundo, globalizando diversos aspectos, desde moda, religião, cultura, até, principalmente, finanças.
2- A internacionalização da produção e das finanças, grande movimento de migração do sul para o norte; importância da questão ambiental nas discussões internacionais, entre outras.
3- As transacionais tem um movimento de criação de uma nova divisão trabalhista, na qual as distribuições das funções não fiquem todas concentradas no mesmo país; estando então, em diversos países pelo mundo, cada um com uma função (administrativa, financeira, montagem ou desenvolvimento do produto, por exemplo, uma em uma filial em um país diferente).
4- Os países mais recentes, ainda em desenvolvimento, passaram a ser chamados de Países ou Mercados Emergentes, após a Segunda Guerra Mundial.
5- Monopólio: acontece quando um determinado produto é produzido (ou um serviço é prestado) exclusivamente, por uma empresa em toda uma nação. Ex.: No Brasil, o petróleo é um monopólio da Petrobrás, na exploração.
Oligopólio: acontece quando um determinado produto é produzido (ou um serviço é prestado) por um pequeno grupo de empresas em determinado país. Ex.: Construtoras de rodovias no Brasil.
Cartéis: Cartel (ou cartéis) é a união secreta de um grupo de empresas que produzem o mesmo produto, que fazem um acordo para fixar um preço para eles, "cortando" assim a possibilidade do consumidor de escolher entre o melhor preço e acabado coma concorrência entre as empresas.
Trustes: É quando proprietários de diferentes empresas tornam-se sócios em uma grande empresa, diminuindo a concorrência desse produto e controlam parte do mercado consumidor.
Royalty: Royalties são uma parte dos valores vindos da exploração de determinado produto. Ex.: Royalties pagos na exploração do pré-sal.
Commodity: Commodities é uma estipulação de valores para determinado produto, que a matéria-prima é extraída da terra. Ex.: Ouro,trigo ou algodão que têm um preço universal.

Anônimo disse...

1- Globalizão é um processo do capitalismo. Eles atuam em vários países distribuindo sua matéria-prima e fazendo publicidade para que convençam as pessoas da necessidade de possuí-los fazendo o consumismo crescer, em um mundo onde as necessidades de sobrevivência não foram totalmente resolvidas.
2-
• internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
• o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
3-As transnacionais funcionam na distribuição das funções produtivas por vários países e continentes.
4- Eles foram denominados primeira mente na década de 50, de países em desenvolvimento; nas de 60 a 70 países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5- Monopólio: é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.
-Oligopólio:é quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
-Cartéis:acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
-Trustes:Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.
-Royaltys: é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.
-Commodity: pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
Manuela Schatt nº21 1ºA

Anônimo disse...

Bruno Rocha, nº3/1ºC
Olá Conceição! Aqui apresento as respostas da atividade:
1- Globalização é um fenômeno capitalista que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial, que ocorreu no início no século XVIII. Este fenômeno ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização pois elas podem expandir suas empresas transnacionais.
2- Expansão de corporações e empresas de diversos tipos, a diversidade cultural e a evolução tecnológica.
3- As empresas transnacionais hoje em dia têm muito mais recursos do que antigamente. Isto por causa da globalização. Hoje elas têm muito mais "mobilidade" e tecnologias, o que acaba facilitando a produção e exportação de seus produtos.
4- Eram chamados de "países subdesenvolvidos"
5- *Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.
*Oligopólio é a situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.
*Cartel é o acordo comercial entre empresas, que se organizam numa espécie de sindicato para impor preços no mercado, suprimindo ou criando óbices à livre concorrência.
*Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos ou serviços.
*Royalty é a soma em dinheiro cobrada pelo proprietário de uma patente (invenção) de produto ou processo de produção, marca, pelo inventor para permitir produzir e comercializar. Efetivamente é uma licença documentada pois pode envolver até capital de giro e negócios de efeitos
incalculáveis. De uma ideia simples surgir enorme efeito.
*Commodity: Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais.

Abraços e até terça-feira, professora!

Anônimo disse...

1- é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Acontece pela necessidade imposta pelo capitalismo de conquistar novos mercados.
2 - * Homogeneização dos centros urbanos.
* A reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos).
* A hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal.
3 - As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.
4 - Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5 – Monopólio: como se denomina uma situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Oligopólio: uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
Cartéis: Quando empresas unem-se para determinarem os preços e condições do mercado. Assim, fazem com que se torne um círculo restrito a eles.
Trustes: União de empresas com o intuito de eliminar a concorrência e controlar os preços.
Royaltys: Importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Commodity: No idioma inglês, commodities significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.

Carolina Rocha - 03
1°A

Anônimo disse...

André Felipe Schurt 1ºB nº03

1)Globalização é um processo de interação econômica,social, política e/ou cultural, e ocorre pela necessidade de um país em conquistar espaço no "mercado".

2)Homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica.

3)Atuam em muitos lugares ao mesmo tempo, comprando matéria prima de qualidade com um preço menor, além de ter mãe de obra qualificada e mais barata e fazem muitos anúncios, contando as vantagens do seu produto.

4)Após a guerra, a língua inglesa deu 4 denominações para os países subdesenvolvidos:

1950: Países em desenvolvimento
1960 e 70: Países recentemente industrializados
1980: Países endividados
1990: Mercados emergentes

5- Monopólio:Privilégio que dá o exclusivo de uma indústria ou do comércio de um artigo.

Oligopólio: Mercado em que só há um pequeno número de vendedores para uma multidão de compradores.

Cartéis: Acordo ou aliança para um fim determinado.

Trustes:Empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização.

Royaltys: Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção.

Commodity: No idioma inglês, commodities significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.

Anônimo disse...

João Guilherme, n°: 20 1° ano B

1- A globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje.

2- O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;

- A questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;

- Internacionalização da produção;

3- Alteração na divisão internacional do trabalho, ou, antes, criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes (por exemplo, um país fabrica um componente do produto, um segundo fabrica outro, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país).

4- países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países

5- Monopólio: quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço

Oligopólio: domínio comercial de um pequeno grupo de empresas

Cartel:organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção

Truste: resultado do capitalismo que forma um oligopólio

Royaltys: os rendimentos de qualquer espécie decorrentes do uso, fruição ou exploração de direitos

Commodity: significa literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens.

Anônimo disse...

Aluno: Gustavo Grapp Furlanetto. Nº16
1ºAno A EM

1-É a hegemonização na organização da vida social em todas as esferas (política, econômica e cultural).
2- Internacionalização da produção;internacionalização ou globalização das finanças;a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;
3-A distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes (por exemplo, um país fabrica um componente do produto, um segundo fabrica outro, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país).
4-Deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5-Monopólio: Posse exclusiva de negócios ou empresa, em virtude de privilégios.
Oligopólio: Situação na qual a maior fatia de uma empresa é controlada por poucas empresas.
Cartéis: acordos explícitos ou implícitos entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Trustes: formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Royaltys: é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.
Commodity: é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas. É habitualmente substâncias extraídas da terra e que mantém até certo ponto um preço universal.

Anônimo disse...

Giovanna Dias, número:10 1°C
1- A globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje.

2-

- o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;

- a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais;

-internacionalização da produção;

3- alteração na divisão internacional do trabalho, ou, antes, criação de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes (por exemplo, um país fabrica um componente do produto, um segundo fabrica outro, um terceiro faz a montagem, enquanto o centro financeiro e contábil da empresa está sediado num quarto país).

4- países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países

5- Monopólio: quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço

Oligopólio: domínio comercial de um pequeno grupo de empresas

Cartel:organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção

Truste: resultado do capitalismo que forma um oligopólio

Royaltys: os rendimentos de qualquer espécie decorrentes do uso, fruição ou exploração de direitos

Commodity: significa literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens.

Anônimo disse...

Nome : Luís Henrique Siquela
Série : 1B
Número : 24

1 -A globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje. Mas o que chama a atenção na atual é sobretudo o fato de generalizar-se em vista da falência do socialismo real. De repente, o mundo tornou-se capitalista e globalizado.


2-• internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
• o Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.

3- atuam em vários países ao mesmo tempo;
• compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo;
• instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens (terrenos, infra-estrutura, isenção ou redução de impostos etc.) e a mão-de-obra é mais barata;
• com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo;
• fazem uma intensa publicidade, convencendo-nos da necessidade de adquiri-los, criando necessidades humanas inimagináveis, num mundo em que não foram resolvidas questões básicas de sobrevivência de centenas de milhões ou bilhões de seres humanos (fome, emprego, moradia, educação, saúde etc.);
• têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.

4-a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5- Monopólio : È como se denomina uma situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.

Oligopólio : Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

Cartéis : Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.

Trustes : Coligação econômica ou financeira que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias.

Royaltys :Se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade.

Commodity : Com Mercadoria em estado bruto ou produto básico de importância comercial, como café, cereais, algodão etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais. V mercado de commodities.

Anônimo disse...

Colégio Salesiano Itajaí
Nome: Ana Paula Garcia N°: 02
Turma: 1° D

1- A globalização é um fenômeno social que ocorre em todo o mundo. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização é cheia de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nos meios de comunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenômeno tão abrangente, ela exige novos modos de pensar e enxergar a realidade.
2- Internacionalização da produção; Internacionalização ou globalização das finanças; O Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.
3- Elas atuam em vários países amo mesmo tempo; compram matéria-prima em qualquer lugar do mundo com um preço diferenciado (menor); Se instalam em lugares vantajosos, onde o governo ofereça mais vantagens e a mão de obra é barata; com um melhor sistema de exportação, espalham seus produtos para todos os cantos do mundo; Fazem uma intensa publicidade, para convencer o povo de que comprando seu produto seus problemas serão resolvidos; Conseguem faturar muito, que as vezes até passa da soma do PIB de vários países. Ou seja, apenas agem de acordo com seus interesses para a melhoria de sua empresa. Desse modo, comandam a economia mundial e influem sobremaneira no arranjo espacial ou na organização do espaço geográfico das nações, segundo seus interesses ou conveniências.
4- após a Segunda Guerra Mundial, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5- Monopólio: Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam (vem do grego monos = um e polein = vender). Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto.
Oligopólio: Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, (oligo = poucos e polens = comércio). Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Cartéis: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro.
Truste: Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios.
Royaltys: Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. Seu plural é royalties.
Commodity: Commodities são produtos padronizados, não diferenciados cujo processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade) e cujo preço não é definido pelo produtor, dada a sua importância para o mercado. Geralmente são negociados em Bolsa de Valores internacionais, e seu valor é definido pelas condições do mercado, daí a impossibilidade de o produtor definir seu preço.

Anônimo disse...

Laís Puff nº 22 - 1º D

1 - Globalização é o processo de integração econômica, social, política e cultural. Iniciou no final do século XX e teve um rápido crescimento. A globalização nasce da idéia da aldeia global, da qual permite troca de informações, produtos , pessoas, muito rápido, pois é tudo muito perto, relativamente.
2 - A internacionalização da produção;a internacionalização ou globalização das finanças; o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.
3 - Atuam em diferentes países, instalando-se onde o governo oferece mais vantagens. Fazem uma intensa publicidade de seus produtos e com um sistema eficiente de distribuição vendem em todos os cantos do mundo, sendo assim, tem um faturamento muito grande.
4 – Países do terceiro mundo
5 -
Monopólio: O monopólio é uma situação em que uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlar os preços de certos produtos ou serviços.
Oligopólio: Mercado é controlado por um pequeno grupo de empresas
Cartéis: Cartel é uma forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, atuantes do mesmo setor, fazem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos/serviços.
Trustes: empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização.
Royaltys: É o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário de um produto/área/marca etc.
Commodity: Commodities pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial.

Anônimo disse...

Ana Clara Minella - n° 1 / 1° ano C

1)Globalização é um processo de interação, podendo ser econômica, cultural, social e política. Ela é impulsionada pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados.

2)• Internacionalização da produção, onde vários países obtêm acesso a bens produzidos por outros.
• Com a globalização, houve um aumento no fluxo migratório do hemisfério sul para o norte, já que o hemisfério norte abriga a maioria dos países desenvolvidos.
• Com sua expansão, tivemos uma revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica.

3)Atuam em vários países ao mesmo tempo; conseguem comprar matéria-prima por preços menores em qualquer lugar do mundo; instalam-se em lugares onde o governo oferece mais vantagens; enviam seus produtos para todos os cantos do mundo; são bons em marketing, pois nos convencem que é “necessário” adquirir seu produto, por mais inútil que seja ele se torna essencial em nossas vidas; seu lucro é imenso, nem a soma do PIB de vários países consegue ser maior do que seu faturamento.

4)Foram 4 as denominações dadas pela mídia e parte da intelectualidade inglesa: na década de 50 eram “países em desenvolvimento”; na década de 60 e 70 “países recentemente industrializados”; na década de 80 “países endividados”; já na de 90, as bolsas de valores excluíram tais países subdesenvolvidos da condição de países.

5)-Monopólio: situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
-Oligopólio: é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
-Cartéis: organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção.
-Trustes: organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
-Royaltys: valores pagos pelo uso de uma marca ou produtos. As redes de franquia são algumas das instituições que costumam cobrar royalties.
-Commodity: termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.

Anônimo disse...

1- É um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

2- 1- O Estado passa de protetor das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam. 2- Internacionalização da produção. 3- Internacionalização ou globalização das finanças.

3- atuam em vários países ao mesmo tempo; compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo; instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens (terrenos, infra-estrutura, isenção ou redução de impostos etc.) e a mão-de-obra é mais barata; com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo; têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.

4- Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5- Monopólio: É uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.

Oligopólio: É uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Cartéis: É um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação

Trustes: É uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

Royaltys: É o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.

Commodity: É utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Nome:Leonardo nº23 1ºB

Anônimo disse...

Gabrielle Andrade 9 1ºC
1- Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
2- A internacionalização da produção; o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte; a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais.
3- As transnacionais atuam em vários países ao mesmo tempo, compram a melhor matéria-prima com o menor preço em qualquer lugar do mundo, têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.
4- excluíram-nos da condição de países, pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
5- *monopólio -é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
*oligopólio -é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
*cartéis -Acordos comerciais que se efetivam entre empresas, organizadas em sindicatos para impor preços no mercado, cujos propósitos seriam acabar ou criar obstáculos à concorrência.
*trustes - é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
*royaltys -é uma palavra inglesa derivada da palavra "royal", que significa "aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, monarca ou nobre Inventor, que se encontra sob a guarda do rei para o bem do Estado, por ser de real interesse deste e da Nação", podendo ser usada também para se referir à realeza ou nobreza.
*commodity -é um termo de língua inglesa significando literalmente mercadoria.

Anônimo disse...

Thawanna nº33
1ºano B

1º)''A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais cujos mercados internos já estão saturados.''(1)

2º) *Aumento da velocidade no processamento das informações.

* As máquinas ocupam cada vez mais o espaço do homem na execução de tarefas.

* Presença da informação instantânea.

3º) ''As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.'' (2)

4º)na década de 50, países em desenvolvimento

nas de 60 a 70, países recentemente industrializadosna.

na de 80, países endividados

na de 90 mercados emergentes.

5º) *monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.

* dominio comercial de um pequeno grupo de empresas

* Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação

* Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

* Os royalties constituem uma das formas mais antigas de pagamento de direitos. A palavra royalty tem sua origem no inglês royal, que significa "da realeza" ou "relativo ao rei". Originalmente, royal era o direito que os reis tinham de receber pagamento pela extração de minerais feita em suas terras.

*Commodities são produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas. Podem ser produtos agropecuários, como boi gordo, soja, café; minerais, como ouro, prata, petróleo e platina; industriais, como tecido 100% algodão, poliéster, ferro gusa e açucar; e até mesmo financeiros, como as moedas mais requisitadas (dólar e euro), ações de grandes empresas, títulos de governos nacionais, etc.

Fontes:

(1)http://pt.wikipedia.org/wiki/Globalização

(2)http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/transnacionais.htm

Anônimo disse...

1-É um processo econômico , político e cultural ,que globalizou empresas, e trouxe novas ideias ao mundo, o capitalismo se incluiu principalmente nas empresas e na extensão dela por todo o mundo , trazendo assim um sistema de produção e administração onde cada setor se encontra em diferentes locais(países) o que facilitou e globalização e o capitalismo na sociedade que vem ate hoje encontrando novas formas de produzir e vender.
2-3 características da globalização: movimento migratório do hemisfério sul para o norte. Divisão de setores de grandes empresas em diferentes países.Questões ambientais e sua importância nas discussões internacionais.
3- Se localizam em vários países ao mesmo tempo, onde há melhor matéria-prima fornecida no mercado e onde os governos oferecem mais vantagens, assim terão mão de obra barata, transportam seus produtos para todo o mundo com uma qualidade boa nos produtos eles conseguem ter um índice de vendas alto, aumentando sua renda cada vez mais e com isso veio o capitalismo , que influenciou muito no crescimento dessas empresas.
4-Após a segunda guerra mundial deram quatro denominações aos países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados, na de 80 países endividados e na de 90 as bolsas excluíram-nos das condições de países, passando a ser chamados de mercados emergentes.
5-Monopólio: È a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor

6-Oligopólio: Quando há poucos vendedores de tal produto, gerando assim alto lucro.
7-Cartel: O cartel é a união de empresas do mesmo ramo de negócios, que estabelecem entre si acordos para fixar um mesmo preço para seus produtos, com a tabela do mesmo preço.
8-Truste é a formação de um oligopólio na qual leva a junção de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com intenção de dominar ofertas de produtos e serviços.
9-Royalty: Royalties são uma compensação financeira devida ao estado pelas empreses concessionárias de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos estados e municípios.
10- Commodity: È utilizado para designar produtos e às vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferença de qualidade do produto.
Lauro nº 19 1ºA

Anônimo disse...

1 - É um processo que diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é a necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados.
2-
*Expansão de mercados e corporações
para diferentes regiões .
*Generaliza em vista da falência do socialismo real.
* Corporações produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos.
3- As transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios, ou seja, necessitam de espaços cada vez maiores, pelos quais possam fazer circular livremente bens, serviços e capitais.
4- A mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos durante a segunda guerra mundial, foram chamados de: países em desenvolvimento.
Nas de 60 a 70: países recentemente industrializados,
Na de 80: países endividados.
Na de 90: as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais.
5-
Monopólio: Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender
Oligopólio: O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado.
Cartéis:As empresas formaram um cartel para determinar o preço dos produtos.
Trustes:União de empresar com o intuito de eliminar a concorrência e controlar os preços.
Royaltys: Soma em dinheiro cobrada pelo proprietário de uma PATENTE (invenção) de produto ou processo de produção, marca, pelo inventor para permitir produzir e comercializar. Efetivamente é uma licença documentada pois pode envolver até capital de giro e negócios de efeitos
incalculáveis. De uma ideia simples surgir enorme efeito.
Commodity: Commodities (em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial.
Beatriz Pelegrini Mello
no: 6
1B

Anônimo disse...

1- A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política,
2 - A homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos e a revolução tecnológica nas comunicações.
3 - Criações de uma nova divisão de trabalho dentro das próprias empresas transnacionais, em que a distribuição das funções produtivas não se encontra mais concentrada num único país, mas espalhada por vários países e continentes.
4- Países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países.
5- Monopólio: Significa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
Oligopólio: é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços.
Cartel: é a união secreta de empresas do mesmo ramo de negócios, que estabelecem entre si acordos para fixar um mesmo preço para seus produtos.
Trustes: são associações de empresas que surgiram a partir da fusão de várias empresas que já controlavam a maior parte do mercado.
Royalty: é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.
Commodity: Significa literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas.

Victor Hugo Graf n32 1C

Anônimo disse...

1- É um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, ficando cada vez mais fácil a troca de informacões, uma aldeia global.
2- 1- O Estado passa de protetos das economias nacionais e provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo, que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam. 2- Internacionalização da produção. 3- Internacionalização ou globalização das finanças.
3- Atuam em vários países ao mesmo tempo; compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo; instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens (terrenos, infra-estrutura, isenção ou redução de impostos, etc.) e a mão-de-obra é a mais barata; com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo; tem um faturamento gigantesco, que chega a ser superior a soma do PIB de vários países.
4- Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50; países em desenvolvimento, nas de 60 e 70; países recentemente industrializados, na de 80; países endividados, na de 90; as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países e passamos a ser chamados de marcados emergentes.
5- Monopólio: É uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única emprese detém o marcado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
Oligopólio: É uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Cartéis: É um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação.
Trustes: É uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
Royaltys:Na atualidade, royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia.
Commodity: As commodities são habitualmente substâncias extraídas da terra e que mantém até certo ponto um preço universal.
Lucas Girardi Nº 20 1ºC

Anônimo disse...

1- A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política.

2- Homogeneização dos centros urbanos; a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica; a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal.

3- Os investimentos dessas empresas são altíssimos, uma vez que a matriz emite os recursos para as filiais localizadas em muitos países pobres, ou seja ela usa do marketing para se expandir já que fica ao redor do mundo todo.

4- Velha Ordem Mundial que é nada mais que a ordem internacional entre países e grupos de países, o equilíbrio e disputa entre as potências, e, consequentemente, a situação social e econômica do mundo em um determinado período histórico.

5- Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender./ Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço./ Cartéis são a união secreta de empresas do mesmo ramo de negócios, que estabelecem entre si acordos para fixar um mesmo preço para seus produtos./ Os trustes são associações de empresas que surgiram a partir da fusão de várias empresas que já controlavam a maior parte do mercado./ Na atualidade, royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território./ Commondity são produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas.



Victor Hugo Truppel nº 34; 1ºB

Anônimo disse...

nº 04 1º ano A

1- É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

2- • internacionalização da produção;
• internacionalização ou globalização das finanças;
• o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;

3- • atuam em vários países ao mesmo tempo;
• compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo;
• instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens (terrenos, infra-estrutura, isenção ou redução de impostos etc.) e a mão-de-obra é mais barata;
• com um eficiente sistema de distribuição, enviam seus produtos para todos os cantos do mundo;
• fazem uma intensa publicidade, convencendo-nos da necessidade de adquiri-los, criando necessidades humanas inimagináveis, num mundo em que não foram resolvidas questões básicas de sobrevivência de centenas de milhões ou bilhões de seres humanos (fome, emprego, moradia, educação, saúde etc.);
• têm um faturamento gigantesco, que chega a ser superior à soma do PIB de vários países.

4- Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países, pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais e passamos a ser chamados de mercados emergentes.

5- - Monopólio: È como se denomina uma situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Este monopólio pode ser resultado de uma lei, patente, licença, economia de escala ou outros fatores. O monopólio é a situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta. O setor é constituído de uma única firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção, por isso pode estabelecer o preço à vontade. Nessa estrutura de mercado existe concorrência entre os consumidores. A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo.

- Oligopólio: O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado. As políticas adotadas pelos oligopolistas são tomadas de acordo com os efeitos sobre os seus rivais.

- Cartéis: As empresas unem-se para determinarem os preços e condições do mercado. Assim, fazem com que se torne um círculo restrito a eles.

- Trustes: União de empresar com o intuito de eliminar a concorrência e controlar os preços.

- Royaltys: Royalties são uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos Estados, Municípios, ao Comando da Marinha, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Fundo Especial administrado pelo Ministério da Fazenda, que repassa aos estados e municípios de acordo com os critérios definidos em legislação específica.

- Commodity: são produtos padronizados, não diferenciados cujo processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade)e cujo o preço não é definido pelo produtor, dada a sua importância para o mercado. Geralmente são negociados em Bolsa de Valores internacionais, e seu valor é definido pelas condições do mercado, daí a impossibilidade de o produtor definir seu preço.

Anônimo disse...

O que é globalização ?
A globalização é um processo econômico e social que impõe uma integração entre países e as pessoas de todo o mundo. Através da globalização as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, fazem transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais por todos os cantos do planeta .A globalização tem várias características onde entre elas se encontram as três seguintes : internacionalização da produção; internacionalização ou globalização das finanças e o grande movimento migratórios do hemisfério sul para o norte.Fruto deste mundo globalizado (fruto da economia globalizada) são as transnacionais que são empresas que atuam “ fazem seu trabalho” em diferentes locais(diferentes países) do mundo.O efeito da globalização sobre essa transnacionais foi que a globalização fortaleceu as relações comerciais em uma escala mundial estas empresas então começaram a instalar filiais em países diferentes . Após a segunda guerra mundial a mídia e a parte intelectual de língua inglesa derma outra denominação para países que eram subdesenvolvidos , excluíram-nos do “ cargo “ de país , pois a economia e a globalização aumentou e derrubou fronteiras nacionais , depois disse passaram a ser chamados de mercados emergentes
Monopólio:
“ Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.”
Oligopólio ?
“ Oligos significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.’’

Cartéis
“ É um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Trustes

“Empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização’’
Royaltys
"importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. Seu plural é royalties."
Commodity
" significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização."
aluna : Bruna Caroline Capistrano da Costa nº 08 ano :1ºB

Anônimo disse...

Nome: Emily Colzani N8 1A
1-A globalização é a interação dos países com seus produtos, ou seja, é o acesso nosso ao produto de outros países, e eles do nosso.
2- a)O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte;
b)A questão ambiental e a sua importâcia nas discussões internacionais;
c)Internacionalização da prodeução.
3-Elas tentam se aperfeiçoar conforme as normas de cada países, e vão em busca da atualidade para manter-se no mercado de trabalho e operar financeiramente no mundo inteiro. Só que para isto, esta "distorção" de poderes do Estado para as empresas é que impo-as a ser mais atenta a globalização, onde que para crescer mundialmente, elas terão que se sustentar dela, visando uma visão global do fluxo de produtos para tirar vantagem e chegar ao auge.
4- Países endividados, países emergentes, países recentemente industrializados e países em desenvolvimento
5-Monopólio:Uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa;
Oligopólio:Uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços;
Cartéis:Formado por empresas independentes, que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos;
Trustes:empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização;
Royaltys: Aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, monarca ou nobre Inventor, que se encontra sob a guarda do rei para o bem do Estado, por ser de real interesse deste e da Nação;
Commodity:Produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas.

"Quando as motivações de lucro dos atores do mercado ficam fora de controle, desafiam a ética das pessoas e sacrificam o respeito pela justiça e direitos humanos."

Anônimo disse...

1-Globalização é o acesso que temos aos produtos de outros países e eles aos nossos. Isto é, um mundo globalizado, próximos, conectado entre si por vários pontos, distantes ou não.

2-Internacionalização da produção,internacionalização ou globalização das finanças e o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.

3-Atualmente com a globalização as transnacionais atuam em vários países ao mesmo tempo, compram a melhor matéria-prima ao menor preço em qualquer lugar do mundo, instalam-se onde os governos oferecem mais vantagens e etc.

4-Foram dadas quatro denominações: países em desenvolvimento,países recentemente industrializados, países endividados, e mercados emergentes.

5-Monopólio: situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.

Oligopólio: Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação.

Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio.

Royaltys: significa "aquilo que pertence ao Chefe de Estado, ou é relativo ao rei, monarca ou nobre Inventor"

Commodity: mercadoria.

Giulia V. G. Maes
numero 14
1A

Anônimo disse...

Aluna:Tammy Hagers Abrahao N:32 Ano:1D
1)Globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado ,esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios.
2)As características de globalização são : A Guerra Fria cede espaço á guerra do conhecimento. Criação de um mercado cada vez mais competitivo . O grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.
3)A globalização age nas transnacionais: Atuam em vários países no mesmo tempo , compram a matéria prima ao menor preço em qualquer lugar no mundo todo , instalam onde o governo oferece vantagens , exemplos são terrenos , infra-estrutura , isenção ou redução de impostos .E com um eficiente sistema de distribuição ,vendem seus produtos para todos os cantos do mundo .
4) Após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes
5)Monopólio : após a Segunda Guerra Mundial e épocas distintas, a mídia e parte da intelectualidade de língua inglesa deram quatro denominações para países subdesenvolvidos na década de 50, países em desenvolvimento, nas de 60 a 70, países recentemente industrializados; na de 80, países endividados; na de 90, as bolsas de valores excluíram-nos da condição de países – pois a globalização da economia se expandiu e derrubou as fronteiras nacionais – e passamos a ser chamados de mercados emergentes.
Oligopólio: Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Cartéis: Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as quotas de produção, que assim deixam de concorrer entre si.
Truste: é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. Os detentores ou proprietários recebem porcentagens geralmente pré-fixadas das vendas finais ou dos lucros obtidos por aquele que extrai o recurso natural, ou fabrica e comercializa um produto ou tecnologia, assim como o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações
Commodities (significa mercadoria em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.

Anônimo disse...

Jose Paulo 17 1A


1. A globalização é um processo de interação mundial econômica, social, politica e cultural onde há partilha de informações.

2. *o grande movimento migratório do hemisfério sul para o norte.
*internacionalização da produção.
*internacionalização das finanças.

3. atuam e vários países ao mesmo tempo, compram ótima matéria-prima de baixo custo de outros países e se instalam onde os governos os favorecem mais, enviam seus produtos para o mundo todo, alto investimento em propagandas incentivando o desejo e o consumismo.

4. foram excluídos da condição de países pelas bolsas de valores.

5. * monopólio: Privilégio que dá o exclusivo de uma indústria ou do comércio de um artigo.
*oligopólio:Mercado em que só há um pequeno número de vendedores para uma multidão de compradores.
*cartéis:Consórcio de industriais ou de comerciantes.
*trustes:empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização.
*royaltys: Valor que corresponde ao pagamento pela publicação, utilização ou comercialização de obra, patente, marca.
*commodity: Matéria-prima ou mercadoria primária produzida em grande quantidade, cujo preço é regulado pela oferta e pela procura internacionais e não varia muito consoante a origem ou a qualidade.

Anônimo disse...

Leonardo Henrique Souza Remer/ N° 17 - 1º C

1.A Globalização é um fenômeno de aspecto econômico, social, cultural e político que relaciona a maior integração entre os países do mundo. A principal característica desse fenômeno é o "diminuição" do mundo. Pode se dizer que esta iniciou - se com as grandes navegações dos séculos XV e XVI, que promoveram uma maior comunicação e transações comerciais entre os países envolvidos. No início do século XX, outro pico no processo de Globalização pode ser indicado, impulsionado pela até então recente Revolução Industrial e pelo barateamento dos produtos industrializados. No fim desse mesmo século e início do XXI, existe outro pico (que ainda hoje cresce), devido o fim do Socialismo Real, aprimoramento dos meios de transporte e de comunicação, e necessidade de novos mercados por parte dos países desenvolvidos (que com mercados saturados, acabaram gerando as enormes transnacionais e corporações). Desse modo, a Globalização nos dias atuais dá - se quase que exclusivamente através de um fenômeno Capitalista, com interesses econômicos como enfoque principal.
2.Internacionalização da produção; internacionalização ou globalização das finanças; a questão ambiental e a sua importância nas discussões internacionais.
3. As transnacionais atualmente trabalham com um sistema de produção distribuído internacionalmente, no qual visam uma maior rentabilidade através dessa distribuição ser conforme vantagens disponibilizadas pelos governos (isenção/ redução de impostos, infraestrutura, etc.), com uma mão de obra qualificada e barata, melhor matéria prima barateada, e publicidade intensa (incentivando o consumismo).
4. Década de 50: Países em desenvolvimento
Décadas de 60 e 70: Países recentemente industrializados
Década de 80: Países endividados
Década de 90 e atualmente: Mercados emergentes.
5.Monopólio: Ocorre quando existe apenas uma empresa oferece um produto/ serviço, dominando este mercado e impondo o preço que desejar. Dessa forma, não existe concorrência, ou seja uma situação de concorrência imperfeita/ desleal.
Oligopólio: Ocorre quando existe um pequeno grupo de empresas que oferecem um produto/ serviço, dominando este mercado. Dessa forma, estas podem agir em conjunto ou concorrendo entre si. De qualquer forma, sempre as ações de cada uma influenciam as outras (podendo haver contratos sobre preços, etc.).
Cartel: Os contratos sobre preços citados acimas, fazem parte de um cartel. Ou seja, é um acordo (explícito ou implícito) entre empresas de um oligopólio, principalmente com os objetivos de controle de preços e das cotas de produção, distribuição dos clientes e dos mercados a serem explorados.
Truste: Ocorre quando um oligopólio leva a junção, fusão de empresas de um mesmo setor, que abrem mão de suas independências legais (mas não de suas autonomias) em prol do domínio de do mercado em questão e/ ou linha de produção.
Royalty: É o valor pago pelo uso de recursos naturais, produtos, marcas, patentes, produções ou obras originais, ao proprietário destes - que pode ser uma pessoa física, jurídica ou o Estado. Esse valor é no geral uma porcentagem pré - fixada sobre o lucro obtido pelo utilizador de tal propriedade.
Commodity: É um bem minimamente industrializado ou matéria - prima, que por não possuir nenhuma marca ou referência, não possui diferenciação comercial de um outro igual. É mais resumidamente, uma mercadoria com preço global.

Anônimo disse...

(tentando novante eviar: Martha Julia, 1ºD, Nº 25)
1)O termo globalização refere-se a uma interação econômica, política, cultural e social. este fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar sempre novos mercados.
2) Três prncipais características da globalização são:
*internacionalização ou globalização das finanças
*internacionalização da produçao
*O grande movimento migratório de transnacionais, que passam a nao consentrar-se em apenas um país.
3) as transnacionais aproveitam-se da globalizção para comprar materia prima barata de um país, intalar-se em outro que ofereça vantagens da parte do governo, usar a mao de obra barata ou até mesmo escrava de países mais probres, e vender para os mais ricos. em suma as transnacionais se espalham em diversos países para aproveitar as vantagens que cada um oferece, sendo muito favorecidas pela globalização.
4) houveram 4 denominações diferentes em determinadas epocas. Na década de 50: Países em desenvolvimento. Nas décadas de 60 e 70: países recentemente industrializados. Na década de 80: países endividados. E na de 90: mercadors emergentes, nome que se mantem até hoje.
5) Monopólio: É quando há somente uma empresa no mercado para um produto ou serviço, permitindo que sejam importos ou seus preços, uma vez que nao existe econcorrencia.
Oligopólio: é tambem uma especie de monopólio num contexto mais atual, onde nao apenas uma, mas varias empresas ou uma estrutura de mercado tem o domínio sobre determinada parcela do mercado, relacionada a certo produto ou serviço.
Cartéis: é quando duas ou mais empresas de determinada area se juntam em um acordo de carater sigiloso visando obter um monopolio do produto que vendem ou serviço que prestam.
Truste: é quando duas empresas se fundem e passam a partencer ao mesmo grupo e/ou mesmo dono com intuito de obter um oligapólio. um bom exemplo disso é a Sadia e a Perdição que uniram-se e formaram a Brasil Foods
Royaltys: é uma especie de pagamento pelos direitos do uso de um produto ao seu dono ou criador. Paravra de origem inglesa relacionada a realeza.
Commodity: palavra tambem de origem ingles que significa "mercadoria", e refere-se a materia prima, produto bruto ou primario, ou aquele que apresenta um grao minimo de indústrialização.

Anônimo disse...

Martha Julia - 1º D - Nº 25
1)O termo globalização refere-se a uma interação econômica, política, cultural e social. este fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar sempre novos mercados.
2) Três prncipais características da globalização são:
internacionalização ou globalização das finanças
internacionalização da produçao
O grande movimento migratório de transnacionais, que passam a nao consentrar-se em apenas um país.
3) as transnacionais aproveitan-se da globalizção para comprar materia prima barata de um país, intalar-se em outro que ofereça vantagens da parte do governo, usar a mao de obra barata ou até mesmo escrava de países mais probres, e vender para os mais ricos. em suma as transnacionais se espalham em diversos países para aproveitar as vantagens que cada um oferece, sendo muito favorecidas pela globalização.
4) houveram 4 denominações diferentes em determinadas epocas. Na década de 50: Países em desenvolvimento. Nas décadas de 60 e 70: países recentemente industrializados. Na década de 80: países endividados. E na de 90: mercadors emergentes, nome que se mantem até hoje.
5) Monopólio: É quando há somente uma empresa no mercado para um produto ou serviço, permitindo que sejam importos ou seus preços, uma vez que nao existe econcorrencia.
Oligopólio: é tambem uma especie de monopólio num contexto mais atual, onde nao apenas uma, mas varias empresas ou uma estrutura de mercado tem o domínio sobre determinada parcela do mercado, relacionada a certo produto ou serviço.
Cartéis: é quando duas ou mais empresas de determinada area se juntam em um acordo de carater sigiloso visando obter um monopolio do produto que vendem ou serviço que prestam.
Truste: é quando duas empresas se fundem e passam a partencer ao mesmo grupo e/ou mesmo dono com intuito de obter um oligapólio. um bom exemplo disso é a Sadia e a Perdição que uniram-se e formaram a Brasil Foods
Royaltys: é uma especie de pagamento pelos direitos do uso de um produto ao seu dono ou criador. Paravra de origem inglesa relacionada a realeza.
Commodity: palavra tambem de origem ingles que significa "mercadoria", e refere-se a materia prima, produto bruto ou primario, ou aquele que apresenta um grao minimo de indústrialização.