domingo, 17 de junho de 2012

MEGALÓPOLES



Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.

São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes.

O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos — trens expressos, autopistas e pontes aéreas — sustentam esses fluxos.
Imagem do Portal Livre
A megalópole representa, ao mesmo tempo, concentração e dispersão. Concentração, pois a imensa zona urbanizada forma um mercado consumidor de grandes dimensões, atraindo atividades econômicas diversificadas e de alta capitalização;
Dispersão, visto que o espaço da megalópole, irrigado por meios de transportes e comunicação, oferece alternativas de localização para áreas residenciais e industriais fora dos congestionamentos e problemáticos núcleos metropolitanos. A megalópole não é apenas uma aglomeração de metrópoles, mas também uma coleção de subúrbios.

Vista de um cruzamento de Tóquio, à noite. A cidade é a principal de Tokkaido.
Tokkaido é uma megalópole localizada no sudeste do Japão. Possui a maior concentração urbana do mundo, com mais de 80 milhões de habitantes. Abrange as seguinte metrópoles:

Tóquio
Kawasaki
Nagoya
Quioto
Kobe
Nagasaki
Osaka

ChiPitts é uma megalópole localizada no norte dos Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos. Com população de aproximadamente 50 milhões de habitantes, abrange as seguinte metrópoles:

Cleveland
Detroit
Chicago
Pittsburgh

fonte :not1.xpg.com.br

BosWash é uma megalópole localizada no nordeste dos Estados Unidos. Com população de aproximadamente 50 milhões de habitantes, é a maior megalópole do mundo, e abrange as seguinte metrópoles:

Boston
Nova York
Filadélfia
Baltimore
Washington, DC

SanSan é uma região metropolitana pertencente ao estado da Califórnia nos Estados Unidos, que vai desde San Diego até São Francisco, pegando consigo grandes cidades como Los Angeles. Seu nome deriva pelo fato que os extremos da megalópole serem cidades que possuem cidades com nomes de santos.


Rio- São Paulo

• Rio-São Paulo
o Localização: Sudeste do Brasil;
o População: 43 milhões de habitantes;
o Metrópoles abrangentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Santos;
fonte:professorjbosco.blogspot.com

Muitos dizem que e a megalópole brasileira outros contradizem.
As duas metropoles são ligadas principalmente pela Rodovia Via Dutra.
Essa área é o lar de nada menos de 22% da população do Brasil, embora cubra apenas 0,5% de todo o território nacional. A região corresponde, ainda, a 60% de toda produção industrial brasileira.
Pedágio Itatiaia/Via Dutra
Naturalmente, esse complexo desempenha funções que o encaixam nesse grau de urbanização, tanto em aspectos culturais, quanto em aspectos financeiros; seus dois principais pólos estabelecem uma forte conexão entre as outras cidades brasileiras e com o restante do planeta.
Porém, pode-se afirmar que já há uma megalópole (ou macrometrópole, conforme a definição da EMPLASA) entre São Paulo e Campinas, caraterizada por uma mancha urbana contínua e forte integração econômica e social. Esta enorme mancha urbana ameaça espalhar-se até pólos como Sorocaba e Baixada Santista. Pelo outro lado, está a atingir São José dos Campos e, daí, seguir sua trajetória até unir definitivamente São Paulo e Rio de Janeiro numa mancha urbana única.

Podemos afirmar que a região continuará a crescer por vários anos, embora seus pólos passem por um momento de baixo aumento populacional. Isso por que algumas cidades médias que a compõem (em especial, as situadas na Baixada Fluminense) passaram a ter um explosivo crescimento de aproximadamente 5% ao ano.
Fonte: Wikipédia-adaptado por: GeoConceição

3 comentários:

Daniel Chagas disse...

Parabéns e muito obrigado. Seu blog foi de imensa ajuda em minha pesquisa.

Anônimo disse...

me ajudou mt com meu trabalho pra geografia! parabens e mt obrigado!

Anônimo disse...

Parabéns Conceição meus alunos gostaram do seu blog.