Região Nordeste : Inclui os estados do Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba Pernambuco ,Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Ocupando área de 1.561.177,8 km2, o que corresponde a 18,26% da área total do país. A maior parte de seu território é formada por extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão. Em função das diferentes características físicas que apresenta, a região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões:
1-Zona da Mata
2- Agreste
3- Sertão
4- Meio Norte
Tipo de chuva comum no Nordeste( de relevo ou orográfica)
Na década de 80, teve início o processo de industrialização da área, com a instalação de indústrias que constituem extensões dos projetos minerais da Amazônia. A economia da região Nordeste baseia-se na agroindústria do açúcar e do cacau.PLANTAÇÃO DE CACAU
O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na refinaria Landulfo Alves, em Salvador, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, também no estado da Bahia. PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI
O setor de turismo, que tem demonstrado grande potencialidade de desenvolvimento na região Nordeste, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro. TURISMO NO NORDESTE
A população da região Nordeste totaliza 44.768.201 habitantes, o que representa 28,9% do total do país. Sua densidade demográfica é de 28,05 habitantes por km2 e a maior parte da população se concentra na zona urbana (60,6%). As principais metrópoles regionais são as cidades de Salvador, capital do estado da Bahia, Recife, capital do estado de Pernambuco, e Fortaleza, capital do estado do Ceará.
Zona da Mata - É a mais povoada, a que concentra o maior número de indústrias e a mais urbanizada. Estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul do estado da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. É uma área que atrai muitos turistas de outras regiões do Brasil e do exterior, devido a suas belas praias. Possui clima tropical úmido, com chuvas mais freqüentes na época do outono e inverno, exceto no sul do estado da Bahia, onde se distribuem uniformemente por todo o ano. O solo dessa área é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar, desde o início da colonização do país.
ZONA DA MATAAGRESTE
Agreste - É a área de transição entre a Zona da Mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nesta sub-região os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste - A Zona da Mata.
CAATINGA
Sertão - Extensa área de clima semi-árido, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará o sertão chega até o litoral. Os solos desta sub-região são rasos e pedregosos, as chuvas escassas e mal distribuídas e as atividades agrícolas sofrem grande limitação. A vegetação típica do sertão é a caatinga. Nas partes mais úmidas existem bosques de palmeiras, especialmente a carnaubeira, também chamada "árvore da providência", por serem todas as sua partes aproveitadas.
A faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região Amazônica denomina-se:
Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.
CARNAÚBA- MATA DOS COCAIS- MEIO-NORTE
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
A faixa de transição entre o sertão semi-árido e a região Amazônica denomina-se:
Meio-Norte, apresentando clima bem mais úmido e vegetação exuberante à medida que avança para o oeste. A vegetação natural dessa área é a mata dos cocais, onde se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes. A economia local é basicamente agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do estado do Maranhão.
CARNAÚBA- MATA DOS COCAIS- MEIO-NORTE
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
O rio São Francisco é o maior rio da região e única fonte perene de água para as populações que habitam as suas margens. Nele existem várias represas e usinas hidrelétricas, como a de Sobradinho, em Juazeiro, estado da Bahia, e a de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. A economia do sertão nordestino baseia-se na pecuária extensiva e no cultivo de algodão em grandes propriedades de terra, com baixa produtividade. O Sertão apresenta muitos rios temporários e baixo índice pluviométrico, que também tem como característica a irregularidade, pois ocorrem longos períodos sem chuva (estiagem).
O rio São Francisco é navegável em 1.371 Km, entre Pirapora e Juazeiro/Petrolina.
Polígono das Secas - Delimitada em 1951 para combater as secas do Nordeste, essa área abrange praticamente todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão e o litoral leste da região. As secas de 1979 a 1984 e 1989 a 1990 atingiram 1.510 municípios do Nordeste brasileiro. O combate tradicional às secas vem sendo feito com a construção de açudes e distribuição de verbas aos prefeitos dos municípios atingidos. Recentemente, no entanto, o governo federal começou a implementar projetos na região, que visam à solução definitiva do problema de convivência do homem nordestino com a seca. Dentre tais projetos destaca-se o projeto Áridas, financiado pelo Banco Mundial.
Os projetos , Polonordeste e Sertanejo, da década de 1970, visam o aumento da renda e ao emprego na área rural por meio da modernização agrícola ( disseminação de insumos modernos, melhoramento genético de animais e plantas) e reorganização da estrutura fundiária, devendo beneficiar os trabalhadores sem terra, arrendatários, ocupantes, parceiros, assalariados, pequenos proprietários de até 100 hectares e médios proprietários ( até 500 ha)que tenham acesso ao crédito e à assistência rural. Sob o ponto de vista dos pequenos proprietários e dos trabalhadores sem terra, os vários projetos que se propunham a alterar as relações sociais no campo não se concretizaram.
ESCARPA: penhasco ou encosta íngreme
PEDIPLANO: superfície de erosão plana e ligeiramente inclinada e dissecada(escavação de vales)
INSELBERGS : mares de morros/relevo antigoHIPSOMETRIA - ALTIMETRIA E BATIMETRIA
- SISTEMA DE CORES
- CURVA DE NÍVEL
BREJO DO SERTÃO OU ILHAS DE UMIDADE/ SOBRAL - CEARÁ
Fonte : Wikipédia
ATIVIDADE:
1- Coloque o nome dos estados , capitais e siglas da região Nordeste :
2- Devido ao clima, quais são as sub-regiões do Nordeste?Escolha uma das sub-regiões e coloque suas principais características:
3- Quais estados brasileiros são banhados pelo rio São Francisco e qual sua importância para a região Nordeste?
4- Escolha um ponto turístico do Nordeste e coloque algumas de suas atrações:
5- Explique como funciona a chuva orográfica ou de relevo: