Podemos limitar o aquecimento global a 1,5 ° C?
Os esforços para combater o aquecimento global e as alterações climáticas tendem a concentrar-se nas mudanças do lado da oferta, como a mudança para energias renováveis ou mais limpas.
Lund University*
Em uma edição especial na revista Energy Efficiency, que segue o Special Report on Global Warming of 1.5 degrees C do IPCC, os pesquisadores argumentam que as abordagens de demanda podem desempenhar um papel crucial, dado o objetivo de aspiração delineado no Acordo de Paris.
“ Precisamos reduzir agressivamente as emissões de carbono o quanto antes, o que não é impossível, mas desafiador. Portanto, os pesquisadores devem fornecer orientações claras para os formuladores de políticas e profissionais sobre as opções disponíveis ”, diz o professor Luis Mundaca, da Universidade de Lund, na Suécia, que foi um dos principais autores do Relatório Especial do IPCC sobre graus de 1,5ºC .
“Reduzir o sistema energético, enfrentando a demanda crescente, torna mais viável a descarbonização do mix de recursos energéticos via renováveis”, diz Luis Mundaca.
Para este fim, os pesquisadores descrevem como as emissões de carbono podem ser reduzidas usando abordagens do lado da demanda dentro de setores específicos.
Abordagens do lado da demanda geralmente envolvem múltiplas estratégias de mitigação nos setores de energia de uso final. Para o setor de transportes, alguns exemplos disso podem ser:
* Medidas que visam diminuir a necessidade de transporte (por exemplo, teletrabalho).
* Medidas que visam melhorar a eficiência do transporte (por exemplo, transporte público)
* Medidas que visam aumentar a eficiência de combustível de veículos (por exemplo padrões mínimos, eletrificação de veículo).
* Medidas que visam melhorar a eficiência do transporte (por exemplo, transporte público)
* Medidas que visam aumentar a eficiência de combustível de veículos (por exemplo padrões mínimos, eletrificação de veículo).
Em contraste com o pensamento predominante, a edição especial argumenta que vias de descarbonização profunda específicas do setor estão disponíveis.
“Encontramos uma abundância de políticas e medidas possíveis. Algumas abordagens são específicas para setores, como códigos de construção – ou para produtos, por exemplo com padrões mínimos de desempenho – enquanto outros são genéricos, como melhorias de eficiência técnica ”, diz Luis Mundaca.
“Abordagens ambiciosas da demanda reduzem os custos de mitigação e a necessidade de opções de remoção de dióxido de carbono, que são atividades antropogênicas removendo CO 2 da atmosfera” diz Luis Mundaca, que vê a necessidade de uma abordagem comportamental e tecnológica mais integrada na formulação de políticas para promover essa transformação.
“Comparado com a mudança tecnológica, os aspectos comportamentais continuam sendo negligenciados. Considerando que há um consenso crescente de que a remoção de barreiras à mudança comportamental é um elemento crítico e essencial para manter a meta de 1,5 ° C ao alcance, as avaliações e discussões de políticas continuam fortemente focadas em tecnologia ”, continua ele.
Ele também enfatiza que não cabe apenas aos políticos. Como sociedade, também precisamos analisar criticamente nossos padrões e hábitos de consumo. Se isso significa menos viagens aéreas, os aparelhos que compramos ou que alimentos ingerimos, há muitas opções disponíveis para os indivíduos. A edição especial também visa nos capacitar, consumidores.
Referência:
Demand-side approaches for limiting global warming to 1.5 °C
Mundaca, L., Ürge-Vorsatz, D. & Wilson, C.
Energy Efficiency (2018). https://doi.org/10.1007/s12053-018-9722-9
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/10/2018
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